PDA

Ver Versão Completa : hilux sw4 CONSUMINDO agua



toyotero sr5
18/11/2013, 12:47
Blz galera

Mais uma vez estou tendo a infelicidade de estar com defeito no motor 1ktz. Apòs a troca do cabeçote à 1 ano e meio atrás feito pelo um pessímo profissional que o substituiu e náo resolvendo o problema de aquecimento retirou a valvula termostatica sem meu conhecimento e o motor trabalhou 3 meses "frio" até que ferveu novamente, troquei o radiador pedindo para o meca que colocasse o radiador 10 litros e termostatica original e o infeliz botou um novo mas como não acompanhei quantos litros foram colocados de fluido e agua achei que fosse o 10 litros mas era o original que é o grande vilão desse motor o famoso 7 litros.Andei mais 1 ano e pouco e agora começou a sumir a agua do reservatorio de expansão pensei que fosse alguma mangueira e tal mas não tem vazamento visivel o carro esta funcionando normal e não tem fumaça branca ao ligar mas some agua. Levei em outro mecanico especializado em toyota abrimos a tampa do radiador com o motor ligado e após acelerar um pouco começou a sair bolhas de ar e o liquido de arrefecimento parecia ferver saindo ate uma espuma do aditivo :shock:. Estou torcendo para que tenha ido somente a junta pro pau sera? Po o pior é que sou muito cuidadoso com minha sw4 sempre fazendo as manutençoes e tal mas sofremos tambem com pessimos profissionais!!! Estou um pouco desanimado mas vou levar a viatura no meca amanha para abrir e resolver colocando o radiador maior pois mesmo se eu vender a viatura não desejo que o futuro comprador passe por isso porque é realmente muto triste.

Agradeço a opinião de todos
abraços

guilhermeabreu
18/11/2013, 13:30
TOYOTERO SR5

Infelizmente tudo deva ser o cabeçote empenado ou trincado .

É por estas e por outras que venho falando que NÃO FAÇO MAIS MOTOR nestes carros , desisti , a gente faz de tudo troca tudo e o resultado final não é correspondente ao que gastamos .

Tenho um amigo que estive hoje com ele , ele tem uma SW4 98 toda original inclusive o motor , e começou a sumir um pouco de água , dentro da cidade andando 200km some 250 ml de água ele esta chateado , já foi no meca que fez o teste da pressão no radiador e não baixa nada na pressão e o carro consome estes míseros 250ml a cada 200km e não era assim e nunca deu esquente , inclusive ele colocou o TERMÔMETRO RACETRONIX e o motor trabalha na temperatura entre 76ºC a 80ºC , tudo ok menos o sumiço da água , ele esta inconformado .

É um dilema a ser decifrado , sugeri a ele de usar o carro assim e ficar de eolho na temperatura .

Mas no seu caso é diferente , pois já foi feito serviço e serviço mal feito , é uma merda , minha sugestão é vc trocar de carro e vender como esta e falar para o comprador , com isto terá um desconto no preço e deixa o novo dono decidir o que fazer para resolver . Pq vc acaba gastando gastando , gastando e vai lá mais de 10 paus e o carro contiuna sumindo água aí vc vai investir uma grana alta e ficar com o mesmo carro problemático .

NÃO SOFREREI MAIS COM ISTO , ESTOU AGORA COM A SW4 2008 MUITO SATISFEITO , mas se um dia ela começar com esta lenga lenga , vendo mais barato e compro outra , vendi a SW4 2002 com motor espetacular , usei ela 01 ano rodei 22.000km e não completei nem um ml de água .

Amigo TOYOTERO , já passei por isto e imagino o que vc estreja sentindo , É UMA MERDA .

Abraço triste .

dorderf
18/11/2013, 13:58
Amigo Toyoteiro, acredito piamente ser bronca de quem não soube instalar... Já fiz meu motor inteiro a mais de 1 ano, com troca de cabeçote inclusive. Não baixa 1 ml. Mas se começasse a baixar, acho que não teria mais paciência e partiria pra outro carro.

toyotero sr5
18/11/2013, 14:46
Sábias palavras amigos guilherme abreu e dorderf!!!

O que está me intrigando é o fato do carro estar perfeito pega no estalo, não tem fumaça branca na partida nem depois mas está consumindo agua se estivesse com vazamento perderia a pressão no sistema de arrefecimento correto? quando saio com o carro completo o nivel da agua e quando chego o reservatorio de expansão esta no nivel mais quando o motor esfria puxa a agua para dentro do radiador. Realmente minha situação financeira nesse momento não me permite mais gastos com cabeçote radiador e tal pois ja troquei esses itens coloquei do melhor e o problema se repetiu muito triste mesmo .
Moro em florianopólis e é uma cidade precaria em relação a peças e profissionais honestos e competentes, penso em abrir o motor ver o que aconteceu arrumar e vender pois preciso do carro até a venda dele.Fico muito chateado pois sou apaixonado por esse carro maravilhoso mas faze o que né

abraço a todos

dorderf
18/11/2013, 15:00
Sábias palavras amigos guilherme abreu e dorderf!!!

O que está me intrigando é o fato do carro estar perfeito pega no estalo, não tem fumaça branca na partida nem depois mas está consumindo agua se estivesse com vazamento perderia a pressão no sistema de arrefecimento correto? quando saio com o carro completo o nivel da agua e quando chego o reservatorio de expansão esta no nivel mais quando o motor esfria puxa a agua para dentro do radiador. Realmente minha situação financeira nesse momento não me permite mais gastos com cabeçote radiador e tal pois ja troquei esses itens coloquei do melhor e o problema se repetiu muito triste mesmo .
Moro em florianopólis e é uma cidade precaria em relação a peças e profissionais honestos e competentes, penso em abrir o motor ver o que aconteceu arrumar e vender pois preciso do carro até a venda dele.Fico muito chateado pois sou apaixonado por esse carro maravilhoso mas faze o que né

abraço a todos

Vc só trocou o cabeçote? Na época que fiz o motor do carro terminei fazendo tudo, troca do cabeçote, motor, arrumei a turbina e a bomba injetora. A primeira vez a retífica fez merda. A segunda o mecânico mandou o bloco pra uma retífica MUITO boa e o carro não consome 1 ml de água e nem óleo.

Acredito que sim, que todo e qualquer carro pode ter o motor feito, mas por gente capacitada, respeitando os torques necessários em cada peça. Se não for assim, mais cedo ou mais tarde vai dar m...

Se meu carro desse mais uma vez uma bronca dessas, eu partiria pra uma SW V6 ou uma CR-V.

F. Oliveira
18/11/2013, 15:19
"Se meu carro desse mais uma vez uma bronca dessas, eu partiria pra uma SW V6 ou uma CR-V."

Duvido!!! kkkkkkkkkk...vc casou com sua SW4...vc a ama!!!

dorderf
18/11/2013, 16:09
"Se meu carro desse mais uma vez uma bronca dessas, eu partiria pra uma SW V6 ou uma CR-V."

Duvido!!! kkkkkkkkkk...vc casou com sua SW4...vc a ama!!!

Mas é como se ela tivesse me traindo, e corno jamais! kkkkkkkkkkkkkkk

F. Oliveira
18/11/2013, 16:51
Mas é como se ela tivesse me traindo, e corno jamais! kkkkkkkkkkkkkkk

V6 gasola das mais novas?

dorderf
18/11/2013, 17:26
V6 gasola das mais novas?

Carro novo é pra quem é rico feito Dr. Guilherme. Ficaria pra lá de satisfeito com uma 2000-2001! Embora o treme-treme do carro a diesel me apaixona!

sandro_ventania
18/11/2013, 17:32
TOYOTERO SR5

Infelizmente tudo deva ser o cabeçote empenado ou trincado .

É por estas e por outras que venho falando que NÃO FAÇO MAIS MOTOR nestes carros , desisti , a gente faz de tudo troca tudo e o resultado final não é correspondente ao que gastamos .

Tenho um amigo que estive hoje com ele , ele tem uma SW4 98 toda original inclusive o motor , e começou a sumir um pouco de água , dentro da cidade andando 200km some 250 ml de água ele esta chateado , já foi no meca que fez o teste da pressão no radiador e não baixa nada na pressão e o carro consome estes míseros 250ml a cada 200km e não era assim e nunca deu esquente , inclusive ele colocou o TERMÔMETRO RACETRONIX e o motor trabalha na temperatura entre 76ºC a 80ºC , tudo ok menos o sumiço da água , ele esta inconformado .

É um dilema a ser decifrado , sugeri a ele de usar o carro assim e ficar de eolho na temperatura .

Mas no seu caso é diferente , pois já foi feito serviço e serviço mal feito , é uma merda , minha sugestão é vc trocar de carro e vender como esta e falar para o comprador , com isto terá um desconto no preço e deixa o novo dono decidir o que fazer para resolver . Pq vc acaba gastando gastando , gastando e vai lá mais de 10 paus e o carro contiuna sumindo água aí vc vai investir uma grana alta e ficar com o mesmo carro problemático .

NÃO SOFREREI MAIS COM ISTO , ESTOU AGORA COM A SW4 2008 MUITO SATISFEITO , mas se um dia ela começar com esta lenga lenga , vendo mais barato e compro outra , vendi a SW4 2002 com motor espetacular , usei ela 01 ano rodei 22.000km e não completei nem um ml de água .

Amigo TOYOTERO , já passei por isto e imagino o que vc estreja sentindo , É UMA MERDA .

Abraço triste .


Olá amigos,

Eu já passei por alguns sustos com esse negócio de água...
Quando comprei, o carro também estava consumindo água, apesar de tudo normal no funcionamento. Comecei a investigar e descobri que o dreno que fica na parte de baixo do radiador pingava quando o sistema pegava pressão, motor frio e em casa, nada pingava...descobri chegando em casa e correndo pra baixo do carro pra examinar...descobri! Resolvi com uma simples fita teflon.
A mais ou menos 1 mês começou de novo a sumir água...fiquei doido, pensando o pior...fui ver o dreno e não era ele dessa vez!
Pesquisa daqui, pesquisa delá...descobri que o gargalo do radiador trincou uma solda, solda estanho, nem prata era...e acontecia a mesma coisa, esquentava pegava pressão começava a vazar...água quente evaporava rápido quase sem deixar vestigio.
Retirei o radiador, refiz a solda e pronto resolvido!!!
Guilherme manda seu amigo pesquisar esses pequenos detalhes!! Tem que dar uma de detetive mesmo !!
Toyotero...seu problema é o meccanico...arruma um bom, nem que seja em outra cidade!

dorderf
18/11/2013, 17:38
Mas Sandro, os sintomas do nosso colega são de cabeçote trincado...

Mas de qualquer forma, é bom começar pelo mais simples.

sandro_ventania
18/11/2013, 18:02
Oi Dorderf...sim é verdade, trincada ou junta queimada!
Mas note que a minha resposta foi em cima da citação do Guilherme, que tem um colega dele em situação diferente...vivenciando o que já vivi...nota lá!

dorderf
18/11/2013, 18:17
Oi Dorderf...sim é verdade, trincada ou junta queimada!
Mas note que a minha resposta foi em cima da citação do Guilherme, que tem um colega dele em situação diferente...vivenciando o que já vivi...nota lá!

Nesses cabeçotes de alumínio acho mais fácil ele trincar que a junta queimar... De qualquer forma, eu realmente tentaria o mais simples.

Certa vez ia trocar o acoplamento viscoso achando que não estava mais eficiente, mas quando foi lavado o radiador parecia que eu tinha feito um transplante de pulmão no carro! Não precisei comprar o acoplamento.

De qualquer forma, se mexer no radiador não resolver, o colega tem que tirar esse cabeçote fora o mais rapidamente possível pra que a água não comece a ir pro motor.

guilhermeabreu
18/11/2013, 19:43
Mas é como se ela tivesse me traindo, e corno jamais! kkkkkkkkkkkkkkk

Esta foi ótima estou morrendo de rir .

guilhermeabreu
18/11/2013, 19:45
Olá amigos,

Eu já passei por alguns sustos com esse negócio de água...
Quando comprei, o carro também estava consumindo água, apesar de tudo normal no funcionamento. Comecei a investigar e descobri que o dreno que fica na parte de baixo do radiador pingava quando o sistema pegava pressão, motor frio e em casa, nada pingava...descobri chegando em casa e correndo pra baixo do carro pra examinar...descobri! Resolvi com uma simples fita teflon.
A mais ou menos 1 mês começou de novo a sumir água...fiquei doido, pensando o pior...fui ver o dreno e não era ele dessa vez!
Pesquisa daqui, pesquisa delá...descobri que o gargalo do radiador trincou uma solda, solda estanho, nem prata era...e acontecia a mesma coisa, esquentava pegava pressão começava a vazar...água quente evaporava rápido quase sem deixar vestigio.
Retirei o radiador, refiz a solda e pronto resolvido!!!
Guilherme manda seu amigo pesquisar esses pequenos detalhes!! Tem que dar uma de detetive mesmo !!
Toyotero...seu problema é o meccanico...arruma um bom, nem que seja em outra cidade!

SANDRO

Bem lembrado vou falar com ele , comigo na BONEQUINHA tb aconteceu isto , pequena fissura no radiador sai água em forma de vapor e vc não vê pra onde esta indo a água .

guilhermeabreu
18/11/2013, 19:51
Sábias palavras amigos guilherme abreu e dorderf!!!

O que está me intrigando é o fato do carro estar perfeito pega no estalo, não tem fumaça branca na partida nem depois mas está consumindo agua se estivesse com vazamento perderia a pressão no sistema de arrefecimento correto? quando saio com o carro completo o nivel da agua e quando chego o reservatorio de expansão esta no nivel mais quando o motor esfria puxa a agua para dentro do radiador. Realmente minha situação financeira nesse momento não me permite mais gastos com cabeçote radiador e tal pois ja troquei esses itens coloquei do melhor e o problema se repetiu muito triste mesmo .
Moro em florianopólis e é uma cidade precaria em relação a peças e profissionais honestos e competentes, penso em abrir o motor ver o que aconteceu arrumar e vender pois preciso do carro até a venda dele.Fico muito chateado pois sou apaixonado por esse carro maravilhoso mas faze o que né

abraço a todos

Amigo TOYOTERO

Eu no máximo trocaria APENAS a junta do cabeçote e nada mais , NÃO ABRIRIA O MOTOR pq abrindo vai ter que trocar um monte de coisinhas e vai puxando $$$$$$$$ despesas extras .

Pelo seu relato deve estar passando água pela junta ou pela trinca do cabeçote , se for só junta queimada , resolve só em trocar e pouco investimento , como o carro esta funcionando 100% e apenas com este sumiço de água não acho que vale a pena vc abrir SÓ PARA VER .

E se trocar a junta continuar , vai andando assim mesmo e fica de olho na água e ana temperatura até vc poder$$$$$$$$$$$ trocar de carro . E como falei na ora de vender falar a realidade para o comprador e combinar preço e pronto , NÃO VALE A PENA FICAR AGONIADO POR CAUSA DE UM CARRO , MESMO SENDO AQUELE QUE VC GOSTE MUITO E QUE TE SATISFAÇA PLENAMENTE , A VIDA É MUITO CURTA PRA FICARMOS SOFRENDO POR ISTO .

Abração

guilhermeabreu
18/11/2013, 20:28
Carro novo é pra quem é rico feito Dr. Guilherme. Ficaria pra lá de satisfeito com uma 2000-2001! Embora o treme-treme do carro a diesel me apaixona!

ÉHHHHH DORDERF

Eu com 60 anos de idade trabalhando em 3 plantões de 24hs por semana e 12hs nas 2ªf e 4ªf e vc vem ainda me dizer que sou rico por ter comprado um carro 2008 ????????? TÁ DE SACANAGEM COMIGO .

Abraço

dorderf
18/11/2013, 20:40
ÉHHHHH DORDERF

Eu com 60 anos de idade trabalhando em 3 plantões de 24hs por semana e 12hs nas 2ªf e 4ªf e vc vem ainda me dizer que sou rico por ter comprado um carro 2008 ????????? TÁ DE SACANAGEM COMIGO .

Abraço

E eu perco a chance de perder as suas observações após meus comentários? kkkkkkkkk

Vc é um dos poucos médicos que conheço que não é mercenário, Dr! Admiro muito isso!

guilhermeabreu
18/11/2013, 20:55
E eu perco a chance de perder as suas observações após meus comentários? kkkkkkkkk

Vc é um dos poucos médicos que conheço que não é mercenário, Dr! Admiro muito isso!



kkkkkkkkkkkkkkkkkkk , vc é uma figuraça , mas obrigado pelos elogios , sou assim vivi assim e vou morrer assim sempre trabalhando para os desassitidos deste mundão a fora enquanto tiver lucidez e disposição trabalhar e lógico pra viajar na NOVA NAVE .

Ainda vou te conhecer pessoalmente pra tomarmos umas pingas .

Forte abraço .

toyotero sr5
18/11/2013, 21:05
Sandro ventania
Pedi para o mecanico fazer o teste do radiador primeiro para ver se está ok mas pelos sintomas que apresentou quando tiramos a tampa do radiador acredito ser cabeçote ou junta mas vamos verificar, ja aconteceu de evaporar agua quando tinha um gol a agua baixava e não se via nehum sinal do vazamento que era em um cano que passava atras do motor.

Guilherme abreu
Acho que me expressei de forma errada pois falei que iria abrir o motor rsrsrsr Me referi em tirar o cabeçote mas a parte de baixo não vou mexer não kkkkkkk Se for junta troco e bola pra frente!! E concordo com você não vale a pena ficar passando por situações dessas, a gente fica encucado e é dificil ter confiança no carro o cara sempre anda com aquela pulguinha atras da orelha kkkk

Amanha cedo o mecanico vai começar a o trabalho
vou postando as novidades

valeu abraços

guilhermeabreu
18/11/2013, 21:13
Sandro ventania
Pedi para o mecanico fazer o teste do radiador primeiro para ver se está ok mas pelos sintomas que apresentou quando tiramos a tampa do radiador acredito ser cabeçote ou junta mas vamos verificar, ja aconteceu de evaporar agua quando tinha um gol a agua baixava e não se via nehum sinal do vazamento que era em um cano que passava atras do motor.

Guilherme abreu
Acho que me expressei de forma errada pois falei que iria abrir o motor rsrsrsr Me referi em tirar o cabeçote mas a parte de baixo não vou mexer não kkkkkkk Se for junta troco e bola pra frente!! E concordo com você não vale a pena ficar passando por situações dessas, a gente fica encucado e é dificil ter confiança no carro o cara sempre anda com aquela pulguinha atras da orelha kkkk

Amanha cedo o mecanico vai começar a o trabalho
vou postando as novidades

valeu abraços


TOYOTERO

Já estou mais feliz em ver sua resposta com sorrisos , é por aí .

Abração na torcida para que seja apenas a junta queimada .

toyotero sr5
18/11/2013, 21:41
TOYOTERO

Já estou mais feliz em ver sua resposta com sorrisos , é por aí .

Abração na torcida para que seja apenas a junta queimada .

Agora já foi né guilherme não adianta chora o leite derramado kkkkkk tomara que seja a junta abração

sandro_ventania
18/11/2013, 22:21
ÉHHHHH DORDERF

Eu com 60 anos de idade trabalhando em 3 plantões de 24hs por semana e 12hs nas 2ªf e 4ªf e vc vem ainda me dizer que sou rico por ter comprado um carro 2008 ????????? TÁ DE SACANAGEM COMIGO .

