Ver Versão Completa : Embreagem Baixa
CHUNINHO
23/11/2013, 01:11
Ola pessoal!
Ja faz um bom tempo que nao venho aqui, agora estou aqui pedindo ajuda pq estou com 2 probleminhas.
A embreagem da minha Ranger esta muito baixa as marchas entram muito bem sem arranhar e sem problemas,.
mas estou querendo vender a menina e com a embreagem assim baixa as pessoas ficam com medo de comprar,.
tem algum macete pra subir um pouco a embreagem?
Segundo probleminha o Hodometro da minha ranger estava travado levei para arrumar entao o rapaz arrumou, e tbm arumou o velocímetro que marcava a velocidade sempre 20km menos que o real, blz uns 20 dias depois parou de marcar o combustivel, pode ter aver com motivo do cara tem mexido no painel ou foi o problema la na Boia? agora só marca tanque cheio o tempo todo?
eu deveria voltar no rapaz que arrumou o hodometro mas como vivo viajando e nao compença eu voltar onde foi arrumado!
aguardo!!!
OBS:Ranger 2.8 4x4 diesel.
Daniel.Shimomoto
23/11/2013, 13:45
Coloca óleo de freio DOT-4 (o recomendado) no reservatório de fluido da embreagem e vai bombeando o pedal enquanto completa.
Embreagem baixa da Ranger é sinal que o sistema ou está sem fluido ou a bomba do pedal ou o atuador estão com problemas (geralmente o atuador)
CHUNINHO
23/11/2013, 15:42
Coloca óleo de freio DOT-4 (o recomendado) no reservatório de fluido da embreagem e vai bombeando o pedal enquanto completa.
Embreagem baixa da Ranger é sinal que o sistema ou está sem fluido ou a bomba do pedal ou o atuador estão com problemas (geralmente o atuador)
perguntei no posto qual óleo éra o correto e o cara me passou o Dot 3 ja coloquei tem algum problema?
parece que tem uma folga pq aperto ate a metade e parece nao esta empurrando nada de metade em diante que sinto que estou empurrando algo com o pé., pode ser folga onde vejo se tem folga ou tenho que começar trocando o Atuador?
Daniel.Shimomoto
23/11/2013, 22:56
DOT 3 serve.
Agora se você quiser mexer mesmo nisso, a conta é alta. A bomba do pedal custa em torno de 500 Reais e embora o atuador não chegue a R$200,00, precisa desmontar a transmissão inteira para trocar.
Recomendo não mexer. Vende do jeito que está
Abs!!!
lincolnjb
01/12/2013, 11:30
Ola pessoal!
Ja faz um bom tempo que nao venho aqui, agora estou aqui pedindo ajuda pq estou com 2 probleminhas.
A embreagem da minha Ranger esta muito baixa as marchas entram muito bem sem arranhar e sem problemas,.
mas estou querendo vender a menina e com a embreagem assim baixa as pessoas ficam com medo de comprar,.
tem algum macete pra subir um pouco a embreagem?
Segundo probleminha o Hodometro da minha ranger estava travado levei para arrumar entao o rapaz arrumou, e tbm arumou o velocímetro que marcava a velocidade sempre 20km menos que o real, blz uns 20 dias depois parou de marcar o combustivel, pode ter aver com motivo do cara tem mexido no painel ou foi o problema la na Boia? agora só marca tanque cheio o tempo todo?
eu deveria voltar no rapaz que arrumou o hodometro mas como vivo viajando e nao compença eu voltar onde foi arrumado!
aguardo!!!
OBS:Ranger 2.8 4x4 diesel.
Chuninho... manda fazer uma sangria no sistema de embreagem que pode melhorar muiito. Ou faça voce mesmo oras....
CHUNINHO
02/12/2013, 04:32
Chuninho... manda fazer uma sangria no sistema de embreagem que pode melhorar muiito. Ou faça voce mesmo oras....
Me da aí as dicas de como fazer a sangria que eu mesmo fasso aqui pra saber ser obtenho alguma melhora.
Aguardo instruções,.,,..
lincolnjb
02/12/2013, 07:29
1) Coloque o seu carro numa rampa,
2) Abra o capô e complete o fluido de embreagem (dot 4) no reservatório e depois feche(copinho).
3) Entre debaixo do veículo e busque pela conexão do duto que sai do cilindro mestre e vai até o atuador da embreagem.
4) Acima da conexão que citei ha um parafuso de sangria. Use uma chave 10mm para desenroscar (um pouco) este parafuso.
