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Ver Versão Completa : Explorer XLT x Limited (1998): qual vai mais longe?



bobweg
16/11/2013, 16:27
Olá a todos,

Em um hipotético duelo na lama, qual desses dois veteranos iria mais longe: Explorer XLT V6 (1998) ou Explorer Limited V8 (1998-2001)? Considerando uma trilha leve, cujo grau de dificuldade fosse aumentando gradativamente até que nenhum dos dois conseguisse prosseguir.

Estou em busca de um 4x4 o mais valente possível, mas que tenha conforto suficiente para rodar na estrada em viagens longas (SC – Chile, por exemplo).

Em minhas pesquisas, comparando ambas as versões, constatei o seguinte::news-coffee:

Capacidade de vencer obstáculos: o Explorer XLT V6 (1998) possui 4x4 c/ reduzida. Porém, a versão Limited possui um motor com mais torque e conta com um 4x4 “inteligente”, distribuindo eletronicamente a tração entre os eixos (não li nada a respeito nas XLT). No off-road, a transmissão e o motor da Limited conseguem compensar a ausência de reduzida, presente na XLT?

Autonomia: li aqui no fórum que o consumo da versão XLT fica em torno de 5 - 5,5 /l na cidade. Na versão Limited, dirigi uma a uns dias atrás e no computador de bordo acusava 4 km/l (25 litros / 100km). Na estrada, li por aqui que ambos fazem até uns 8km/l. O consumo confere, ou esse V8 que guiei bebia demais na cidade (o carro dava umas ‘engasgadas’ em velocidade de cruzeiro, não sei se era problema no motor ou câmbio)?

Peso: encontrei ficha técnica informando 2.088 kg na versão Limited; pra XLT, informava 1.670 kg. A diferença de peso é mesmo tão grande assim?

Acabamento/resistência: o pára-choques dianteiro da XLT aparenta ser bem resistente. Na Limited, aquele pára-choques de aparência de carro urbano aguenta algum impacto leve sem quebrar?
E o pára-choques traseiro de ambas, aguenta mesmo um gancho de reboque instalando diretamente no para-choques, ou aquele ponto para reboque é apenas "estético"?


Se houver algum outro ponto que eu não tenha citado, e que vocês mais experientes tenham em mente, agradeço se mencionarem aqui.

Obrigado.

RodrigoPD
18/11/2013, 11:44
Sobre as hipóteses:

1) Em muitas situações no off road, ou quando se está rebocando bastante peso, a reduzida ajuda muito. E, além de gerar ganhos em termos de capacidade, ela ajuda sobremaneira na preservação do conjunto mecânico, por razões óbvias.

2) Tanto a XLT quanto a Limited são beberronas. Utilizando-se as duas numa condução tranquila, focando a economia de combustível, a diferença de gasto não vai ser muito considerável.

3) A Limited é mesmo mais pesada, por conta do conjunto mecânico e dos acessórios.

4) O pára-choque da XLT é mais forte. É forte mesmo! E aquele engate que as Explorers possuem no traseiro aguenta muito sim. Inclusive mais do que a esmagadora maioria dos engates comercializados por aí... são feitos para rebocar coisa pesada!


Passei por esse mesmo dilema que você está passando: preferia a Limited, mas pensava na reduzida que a XLT possui. Acabei optando pela XLT justamente por conta da reduzida, pois, mesmo a potência e torque superiores do motor GT302 da Limited jamais vão se equiparar à força de XLT reduzida...

Hoje, porém, percebo que em 99% do tempo a Explorer não é utilizada em off-road mais pesado ou como veículo trator. Assim, sinceramente, fique com a que você encontrar em melhor estado. Ambas irão lhe servir e você irá aprender a empregar o que cada uma oferece de melhor. Mas foque em encontrar um bom exemplar!

Abs

bobweg
18/11/2013, 20:23
Valeu, colega. 'Matasse' todas as dúvidas de uma só vez.

Abraço!

RodrigoPD
19/11/2013, 13:27
Sérgio;

Ande com as duas e tire suas conclusões. Porém, como disse, na maior parte do tempo a reduzida não vai lhe fazer falta. Até hoje, apenas uma situação exigiu a reduzida e, sem ela, acredito que mesmo o GT302 não teria dado conta: tirar o meu jipe de um lugar que tinha uma rampa considerável e não dava para pegar embalo. Nessa condição, a reduzida fez diferença. Foi uma só vez até agora... se não me engano, durante a minha procura pela Explorer vi pela internet um exemplar de uma Limited muit bem cuidada e com declarados 90 mil km originais. Dá uma procurada no mercadolivre e na webmotors. Abs.

hugocsl
19/11/2013, 15:21
A XLT 97+ já conta com o "control trac" que faz ela acionar sozinha o 4x4 caso perca tração, é quase um contro de estabilidade. Pode ser que o sistema da V8 seja mais aprimorado, mas a XLT tem algo bem semelhante...

A suspensão da V8 também é um pouco mais limitada que a XLT, inclusive alguns exemplares da V8 vieram com bolsas de ar na suspensão, tipo as Ranger Rovers.

Pense em avaliar o modelo de Explorer ano 94, elas são bem melhores na trilha do que as 95/2001

Boa sorte!