Abraço


Poxa Dr...desse jeito era melhor pegar a bolsa médico do PT...dez mil dilmas para ser médico de família lá no Oiapoque...kkk!!

Glaicon
19/11/2013, 07:00
Sábias palavras amigos guilherme abreu e dorderf!!!

O que está me intrigando é o fato do carro estar perfeito pega no estalo, não tem fumaça branca na partida nem depois mas está consumindo agua se estivesse com vazamento perderia a pressão no sistema de arrefecimento correto? quando saio com o carro completo o nivel da agua e quando chego o reservatorio de expansão esta no nivel mais quando o motor esfria puxa a agua para dentro do radiador. Realmente minha situação financeira nesse momento não me permite mais gastos com cabeçote radiador e tal pois ja troquei esses itens coloquei do melhor e o problema se repetiu muito triste mesmo .
Moro em florianopólis e é uma cidade precaria em relação a peças e profissionais honestos e competentes, penso em abrir o motor ver o que aconteceu arrumar e vender pois preciso do carro até a venda dele.Fico muito chateado pois sou apaixonado por esse carro maravilhoso mas faze o que né

abraço a todos
Pela minha experiência com cabeçote trincado (tive Sportage TDi), a água não volta para o radiador, pois entra ar nele, empurrando a água para o vaso expansor.
Ou seja, se a água, volta é porque o sistema de vácuo está funcionado, expandindo e voltando.
Na minha viatura consegui localizar um pequeno vazamento no radiador, que foi consertado precariamente, voltando a vazar pouco tempo depois.
Feito novo conserto, além de não ficar bom, quebraram a mangueira de alumínio que vai do cofre do motor para o radiador de ar quente.
O ar quente vazava mais para fora do carro do quê no pé do passageiro, demorando um tempo até ser descoberto.
Final da história: radiador de água e do ar quente trocados.
Acabou essa história de baixar nível.
Sugiro inspecionar detalhadamente o carro por dentro e por baixo.:concordo:
Seguem fotos do vazamento pingando próximo da roda e dentro da caixa do ar quente, depois de desmontado o painel.

toyotero sr5
19/11/2013, 12:02
Pela minha experiência com cabeçote trincado (tive Sportage TDi), a água não volta para o radiador, pois entra ar nele, empurrando a água para o vaso expansor.
Ou seja, se a água, volta é porque o sistema de vácuo está funcionado, expandindo e voltando.
Na minha viatura consegui localizar um pequeno vazamento no radiador, que foi consertado precariamente, voltando a vazar pouco tempo depois.
Feito novo conserto, além de não ficar bom, quebraram a mangueira de alumínio que vai do cofre do motor para o radiador de ar quente.
O ar quente vazava mais para fora do carro do quê no pé do passageiro, demorando um tempo até ser descoberto.
Final da história: radiador de água e do ar quente trocados.
Acabou essa história de baixar nível.
Sugiro inspecionar detalhadamente o carro por dentro e por baixo.:concordo:
Seguem fotos do vazamento pingando próximo da roda e dentro da caixa do ar quente, depois de desmontado o painel.

Glaicon

Realmente a agua ia desaparecendo do radiador do carro e quando o motor esfriava a agua do expansor era sugada para o radiador o vacuo está funcionado!!! Há algum tempo começou aparecer agua no carpete do motorista mas nesse evento não abaixava agua do radiador :pensativo: mas o meca está verificando, tudo indica ser só junta é dificil mas pode acontecer.
O reservatorio do ar quente fica localizado no lado do passageiro correto? Vou dar uma olhada!!
Mas quando fiz o teste com a tampa do radiador aberta saiu bolhas de ar e deu uma borbulhada e saiu uma espuma do liquido de arrefecimento !! o cabeçote e radiador estão indo para o teste estou no aguardo.
Uma vez conversamos sobre mecanicos aqui em floripa e você falou que leva sua sw4 na pickup company, vou te alertar que essa oficina só tem peça paralela e cobra como se fosse original e quando levei o carro lá para fazer vum diagnostico falaram que tinha que fazer motor sem antes nem olhar :shock:. Fui indicado por um amigo que tem toyotas há muitos anos e só faz serviços na pickup da ilha na barra da lagoa o nome do meca é binho ele é bem prestativo e realmente tem varias sw4 lá para manutenção.

valeu abração

guilhermeabreu
19/11/2013, 12:54
TOYOTERO

Continuo na forte torcida pra que não seja nada demais e agora com mais esta dica do GLAICON , tem mais coisas a procurar .

Abração e aguardando notícias BOAS .

Clandio
19/11/2013, 15:15
Glaicon

Realmente a agua ia desaparecendo do radiador do carro e quando o motor esfriava a agua do expansor era sugada para o radiador o vacuo está funcionado!!! Há algum tempo começou aparecer agua no carpete do motorista mas nesse evento não abaixava agua do radiador :pensativo: mas o meca está verificando, tudo indica ser só junta é dificil mas pode acontecer.
O reservatorio do ar quente fica localizado no lado do passageiro correto? Vou dar uma olhada!!
Mas quando fiz o teste com a tampa do radiador aberta saiu bolhas de ar e deu uma borbulhada e saiu uma espuma do liquido de arrefecimento !! o cabeçote e radiador estão indo para o teste estou no aguardo.
Uma vez conversamos sobre mecanicos aqui em floripa e você falou que leva sua sw4 na pickup company, vou te alertar que essa oficina só tem peça paralela e cobra como se fosse original e quando levei o carro lá para fazer vum diagnostico falaram que tinha que fazer motor sem antes nem olhar :shock:. Fui indicado por um amigo que tem toyotas há muitos anos e só faz serviços na pickup da ilha na barra da lagoa o nome do meca é binho ele é bem prestativo e realmente tem varias sw4 lá para manutenção.

valeu abração

Toyotero

Não sei as tuas possibilidades. Na atual situação da tua VTR eu estudaria a viabilidade de levar no Tadi, colaborador aqui do fórum. Não sei que distância fica de onde tu estás. Acho que vale a pena um contato com ele.

SandroGaúcho
19/11/2013, 16:04
Toyoteiro sr5
Ja pensou em levar a tua viatura ali no Iahn Radiadores?
Ja fiz serviço la, tem em Campinas e na Palhoça,ok?

Boa Sorte

SandroGaúcho
19/11/2013, 16:10
ah... eles tiveram o cuidado de estanhar o rebite da tempa do radiador por ser um ser possivel de vazar por ali, entende?

toyotero sr5
19/11/2013, 22:29
Clandio
Minha viatura já está na oficina aqui em florianopolis, gostaria muito de ter levado a viatura la na oficina do tadi na cidade de orleans fica uns 250 km de floripa mas esta opção ficou inviável no momento.abraço

Sandro gaucho
Obrigado pela indicação vou levar o radiador lá para teste. Será que fabricam o radiador com 10 litros de capacidade? Entendi quando você falou da tampa vou verificar obrigado

Glaicon
20/11/2013, 08:03
Toyoteiro sr5
Ja pensou em levar a tua viatura ali no Iahn Radiadores?
Ja fiz serviço la, tem em Campinas e na Palhoça,ok?

Boa Sorte
Foram bem eles que quebraram o radiador do ar quente; só que na loja de Campinas, São José.
O abobado do funcionário quis retirar a mangueira de borracha para sangrar o ar do sistema.
Aí comentou: bah, como está difícil para sair essa mangueira.
Aí que eu percebi o que ele estava fazendo. Chegou a entortar o cano de alumínio que faz a conexão da mangueira ao radiador, fazendo um bico de pato.
No dia seguinte já tinha água no assoalho do passageiro.
Voltei lá para reclamar e eles disseram, sem olhar: "isso era o teu radiador do ar quente que estava podre."
Nunca mais!
A oficina do ar condicionado me chamou para ver a trincada no suporte do radiador.
Quanto à oficina Pickup Company, não tenho reclamações.
Precisa falar com o Gilson (recepcionista) ou o Paulo (dono).
O problema é o irmão do Paulo, que condenou o cabeçote de uma picape Nissan de um cliente meu, e que faria o serviço no final de semana, entregando na segunda!:discordo:
Não era nada disso. Foi só um sensor da turbina com defeito, tirando a potência.
Precisa estar junto. Senão, é um perigo!

SandroGaúcho
20/11/2013, 08:46
Fala Glaicon
Felizmente eu tive sorte entao, mas fiquei encima do serviço dos caras' foram objetivos e rapidos.
mas vou ficar ligado, valeu

r0d
20/11/2013, 10:56
Não sei se já foi dito, mas não seria interessante isolar o ar quente, fazendo aquele "bypass" nas mangueiras do cofre?

Já li em algum lugar aqui no fórum que alguém resolveu muito problema de "água sumindo", simplesmente isolando o sistema de ar quente.

dorderf
20/11/2013, 11:01
rOd, ao menos aqui em PE praticamente todas as SW4 que eu vi tem o sistema de ar quente isolado, justamente por dar muito problema de sumiço de água do radiador.

A questão que nosso amigo mora no sul do Brasil, aí é bronca!

Bem, meu carro não é uma Mercedes, mas eu comprei um assento massageador e que tem a função de aquecimento. Pode não ser a mesma coisa que um ar quente do carro, mas já ajuda.

toyotero sr5
20/11/2013, 21:36
Glaicon
O radiador foi para outra empresa para teste e a mesma presta serviço a muito tempo para o mecanico vamos ver o que vai dar.O cabeçote vou ter a resposta amanha.
Já a pickup company fique meio esperto que o paulo é liso!! Uma vez fui trocar a correia dentada e esticador lá e tinha um pequeno vazamento no retentor atras da polia da correia era só tirar o parafuso da polia e substituir mas não ele falou que teria que tirar o cabeçote comando vixxii :screwy: além que fui trocar a mangueira do ar quente aquela acima do coletor do escape e quando tiraram ai ficou vazando toda aquela agua e botaram uma bacia cheia de graxa para pingar dentro ai peguei o mecanico jogando toda aquela imundice de residuos dentro do radiador limpinho deu vontade de parti pra porrada :freaking: kkkkkk não é facil tem que estar de olho porque eles não estão nem ai. abraço

Rod
Não pretendo isolar a mangueira pois aki no inverno faz um frio danado e uso bastante o ar quente mas valeu pela dica.

Hoje passei no mecanico para ver o carro me deu um frio na barriga de ver tudo desmontado kkk
parecer do mecanico
- bomba dagua perfeita
- turbina perfeita ainda lacrada
- camisas um pouco arranhadas ele sugeriu brunir elas e trocar aneis e disse que eu teria motor para mais uns anos mas não vou fazer acho que não vale a pena pois não sei como esta a parte de baixo o que acham?
-junta estava queimada
-cabeçote estava com torque totalmente errado ''menos torque que o padrão''
- existe uns aneis de vedação que vão nas valvulas no cabeçote segundo o meca em nenhuma das válvulas tinha esse anel que tem por finalidade não deixar o oleo entrar po ali, ai explica o martelinho que eu estava escutando ate o motor esquentar bem.
-resumindo o mecanico que fez o serviço anterior fez a maior merda no meu carro fdp!! Isso que sua oficina é especilizada em 4x4 rsrsr coitado.

Meu motor baixava pouco oleo uns 250 ml a cada 5.000 km,pegava no estalo então presumo que não está tão ruim assim para mexer.
Amanha posto os resultados
abraços

guilhermeabreu
20/11/2013, 21:45
Continuamos na sua torcida TOYOTERO .

toyotero sr5
20/11/2013, 22:08
Continuamos na sua torcida TOYOTERO .

Valeu Guilherme e ao pessoal !!! Agora vai!! kkkkk :concordo:

OliverThies
20/11/2013, 22:08
Mecânico é foca....por mais que algumas vezes a gente saiba que o bicho tá enrolando não tem muito o que fazer...é acreditar e ver no que dá...
Sorte para você!

Glaicon
21/11/2013, 06:44
Não sei se já foi dito, mas não seria interessante isolar o ar quente, fazendo aquele "bypass" nas mangueiras do cofre?

Já li em algum lugar aqui no fórum que alguém resolveu muito problema de "água sumindo", simplesmente isolando o sistema de ar quente.
Rodrigo, olha aonde eu coloco a minha viatura.
E ano que vem farei tudo novamente.
Já pensou sem ter o ar quente?:mrgreen:

toyotero sr5
21/11/2013, 15:36
Rodrigo, olha aonde eu coloco a minha viatura.
E ano que vem farei tudo novamente.
Já pensou sem ter o ar quente?:mrgreen:

Glaicon
Já tinha visto esta foto acho que no topico fotos de hilux, parabens pela viagem e sua viatura!! A foto ficou muito legal o perigo é perder ela na neve pois ta tudo branco ai kkkkk e imagine sem ar quente ai hipotermia na certa kkkkk valeu abraço

Rodrigo Casagranda - não consigo mudar o apelido toyotero sr5 kkkkk

sandro_ventania
21/11/2013, 21:34
Glaicon
O radiador foi para outra empresa para teste e a mesma presta serviço a muito tempo para o mecanico vamos ver o que vai dar.O cabeçote vou ter a resposta amanha.
Já a pickup company fique meio esperto que o paulo é liso!! Uma vez fui trocar a correia dentada e esticador lá e tinha um pequeno vazamento no retentor atras da polia da correia era só tirar o parafuso da polia e substituir mas não ele falou que teria que tirar o cabeçote comando vixxii :screwy: além que fui trocar a mangueira do ar quente aquela acima do coletor do escape e quando tiraram ai ficou vazando toda aquela agua e botaram uma bacia cheia de graxa para pingar dentro ai peguei o mecanico jogando toda aquela imundice de residuos dentro do radiador limpinho deu vontade de parti pra porrada :freaking: kkkkkk não é facil tem que estar de olho porque eles não estão nem ai. abraço

Rod
Não pretendo isolar a mangueira pois aki no inverno faz um frio danado e uso bastante o ar quente mas valeu pela dica.

Hoje passei no mecanico para ver o carro me deu um frio na barriga de ver tudo desmontado kkk
parecer do mecanico
- bomba dagua perfeita
- turbina perfeita ainda lacrada
- camisas um pouco arranhadas ele sugeriu brunir elas e trocar aneis e disse que eu teria motor para mais uns anos mas não vou fazer acho que não vale a pena pois não sei como esta a parte de baixo o que acham?
-junta estava queimada
-cabeçote estava com torque totalmente errado ''menos torque que o padrão''
- existe uns aneis de vedação que vão nas valvulas no cabeçote segundo o meca em nenhuma das válvulas tinha esse anel que tem por finalidade não deixar o oleo entrar po ali, ai explica o martelinho que eu estava escutando ate o motor esquentar bem.
-resumindo o mecanico que fez o serviço anterior fez a maior merda no meu carro fdp!! Isso que sua oficina é especilizada em 4x4 rsrsr coitado.

Meu motor baixava pouco oleo uns 250 ml a cada 5.000 km,pegava no estalo então presumo que não está tão ruim assim para mexer.
Amanha posto os resultados
abraços


Teu carro vai ficar jóia!
Eu também não mandava brunir nada não.
Parece que esse mecânico aí é um pouquinho melhor, pelo menos ele parece usar torquímetro...he he he.

Glaicon
22/11/2013, 07:02
Glaicon
A foto ficou muito legal o perigo é perder ela na neve pois ta tudo branco ai kkkkk
Aconteceu mais ou menos isso.
Tente achar agora.:mrgreen:

toyotero sr5
22/11/2013, 12:21
Sandro
Vai ficar show sim !! È realmente este mecanico me passou mais confiança, foi mais técnico e foi o único que até hoje se pronunciou sobre os radiadores 10 litros e toda essa história.abraço

Glaicon
Cara agora ficou dificil heim só apertando o botão do alarme kkkkkkk O bom que nessa temperatura problema de aquecimento no motor ninguem vai ter kkkkkkkkk:concordo: abração vamos marcar uma lá no moçambique!!

dorderf
22/11/2013, 12:33
Sandro
Vai ficar show sim !! È realmente este mecanico me passou mais confiança, foi mais técnico e foi o único que até hoje se pronunciou sobre os radiadores 10 litros e toda essa história.abraço

Glaicon
Cara agora ficou dificil heim só apertando o botão do alarme kkkkkkk O bom que nessa temperatura problema de aquecimento no motor ninguem vai ter kkkkkkkkk:concordo: abração vamos marcar uma lá no moçambique!!

Morar num lugar desses é como ter um intercooler natural!

Glaicon
23/11/2013, 08:01
Morar num lugar desses é como ter um intercooler natural!
Com certeza.
Veja o gelo na foto do meu avatar.:concordo:

toyotero sr5
28/11/2013, 15:05
Blz galera

Peguei hoje de manha a viatura e estou rodando mas até agora tudo bem não baixa mais agua mas estou de olho analizando! O cabeçote voltou do teste e NÂO apresentava trincas apenas um pequeno empeno mas a retifica garantiu que não haveria problemas para montar o mesmo. O radiador foi testado e estava ok! O mecânico montou o motor hoje esta funcionando perfeito so que agora está soltando uma fumaçeira preta ao acelerar segundo o mecânico tem um bico que não está legal e teria que tirar eles e mandar para teste e ver se tem como regular isso procede? Esse sintoma é de bico injetor ruim? Ela esta pegando no estalo como antes mas fumaceia e parece que está um pouquinho mais fraquinha!! pode ser o diesel não queimado será ?? Fora isso está muito boa normal!! Retirei ela do mecanico pois precisava do carro e teria algum problema andar com ela fumaçando? abraços

TCHEIGOR
28/11/2013, 20:40
Blz galera

Peguei hoje de manha a viatura e estou rodando mas até agora tudo bem não baixa mais agua mas estou de olho analizando! O cabeçote voltou do teste e NÂO apresentava trincas apenas um pequeno empeno mas a retifica garantiu que não haveria problemas para montar o mesmo. O radiador foi testado e estava ok! O mecânico montou o motor hoje esta funcionando perfeito so que agora está soltando uma fumaçeira preta ao acelerar segundo o mecânico tem um bico que não está legal e teria que tirar eles e mandar para teste e ver se tem como regular isso procede? Esse sintoma é de bico injetor ruim? Ela esta pegando no estalo como antes mas fumaceia e parece que está um pouquinho mais fraquinha!! pode ser o diesel não queimado será ?? Fora isso está muito boa normal!! Retirei ela do mecanico pois precisava do carro e teria algum problema andar com ela fumaçando? abraços

se for um bico ruim, ou 'mijando' como costumam falar, pode sim causar a fumaceira. O motor vai perder força, e pode causar um aquecimento anormal devido à má queima. O Diesel em excesso na câmara pode tbem diminuir o efeito do óleo lubrificante. Se já sabe do problema eu acho que deve arrumar assim que puder.
abraço!

toyotero sr5
28/11/2013, 20:59
se for um bico ruim, ou 'mijando' como costumam falar, pode sim causar a fumaceira. O motor vai perder força, e pode causar um aquecimento anormal devido à má queima. O Diesel em excesso na câmara pode tbem diminuir o efeito do óleo lubrificante. Se já sabe do problema eu acho que deve arrumar assim que puder.
abraço!