5) Conecte na ponta deste parafusu uma pequena mangueira trasparente colocando a outra ponta dentro de uma garrafa pet (Você vai ver as bolhas de ar e não vai se sujar com os jatos de fluido hidraulico que vão sair.)
6) Peça para alguém entrar na cabine e acionar a embreagem até o fundo enquanto você acompanha a vazão do fluido pela mangueira que colocou na sangria.
7) O fluido sairá em jatos e junto com ele você provavelmente vai verificar a existência de bolhas de ar.
8) Peça para a pessoa que está dentro do veículo para bombar a embreagem até o fundo até que não veja mais bolhas de ar pela mangueira transparente.
9) Sem que a embreagem seja acionada aperte o parafuso de sangria e pronto.
Obs. O parafuso de sangria não deve estar totalmente aberto. O correto na abertura é quando o fluido so escorre quando o pedal da embreagem for acionado.
Obs 2. Durante e Apos o procedimento complete o reservatório do fluido da embreagem.
Obs 3. Se não souber o que é um atuador ou não conseguir encontrar o parafuso de sangria da embreagem leve o procedimento para um mecanico fazer...he...he...h.e..he....
Abraços do Lincoln
Você vai encontrar mais tutoriais sobre mecânica no fórum Explorers e Rangers - tudo que precisamos saber sobre elas.
gui ranger 00
03/12/2013, 12:04
DOT 3 serve.
Agora se você quiser mexer mesmo nisso, a conta é alta. A bomba do pedal custa em torno de 500 Reais e embora o atuador não chegue a R$200,00, precisa desmontar a transmissão inteira para trocar.
Recomendo não mexer. Vende do jeito que está
Abs!!!
Tudo bem Daniel?
Seguinte vê se você pode me ajudar...minha Ranger é uma 2008, 3.0, e há pouco troquei os dois atuadores da embreagem, pois já estava ficando com pedal lá no assoalho, sem curso algum...quanto ao curso da embreagem, do pedal, agora ficou bom, aciona lá em cima como tem que ser...o problema é que o pedal ficou muito duro para acionar a embreagem...numa viagem longa chego a ficar com dor na perna... e também escuto um barulho quando aciono o pedal...um rangido...esses dias levei para oficina de novo relatando que estava pesado o pedal e resolveram dar uma sangrada...não mudou nada, pois não tinha ar nenhum no sistema...estou desconfiado que possa ser esse atuador de cima que também troquei e sei lá, ou mal montado ou com defeito...o que vcs acham?
Muito obrigado pela atenção.
Regula a haste do pedal da embreagem que resolve. Tive o mesmo problema na f1000, cheguei a trocar o cilindro mestre e não reísolveu nada. Depois tive que desmontar a haste porque o pino que segurava ela no pedal quebrou. Aproveitei para regular. Ficou boa, o carro começa a andar com ela pouco abaixo da metade do curso e não quase no chão como estava.
Coophamat
10/07/2019, 17:43
Senhores, venho pedir uma ajuda em relação a embreagem da Ranger.
A exato 01 ano, troquei o atuador do pedal e o atuador da embreagem, acontece que de um mês pra cá a embreagem tem ficado com o pedal muito baixo, a ponto do engate ficar bem difícil, tendo que engatar praticamente no tempo. Levei no mecânico que trocou os atuadores e pedi para fazer uma sangria no sistema, de imediato a embreagem voltou a ficar boa, como se fosse nova, com o pedal lá em cima, mas depois de dois dias voltou a ficar baixo novamente. Quando fica muito ruim de engatar, dou umas bombadas no pedal, pisando até o fundo e soltando o pé de uma vez, o pedal volta a subir novamente, mas depois de um tempo ele abaixa. O sistema não tem vazamento e o fluido não baixa.
Gostaria de uma ideia do que pode ser antes de levar em uma oficina, já que o ultimo mecânico que mexeu fez umas barbeiragens na montagem, se é problema nos atuadores, obstrução no caninho da passagem do óleo, óleo ruim (está com o DOT 4), ar no sistema ou problema no platô?
RicardoFLN
10/07/2019, 18:22
Senhores, venho pedir uma ajuda em relação a embreagem da Ranger.
A exato 01 ano, troquei o atuador do pedal e o atuador da embreagem, acontece que de um mês pra cá a embreagem tem ficado com o pedal muito baixo, a ponto do engate ficar bem difícil, tendo que engatar praticamente no tempo. Levei no mecânico que trocou os atuadores e pedi para fazer uma sangria no sistema, de imediato a embreagem voltou a ficar boa, como se fosse nova, com o pedal lá em cima, mas depois de dois dias voltou a ficar baixo novamente. Quando fica muito ruim de engatar, dou umas bombadas no pedal, pisando até o fundo e soltando o pé de uma vez, o pedal volta a subir novamente, mas depois de um tempo ele abaixa. O sistema não tem vazamento e o fluido não baixa.
