PDA

Ver Versão Completa : Motores perkins - esclarecimentos



Fabio Diniz
24/11/2013, 11:13
BOM DIA PESSOAL...

ABAIXO POSTEI ALGUMAS LINHAS DE UMA PEQUENA PESQUISA QUE FIZ SOBRE OS MOTORES PERKINS.
ESTOU COM UM MAXXION ( É COMO ESTA ESCRITO NA PARTE DE CIMA DO MOTOR ) NA MINHA F75. SO QUE QUANDO PROCURO INFORMAÇÕES SOBRE ESTE, MUITOS LOGISTAS DE LOJAS ESPECIALIZADAS SE REFEREM AO MAXXION S4. SEGUNDO O QUE DIZ ABAIXO ESTA CORRETO CERTO? POREM, FUI TROCAR OS FILTROS DE OLEO E DE AR OUTRO DIA E ME FALARAM QUE O MEU É O MAXXION 4.5 QUE VINHA NAS D20 ANTIGAMENTE E NÃO O 2.5 COMO APARECEM EM ALGUNS LUGARES.

As versões a diesel empregaram inicialmente o Perkins Q20B4, um motor naturalmente aspirado de 3.9L de 87cv e 4 cilindros, uma evolução do Perkins 4236 utilizado na Série 10, desenhado especificamente para a linha GM, esse propulsor tinha ruído, consumo e vibração consideravelmente menores que seu antecessor. Ao fim de 1991, com a aquisição da Perkins do Brasil pela Iochpe-Maxion, o Perkins Q20B4 sofreu mais uma série de melhorias que reduziram seu peso, aumentaram sua potência e suavizaram ainda mais seu funcionamento, esse novo motor passou a se chamar Maxion S4, imediatamente equipando as picapes desse ano-modelo. Também de 4 cilindros, mas agora com 4 litros de capacidade volumétrica passou a desenvolver 90cv na versão aspirada. À partir da linha 1992 foi disponibilizada também a inédita versão Turbo, o chamado S4T, de 125cv, para concorrer com a Ford F-1000 (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Ford_F-1000) Turbo. Em 1995, a Iochpe-Maxion reformulou o motor superalimentado, com novos bicos injetores, cabeçote e turbocompressor valvulado (waste gate) visando enquadrá-lo à norma Euro-II de emissões, em razão de suas exportações para o mercado Europeu. O novo motor passou a se chamar S4T-Plus, agora com 150cv.


PODENDO ME AJUDAR A ESCLARECER MINHAS DUVIDAS, FICAREI MUITO GRATO...

ABRAÇOS
FABIO DINIZ

mali9ski
25/11/2013, 08:59
BOM DIA PESSOAL...

ABAIXO POSTEI ALGUMAS LINHAS DE UMA PEQUENA PESQUISA QUE FIZ SOBRE OS MOTORES PERKINS.
ESTOU COM UM MAXXION ( É COMO ESTA ESCRITO NA PARTE DE CIMA DO MOTOR ) NA MINHA F75. SO QUE QUANDO PROCURO INFORMAÇÕES SOBRE ESTE, MUITOS LOGISTAS DE LOJAS ESPECIALIZADAS SE REFEREM AO MAXXION S4. SEGUNDO O QUE DIZ ABAIXO ESTA CORRETO CERTO? POREM, FUI TROCAR OS FILTROS DE OLEO E DE AR OUTRO DIA E ME FALARAM QUE O MEU É O MAXXION 4.5 QUE VINHA NAS D20 ANTIGAMENTE E NÃO O 2.5 COMO APARECEM EM ALGUNS LUGARES.

As versões a diesel empregaram inicialmente o Perkins Q20B4, um motor naturalmente aspirado de 3.9L de 87cv e 4 cilindros, uma evolução do Perkins 4236 utilizado na Série 10, desenhado especificamente para a linha GM, esse propulsor tinha ruído, consumo e vibração consideravelmente menores que seu antecessor. Ao fim de 1991, com a aquisição da Perkins do Brasil pela Iochpe-Maxion, o Perkins Q20B4 sofreu mais uma série de melhorias que reduziram seu peso, aumentaram sua potência e suavizaram ainda mais seu funcionamento, esse novo motor passou a se chamar Maxion S4, imediatamente equipando as picapes desse ano-modelo. Também de 4 cilindros, mas agora com 4 litros de capacidade volumétrica passou a desenvolver 90cv na versão aspirada. À partir da linha 1992 foi disponibilizada também a inédita versão Turbo, o chamado S4T, de 125cv, para concorrer com a Ford F-1000 (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Ford_F-1000) Turbo. Em 1995, a Iochpe-Maxion reformulou o motor superalimentado, com novos bicos injetores, cabeçote e turbocompressor valvulado (waste gate) visando enquadrá-lo à norma Euro-II de emissões, em razão de suas exportações para o mercado Europeu. O novo motor passou a se chamar S4T-Plus, agora com 150cv.