Blz Tcheigor

Imaginei que poderia ocasionar esses problemas que você citou!! Segunda feira terei que parar ela novamente haja paciência :freaking:!!! Antes de levar no mecânico ela não fumaçava assim!! Será que na desmontagem o bico sofreu algum dano? Quando acelero o carro parado percebo uma pequena vibração no motor entre 1,000 e 1,500 rpms. abração tcheigor

Glaicon
29/11/2013, 07:16
Blz galera

Peguei hoje de manha a viatura e estou rodando mas até agora tudo bem não baixa mais agua mas estou de olho analizando! O cabeçote voltou do teste e NÂO apresentava trincas apenas um pequeno empeno mas a retifica garantiu que não haveria problemas para montar o mesmo. O radiador foi testado e estava ok! O mecânico montou o motor hoje esta funcionando perfeito so que agora está soltando uma fumaçeira preta ao acelerar segundo o mecânico tem um bico que não está legal e teria que tirar eles e mandar para teste e ver se tem como regular isso procede? Esse sintoma é de bico injetor ruim? Ela esta pegando no estalo como antes mas fumaceia e parece que está um pouquinho mais fraquinha!! pode ser o diesel não queimado será ?? Fora isso está muito boa normal!! Retirei ela do mecanico pois precisava do carro e teria algum problema andar com ela fumaçando? abraços
Detesto quando resolvem um problema, aparece outro, e jogam culpa para outra peça que, até então funcionava normalmente.
Aconteceu comigo.
Foi quando tive que trocar o cabeçote da Sportage.
Depois de tudo feito começou a pingar óleo sei lá onde.
"Ah, isso aí é outro serviço".
Vendi!:mrgreen:

toyotero sr5
30/11/2013, 20:07
Detesto quando resolvem um problema, aparece outro, e jogam culpa para outra peça que, até então funcionava normalmente.
Aconteceu comigo.
Foi quando tive que trocar o cabeçote da Sportage.
Depois de tudo feito começou a pingar óleo sei lá onde.
"Ah, isso aí é outro serviço".
Vendi!:mrgreen:

Glaicon
Já estou estressado pois vem um problema depois outro e mais outro e quando ve se foi todas as minhas economias kkkk vou rir pra não chorar :putz:Tá eu nunca fiz bico na sw4 mas segunda vou retirar eles e levar pra teste se precisar vou trocar todos!!! Agora o que me está intrigando é que as mangueiras do radiador estão com bastante pressão a de cima bastante quente e a de baixo do radiador fria mas duras da pressão do sistema isso é normal nas suas viaturas pessoal?? agradeço a ajuda abraços

Glaicon
01/12/2013, 09:45
Glaicon
Já estou estressado pois vem um problema depois outro e mais outro e quando ve se foi todas as minhas economias kkkk vou rir pra não chorar :putz:Tá eu nunca fiz bico na sw4 mas segunda vou retirar eles e levar pra teste se precisar vou trocar todos!!! Agora o que me está intrigando é que as mangueiras do radiador estão com bastante pressão a de cima bastante quente e a de baixo do radiador fria mas duras da pressão do sistema isso é normal nas suas viaturas pessoal?? agradeço a ajuda abraços
Os bicos das nossas viaturas são baratos. Média de R$ 190,00.
Se quiser uma dica de oficina, vá na CODEL Eletro Diesel. É autorizada BOSCH e fica em Barreiros, bem ao lado do antigo Centro de Detenção de Menores.
Falar com o Ediomar.
Quanto à pressão da mangueira superior, de fato ela fica pressurizada, porém de um jeito que dá para pressioná-la um pouco.
A inferior fica com menos pressão e temperatura.
Veja nas fotos anexas a temperatura da chaleira e mangueira superior, rodando em rodovia com média de 90 Km/h.
Você consegue segurá-la por mais de três segundos ou fica quente demais?
Se estiver muito quente, aí precisa ver a válvula termostática, bem como se o radiador está eficiente.
Não li os posts anteriores se já colocastes estas informações (preguiça!:mrgreen:)
Por último, me coloco à disposição para ir aonde estás, juntamente com a pistola de temperatura, para fazermos as mesmas medições.
Moro em Coqueiros.
Meu celular: 48-9982-2025:concordo:

toyotero sr5
01/12/2013, 15:06
Os bicos das nossas viaturas são baratos. Média de R$ 190,00.
Se quiser uma dica de oficina, vá na CODEL Eletro Diesel. É autorizada BOSCH e fica em Barreiros, bem ao lado do antigo Centro de Detenção de Menores.
Falar com o Ediomar.
Quanto à pressão da mangueira superior, de fato ela fica pressurizada, porém de um jeito que dá para pressioná-la um pouco.
A inferior fica com menos pressão e temperatura.
Veja nas fotos anexas a temperatura da chaleira e mangueira superior, rodando em rodovia com média de 90 Km/h.
Você consegue segurá-la por mais de três segundos ou fica quente demais?
Se estiver muito quente, aí precisa ver a válvula termostática, bem como se o radiador está eficiente.
Não li os posts anteriores se já colocastes estas informações (preguiça!:mrgreen:)
Por último, me coloco à disposição para ir aonde estás, juntamente com a pistola de temperatura, para fazermos as mesmas medições.
Moro em Coqueiros.
Meu celular: 48-9982-2025:concordo:

Blz glaicon!!

Moro nos ingleses proximo do centrinho se puder venha dar uma volta aqui na praia dae fazemos a medição kkkk
Vou entrar em contato com a oficina que me sugeriu muito obrigado!
Seu radiador é o 10 litros glaicon? O meu é igual ao seu!!
Os sintomas são os seguintes:
A mangueira superior tem pressão mas consigo pressiona-lá um pouco sim e da para aguentar os 3 segundos.
E realmente a inferior tem menos pressão e temperatura.
Não está mais baixando água.
Não tem água no óleo.
O reservatorio de expansão sempre mantém seu nível sem encher nem diminiur.
O ponteiro da temperatura nunca se alterou sempre no meio.
Meu pai estava aqui hj e depois de sair com a hilux dele uma hilux sw4 2013 d4d , abri o capo e a mangueira superior dele não tinha tanta pressão como a minha mas tambem não sei se o motor d4d trabalha na mesma temperatura e pressão.
Estou achando que a pressão das mangueiras está um pouco acima do normal.
Quando puder vir glaicon ou quando eu for levar a viatura na oficina te ligo fazer uma comparação com a sua que está tudo ok!:concordo:
Meu telefone 9143-4427 pode me dar um toque que retorno a ligação e valeu pela a atenção abraço!!

sandro_ventania
01/12/2013, 16:37
Toyotero,
O que regula a pressão do sistema é a tampa do radiador, nela vem escrito a pressão de trabalho. Na minha é de 0.9, quando passa disso ela abre e manda água do radiador para o vaso de expansão e quando diminui (água esfria ) a água volta para o radiador.
Se sua tampa de radiador estiver boa...tranquilo. É normal também a mangueira de baixo estar mais fria que a de cima, pois a água esfria ao passar pelo radiador (essa é justamente a função dele). O problema é justamente quando a água chega muito quente na mangueira de baixo, indicando que o radiador está sujo ou subdimensionado.

toyotero sr5
01/12/2013, 21:23
Valeu sandro pelas informações !!!:concordo:
Meu radiador foi para teste e está ok!! A tampa verifiquei agora e também é 0.9 será que está certa? Vi uma na internet para hilux sw4 que é 1.1 e agora? kkkk Alguem saberia informar qual a tampa correta e a pressão para o o motor 1kzt? valeu abraço

dorderf
01/12/2013, 21:29
Valeu sandro pelas informações !!!:concordo:
Meu radiador foi para teste e está ok!! A tampa verifiquei agora e também é 0.9 será que está certa? Vi uma na internet para hilux sw4 que é 1.1 e agora? kkkk Alguem saberia informar qual a tampa correta e a pressão para o o motor 1kzt? valeu abraço

Eu uso a tampa 1.1.

toyotero sr5
01/12/2013, 22:15
Valeu dorderf !!
Vou providenciar a tampa 1.1 pode estar ai a chave do problema da pressão!!
valeu abraço

sandro_ventania
01/12/2013, 23:04
Toyotero...se usar a tampa 1.1 a pressão vai ser maior ainda...a mangueira vai ficar mais dura.

Clandio
02/12/2013, 06:19
Valeu sandro pelas informações !!!:concordo:
Meu radiador foi para teste e está ok!! A tampa verifiquei agora e também é 0.9 será que está certa? Vi uma na internet para hilux sw4 que é 1.1 e agora? kkkk Alguem saberia informar qual a tampa correta e a pressão para o o motor 1kzt? valeu abraço

O meu motor é o 1KZ-TE e também uso 1.1.

Glaicon
02/12/2013, 06:32
Valeu sandro pelas informações !!!:concordo:
Meu radiador foi para teste e está ok!! A tampa verifiquei agora e também é 0.9 será que está certa? Vi uma na internet para hilux sw4 que é 1.1 e agora? kkkk Alguem saberia informar qual a tampa correta e a pressão para o o motor 1kzt? valeu abraço
O correto é a 0,9, mas uso a 1,1, pois comprei a original na concessionária, pelo número do chassis, mas não serviu quando fiz o 1º serviço de limpeza do radiador.
Existem dois tipos de tampas. A alta e a baixa.
A alta vem com uma mola aparente, e que não serve no radiador da minha.
Foi essa que venderam na concessionária.
Aí na oficina trocaram por uma genérica do tipo baixa.:concordo:

guilhermeabreu
02/12/2013, 14:16
Na 6ªf passada um amigo veio aqui com uma SW4 98 e a tampa do radiador que ele comprou pelo nº do chassi agora recente na CCS daqui é de 0,9 bar , motor 3.0 1KZT , a minha SW4 2002 que vendi este mês tinha tampa do radiador de 1,1 bar .

Acho que vc tem que colocar a tampa do radiador recomendado pelo fabricante que no caso das SW4 com motor 2.8 e 3.0 1KZT tem tampa de radiador de 0,9 bar e as 3.0 com motor 1KZT-E tem tampa de radiador de 1,1 bar , o pq disto eu não sei MAS SE O FABRICANTE MANDA COLOCAR DESTA FORMA , sugiro que coloquem a recomendada pleo fabricante .

toyotero sr5
02/12/2013, 20:56
Boa noite
Hoje pela manha fui até a casa do glaicon e medimos a temperatura das viaturas e ambas estavam idênticas.A pressão da mangueira estava normal então vou manter a tampa com 0,9 que está funcionando corretamente.
Troquei os 4 bicos denso originais RS 230,00 (cada) mais R$ 100,00 de mão de obra.
A fumaça diminui mas ainda solta um pouco entre 1.500 rpm à 2.000 rpm depois para acho que tem mais alguma coisa que não está legal , vou andar um pouco com ela para sentir.
Entre 1.000 e 1.500 rpm o motor dá uma leve vibrada e está soprando um pouco pelo respiro que sai da tampa de válvulas e vai para a turbina.
abraços

Glaicon
03/12/2013, 06:38
Boa noite
Hoje pela manha fui até a casa do glaicon e medimos a temperatura das viaturas e ambas estavam idênticas.A pressão da mangueira estava normal então vou manter a tampa com 0,9 que está funcionando corretamente.
Troquei os 4 bicos denso originais RS 230,00 (cada) mais R$ 100,00 de mão de obra.
A fumaça diminui mas ainda solta um pouco entre 1.500 rpm à 2.000 rpm depois para acho que tem mais alguma coisa que não está legal , vou andar um pouco com ela para sentir.
Entre 1.000 e 1.500 rpm o motor dá uma leve vibrada e está soprando um pouco pelo respiro que sai da tampa de válvulas e vai para a turbina.
abraços
E quanto ao atendimento da CODEL, achas que foi bom?
O cara foi técnico ou simplesmente quis trocar os bicos?
Pergunto isto para ver se ainda podemos indicar a oficina ou não.:concordo:

EduQxQ
03/12/2013, 10:52
Boa noite
Hoje pela manha fui até a casa do glaicon e medimos a temperatura das viaturas e ambas estavam idênticas.A pressão da mangueira estava normal então vou manter a tampa com 0,9 que está funcionando corretamente.
Troquei os 4 bicos denso originais RS 230,00 (cada) mais R$ 100,00 de mão de obra.
A fumaça diminui mas ainda solta um pouco entre 1.500 rpm à 2.000 rpm depois para acho que tem mais alguma coisa que não está legal , vou andar um pouco com ela para sentir.
Entre 1.000 e 1.500 rpm o motor dá uma leve vibrada e está soprando um pouco pelo respiro que sai da tampa de válvulas e vai para a turbina.
abraços

Olá Toyotero,
Minha vtr estava apresentando uma vibração com pequena dificuldade de aceleração também nesta faixa de RPM.
Executei a susbtituição do filtro de AR e o problema foi resolvido.
Um abraço,
Edu

toyotero sr5
03/12/2013, 21:22
Glaicon

Fui até a codel mas eles não tinham o bico e iria demorar dois dias para chegar mas foram bem receptivos gostei da oficina recomendo tamém. Fui até a techdiesel em palhoça e lá consegui fazer o serviço.Na techdiesel o camarada fez o teste na minha frente e um bico estava ''mijando'' e os outros estavam perdo do fim da vida útil então resolvi trocar os quatro. Parou um pouco a fumaça mais ainda tem um pouco.
Muito obrigado glaicon pela gentileza de medir a temperatura da sw :concordo: .

Edu

Meu filtro tambem é novo vou tentar colocar outro para testar obrigado pela ajuda :concordo:

abraço

mbsouza
17/02/2015, 18:33
Blz galera

Mais uma vez estou tendo a infelicidade de estar com defeito no motor 1ktz. Apòs a troca do cabeçote à 1 ano e meio atrás feito pelo um pessímo profissional que o substituiu e náo resolvendo o problema de aquecimento retirou a valvula termostatica sem meu conhecimento e o motor trabalhou 3 meses "frio" até que ferveu novamente, troquei o radiador pedindo para o meca que colocasse o radiador 10 litros e termostatica original e o infeliz botou um novo mas como não acompanhei quantos litros foram colocados de fluido e agua achei que fosse o 10 litros mas era o original que é o grande vilão desse motor o famoso 7 litros.Andei mais 1 ano e pouco e agora começou a sumir a agua do reservatorio de expansão pensei que fosse alguma mangueira e tal mas não tem vazamento visivel o carro esta funcionando normal e não tem fumaça branca ao ligar mas some agua. Levei em outro mecanico especializado em toyota abrimos a tampa do radiador com o motor ligado e após acelerar um pouco começou a sair bolhas de ar e o liquido de arrefecimento parecia ferver saindo ate uma espuma do aditivo :shock:. Estou torcendo para que tenha ido somente a junta pro pau sera? Po o pior é que sou muito cuidadoso com minha sw4 sempre fazendo as manutençoes e tal mas sofremos tambem com pessimos profissionais!!! Estou um pouco desanimado mas vou levar a viatura no meca amanha para abrir e resolver colocando o radiador maior pois mesmo se eu vender a viatura não desejo que o futuro comprador passe por isso porque é realmente muto triste.

Agradeço a opinião de todos
abraços


Toyotero, minha viatura está exatamente com o mesmo sintoma da sua, o problema começou há um mês, já levei duas vezes no mecânico, não acharam nada de errado, tudo ok com os testes, vou partir agora para desmontagem do cabeçote, espero que seja apenas junta ou no máximo algum empeno. Postarei os resultados.

mbsouza
26/02/2015, 01:51
Hoje, levei a viatura em um mecânico de Pelotas, por recomendação, só trabalha com Toyotas. Abriu o capô do carro, tirou a tampa do radiador, mandou que eu ligasse o carro, liguei, disse com certeza que é fissura no cabeçote, pois sai umas pequeninas bolhas, peculiares desse defeito, segundo ele. Sou mais um dos sorteados com trinca em cabeçote. Falei pra ele que tive cuidado, inclusive tinha mandado varetar o radiador há seis meses, aí me surpreendi com a resposta dele: Não adianta varetar esse radiador, tem que colocar um novo, pois ele não aceita varetamento e muitas vezes até piora pois acaba danificando a colméia, principalmente se já tem um certo tempo de uso. Então, concluo que varetameto é jogar dinheiro fora e fazer doação para os "mexânicos", e eu fiz isso, R$ 390,00, além de provavelmente, por incrível que pareça, ter contribuído para causar a trinca. Fica a lição.

guilhermeabreu
26/02/2015, 13:55
Hoje, levei a viatura em um mecânico de Pelotas, por recomendação, só trabalha com Toyotas. Abriu o capô do carro, tirou a tampa do radiador, mandou que eu ligasse o carro, liguei, disse com certeza que é fissura no cabeçote, pois sai umas pequeninas bolhas, peculiares desse defeito, segundo ele. Sou mais um dos sorteados com trinca em cabeçote. Falei pra ele que tive cuidado, inclusive tinha mandado varetar o radiador há seis meses, aí me surpreendi com a resposta dele: Não adianta varetar esse radiador, tem que colocar um novo, pois ele não aceita varetamento e muitas vezes até piora pois acaba danificando a colméia, principalmente se já tem um certo tempo de uso. Então, concluo que varetameto é jogar dinheiro fora e fazer doação para os "mexânicos", e eu fiz isso, R$ 390,00, além de provavelmente, por incrível que pareça, ter contribuído para causar a trinca. Fica a lição.

MBSOUZA

Não sei se vc já meu meu relato a respeito de VARETAR RADIADOR .

Quase todos falaram que eu sou doido em falar isto , MAS ESTA AÍ mais uma pessao MECÃNICO neste caso que tb condena o VARETAMENTO DE RADIADOR .

Já sofri com isto e RECOMENDO SEMPRE em comprar um radiador 0K ou mandar fazer um 0k EM FÁBRICA e não em caras que recondicionam radiadores ( VULGO ESPECIALISTAS EM RADIADORES ) .

Esta aí mais um prejuízo por ter VARETADO O RADIADOR .

NÃO ESQUECER QUE TB RECOMENDO A COOCAÇÃO DE UM TERMÔMETRO EXTRA COM SINAL DE ALERTA SONORO , batí muito neste assunto , se vc tivesse seguido esta minha receita não teria trincado seu cabeçote .

MAS AINDA HA TEMPO , COM VC COMPRAR UM RADIADRO NOVO , NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O TERMÔMETRO EXTRA , É O RACETRONIX QUE CUSTA R$155,00 COM O FRETE , " BARATO DEMAIS " PARA VC TER A SEGURANÇA DE NUNCA MAIS TER SUPERAQUECIMENTO , sei que já tarde , mas vc colocando isto não terá mais problema daqui pra frente .

Fiquei triste com seu caso , ,MAS já coloquei aqui esta minha opinião e muitos seguiram a receita estão satisfeitos e os que ainda varetam radiador , VAI CORRER O RÍSCO QUE VC PASSOU E TEVE ESTE GRANDE PREJUÍZO .

enasor
26/02/2015, 15:03
Esta lição vai pro meu caderninho ...

sandro_ventania
26/02/2015, 16:19
Eu ia além...se é pra trocar o radiador eu colocaria o maior que coubesse, 10, 11, 12 litros. Lembrando que mais importante que o aumento da capacidade de água é a maior área da colmeia.
Li um relato de aquecimento que foi resolvido trocando a ventoinha por uma de mais pás...isso aumentou o fluxo de ar no radiador.

EduQxQ
26/02/2015, 16:27
Então, concluo que varetameto é jogar dinheiro fora e fazer doação para os "mexânicos", e eu fiz isso, R$ 390,00, além de provavelmente, por incrível que pareça, ter contribuído para causar a trinca. Fica a lição.

