Ver Versão Completa : ADAPTAÇÃO DE MOTOR NOS SUZUKIS GM x AP
Fala-se muito em adaptar os motores Aps nos Suzukis. Todo mundo sabe que até o flange (caixa seca) já tem pronto para esta linha de motores. :wink:
:shock: Mas e os motores do Monza 2.0 e da S10 2.2.... Já vi por aí que existem viaturas usando estes motores da GM,.... mas como foi feito o serviço?? :pensativo:
Os motores GM também são muito resistentes e podem ter ainda mais potência que os motores AP....
Bem Galera, estou abrindo este tópico para dar vóz a quem tem alguma viatura com qualquer motor adaptado ou gostaria de ter ou ainda para quem tem dúvidas a respeito do assunto.... 8)
Fotos e receitas passo a passo também são muito bem vindas.... :mrgreen:
Agradeço qualquer comentário.... :wink:
Particularmente, como antigo proprientário de Saveiros, Parati e Santana, todos eles com motor 2.0 MI me preocupo com a refrigeração destes motores em regime de muito esforço, já que eles precisam de radiador de água e radiador de óleo para naum ferverem rapidinho :evil: .... Eu realmente gostaria de ler depoimentos de quem usa estes motores nos SUZUKIS em regime de esforço..... :twisted:
[]s a todos na esperança de descobrir quem seria realmente o melhor doador para um transplante de coração nos SUZUKIS....
:mrgreen: :mrgreen:
Luiz_akium
15/11/2005, 23:50
Gasoso.
Acho q a vantagem dos motores APs é q se acha em qualquer esquina , mas a desvantagem q + me incomoda é q vc tem q pisr para sentir o bixinho funfando e em caso de trilhas tecnicas (erosao) vc levaria desvantagem e já os GM 2.2 da S-10 primam por torque em baixa rotaçao q acho muita vantagem e tbm tem força em alta , eu só conheço um cara do ABC q tem um Ap 2.0 num Samuka e anda muito aki do Forum temos o Felipe q tem um 2.2 num Samuak pergunta pra ele !!!
Abraços
Acho que pra motores mais potentes, além do motor deve ser trocado a caixa de marchas e tranferência...
Acho que as originais não durariam muito tempo... :parede:
O Edu Nobre daqui de BH tá trocando o AP Diesel de Kombi por um 1.8 de Golf no Samurai dele... Já deve estar expert!!!
[s] querendo saber + sobre os APs também :mrgreen:
Alexandre Chaves
16/11/2005, 07:32
Como disse o Rafael,não seria até ESSENCIAL a troca da caixa de marchas e transmissão?
Obs:E ai Rafa?Beleza?
carlos alessandro carvalh
16/11/2005, 12:12
OLA PESSOAL,
TENHO UM VITARINHA QUE ESTA COM MOTOR AP1.8, E FOI O PRIMEIRO CARRO A COLOCAR ESTE MOTOR COM A CAPA SECA FEITA P/ DEEP TEC.
TIVE A IDEIA DE TROCAR O MOTOR DO VITARINHA, POIS O MOTOR ORIGINAL TRANCOU , DAI COLOQUEI UM MOTOR 16 VALVULAS ORIGINAL DO VITARA, TIVE ALGUNS PROBLEMAS E OPTEI EM COLOCAR O MOTOR AP.
1º CUSTO E MANUTENÇÃO BAIXA
2º MAIOR POTENCIA.
FIQUE PROCURANDO UM KIT PROTO E SÓ ENCONTREI FLANGE, DAI CONHECI O PESSOAL DA DEEP TEC E EM CONVERSA COM ELES, ENVIEI A CAIXA DE MACHA, PRA QUE ELES DESENVOLVESSEM UMA CAPA SECA, LEVOU EM MEDIAS 40 DIAS E LOGO APÓS DA CAPA SECA PRONTA, PARTI PARA ADAPTAÇÃO.
PASSOS DA ADAPTAÇÃO.