PODENDO ME AJUDAR A ESCLARECER MINHAS DUVIDAS, FICAREI MUITO GRATO...

ABRAÇOS
FABIO DINIZ

O maxion das D20 são os S4...

nas F1000 blazer defender , são os hsd 2.5

os s4 são bem maiores e pesados que os hsd

esse é o hsd 2.5

440699

e esse é um S4

440700

o S4 para o 4236 por fora muda praticamente só a tempa de valvulas, os canos de bico coletores de escape, juntas.... são iguais, até aquela tampa de ferro atras do cabeçote é igual, e por dentro são poucas mudanças mais é o plus que tem pistões refrigerados.... a maior diferença para o q20b é na bomba injetora, o S4 tem um bosch rotativa e o q20b tem um cav, s4 4.5 não tem....tem os perkins P4000 mas é outra historia


valew

Fabio Diniz
25/11/2013, 17:51
mali9ski (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/41517.html)

Opa, o primeiro a se pronunciar... muito obrigado pela ajuda!!
Então, te falar que pela foto o que esta na Jubiraca (F-75) não me parece com esses acima, mas vou tirar uma foto e posto aqui, assim conseguirá me dar uma luz...hehe O que esta nela, foi retirado de uma empilhadeira. Esta em otimo estado, quando vou pra roça com a bichinha, o som do motor é até relaxante.kkkk
Abraçosssss

rfdex
25/11/2013, 21:41
Com a foto a charada fica fácil! Poste quando possível. Abraço.

Fabio Diniz
06/12/2013, 21:18
442267442268 442269bom, esse o coração a Jabiraca... postarei uma foto dela de frente para apreciação. curto muito esta pickup!! Então, eu não sabia qual era este motor, mais de tanto perguntar por ai na rua, acho que o tal perkins s4t e o maxion são os mesmos motores, correto?rsrss Recorro a vc para orientação!
Abraços e valeu gente pelo apoio!!

Fabio Diniz
06/12/2013, 21:22
Nesse dia, cheguei no sitio e percebi que o pedal de freio estava la embaixo. Ai quando fui verificar vi que o óleo estava no talo, e la embaixo no eixo traseiro onde poissui um T de distribuição das rodas traseiras estava cheio de óleo corroendo a pintura do meu chassi.kkkkk BOm, resultado, voltamos com um tiquinho de freio no reservatório, usando 99% do freio motor. DRAMA. Quando cheguei no posto BR quando fui ver, o tal conduite de aço galvanizado ja tinha se partido e estavamos sem freio na roda traseira direita...Coisa simples de arrumar, depois que vi o meca arrumar e me instruir, mas na hora da um frio do cão!
Abraços

rfdex
07/12/2013, 23:06
Esse motor aparenta ser um Perkins mesmo. Saudações

mali9ski
09/12/2013, 14:03
442267442268 442269bom, esse o coração a Jabiraca... postarei uma foto dela de frente para apreciação. curto muito esta pickup!! Então, eu não sabia qual era este motor, mais de tanto perguntar por ai na rua, acho que o tal perkins s4t e o maxion são os mesmos motores, correto?rsrss Recorro a vc para orientação!
Abraços e valeu gente pelo apoio!!

È um 4236 Q20b....mesmo.... como havia dito é muito semelhante com os S4.....

Ficaria d hora uma turbininha nele......:twisted:

Marcus Brandão
17/12/2013, 13:18
Fabio, não consigo te dizer se é um perkins mais antigo ou um q20b.
todos os Q20Bs que conheço são azuis como o que está no Gafanhoto. Os perkins mais antigos tinham os filtros de diesel atráz da BI mas é só uma questão de suporte.
Oa motores S4 têm a tampa de valvulas quadrada em alumínio e não arredondada como os Perkins
Em todo caso concordo com o Mali. Uma turbinina ia melhorar muito. :concordo:

RogérioNunes
17/12/2013, 19:48
Fábio, seu motor pode ser um 4236 ou Q20B. Maxion S4 com certeza não é.

