PDA

Ver Versão Completa : Lift de suspensão no Vitara.

diegotmc
20/11/2013, 16:00
Bom, desde agosto estou acompanhando esse fórum e lendo sobre lift de suspensão, e também pesquisando pela internet.
Mas estou confuso em como atingir o melhor resultado. Primeiro vi que faz com calços na suspensão, depois vi com molas e amortecedores maiores, aí vi molas de outros carros, molas preparadas, amortecedores ajustáveis, calço na frente e mola atrás... aí vi gente reclamando que com calços está duro demais... e tô perdido!!

Então abro esse tópico pra tentar achar a solução certa, pro meu caso e pra outros usuários.

Bom, o meu caso: comprei o carro em agosto. O dono antigo pouco conhecia sobre Vitara e estava com o carro há pouco tempo. Ele dizia que o carro tinha o lift de 2 polegadas. Eu também não sabia muita coisa, e isso não foi algo que me preocupei ao escolher esse carro.

O que eu percebo, hoje, é que na verdade meu carro está apenas com a traseira levantada, com molas maiores e amortecedores Monroe Gas Premium. Não conferi ainda qual o modelo do amortecedor, pra saber se é de Suprema. As molas provavelmente são de Chevette então.

Uma coisa que tem me incomodado, é que quando passo em asfalto irregular, ou ondulações na terra (costela de vaca?), a traseira começa a quicar e começa a se perder. Talvez os amortecedores estejam moles demais, gastos...

No começo de dezembro pretendo parar o carro para revisar a suspensão, e quero já ter idéia do que fazer. Queria já ter o lift completo de 2 polegadas. O que eu faço?

Na traseira, aproveito o que já está? Deixo as molas maiores e troco os amortecedores? Monroe Gas Premium? De Vitara ou de Suprema? Ou coloco logo um par de Rancho RS9000? Ou devo cortar as molas e usar calços?

E na dianteira? Uso com calços? Ou molas maiores? Quais devo usar?

Queria ter a receita pronta pra parar na oficina e sair pronto. Provavelmente vou fazer na Meneses Offroad.

Quanto ao uso do meu Vitara: é carro de fim de semana, pra brincar. Mas o carro precisa encarar um pouco de estrada, 300 km pra ir pra Chapada dos Veadeiros, quem sabe ano que vem 900 km pro Jalapão...

Caio Tessa
20/11/2013, 18:20
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/119177-lift-suspensao-calco-carroceria-vitara.html

diegotmc
20/11/2013, 21:10
Oi Caio,

Tenho acompanhado esse seu tópico, mas ainda fico com dúvidas sobre a melhor solução.
No momento estou pensando em fazer algo bem parecido com o que vc fez: comprar o kit completo de lift e decidir se vou usar os calços traseiros. Se eu comprar separado, vai sair pouca coisa mais barato.

Caio Tessa
20/11/2013, 23:33
Diego, eu particularmente não gosto dos calços.. Prefiro as molas maiores, so mantive os calços na frente mesmo.
Eu estava usando as molas de chevette na traseira + amortecedores da suprema e calço na bandeja (wishbone)
Na frente os calços e os prolongadores nos amortecedores.

Agora coloquei as molas maiores feitas pelo Rodrigo (RC4X4) na traseira + espaçador de cardan de 12,7mm
Na dianteira troquei os calços e coloquei os maiores que vem no kit de 2'' (os traseiros)
Ficou muito bom !

diegotmc
21/11/2013, 10:33
Caio, quanto custou essas molas? Vc continuou com os amortecedores de Suprema?
Na frente tem alguma indicação de amortecedor?

Caio Tessa
21/11/2013, 12:03
Se eu não me engano 320,00 tudo (molas+espaçador+frete). Continuo com os amortecedores da suprema. Na dianteira, existe molas e amortecedores que levantam em 2'', sem precisar dos calços e prolongadores nos amortecedores. Mas somente gringo e é caro

Ronaldoprs
10/12/2013, 20:31
Hoje montei na suspensão traseira do meu Vitara 97 1.6 as molas da dianteira do Chevette e os amortecedores traseiros do Omega Suprema e ficou muito bom. Eu tinha calços nas molas originais de 2" e amortecedores Rancho série 9000 com ajuste de dureza mas o carro estava muito duro e sem curso de suspensão. Com este conjunto de amortecedores e molas que montei, além do lift de 2", consegui que o curso da suspensão passasse dos originais 175mm para 220mm. Parece pouco mas nos obstáculos a diferença é enorme. Enfim, recomendo, porque é uma adaptação bem econômica e muito eficiente.
Não se esqueçam de colocar o calço do wishbone de 2" também , porque senão o pivô vai pro saco.

diegotmc
10/12/2013, 23:59
Estou querendo fechar com o Rodrigo da RC 4x4 um kit de 2" trocando os calços traseiros por molas sob medida, iguais essas do Caio Tessa. Troquei um email com ele de manhã mas depois não tive resposta.

