Ver Versão Completa : Freio de mão original Jeep Willys.
eder martins
16/11/2013, 21:43
Ja li todos os topicos sobre esse assunto aqui no forum e nao encontrei nenhum que explique o que preciso por isso criei essegostaria de saber como fazer funcionar o freio de mao original (cj5 64) acho que tem todas as peças nao sei porque nao funcionaobs: tudo e original e o freio normal fuciona perfeitamente
Willian Del Piero Rocha
16/11/2013, 22:14
Eder ,conterrâneo, meu jeep está até hoje sem freio de mão justamente por não querer colocar o original, até hoje não vi nenhum com freio original que funcionasse ,por isso o pessoal abandona, quando muito funciona no plano, mas em ladeira,,,,,
vavarusso
16/11/2013, 23:00
Eu tb quero colocar no meu jeep, já comprei os dois cabos mas falta aquela alavanca que fica na travessa do cambio. O jeito é fazer uma.
Willian Del Piero Rocha
16/11/2013, 23:34
Pô Vava, já fez vc mesmo seu jeep inteiro, não vai ser uma alavanquinha que vai te deixar sem o freio original, né . . .rsrsrs
Ja li todos os topicos sobre esse assunto aqui no forum e nao encontrei nenhum que explique o que preciso por isso criei essegostaria de saber como fazer funcionar o freio de mao original (cj5 64) acho que tem todas as peças nao sei porque nao funcionaobs: tudo e original e o freio normal fuciona perfeitamente
Bom dia prezados ! Éder, meu Jeep é 64 também mas não tem freio de mão, pelo menos para mim não faz falta . . . pelo visto sua intenção é deixar o seu 100% original ( "na família a 34 anos" ), nasci em Guaçuí e tenho tias e irmã que moram aí, um mecânico que pode te ajudar é o Zé Creton, ele inclusive tem um Jeep vermelho ano 70 que estava vendendo em 2001, fui vê-lo mas não fechamos negócio . . . na região há muitos Jeeps rodando ainda mas tenho percebido que estão deixando de ser carros de trabalho para virar carros de lazer, deve ser fácil achar alguma peça que esteja faltando, freio de Jeep já não é grande coisa, imagine o de mão ! se quiser um freio bom ( inclusive de mão ) será mais produtivo partir para freio a disco, minha ex-esposa tem um CJ58 que colocou freio a disco e virou outro carro . . . boa sorte e um abraço !
eder martins
17/11/2013, 13:05
Jacimar sao muitas as conhecidencias se puder dizer o nome do seu pai ou avo talves meu avo ate tenha os conhecido ja que a cidade e minusculameu avo e o jose lomar moravamos no corrego do segredo (zona rural procimo a guaçui) talves algum parente seu conheçasobre levar no ze creton nao e nessesario achei que poderia ser um motivo atoa que fez o freio parar de fucionar a alguns anos mas se nao e pelo menos por enquento vou deixar pra la
vavarusso
17/11/2013, 14:21
Pô Vava, já fez vc mesmo seu jeep inteiro, não vai ser uma alavanquinha que vai te deixar sem o freio original, né . . .rsrsrs
Pois é William, nao vou parar sem essa alavanca. Rsrsrs
Ricardo MG
17/11/2013, 14:41
Eu tb quero colocar no meu jeep, já comprei os dois cabos mas falta aquela alavanca que fica na travessa do cambio. O jeito é fazer uma.
Vava,
Eu tirei da minha travessa essa "alavanca" da travessa, caso eu ache posso enviar para vc, amanhâ(18/11) vou verificar la na empresa... Caso vc queira me passe o seu endereço via MP.
Abraços
eder martins
17/11/2013, 15:36
Ja li eoutro topico aqui que o cabo (do freio de mao) vai no no diferencial mas hoje olhando em baixo do jeep so vi um cabo de aço que vai na caixa na parte de tras a esquerda (nao e o da embreagem) sera que e esse?