Olá Mbsouza,
Concordo contigo em relação ao varetamento, mas porque isso iria provocar a trinca?

Um abraço,
Edu

mbsouza
26/02/2015, 17:10
Olá Mbsouza,
Concordo contigo em relação ao varetamento, mas porque isso iria provocar a trinca?

Um abraço,
Edu

Olha Edu, não sou técnico, o varetamento pode ter danificado a colméia e provocado uma má refrigeração, segundo o mecânico de Pelotas, apenas suposição, nada conclusivo, só terei um correto diagnóstico na semana que vem, quando será retirado o cabeçote para teste e feita inspeção no radiador, mas o meca deu 99% de possibilidade para ser trinca. Outra coisa, o proprietário anterior (estou com ela desde abril de 2014) colocou aditivo puro, disse ele que não colocava água, o carro não baixava nada de liquido, aí, por puro excesso de zelo, mandei varetar e colocar solução original na proporção correta, mas os caras colocaram aquele aditivo da Wurth, o pronto para uso, só que na proporção de um para nove da água, o que na realidade ficou 5% de aditivo por 95 de água, não sei se isso influenciou, mas são os fatos.

mbsouza
26/02/2015, 17:15
MBSOUZA

Não sei se vc já meu meu relato a respeito de VARETAR RADIADOR .

Quase todos falaram que eu sou doido em falar isto , MAS ESTA AÍ mais uma pessao MECÃNICO neste caso que tb condena o VARETAMENTO DE RADIADOR .

Já sofri com isto e RECOMENDO SEMPRE em comprar um radiador 0K ou mandar fazer um 0k EM FÁBRICA e não em caras que recondicionam radiadores ( VULGO ESPECIALISTAS EM RADIADORES ) .

Esta aí mais um prejuízo por ter VARETADO O RADIADOR .

NÃO ESQUECER QUE TB RECOMENDO A COOCAÇÃO DE UM TERMÔMETRO EXTRA COM SINAL DE ALERTA SONORO , batí muito neste assunto , se vc tivesse seguido esta minha receita não teria trincado seu cabeçote .

MAS AINDA HA TEMPO , COM VC COMPRAR UM RADIADRO NOVO , NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O TERMÔMETRO EXTRA , É O RACETRONIX QUE CUSTA R$155,00 COM O FRETE , " BARATO DEMAIS " PARA VC TER A SEGURANÇA DE NUNCA MAIS TER SUPERAQUECIMENTO , sei que já tarde , mas vc colocando isto não terá mais problema daqui pra frente .

Fiquei triste com seu caso , ,MAS já coloquei aqui esta minha opinião e muitos seguiram a receita estão satisfeitos e os que ainda varetam radiador , VAI CORRER O RÍSCO QUE VC PASSOU E TEVE ESTE GRANDE PREJUÍZO .


Olá Dr. Guilherme. Li sim o seu relato, só que infelizmente depois do ocorrido, quando começou a baixar água, o que faz uns 40 dias hoje. Vou falar pro meca colocar o termômetro extra e esse racetronix. Um abraço.

guilhermeabreu
26/02/2015, 17:28
Olá Mbsouza,
Concordo contigo em relação ao varetamento, mas porque isso iria provocar a trinca?

Um abraço,
Edu

EDUQXQ

O varetamento não faz trincar o cabeçote , o que faz trincar é o superaquecimento e no caso se varetar ou se for preciso varetar um radiador é pq o radiador esta com as canaletas entupidas e varetando vc vai desobstruir as canaletas , esta correto nesta teoria , SÓ QUE AO VARETAR UM RADIADOR VELHO é como vc retirar ferrugem de uma chapa ou cano de espessura muito fina , daí EXISTE UMA GRANDE POSSIBILIDADE DESTE VARETAMENGTO ABRIR PEQUENINOS FUROS NO RADIADOR e com isto vazar água de maneira imperceptível ou neste serviço ao fechar a tampa superior ( chaleira ) do radiador , o cara não saber ou não conseguir fazer um serviço bem feito , O QUE NA MAIORIA DAS VEZES ACONTECE , pq ao soldar a tampa fica resíduos de solda antiga , umidade , poeira e qdo ele solda por melhor que seja a solda , NÃO FICA BEM SOLDADO e é por alí que ocorre vazamento de água na forma de vapor , vc não vê , só vê o nível da água sumindo e não sabe para onde esta indo e na realidade esta indo embora na forma de vapor que sai pela solda mal feita na chaleira do radiador .

Estou com 61 anos de idade já ví e viví muitas coisas , neste caso IDADE é sinônimo de sabedoria pq vc acumula conhecimento vivido por vc e por outros amigos , MAS EU JÁ SOFRÍ MUITO COM ISTO , por isto estou relatei tudo isto aqui , NÃO ME DISSERAM ISTO , " EU JÁ PASSEI POR ISTO .

Apenas fico triste de amigos daqui que leem meus relatos e não fazem a coisa certa e depois relatam os prejuízos por não terem seguido as minhas receitas de prevenção , O QUE NÃO É O CASO DO MBSOUZA , pq ele acabou de dizer que só leu meus relatos DEPOIS DE TER ACONTECIDO COM ELE .

Por isto estou triste de não ter podido ter ajudado ele antes do prejú .

Abraço e a vida segue , é só ele trabalhar mais para colocar as coisas no lugar , FELIZMENTE FORAM SÓ OS ANÉIS .

sargento corrêa
26/02/2015, 21:37
Amigos, tenho uma Hilux 3.0 ASP. 2004, qdo estava voltando do trabalho ouvi um estouro e uma fumaça branca do capô, não parei, cheguei em casa e notei que a caixa plastica de cima do radiador havia rachado e a agua vazava por ali. Levei ao radiadoreiro kkkk e resumindo um mês, descobriu que o radiador estava colado e possuía vazamento na cola. Comprei a caixa depois o radiador novo paralelo, ainda não chegou. A vtr tem problema de aquecimento, inclusive o ponteiro chega no vermelho caso a viagem seja maior que 50km. Alguem pode me ajudar?

EduQxQ
26/02/2015, 21:52
mas os caras colocaram aquele aditivo da Wurth, o pronto para uso, só que na proporção de um para nove da água, o que na realidade ficou 5% de aditivo por 95 de água, não sei se isso influenciou, mas são os fatos.
Olá Mbsouza,
Que coisa, eu também sempre ouvi que varetamento não é indicado, que o correto é instalar um radiador novo. Mas aí os caras diluem errado o aditivo, iria dar problema cedo ou tarde. Muito importante também a dica do amigo Dr. Guilherme de instalar um termômetro adicional no cabeçote. Vai te ajudar muito.
Mas tu chegou a perceber quando ocorreu o sobreaquecimento?

Um abraço,
Edu

guilhermeabreu
27/02/2015, 01:01
Amigos, tenho uma Hilux 3.0 ASP. 2004, qdo estava voltando do trabalho ouvi um estouro e uma fumaça branca do capô, não parei, cheguei em casa e notei que a caixa plastica de cima do radiador havia rachado e a agua vazava por ali. Levei ao radiadoreiro kkkk e resumindo um mês, descobriu que o radiador estava colado e possuía vazamento na cola. Comprei a caixa depois o radiador novo paralelo, ainda não chegou. A vtr tem problema de aquecimento, inclusive o ponteiro chega no vermelho caso a viagem seja maior que 50km. Alguem pode me ajudar?

SARGENTO

Vc deu muita bobeira , É BEM PROVÁVEL QUE SEU MOTOR JÁ FOI PRO SACO , motor nunca pode e deve andar com o ponteiro de temperatura no veemlho na minha EX SW4 93 mesmo sem chegar no vermelho o motor foi pro saco .

mbsouza
27/02/2015, 10:52
Olá Mbsouza,
Que coisa, eu também sempre ouvi que varetamento não é indicado, que o correto é instalar um radiador novo. Mas aí os caras diluem errado o aditivo, iria dar problema cedo ou tarde. Muito importante também a dica do amigo Dr. Guilherme de instalar um termômetro adicional no cabeçote. Vai te ajudar muito.
Mas tu chegou a perceber quando ocorreu o sobreaquecimento?


Um abraço,
Edu

Edu, a única explicação para fazer essa mistura absurda seria se o radiador estivesse todo oxidado, mas nesse caso, o correto seria eles me comunicarem da situação para providenciar um novo. Não imaginaria que uma especializada em Toy faria uma "M' dessa. Confiei nos caras, fui desatento também. Não olhei a nota fiscal no dia que peguei o carro. Na realidade fui só descobrir quando a carro começou baixar água, aí fui verificar na nota fiscal para comprar o mesmo aditivo para completar e vi que foi apenas um litro. Tem um colega nosso que faz bem, não lembro o nome, ele disse que não confia em mecânicos e acompanha sempre o serviço.

sargento corrêa
01/03/2015, 14:12
guilherme, já fiz o motor uma vez por superaquecimento por causa da válvula termostática (original), troquei os cabeçotes, pistão etc. Acho que os pistões são de alumínio,segundo o mecânico. Faz um tempo que ela esquenta, a ponto de chegar no vermelho, ai eu não ando mais, espero esfriar, como já relatei a caixa superior do radiador rachou fazendo barulho de bomba. conclui que seria a demora da válvula termostática em abrir, formando uma pressão no motor. descobri também que deveria trocar o radiador e trirei a vt. Resultado, radiador novo com aditivo sem válvula termostática, noto movimento da água no radiador e temperatura abaixo do meio, 1/4 do marcador. Parece mais leve o motor. Não fiz viagens longas ainda para ver o comportamento da temperatura. Coloquei a vt na água em ebulição 100ºc (no radiador sob pressão superior a 1 atm), mas não houve reação da válvula, deve estar com defeito.

guilhermeabreu
01/03/2015, 14:29
guilherme, já fiz o motor uma vez por superaquecimento por causa da válvula termostática (original), troquei os cabeçotes, pistão etc. Acho que os pistões são de alumínio,segundo o mecânico. Faz um tempo que ela esquenta, a ponto de chegar no vermelho, ai eu não ando mais, espero esfriar, como já relatei a caixa superior do radiador rachou fazendo barulho de bomba. conclui que seria a demora da válvula termostática em abrir, formando uma pressão no motor. descobri também que deveria trocar o radiador e trirei a vt. Resultado, radiador novo com aditivo sem válvula termostática, noto movimento da água no radiador e temperatura abaixo do meio, 1/4 do marcador. Parece mais leve o motor. Não fiz viagens longas ainda para ver o comportamento da temperatura. Coloquei a vt na água em ebulição 100ºc (no radiador sob pressão superior a 1 atm), mas não houve reação da válvula, deve estar com defeito.

SARGENTO

O correto é comprar uma VT nova e original não passa dos 80 pratas , NÃO DEVE ANDAR SEM VT .

Faça isto e depois fala pra gente .

mbsouza
05/07/2015, 03:36
Conforme relatei no poste "66", minha SW4 estava baixando água e o mecânico disse que erra fissura no cabeçote. Deixei lá quinze dias e o cara só enrrolou e não fez o serviço, perdi a paciência e trouxe o carro de volta, sempre completando o nível da água. Aí, há vinte dias atrás, levei em outra oficina, especializada, foi feito o teste e o cabeçote estava perfeito, todavia acharam defeito na válvula termostática e a substituíram. Fizeram teste no carro, horas rodando na estrada e na cidade e constataram que não baixava mais. Na quinta passada, busquei a viatura feliz da vida, parecia que o problema tinha sido resolvido, ledo engano, tá tudo igual, baixando a mesma quantidade que antes, ou seja, cerca de 200 ou 300 ml a cada 300 km. Não sei mais o que fazer, já foram mais de 1000 km de viagens para mecânicos para tentar resolver essa situação, também estou convicto de que não vou vendê-la sem resolver esse problema. Estou perdido, não sei o que fazer, alguém tem alguma sugestão?

Glaicon
05/07/2015, 08:05
Conforme relatei no poste "66", minha SW4 estava baixando água e o mecânico disse que erra fissura no cabeçote. Deixei lá quinze dias e o cara só enrrolou e não fez o serviço, perdi a paciência e trouxe o carro de volta, sempre completando o nível da água. Aí, há vinte dias atrás, levei em outra oficina, especializada, foi feito o teste e o cabeçote estava perfeito, todavia acharam defeito na válvula termostática e a substituíram. Fizeram teste no carro, horas rodando na estrada e na cidade e constataram que não baixava mais. Na quinta passada, busquei a viatura feliz da vida, parecia que o problema tinha sido resolvido, ledo engano, tá tudo igual, baixando a mesma quantidade que antes, ou seja, cerca de 200 ou 300 ml a cada 300 km. Não sei mais o que fazer, já foram mais de 1000 km de viagens para mecânicos para tentar resolver essa situação, também estou convicto de que não vou vendê-la sem resolver esse problema. Estou perdido, não sei o que fazer, alguém tem alguma sugestão?
Bom, então não rodaram horas pelas estradas, certo?:pipoca:

mbsouza
05/07/2015, 17:00
Bom, então não rodaram horas pelas estradas, certo?:pipoca:


Rodaram cerca de 180 km

guilhermeabreu
05/07/2015, 21:17
Rodaram cerca de 180 km

MBSOUZA

Falei em posts anteriores que problema em válvula termostática NÃO FAZ A ÁGUA BAIXAR , a não ser se ficar vazando água pela junta da mesma , se ela der defeito e não abrir o carro vai esquentar mas não vai sumir água .

A água só some pelos seguintes motivos :

1- Radiador com problema vazando água , pode ser até por um mínimo furo e vc não vê pq a água sai sob a forma de vapor .

2- Mangueira folgada ou furada

3- Aí que começa a doer , problema no cabeçote no qual queima a junta e passa a água para o circuito de queima de combustível , daí a água sai pelo escapamento e vc não vê . Este é o que mais ocorre infelizmente . Mas qdo isto ocorre vc tem como saber pq ao abrir a tampa do radiador vc vê bolhas de ar saindo junto da água que esta circulando e tb fica com pressão dentro do radiador , a água normalmente entorna no reservatório de expansão .

4- A água sai pela bomba d'água , daí vc vê água na frente do motor .

mbsouza
06/07/2015, 02:59
MBSOUZA

Falei em posts anteriores que problema em válvula termostática NÃO FAZ A ÁGUA BAIXAR , a não ser se ficar vazando água pela junta da mesma , se ela der defeito e não abrir o carro vai esquentar mas não vai sumir água .

A água só some pelos seguintes motivos :

1- Radiador com problema vazando água , pode ser até por um mínimo furo e vc não vê pq a água sai sob a forma de vapor .

2- Mangueira folgada ou furada

3- Aí que começa a doer , problema no cabeçote no qual queima a junta e passa a água para o circuito de queima de combustível , daí a água sai pelo escapamento e vc não vê . Este é o que mais ocorre infelizmente . Mas qdo isto ocorre vc tem como saber pq ao abrir a tampa do radiador vc vê bolhas de ar saindo junto da água que esta circulando e tb fica com pressão dentro do radiador , a água normalmente entorna no reservatório de expansão .

4- A água sai pela bomba d'água , daí vc vê água na frente do motor .



Dr. Guilherme, quanto ao radiador, fui em uma oficina especializada de radiadores, onde o técnico fez inspeção e não achou vazamento nem no radiador nem nas mangueiras, mas disse que teria que trocá-lo, pois não estava bom: Fiz isso, coloquei o radiador e o condensador zero, há três meses. Quanto ao cabeçote, foi desmontado há 15 dias, levado em uma retífica e não localizaram qualquer avaria. Quanto a bomba d'água, já sugeri para o mecânico que poderia ser por lá a fuga, mas ele referiu que não há indícios de vazamento. Muito obrigado pelas dicas.

AlonsoFausto
06/07/2015, 15:50
Caramba MBSouza, que mistério! Bom, já que está olhando tudo, verifique o radiador de ar quente que, se estiver furado, faz água baixar. O meu estava furado e acabei isolando. Aqui no ES não precisamos de ar quente, basta abrir os vidros que o "bafo quente" entra.

No mais, se já verificou isso e também está descartado, não deixe de nos contar o final da saga.

Abraço

mbsouza
06/07/2015, 16:55
Caramba MBSouza, que mistério! Bom, já que está olhando tudo, verifique o radiador de ar quente que, se estiver furado, faz água baixar. O meu estava furado e acabei isolando. Aqui no ES não precisamos de ar quente, basta abrir os vidros que o "bafo quente" entra.

No mais, se já verificou isso e também está descartado, não deixe de nos contar o final da saga.

Abraço


Realmente uma saga AlonsoFausto, pode deixar que relato sim o final. O ar quente está descartado, pois foi isolado há cerca de três meses e não adiantou, a tampa do radiador também trocada, continuou consumindo água. Amanhã, levo ela novamente para a mecânica, são mais 130 km, até agora já rodei mais de 1000 km na tentativa de solução. Um abraço.

sandro_ventania
06/07/2015, 20:45
Verificou a mangueira de baixo do radiador? Já viu a torneirinha que tem embaixo do radiador? Tem que tirar o peito de aço pra ver isso.
Mas tem que ser com o carro quente, as vezes o vazamento só aparece quando o sistema está pressurizado.
Se não for nada disso...aí eu realmente desconfiaria de uma junta "levemente" queimada!

mbsouza
07/07/2015, 01:50
Verificou a mangueira de baixo do radiador? Já viu a torneirinha que tem embaixo do radiador? Tem que tirar o peito de aço pra ver isso.
Mas tem que ser com o carro quente, as vezes o vazamento só aparece quando o sistema está pressurizado.
Se não for nada disso...aí eu realmente desconfiaria de uma junta "levemente" queimada!

Olá Sandro, não verifiquei, mas creio que no radiador não é, pois foi trocado por um novo e mesmo assim continua consumindo água.

mbsouza
08/07/2015, 05:25
Ontem levei novamente no mecânico, não foi feito o teste de retífica, apenas o teste de oficina, e não foi achada nenhuma anormalidade. Fiz um orçamento, mais ou menos R$ 5000,00, cabeçote paralelo e mão de obra. Como ele falou que o consumo de água da minha é mínimo, 300 a 400 ml em 500 km (em viagens baixa bem menos), e as vezes nem a retífica consegue detectar por se tratar de uma micro-trinca, resolvi deixar assim por enquanto e ir completando o fluído.