Vou tirar as molas que estão atualmente no meu carro, que acredito ser do Chevette. Os amortecedores vou trocar os Monroe Gas Premium Gold que aparentemente são de Suprema e vou colocar os Cofap GBL 1024 de Suprema. Achei aqui em Brasília mesmo.

Estou com uma dúvida: faz muita falta o espaçador de cardã e drop kit pro lift de 2 polegadas? O $orçamento$ tá pequeno...

Caio Tessa
11/12/2013, 19:19
Drop kit no lift de 2'' não precisa. O espaçador de cardan, voce precisa colocar se optar pelas molas maiores da (RC4X4) + os amortecedores da suprerma. Pois com essa configuração voce terá um curso maior da suspensão; por isso a necessidade do espaçador. Se colocar somente os calços nas molas (originais) e usar os amortecedores (originais), não precisa do espaçador no cardan

diegotmc
11/12/2013, 19:56
Vou checar essa situação do espaçador então quando eu for instalar. Já fechei o pedido com as molas... =/

edcmanhaes
11/12/2013, 21:47
Quando comprei meu vitara ele já veio com espaçador de cardã e calço do pivô da bandeja traseira, depois comprei só os calços de 2"...
Hoje uso a seguinte configuração: Na traseira -> Coloquei as molas dianteiras do chevette e amortecedor cofap do suprema + calços da dianteira (pq eles são menores 15 mm em relação aos da traseira) isso pra não ficar com 4" por exemplo, está com praticamente 3" na traseira.
Na frente -> amortecedores originais com calço de 2" da traseira (aumentou somente os 15 mm já mencionados), está com exatamente 2".

Tô instalando tb o drop kit (recomendo) pois ele melhora e diminui, bastante o angulo do diferencial dianteiro... dá pra usar sem, porém no futuro mais próximo poderá ter problemas com as homocinéticas...
é isso!

Brunomarinhoadm
13/12/2013, 17:27
Diego, voce poderia colocar fotos de como ficou seu Vitara? Estou com as mesmas duvidas que voce em relação as molas

diegotmc
13/12/2013, 17:39
Coloco assim que eu tiver montado. Até o momento nem sei como está meu pedido. Tive essa surpresa aqui logo após ter fechado o pedido...: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/124733-ajuda-compra-na-rc4x4.html

Brunomarinhoadm
13/12/2013, 18:55
Cara, que bom que não comprei... kkk. Quero colocar os lifts, mas acho que vou optar por mandar moldar os meus, conforme esse projeto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/119177-lift-suspensao-calco-carroceria-vitara-13.html#post2057065

diegotmc
28/01/2014, 15:30
Bruno, finalmente meu kit está instalado:

448717

448718

448719

448720

Utilizei:
Kit 2" RC 4x4 com molas traseiras maiores ao invés de calços
Amortecedores dianteiros da marca Perfect para Vitara
Amortecedores traseiros Cofap Turbo Gas para Suprema 6 cil

Não utilizei do kit:
Prolongadores de amortecedor traseiro (pois os de Suprema já são maiores)
Prolongadores do batente das molas dianteiras (pois não consegui nem a pau soltar as borrachas)
Mangueira do respiro do diferencial (já tinha uma maior)

Preciso:
Espaçador de cardã (apareceu um barulho da T-case em alta velocidade, que acredito ser por causa do deslocamento após o lift)

mas.marco
28/01/2014, 20:05
Diego,

Esses amortecedores dianteiros são com medidas originais ou já são maiores?
Que marca 'perfect' é essa? Já tinha referências?

E as molas (dianteiras)?

diegotmc
28/01/2014, 20:16
Os dianteiros são medida original. É essa marca: PERFECT Peças Automotivas (http://www.perfectbrasil.com.br/)
Não tinha referência nenhuma. Foi o que eu consegui achar aqui em Brasília. Pelo o que eu pesquisei na internet, aparecia esse ou da marca Corven. Os que estavam no meu carro eram Corven.

Molas dianteiras eu achava que eram originais, mas parece que eram já adaptadas de Opala, cortadas.