Jacimar sao muitas as conhecidencias se puder dizer o nome do seu pai ou avo talves meu avo ate tenha os conhecido ja que a cidade e minusculameu avo e o jose lomar moravamos no corrego do segredo (zona rural procimo a guaçui) talves algum parente seu conheçasobre levar no ze creton nao e nessesario achei que poderia ser um motivo atoa que fez o freio parar de fucionar a alguns anos mas se nao e pelo menos por enquento vou deixar pra la
Olá Eder ! as novas gerações estão se afastando mas as antigas se conhecem com certeza, meu avô era Mário Paizante e minha avó Joana Mapelli, já faleceram a alguns anos, meu pai faleceu em Setembro agora. Ele, assim como a sua família teve um Jeep por mais de 30 anos, era um CJ3B ( cara de cavalo ) ano 54 cinza, quando eu estava procurando um Jeep para comprar em 2001 ele chegou a me oferecer só que quem ia rodar no Jeep era minha esposa à época, e ela achou o cara de cavalo feio . . . acabamos comprando um CJ58 azul, motor BF e 4 marchas que está com ela até hoje, quando separamos eu não consegui ficar sem Jeep e comprei um CJ64 amarelo . . . Guaçuí é pequena mas é uma cidade de muito potencial, quando aposentar talvez me mude para aí ! vou periodicamente visitar meus parentes, na próxima vez te mando uma MP e talvez possa ver teu Jeep, um abraço !
vavarusso
17/11/2013, 18:05
Vava,
Eu tirei da minha travessa essa "alavanca" da travessa, caso eu ache posso enviar para vc, amanhâ(18/11) vou verificar la na empresa... Caso vc queira me passe o seu endereço via MP.
Abraços
Pô Ricardo claro que sim. Obrigado. Te mando uma MP
eder martins
18/11/2013, 13:51
Vlw jacimar falei com meu avo mas ele nao se lembra de ninguem com esse sobrenome mas mesmo assim obrigado pela atençaoe obriagodo a todos que ja responderammais ainda aguardo resposta (freio de mao em jeep e dispensavel) mas se for facil de arrumar m ainda aguardo ajuda!
vavarusso
18/11/2013, 14:47
Ja li eoutro topico aqui que o cabo (do freio de mao) vai no no diferencial mas hoje olhando em baixo do jeep so vi um cabo de aço que vai na caixa na parte de tras a esquerda (nao e o da embreagem) sera que e esse?
Eder o freio de estacionamento do jeep, pelo menos o meu é assim: a alavanca cabo de guarda-chuva no painel, um cabo, chamado primário, que sai dela até outra alavanca na travessa de câmbio, um cabo chamado de secundário, que sai desta alavanca, onde cada ponta é fixada nas sapatas de freio de cada roda traseira (nos tambores)
Vlw jacimar falei com meu avo mas ele nao se lembra de ninguem com esse sobrenome mas mesmo assim obrigado pela atençaoe obriagodo a todos que ja responderammais ainda aguardo resposta (freio de mao em jeep e dispensavel) mas se for facil de arrumar m ainda aguardo ajuda!
Viu ! a cidade não é tão pequena assim ! :chorandoderir:abraço !
gpolachini
18/11/2013, 17:26
Caros,
Aproveitando o tópico, eu tentei instalar o meu freio de mão porem não consegui tirar os tambores da roda. Como faço para tirar ? Parece que estão presos é só na base da porrada mesmo ou tem outro jeito de tirar ?
Abraço.
Boa noite prezado ! normalmente uma pancadinha com uma marreta de borracha ou bronze solta, se não tiver nenhuma das duas apoie uma madeira na panela e bata com marreta comum, tem que ser assim porque o ferro fundido não é resistente a pancadas . . . boa sorte e um abraço !
antonio umino
19/11/2013, 10:56
Caros,
Aproveitando o tópico, eu tentei instalar o meu freio de mão porem não consegui tirar os tambores da roda. Como faço para tirar ? Parece que estão presos é só na base da porrada mesmo ou tem outro jeito de tirar ?
Abraço.
Dependo do ano do jeep..
Tem uns com o cubo com porca e chavetado..... Neste modelo tem que tirar o cubo para tirar a campana. (panela de freio)
Tem os modelos mais modernos 67 em diante que tem a ponta de eixo junto com o cubo. para este modelo a campana sai pelo lado de fora.... este sim tem que bater para tirar.
Ok.
