Ver Versão Completa : Freio de estacionamento com "pinça integrada"
Olha ai pessoal, eu gostaria de pesquisar se alguém já fêz este upgrade em sua Band.
No veículos mais recentes o freio de estacionamento é integrado com as pinças do freio traseiro (Disco nas 4 rodas), o que na minha opinião vem a simplificar bastante este sistema!
O freio de mão assim, aciona (via cabos) uma alavanca em cada pinça dos freios trazeiros "vejam a foto anexada" ...
Pretendo pesquisar um pouco mais a respeito e de antemão peço a opinião dos experts aqui do fórum!
Obs; a pinça na foto é de uma Subaru da vida (Já tive uma) mas tenho relatos de que alguns veículos nacionais também usam este tipo de pinça.
Aguardo suas críticas e opiniões!
Marcelo.
Sergioporto
25/11/2013, 12:14
Olha ai pessoal, eu gostaria de pesquisar se alguém já fêz este upgrade em sua Band.
No veículos mais recentes o freio de estacionamento é integrado com as pinças do freio traseiro (Disco nas 4 rodas), o que na minha opinião vem a simplificar bastante este sistema!
O freio de mão assim, aciona (via cabos) uma alavanca em cada pinça dos freios trazeiros "vejam a foto anexada" ...
Pretendo pesquisar um pouco mais a respeito e de antemão peço a opinião dos experts aqui do fórum!
Obs; a pinça na foto é de uma Subaru da vida (Já tive uma) mas tenho relatos de que alguns veículos nacionais também usam este tipo de pinça.
Aguardo suas críticas e opiniões!
Marcelo.
Tambem pretendo fazer isto pois se depender de freio de mao original ou mesmo com disco no cardan,em certas situaçoes nao resolve ,exemplo:Quebra de semi eixo ,quebra de cruzeta ,fica totalmente sem açao.Aconteceu comigo ,em plena cidade
parei num semaforo ,numa subida ,ao arrancar escutei um estalo ,nao saiu do lugar,carros estacionado dos dois lados da rua,se nao estou com esposa junto para descer e acionar as rodas livres,eu tava lascado.
Abs
Pois é Sérgio...
Depois de pesquisar mais um pouquinho, eu descobri que as pinças traseiras do Troller fazem um ótimo serviço! Tanto quando em marcha, como na função de estacionamento.
Postei a idéia no fórum do Troller (foi assim que consegui a informação acima) de fato, pelo fato de não possuir ABS e evitar travadas nas rodas traseiras, um dos colegas troleiro instalou uma válvula equalizadora de opala, que com base neste relato, e depois de testes, será considerada no meu projeto final...
A todos... desculpem-me iniciar o tópico com a idéia de usar pinças de carro importado (quando morei nos EUA, eu tive duas Subaru da vida, e isso era só o que eu sabia...)
Enfim este vai ser o meu próximo projeto (para 2014, e se o "comando central aprovar"...) e quando finalmente eu terminar a instalação, postarei aqui as fotos e impressões sobre uso e performance do conjunto.
Abraços, Marcelo.
titanium
25/11/2013, 13:31
Acho uma boa ideia essa de instalar o freio de mão nas rodas traseiras.
Mas comprei o kit com as pinças originais vargas e não estou disposto ($$) a desfazer esse up..
Mas que é uma boa, isso é!!!
Por enquanto vou sem freio de mão! rsrsrs..
Abração!
Pois é Titanium, eu gostaria de fazer este upgrade também pelo motivo do companheiro Sérgio... Já que atualmente não tenho freio de estacionamento, e quando eu fizer o "up" do eixo traseiro, com esta "mod", de sorte eu conseguirei matar dois coelhos com uma cajadada!!! Rsrsrs...
Abração rapaiz!
Marcelo.
fabiano r
25/11/2013, 13:59
Titanium eu gastei R$ 90,00 para arrumar o freio de mão com uma panela de uno que encontrei no ferro velho, até deixei todas as informações no tópico sobre freio de mão da band. Eu não tinha dai sempre nas ladeiras fortes tinha q deixar na ré agora fica até em ponto morto.
Abraço!
Acho uma boa ideia essa de instalar o freio de mão nas rodas traseiras.
Mas comprei o kit com as pinças originais vargas e não estou disposto ($$) a desfazer esse up..
Mas que é uma boa, isso é!!!
Por enquanto vou sem freio de mão! rsrsrs..
Abração!
Tenho uma Band Longa, que na aquisição já veio com este sistema de freio, e confesso que não ficou bom. Sempre que esqueço dele puxado ao andar, fico sem freio estacionário devido o afrouxamento do cabo, e com isso vem um barulho infernal das pastilhas vibrando. Voltarei com freio original.