Acabei de me ligar sobre a questão da cambagem, que não tem ajuste. Se eu soubesse antes já tinha preparado os amortecedores dianteiros antes de instalar. Aqui tem a receita: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/97332-espacador-calco-de-uma-polegada-altera-cambagem-2.html

mas.marco
28/01/2014, 20:28
com 1" não precisa mudar nada...
no meu caso, penso em já pegar um conjunto de amortecedores/molas, com 1,5" no máximo...

depois dá um relato sobre esses amortecedores... vi que é intere$$sante.

mas.marco
28/01/2014, 20:32
outra coisa... se usou as medidas originais, nos dianteiros, subiu com o quê? calços?

diegotmc
28/01/2014, 20:47
Os amortecedores são fabricados na China, apesar da empresa ser brasileira. Possuem garantia de 2 anos. Custaram 370 reais.

A princípio tá muito bom, o carro tá bem mais firme, mas provavelmente é só porque são amortecedores novos. Vamos ver mais pra frente...

Na frente subiu com os calços do kit.

mas.marco
28/01/2014, 21:05
Sucesso com tudo ae e parabens pelo branquelo!
na frente, nao pretendo usar calços... tô analisando o assunto.
abraços!

TiagoTM
29/04/2014, 10:18
Opa e ai Diego, tudo certo? cara eu comprei em dezembro um Vitara tbem, e to no prego com ele juntando grana para mexer no motor etc. Como tenho mexer na suspensão pois estou com os amortecedores pifados eu to estudando se subo ele ou não. Quem fez isso pra vc aqui em BSB? ou foi vc mesmo que fuçou? Eu acabei trocando os dois amortecedores traseiros e coloquei dois da cofap turbogas da Tracker, sinceramente não notei diferença alguma ele continuou meio molengão. Meu uso é o mesmo q o seu, entao eu to pensando inclusive em não subir ele (ate porque o $ ta pouco).

ahh eu to querendo ir para o Jalapão, bora organizar um grupo daqui?!

FLW!!

diegotmc
29/04/2014, 10:58
Eu mesmo mexi. O meu tá bem duro, mas tá firme... bem melhor do que antes com as peças gastas.
Acho que os amortecedores de Suprema são demais pra um Vitarinha... uma perua pesada daquela, que carrega bastante bagagem...
Quando eu tiver dinheiro penso em colocar um par de amortecedores Rancho com regularem, e provavelmente vai rodar na posição de mais macio.

Tenho muita vontade de ir pro Jalapão! Mas só vou conseguir isso ano que vem =/

TiagoTM
29/04/2014, 11:02
pois é! vou ver ainda o q faço o jogo dos 4 originais tava em 1.400,00 quando orcei esses dias atras! o meu é 4p. famila...

Eu PRECISO ir este ano pro JlPão porque vou embora de bsb fim do ano! hehehe depois vai ser bem mais dificil!

valeu as dicas!

dirtyal
29/04/2014, 15:18
Tem essa cotação de lift da China que recebi hoje, segue em anexo. Tb ando pesquisando essa questao de Lift de Vitara sem saber muito o que fazer, mas se faze-lo, quero que o carro fique o mais seguro possivel de dirigir ate chegar a trilha e da trilha pra casa.
Ai nao sei se tem como deixar o carro seguro sem colocar um KIT gringo complete com amortecedor, mola, os ajustes pra cambagem, diferencial e tudo mais.

Abraços.

diegotmc
29/04/2014, 19:00
Cara, 2 polegadas é tranquilo demais. Eu faço pequenas viagens com o meu. Direto vou pra Chapada dos Veadeiros, 100-110 km/h sem medo. Estando com tudo em ordem, peças boas e etc. tá tranquilo.

dirtyal
29/04/2014, 19:10
Isso com calço ou com mola e amortedor? E outra coisa, colocando as peças extras pra baixar as homocineticas? Abraços.

diegotmc
29/04/2014, 19:45
Calços na frente, molas e amortecedores atrás. E espaçador da bandeja traseira e do cardã traseiro.
Dropkit (baixar as homocinéticas) ainda não tenho.

TiagoTM
29/04/2014, 21:21
Ai Dirtyal sabe quanto vai custará o restante da tua encomenda? (frete impostos etc?) a depender ta valendo a pena não?

conhece esta marca dos amortecedores ai?

abraço

EdioSC
30/04/2014, 21:22
Tem essa cotação de lift da China que recebi hoje, segue em anexo. Tb ando pesquisando essa questao de Lift de Vitara sem saber muito o que fazer, mas se faze-lo, quero que o carro fique o mais seguro possivel de dirigir ate chegar a trilha e da trilha pra casa.
Ai nao sei se tem como deixar o carro seguro sem colocar um KIT gringo complete com amortecedor, mola, os ajustes pra cambagem, diferencial e tudo mais.

