Ver Versão Completa : Como substituir o motor bf-161 pelo motor ohc 2.3
JPEDROSA2
16/11/2013, 15:39
Ajuda aê, galera!!!
O motor da minha RURAL, além de ficar com a luz do óleo acesa quando esquenta, resolveu fazer um barulho chatíssimo de quem está no fim da vida. Tentei comprar outro BF mas, infelizmente, quem tem e diz que está "bom", pede um preço muito elevado para a relíquia.Pretendo trocá-lo por um motor que está à venda, OHC 2.3 (sei que alguns detestam, outros adoram, etc). O que quero manter na minha RURAL é um mínimo de originalidade (nada de motor de OPALA) e detesto "trilhas". Minha RURAL é de asfalto, com muito orgulho.
O que o meu mecânico não sabe (não é especializado em adaptações) é se o motor que pretendo por na minha RURAL é do tipo plug!n play ou se faremos modificações. É esta ajuda que preciso:
1 - A minha RURAL é 4x2, 6 cilindro, 4 marchas na coluna;
2 - O motor OHC 2.3 é de uma F-75, 4x2, 4 marchas, no "chão".
Detalhe: comprarei a caixa também.
Será tranquila a instalação?
abraços e obrigado a todos!!!!
lucianobarbosa
16/11/2013, 18:23
ola Jpedrosa eu tenho um motor desse e acho muito bom se for com inguiniçao eletrônica melhor ainda, a principio vc vai ter que mudar a posição do suporte do coxim do motor, uma dica de quem vc comprou esse kit ve se ele tem o chassi ainda,tenta negociar os suporte ai vc retira ele inteiro e vai ficar praticamente original quem já fez isso se não me engano foi o Marcos Maga ficou 10
abraços
Ajuda aê, galera!!!
O motor da minha RURAL, além de ficar com a luz do óleo acesa quando esquenta, resolveu fazer um barulho chatíssimo de quem está no fim da vida. Tentei comprar outro BF mas, infelizmente, quem tem e diz que está "bom", pede um preço muito elevado para a relíquia.Pretendo trocá-lo por um motor que está à venda, OHC 2.3 (sei que alguns detestam, outros adoram, etc). O que quero manter na minha RURAL é um mínimo de originalidade (nada de motor de OPALA) e detesto "trilhas". Minha RURAL é de asfalto, com muito orgulho.
O que o meu mecânico não sabe (não é especializado em adaptações) é se o motor que pretendo por na minha RURAL é do tipo plug!n play ou se faremos modificações. É esta ajuda que preciso:
1 - A minha RURAL é 4x2, 6 cilindro, 4 marchas na coluna;
2 - O motor OHC 2.3 é de uma F-75, 4x2, 4 marchas, no "chão".
Detalhe: comprarei a caixa também.
Será tranquila a instalação?
abraços e obrigado a todos!!!!
JPEDROSA2
17/11/2013, 08:22
Obrigado pela dica, Luciano!!
Ainda não fechei negócio, porque o motor OHC é a álcool e pode ser mais um problema na documentação.
Mandei abrir o meu BF-161 e encontramos, no carter, parte de um anel/camisa quebrado. O meca quer me convencer a retificar o próprio motor. Estou mais perdido do que...O que quero mesmo é a minha RURAL em condições de uso novamente.
Abs.
antonio umino
17/11/2013, 08:37
JPEDROSA2..............
Palpite.....................
Se seu motor até então estava bom..
Faria o reparo necessário, pois com certeza voltará a ficar bom...
Agora se o motor pifou de vez, aí sim, pensaria em um outro motor....
Hoje com tanta motorização, e carros descartáveis, colocaria um motor moderno...
olhando uma S 10 flex 4 cil. acho que com aquele motor não tinha capacidade para uma cabina dupla...
mas tá lá e andandando ....
Colocar motor Ohc. 4 cil.... (compra). mudar o documento
Melhor arrumar o BF.. pois acho que o teu motor não vai ficar muito caro...
Se precisar de pistão.... anuncia no compra-se..passa a medida que vc precisa que vc vai acabar achando .
Ok.
abçs
JPEDROSA2
17/11/2013, 19:29
Valeu, Antonio
O motor estava com fuga de óleo...Nada de mais. Começou a fazer barulhos, coisa que não aceito. Quando abrimos, vi que está com a medida 0.20, o que permite uma retífica tranquilamente.
Até quarta-feira, decido o que fazer (é que sou muito ansioso e quero minha RURAL andando e não numa oficina).
Você tem razão em tudo o que disse. Estou preocupado com a legalização de um novo motor, uma vez que a minha RURAL já foi vistoriada e aprovado em 2.013.
Abraços,
João
antonio umino
17/11/2013, 22:07
Nos dias de hoje... as medidas de virabrequim, camisa (cilindro)...
Em uma boa retífica, é possivel deixar tudo stander de novo...
Me parece que tem uma cidade não sei te dizer se é Penápolis, ou Birigui, tem quem deixa o virabrequim zerado..
Embora as peças de motor estejam um pouco caras, mas dependendo do uso, o Motor Bf vai longe...
Estou com a Rural em Casa, tem um sintoma de soprar pelo respiro....
Esta semana vou abrir, mas com certeza deve ter anel quebrado.
Este motor, fiz inteiro.... 0,25 no vira e nas bielas, e camisas stander e pistão zero....
Desmontando, vou verificar o que aconteceu...
Mas mesmo um carro zero, acontece de dar pau no motor. tem muitos exemplos em oficinas...
Hoje com o cadastramento do motor no documento, fica mais dificil trocar de motor. a não ser que fique o bloco condenado...
Mas vamos que vamos.
um abraço.
Rafael OFF
18/11/2013, 19:30
Antonii em media quanto fica a retifoca de um motor bf uma retificada completa? Vlw!!!!
antonio umino
18/11/2013, 19:36
Vou em uma retifica de um amigo.
vou cotar..
ok.
abçs
fiz uma cotação na irmãos facini e me disseram que a retifica completa sem montagem é R$ 4500. achei salgado mas retirei o cabeçote ae não acheis nada de ruim nas camisas! Mas os dutos de refrigeração!!!!!!
euclidesjr
21/11/2013, 22:15
Cangu, faz só pistão que quebrou anel, dá um limpeza e plaina o cabeçote e monta. Se decidir trocar o motor, na minha opnião, vc deveria ir em outro BF usadinho bom.
JPEDROSA2
21/11/2013, 22:38
Salve, Euclides
É isto que estou tentando fazer. Desisti do OHC e estou procurando um BF em condições de uso. Motivo: a previsão orçamentária do mecânico para fazer "todo" o meu motor..´só a bomba de óleo nova e o conjunto de pistão estouram qualquer orçamento!!!
Abs
João