Gostaria de uma ideia do que pode ser antes de levar em uma oficina, já que o ultimo mecânico que mexeu fez umas barbeiragens na montagem, se é problema nos atuadores, obstrução no caninho da passagem do óleo, óleo ruim (está com o DOT 4), ar no sistema ou problema no platô?
Bom, se ela chegou a ficar boa por dois dias, e fazendo esse malabarismo todo no pedal, volta a ficar alta, só consigo imaginar que seja ar.
O disco e platô tem quanto tempo/km?
Sds.
Coophamat
10/07/2019, 19:34
Bom, se ela chegou a ficar boa por dois dias, e fazendo esse malabarismo todo no pedal, volta a ficar alta, só consigo imaginar que seja ar.
O disco e platô tem quanto tempo/km?
Sds.
Deve ter uns 80 mil km. Ano passado quando tirou o câmbio pra trocar o atuador, aquela mola de regulagem do platô estava na metade do curso, o disco tinha uma boa espessura. A minha teoria é ar no cilindro do pedal, pois, como ele fica inclinado, dificilmente ele expulsa todo o ar. Suspeito disso pq o pedal só começa a agir um pouco antes do meio pra frente, creio que deveria agir do início, pelo menos deveria apresentar resistência ao acionar o pedal.
Coophamat
12/07/2019, 08:31
Pessoal, tentei achar esse parafuso de sangria, mas não consegui achar ele, só achei uma tampinha de borracha a cima do engate rápido da mangueira do atuador. Alguém pode me explicar com abrir o sangrador?
RicardoFLN
12/07/2019, 09:42
Segue:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/218099d1269821052-cambio-mazda-m5r1-atuador1.pdf
Sds.
Coophamat
14/07/2019, 18:22
Fiz o processo de sangria, na minha o parafuso é 8 mm, mas tem que ser uma chave bem funda, usei uma chave de pito. Coloquei a ranger na rampa e ainda calcei as rodas dianteiras pra frente ficar bem alta, porém, acho que exagerei, acabei sangrando até acabar o óleo e ficar sem pedal. Aí eu coloquei mais fluido né reservatório, abri novamente até o fluido sair, depois dei umas bombadas e fechei. A embreagem ficou ruim do mesmo jeito, acho que deveria sangrar mais, porém, meu óleo acabou.
RicardoFLN
14/07/2019, 19:13
Fiz o processo de sangria, na minha o parafuso é 8 mm, mas tem que ser uma chave bem funda, usei uma chave de pito. Coloquei a ranger na rampa e ainda calcei as rodas dianteiras pra frente ficar bem alta, porém, acho que exagerei, acabei sangrando até acabar o óleo e ficar sem pedal. Aí eu coloquei mais fluido né reservatório, abri novamente até o fluido sair, depois dei umas bombadas e fechei. A embreagem ficou ruim do mesmo jeito, acho que deveria sangrar mais, porém, meu óleo acabou.
Colocar a dianteira assim pra cima garante que o atuador do pedal fique no mínimo na horizontal? Acho difícil!
Sds.
Coophamat
14/07/2019, 22:12
Colocar a dianteira assim pra cima garante que o atuador do pedal fique no mínimo na horizontal? Acho difícil!
Sds.
Não deve ficar na horizontal porque ele deve estar a quase 45 graus lá dentro, mas eu creio que ajuda, pelo menos facilita entrar embaixo.
RicardoFLN
15/07/2019, 07:22
Não deve ficar na horizontal porque ele deve estar a quase 45 graus lá dentro, mas eu creio que ajuda, pelo menos facilita entrar embaixo.
Parceiro, não adianta de nada. Tem de sacar fora o atuador. Mais vale fazer uma fez certo do que várias vezes errado.
Sds.
Coophamat
19/07/2019, 15:39
Ola, levei a Ranger em uma oficina na segunda dia 15/07, chegando lá o mecânico soltou o cilindro do pedal e fez a sangria na forma correta, montou de volta e ficou um espetáculo, parecia carro novo, o pedal lá em cima, embreagem alta e macia, porem, eu notei que cada dia ela abaixava um pouquinho, parece que o pedal vai perdendo a pressão, hoje, cinco dias após o procedimento já está ficando baixo novamente, o interessante que o nível do fluido não abaixa, não tem vazamento, somente o pedal vai perdendo a eficiência. Eu to pensando em comprar um cilindro novo e levar pro mecânico trocar pra ver se resolve.
