Ver Versão Completa : Roda Livre AVM : Como lubrificar/engraxar ???
Desmontando a RODA LIVRE para vberificar os rolamentos , constatei apos remover as 2 carcaças ( se que é este o nome das peças ..) que apesar de estar funcionando perfeitamente , estava completamente "seca" com pouquissima graxa .
Minhas duvidas são :
- como e quando lubrificar/engraxar esta peça ( roda livre AVM ) ?
- qual lubrificante usar ?
- ao separar o conjunto "tampa -anel-mola" do corpo principal verifiquei tbem que ha um anel de vedação( retentor ) bem fino. Onde encontro esta peça pra reposição ?
[]´s
Valmor
Ronaldo B.
15/11/2005, 21:02
Valmor,
Eu costumo usar graxa comum para lubrificar a roda livre, porém não use em excesso.
Existe um kit de manutenção da própria AVM, acho que é isso que você precisa, dá uma olhada no link da AVM:
http://www.avm.com.br/products2.htm
[]´s
Valmor,
Eu costumo usar graxa comum para lubrificar a roda livre, porém não use em excesso.
Existe um kit de manutenção da própria AVM, acho que é isso que você precisa, dá uma olhada no link da AVM:
http://www.avm.com.br/products2.htm
[]´s
Mais uma vez obrigado , Ronaldo.
Então não tem lubrificação "automatica" mesmo .. é abrir e meter graxa ...
De quanto em quanto tempo vc faz isto ???
[]´s
Valmor
Valmor,
É isso mesmo, não tem graxeta, é abrir e meter graxa. :concordo:
Não tem uma periodicidade para isso, pois a graxa dificilmente sai de lá. É bom sempre abrir e verificar quando se pega muitos atoleiros com água. Dai o ideal é fazer uma limpeza (tirando a areia e barro), engraxar e montar. :wink:
[s] engraxados,
All :D
A AVM recomenda apenas limpar as RL's e aplicar óleo de motor mesmo (recomenda não colocar graxa).
espero ter ajudado.
[]'s 8)
complementando :
Kit reparo AVM ( p/ 2 rodas ) : jogo de parafusos , arruelas de pressao e juntas : R$45
Junta ( generica ..) : R$ 1 / unid.
pesquisado nesta semana ... 23/11/05.
[]´s
Valmor
Hudson Buck
25/11/2005, 22:03
Alguns anos atrás quando coloquei a RL manual no meu CJ segui na risca as recomendações da AVM e lubrifiquei somente com óleo, até pegar a primeira trilha com muita lama (Verde completo). Umas duas semanas depois ao abrir a RL para manutenção, tinha tanta lama lá dentro que estava detonando tudo. Após o ocorridopassei a usar graxa, sempre, numa quantidade bem dosada, nem muito nem pouco, o suficiente. Resultado: nunca mais entrou água ou lama na RL, nem em travessia longas de rio com a roda toda coberta, e a RL nunca deixou de funcionar. Eu procuro sempre seguir as recomendações dos fabricantes, mas acho que em casos de esposição extrema à lama e água, só óleo não funciona, tem que ter graxa para a água não entrar.
[ ]s.
leopoldo
26/11/2005, 00:25
O problema então é mais em baixo.
Não é suposto entrar lama, pó, terra ou água.
Se entrou a vedação está deficiente.
Pode ser a face do cubo detonada por vários anos de uso.
Pode ser por uma junta mau assentada.
Mas sobre tudo, a RL tem uma doença que bem conhecemos quando colocamos flutuante no eixo traseiro ou como eu que coloquei eixo dianteiro atrás.
Os parafusos soltam com a transmissão de torque de arranque/frenagem e além do problema de quebra dos parafusos ou mais comum o espanamento das roscas do cubo, temos vazamento de óleo ou graxa e portanto folga entre a RL e o cubo.
Uma forma de apenas diminuir o problema do eixo dianteiro é uma boa camada de Silicone não acético, tipo permatex como junta entre a RL e o cubo, o uso de prisioneiros ao invéz de parafusos além do uso de porcas parlock.
Na maioria das vêzes, só isso extende a vida da RL ...... mas só para o eixo dianteiro.
Com isso, só uma boa lubrificada com óleo de motor é o suficiente.
Afinal, protege contra os efeitos de umidade/condensação dentro do cubo, mesmo que isolado do exterior.
Hudson Buck
27/11/2005, 23:00
Veja bem Leopoldo, sempre monto as peças do Jeep com muita atenção, uso juntas de silicone ou sólidas de boa qualidade e sempre reaperto a viatura, pois rodo cerca de 400 km por semana com ela. A lama entrou pela borboleta de acionamento da RL, digo porque a lama estava concentrada no fundo (face interna da borboleta) da RL é não havia sinais de contaminação no cubo da roda. Já aconteceu igual com alguns amigos. Como disse na minha mensagem, sempre sigo as instruções de montagem dos fabricantes, mas acredito que usar só óleo funciona bem para quem não faz trilha com imersões constantes na lama. Entenda imersões como quase todo o pneu imerso.
Abraços.
leopoldo
27/11/2005, 23:20
Hudson, havia pensado que era entre o cubo e a RL.
Nesse caso, o problema é a vedação entre a botoeira e o corpo da RL ..... óbvio.
1- Remova a botoeira e veja se não esqueceram de colocar a vedação.
2- Se a vedação está lá, pode ser hora de trocar por uma nova.
3- De repente, pensar em uma modificação na vadação .... mas iso é coisa de prancheta.
Não deveria entrar lama lá, mas se está entrando, pode ser vedação falha, aliado à sucção por resfriamento.
É algo a ser analisado pois não sei se há garantia sobre isso ou se a AVM assume a troca caso haja problema
Hudson Buck
28/11/2005, 07:53
Leopoldo,
O pior de tudo é que a época a RL era praticamente nova. Realmente pode ser que tenham esquecido de colocar a vedação da botoeira. Assim que fizer manutenção no cubo vou verificar esta vedação. De qualquer maneira já faz um bom tempo que isso aconteceu e por esse motivo acho que a AVM não irá se responsabilizar.
De qualquer maneira, obrigado.
[ ]s
Hudson.