Sergioporto
25/11/2013, 18:56
Tenho uma Band Longa, que na aquisição já veio com este sistema de freio, e confesso que não ficou bom. Sempre que esqueço dele puxado ao andar, fico sem freio estacionário devido o afrouxamento do cabo, e com isso vem um barulho infernal das pastilhas vibrando. Voltarei com freio original.
Voce esta falando do freio de estacionamento ??
fabiano soriano
25/11/2013, 21:09
Salve pessoal,
Como também faço parte do movimento "band tinha freio de mão, até esquecer e sair com ele acionado" acho que seria a melhor opção.
Pergunta: Será que com os discos SBD, daria para colocar estas pinças com acionamento de freio de estacionamento via cabo? As pinças que uso atualmente nos discos SBD traseiros são os da Kombi.
Abrass
Fabiano
Instalei um alarme para não esquecer o freio acionado. Imagens da instalação: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/130495-band-90-voluntaria.html
hercilio.neto
25/11/2013, 22:58
Salve pessoal,
Como também faço parte do movimento "band tinha freio de mão, até esquecer e sair com ele acionado" acho que seria a melhor opção.
Pergunta: Será que com os discos SBD, daria para colocar estas pinças com acionamento de freio de estacionamento via cabo? As pinças que uso atualmente nos discos SBD traseiros são os da Kombi.
Abrass
Fabiano
Os discos SBD usam pinças de Kombi, que só tem freios a disco dianteiros, não possuem o acionamento do freio de mão.
As pinças e pastilhas de automóveis pequenos (que term freios a disco na traseira) não são apropriados para a Band.
O Dr. Guilherme Abreu já usou os do Kadet mas não ficou bom. Teria que ser os freios de alguma picape ou SUV, mas os nacionais não tem.
Ha! Olha ai o Hercílio... "fala pouco mas sabe o que fala", rsrsrs!
Pois é Hercílio, eu aprendí sobre este tipo de mod, no IH8MUD da gringolândia, aqui (estou no pelourinho agora) acredite ou não, tém muitos "fanáticos" das Land Cruisers... Ás vêzes quando converso com "qualquer jipeiro na rua" e comento que comprei uma FJ40 "feita no Brasil", eles já falam -ah você comprou uma Bandeirante!
Por acaso, aqui tém kits de freio completos "mas a galera do budget" usa as pinças do Chevrolet Monte Carlo (fáceis de achar e barato) ou da Isuzu Trooper (um truck grande e pesado) enfim, você está corretíssimo os freios de carros pequenos não aguentam as Bandeirantes.
O canal é pôr algo reforçado e assim como o colega PP5GAS, instalar um switch com um alarme visual ou um alerta sonoro, acho que no meu caso farei os dois!
Abraços!
Marcelo.
Voce esta falando do freio de estacionamento ??
Exatamente. A adaptação de um freio de estacionamento de um veiculo de passeio não deu certo.
Pelo que andei vendo as pinças do freio trazeiro da renault master de 2009 em diante seriam uma boa, pois tem acionamento hidraulico e também via cabo para os freios de mão e sào para veículos pesados....
São vans bastante comuns aqui no brasil e sempre se acabam logo pq são carros de frota..tem desmanches específicos so de vans... várias sucatas no mercado livre... vou procurar saber o preço
Jpx97 Band CD97
hercilio.neto
13/12/2013, 00:23
Tem que achar usada, porque nova é bem cara.
R$ 1.100,00 cada pinça. Mais os discos, pastilhas, suporte...
Mas sem dúvida fica bom, heim. Acho que aguenta a Band.
Nem sabia que a Renault Master tinha freio a disco na traseira.
Sergioporto
13/12/2013, 09:42
Tem que achar usada, porque nova é bem cara.
R$ 1.100,00 cada pinça. Mais os discos, pastilhas, suporte...
Mas sem dúvida fica bom, heim. Acho que aguenta a Band.
Nem sabia que a Renault Master tinha freio a disco na traseira.
Tai um a boa ideia,vou correr atrás.Tinha ideia de colocar as do Troller mas nao consegui informaçao de qual carro é a pinça usada .
Cheguei a usar no meu jeep as do marea turbo, mas as pastilhas eram pequenas e caras demais e desgastavam muito rápido.
Portanto não esqueça de verificar o tamanho das pastilhas (as do Renalt não conheço) antes de investir no projeto.
Sergioporto
13/12/2013, 13:10
Beleza edwint?Pretendo colocar pinça acionada por cabo e deixar as originais varga .Pinças do freio de mao sómente para isso,nao usaria como freio normal.Como toy tem freio àr,usaria cuica para acionar estas pinças,em caso de emergencia ,como falta de ar ,sistema travaria rodas como acontece nos caminhoes.Faltando ar nao arranca do lugar de jeito nenhum.