Abçs
eder martins
19/11/2013, 20:50
Jacimar a cidade e pequena sim kkkkkkkkkkkkkk meo avo nao deve ter conhecido o seu por que ele e bem mais novo do que seu hoje ele tem 76 anos e tambem por que quando vcs moraram aqui nos ainda deviamos morar na roçavava o meu tem tudo q vc disse ate a travessa na caixa mas nao tem nem sinal de cabo indo ate os tambores creio que nao tinha pois a muitos anos quando meu avo comprou o jeep acho q o freio de mao fuciona ele disse que nada foi tirado
Sydney66
20/11/2013, 11:13
Prezado Eder, bom dia;
Nos jeep anteriores a 66 o freio de mão atuava em um tambor na saída da caixa de transferência, ele travava a transmissão, se não me engano as toyotas mais antigas também eram assim. Era muito eficiente esse freio por exigir menos esforço devido o ganho de torque que o diferencial dava nas rodas, porém era perigoso ao se trocar um pneu traseiro pois tinha que calçar bem a roda que ficasse no chão porque ao se levantar o eixo e o veículo não estivesse no plano ele andava, também devido ao diferencial. O esquema que estou lhe passando para auxiliar na montagem de seu freio de estacionamento são dos mais novos que atuam diretamente nas rodas traseiras, as pontas dos cabos secundários são fixadas na peça indicada em vermelho.
A má fama desse freio acredito que se deva a uma montagem inadequada pois possui ajustes de distância e, talvez, tambores gastos, não quero dizer que seja um freio tão eficiente quanto os carros atuais, mas se bem ajustado e montado faz seu papel.
Abraços439991
Ricardo MG
20/11/2013, 11:22
Vavá,
Mandei uma MP para vc, veja se é a peça que vc está precisando, caso positivo envio para vc.
Abraços
ZEQUINHA8100
20/11/2013, 12:10
Prezado Eder, bom dia;
Nos jeep anteriores a 66 o freio de mão atuava em um tambor na saída da caixa de transferência, ele travava a transmissão, se não me engano as toyotas mais antigas também eram assim. Era muito eficiente esse freio por exigir menos esforço devido o ganho de torque que o diferencial dava nas rodas, porém era perigoso ao se trocar um pneu traseiro pois tinha que calçar bem a roda que ficasse no chão porque ao se levantar o eixo e o veículo não estivesse no plano ele andava, também devido ao diferencial. O esquema que estou lhe passando para auxiliar na montagem de seu freio de estacionamento são dos mais novos que atuam diretamente nas rodas traseiras, as pontas dos cabos secundários são fixadas na peça indicada em vermelho.
A má fama desse freio acredito que se deva a uma montagem inadequada pois possui ajustes de distância e, talvez, tambores gastos, não quero dizer que seja um freio tão eficiente quanto os carros atuais, mas se bem ajustado e montado faz seu papel.
Abraços439991
Sydeny so te corrigindo os jeeps anteriores a 1961 o freio de mao era na saida da caixa transferencia apos 1960 era nas rodas traseiras. Abracos a todos
antonio umino
20/11/2013, 12:40
X2..
Sòmente os importados... o freio de mão era no cardan, (saida da t case)..ou na caixa de reduzida.
Os primeiros jeeps fabricados no Brasil ja tinham o sistema de freio no eixo trazeiro...
isto é dede 1958.. com os motores de 6cilindros...No catalago Willys consta desde 1960.
ZEQUINHA8100
22/11/2013, 10:25
X2..
Sòmente os importados... o freio de mão era no cardan, (saida da t case)..ou na caixa de reduzida.
Os primeiros jeeps fabricados no Brasil ja tinham o sistema de freio no eixo trazeiro...
isto é dede 1958.. com os motores de 6cilindros...No catalago Willys consta desde 1960.
Umino descordo de vc eu nunca vi jeep abaixo de 1961 com freio de mao nas rodas somente na saida t case salvo aqueles q modificaram e claro mesmo quando ja eram fabricados aqui no Brasil mas com grande parte das pecas ainda importadas o freio de mao era na t case ate 1960
ZEQUINHA8100
22/11/2013, 10:35
X2..
Umino a titulo de correcao somente, 1958 o jeep num tinha motor 6 cilindros BF 161 nao o motor q equipava o jeep em 1958 era o Hurricame 4 cilindros so em em 1959 foi colocado o 6 cilindros BF 161
antonio umino
22/11/2013, 13:17
corrigindo... isto mesmo..
