Ver Versão Completa : Usando a reduzida + 4x4 no asfalto !
Já li varia msg sobre os riscos do uso da 4x4+reduzida fora da terra ou lama. Mas estou com o seguinte dilema :
Preciso rebocar uma careta com carga ( pedras ) saindo de uma ladeira ingreme em piso de paralepipedo bem aspero.
Tenho o cambio 3m original.
Sem reduzida , que só funciona c/ 4x4 acionada , não puxa ...
Como tirar proveito da reduzida em piso aspero sem danificar o conjunto ?
O que faço ????
[]´s
Valmor
Ronaldo B.
15/11/2005, 20:46
Valmor,
Eu não usaria o meu Cj para fazer esse tipo de trabalho, ainda mais em paralelepipedo, asfalto ou qualquer outro piso onde haja muita aderência. Você pode ter a sorte de até usar algumas vezes e não ter problemas aparentes mas o uso constante vai gerar um desgaste acentuado nos componentes envolvidos, e na hora que você abrir o câmbio ou a T-case ou for simplesmente trocar o óleo do câmbio você vai perceber as consequências.
[]´s
Marcos Ojeda
15/11/2005, 21:04
duas opções, use o reduzido mas deixe as rodas-livre aberta, se não der para fazer isso, por falta de tração, abra as rodas livre somente quando for fazer manobras.
duas opções, use o reduzido mas deixe as rodas-livre aberta, se não der para fazer isso, por falta de tração, abra as rodas livre somente quando for fazer manobras.
Reduzida + R.Livre aberta: Estou certo que vai "puxar" a carreta mas qual o risco ???
Não vai forcar demais o diferencial traseiro ????
[]´s
Valmor
Marcos Ojeda
15/11/2005, 21:45
nenhum, qual o diamentro de seus pneus, até 33 num vai quebrar nada. mais que 33 ai pode quebrar semi-eixos. Se não der trancos, não quebra nada.
nenhum, qual o diamentro de seus pneus, até 33 num vai quebrar nada. mais que 33 ai pode quebrar semi-eixos. Se não der trancos, não quebra nada.
fate 7.50x16...
Marcos Ojeda
15/11/2005, 21:54
31 pol, é só alegria hehe :concordo:
Sem querer fugir muito do tema do tópico mas...
Eu quando chego em casa (apartamento) após as 22h, uso a reduzida pra subir a ladeira do estacionamento. (4x2 LOW).. claro que, bem de leve.. soh pra não acordar o pessoal nem ouvir mais reclamações...
Tem algum problema fazer isso?
abraço
Marcos Ojeda
15/11/2005, 22:36
Existem Jipes com diferencial central tipo Niva e Defender, por isso eles ficam 4x4 o tempo inteiro, o diferencial dosa a tração em cada eixo (dianteiro e traseiro), nossos Jipe Cj5, Band, Jpx entre outros não tem esse recurso, então estando em 4x4 a velocidade dos dois eixos é identica, vc usando o 4x4 em linha reta não tem problema nenhum, todas as rodas estão girando na mesma velocidade, mas em uma manobra que este detalhe entra, se vpce estiver virando para a esquerda a velocidade da roda dianteira direita e bem maior que a traseira direita, isso faz as duas andarem na mesma velocidade forçando, semi-eixos, cardã, cx cambio, caixa de transferencia, isso em terreno com alto poder de aderencia, os diferenciais dianteiro e traseiro diminuem o esforço mas ele existe, então é bom evitar andar em 4x4 tanto normal ou com reduzido em lugar de muita aderencia.
Marcos ET
16/11/2005, 00:47
... uso a reduzida pra subir a ladeira do estacionamento. (4x2 LOW).. claro que, bem de leve.. soh pra não acordar o pessoal nem ouvir mais reclamações...
Tem algum problema fazer isso?
abraço
Henanh, blza?
Cara, tem alguns anos q uso esta artimanha pra entrar em casa (pq será que nao existe jeep silencioso???) e até hj nao tive problemas, vc nao esta forçando nada, a prova disso é q vc nem tem q usar muito o acelerador pra entrar com o jeep nao é? entao... DESDE que a roda livre esteja aberta (desligada), nao tem problema....
Reduzida + R.Livre aberta: Estou certo que vai "puxar" a carreta mas qual o risco ???
Não vai forcar demais o diferencial traseiro ????
Valmor, td certo?
Meu amigo, pensa uma coisa... você poderá puxar este peso todo na subida... vamos supor que exista algum risco de quebra ok? daih vc está no meio da ladeira e um semi-eixo quebra.... você acionará imediatamente os freios correto? e os freios que mais seguram os carros sao os dianteiros... que estarão praticamente sem aderência pois vc está em uma subidona.... daih vai você, carreta, pedras e tudo mais que encontrar ladeira abaixo...
se você tem ABSOLUTA segurança que nada vai quebrar... pode se arriscar a subir a ladeira... eu particularmente acho que nao quebrará... usei pneus 750x16 por anos e só depois de muuuuiito tempo é que tive um problema na chaveta do semi-eixo...
uma dica... quer tentar? tenha um "plano B" para freiar o jeep se alguma coisa ocorrer fora do previsto..... pois acho q os freios dianteiros nao vao segurar....
boa sorte!
ah! lembre-se de que, com as rodas dianteiras travadas e o jeep escorregando, vc fica sem direção também!
Se vai subir em linha reta o certo é usar a reduzida em 4x4, pois assim não tem risco de quebrar nada.
Para fazer curva o problema é outro.
Uma coisa que pode ajudar muito é um bloqueio de diferencial traseiro.
Isso é normal em situaçôes de reboque.