Glaicon
08/07/2015, 07:36
Ontem levei novamente no mecânico, não foi feito o teste de retífica, apenas o teste de oficina, e não foi achada nenhuma anormalidade. Fiz um orçamento, mais ou menos R$ 5000,00, cabeçote paralelo e mão de obra. Como ele falou que o consumo de água da minha é mínimo, 300 a 400 ml em 500 km (em viagens baixa bem menos), e as vezes nem a retífica consegue detectar por se tratar de uma micro-trinca, resolvi deixar assim por enquanto e ir completando o fluído.
Com todo o respeito, péssima decisão.:stop:
Enquanto você está andando com a viatura, o motor estará jogando pressão dos cilindros para as galerias de água, podendo jogar água do radiador para o vaso expansor.
Essa é a parte menos danosa do problema.
Agora, ao guardar a viatura e esta esfriar novamente, a falta de compressão do motor, por estar desligado, fará aquela pressão que estava no radiador retornar aos cilindros, e junto trará água.
Como a água não é comprimível, o motor exercerá grande força sobre as peças para dar a primeira partida.
Se tiver uma quantia considerável de água poderá dar um calço hidráulico, podendo quebrar bielas e peças adjacentes.
Se tiver pouca água, o motor pegará com alguma dificuldade e ainda criará a chamada ovalização dos cilindros, criando folga entre a parede dos mesmos e os pistões.
Conseqüência disto? Passagem de óleo para os cilindros.
Aí você já pode imaginar o resto ao longo dos tempos.
Portanto, novamente com todo o respeito, troque o cabeçote e dê vida longa ao seu motor.:concordo:

mbsouza
08/07/2015, 09:59
Com todo o respeito, péssima decisão.:stop:
Enquanto você está andando com a viatura, o motor estará jogando pressão dos cilindros para as galerias de água, podendo jogar água do radiador para o vaso expansor.
Essa é a parte menos danosa do problema.
Agora, ao guardar a viatura e esta esfriar novamente, a falta de compressão do motor, por estar desligado, fará aquela pressão que estava no radiador retornar aos cilindros, e junto trará água.
Como a água não é comprimível, o motor exercerá grande força sobre as peças para dar a primeira partida.
Se tiver uma quantia considerável de água poderá dar um calço hidráulico, podendo quebrar bielas e peças adjacentes.
Se tiver pouca água, o motor pegará com alguma dificuldade e ainda criará a chamada ovalização dos cilindros, criando folga entre a parede dos mesmos e os pistões.
Conseqüência disto? Passagem de óleo para os cilindros.
Aí você já pode imaginar o resto ao longo dos tempos.
Portanto, novamente com todo o respeito, troque o cabeçote e dê vida longa ao seu motor.:concordo:



Glaicon, você me deixou preocupado, obrigado pelo alerta, vou repensar.:???:

sandro_ventania
08/07/2015, 21:24
Trocar o cabeçote??
Eu faria apenas a troca da junta e um leve passe no cabeçote...e um teste pra ver se tem trinca.
E se não for esse o problema? E se for em algum selo do motor? Já pensou gastar 5.000 e não resolver?

calhiandro
08/07/2015, 21:56
Concordo com você Sandro ventânia. É por ai mesmo.

mbsouza
08/07/2015, 23:16
Trocar o cabeçote??
Eu faria apenas a troca da junta e um leve passe no cabeçote...e um teste pra ver se tem trinca.
E se não for esse o problema? E se for em algum selo do motor? Já pensou gastar 5.000 e não resolver?

Sandro, sua sugestão é boa e econômica, talvez faça isso mesmo; afinal, minhas economias já se foram, investi nessa SW4 ate agora, deste abril de 2014, pasmem, R$ 16.000,00, a maioria em peças originais, eis algumas coisas que fiz: pivôs inferiores, kit correia dentada, radiador e condensador, bomba da direção hidráulica, regulagem bomba injetora e bicos, todas buchas das balanças, chave de seta, geral na elétrica (tinha muita gambiarra), outras que não lembro. Mas o que me conforma é que são peças que vão durar muitos anos e o carro está ótimo de motor, não baixa óleo, um foguete nas ultrapassagens. Tens razão, até pode não ser cabeçote, pois não há qualquer indício de água no óleo, a compressão do motor está ótima, segundo o mecânico, e o que consome de fluído é pouco, fui ao Uruguai 520 km ida e volta, baixou apenas uns 50ml, quando ando dentro da cidade consome mais, cerca de 100 ml a cada 150 km.

Glaicon
09/07/2015, 06:39
Trocar o cabeçote??
Eu faria apenas a troca da junta e um leve passe no cabeçote...e um teste pra ver se tem trinca.
E se não for esse o problema? E se for em algum selo do motor? Já pensou gastar 5.000 e não resolver?
Sim, eu parti do princípio que o cabeçote está trincado.
Foi a conclusão que eu tirei pelos relatos e sintomas.:concordo:

Jsantos
09/07/2015, 18:19
Sandro, sua sugestão é boa e econômica, talvez faça isso mesmo; afinal, minhas economias já se foram, investi nessa SW4 ate agora, deste abril de 2014, pasmem, R$ 16.000,00, a maioria em peças originais, eis algumas coisas que fiz: pivôs inferiores, kit correia dentada, radiador e condensador, bomba da direção hidráulica, regulagem bomba injetora e bicos, todas buchas das balanças, chave de seta, geral na elétrica (tinha muita gambiarra), outras que não lembro. Mas o que me conforma é que são peças que vão durar muitos anos e o carro está ótimo de motor, não baixa óleo, um foguete nas ultrapassagens. Tens razão, até pode não ser cabeçote, pois não há qualquer indício de água no óleo, a compressão do motor está ótima, segundo o mecânico, e o que consome de fluído é pouco, fui ao Uruguai 520 km ida e volta, baixou apenas uns 50ml, quando ando dentro da cidade consome mais, cerca de 100 ml a cada 150 km.

Bem lendo seus relatos temos duas variantes (partindo do pressuposto do radiador novo vt nova, ar quente isolado)

1-bomba d'agua-ela tem um pequeno furo por baixo do rolamento, pinga a água e o vento leva embora e vc não vê pois além de não ficar marcado o local do vazamento este também é de difícil acesso.

2-Cabeçote pode estar com uma trinca, um bom teste para direcionar para o cabeçote ou não é fazer o teste da bolha. Em um recipiente com água, coloca a mangueira que vai do radiador ao vaso de expansão e observa,( o ideal é encher a mangueira com água para retirar o ar e não confundir o teste ) se o cabeçote estiver bom vai a vir a mistura de agua com aditivo no recipiente, se não vão sair bolhas de forma contínua daí tem trinca.

5.000 pra trocar o cabeçote não ta caro?

feitosac
10/07/2015, 01:01
Com todo o respeito, péssima decisão.:stop:
Enquanto você está andando com a viatura, o motor estará jogando pressão dos cilindros para as galerias de água, podendo jogar água do radiador para o vaso expansor.
Essa é a parte menos danosa do problema.
Agora, ao guardar a viatura e esta esfriar novamente, a falta de compressão do motor, por estar desligado, fará aquela pressão que estava no radiador retornar aos cilindros, e junto trará água.
Como a água não é comprimível, o motor exercerá grande força sobre as peças para dar a primeira partida.
Se tiver uma quantia considerável de água poderá dar um calço hidráulico, podendo quebrar bielas e peças adjacentes.
Se tiver pouca água, o motor pegará com alguma dificuldade e ainda criará a chamada ovalização dos cilindros, criando folga entre a parede dos mesmos e os pistões.
Conseqüência disto? Passagem de óleo para os cilindros.
Aí você já pode imaginar o resto ao longo dos tempos.
Portanto, novamente com todo o respeito, troque o cabeçote e dê vida longa ao seu motor.:concordo:

Mbsouza,
Concordo com a opnião do Glaicon, pois na minha ultima SW4 2002 aconteceu isto :

" Agora, ao guardar a viatura e esta esfriar novamente, a falta de compressão do motor, por estar desligado, fará aquela pressão que estava no radiador retornar aos cilindros, e junto trará água. "

Em viagens longas baixava pouco, mas em trajetos curtos baixa mais pois o esquenta/esfria é mais intenso, a minha baixava 200ml a cada 500km, e tinha uma micro trinca, meu mecanico fez o seguinte teste, esquentou o motor até a temperatura normal, depois desligou deixou esfriar e retirou os bicos injetores, com isso entrou ar nos cilindros, deixou assim por dois dias, não deu outra, quando tiramos o cabeçote estava oxidado e mostrando por onde entrou a agua.
Comprei uma junta nova ORIGINAL TOYOTA e um cabeçote, até hoje não deu mais problema.
Abs.

mbsouza
10/07/2015, 07:27
Bem lendo seus relatos temos duas variantes (partindo do pressuposto do radiador novo vt nova, ar quente isolado)

1-bomba d'agua-ela tem um pequeno furo por baixo do rolamento, pinga a água e o vento leva embora e vc não vê pois além de não ficar marcado o local do vazamento este também é de difícil acesso.



2-Cabeçote pode estar com uma trinca, um bom teste para direcionar para o cabeçote ou não é fazer o teste da bolha. Em um recipiente com água, coloca a mangueira que vai do radiador ao vaso de expansão e observa,( o ideal é encher a mangueira com água para retirar o ar e não confundir o teste ) se o cabeçote estiver bom vai a vir a mistura de agua com aditivo no recipiente, se não vão sair bolhas de forma contínua daí tem trinca.

5.000 pra trocar o cabeçote não ta caro?


Jsantos, obrigado pela dica, vou tentar fazer esse teste. O motor tem que estar ligado e no pico da temperatura? Então tiro a ponta da mangueira do vaso de expansão e mergulho num recipiente com água? é isso? obrigado.

mbsouza
10/07/2015, 07:37
Mbsouza,
Concordo com a opnião do Glaicon, pois na minha ultima SW4 2002 aconteceu isto :

" Agora, ao guardar a viatura e esta esfriar novamente, a falta de compressão do motor, por estar desligado, fará aquela pressão que estava no radiador retornar aos cilindros, e junto trará água. "

Em viagens longas baixava pouco, mas em trajetos curtos baixa mais pois o esquenta/esfria é mais intenso, a minha baixava 200ml a cada 500km, e tinha uma micro trinca, meu mecanico fez o seguinte teste, esquentou o motor até a temperatura normal, depois desligou deixou esfriar e retirou os bicos injetores, com isso entrou ar nos cilindros, deixou assim por dois dias, não deu outra, quando tiramos o cabeçote estava oxidado e mostrando por onde entrou a agua.
Comprei uma junta nova ORIGINAL TOYOTA e um cabeçote, até hoje não deu mais problema.
Abs.

feitosac, a sua baixava pouco como a minha e era trinca, provavelmente vou ter que marchar com cabeçote mesmo.

Na minha, deixo esfriar por uma hora e vou abrir o radiador e joga água pra fora, não sei se esse sintoma é normal. Quando o motor quente, o fluído do vaso de expansão aumenta de volume uns 2cm e depois retorna ao normal ou abaixo quando consome.

Jsantos
10/07/2015, 16:37
Jsantos, obrigado pela dica, vou tentar fazer esse teste. O motor tem que estar ligado e no pico da temperatura? Então tiro a ponta da mangueira do vaso de expansão e mergulho num recipiente com água? é isso? obrigado. Sim , no pico de temperatura entende-se que a dilatação das peças é maior facilitando a identificação de uma eventual trinca. sim, tira a mangueira e coloca em um recipiente com agua, para facilitar a observação o ideal é por um pouco de agua nela pra tirar o ar e não mascarar o teste e depois colocar no recipiente, caso não ache necessário não precisa, porém vai levar mais tempo testando pra ter certeza

Glaicon
11/07/2015, 08:15
Na minha, deixo esfriar por uma hora e vou abrir o radiador e joga água pra fora, não sei se esse sintoma é normal.
Não, não é normal. É a compressão de ar do motor que ainda está no sistema de refrigeração.
Faça outro teste: depois de usar a viatura num dia e guardá-la, na manhã seguinte abra a tampa do radiador rapidamente e escute se dá um barulho de vácuo ou descompressão.
É mais um sintoma de existência de ar pressurizado.
Faça todos os testes possíveis visando identificar corretamente o problema, para que não haja gastos além dos necessários.
E boa sorte.:concordo:

sandro_ventania
11/07/2015, 21:58
Existe um teste...
Quando o carro chegar a temperatura de trabalho (ou quando chegar de algum lugar), retire a mangueira que vai para a tampa do vaso de expansão, obstrua a mangueira com alguma coisa...(prego, parafuso, etc), tem que ficar bem tampado.
No dia seguinte as magueiras de baixo e de cima, devem estar amassadas, pois com o resfriamento do liquido ele encolherá, a tendencia é puxar a água do vaso, mas com a mangueria tampada ele não conseguirá puxar a água...então ele formará um vácuo que irá muchar as magueiras do radiador, porém se tiver algum vazamento o vácuo não durará muito e a mangueira voltará ao normal.
Mas tem que ficar de um dia para o outro para dar tempo, pois esses vazamentos são muito pequenos.

É só mas um teste, que eu nunca precisei fazer, mas já li na internet...e faz sentido.

mbsouza
12/07/2015, 07:50
Não, não é normal. É a compressão de ar do motor que ainda está no sistema de refrigeração.
Faça outro teste: depois de usar a viatura num dia e guardá-la, na manhã seguinte abra a tampa do radiador rapidamente e escute se dá um barulho de vácuo ou descompressão.
É mais um sintoma de existência de ar pressurizado.
Faça todos os testes possíveis visando identificar corretamente o problema, para que não haja gastos além dos necessários.
E boa sorte.:concordo:



Glaicon, fiz o teste hoje pela manhã, deu o barulho de ar dentro, infelizmente, 1x0 para trinca. Vou fazer também os testes indicados pelo Jsantos e pelo Sandro.

Glaicon
12/07/2015, 08:57
Glaicon, fiz o teste hoje pela manhã, deu o barulho de ar dentro, infelizmente, 1x0 para trinca. Vou fazer também os testes indicados pelo Jsantos e pelo Sandro.
Lamento.
Saiba que a intenção é ajudar.
Procure uma oficina competente.
Existe uma marca paralela de cabeçote que é bem conceituada, mas não lembro agora o nome.
Custa algo próximo de R$ 2.500,00.
Os demais poderão mencionar.
Se recomenda ainda a troca do jogo de parafusos para fixação do cabeçote, pois o originais se deformam com o esquenta e esfria ao longo dos tempos, bem como pelo aperto de fábrica.
Torço pelo sucesso da sua empreitada.:concordo:

mbsouza
12/07/2015, 09:24
Lamento.
Saiba que a intenção é ajudar.
Procure uma oficina competente.
Existe uma marca paralela de cabeçote que é bem conceituada, mas não lembro agora o nome.
Custa algo próximo de R$ 2.500,00.
Os demais poderão mencionar.
Se recomenda ainda a troca do jogo de parafusos para fixação do cabeçote, pois o originais se deformam com o esquenta e esfria ao longo dos tempos, bem como pelo aperto de fábrica.
Torço pelo sucesso da sua empreitada.:concordo:

oK, obrigado pela força.

mbsouza
12/07/2015, 09:30
Sim , no pico de temperatura entende-se que a dilatação das peças é maior facilitando a identificação de uma eventual trinca. sim, tira a mangueira e coloca em um recipiente com agua, para facilitar a observação o ideal é por um pouco de agua nela pra tirar o ar e não mascarar o teste e depois colocar no recipiente, caso não ache necessário não precisa, porém vai levar mais tempo testando pra ter certeza


Jsantos, fiz esse teste também, quando chegou à temperatura normal de funcionamento, saiu duas bolhas grandes, do tamanho do diâmetro interno da mangueira que leva ao vaso de expansão, apenas duas, mas saiu. Aí, continuei com o carro em funcionamento por mais cinco minutos e não saiu mais nada, talvez porque chegou no nível; dei umas aceleradas, mas apenas as duas bolhas. Considero 2x0 para a trinca, já que o teste que o Glaicon indicou deu positivo? Agora, por fim, estou fazendo o teste que o Sandro indicou, à tardinha já terei o resultado.

mbsouza
12/07/2015, 14:48
Existe um teste...
Quando o carro chegar a temperatura de trabalho (ou quando chegar de algum lugar), retire a mangueira que vai para a tampa do vaso de expansão, obstrua a mangueira com alguma coisa...(prego, parafuso, etc), tem que ficar bem tampado.
No dia seguinte as magueiras de baixo e de cima, devem estar amassadas, pois com o resfriamento do liquido ele encolherá, a tendencia é puxar a água do vaso, mas com a mangueria tampada ele não conseguirá puxar a água...então ele formará um vácuo que irá muchar as magueiras do radiador, porém se tiver algum vazamento o vácuo não durará muito e a mangueira voltará ao normal.
Mas tem que ficar de um dia para o outro para dar tempo, pois esses vazamentos são muito pequenos.

É só mas um teste, que eu nunca precisei fazer, mas já li na internet...e faz sentido.

Sandro, fiz também esse teste, as mangueiras não murcharam, portanto, 3 x 0 para trinca.

sandro_ventania
12/07/2015, 19:23
Putz...que chato!

Mas lembre-se...pode ser outra coisa, junta queimada, selo, etc. Não necessariamente uma trinca no cabeçote.

Clandio
13/07/2015, 07:38
Tu disse que já trocou a tampa do radiador. Ela é original?

mbsouza
13/07/2015, 08:10
Tu disse que já trocou a tampa do radiador. Ela é original?

A tampa não é original, mas é nova. Foram testadas outras tampas também, mas não é ali o problema. Mas a propósito, abaixo do seu poste diz que Você já teve uma 2002 EFI e agora tem uma 1993, as vezes penso também em fazer o mesmo, pois são bem mais resistentes.

Clandio
13/07/2015, 17:31
mbsouza.

A 2002 que tive era muito boa. Nunca tive problemas graves com ela. Meu maior problema era o terrorismo daquele cabeçote que poderia trincar a qualquer hora, além da bomba injetora semi eletrônica.
Como não sou de correr e não simpatizo com muita eletrônica, preferi uma maçarico.
Fico mais tranquilo e confiante assim. Não me arrependo.

americo_mattar
13/07/2015, 23:58
Caros, minha SW esta com o mesmo problema e para piorar ela ferveu, derramou a água do vaso e já tão me preparando para trocar o cabeçote, radiador, bomba de óleo/ água, válvulas e etc... Uma dúvida tem alguma marca confiável de cabeçote ou só o original?

De de qualquer forma amanhã saberei o tamanho do preju. Pelo menos de mecânico estou tranquilo o carro está com o Alex da Macmotors, ele é muito competente e confiável, só está me dando desespero imaginar os custos.

A propósito dr. Guilherme, muito pertinente o comentário sobre a agonia com o carro, estou perdendo a confiança na "charlene", acho que o problema todo é que a fama de inquebráveis prejudica muito, pois tem gente que acha que não precisa fazer manutenção. E desavisados como eu compram e se Pho......

Enfim, boa sorte aos amigos que estão com os mesmos problemas....

guilhermeabreu
14/07/2015, 01:28
Caros, minha SW esta com o mesmo problema e para piorar ela ferveu, derramou a água do vaso e já tão me preparando para trocar o cabeçote, radiador, bomba de óleo/ água, válvulas e etc... Uma dúvida tem alguma marca confiável de cabeçote ou só o original?

De de qualquer forma amanhã saberei o tamanho do preju. Pelo menos de mecânico estou tranquilo o carro está com o Alex da Macmotors, ele é muito competente e confiável, só está me dando desespero imaginar os custos.

A propósito dr. Guilherme, muito pertinente o comentário sobre a agonia com o carro, estou perdendo a confiança na "charlene", acho que o problema todo é que a fama de inquebráveis prejudica muito, pois tem gente que acha que não precisa fazer manutenção. E desavisados como eu compram e se Pho......

Enfim, boa sorte aos amigos que estão com os mesmos problemas....

Caro Américo

Fico arrepiado com seu relato , me embrulha o estomago de tanta agonia que passei , mas os dois cabeçotes do paralelo que o pessoal tem colocado e dado certo são os AMC ( Espanhol o melhor ) e o SHAREK ( acho que Chinês ) .

