PDA

Ver Versão Completa : L200 flex ou diesel para trilhas?

RICARDO L RIBEIRO
14/11/2013, 09:33
Fala Senhores, gostaria de uma ajuda sobre qual L200 triton comprar. Estou decidido sobre o carro mas tenho bastante duvida sobre a motorização e necessidade ou nao de snorkel.
A utilizacao sera para uso urbano maior parte do tempo mas pretendo encarar trilhas de diversos niveis de dificuldade e expedicoes. Estou inclinado a comprar a flex pelo cambio automatico e menor valor inicial do veiculo, devo rodar no maximo 20k/ano.

Mas minha duvida é: motor flex aguenta trilhas pesadas tanto quanto um motor a diesel, perco muito nas trilhas se estiver com um motor flex? (dif de torque das versoes é de 35 a diesel para 32 a flex).

Para travessias submersa, motores a diesel e flex sem snorkel tem as mesmas restricoes ao atravessar ou o motor flex é ainda pior na travessia sem snorkel? A principio nao colocaria snorkel no carro, optaria pela versao original do carro flex.

agradeco se alguem pudar ajudar!

HERICK
14/11/2013, 09:49
Hoje em dia com toda a eletrônica embarcada nas VTRs movidas à Diesel fizeram com que acabassem com aquela história de que pode passar em qualquer alagado sem que haja risco da VTR morrer, o torque sempre ajuda na trilha, mas o V6 da Triton não deixa à desejar, Snorkel só funciona em alagados profundos aonde o respiro do motor ficaria submerso, a maioria usa por estética, boa sorte e Seja Bem Vindo ao Fórum!:curtir:

RICARDO L RIBEIRO
14/11/2013, 19:00
Obrigado Herick, boa infos!

DESONERADO
16/11/2013, 10:41
Ricardo, o torque do Diesel é maior, mas entra mesmo mais forte a partir de 1.500 RPM por causa do turbo. O V6 já vem com força desde cedo, então na trilha, os dois não deixam a desejar, é só aprender a lidar com o comportamento do motor. Existe a Triton automática também...

A durabilidade dos dois é boa, tendo a manutenção certinha em dia, claro que um carro usado em trilha demanda atenção diferenciada para óleos e filtros por exemplo, você não terá problemas.

Como o Herick disse, snorkel é para travessias mais profundas em rio. Acho que é uma coisa boa de ter no carro se for fazer trilha, aqui em Minas é bem comum travessia de rios, vai que você entra em um local mais fundo do que imaginava...

Giuberto
16/11/2013, 12:56
Fala Senhores, gostaria de uma ajuda sobre qual L200 triton comprar. Estou decidido sobre o carro mas tenho bastante duvida sobre a motorização e necessidade ou nao de snorkel.
A utilizacao sera para uso urbano maior parte do tempo mas pretendo encarar trilhas de diversos niveis de dificuldade e expedicoes. Estou inclinado a comprar a flex pelo cambio automatico e menor valor inicial do veiculo, devo rodar no maximo 20k/ano.

Mas minha duvida é: motor flex aguenta trilhas pesadas tanto quanto um motor a diesel, perco muito nas trilhas se estiver com um motor flex? (dif de torque das versoes é de 35 a diesel para 32 a flex).

Para travessias submersa, motores a diesel e flex sem snorkel tem as mesmas restricoes ao atravessar ou o motor flex é ainda pior na travessia sem snorkel? A principio nao colocaria snorkel no carro, optaria pela versao original do carro flex.

agradeco se alguem pudar ajudar!

Eu ficaria com a diesel. Diesel tem mais torque, dura mais e é menos propenso a falhas. Um diesel eletrônico não tem 1/10 da eletrônica de um flex/gasolina.

Só pelo fato de não ter bobina/velas como necessidade para combustão, é que eles conseguem atravessar alagados profundos, além do mais, são os itens mais comuns de problema em carro a gasolina.

Olha a Flex apagando aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=kYJCYm0R3tw

A diesel:
https://www.youtube.com/watch?v=EMhANoBRkiY

FabioTr4
16/11/2013, 14:28
Considerações rápidas: Consumo. Em expedições com trilha de 50Km no flex (etanol) dançou. Se não considerar tanque cheio podes gastar 1/2 na ida e 1/2 na volta dependendo do trajeto e ficar suando frio em estradas mais afastadas buscando posto decente. Mas é possível encontrar "garrafas" PET de gasolina mais fácil que diesel... Depende do q pretende fazer com tua viatura.
[s]

Moipessoa
16/11/2013, 14:59
Eu ficaria com a diesel. Diesel tem mais torque, dura mais e é menos propenso a falhas. Um diesel eletrônico não tem 1/10 da eletrônica de um flex/gasolina.