1º COLOCAR A CAPA-SECA NO LUGAR COM A CAIXA. OK(DEEP TEC)
2º DESENVOLVER UM SUPORTE PARA PATILHA DO MOTOR. OK(OFICINA COM BOM SOLDADOR)
3º DESENVOLVER UM ELETROVENTILADOR PARA O RADIADOR. OK(MONZA COM AR)
4º DESENVOLVER UM CABO DE EMBREAGEM. OK(ORIGINAL DO GOL)
ESTAS FORAM AS UNICAS PEÇAS USADAS DE OUTRAS MASCAR PARA ADAPTAÇÃO DO MOTOR , JÁ ESTOU RODANDO DESDE 2004 COM O CARRO FAZENDO MUITA TRILHA PESADA E NUMCA TIVE NENHUM PROBLEMA DE CAIXA, REDUÇÃO OU DIFERENCIAL.
ACONSELHO PARA QUALQUER PESSOA QUE QUEIRA COOCAR ESTE MOTOR E DAREI MAIS DICAR SE PRESISAREM.
SALIENTO QUE JÁ FOI PASSADA ESTAS INFORMAÇÕES E DICAS EM OUTRO TOPICOS PARA OUTRAS PESSOAS EM SÃO PAULO E QUE HOJE ESTÃO USANDO MOTOR AP.
SEGUE ALGUMAS FOTOS
16/11/2005, 12:14
SEGUE FOTOS DA ADAPTAÇÃO
16/11/2005, 12:17
MAIS FOTOS
Alexandre Chaves
16/11/2005, 17:16
Oi Carlos!
Qual o custo aproximado dessa modificação?
:palmas:
Nota 10 as fotos....
Se vc tiver mais umas das bases e da parte inferior da viatura eu agradeço... :mrgreen:
Como vc Adaptou o volante da suzuki para dar certo no AP.... Temos comprimento, espessura, encaixe, etc...? Gostaria de saber o que fazer e como fazer....
[]s achando seu serviço muito bem feito....
andre veiga
16/11/2005, 22:09
Oi Carlos
Muito instrutivo seu relato, e as fotos então, nem se fala, porém sempre ficam dúvidas e faço minhas as perguntas e pedidos do Gasoso.
A oficina que está (????) fazendo (era para 4 de outubro a entrega do jipe!) a reforma do meu vitara parou com 2 desculpas?
1 - Que volante de motor usou? Ap como sugere a deep tech ou vitara?
2 - Que motor de arranque? Me disseram para usar o do Ford Ka, não deu, tentamos com um original vitara não deu.
A deep tech, apesar de afirmar que não há defeito na flange pediu que a enviasse para eles examinarem, a oficina não quis...
Não posso tirar da oficina a viatura pq ja paguei quase tudo, não sei o que fazer mas nunca mais confio em ninguém. ainda mais se te tratar com toda a educação e sorrisos. E é oficina grande, séria, conceituada em BHz, imagina como eu estaria numa pequena de interior...
Se raiva matasse... :evil: :evil:
[s] pedindo qq idéia
André
18/11/2005, 11:22
OLA PESSOAL,
ALEXANDRE,
O CUSTO PARA ADAPTAÇÃO FOI APROXIMADAMENTE:
MOTOR R$1.800,00 COMPLETO COM TUDO INCLUSIVE INJEÇÃO ELETRONICA
CAPA SECA DEEP TEC R$580,00 JÁ COM DISCO DE EMBREAGEM.
SERVIÇO MECANICO PARA ACOPLAMENTO E LETRICA R$1.200,00
TIVE ESTES CUSTOS.
SOMBRA,
ENVIAREI FOTOS DO SUPORTE DA PATILHA DO MOTOR EM SEGUIDA, POREM USEU UMA PATILHA MAIS REFORÇADA DE CAMINHÃO DE FACIL LOCALIZAÇÃO.
O VOLANTE DO MOTOR É DO MOTOR AP, VC IRA USAR O MOTOR COMPLETO COM INJEÇÃO ELETRONICA SE OPTAR OU CARBURADO, MOTOR SE ARRANQUE, ALTERNADOR TUDO DO MOTOR AP.
ANDRE.
COMO TINHA DITO O VOLANTE DO MOTOR E O ARRANQUE É DO MOTOR AP.
SALIENTO QUE NO MEU CARRO USEI CAPA-SECA QUE ESTA NA FOTO ACIMA, ELA PERMITE A UTILIZAÇÃO DO MOTOR AP E COMPONENTES COMPLETO DO AP , SEM MUITO QUE ADAPTAR.