Boa sorte no seu calvário .

americo_mattar
14/07/2015, 01:43
Dr. Guilherme, e realmente muito chato! Mas são os riscos que corremos, confesso que se eu tivesse me atentado um pouco mais não estaria passando por esses problemas agora, mas enfim, fica a experiência que por sinal está custando muito cara...😡

A propósito sobre o cabeçote, obrigado pela dica, achei esse site de uma distribuidor AMC:
http://www.aresc.com.br/wp-content/uploads/2011/10/IMPAVE-LISTA-CATALAGO-AMC-IMPAVE.pdf

De qualquer forma amanhã vou cotar também com o Anderson da Status para ver qual o melhor preço, porém sempre levando em conta a qualidade como principal critério.

Toyoteiro, se vc não se importar vou postando aqui a evolução dos reparos, assim vamos aprendendo (da pior forma) juntos.
Abracos



Caro Américo

Fico arrepiado com seu relato , me embrulha o estomago de tanta agonia que passei , mas os dois cabeçotes do paralelo que o pessoal tem colocado e dado certo são os AMC ( Espanhol o melhor ) e o SHAREK ( acho que Chinês ) .

Boa sorte no seu calvário .

mbsouza
14/07/2015, 04:33
Dr. Guilherme, e realmente muito chato! Mas são os riscos que corremos, confesso que se eu tivesse me atentado um pouco mais não estaria passando por esses problemas agora, mas enfim, fica a experiência que por sinal está custando muito cara...

A propósito sobre o cabeçote, obrigado pela dica, achei esse site de uma distribuidor AMC:
http://www.aresc.com.br/wp-content/uploads/2011/10/IMPAVE-LISTA-CATALAGO-AMC-IMPAVE.pdf

De qualquer forma amanhã vou cotar também com o Anderson da Status para ver qual o melhor preço, porém sempre levando em conta a qualidade como principal critério.

Toyoteiro, se vc não se importar vou postando aqui a evolução dos reparos, assim vamos aprendendo (da pior forma) juntos.
Abracos


Fico solidário com sua aflição, a minha ainda não ferveu, mas provavelmente terei que trocar cabeçote também, pois baixa líquido do radiador. A sua é 2001, a minha é 2000, eu achava que estava fora da zona de risco e que somente as 1997/1998 davam problema de cabeçote, mas nada disso, nenhuma está imune a esse defeito (1997/2002), que provavelmente tenha começado com donos anteriores que não davam a manutenção adequada.
Quanto ao cabeçote, parto do princípio de que se os originais Toyota fossem bons, não existiriam, apesar dos maus tratos, tantas SW4 com cabeçote trincado, portanto não gastarei com cabeçote original na minha e, diante dos relados aqui do fórum, esse AMC deve ser até melhor, por menos da metade do preço e dois anos de garantia.

americo_mattar
14/07/2015, 07:23
Fala Mb, cara achei o representante deles aqui no Brasil, hoje vou contatar e ver se fazem venda direta, pode ser que fique mais em conta. Novidades vou postando aqui.

Sobre o problema, tenho certeza que é fruto de manutenções porcas ou mesmo ausência de manutenção!
Quando comprei fiz tudo que estava nas recomendações do Dr. Guilherme e outros amigos aqui do fórum, porém não tenho como saber o histórico anterior, só sei que foi porco. Um exemplo depois que peguei o carro descobri que haviam colado as buchas da barra estabilizadora com superbonder....isso é para bater no sujeito até matar....

Mas como eu disse, se eu fosse menos emocional e mais racional na compra tinha evitado isso. Agora vamos que vamos.

mbsouza
14/07/2015, 08:22
Ok Americo, boa sorte na empreitada, talvez eu invista também neste cabeçote AMC, pede pra eles mandarem fotos, tem um que é falso, aqui no fórum há postagem da foto do verdadeiro, mas creio que essa empresa que Você referiu seja séria. No meu carro também achei diversas gambiarras feitas pelos donos anteriores, o que me custou até agora R$ 16000 com manutenções corretivas.

americo_mattar
14/07/2015, 10:23
Salve MB, então liguei na Impave e os caras cobraram R$3680 na peça + Impostos e so tem em Paço Fundo. Com isso liguei diretamente na AMC do Brasil e consegui o contato de um representante aqui de SP, eles tem a peça por R$3060. O distribuidor chama-se APEX, Fone 011 4154-5809 fica na Av. Itaberaba, 4516 (vou colocar la no tópico de peças).

Achei de outras marcas mais barato, mas como pretendo ficar com o carro (pelo menos por enquanto) vou fazer o serviço com o que tem de melhor, eu ando com minha família e quero me sentir seguro.

Qualquer novidade vou dando mais informações.

mbsouza
14/07/2015, 13:21
Salve MB, então liguei na Impave e os caras cobraram R$3680 na peça + Impostos e so tem em Paço Fundo. Com isso liguei diretamente na AMC do Brasil e consegui o contato de um representante aqui de SP, eles tem a peça por R$3060. O distribuidor chama-se APEX, Fone 011 4154-5809 fica na Av. Itaberaba, 4516 (vou colocar la no tópico de peças).

Achei de outras marcas mais barato, mas como pretendo ficar com o carro (pelo menos por enquanto) vou fazer o serviço com o que tem de melhor, eu ando com minha família e quero me sentir seguro.

Qualquer novidade vou dando mais informações.


Não esqueça que a junta deve ser original e também é aconselhável a troca do jogo de parafusos.

AlonsoFausto
14/07/2015, 20:28
Fico até gelado quando leio relato como os dos Srs. A minha 2002 segue perfeita, mas confesso que quando leio relatos assim fico desanimado.

Mbsouza e Americo, o JSantos (aqui do fórum) fez o motor da "Chalana" (Sw4 efi dele) e tem muita, muita mesmo, experiência no assunto. Acho que os Srs. deveriam consultar opinião de peças com Ele. Como tenho o "zapzap" dele, sempre que preciso o consulto e Ele não hesita em ajudar.

Abraços e não deixem de enriquecer o fórum com as atualizações para ajudas futuras!

guilhermeabreu
14/07/2015, 23:35
Aqui em minha cidade tenho um amigo que tem uma 98 e começou a baixar 200ml a cada 500km , ele é muito enjoado , consultou o mecânico chefe da CCS daqui e ele falou que ele poderia andar com o carro desta forma , pois baixava muito pouco mas ele inconformado comprou o cabeçote AMC na IMPAVE e trocou , a partir daí não baixou mais água e na época levou o cabeçote por duas vezes na retífica e eles falaram que não tinha trinca , mas tinha micro fissura , pois depois da troca não sumiu mais água .

dpab
15/07/2015, 00:28
Como reconhecer um verdadeiro cabeçote AMC:

http://www.autoaftermarketnews.com/artigo.php?id=2846&artcat=16

Um abraço, Delfim

Jsantos
15/07/2015, 00:30
Fico até gelado quando leio relato como os dos Srs. A minha 2002 segue perfeita, mas confesso que quando leio relatos assim fico desanimado.

Mbsouza e Americo, o JSantos (aqui do fórum) fez o motor da "Chalana" (Sw4 efi dele) e tem muita, muita mesmo, experiência no assunto. Acho que os Srs. deveriam consultar opinião de peças com Ele. Como tenho o "zapzap" dele, sempre que preciso o consulto e Ele não hesita em ajudar.

Abraços e não deixem de enriquecer o fórum com as atualizações para ajudas futuras!

Fausto Obrigado pela confiança, a experiência é pouca mas a ajuda que recebo é muita:euforico:.

Tem um tópico que menciona o cabeçote Amc como melhor que o original, creio que deve ser mesmo, como não encontrei na época da reconstrução da Chalana fui de sharek. 20.000 kms rodados e até agora sem problemas,(não forço muito a viatura ando a 110 com picos de velocidade de 130 em ultrapassagens e tem intercooler também), vamos ver para frente o que acontece.

mbsouza
15/07/2015, 04:56
Aqui em minha cidade tenho um amigo que tem uma 98 e começou a baixar 200ml a cada 500km , ele é muito enjoado , consultou o mecânico chefe da CCS daqui e ele falou que ele poderia andar com o carro desta forma , pois baixava muito pouco mas ele inconformado comprou o cabeçote AMC na IMPAVE e trocou , a partir daí não baixou mais água e na época levou o cabeçote por duas vezes na retífica e eles falaram que não tinha trinca , mas tinha micro fissura , pois depois da troca não sumiu mais água .

Exatamente o que o mecânico aqui falou também, as vezes sequer a retífica consegue identificar a fissura.

Glaicon
15/07/2015, 07:52
Aqui em minha cidade tenho um amigo que tem uma 98 e começou a baixar 200ml a cada 500km , ele é muito enjoado , consultou o mecânico chefe da CCS daqui e ele falou que ele poderia andar com o carro desta forma , pois baixava muito pouco mas ele inconformado comprou o cabeçote AMC na IMPAVE e trocou , a partir daí não baixou mais água e na época levou o cabeçote por duas vezes na retífica e eles falaram que não tinha trinca , mas tinha micro fissura , pois depois da troca não sumiu mais água .
Guilherme, a sugestão desse "mecânico" é de lascar.
Baixa água e diz que pode andar assim? Coisa de louco.
Veja só: em julho do ano passado troquei a água e o aditivo da minha SW 98, pois iria viajar pra neve.
Desde aquela data não coloquei mais água.
Um ano, mesmo nível.
Eu acho que o radiador é mais vítima do que vilão, pois basta faltar pressão no sistema, que a água irá ferver.
E aí é o cabeçote que vai pro saco.
Além do radiador deve-se atentar para mangueiras, tampa do radiador, abraçadeiras frouxas, vedação da bomba d´água.
Se estes itens estiverem bons, juntamente com o cabeçote, não há motivos para baixar água.:concordo:

guilhermeabreu
15/07/2015, 13:41
GLAICON

Concordo plenamente em gênero , número e grau .

É por isto que venho falando a tempos que qdo um radiador mostra sinal de fraqueza troque por outro novo , NADA DE VARETAR , REFORMAR ou SOLDAR .

feitosac
17/07/2015, 23:17
Fico até gelado quando leio relato como os dos Srs. A minha 2002 segue perfeita, mas confesso que quando leio relatos assim fico desanimado.

Mbsouza e Americo, o JSantos (aqui do fórum) fez o motor da "Chalana" (Sw4 efi dele) e tem muita, muita mesmo, experiência no assunto. Acho que os Srs. deveriam consultar opinião de peças com Ele. Como tenho o "zapzap" dele, sempre que preciso o consulto e Ele não hesita em ajudar.

Abraços e não deixem de enriquecer o fórum com as atualizações para ajudas futuras!

Fausto e amigos,
Tive uma SW4 2001 por anos , comprei de uma pessoa rigorosa em manutenção viajei toda a America do Sul e nunca tive problemas, infelizmente perdi ela num acidente e deu PT, comprei outra 2002 muito boa, mas o dono não era tão rigoroso nas manutenções resumo, a chaga do cabeçote, micro fissura/trinca , comprei um Sharek com o Anderson pois na época o AMC estava em falta no mercado, troquei o cabeçote fiquei com o carro mais um ano, vendi para um amigo e até hoje sem problemas.
Minha opnião, todas as marcas de carro tem um ponto fraco, mas neste caso prefiro acreditar em manutenção inadequada, mas mesmo assim se for um problema de engenharia, ainda é o fabricante mais confiável, tanto que troquei por uma Prado que utiliza o mesmo 1KZTE.
Deixo meu apoio aos companheiros que vivem este drama, mas se o serviço for bem feito, terão carro para muitos anos.
Abs.

americo_mattar
19/07/2015, 13:47
Pessoal, continuando a saga, comprei o cabeçote AMC, chega na terça. Mas já pensando no futuro, andei conversando com um pessoal lá do Sul sobre adaptações de motores na SW. Uma das opções e colocar o D4D, vi todo o tópico do Urbano e realmente tem riscos, mas acho que o carro pode ficar monstro. Outra opção que a turma lá de baixo citou e colocar o MWM 2.8, se não me engano e o mesmo da xterra e s10.

A primeira opção me pareceu mais interessante, porém alguém já ouviu falar desta segunda? Realmente fiquei curioso.

mbsouza
19/07/2015, 14:49
Pessoal, continuando a saga, comprei o cabeçote AMC, chega na terça. Mas já pensando no futuro, andei conversando com um pessoal lá do Sul sobre adaptações de motores na SW. Uma das opções e colocar o D4D, vi todo o tópico do Urbano e realmente tem riscos, mas acho que o carro pode ficar monstro. Outra opção que a turma lá de baixo citou e colocar o MWM 2.8, se não me engano e o mesmo da xterra e s10.

A primeira opção me pareceu mais interessante, porém alguém já ouviu falar desta segunda? Realmente fiquei curioso.


Américo, eu também já pensei nessa possibilidade e até há alguns meses atrás contatei com os caras, São de Santa Maria-RS, ouvi falar que são os melhores do estado e um dos melhores do Brasil em adaptação de motores, veja o poste 1103, onde está a pergunta que fiz para os caras e a resposta deles. http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/6165-sw4-97-x-cabecote-e-radiador-92.html#post2249114

sandro_ventania
19/07/2015, 17:04
Aqui mesmo no forum tem um colega que adaptou um 2.8 mwm usado na sprinter.
Parece que só precisou usar uma flange para casar com o cambio. Segundo ele, fica mostro!

mbsouza
19/07/2015, 17:31
Aqui mesmo no forum tem um colega que adaptou um 2.8 mwm usado na sprinter.
Parece que só precisou usar uma flange para casar com o cambio. Segundo ele, fica mostro!



Ótima notícia Sandro, se algum dia o motor da minha der pau, vou fazer isso, estou só à 400km de Santa Maria.

americo_mattar
19/07/2015, 18:53
Eu troquei umas mensagens com eles e me falaram que é só isso mesmo, uma flage para adaptar ao câmbio e ajustar os coxins do motor porém nada muito complicado. Como já comprei as peças agora vou esperar mas sinceramente gostei da ideia do MWM, me parece ser um motor mais simples e mais robusto, já que o cabeçote e de ferro fundido.

americo_mattar
19/07/2015, 18:56
E de manutenção BEM mais barata....

Clandio
20/07/2015, 09:19
Sou de Santa Maria e nunca ouvi falar desse pessoal. Onde fica? Qual o nome?

mbsouza
20/07/2015, 09:47
Sou de Santa Maria e nunca ouvi falar desse pessoal. Onde fica? Qual o nome?


Olá Clandio, Tu és então nosso embaixador aí rsrsrsrsr. Eis o blog deles: http://sossolucaors.blogspot.com.br, tem os contatos, mas não localizei o endereço, dá uma investigada aí pra nós por favor, um abraço.

americo_mattar
20/07/2015, 10:35
Fala MB, tenho falado com o Carlos, da uma olhada por aí Cláudio em princípio me pareceu bem legal a ideia, e depois vi umas fotos de uma adaptação de uma Dakota que ficou excelente os caras são bem caprichosos.





Olá Clandio, Tu és então nosso embaixador aí rsrsrsrsr. Eis o blog deles: http://sossolucaors.blogspot.com.br, tem os contatos, mas não localizei o endereço, dá uma investigada aí pra nós por favor, um abraço.

mbsouza
20/07/2015, 10:42
Fala MB, tenho falado com o Carlos, da uma olhada por aí Cláudio em princípio me pareceu bem legal a ideia, e depois vi umas fotos de uma adaptação de uma Dakota que ficou excelente os caras são bem caprichosos.


Américo, Você falou que já está chegando o cabeçote AMC, mas foi feito teste para ver se o cabeçote original dela está realmente trincado?

americo_mattar
20/07/2015, 21:04
Fala Mb, o Alex fez o teste e identificamos a perda de pressão, porém somente quando o carro esquenta. Assim o metal dilata e vaza água na camara de combustão a junta em princípio estava ok, só lembrando que a junta da toyota e de metal logo ela não queima com facilidade.

Havia ia a possibilidade de desmontar e manda analisar o cabeçote, o que custaria caro e poderia dar em nada, montar e voltar a dar o problema. Assim depois de muito ler e falar com o Alex optei por trocar o cabeçote, preciso do carro confiável. Também vou instalar o intercooler, trocar radiador, bomba d'agua, válvula termostatica, sensores do motor, instalar outro termostato, etc..espero que o carro fique confiável. Optei por tudo original a exceção do cabeçote que vou usar AMC.

Aproveitando, alguém pode me ajudar a achar essa flage? Normalmente os desmanches arrancar o intercooler e descartam esse "cotovelo".

http://www.4x4brasil.com.br/forum/webkit-fake-url://2c4b4f3c-de25-4825-92ee-26d8e11fabf2/imagejpeg



Américo, Você falou que já está chegando o cabeçote AMC, mas foi feito teste para ver se o cabeçote original dela está realmente trincado?

americo_mattar
20/07/2015, 21:07
Os seguem a fotos507666

mbsouza
20/07/2015, 22:02
Os seguem a fotos507666


Tenta essa loja: www.baretaautopecas.com.br

Armindo Neto
20/07/2015, 22:56
Americo, o que ocasionou isso tudo?

Me estranha muito isso acontecer numa Toyota.

americo_mattar
20/07/2015, 23:58
Armindo,
a fama das toyotas de indestrutíveis pesa muito contra o carro, as pessoas compram e não fazem a devida manutenção. Quando comprei o carro fiz toda a manutenção preventiva, porém não tenho controle sobre o que aconteceu antes, veja que até bucha colada com superbonder achamos, dentre outras barbaridades, enfim, creio que o motor tenha sido negligenciado.

E quando a manutenção não é adequada o super aquecimento é certo. Não posso falar pelos demais casos mas o meu certamente foi manutenção corretiva/ preventiva inadequada. Acho que se fizermos todas as preventivas e corretivas no devido tempo minimiza/ elimina esse tipo de problema.

Agora optei por trocar tudo para tentar reduzir a chance de uma nova ocorrência deste problema. Só não podemos esquecer que a viatura tem 15 anos e algumas peças tendem a falhar neste tempo todo...

Bom essa é a minha opinião é especificamente o meu caso.
abracos


Americo, o que ocasionou isso tudo?

Me estranha muito isso acontecer numa Toyota.

guilhermeabreu
21/07/2015, 00:33
Armindo,
a fama das toyotas de indestrutíveis pesa muito contra o carro, as pessoas compram e não fazem a devida manutenção. Quando comprei o carro fiz toda a manutenção preventiva, porém não tenho controle sobre o que aconteceu antes, veja que até bucha colada com superbonder achamos, dentre outras barbaridades, enfim, creio que o motor tenha sido negligenciado.

E quando a manutenção não é adequada o super aquecimento é certo. Não posso falar pelos demais casos mas o meu certamente foi manutenção corretiva/ preventiva inadequada. Acho que se fizermos todas as preventivas e corretivas no devido tempo minimiza/ elimina esse tipo de problema.

Agora optei por trocar tudo para tentar reduzir a chance de uma nova ocorrência deste problema. Só não podemos esquecer que a viatura tem 15 anos e algumas peças tendem a falhar neste tempo todo...

Bom essa é a minha opinião é especificamente o meu caso.
abracos

AMERICO_MATTAR

Brilhante sua colocação , muito consciente e sabedor do problema de mal uso anterior , TOYOTA é fantástico como vc citou , mas até uma TOYOTA não resiste a maus tratos .

Vc esta no caminho corretíssimo , pq tentar resolver por meia sola aqui e outra alí só vai fazer vc desgostar do seu carro e fazendo como esta fazendo , vai gastar só uma vez e vai ficar tudo corrigido da maneira correta .

Parabéns pela sua atitude de fazer o certo .