Beleza edwint?Pretendo colocar pinça acionada por cabo e deixar as originais varga .Pinças do freio de mao sómente para isso,nao usaria como freio normal.Como toy tem freio àr,usaria cuica para acionar estas pinças,em caso de emergencia ,como falta de ar ,sistema travaria rodas como acontece nos caminhoes.Faltando ar nao arranca do lugar de jeito nenhum.
Entendi, vc pretende usar substituindo o freio no carda!! fica bom, p/ willys ja tem no mercado o kit.
Sergioporto
13/12/2013, 14:47
Entendi, vc pretende usar substituindo o freio no carda!! fica bom, p/ willys ja tem no mercado o kit.
caso vc for fazer tenho interesse em adquiri um kit.
Freio de mao original vai continuar !!Modifiquei algumas coisas nele e está segurando muito bem,mas para segurança ,se,digo se,prevendo futuros problemas tais como furar uma mangueira de ar e ficar sem ar totalmente ,a danada nao tem freio nenhum,pisar no freio é a mesma coisa de nada.Nao fica ninguem em casa heheh.
Todo caminhao moderno ,quando falta ar,ele trava sózinho entendeu ?É para emergencia mesmo!!!!E tambem para os amigos do alheio nao arrastar pois sem ar no tanque vai estar travada.
Fazer suporte de pinça nao é dificil,o dificil é conseguir uma pinça que tenha as pastilhas grandes,que é para segurar mesmo.
o dificil é conseguir uma pinça que tenha as pastilhas grandes,que é para segurar mesmo.
Vamos la!!! brainstorming.. Talvez um circuito independente utilizando um cilindro mestre pqno como o do fusca acionado por um pedral tipo da pampa/f1000 e pinças da kombi...
Sergioporto
13/12/2013, 15:38
Vamos la!!! brainstorming.. Talvez um circuito independente utilizando um cilindro mestre pqno como o do fusca acionado por um pedral tipo da pampa/f1000 e pinças da kombi...
Nao tenho confiança nem no freio carneiro !!Pois tem vazamento e nao segura mais nada,tudo que depender de acionamento hidraulico esquece ,sempre haverá vazamentos por melhor que esteja.É preferível acionamento mecanico (cabo).
já tentei pinça de kadet no freio de mao,nada segura o mercedao.Já pensei num disco,furado em varias posiçoes e prender no cardan perto da cruzeta onde passaria um pino servindo de trava por acionamento mecanico ou hidraulico mas andando nao serviria de nada.
Preciso de sistema que rodando eu consiga parar a danada sem usar freio principal ,quem falar em barranco ou arvore vai ter encrenca rsrsrsrsr
Sergio a minha esta com sistema de freio de mão original, revisado a um ano, cara ela segura o trem firme paro em algumas ladeiras e não tive qualquer problema, e claro que sempre deixo engatada, tenho a trava carneiro, mas só uso como segurança quando aciono não piso no freio para travar as rodas, pois sei que isto vai desgastar o sistema + rápido e consequentemente vem vazamento e + manutenção, na minha tenho frio a disco original na dianteira e tambor na traseira, tenho a intenção de colocar o disco na traseira mais para frente.
Sergio a minha esta com sistema de freio de mão original, revisado a um ano, cara ela segura o trem firme paro em algumas ladeiras e não tive qualquer problema, e claro que sempre deixo engatada, tenho a trava carneiro, mas só uso como segurança quando aciono não piso no freio para travar as rodas, pois sei que isto vai desgastar o sistema + rápido e consequentemente vem vazamento e + manutenção, na minha tenho frio a disco original na dianteira e tambor na traseira, tenho a intenção de colocar o disco na traseira mais para frente.
Se vc não pisar no freio ao acionar a trava carneiro, não vai adiantar em nada.
Pq o pessoal sempre comenta que a trava carneiro da vazamentos? (a não ser que esteja mal instalada ou com defeito) não seria um mito? um amigo tinha numa Caravam 79 e o sistema já era BEM VELHO (mais de dez anos) e ele sempre deixava ela pendurada na trava as vezes ate mês direto e nunca teve problemas... em caso de vazamento é fácil de perceber e o correto é substituir ou estirpa-la do sistema.
sergioband83
14/12/2013, 19:00
Pessoal,
Optei por instalar um disco sbd na traseira porque da um equilíbrio muito bom, sem necessidade de válvulas e junto mais uma pinça de Marea Sw pra freio de mão que melhorou bastante, acredito que uns 60%, faço trilha e mesmo com muito barro o desgaste eh normal.