Só pelo fato de não ter bobina/velas como necessidade para combustão, é que eles conseguem atravessar alagados profundos, além do mais, são os itens mais comuns de problema em carro a gasolina.

https://www.youtube.com/watch?v=kYJCYm0R3tw

A diesel:

quando o sujeito é ruim de roda, até os culhões atrapalha.
no primeiro vídeo, o cara deu o maior mole e vir na tocada. se reparar a altura da água, está pouco acima da roda (somente roda, nao considerando a parte "superior" do pneu). não é nível de água suficiente para molhar bobina e/ou cortar corrente pro motor. o macete ali seria o cara vir devagar, mantendo o giro do motor alto pra não entrar água pelo escapamento, mas foi querer se aparecer e se fudeu.

se for mulher que estiver dirigindo, retiro tudo que escrevi acima.

amigo, se o porquinho permitir, vá de diesel.

fernandotf
16/11/2013, 16:01
O cara da flex vacilou legal... se viesse na manha passaria tranquilamente... mas em termos de agua, não tem como comprar, Diesel é muito superior! Diesel só pára se entrar agua pela entrada de ar... já na gasolina, as coisas não são bem assim! Mas de qualquer forma, carro não é submarino, prudência, responsabilidade e bom senso sempre é importante antes de qualquer travessia! Mas no segundo vídeo (Diesel) o cara também foi bem irresponsável, no mínimo deveria ter Snorkel... a água estava na eminência de entrar pelo filtro! Se der calço hidráulico, bau bau, 15 mil de prejú no mínimo!

fernandotf
16/11/2013, 16:21
Esqueci de dar a minha contribuição para o tópico: se o uso for apenas em trilhas, eu iria de flex. Motivos: mais level, motor mais elástico e mais barato. A vantagem do Diesel na trilha, no meu ponto de vista, se resume a travessia de água e o ótimo torque. Em trilha, o flex ganha em todos os outros quesitos! Aliás, sei que muitos não vão concordar, mas na minha opinião, vai de automático também! É muito bom passar erosão com câmbio automático, sem se preocupar com queimar embreagem, etc... a concentração do motorista fica voltada ao volante apenas! Fica os meus dois centavos...

JCC :-)
16/11/2013, 16:48
Quando fui comprar minha Pajero Full 3D, experimentei as duas versões (Diesel e Gasolina).
Eu optei por Gasolina por duas razões:

1) Rodando 20.000km/ano
Gasolina 2,90/l Autonomia 7km/l Despesa anual R$ 8.285
Diesel 2,35/l Autonomia 11km/l Despesa anual R$ 4.273
Diferença R$ 4.000/ano Valor do carro Gasolina R$ 160mil Diesel R$ 180mil diferença R$ 20mil custo empata no 5 ano.
(sem considerar custo financeiro dos R$ 20mil investidos, depreciações, manutenção mais cara do motor diesel)

2) Nada mais gostoso que o som e a resposta de um V6 de 250HP a gasolina. (Vale a diferença)

Concordo com o amigo fernandotf. Carro não é submarino ;-)

Giuberto
17/11/2013, 20:52
Quando fui comprar minha Pajero Full 3D, experimentei as duas versões (Diesel e Gasolina).
Eu optei por Gasolina por duas razões:

1) Rodando 20.000km/ano
Gasolina 2,90/l Autonomia 7km/l Despesa anual R$ 8.285
Diesel 2,35/l Autonomia 11km/l Despesa anual R$ 4.273
Diferença R$ 4.000/ano Valor do carro Gasolina R$ 160mil Diesel R$ 180mil diferença R$ 20mil custo empata no 5 ano.
(sem considerar custo financeiro dos R$ 20mil investidos, depreciações, manutenção mais cara do motor diesel)

2) Nada mais gostoso que o som e a resposta de um V6 de 250HP a gasolina. (Vale a diferença)

Concordo com o amigo fernandotf. Carro não é submarino ;-)

Pra trilha, 250 HP ou 100 HP não faz diferença alguma. Você só precisa de torque. Num motor otto convencional você tem menos torque a 6000 RPM do que um diesel a 2000 RPM.