RicardoFLN
19/07/2019, 15:50
Ola, levei a Ranger em uma oficina na segunda dia 15/07, chegando lá o mecânico soltou o cilindro do pedal e fez a sangria na forma correta, montou de volta e ficou um espetáculo, parecia carro novo, o pedal lá em cima, embreagem alta e macia, porem, eu notei que cada dia ela abaixava um pouquinho, parece que o pedal vai perdendo a pressão, hoje, cinco dias após o procedimento já está ficando baixo novamente, o interessante que o nível do fluido não abaixa, não tem vazamento, somente o pedal vai perdendo a eficiência. Eu to pensando em comprar um cilindro novo e levar pro mecânico trocar pra ver se resolve.
É, provável que tem alguma peça defeituosa que está deixando o ar entrar. Os atuadores são de marcas decentes?
Bom, ao menos tu conseguiu perceber a diferença entre fazer o procedimento correto e fazer algo "meia boca". Já é alguma coisa!!:concordo:
Sds.
Coophamat
19/07/2019, 21:18
É, provável que tem alguma peça defeituosa que está deixando o ar entrar. Os atuadores são de marcas decentes?
O do pedal é fte (é a marca que vem de fábrica) e o da embreagem é skf.
Meu medo é trocar o pedal e continuar o defeito, aí é gastar dinheiro a toa. Pode ser o flexível, pode ser o atuador, pode ser o reservatório e também aquele engate rápido do atuador. Se apresentasse vazamento seria mais fácil de resolver. Eu achei um tópico antigo de uma 3.0 que o proprietário teve o mesmo problema e resolveu trocando o cilindro do pedal, vou achar ele e por o link aqui.
Coophamat
13/08/2019, 11:57
Vim dar um retorno a quem interessar. No dia 02 de agosto fiz a substituição do cilindro do pedal de embreagem, comprei o da SKF, foi sangrado e instalado no lugar, mas depois de alguns dias ele ficou ruim de novo, ou seja, está admitindo ar no sistema como antes, então descarta-se o defeito no pedal. Agora o próximo passo vai ser tirar o cambio e analisar o cilindro de embreagem. Para efeito de comparação dos cilindros do pedal da SKF e o da FTE que é a marca do anterior, eu achei, veja bem uma opinião minha, o da FTE melhor, parece mais bem acabado, o pino que prende a mangueira é de inox quanto o da SKF é de aço carbono, sem contar que o da SKF faz um barulhinho quando se pressiona o pedal.
Vim dar um retorno a quem interessar. No dia 02 de agosto fiz a substituição do cilindro do pedal de embreagem, comprei o da SKF, foi sangrado e instalado no lugar, mas depois de alguns dias ele ficou ruim de novo, ou seja, está admitindo ar no sistema como antes, então descarta-se o defeito no pedal. Agora o próximo passo vai ser tirar o cambio e analisar o cilindro de embreagem. Para efeito de comparação dos cilindros do pedal da SKF e o da FTE que é a marca do anterior, eu achei, veja bem uma opinião minha, o da FTE melhor, parece mais bem acabado, o pino que prende a mangueira é de inox quanto o da SKF é de aço carbono, sem contar que o da SKF faz um barulhinho quando se pressiona o pedal.
Bom dia , meu tio tem um ranger 2008 2.3 duratec gasolina, estava como mesmo problema que a sua, agora trocou tudo, peças todas originais e mesmo assim a embreagem continua baixa. Não sabemos mais o que fazer.
RicardoFLN
19/08/2019, 11:59
Bom dia , meu tio tem um ranger 2008 2.3 duratec gasolina, estava como mesmo problema que a sua, agora trocou tudo, peças todas originais e mesmo assim a embreagem continua baixa. Não sabemos mais o que fazer.
Olha, isso está mais é me parecendo um problema relativo a gosto pessoal, do que propriamente um problema em si. A minha embreagem é macia e eu tenho de pressionar o pedal até o fim para garantir o desacoplamento completo, pra fazer uma troca de marcha "lisinha".
Se pressiona até o fim, e ainda assim não desacoplar de forma que os anéis sincronizadores funcionem como tem de funcionar, aí é porque tem problema, ou na própria embreagem ou nos anéis.
Sds.