Abraço e boa sorte na empreitada .

americo_mattar
21/07/2015, 08:31
Caro Dr. Guilherme,
Quando comprei a viatura li diversos posts aqui do fórum, e cada dia aprendo mais uma coisa nova.
Acho que temos a mesma opinião, aliás li vários dos seus posts e suas contribuições são valiosas, por isso ficar fazendo remendo não da certo, no final sai mais caro (financeiramente e emocional) do que fazer certo logo da primeira vez.

Conforme o reparo for avançando posto por aqui para todos acompanharem e aprendermos juntos.
Grande abraço,

americo_mattar
23/07/2015, 20:21
Pessoal, hoje recebi o cabeçote AMC, como estava na expectativa de levar logo para o mecânico não tirei fotos, porém examinei junto com o Alex e o produto é realmente diferenciado, usinarem perfeita é muito bem acabado, vamos ver montado.

Glaicon
01/08/2015, 08:08
Pessoal, hoje recebi o cabeçote AMC, como estava na expectativa de levar logo para o mecânico não tirei fotos, porém examinei junto com o Alex e o produto é realmente diferenciado, usinarem perfeita é muito bem acabado, vamos ver montado.
Alguma evolução nos serviços?:pipoca:

dpab
01/08/2015, 20:58
Boa pergunta... Falaeee Américo !!

americo_mattar
02/08/2015, 16:12
Salve pessoal,
Peças adquiridas até o momento:
- cabeçote AMC, todo resto original, válvulas, junta do cabeçote, kit de juntas do motor, válvula termostatica, filtros (óleo, combustível e ar), Correia dentada, polia da correia, intercooler da 2012 e scoop da 2012, flage de admissão da 2012 para adaptação da mangueira de saída do intercooler, parafusos do cabeçote, bomba d'agua, ufa...ainda não achamos o radiador mas estamos vendo com a Paccini, e outras marcas que pesquisei aqui no fórum. E vou instalar um snorkel da OGZ, melhorando assim o sistema de admissão.

Essa semana comprarei o racetronix para acompanhar a temperatura da água, aliás se alguém tiver dicas de onde instalar sugestões são bem vindas.

Dos reparos:
parte de baixo do motor tudo zerado, não prejudicou em nada os pistões e cilindros, ja foram ajustadas as válvulas no cabeçote, e começamos a montagem, creio que até o final desta semana, se não faltar nada pego o carro. O capô para instalar o scoop vamos cortar no drimel, assim não queima a pintura, já estamos com as borrachas que fazem o isolamento para concentrar o ar no intercooler. Bomba d'Água instalada, enfim está tudo caminhando bem. O Alex (macmotors) e muito competente e caprichoso.

Com a instalação do intercooler não precisaremos mexer na bomba pois a minha e eletrônica e ajusta automaticamente a mistura, enfim vamos auferir o quanto a performance melhora usando ar mais frio na queima.

Mas mesmo fazendo tudo isso, sinceramente estou pensando em vender, usei tudo de primeira linha, mas a patroa não confia mais no carro e a pressão está grande. pois além deste reparo no motor, já fizemos a suspensão inteira, troquei todas as buchas, pivôs, terminais, etc...freios completos, revisei os diferenciais e cardan, inclusive colocamos o kit ironman. Isso sem falar em itens de acabamento que eu mesmo estou fazendo (já fui mecânico e gosto de trabalhar no carro). Enfim se somar tudo que já foi gasto e de assustar mais de r$20k, sei que será impossível recuperar, mas o pior é a falta de confiança.

Esses dias discuti com um amigo por conta disso, ele me questionava porque usar tudo de primeira linha se vou vender...bem minha resposta é a mesma de muitos anos, posso ter muitos defeitos, mas não entrego porcaria na mão dos outros e se o faço eu falo claramente o que está sendo vendido e quais os problemas, pensando assim em algumas negociações perco dinheiro, mas em todas ganho amigos e o respeito das pessoas. Mas o principal é que ninguém passe pela frustração que estou passando agora.

O fato é que como tantos outros eu fiz uma compra emocional, era um carro de um conhecido (FDP) com preço bom e como eu queria muito e não avaliei adequadamente a situação. De qualquer forma não desdenho do carro, e apenas uma situação causada pela manutenção incorreta e uma série de reparos mal feitos por mecânicos incompetentes para não falar porcos...

Bem vou esperar ficar pronta, e ver como fica, se eu resgatar a confiança da esposa e a minha, ficamos com ela para amortizar o investimento, caso contrário passarei para algum feliz proprietário que diferente de mim pegará uma sw4 literalmente zerada.

Tao logo termine o serviço eu atualizo a todos das impressões gerais com o intercooler e sobre o funcionamento do carro.
Grande abraço a todos,

mbsouza
02/08/2015, 18:08
Salve pessoal,
Peças adquiridas até o momento:
- cabeçote AMC, todo resto original, válvulas, junta do cabeçote, kit de juntas do motor, válvula termostatica, filtros (óleo, combustível e ar), Correia dentada, polia da correia, intercooler da 2012 e scoop da 2012, flage de admissão da 2012 para adaptação da mangueira de saída do intercooler, parafusos do cabeçote, bomba d'agua, ufa...ainda não achamos o radiador mas estamos vendo com a Paccini, e outras marcas que pesquisei aqui no fórum. E vou instalar um snorkel da OGZ, melhorando assim o sistema de admissão.

Essa semana comprarei o racetronix para acompanhar a temperatura da água, aliás se alguém tiver dicas de onde instalar sugestões são bem vindas.

Dos reparos:
parte de baixo do motor tudo zerado, não prejudicou em nada os pistões e cilindros, ja foram ajustadas as válvulas no cabeçote, e começamos a montagem, creio que até o final desta semana, se não faltar nada pego o carro. O capô para instalar o scoop vamos cortar no drimel, assim não queima a pintura, já estamos com as borrachas que fazem o isolamento para concentrar o ar no intercooler. Bomba d'Água instalada, enfim está tudo caminhando bem. O Alex (macmotors) e muito competente e caprichoso.

Com a instalação do intercooler não precisaremos mexer na bomba pois a minha e eletrônica e ajusta automaticamente a mistura, enfim vamos auferir o quanto a performance melhora usando ar mais frio na queima.

Mas mesmo fazendo tudo isso, sinceramente estou pensando em vender, usei tudo de primeira linha, mas a patroa não confia mais no carro e a pressão está grande. pois além deste reparo no motor, já fizemos a suspensão inteira, troquei todas as buchas, pivôs, terminais, etc...freios completos, revisei os diferenciais e cardan, inclusive colocamos o kit ironman. Isso sem falar em itens de acabamento que eu mesmo estou fazendo (já fui mecânico e gosto de trabalhar no carro). Enfim se somar tudo que já foi gasto e de assustar mais de r$20k, sei que será impossível recuperar, mas o pior é a falta de confiança.

Esses dias discuti com um amigo por conta disso, ele me questionava porque usar tudo de primeira linha se vou vender...bem minha resposta é a mesma de muitos anos, posso ter muitos defeitos, mas não entrego porcaria na mão dos outros e se o faço eu falo claramente o que está sendo vendido e quais os problemas, pensando assim em algumas negociações perco dinheiro, mas em todas ganho amigos e o respeito das pessoas. Mas o principal é que ninguém passe pela frustração que estou passando agora.

O fato é que como tantos outros eu fiz uma compra emocional, era um carro de um conhecido (FDP) com preço bom e como eu queria muito e não avaliei adequadamente a situação. De qualquer forma não desdenho do carro, e apenas uma situação causada pela manutenção incorreta e uma série de reparos mal feitos por mecânicos incompetentes para não falar porcos...

Bem vou esperar ficar pronta, e ver como fica, se eu resgatar a confiança da esposa e a minha, ficamos com ela para amortizar o investimento, caso contrário passarei para algum feliz proprietário que diferente de mim pegará uma sw4 literalmente zerada.

Tao logo termine o serviço eu atualizo a todos das impressões gerais com o intercooler e sobre o funcionamento do carro.
Grande abraço a todos,


Olha Américo, está certíssimo em fazer a melhor manutenção possível no carro, mas acho que não deveria vender, Você vai ter carro para rodar o mundo sem se incomodar, por anos.

americo_mattar
02/08/2015, 21:15
Fala Mb, valeu pela força!
Vou esperar para ver como fica.

a propósito você comheçe esse sensor:
http://www.donattirace.com.br/produto/spia-eletronico-digital-evo-display-vermelho.html

achei esse outro da Racetronix:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680561313-termmetro-temperatura-agua-digital-racetronix-led-vm-52mm-_JM

Quero colocar um sensor adicional, se alguém puder recomendar algum.
valeu,

sandro_ventania
03/08/2015, 23:13
Fala Mb, valeu pela força!
Vou esperar para ver como fica.

a propósito você comheçe esse sensor:
http://www.donattirace.com.br/produto/spia-eletronico-digital-evo-display-vermelho.html

achei esse outro da Racetronix:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680561313-termmetro-temperatura-agua-digital-racetronix-led-vm-52mm-_JM

Quero colocar um sensor adicional, se alguém puder recomendar algum.
valeu,


Americo...foi você mesmo que disse!

"pegará uma sw4 literalmente zerada"

E voce vai dispensar uma SW4 ZERADA!!! É o sonho de qualquer um...he he he!!
Use o carro e voce verá que vale a pena ficar com ele!

Quanto ao sensor de temperatura...ambos fazem a mesma coisa...a diferença é que o da Donatti já vem com bip de alerta e o outro voce tem que colocar um buzzer adicional na saida que tem pra isso.

americo_mattar
04/08/2015, 08:59
Valeu Sandro...
Agora minha "relação" com a Charlene esta estremecida...rsrsrs Ta parecendo P... paraguaia, custa caro pra caramba e quando você precisa nega fogo...rsrs
Mas vamos esperar e ver como fica.
Grande abraço,

guilhermeabreu
05/08/2015, 15:13
AMERICO

Dos Termômetros extras , os dois são bons , o SPIA é para o bloco do motor é o outro é para água , sugiro a comprar na DONATTI e se vc comprar o de água pede para vir com o sinal de alerta sonoro , com isto o valor vai para cento e poucos reais , mas vale a pena , foi deste que coloquei em meus carros , no seu carro o local ideal é ali na saída da mangueira do motor que vai para o radiador , ali fica o sensor original do carro num canote de alumínio ali bem perto dele tem um local próprio , é um anel redondo ressaltado do canote , vc retira este canote , leva num torneiro para ele fazer um furo e abrir rosca com a medida do sensor , ou abrir um furo maior fazer no torno uma luva de bronze com a rosca externa para enroscar no canote e a rosca interna vc enrosca o sensor , acho que é nescessário fazer esta bucha de bronze para caber o comprimento do sensor , pois se enroscar o sensor direto no canote não terá profundidade para enroscar todo .

Tem fotos disto aqui no fórum no tópico específico do TERMÔMETRO EXTRA COM SINAL DE ALERTA SONORO .

Qto a esta perda de confiança , sei muito bem o que é isto , mas primeiro sugiro a vc usar um tempo e se ficar tudo 100% , O TEMPO SE INCUMBIRÁ DE MOSTRAR A CONFIANÇA DE VOLTA .

Não tome atitude precipitada nesta hora , NÃO AJA COM EMOÇÃO E SIM COM A RAZÃO .

Forte abraço e boa sorte e com certeza este TERMÔMETRO EXTRA COM SINAL DE ALERTA SONORO , vai te passar mais confiabilidade no funcionamento do carro , pois vc verá o tempo todo instantaneamente as variações da temperatura da água na medida que vc muda as condições de serviço do carro , ou seja qdo vc exige mais a temperatura sobe um pouco e qdo exige menos ele vai trabalhar numa temperatura um pouco mais baixa , MAS TUDO DENTRO DA NORMALIDADE que seria entre 78ºC a 95ºC .

americo_mattar
06/08/2015, 14:05
Meu Amigo Guilherme,
Obrigado pelas dicas! Ja baixei as fotos aqui do fórum para fazer a adaptação do termômetro.

Pode deixar que pensarei bem antes de qualquer decisão.
Grande abraço,
Americo

americo_mattar
08/08/2015, 16:06
Comprado:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682557172-medidor-temperatura-agua-digital-racetronix-alarme-sonoro-_JM

so instalar...

guilhermeabreu
09/08/2015, 18:38
É este aí mesmo , agora vc vai bem mais protegido de superaquecimento , PARABÉNS pela compra .

dpab
16/08/2015, 15:45
Américo,
A Charlene ficou pronta?
Qual a sua impressão até agora?
O Cabeçote AMC assentou bem?
Um abraço, Delfim

americo_mattar
17/08/2015, 14:16
Delfim,
O cabeçote realmente é de excelente qualidade, assentou perfeito, recomendo sem susto, vale o preço (paguei R$3.060).
Ainda no capitulo "manutenções porcas", Descobrimos mais algumas "barbaridades" do dono anterior:
- A junta do cabeçote não era original
- O cabeçote anterior foi plainado e usinado, ninguém avisou que isso não se faz com cabeçotes de alumínio?!?!?! provavelmente por conta de de alguma trinca anterior...

Mas agora estamos fazendo direito e com calma, está um pouco atrasado por conta do corte do capo para instalação do scoop, mas como não estou preocupado com o prazo, mas sim com a qualidade do trabalho, esta tudo bem.

Quanto ao serviço de mecânico, sinceramente não posso reclamar, o Alex é excelente, conheço poucos mecânicos tão caprichosos. E olha que fui mecânico da WV e da Audi. Graças ao cuidado que ele tem com a viatura estou mais confiante a cada dia que ficará zerada.

Na quarta vou dar uma olhada na menina e acho que na sexta ela vai para casa, vou tirar umas fotos e posto aqui para vcs acompanharem.

Vamos que vamos!

AlonsoFausto
17/08/2015, 15:43
Américo,

Colocou junta original com qual altura?

americo_mattar
17/08/2015, 18:22
Fala Alonso no meu caso usamos a 5, sinceramente não sei te dizer em milimetros, mas se ajudar segue o código da peça: 11115-67050-05, o Alex só conseguiu definir a junta apos desmontar o cabeçote.


Américo,

Colocou junta original com qual altura?

americo_mattar
08/09/2015, 11:56
Finalmente a Charlene voltou para casa e ja rodamos 300km, impressões apos a troca do Cabeçote e instalação do intercooler:

- Até 3000rpm esta muito melhor, retomadas partindo de 70 em 5 marcha e ja da para sentir a pressão da aceleração, ta respondendo bem demais. Porem acima de 3.000rpm ta dando falta de combustível, estamos ajustando a bomba para o adicional de ar que o sistema esta recebendo.
- Na estrada até 120km/h a rotação esta em 2.700rpm
- Consumo, ainda nao é definitivo por conta da falta de combustivel e nao passando dos 110km/h e , esta com 12,8km/litro.
- Recetronix, nao nos entendemos, dando a partida ja começa marcando a 95C e vai para 125C. Parei duas vezes para ver o motor e tava tudo em ordem, depois desconsiderei.
- Capô, ainda faltam alguns detalhes de acabamento, ja encomendamos os prisioneiros da parte da frente e as dobradiças estão com folga. Ainda vou colocar os feltros e fixar as longarinas

Saldo geral:
Fiquei muito bem impressionado com a performance do carro com a adição do intercooler, porem acho que o ganho nao deve so a ele. Troquei o cabeçote completo, limpeza da turbina e do corpo de injeção, radiador e bomba d'agua. O motor parece estar mais "liso". De qualquer forma indico e recomendo a instalação do intercooler. Eu usei o da 2013, ele é maior um pouco e quanto mais novo melhor o estado geral.

Desculpem o texto longo mas a intenção é ajudar os demais com essas modificações. Como disse um amigo outro dia, os engenheiros da Toyota criam e agente aperfeiçoa....rsrsr

Fotos da menina:
511305
511306
511307
511308
511309

EduQxQ
08/09/2015, 15:37
Finalmente a Charlene voltou para casa e ja rodamos 300km
Desculpem o texto longo mas a intenção é ajudar os demais com essas modificações. Como disse um amigo outro dia, os engenheiros da Toyota criam e agente aperfeiçoa....rsrsr

Fotos da menina:

511306

Olá Américo,
Parabéns com o sucesso na recuperação da Charlene, e com as melhorias que foram implementadas.
E tira uma dúvida, que configuração está utilizando na suspensão?

Um abraço,
Edu

feitosac
08/09/2015, 19:07
Parabéns Américo pelas modificações na Charlene, agora é só alegria.
Abs.

americo_mattar
08/09/2015, 20:22
Fala Edu, estou usando o kit ironman de 2", os pneus são originais 275/70 r16, mais adiante quero trocar pelo 275/75 r16. Para o que eu faço com a viatura está excelente.

Valeu Carlos, estou bem contente com o resultado.

jwerner
07/08/2018, 11:40
Delfim,
O cabeçote realmente é de excelente qualidade, assentou perfeito, recomendo sem susto, vale o preço (paguei R$3.060).
Ainda no capitulo "manutenções porcas", Descobrimos mais algumas "barbaridades" do dono anterior:
- A junta do cabeçote não era original
- O cabeçote anterior foi plainado e usinado, ninguém avisou que isso não se faz com cabeçotes de alumínio?!?!?! provavelmente por conta de de alguma trinca anterior...

Mas agora estamos fazendo direito e com calma, está um pouco atrasado por conta do corte do capo para instalação do scoop, mas como não estou preocupado com o prazo, mas sim com a qualidade do trabalho, esta tudo bem.

Quanto ao serviço de mecânico, sinceramente não posso reclamar, o Alex é excelente, conheço poucos mecânicos tão caprichosos. E olha que fui mecânico da WV e da Audi. Graças ao cuidado que ele tem com a viatura estou mais confiante a cada dia que ficará zerada.

Na quarta vou dar uma olhada na menina e acho que na sexta ela vai para casa, vou tirar umas fotos e posto aqui para vcs acompanharem.

Vamos que vamos!

Americo, lembra aonde conseguiu o cabeçote AMC?

Em tempo, alguém sabe onde encontrar esse cabeçote? É o mais indicado (sem ser o original, que hoje custa na Toyota R$ 6500,00)?

Sou mais um (in)feliz proprietário de uma SW4 (2001) com cabeçote trincado (e o cara que me vendeu o carro teve que trocar faz menos de 4 meses. Não foi rodado nem 4 mil km. Colocou um original usado [sei lá a procedência e estado desse...]).

Gil-RJ
10/12/2018, 11:24
Bom dia Amigos !

Estou passando por esse mesmo dilema coma minha hilux 2002 4x2 aspirada. Logo depois que a comprei, a temperatura subiu acima do meio e depois de um grande susto, mandei "varetar" (assim que se diz aqui no Rio) o radiador e ficou bom, sem apresentar problemas por alguns meses, porém, depois de algum tempo, indo do Rio para Cabo Frio, em um engarrafamento, tomei outro grande susto, furou uma das pastilhas do motor e a água foi embora, por sorte, estava atendo ao marcador de temperatura e parei o carro em tempo. Agora, por último, estava em um engarrafamento e o marcador voltou a passar do meio, então, liguei para o meu mecânico de confiança, que pelo meu relato, ele imaginou que a válvula termostática havia travado, então, comprei a válvula e deixei com ele para ser trocada, mas, na verdade, nem havia válvula nela e, pasmem, o carro pegou 4 litros de água, então, acredito que esse foi o motivo do marcador ter passado do meio, ou seja, estava perdendo água. Conversando com meu mecânico, comentei que observei um pequeno pingo de água na direção do peito de aço a algum tempo atrás, então, ele falou que pode ser a bomba dágua com vazamento.