Custo de manutenção de diesel é mais caro em filtros e óleo. Ou seja, se você usa um carro a gasolina tão pouco que em 5 anos não rodou nem 70 mil km, sem dúvida, não tem porque ter diesel. Agora, somando troca de correia dentada, vela, filtros e óleo de um otto, a manutenção do diesel sai mais barata.

Sem falar na durabilidade. Supondo um uso normal, a durabilidade do otto já é inferior. Se for considerar uso em areia e trilhas, onde só importa torque, fúfú pro flex. O diesel dispara em vantagem! O diesel vai rodar sem forçar, a 2000 rpm na areia, na trilha, etc. O otto pra rodar nessas situações vai rodar lá nos seus 6000 rpm forçando muito e diminuindo ainda mais a durabilidade e ainda vai ter desempenho muito inferior a um diesel.

Aliás, os próprios marketeiros da Mitsubish já definem que quem compra um V6 Flex não usa a picape pra trabalho.... e sim na cidade. Inclusive só ofereciam a Flex com AT. Agora em 2013 que eles ofereceram a Flex com MT pra roubar consumidor de concorrentes mais baratos.

Se fosse pra trilha e o camarada rodasse muito menos que 20 mil km, pode-se pensar em Flex. Agora, rodando entre 15-20 mil km e pra trilha. Não pensaria 2 vezes, Diesel!

E se for pensar que "Carro não é submarino". Podemos pensar também: "Carro não é trator", "Carro não é alpinista", "Carro não é bugre", etc... acabou o problema.

Giuberto
17/11/2013, 21:00
quando o sujeito é ruim de roda, até os culhões atrapalha.
no primeiro vídeo, o cara deu o maior mole e vir na tocada. se reparar a altura da água, está pouco acima da roda (somente roda, nao considerando a parte "superior" do pneu). não é nível de água suficiente para molhar bobina e/ou cortar corrente pro motor. o macete ali seria o cara vir devagar, mantendo o giro do motor alto pra não entrar água pelo escapamento, mas foi querer se aparecer e se fudeu.

se for mulher que estiver dirigindo, retiro tudo que escrevi acima.

amigo, se o porquinho permitir, vá de diesel.

Concordo. Tanto o nível de água como o piloto são muito diferentes nas 2 situações. Botei só pra ilustrar mesmo.
Aliás, pra resolver o problema do criador do tópico: A Mitsubish já oferece uma picape pronta pra trilha:

L200 Triton Savana! Só tem opção a diesel e já vem com snorkel. Vai atravessar água com mais de 1 metro de profundidade tranquilamente. (Claro que você terá manutenção depois, considero que você saiba o que fazer depois).

O Snorkel é "quase" inútil num veículo a gasolina. Meu JK 3.8 gasolina com snorkel pode apagar numa aguinha de 50 cm. Coisa que um JK diesel, troller, defender, marruá, etc atravessariam sem snorkel.

18/11/2013, 00:12
Qual o melhor, diesel ou gasolina? Depende de vários fatores, entre eles o econômico e gosto pessoal.
Para meu perfil de uso optei por gasolina.
Entretanto Giuberto é um erro afirmar que torque é mais importante que potência. Apenas são grandezas diferentes, mas potência sempre vai ser importante para o desempenho, seja na trilha ou no asfalto. Vários artigos na internet descrevem bem o assunto torque e potência.
A durabilidade de um motor é influenciado por outros tantos fatores e o custo de manutenção também. Não é barato reparar uma bomba injetora.
Com toda eletronica dos motores diesel de hoje acredito que a água afeta igualmente os dois. Em trilhas é muito comum ver carros com snorkel, a gasolina, passando por água sobre o capo e saindo sem problemas.

Não acredito que exista um motor que é melhor para todos. No meu caso, considero gasolina uma melhor escolha. Trilhas em dunas devem representar 0,001% de tudo que rodei. E foi diversão garantida, em diesel ou gasolina.

Se meu carro fosse usado para trabalho pesado com muitos km rodados escolheria o diesel. Não por marketing, mas por decisão econômica.