NO KIT DA DEEP TEC , JÁ TEM A CAPA-SECA, DISCO DE EMBREAGEM E BUCHA PARA EIXO PILOTO
OBS: VC PODE USAR O MESMO DISCO DO DE EMBREAGEM DO VITARA E O PLATÔ DO MOTOR AP, SÃO AS MESMAS DOMENSÕES.
QUALQUE DUVIDAS PODE PASSAR UM E-MAIL.
Deixa ver se eu entendi....
Com o Kit da Deep Tec não é necessário tornear o eixo do volante como se fazia antigamente??! :shock:
Vem uma bucha para adaptar o volante do motor AP na caixa dos SUZUKIS? É isso ?
:pensativo: Bem se for assim tá maravilhoso...., fora as soldas para as Bases, o resto é só montar e o mais importante.... se entendí bem naum tem de alinhar nada...
Mais algumas perguntas.... :mrgreen:
Como o sistema de injeção (se for o caso) seria do VW fica tudo Ok para o motor, mas e o painel?
Os instrumentos do painel estão funcionando OK? Os ponteiros do Painel Suzuki aceitam as leituras dos sensores VW?
O motor VW é conhecido por tem um dos maiores angulos de inclinação ao acelerar (movimento para os lados)... as bases inventadas dão conta do recado? ele naum bate em nada?
[]s aguardando mais fotos e agradecendo desde já a paciência..... :mrgreen:
Ninguém vai defender a Honra dos motores da GM ? :mrgreen:
Tô curioso para saber sobre esta adaptação também....
:mrgreen:
21/11/2005, 12:21
OLA
GASOSO
TUDO FUNCIONA NORMAL
´´E REALMENTE A BUCHA É APENAS PARA CENTRALIZAR O EIXO PILOTO, POIS O EIXO PILOTO DO VITARA TEM A PONTA MENOR QUE O MOTOR AP, NO MEU CASO COMO COLOQUEI A DIAS ATRAZ UM DISCO DE CERAMICA DAI OPTEU PARA FAZER UMA BUCHA PRENSADA PARA O EIXO PILOTO USANDO O ROLAMENTO ORIGINAL DO AP QUE FICA NO VOLANTE DO MOTOR.
O CONTAGIROS E TEMPERATURA FUNCIONAM NORMAL, BASTA TER UM BOM ELETRICISTA PARA FAZER A LIGAÇÃO SEM GAMBIARRAS.
A COLOQUEI O MODULO(CENTRAL ELETRONICA DO MOTOR AP).
NÃO TEM MUITA DIFICULDADE, UM BOM ELETRICISTA FAZ PERFEITO.
SDS
sschwarz
24/11/2005, 11:37
Pessoal,
Gostaria de dar meu testemunho à respeito do AP.
Adaptei um AP 2.0 mi no meu Sidekick há quase um ano.
A central da injeção é do AP e funciona tudo 100% no painel;
Os suportes do motor foram feitos sob medida e nunca deram problema;
A capa seca da Deeptec funciona muito bem, mas precisa de boa vedação;
Se for muito exigido (alto giro sem velocidade) esquenta, mas com a utilização de um botão manual para acinar a ventoinha o problema fica sanado;
Havia adaptado o eixo piloto (sai da caixa Suzuki e entra na embreagem AP) através de uma solda com um pino no centro, mas quebrou. Depois disso peguei outro eixo piloto do AP e apontei as extremidades do AP e do Suzuki, como um lápis, soldei, centrei no torno e preenchi com solda os espaços. Depois disso sem problemas;
No feirado de último dia 15, reboquei por 600 km (300 de ida + 300 de volta) um CJ5 no towbar, com direito a subida de serra, inclusive, e foi só alegria. Não esquentou e o máximo que precisei fazer foi usar segunda marcha na subida da serra do Espigão (BR-116/SC).
Nessa viagem, rebocando o CJ, fiz uma média de 7 km/l, ou seja, o mesmo que o motor original fazia sozinho, no meu caso.
Andando normal em estrada faço 13 km/l em média.
O carro tem muita força e a manutenção é sensivelmente mais barata e fácil.
É necessário apenas um cuidado maior em relação ao focinho do diferencial, se for de alumínio, mas no meu caso coloquei de ferro (Samurai), com pneus maiores e mais agressivos.
