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Ver Versão Completa : Manutenção preventiva roda livre



Radames Menegaz
21/11/2013, 15:38
Bom dia pessoal!

Quanta graxa devo colocar na roda livre da minha band? ela não é desses modelos de plástico é o modelo que da o giro completo.

A pouco tempo começou a ficar meio dura, então to pensando em desmontá-la e fazer uma geral.

Quais são os principais cuidados que devo ter ao desmontar?

Fband
21/11/2013, 16:46
Acho que um vídeo vale mais do que mil palavras !!

https://www.youtube.com/watch?v=dxSBcAyt2WA

Abs

Fband
21/11/2013, 16:51
E aqui como você põe e tira a roda livre..

https://www.youtube.com/watch?v=3djqDPYI9tM

Abs

Radames Menegaz
21/11/2013, 22:58
Valew ai Fband, muito obrigado pelos videos.

Grand Vinicius
31/05/2019, 17:27
Explica aí pra quem não pode ver o vídeo.

Sergio c
01/06/2019, 09:57
Pelo que eu entendo não vai graxa nas rodas livres, só um pouco de óleo 90 ou 140W.
Explica aí pra quem não pode ver o vídeo.

Denise Ávila
02/06/2019, 15:19
Qdo a RL é nova, não vai nada (ela já vem lubrificada de fábrica).
Qdo da manutenção, após desmontar e lavar as partes com diesel, passe óleo lubrificante (o mesmo do motor).
NÃO VAI GRAXA!!!

CAPT GOTTLIEB
02/06/2019, 21:57
Pelo que eu entendo não vai graxa nas rodas livres, só um pouco de óleo 90 ou 140W.

Sergio, você está 100% certo. Conversei com um engenheiro da AVM e ele me garantiu que não se deve usar graxa. Além de não ser necessário é também prejudicial para a peça. O difícil é convencer os mecânicos disto, pois a maioria tem mania de encher a roda livre de graxa. Abraço,
566693

Grand Vinicius
07/06/2019, 10:50
Vou ter que abrir a minha. Está travada. É a antiga de giro completo.
Vi vídeos no youtube da nova, de quarto de volta, onde o pessoal coloca graxa internamente e pouquinha graxa na parte mais externa.
Seja o que Deus quiser! :parede:

fabiano r
07/06/2019, 14:48
Vou ter que abrir a minha. Está travada. É a antiga de giro completo.
Vi vídeos no youtube da nova, de quarto de volta, onde o pessoal coloca graxa internamente e pouquinha graxa na parte mais externa.
Seja o que Deus quiser! :parede:

Tinha esse modelo na antiga band cara nunca tive problemas de não funcionar, lembro que na época eu desmontei limpei tudo unica coisa que troquei foi um pino elástico que tem no mecanismo depois de um tempo deu para vazar dai fui ver tem retentor oring foi só trocar e acabou o vazamento. Não lembro bem como ela era mas com calma você arruma.

Grand Vinicius
06/08/2019, 09:02
Atualizando:
Falei com o ex-proprietário e ele disse que não estava travada. Só estava dura, mas você gira com um alicate!
Resultado: Abri e a coitada estava totalmente sem lubrificação. Com pó de ferrugem e a "aranha" arranhando a rosca. Dei uma leve entortada na aranha e lubrifiquei. Melhorou 154%, mas ainda não está perfeita...

Observação: Em todos os vídeos tutoriais que vi(era sempre a Roda Livre moderna, de 1/4 de volta), o cara retirava o pneu e levantava o carro no macaco. Mexi na minha com a roda no lugar mesmo, com o carro apoiado no chão, normalmente.

CAPT GOTTLIEB
12/08/2019, 12:14
Vinicius, já revisei a roda livre do meu ONÇA (só limpeza e lubrificação) e não foi necessário erguer a roda. Mas se precisar mexer no cubo da roda, homocinética, etc. será preciso levantar o eixo com macaco e tirar o pneu também.
Abs,