Giuberto
18/11/2013, 12:16
Qual o melhor, diesel ou gasolina? Depende de vários fatores, entre eles o econômico e gosto pessoal.
Para meu perfil de uso optei por gasolina.
Entretanto Giuberto é um erro afirmar que torque é mais importante que potência. Apenas são grandezas diferentes, mas potência sempre vai ser importante para o desempenho, seja na trilha ou no asfalto. Vários artigos na internet descrevem bem o assunto torque e potência.
A durabilidade de um motor é influenciado por outros tantos fatores e o custo de manutenção também. Não é barato reparar uma bomba injetora.
Com toda eletronica dos motores diesel de hoje acredito que a água afeta igualmente os dois. Em trilhas é muito comum ver carros com snorkel, a gasolina, passando por água sobre o capo e saindo sem problemas.

Não acredito que exista um motor que é melhor para todos. No meu caso, considero gasolina uma melhor escolha. Trilhas em dunas devem representar 0,001% de tudo que rodei. E foi diversão garantida, em diesel ou gasolina.

Se meu carro fosse usado para trabalho pesado com muitos km rodados escolheria o diesel. Não por marketing, mas por decisão econômica.

A água não é ruim pra um motor a gasolina por causa da eletrônica dele. A única limitação de um motor a gasolina em submersão é a bobina/cabos de vela/velas. Não tem nada a ver com eletrônica. No diesel, não é diferente. E a eletrônica embarcada do diesel se limita a pedal e meia-dúzia de sensores para auxiliar a ECU na injeção. No diesel, eletrônico ou mecânico, tanto faz, você faz esse tipo de coisa:

Troller 3.0 2008 eletrônico
Enchente em Rio do Sul 22/09/2013 Submarino "Troller" - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FcOpLDhOjbU)

No caso é um troller, não dá pra comparar com as picapes, pois ele já vem todo preparado pra esse tipo de coisa, mas serve como parâmetro, pois é possível preparar uma picape a diesel pra fazer essas coisas.

Torque x Potência:

O motor com maior torque mostra mais força em baixas e médias rotações, as mais utilizadas pela maioria dos motoristas. Isso permite arrancar com mais agilidade, superar aclives e retomar velocidade em menor rotação. Inclusive diminuindo drasticamente as trocas de marchas necessárias.
Mais torque = mais facilidade pra girar um pneu pesado recapado, mud, cheio de lama, etc. E obviamente pra qualquer tipo de trilha, subidas íngremes, areia, lama, etc. Pra puxar reboques, carga (na caçamba ou dentro do veículo), etc. Só não é bom pra correr (atingir altas velocidades finais).

Mas concordo com você quanto ao perfil. Quem roda pouca, como eu passei a rodar há alguns anos atrás, não vale a pena ter diesel. Sai mais caro. O seguro é muito mais caro, o valor de aquisição é mais caro e o gasto com a manutenção nessa situação também é mais caro. Sem falar no fedorzinho, fumaça e outras coisinhas como dificuldade em passar nas vistorias (principalmente os diesel mecânicos).

20/11/2013, 09:27
Bem lembrada Giuberto.
O custo do seguro pesa na conta custo x benefício dos veículos a diesel. Outra variável importante.

A dinâmica do motor diesel x gasolina é diferente e a forma de conduzir é fundamental.
Eu recomendaria prudência em explorar o torque alto em rotações mais baixas para prevenir danos aos componentes fora do motor (câmbio, diferencial, pontas de eixo)

Conversando com colegas que usam o Troller no Pantanal de MT, portanto como submarino, eles tem reclamando muito dos novos que tem apresentado problemas em contato com a água, devido a eletrônica, o que não acontecia antes. Um amigo meu vendeu o novo para voltar a preparar um mais antigo!

Giuberto
21/11/2013, 17:23
Bem lembrada Giuberto.
O custo do seguro pesa na conta custo x benefício dos veículos a diesel. Outra variável importante.

A dinâmica do motor diesel x gasolina é diferente e a forma de conduzir é fundamental.
Eu recomendaria prudência em explorar o torque alto em rotações mais baixas para prevenir danos aos componentes fora do motor (câmbio, diferencial, pontas de eixo)

Conversando com colegas que usam o Troller no Pantanal de MT, portanto como submarino, eles tem reclamando muito dos novos que tem apresentado problemas em contato com a água, devido a eletrônica, o que não acontecia antes. Um amigo meu vendeu o novo para voltar a preparar um mais antigo!

JCC, é muito pior do que você pensa: Não precisa molhar nem ter pó. Os novos Trollers com motor 3.2 estavam tendo problemas com turbina, bicos injetores, ECU, diferencial batendo no carter, e muitos outros. E não precisava ir pro pantanal não! Bastava tirar da concessionária e virar a esquina, passar numa lombadinha, etc.