[ ]s
Alexandre X
25/11/2005, 11:56
Encontrei uma preciosidade de nosso falecido amigo Norberto sobre adaptação de Motores GM:
Eu já conversei muito e ví ao vivo quem colocou motor diesel VW 1.6 e VW 1.9 Tdi e resumindo foram muitos arrependimentos devido à problemas pós adaptação. Os APs de VW são mais usados, mas o 2.0 é muito motor para pouca transmissão, quem fez já me falou que basta um vascilo de "pé" para quebrar algo. Os 1.8 caem bem mas não gostei do consumo 8Km/l na cidade.
Quem tem um Samurai com o GM 2.2 é o Mauro Giroldo da Jipenet Nacional, ele se ofereceu para tirar dúvidas sobre essa adaptação, enviar fotos e até mostrar o Samurai dele. maurogrupos@yahoo.com.br
Estou postando o e-mail de contato dele pois ele mesmo se ofereceu para tirar dúvidas na Jipenet algum tempo atrás.
Basicamente o motor e câmbio do Samurai são substituidos pelo Motor GM 2.2 de S10 até 94 com o respectivo chicote de módulo de controle e o câmbio usado é o de Chevette 1.6L
O câmbio de chevette foi escolhido pois tem as relações de 1a e 2a marchas mais reduzidos, melhorando a performance no Off-Road e a necessidade de adaptações é quase zero no Samurai. Apenas o cardan que liga o câmbio à caixa de transferência é que deve ser refeito, a partir de um do Chevette mesmo bem encurtado. Há necessidade de uma flange de adaptação do motor ao câmbio mas não precisa mexer no eixo piloto.
Já no motor, usa-se o radiador do próprio Samurai com uma ventoinha elétrica do Astra, alternador do próprio GM 2.2 e uma pequena adaptação do suporte do compressor do A/C do próprio Samurai e instalação de uma polia dupla no GM para a correia do A/C.
O que me deixou bastante feliz foi a informação do Mauro que o consumo desse conjunto no Samurai é de 12Km/l na cidade, pois eu rodo muito durante a semana.
De acordo com o Mauro, ele pagou R$ 1500 pelo motor, R$ 200 no câmbio e R$ 250 pela flange. Por aquí o preço é um pouco mais alto, mas minha expectativa era de gastar R$ 3000 no total.
Pois bem, a partir disso andei visitando desmanches, fazendo algumas medições e tudo parecia bater, sem muitas dificuldades. O único detalhe que não verifiquei (pois abandonei a idéia conforme já expliquei anteriormente) e que achei importante verificar com cuidado é o espaço entre o carter do motor GM e o eixo dianteiro/barras de suspensão, já que o Mauro fez SPOA no Samurai dele, e o meu além de ser sistema de molas heliocoidais, está original e isso poderia ser um ponto de problema. Quanto ao peso do novo conjunto, deu para constatar que um ajuste na suspensão dianteira para equalizar a diferença de peso e seria necessário, mas nada difícil de fazer.
Meu projeto atual é arrumar meu Samurai para verder para amigo, pois ele está sendo todo revisado e está muito bom e adquirir um Samurai Canvas 92/93 preferencialmente com motor ruim e colocar esse conjunto, bem como um SPOA, caixa de transferência reduzida e mais aquele monte de coisinhas que vocês já estão acostumados...:o)))
[]ção
Norberto Dias PX4C2108
Belo Horizonte - MG
Alexandre X
25/11/2005, 12:04
A proposito sou um sério candidato a colocar o GM 2.4 no meu samuquinha com uma caixa auto e uma tcase de Toyota.
As caixas eu já comprei, só falta achar o motor.
Se rolar, eu documento e posto proces.
[]s
ALEXANDRE
Também sou um sério candidato a trocar o motor de uma das minhas viaturas... penso muito nos GM 2.2 pois me parecem mais robustos, já os 2.4 naum conheço mas seria bem vindo um comparativo....
Quanto a citação acima....
Vc sabe se os 2.0 são muito motor para a resto da transmissão dos VITARAS 5p ou SIDEKICKS, fora o fucinho do diferencial dianteiro é claro....?
Se tivermos de trocar o câmbio por um de chevette (o que me parece boa ideia devido a manutenção...) eles dão certo nos vitaras também? é a mesma adaptação ?
Vc sabe onde foi feito o flange....? ou então o procendimento / cuidados para se mandar fazer um ?