. abçs.
eder martins
23/11/2013, 18:00
Depois dessa discussao no bom sentido a que conclusao chegamos?
Sydney66
23/11/2013, 19:19
Amigo Eder, acredito que a conclusão seja: Seu jeep tem freio de estacionamento atuando diretamente nas rodas traseiras e deve possuir, para funcionar, as peças constantes e montadas da forma como lhe foram enviadas nos anexos.
Abraços.
vavarusso
19/12/2013, 09:26
Vavá,
Mandei uma MP para vc, veja se é a peça que vc está precisando, caso positivo envio para vc.
Abraços
Meu caro Ricardo eu já respondi que nao recebi, mais parece que a resposta nao foi, estou tendo problemas para enviar MP. Me manda o cod de rastreamento.
Feliz Natal e um ótimo Ano Novo cheio de saúde e alegrias para vc e família
Ricardo MG
19/12/2013, 13:35
Meu caro Ricardo eu já respondi que nao recebi, mais parece que a resposta nao foi, estou tendo problemas para enviar MP. Me manda o cod de rastreamento.
Feliz Natal e um ótimo Ano Novo cheio de saúde e alegrias para vc e família
Vavá,
te respondi via MP, dê uma olhada!!!
Um forte abraço!!
fmsJeep75
19/12/2013, 16:15
Espero que a foto te ajude444018444019
fmsJeep75
20/12/2013, 10:55
Segue foto com indicação do cabo
fmsJeep75
20/12/2013, 10:56
Esqueci da foto444097
renan909
24/05/2015, 14:01
Boa tarde pessoal!
Meu velho tem um Cj5 todo (ou quase todo) original, porém está faltando o freio de estacionamento. Dei uma boa olhada pelo jeep, mas não achei nada que parecesse ser do freio de estacionamento, além dessa alavanca, que está na parte central do painel do jeep. Dando uma olhada pela internet, achei um kit de freio de estacionamento para o jipão, mas fiquei com algumas dúvidas. Neste sistema, parece que essa alavanca deveria estar do lado de fora do jeep, ali perto do equalizador, certo? Além disso, qual peça é colocada na ponta livre do cabo de freio?
Abraços!
Renan
Renan,
A alavanca que você diz é a que puxa para ativar o freio de estacionamento? Porque a alavanca da foto não fica dentro mas embaixo do jeep, perto do equalizador como consta na foto do kit mesmo. A alavanca de puxar é esta:
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/alavanca-freio-mo-jeep-willys-48-57-0km-fabricaco-recent-14127-MLB157356764_8576-O.jpg
e a posição dela fica ali à esquerda do volante embaixo do painel
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/68580d1166059693-coluna-de-direcao-jeep-dr-flair-017.jpg
[QUOTE=renan909;2279732]Boa tarde pessoal!
Meu velho tem um Cj5 todo (ou quase todo) original, porém está faltando o freio de estacionamento. Dei uma boa olhada pelo jeep, mas não achei nada que parecesse ser do freio de estacionamento, além dessa alavanca, que está na parte central do painel do jeep. Dando uma olhada pela internet, achei um kit de freio de estacionamento para o jipão, mas fiquei com algumas dúvidas. Neste sistema, parece que essa alavanca deveria estar do lado de fora do jeep, ali perto do equalizador, certo? Além disso, qual peça é colocada na ponta livre do cabo de freio?
Abraços!
Renan[/QUOTE
Comprei semana passada o kit vendido pela paulista,https://www.paulistavirtual.com.br/combo-para-tudo-freio-completo-cj5-original.html, na ponta do cabo falta a alavanca de acionamentohttps://www.paulistavirtual.com.br/alavanca-freio-m-o-jeep-willys-cj-5.html.
No meu caso estou adaptando o freio no pé, com o pedal da f75, ou pampa. Não quis gastar com a alavanca já que ganhei o pedal.
O kit da Paulista vem completo, as molas e travas dos patins não são necessarias.
Willian Del Piero Rocha
26/05/2015, 12:09
Por acaso a alavanca da primeira foto ,já que está no meio do painel, não seria a que aciona a entrada de ar ???
renan909
30/05/2015, 11:32
Boa tarde pessoal!
Muito obrigado pelas respostas.