Putz, esse assunto tá me deixando meio desanimado com a viatura, que até então era meu xodó.
Alguém tem uma dica do que pode estar acontecendo ? Fora a bomba, o que pode estar acontecendo ?
obs - mandei ele colocar a válvula, porque pelo que pesquisei na net, apesar de alguns mecânicos dizerem que ela não é necessária, ela é sim, muito necessária no carro, a fim de que o mesmo não trabalhe frio logo após o motor ser ligado.

Agradeço antecipadamente,

titanium
11/12/2018, 22:37
Gil você deve estar se referindo à hilux pickup, certo?

De acordo com esse tópico, pode ser motor 5L ou 1kzt: https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/147948-hilux-cd-4x4-2-8-2001-ou-cd-4x4-3-0-de-2002-2004-a.html

Bom, se for o 1kzt mesmo, aí não tem conversa amigo, é partir logo para a receita:
- Cabeçote novo (de preferência AMC);
- Componentes do cabeçote novos (especialmente o kit de molas, tuchos, retentores, válvulas);
- Parafusos de cabeçote novos;
- Radiador novo;
- Bomba dágua nova;
- Válvula termostática nova;
- Mangueiras e abraçadeiras do sistema de arrefecimento novas;
- Água desmineralizada e aditivo recomendados pela concessionária;
- Sensor de temperatura original novo;
- Tampa do radiador original nova;

Aproveite para avaliar o estado geral da parte inferior do motor e se o objetivo for ficar muito tempo com o carro, já aproveita a M.O. e faz a parte de baixo com peças de primeira linha (OEM) ou originais (na medida do possível, analisando a relação custo x benefício).

Lembre-se que a causa para o aquecimento pode ser um sistema de arrefecimento mau tratado (com água comum e sem aditivo), pode ser radiador ruim (que mandar varetar não resolve nada), tampa do radiador ruim...

Mas TAMBÉM pode ser culpa de Bicos Injetores Mijando e/ou Bomba Injetora injetando pouco diesel.

Ou seja, vai ter de revisar tudo isso preventivamente (e de uma vez) para não correr o risco de dar zica novamente e perder todo o investimento.


Sei que é duro "ouvir" tudo isso, mas acredite: melhor encarar logo a empreita e resolver do que ficar gastando dinheiro com soluções paliativas que não irão resolver, apenas servirá para gastar dinheiro.

Se ler aqui no fórum com detalhes vai constatar que esse cabeçote do 1kzt e do 1kzte se aquecer, trinca e pode jogar fora.
Infelizmente.


Mas estimo sorte aí!

É um baita motor, só é exigente com cuidados, como qualquer outro motor diesel feito de 2000 pra cá...

Abraço!

Gil-RJ
12/12/2018, 09:32
Amigo Titaniun, obrigado antecipado pelas dicas,

Pelo que lí no tópico que você me mandou o link, a minha Hilux, que é 4x2 aspirada ano 2002 pick up, não tem esse motor 1KZT, que pelo que eu entendi (me corrija se eu estiver errado), é o mais problemático, mas, o motor motor 5L. Com relação a água que baixou e me deixou muito preocupado, conversando e observando com mais calma com meu mecânico, identificamos que o carro tem um pequeno vazamento de água no encaixe da abraçadeira na mangueira, sendo quase imperceptível, pois, é pequeno e a água evapora rapidamente, aí, me lembrando que o carro pegou 4 litros, mas, isso foi depois de duas viagens, num período de umas 3 ou 4 semanas, sendo que uso o carro todo dia também para ir para o trabalho, penso que pode e vou torcer para que seja esse o X do problema. Neste fds vamos sanar esse problema e vou ver como o carro se comporta, pois, vou fazer duas viagens até o ano novo. Já havia dado uma geral no radiador, trocado a tampa, colocado água desmineralizada com aditivo, agora, coloquei também a válvula termoestética. Vou agora aproveitar esse fds pra dar uma olhada nas outras mangueiras e abraçadeiras e, como, tenho que trocar a correia dentada, penso em trocar também a bomba dágua.

Grande abraço e agradeço antecipadamente, caso tenha mais ulguma dica.

titanium
12/12/2018, 10:16
Amigo Titaniun, obrigado antecipado pelas dicas,

Pelo que lí no tópico que você me mandou o link, a minha Hilux, que é 4x2 aspirada ano 2002 pick up, não tem esse motor 1KZT, que pelo que eu entendi (me corrija se eu estiver errado), é o mais problemático, mas, o motor motor 5L. Com relação a água que baixou e me deixou muito preocupado, conversando e observando com mais calma com meu mecânico, identificamos que o carro tem um pequeno vazamento de água no encaixe da abraçadeira na mangueira, sendo quase imperceptível, pois, é pequeno e a água evapora rapidamente, aí, me lembrando que o carro pegou 4 litros, mas, isso foi depois de duas viagens, num período de umas 3 ou 4 semanas, sendo que uso o carro todo dia também para ir para o trabalho, penso que pode e vou torcer para que seja esse o X do problema. Neste fds vamos sanar esse problema e vou ver como o carro se comporta, pois, vou fazer duas viagens até o ano novo. Já havia dado uma geral no radiador, trocado a tampa, colocado água desmineralizada com aditivo, agora, coloquei também a válvula termoestética. Vou agora aproveitar esse fds pra dar uma olhada nas outras mangueiras e abraçadeiras e, como, tenho que trocar a correia dentada, penso em trocar também a bomba dágua.

Grande abraço e agradeço antecipadamente, caso tenha mais ulguma dica.

Gil, nesse caso, em sendo o motor 5L, de acordo com esse tópico (https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/146910-motor-2-8-ou-3-0-turbo-ou-aspirado.html) ele é um cabeçote de FERRO, o que certamente o deixa mais tranquilo quanto a necessidade de substituir o cabeçote.

Há que se verificar, contudo, o grau de empeno dele, se está dentro do admitido no Manual de Oficina do carro.

Mas antes de desmontar o motor, recomendo trocar todas as mangueiras e abraçadeiras e instalar um radiador novo.. esse negócio de varetar não é interessante...

Ai, se você ainda não tiver trocado, troca válvula termostática (original ou OEM), bomba dágua e tampa do radiador (original) .. água desmineralizada e aditivo.

Pronto!

Roda com o carro e veja se baixa água.. se baixar, é na junta que ela ta sumindo e provavelmente seu cabeçote empenou.

Aí não tem jeito, vai ter que desmontar e levar na retífica para verificar empeno e dar um polimento (não recomendo plainar!!! apenas polir, caso o empeno esteja dentro do tolerável)... aí aproveita que desmontou e troca o kit de reparo do cabeçote.

E sempre que se tira cabeçote tem que trocar parafusos, sempre.
Junta nova, de preferência original ou Elring, Victor Reinz, ou outra OEM boa.


Abraço e sorte na empreita! Torcendo para que seja coisa simples!

Gil-RJ
12/12/2018, 11:08
Obrigado amigo Titanium,

Vou fazer conforme suas dicas e torcer para ser a coisa mais simples.

Grande abraço !

TCHEIGOR
13/12/2018, 10:30
Obrigado amigo Titanium,

Vou fazer conforme suas dicas e torcer para ser a coisa mais simples.

Grande abraço !

Outro lugar pra baixar água é pelo radiador do ar quente, que fica dentro do painel. eEsse radiador fura e vaza água por ali. Boa sorte

titanium
13/12/2018, 14:19
Outro lugar pra baixar água é pelo radiador do ar quente, que fica dentro do painel. eEsse radiador fura e vaza água por ali. Boa sorte

Bem lembrado!

É realmente um ponto traiçoeiro para fugir água...
Duro é que normalmente tem tapete em cima e não se percebe que encharcou.

Gil-RJ
13/12/2018, 15:08
Amigos Tcheigor e Titanium,

Agradeço as dicas. Vivendo e aprendendo, né ? Eu sequer sabia da existência desse radiador de ar quente..rsrsrs..
Hoje, vou sair do trabalho e passar numa oficina conhecida que mexe apenas com ar condicionado, pra ver se eles podem dar uma olhada pra mim.

Grande abraço !

Gil-RJ
27/12/2018, 08:26
Amigos,

Gostaria de agradecer todas as dicas, principalmente a do amigo Titanium. Segui suas dicas e o meu mecânico descobriu que existia um pequeno vazamento na bomba d'água da viatura, que era o "X" do problema da perda de água, aproveitei também para trocar a tampa do radiador. Porém, o mecânico me sugeriu trocar o radiador também, tendo em vista que o mesmo já foi soldado e varetado, o que ainda não foi possível, pois, isto foi entre o natal e o ano novo e eu precisava fazer duas viagens com o carro neste período.
Desta forma, gostaria de pedir aos amigos uma dica agora para comprar um bom radiador para viatura, minhas dúvidas são : que marca comprar e onde comprar ?
Agradeço antecipadamente,
Grande abraço e feliz ano novo para todos,

Gil-RJ
02/01/2019, 09:39
Amigos, bom dia !

Encontrei aqui no Rio o radiador da viatura por 645 reais da marca MTF.
Alguém já comprou e instalou esta marca de radiadores ? Será que é bom ?

Agradeço antecipadamente,

titanium
03/01/2019, 19:54
Olá Gil!

Estamos aqui pra ajudar, da mesma forma que já fomos ajudados!

Ou seja, #tamojunto!

Radiador é basicamente tudo igual.
Veja se ele tem a capacidade correta (litragem) do original, se não há vazamentos e se a tampa original veda na mesma pressão que o radiador que está na viatura (pessoal que trabalha com Radiadores sabe testar.

PS: troque a tampa por uma original, bomba d'água, polia viscosa (se tiver) e fluido de arrefecimento (aditivo + água desmineralizada).
Verifique mangueiras e abraçadeiras e show!

Carro zerado de novo!



Abraço!!

Gil-RJ
04/01/2019, 10:42
Muito obrigado amigo Titanium,

Amanhã, vou trocar o radiador da viatura e no domingo vou subir a serra de Petrópolis e fazer a travessia até Teresópolis, duas serras com subidas bem fortes, para testar e se Deus Quiser vai dar tudo certo...Agora no final de janeiro, vou do Rio pra Chapada Dimantina/BA com ela e, quero resolver este problema definitivamente, pra não ter dor de cabeça na viagem..

Grande abraço !

Glaicon
05/01/2019, 08:26
Muito obrigado amigo Titanium,

Amanhã, vou trocar o radiador da viatura e no domingo vou subir a serra de Petrópolis e fazer a travessia até Teresópolis, duas serras com subidas bem fortes, para testar e se Deus Quiser vai dar tudo certo...Agora no final de janeiro, vou do Rio pra Chapada Dimantina/BA com ela e, quero resolver este problema definitivamente, pra não ter dor de cabeça na viagem..

Grande abraço !
Você vai submeter a viatura à um teste severo logo depois do conserto?
Que margem de segurança você terá se o motor ferver?
Nenhum paciente faz teste de corrida logo após uma cirurgia cardíaca.
Vá com calma.:concordo:

Gil-RJ
07/03/2019, 11:03
Amigos,
Gostaria mais uma vez, da preciosa ajuda dos mais experientes, com esse novo probleminha/dúvida.
O que aconteceu foi o seguinte, neste feriadão de carnaval, eu viajei pra Minas e observei uma coisa estranha na minha viatura, que é uma Hilux 3.0 diesel 2001/2002 e me deixou encucado. Foi o seguinte, notei que um pouco de água do radiador, em torno de uns 300 ml, saiu do radiador e foi para o compensador. Isso aconteceu na viagem de ida e na viagem de volta, sendo que nas duas, a temperatura passou um pouco do meio, em dois trechos com subida ígreme, que forçou bem a viatura, tendo até que usar a terceira marcha, o que pelo que eu lí no manual é normal, pois se encaixa no que eles chamam de uso severo. Lembrando que a temperatura ficou acima apenas por poucos minutos, somente durante a subida, voltando ao normal logo que comecei a roda de novo em terreno plano. Outro ponto que vale a pena citar, é que lá em Minas, peguei estradinhas de terra com ar ligado, onde usei até 01º e 02º marcha em alguns trechos e, mesmo assim, não houve nenhum consumo de água ou a temperatura passou do meio, no entanto, ressaltando que foram trechos pequenos e essa mudança de água aconteceu somente em viagens, onde rodei por horas com ela.
Também vale ressaltar que a viatura, conforme acima, está com radiador e bom d'água novos.

Agradeço antecipadamente,

Glaicon
08/03/2019, 06:58
Amigos,
Gostaria mais uma vez, da preciosa ajuda dos mais experientes, com esse novo probleminha/dúvida.
O que aconteceu foi o seguinte, neste feriadão de carnaval, eu viajei pra Minas e observei uma coisa estranha na minha viatura, que é uma Hilux 3.0 diesel 2001/2002 e me deixou encucado. Foi o seguinte, notei que um pouco de água do radiador, em torno de uns 300 ml, saiu do radiador e foi para o compensador. Isso aconteceu na viagem de ida e na viagem de volta, sendo que nas duas, a temperatura passou um pouco do meio, em dois trechos com subida ígreme, que forçou bem a viatura, tendo até que usar a terceira marcha, o que pelo que eu lí no manual é normal, pois se encaixa no que eles chamam de uso severo. Lembrando que a temperatura ficou acima apenas por poucos minutos, somente durante a subida, voltando ao normal logo que comecei a roda de novo em terreno plano. Outro ponto que vale a pena citar, é que lá em Minas, peguei estradinhas de terra com ar ligado, onde usei até 01º e 02º marcha em alguns trechos e, mesmo assim, não houve nenhum consumo de água ou a temperatura passou do meio, no entanto, ressaltando que foram trechos pequenos e essa mudança de água aconteceu somente em viagens, onde rodei por horas com ela.
Também vale ressaltar que a viatura, conforme acima, está com radiador e bom d'água novos.

Agradeço antecipadamente,
O vaso de expansão tem exatamente esta finalidade, receber água do radiador que, depois de esfriar o motor, ela retornará, voltando ao nível anterior.
A água voltou?
Se voltou está normal.
Quanto ao ponteiro da temperatura, realmente, ele subirá mais na estrada, por conta do giro mais elevado do motor.
Andando por estradas de barro, fazendo pequenas trilhas, mesmo forçando marcha, a ventoinha será o suficiente para resfriar o motor.
Aparentemente, está tudo certo.:concordo:

Gil-RJ
08/03/2019, 09:07
Amigo Glaicon !!!

Ontem, quando cheguei de viagem, fiz diferente do primeiro dia, ainda em MG, em que eu tirei a água do vaso de expansão e coloquei no radiador e, para fazer um teste, deixei a água nele pra ver se ela voltaria sozinha para o radiador, mas, tive duas surpresas, a primeira foi que, constatei quando cheguei em casa, que a água não voltou para o radiador, e acho que em função disso, ou seja, do radiador não estar completo, usei o carro para ir trabalhar, num percurso pequeno, uns 30 kms, ida e volta e, na volta, parei por algum tempo com o ar ligado (aqui no Rio tá bem quente) e a temperatura passou um pouco do meio com o carro parado, mas, por pouco tempo e, voltou ao normal quando comecei a andar.
O que os amigos mais experientes acham que está acontecendo ?
Agradeço antecipadamente a ajuda...

fnandosp
08/03/2019, 19:50
Ar no sistema.

Glaicon
09/03/2019, 08:31
Amigo Glaicon !!!

Ontem, quando cheguei de viagem, fiz diferente do primeiro dia, ainda em MG, em que eu tirei a água do vaso de expansão e coloquei no radiador e, para fazer um teste, deixei a água nele pra ver se ela voltaria sozinha para o radiador, mas, tive duas surpresas, a primeira foi que, constatei quando cheguei em casa, que a água não voltou para o radiador, e acho que em função disso, ou seja, do radiador não estar completo, usei o carro para ir trabalhar, num percurso pequeno, uns 30 kms, ida e volta e, na volta, parei por algum tempo com o ar ligado (aqui no Rio tá bem quente) e a temperatura passou um pouco do meio com o carro parado, mas, por pouco tempo e, voltou ao normal quando comecei a andar.
O que os amigos mais experientes acham que está acontecendo ?
Agradeço antecipadamente a ajuda...
A água retornará ao radiador quando esfriar o motor.
Se cria uma pressão no sistema com o aquecimento do motor, que joga um pouco de água para o vaso expansor.
A tampa do radiador é preparada para permitir essa passagem.
Esta pressão, com o resfriar do motor, puxará a água de volta.
Se você abriu a tampa, deve ter ouvido o barulho de uma pequena descompressão.
Neste caso a água não retornará mais.
Rode normalmente durante o dia e noite, observe se elevou o nível do vaso expansor, guarde a viatura e, no dia seguinte, verifique se o nível voltou ao normal.
Se não voltou, precisa ver se a tampa está boa.
Se estiver boa, então pode ser que esteja passando compressão do motor para o sistema de refrigeração, via trinca no cabeçote ou junta entre ele e o motor.
Além disto, como disse o Fnandosp, também pode ter ar no sistema.
Investigue.:concordo:

leanog
09/03/2019, 18:39
Troca a tampa do radiador, tem que ser original.
Ela pode estar com aparência boa e mesmo assim defeituosa. É barato e já tira dúvida de um problema fácil de arrumar

Gil-RJ
11/03/2019, 09:24
A água retornará ao radiador quando esfriar o motor.
Se cria uma pressão no sistema com o aquecimento do motor, que joga um pouco de água para o vaso expansor.
A tampa do radiador é preparada para permitir essa passagem.
Esta pressão, com o resfriar do motor, puxará a água de volta.
Se você abriu a tampa, deve ter ouvido o barulho de uma pequena descompressão.
Neste caso a água não retornará mais.
Rode normalmente durante o dia e noite, observe se elevou o nível do vaso expansor, guarde a viatura e, no dia seguinte, verifique se o nível voltou ao normal.
Se não voltou, precisa ver se a tampa está boa.
Se estiver boa, então pode ser que esteja passando compressão do motor para o sistema de refrigeração, via trinca no cabeçote ou junta entre ele e o motor.
Além disto, como disse o Fnandosp, também pode ter ar no sistema.
Investigue.:concordo:

Amigos,

Agradeço muito as dicas e vou trocar a tampa e verificar a questão do ar no sistema para ver se finalmente resolve o problema, mas, me permitam uma pergunta, não poderia ser algo com relação a válvula termoestática ?

Glaicon
12/03/2019, 06:34
Amigos,

Agradeço muito as dicas e vou trocar a tampa e verificar a questão do ar no sistema para ver se finalmente resolve o problema, mas, me permitam uma pergunta, não poderia ser algo com relação a válvula termoestática ?
Respondi à sua mensagem privada.
Verifique na caixa de entrada.:concordo:

Gil-RJ
14/03/2019, 10:17
Amigos, bom dia !

Mais uma vez gostaria da ajuda de vocês. Porque mais uma dúvida com relação a água da viatura que está indo para o compensador e não está voltando.
Poderia ser a tampa errada ? Pergunto porque uso a 1,1 e vi no mercado livre que vendem a tampa pro meu carro como 0,9.
Qual seria a correta ? Qual a diferença ?

A tampa que está no meu carro é esta segunda com o bico menor. Será que a correta seria a primeira, com o bico maior ?
564982564983