Adaptar um cardã é moleza, mas para fazer um flange tem de centralizar o motor pelo eixo piloto certo? e naum consigo imaginar como tirar um molde para fazer a peça sem erros...
só imagino uma chapa cortada com furação dos dois lados.... mas isso naum obrigaria a mexer no eixo piloto pois ele ficaria curto ?
Sem uma caixa seca fundida (como a da Deep Tec) sob medida só penso em gambiarras :evil: ...
[]s intrigados te enchendo de perguntas...
Pessoal,
Gostaria de dar meu testemunho à respeito do AP.
......
Havia adaptado o eixo piloto (sai da caixa Suzuki e entra na embreagem AP) através de uma solda com um pino no centro, mas quebrou. Depois disso peguei outro eixo piloto do AP e apontei as extremidades do AP e do Suzuki, como um lápis, soldei, centrei no torno e preenchi com solda os espaços. Depois disso sem problemas;
[ ]s
Vc usou que flange? Foi o da Deep Tec?
Se foi, por que naum usou a bucha que vem para o flange conforme postado acima ?
[]s
Leonardo Dic
27/11/2005, 19:16
Só por curiosidade, não dá pra usar o motor e cambio da S10 2.2 ? Quando andei em uma achei a primeira curta e a segunda também não é longa. Aí poderia esquecer esse negócio de flange.
Abraço
Alexandre X
27/11/2005, 20:02
Só por curiosidade, não dá pra usar o motor e cambio da S10 2.2 ? Quando andei em uma achei a primeira curta e a segunda também não é longa. Aí poderia esquecer esse negócio de flange.
Abraço
E vai ligar o cambio da S10 na tcase do Vitara como?
Alexandre X
27/11/2005, 20:14
ALEXANDRE
Também sou um sério candidato a trocar o motor de uma das minhas viaturas... penso muito nos GM 2.2 pois me parecem mais robustos, já os 2.4 naum conheço mas seria bem vindo um comparativo....
GM 2.4 (C24SE) - 128cv @ 4800rpm / 21,9kgfm @ 2600rpm
GM 2.2 (C22E) - 113cv @ 4800rpm / 19,2kgfm @ 2800rpm
Quanto a citação acima....
Vc sabe se os 2.0 são muito motor para a resto da transmissão dos VITARAS 5p ou SIDEKICKS, fora o fucinho do diferencial dianteiro é claro....?
Pouca massa crítica para poder afirmar...
No meu caso estarei usando uma caixa automática que é usada num carro com 180cv e uma tcase de toyota que aguenta rindo o que você não aguenta chorando :mrgreen:
Se tivermos de trocar o câmbio por um de chevette (o que me parece boa ideia devido a manutenção...) eles dão certo nos vitaras também? é a mesma adaptação ?
O cambio do Samurai tem uma flange onde através de um cardã é feita a ligação com a tcase. O chevette tinha tração traseira através de um cardan que saia do cambio. Então basta ajustar o cardanzino e esta feito. No caso do vitara pode ser muito mais complicada pq a tcase não é divorciada.
O mais simples é o que o Rafael está querendo fazer no Vitara... usar a tcase do Samurai.
Vc sabe onde foi feito o flange....? ou então o procendimento / cuidados para se mandar fazer um ?
Adaptar um cardã é moleza, mas para fazer um flange tem de centralizar o motor pelo eixo piloto certo? e naum consigo imaginar como tirar um molde para fazer a peça sem erros...
só imagino uma chapa cortada com furação dos dois lados.... mas isso naum obrigaria a mexer no eixo piloto pois ele ficaria curto ?
Sem uma caixa seca fundida (como a da Deep Tec) sob medida só penso em gambiarras :evil: ...
Sim essa ligação tem que ser feita com critério. No QT01 a primeira tentativa de ligar 2 tcase foi um desastre... um pequeno desalinhamento
e comeu as engrenagens da tcase primária...