A diferença mais significativa entre os dois está no fato do 4236 ter 5 anéis no pistão enquanto o Q20B tem apenas 3 anéis. A menor quantidade de anéis deixa o motor um pouco mais silencioso e mais elástico nas acelerações.
Existe também diferença nos porta injetores, maiores nos 4236, os seus parecem ser do Q20.
Sairam Q20B com bomba CAV e Bosch VE enquanto que nos 36 somente com CAV mas é possível instalar a Bosch nele.
Como seu exemplar veio de uma empilhadeira, é possível que ainda ele esteja com a bomba da versão agrícola que limita um pouco a velocidade máxima.
Eu tenho uma F com esse motor tb, só alegria e muitos KM de estrada em 7 anos!
Parabéns pela viatura!

abraço

Fabio Diniz
20/12/2013, 12:30
Fábio, seu motor pode ser um 4236 ou Q20B. Maxion S4 com certeza não é.

A diferença mais significativa entre os dois está no fato do 4236 ter 5 anéis no pistão enquanto o Q20B tem apenas 3 anéis. A menor quantidade de anéis deixa o motor um pouco mais silencioso e mais elástico nas acelerações.
Existe também diferença nos porta injetores, maiores nos 4236, os seus parecem ser do Q20.
Sairam Q20B com bomba CAV e Bosch VE enquanto que nos 36 somente com CAV mas é possível instalar a Bosch nele.
Como seu exemplar veio de uma empilhadeira, é possível que ainda ele esteja com a bomba da versão agrícola que limita um pouco a velocidade máxima.
Eu tenho uma F com esse motor tb, só alegria e muitos KM de estrada em 7 anos!
Parabéns pela viatura!

abraço

Marcus e Rogério, obrigado pelo apoio.

Bom, sobre as duvidas... hehehe
Eu lia ai vcs falando sobre BI pra todo lado e não saia a que se referia, nestas conversas agora, eu percebi que estão falando da Bomba Injetora ( BI ) correto? rsrs
Marcão, cara, nessa aí eu penso sim e, colocar uma turbina, mas antes, segundo meu meca, trocando a BI, ja daria um impulso maior, nos levando Rogério a nossa segunda pergunta.hehe
Essa bi que vc mencionou que seria a original (agricola) como vejo isso nela? E sobre este lance de anéis no pistão. Cara, não sou conhecedor no assunto mecanica. Estou começando a entender(fuxicar) agora então peço paciencia.:pipoca:hehe Sei que o meu é meio travado sim, tem força, mas não tem velocidade, 4 marchas pra ela é pouca. O que seriam os porta injetores??

Gente valeu a dica, e vamos aprimorando...

Rogerio, Marcus, venho seguindo o topicos de vcs e achando muito legal que vem sendo postado...

Abraços

Fabio Diniz
20/12/2013, 12:32
Ah sim, esqueci... Esse adesivo de maxxion na tampa de cima do motor. é propagando enganosa??:lol:

RogérioNunes
24/12/2013, 13:42
Marcus e Rogério, obrigado pelo apoio.

Bom, sobre as duvidas... hehehe
[QUOTE]Eu lia ai vcs falando sobre BI pra todo lado e não saia a que se referia, nestas conversas agora, eu percebi que estão falando da Bomba Injetora ( BI ) correto?

Correto.


... mas antes, segundo meu meca, trocando a BI, ja daria um impulso maior, nos levando Rogério a nossa segunda pergunta.hehe
Essa bi que vc mencionou que seria a original (agricola) como vejo isso nela? E sobre este lance de anéis no pistão.

Sua bomba é CAV ou Bosch? tira umas fotos e posta aqui. Se o seu mecanico não sabe identificar a bomba, leva a viatura num bombista que ele vai te dizer.Mas independente da bomba ser veicular ou não, vc pode usar a viatura assim mesmo sem problema. Idem para a questão dos anéis de segmento, não vale abrir o motor só pra mexer nisso.


Cara, não sou conhecedor no assunto mecanica. Estou começando a entender(fuxicar) agora então peço paciencia.:pipoca:

Esquenta não, aqui todo mundo ta aprendendo.



hehe Sei que o meu é meio travado sim, tem força, mas não tem velocidade, 4 marchas pra ela é pouca. O que seriam os porta injetores??