Abraços.

Mas isso não vai ficar quase o mesmo preço daqui? se vi certo vai sair por +/- R$ 1.500,00 ?!!! só de kit, fora taxas e frete!!!

dirtyal
30/04/2014, 21:40
Ficou us$ 1245,00 com frete + 80% de imposto = us$ 2242.00 * 2.3= r$ 5158,00. Acho que e inviavel.
Tb or orcando com esses caras pra ver o que da d0 ? FTS ??We Design, Develop and Make Performance 4x4 Accessories?-Suspension > SUZUKI > VITARA 1.6-QS-VITARA-330 Suspension > SUZUKI > VITARA 1.6 > Suzuki Vitara 3 inch lift kit (3-Door) a (http://www.fts4x4.com/en/products/?method=detail&aid=71) parece um kit mais completo.

mas.marco
19/07/2014, 18:48
Diego, como estão os PERFECTs após esse tempo?

Tá todo muito barulhento, duro, macio... qual a avaliação geral?

Eu estou com os MONROE ... mas os acho duro demais!

diegotmc
20/07/2014, 23:22
Até o momento tudo ok, nada a reclamar.
Só a traseira que me incomoda com os Cofap de Suprema. Acho que é amortecedor demais pra um Vitarinha sem porta-malas... ou talvez sejam as molas mesmo.

Jumperhd
25/07/2014, 22:02
E ai pessoal, coloquei a foto da minha Vitara (não sei se apareceu ai) com lift de 2" de Susp e 2" de Carroceria, ficou muito bom, não ficou duro pra andar só a segunda marcha que ficou meio pesada pra entrar mas vou corrigir isso.

471934

TiagoTM
26/07/2014, 17:50
Olá jumperhd, pelo visto ficou bacana hein!! se der posta mais fotos! comprou os kits de lift prontos, ou mandou fazer? trocou amortecedor, mola? explica ai pra galera ter mais inspiração!

parabéns pela viatura!

Jumperhd
26/07/2014, 19:29
Olá Manggini

Então eu comprei o kit pronto de carroceria e de suspensão. Os amortecedores e as molas são os originais mesmo, mas realmente os traseiros dependendo onde vc passa ele dá fim de curso então seria legal por uns maiores.
Vou colocar as fotos.

471997 471998471999472000472001472002472003

TiagoTM
27/07/2014, 21:30
ae, agora deu pra ver bem!! ficou legal mesmo hein, do que conversei com o pessoal e andei lendo, apenas o amortecedor traseirio precisa ser substituido pra subir a viatura.

valeu!

lovatti
26/04/2022, 16:20
Boa tarde!

Pessoal, sou novo no grupo, me chamo Bruno, estou com um vitarinha original 95 3D 1.6 8v metal e tenho acompanhado este fórum tem um bom tempo... e blá blá blá... sei que muitos estão já calejados de alguns assuntos... principalmente suspensão... procurei, li tudo quanto é tópico, mas fiquei com dúvidas e gostaria de uma opinião sobre o lift de 1'.

A priori, não tenho interesse no lift de 2' pois não irei fazer trilhas, somente vou para o sítio nos finais de semana. E o custo tá alto visto que também terei que trocar pneus.

O lift de 1' me ajudaria na distância do solo e pneu maior.

O carro está atualmente com suspensão original e pneu 225/75/r15 da hankook AT, mas terei que trocar 2 e está difícil de achar demais.

Andei pensando em colocar calço de 1' que achei no mercadolivre:
Kit Suspensao Elevar Dianteira Suzuki Vitara Jlx 1.6 1994/97 | MercadoLivre (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2157117105-kit-suspenso-elevar-dianteira-suzuki-vitara-jlx-16-199497-_JM)

Gostaria a opinião dos senhores..

1) Este tipo de calço presta? Com este calço apenas, prejudicaria dirigibilidade?

2) Com calço de até quantos cm.. 2,5cm (1'), 3cm, 3,8cm (1,5') não precisaria mudar mais nada no carro?

3) Realmente não precisa mudar nada no amortecedor e mola ou vai ficar pulando ou desconfortável demais?

4) Existe outra opção de lift de 1' tipo mola+amortecedor maiores? Ou somente mola maior atrás e calço na frente? Ai precisaria de adaptação no amortecedor (vi que tem que mexer no parafuso no lift de 2')?

Acho que meus amortecedores ou molas traseiras estão cansadas, vou parar o carro breve pra ver isso, então se tiver opção de subir 1' desta forma, sem calço, seria interessante?

Obrigado!

Bruno