Fabio Cortez
16/11/2005, 09:21
Bom dia,
Acho que num tem problema nenhum ele usar a reduzida com a rodalivre aberta. Já precisei fazer isso num tive nenhum problema, inclusive em curvas.
sds,
DougBRSP
16/11/2005, 09:45
Não sei o peso disso que vc pretende carregar, mas antigamente o aeroporto de Congonhas usava CJ's para "manobrar" os aviões, levá-los pra lá e pra cá, se bem que era tudo feito em terreno plano, mas um avião tipo o Electra devia pesar qto?
[]s
Carlos ZN
16/11/2005, 10:17
Olá Amigos,
Sou Alemão tenho genética de loira :parede: :parede: :parede: :parede:
Gostaria de saber:
Sei o que não pode no asfalto, mas em condições severas na trilha subidas de cascalhos ou pura lama pode, ai vem a pergunta :?: :?: :?: :?:
Estas condições não são mais severas que o asfalto lisinho?
A força nestas condições não é maior para o conjunto?
As curvas para sair das valas das trilhas?
Em trilhas o coitado do Jeep sofre pacas, gostaria de saber esta equação red.x 4x4 x trilha x asfalto ??
Obrigado
É que na lama o pneu patina para compensar a diferença entre a roda dianteira e a traseira e no asfalto é mais dificil patinar. Prova disso são os estalos que vc vai ouvir usando o 4x4 no asfalto, já na lama isso não acontece. Só isso... o negocio é simples assim mesmo.
JOSE CANDIDO
22/11/2005, 16:44
Bom, ate onde eu sei, so nao podemos usar o 4x4 se vamos fazer CURVAS no asfalto seco e muito aderente ... é o fato de forçar nas curvas que vai estragar a relacao ... mas, subir reto, mesmo no asfalto, nunca ouvi falar de ter problema ... é obvio que , se forçar demais pra tracionar, pode quebrar algo ... mas dai, vai ser igual se saltarmos e cairmos batendo as rodas em alta rotacao... mas nao pelo fato de estar em 4x4 no asfalto ...
abs
Lucianom38a1
22/11/2005, 22:05
Devemos também nos atentar ao desgaste natural dos pneus.
No asfalto, andamos quase que 100% do tempo em 4x2. Isso implica em um desgaste maior dos pneus do eixo traseiro.
Se não for feito o rodízio regularmente, os pneus traseiros ficarão com um diâmetro menor, o que significa que as rodas deste eixo terão uma velocidade angular maior.
Ou seja mesmo andando em linha reta em 4x4 blocado, se os pneus estiverem nesta condição, o sistema será forçado da mesma maneira de quando se faz uma curva. Uma das rodas/eixo terá que compensar continuamente a diferença de rotação.
Posso estar errado, mas acho que no Willys até que é simples detectar isso. Ande com o veículo em 4x4 e depois desengate a tração. Se a alavanca da tração estiver com seu movimento duro, significa que o sistema está "com carga".
Falei besteira :?: :?:
[]´s
JOSE CANDIDO
23/11/2005, 14:36
Falei besteira
FAlou besteira nao meu velho, é isso mesmo !!! Se sua alavanca " encavala" pra sair, é pq o sistema (pode) estar sendo forçado ....... quem tiver com a alavanca saindo facinho, esperimenta colocar um pneu diferente, o estepe por exemplo, e desengatar a 4x4 pra ver como ela vai encavalar ....
Abs,
Fernando.cesar
01/12/2005, 17:23
Pessoal, aproveitando o tópico me surgiu a dúvida: a garagem do meu prédio tem uma curva acentuada na rampa de subida para sair para a rua. Como é muito apertado, tenho duas opções: queimar a embreagem e subir com meia embreagem para conseguir fazer a curva (reduzi bastante a vida útil da embreagem de 2 blazers 4x2 fazendo isso) ou subir bem lentamente em 4x4 reduzida. Dessa forma não preciso usar o pedal da embreagem para controlar a velocidade de subida.
Tenho subido em 4x4 low essa rampa há mais de 2 anos. O trajeto total é de cerca de 20m (uns 10m de curva), e feito praticamente sem acelerar, mas a curva é acentuada. Posso quebrar algum componente do sistema de tração fazendo isso? Tenho uma Hilux 2003 CD.
Desculpe o texto longo e a intromissão no tópico do colega.
Abraços..... :D
Se tiver roda livre vai de reduzida mas só com tração traseira neste caso.
Uma defender pode andar em reduzida sem bloquear o diferencial central para estes casos.
Na rodovia dos Tamoios é muito comum no trecho de serra (13km) vc pegar chuva fina e serração somando isso ao asfalto novo (liso!!!) várias vezes precisei usar 4X4 na Hilux andando em 3ª (60-70km/h).
A viatura se transforma aquelas curvas que só de triscar o pé no acelerador já patinava fazia como se estivesse num trilho.
Só que a condução muda um pouco como quem manda nessa situação é a tração dianteira vc tem que acelerar no meio da curva para "firmar " a viatura.
PS: Como o inicio da Tamoios é um trecho de baixa velocidade (máx 90-100km/h) já deixava a R.L acionada andando com o vulgo "queixo duro".
Igual a Cherokee do Wallace 8) 8)
Acho que você esta andando muito rápido... para a situação.
Fernando.cesar
02/12/2005, 12:59
Wallace, não tem roda livre: é AAD. Você acha que pode prejudicar? Obrigado
Eu acho que pode prejudicar sim, eu não faria isso.
JOSE CANDIDO
05/12/2005, 12:54
é, sem roda livre, num faz nao, que vai quebrar tudo ..... :cry:
abs