2.2 X 2.4 GM...
Mais torque com menos RPM no 2.4 .... esse é o caminho... :mrgreen:
No meu caso estarei usando uma caixa automática que é usada num carro com 180cv e uma tcase de toyota que aguenta rindo o que você não aguenta chorando
mau sapão.... num precisa pisotear tanto nos mortais que só tem o conjunto original....
pelo menos por Hora.... :mrgreen:
O cambio do Samurai tem uma flange onde através de um cardã é feita a ligação com a tcase. O chevette tinha tração traseira através de um cardan que saia do cambio. Então basta ajustar o cardanzino e esta feito. No caso do vitara pode ser muito mais complicada pq a tcase não é divorciada
agora é que caiu a ficha do porque se fala do câmbio do chevette só para samurais....
para botar num vitara teria de trocar a Tcase junto... :wink:
Sim essa ligação tem que ser feita com critério. No QT01 a primeira tentativa de ligar 2 tcase foi um desastre... um pequeno desalinhamento
e comeu as engrenagens da tcase primária...
já ví que tentar criar um flange está fora de questão....
[]s a procura de um flange pronto para os motores GM.... :mrgreen:
AÍ DEEP TEC... JÁ PESARAM EM FAZER UM FLANGE PARA MOTORES GM???!!!!
sschwarz
28/11/2005, 10:18
Vc usou que flange? Foi o da Deep Tec?
Se foi, por que naum usou a bucha que vem para o flange conforme postado acima ?
Gasoso,
Usei sim, a flange da Deep Tec, mas na minha não veio essa tal bucha, acho que naquela época ainda não fazia parte do kit.
Como já havia adaptado o eixo piloto na hora de montar, detonei a ponta de Suzuki e quando quebrou, se fosse usar essa bucha, teria que comprar outro eixo piloto do Suzuki, daí sairia mais caro.
Achai um eixo piloto de AP no ferro-velho, ¨de grátis¨, então, foi muito mais barato fazer essa nova adaptação.
Já ví várias pessoas que fizeram assim falando que nunca mais deu problema. Eu mesmo, já forcei horrores depois de soldar de maneira ¨descente¨ e não tem nem sinais de trinca ou coisa parecida, mas se agora a capa seca vem com bucha, melhor ainda, é um problema a menos na hora de montar.
[ ]s
andre veiga
28/11/2005, 14:13
Também já tinha pensado nisso, numa viatura beeem + leve ainda ficaria melhor que na s10 com 1700 kg, mas e a Tcase? qual ficaria + facil de adaptar?
A da s10 original ? deve ser muito cara!
Leonardo Dic
28/11/2005, 20:29
Leonardo Dic escreveu:
Abraço
E vai ligar o cambio da S10 na tcase do Vitara como?
Ops :parede: ; desculpem, pensei a a tcase do vitara fosse igual a do samurai. Mas no caso não dá para usar a do samurai ?
A da S10 acho que não dá pois o cambio das 4x4 é diferente da 2.2 e 2.4.
Abraço
sschwarz,
Realmente vc teve um bom motivo.... agora entendi....
All,
Estou começando a pensar em motor de s10 com câmbio de s10 e Tcase de "alguma coisa" conforme o que estiver disponível nas sucatas.... :mrgreen:
Só tenho a ligeira impressão que a alavanca da Tcase vai acabar ficando por trás do freio de mão :shock: :mrgreen: :lol:
.... se naum me falha a memória o câmbio da S10 é e n o r m e...
Vou investigar se encontro algo nas sucatas ou oficinas para medir e depois posto as medidas... mas se alguem tiver uma S10 de bobeira em casa a ajuda será bem vinda...
Alexandre X
28/11/2005, 23:14
.... se naum me falha a memória o câmbio da S10 é e n o r m e...
Exato o cambio da S10 é enorme e o vitara e o samurai são curtos :mrgreen: por isso o cambio do chevette.
Herbert Lima
20/02/2007, 15:51
Exato o cambio da S10 é enorme e o vitara e o samurai são curtos :mrgreen: por isso o cambio do chevette.
Estou interessado em trocar o meu motor a diesel por um desses gm 2.4, talvez inclusive com turbo. Porém creio que vai ficar com o câmbio frágil...
Vc esta usando em seu Samurai???
Herbert Lima
20/02/2007, 15:54
Estou interessado em trocar o meu motor a diesel por um desses gm 2.4, talvez inclusive com turbo. Porém creio que vai ficar com o câmbio frágil...
Vc esta usando em seu Samurai???
O meu motor é bom porém não tem giro e nem muita força...
Com as alterações de diferenciais que estou fazendo acho que ficará fraco com a motorização a diesel que uso...
Abraços...