Teve dono que arrancou o motor 3.2 e colocou o bom e velho 3.0 no lugar. Colocou as fotos no facebook e ainda ironicamente, colocou a venda o Catalisador gigante (Esse catalisador, em conjunto com a ECU é a principal fonte dos problemas).

Mas, aparentemente, a coisa está se resolvendo. Eu, todavia, não confio nem um pouco.

KlebsonValencio
21/11/2013, 18:49
Provavelmente irei embarcar em uma Triton a diesel pois rodo muito (60-70 k/ ano) mas para trilha a diferença em trechos alagados vai do piloto também ..... Olha,440234 fiz a travessia desse rio umas 5 vezes no mesmo dia... nem uma problema com o carro... nenhum pingo de água no interior. Passando com cautela tudo tranquilo. E isso em uma Pajero TR4 Flex hehe

440234

Murillus
21/11/2013, 19:30

Isso serve pra todo veiculo... Voce tem que aprender a tocada dele antes de se aventurar... A forma de conduzir é fundamental pra nao ter problemas de "BURRIN DE DIREÇÃO", ou seja, aquela peça que fica entre o banco e o volante....

LeandroCHT
01/04/2014, 21:09
Hoje em dia com toda a eletrônica embarcada nas VTRs movidas à Diesel fizeram com que acabassem com aquela história de que pode passar em qualquer alagado sem que haja risco da VTR morrer, o torque sempre ajuda na trilha, mas o V6 da Triton não deixa à desejar, Snorkel só funciona em alagados profundos aonde o respiro do motor ficaria submerso, a maioria usa por estética, boa sorte e Seja Bem Vindo ao Fórum!:curtir:

Com meu wrangler V6 já peguei vários alagados de 1,5 m, sem problemas no entanto, ja vi vários motores a diesel ferver em subidas continuas em montanha. No entanto os carros diesel possuem uma autonomia muito maior. Estou trocando de veículo 4x4 e vou continuar na gasolina.

Duque Duro
20/07/2018, 11:09

L200 tenta passar pela Rua Teresopolis - novembro de 2009 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=kYJCYm0R3tw)

A diesel:
Atravessando o rio de L200 TRITON MITSUBSHI - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=EMhANoBRkiY)

Ah, cara!
Empurrando água como ele estava empurrando, podia ser diesel, flex, alcool, gasolina, vodka ou lenha. Entrou água com gosto pela admissão. Pra andar assim, precisaria do snorkel.
Uma vez, atravessei uma passagem molhada, com o o nível do rio subindo por causa de chuva. Não levantei tanta água assim, mas a correnteza vinha pleo lado direito da L200, onde fica a admissão e o filtro. Ela apagou logo apo´s eu subir na margem, tipo, 02 ou 03 metros depois da linha da água. Era uma viatura a diesel, sem snorkel.

Duque Duro
21/07/2018, 14:13
No segundo vídeo, o cara foi na manha, mas a marola já estava na linha do capô, o que já é critico. O motora agiu corretamente, embora eu escolhesse andar mais devagar.

Rafael Roncato
23/05/2020, 22:52
Entao turma. Espero q alguem me ajude.
Tenho uma triton 3.5 v6 gasolina. Coloquei snorkel. Mas a questao da bobina e cabos de vela , tem alguma coisa a ser feito?
Alguem me ascende a luz ai

dojao campeao
25/05/2020, 10:00
Entao turma. Espero q alguem me ajude.
Tenho uma triton 3.5 v6 gasolina. Coloquei snorkel. Mas a questao da bobina e cabos de vela , tem alguma coisa a ser feito?
Alguem me ascende a luz ai

Rafael, tem um sócio do Jeep Clube de Maceió, Daniel Valença (82-99961-3181) que tem uma dessas (uma monstra)e já fez muitas trilhas com ela, sabe tudo sobre esses carros, faça contato dizendo que foi o Campeão que indicou.

Rafael Roncato
25/05/2020, 21:42
Pow vou falar sim ja posto aki oq descobrir

Rafael Roncato
25/05/2020, 22:16
É tranquilo cara, a primeira coisa que fiz foi trocar as velas por velas de Iridium que são velas com uma queima estupidamente melhor e duração da mesma forma. Daí silicone vedando, nunca tive um falhamento passando em águas.
Resposta do nosso parceiro indicado.
Vou seguir a dica