Olha, isso está mais é me parecendo um problema relativo a gosto pessoal, do que propriamente um problema em si. A minha embreagem é macia e eu tenho de pressionar o pedal até o fim para garantir o desacoplamento completo, pra fazer uma troca de marcha "lisinha".
Se pressiona até o fim, e ainda assim não desacoplar de forma que os anéis sincronizadores funcionem como tem de funcionar, aí é porque tem problema, ou na própria embreagem ou nos anéis.
Sds.
Então o problema q vc faz sangra , fica perfeita. ai vai perdendo e ficando ruim de engatar, esse problema ja vem antes das trocas dos cilindros, plato e disco
Coophamat
19/08/2019, 20:27
Então o problema q vc faz sangra , fica perfeita. ai vai perdendo e ficando ruim de engatar, esse problema ja vem antes das trocas dos cilindros, plato e disco
Cara, eu não entendi direito, seu tio trocou o cilindro do pedal e o cilindro mestre e mesmo assim continua baixando o pedal?
Cara, eu não entendi direito, seu tio trocou o cilindro do pedal e o cilindro mestre e mesmo assim continua baixando o pedal?
Exato, na verdade não continua baixando, não esta dando embreagem, Disco e platô também novo. Trocou tudo e continua baixa, como se precisasse de mais ação do pedal,mais curso para liberar o disco.
Antes de trocar, parecia q estava pegando Ar, pois sangrava, ai andava um dia já ficava sem embreagem, desmontou e viu q o disco esta gasto, assim já mandou trocar tudo e agora não da embreagem, ate entra mais como muito esforço, percebesse q o disco não esta livre 100%.
RicardoFLN
20/08/2019, 09:52
Vixx. Mas então se o problema vem antes da troca de quase tudo, e ponderando que a sangria tenha sido feita retirando o atuador do pedal como recomenda o manual de sangria, ficou faltando um item pra dar problema. O flexível.
Vixx. Mas então se o problema vem antes da troca de quase tudo, e ponderando que a sangria tenha sido feita retirando o atuador do pedal como recomenda o manual de sangria, ficou faltando um item pra dar problema. O flexível.
Sera q ele pode ter algum tipo de obstrução?
Estou querendo comprar um ranger, 2.8 cabine simples 4x4 agora.. estou cheio de duvidas e não posso comprar problemas com isso também.
Coophamat
16/09/2019, 11:39
Srs., ainda não tive a oportunidade de substituir o atuador de embreagem, o que eu faço é todo sábado fazer a sangria do sistema, nesse final de semana tive a curiosidade de aparar o fluido em uma bacia para ver o estado do mesmo e fiquei espantado como ele está, creio que o atuador deve estar se desfazendo por dentro, soltado alguns pedacinhos.
Fluido aparado em uma bacia.
568728
Sujeira que saiu no fluido
568729
Entrei em contato com a SKF e expliquei a situação, o técnico pediu pra assim que tirar a peça, enviar para eles para analisar, eu to pensando em substituir mas usar outra marca de atuador, essas peças da SKF me parecem não ser das melhores como descrevi o cilindro do pedal a alguns tópicos atrás.
RicardoFLN
16/09/2019, 16:29
Srs., ainda não tive a oportunidade de substituir o atuador de embreagem, o que eu faço é todo sábado fazer a sangria do sistema, nesse final de semana tive a curiosidade de aparar o fluido em uma bacia para ver o estado do mesmo e fiquei espantado como ele está, creio que o atuador deve estar se desfazendo por dentro, soltado alguns pedacinhos.
Fluido aparado em uma bacia.
568728
Sujeira que saiu no fluido
568729
Entrei em contato com a SKF e expliquei a situação, o técnico pediu pra assim que tirar a peça, enviar para eles para analisar, eu to pensando em substituir mas usar outra marca de atuador, essas peças da SKF me parecem não ser das melhores como descrevi o cilindro do pedal a alguns tópicos atrás.
E o flexível? Trocou ou não?
Sds.
Coophamat
17/09/2019, 10:22
E o flexível? Trocou ou não?
Sds.
Não troquei. Essa é a peça mais cara do sistema, não sei se em uma casa especializada em mangueira de alta pressão eles fazem uma.
Coophamat
26/10/2019, 10:03
Pessoal, só para conhecimento, fiz a substituição do atuador da embreagem, já faz 15 dias e o problema foi solucionado, embreagem ficou muito boa, pedal com 100% de curso, embreagem alta e muito macia, ficou mais macia que a do gol G4 do serviço que eu ando. O mecânico aproveitou e trocou o reparo da alavanca do câmbio e ficou bem justo agora.