Renan,
A alavanca que você diz é a que puxa para ativar o freio de estacionamento? Porque a alavanca da foto não fica dentro mas embaixo do jeep, perto do equalizador como consta na foto do kit mesmo. A alavanca de puxar é esta:
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/alavanca-freio-mo-jeep-willys-48-57-0km-fabricaco-recent-14127-MLB157356764_8576-O.jpg
e a posição dela fica ali à esquerda do volante embaixo do painel
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/68580d1166059693-coluna-de-direcao-jeep-dr-flair-017.jpg
Entendi. Esta alavanca que eu tenho no painel deve ser outra então. Qual é a posição em que esta alavanca (aquela preta) fica na parte de baixo do jeep?
Comprei semana passada o kit vendido pela paulista,https://www.paulistavirtual.com.br/combo-para-tudo-freio-completo-cj5-original.html, na ponta do cabo falta a alavanca de acionamentohttps://www.paulistavirtual.com.br/alavanca-freio-m-o-jeep-willys-cj-5.html.
No meu caso estou adaptando o freio no pé, com o pedal da f75, ou pampa. Não quis gastar com a alavanca já que ganhei o pedal.
O kit da Paulista vem completo, as molas e travas dos patins não são necessárias.
Bom saber que o kit já vem completo, estava com medo de acabar faltando peças. Foi/é simples a instalação?
Por acaso a alavanca da primeira foto ,já que está no meio do painel, não seria a que aciona a entrada de ar ???
Então Willian, não tenho certeza, pois não há nada ligado a ela. Essa entrada de ar é aquela que fica logo em frente ao para brisas do jeep? Se for ela, nem sabia que tinha como acionar por dentro :)
Renan.
gpolachini
23/04/2016, 20:20
Pessoal,
Fiz várias pesquisas e não achei resposta para minha duvida.
Sei que o freio de estacionamento original do jeep é ineficiente, porem gostaria de deixar meu jeep o mais original possivel
Comprei a alavanca que vai no tambor de freio ea barra que fica na horizontal no tambor de freio, porem gostaria de saber como se instala isso no tambor de freio, nessa barra que fica na horizontal, tem dos rasgos, um mais largo e outro mais fino, pelo que entendi, ela serve para empurar os dois patins ao mesmo tempo, é isso? Como se regula esse freio, tem fotos?
Tenho todos os componentes do freio de mão, porem estou meio perdido na montagem.
A mola que vai na alavanca no meio do jeep onde fica presa?
E os cabos onde ficam presos?
Obrigado.
gpolachini, aqui tem alguma coisa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85-a/133981-fotos-freio-de-mao-rural-para-instalacao.html
o suporte do cabo no chassi do jeep fica no uporte de mola traseiro, o resto e muito semelhante.
[]´s
gpolachini
25/04/2016, 13:21
Tuna,
Só mais uma duvida, é normal o cabo primario ficar solto no cofre do motor?
No meu jeep pelo menos não tem nenhum suporte para o mesmo.
Obrigado.
antonio umino
25/04/2016, 13:44
No painel de fogo tem uma presilha no final do cabo ..como também no final do cabo na travessa do cambio.
Uma presilha em forma de U... no cabo tem um cava. onde no painel de fogo tem uma abertura.
abçs
No painel de fogo tem uma presilha no final do cabo ..como também no final do cabo na travessa do cambio.
Uma presilha em forma de U... no cabo tem um cava. onde no painel de fogo tem uma abertura.
abçs
Isso, :concordo: e tem uma borracha de vedação
[]´s
GUSTAVO DOS SANTOS ALMEID
14/11/2022, 07:28
Bom amigos, procurei nos tópicos relacionados mas não encontrei, poderiam me dizer em qual local correto em que se ancorar a mola de retorno do freio de estacionamento do Jeep Ford 1976, em algum ponto da longarina ou sob o assoalho? Modelo este que freia nas sapatas das rodas traseiras.
Sydney66
14/11/2022, 19:19
Boa noite Gustavo;
A mola de retorno do freio de estacionamento da rodas traseiras, nem na longarina nem no assoalho, ela fica ancorada na última travessa do chassi, existe um pequeno furo onde o gancho dela se encaixa.
Desculpe não ter uma foto aqui que mostre mais de perto, mas espero que essa já lhe dê uma visão.
579873