Agora, caso queiram um 100% bem confiavel na minha opinião tem que ser a ar.
abs
hercilio.neto
14/12/2013, 23:24
Pessoal,
Optei por instalar um disco sbd na traseira porque da um equilíbrio muito bom, sem necessidade de válvulas e junto mais uma pinça de Marea Sw pra freio de mão que melhorou bastante, acredito que uns 60%, faço trilha e mesmo com muito barro o desgaste eh normal.
abs
Sergio,
A pinça do Marea é exclusiva para o freio de mão?
sergioband83
15/12/2013, 06:33
Sergio,
A pinça do Marea é exclusiva para o freio de mão?
Sim, Hercilio.É exclusiva.
como falei, apenas melhora, a Band é muito pesada e o acionamento a cabo deficiente.
Sim, Hercilio.É exclusiva.
como falei, apenas melhora, a Band é muito pesada e o acionamento a cabo deficiente.
Alguem sabe se o freio no carda tem poder de freia melhor ou pior, devido a redução de engrenagens do diferencial?
Uma vez minha band perdeu os freios justamente num entroncamento e com sinal vermelho p/ mim (tinha que ser)engatei uma segunda e adivinha.... Bummmm o diferencial girou (minha band é spoa) soltou o carda e fez um bom estrago no diferencial (por minha sorte)
hercilio.neto
15/12/2013, 12:13
Alguem sabe se o freio no carda tem poder de freia melhor ou pior, devido a redução de engrenagens do diferencial?
Uma vez minha band perdeu os freios justamente num entroncamento e com sinal vermelho p/ mim (tinha que ser)engatei uma segunda e adivinha.... Bummmm o diferencial girou (minha band é spoa) soltou o carda e fez um bom estrago no diferencial (por minha sorte)
Acho que interfere sim, só não imagino o quanto. Afinal, se há necessidade de imprimir maior força no cardã para girar a roda com um diferencial alongado, também haverá necessidade de maior força para pará-la pelo cardã. Esse principio vale também para a variação do tamanho dos pneus.
hercilio.neto
15/12/2013, 12:16
Edwint,
No spoa é importante instalar uma barra anti wrap.
Apesar que neste caso, a quebra veio para salvar. hehe
Edwint,
No spoa é importante instalar uma barra anti wrap.
Apesar que neste caso, a quebra veio para salvar. hehe
Estou estudando como fazer a barra anti wrap, pretendo instalar na viatura... sei que aqui mesmo no forum há bastante informação.
Sera necessário tambem na dianteira?
hercilio.neto
15/12/2013, 21:42
Quando é acionado o 4x4 a força é dividida.
O problema é quando se está em 4x2 e a força toda vai para o eixo traseiro.
Sergioporto
16/12/2013, 12:08
Pessoal,
abs
Xará ,o quis dizer com :Para ser 100% confiavel teria que ser à ar ??Acionamento destas pinças por ar ???Se for ,acredito que uma cuica acionando estas pinças travaria melhor.
sergioband83
16/12/2013, 22:50
Xará ,o quis dizer com :Para ser 100% confiavel teria que ser à ar ??Acionamento destas pinças por ar ???Se for ,acredito que uma cuica acionando estas pinças travaria melhor.
Xará, o que quis dizer eh um freio a ar comum, semelhante ao de caminhões, podendo ser a disco ou tambor. Nesses pode confiar que estanca e não sai do lugar, hehehe
Sergioporto
17/12/2013, 08:55
Xará, o que quis dizer eh um freio a ar comum, semelhante ao de caminhões, podendo ser a disco ou tambor. Nesses pode confiar que estanca e não sai do lugar, hehehe
Para mim está fácil !Já tenho freio à ar na Toy.Quero colocar pinças acionadas por uma cuica e manete tipo caminhao e nao tirar freio de mao original ,pois o meu funciona muito bem após algumas modificaçoes que fiz.
Quero mais segurança se faltar ar ,entende ?Ao puxar manete o ar será liberado da cuíca fazendo o travamento das pinças.mas para isso precido dumas pinças robustas.
Para mim está fácil !Já tenho freio à ar na Toy.Quero colocar pinças acionadas por uma cuica e manete tipo caminhao e nao tirar freio de mao original ,pois o meu funciona muito bem após algumas modificaçoes que fiz.
Quero mais segurança se faltar ar ,entende ?Ao puxar manete o ar será liberado da cuíca fazendo o travamento das pinças.mas para isso precido dumas pinças robustas.
Pensando ak,
Ja que vc vai colocar uma pinça extra, pq não coloca-la no disco dianteiro?
Sergioporto
12/02/2014, 13:43
Um dos motivos : Se amigos do alheio tentarem levar no caminhao prancha ,vao estar travadas as rodas traseiras !
Outro :Se ,eu disse se,houver problema de falta de ar ,ao puxar manete cuicas serao acionadas gradativamente .Se forem colocadas na dianteira acredito que vai ser dificil o controle da direçao.
Sempre procurando alternativas para dificultar açao dos meliantes .
Abs