Com relação a velocidade, tem outras coisas que influenciam diretamente no desempenho não só o cambio. Teria que ver qual coroa e pinhão estão montados nos diferenciais que podem estar muito reduzidos.
Falando nisso, qual cambio e caixa de tração vc está usando?
POrta injetor são peças onde ficam os bicos injetores, essas peças ficam alojadas no cabeçote.

RogérioNunes
24/12/2013, 13:56
Ah sim, esqueci... Esse adesivo de maxxion na tampa de cima do motor. é propagando enganosa??:lol:

Não é propaganda enganosa, depois que a Iochpe-Maxion assumiu, algumas peças vem com esse adesivo.

Fabio Diniz
25/12/2013, 08:57
Não é propaganda enganosa, depois que a Iochpe-Maxion assumiu, algumas peças vem com esse adesivo.

Pô, Rogerio, me tirou várias e dúvidas e colocou mais algumas na caxola...kkkk Mas vamos com tempo que a coisa vai mudando.Agradeço suas dicas e vou ver qual é a bomba que esta no meu! Vou tirar algumas fotos da mesma e postar aqui para comentarmos. Bom, o cambio eu sei que é o cambio clark 240. A caixa de tração eu não sei, mas irei pesquisar e lhe digo mais a frente...

Abraços e valeu a força

FELIZ NATAL A TODOS OS COMPANHEIROS DO FORUM! SAÚDE, PAZ, MUITAS ALEGRIAS!!! MUITAS TRILHAS E PASSEIOS !
ABRAÇOS A TODOS!

Neto Nandez
08/02/2014, 01:58
Sou apaixonado pela D10/D20 , a tempos queria esclarecer uma duvida, meu pai tem uma d10 ano 1980 um excelente carro, certo dia tive a oportunidade de andar dirigir uma d20 ano 1985,percebi que o som do motor e muito diferente do da d10 que supostamente e o msm motor até a d20 1987, o som muito dela era muito lindo queria saber pq o som da d20 e infinitamente mais bonito que o da d10,tipo quando acelera ele estrala tipo Exemplo:d20 acelerando:Krrraating .....e a d10 tem um som mais direto e espremido saindo do escape, queria tirar essa duvida sera que alguem poderia me ajudar ?

tiaomsiq
23/11/2014, 18:30
Sou apaixonado pela D10/D20 , a tempos queria esclarecer uma duvida, meu pai tem uma d10 ano 1980 um excelente carro, certo dia tive a oportunidade de andar dirigir uma d20 ano 1985,percebi que o som do motor e muito diferente do da d10 que supostamente e o msm motor até a d20 1987, o som muito dela era muito lindo queria saber pq o som da d20 e infinitamente mais bonito que o da d10,tipo quando acelera ele estrala tipo Exemplo:d20 acelerando:Krrraating .....e a d10 tem um som mais direto e espremido saindo do escape, queria tirar essa duvida sera que alguem poderia me ajudar ?

O som do motor Maxxion S4, da ex-minha Blazer Sulam Topeka: CASTILHO, VAMOS NÓS! 28 - 12 - 2009 (TIÃO) - YouTube (http://youtu.be/_FcTE0Vi7Eo)

nixfury
21/07/2018, 14:56
Gostaria de saber uma coisa estou vendo pra comprar ou uma d10 1979 ou uma d20 1986 ...meu pai falou que tem um motor chamado perkinho que é mais antigo que não seria bom segundo passaram pra ele pois usa sistema de corrente e nem encontra peças pra ese motor sera que seria este antecessor do q20b? este 4236 equpiava as de 1979? os donos dos 2 veiculos falam que sao perkins por ser chevrolet acho mas nao sabem o modelo .podem me dizer? obrigado

Elmer_Jeep
23/07/2018, 10:07
Gostaria de saber uma coisa estou vendo pra comprar ou uma d10 1979 ou uma d20 1986 ...meu pai falou que tem um motor chamado perkinho que é mais antigo que não seria bom segundo passaram pra ele pois usa sistema de corrente e nem encontra peças pra ese motor sera que seria este antecessor do q20b? este 4236 equpiava as de 1979? os donos dos 2 veiculos falam que sao perkins por ser chevrolet acho mas nao sabem o modelo .podem me dizer? obrigado

Não existe perkins com acionamento por corrente, todos são por engrenagem.
Esse perkinho que seu pai falou deve ser o 4203, realmente é mais antigo e mais frágil que o Q20B, mas não saiu na linha chevrolet, esse era dos tratores Massey Ferguson e alguns mecânicos adaptavam nas C10.