PDA

Ver Versão Completa : Amortecedores



Niveiro X
16/12/2003, 11:36
Olá companheiros, levantei a suspensão do meu jipe, mas estou com os amortecedores dianteiros originais ainda, e ao passar em algumas lombadas percebo nitidamente que o curso do amortecedor está insuficiente, fazendo o jipe dar pulinhos e isto não é bom.

Qual seria o amortecedor recomendado por vcs para o jipe, que fosse maior que o original e com uma dureza boa?

Pretendo trocá-los ainda esta semana, por favor.

du
16/12/2003, 11:45
Niveiro,

É dificil saber exatamente qual o mais indicado, já que não sabemos quanto o curso aumentou.

A regra básica é medir. Retirar o amortecedor, usar algum artifício tipo rampa RTI ou macacos e medir o tamanho para o amortecedor fechado e o tamanho para o amortecedor aberto, sabendo a medida, pegue o amortecedor e leve a uma loja de amortecedores, com ele em mãos, escolha um que atenda as necessidades, que tenha os encaixes compatíveis e que seja de um carro com aproximadamente o mesmo peso do Niva.

Abraços Du.

Niveiro X
19/12/2003, 20:54
Niveiro,

É dificil saber exatamente qual o mais indicado, já que não sabemos quanto o curso aumentou.

A regra básica é medir. Retirar o amortecedor, usar algum artifício tipo rampa RTI ou macacos e medir o tamanho para o amortecedor fechado e o tamanho para o amortecedor aberto, sabendo a medida, pegue o amortecedor e leve a uma loja de amortecedores, com ele em mãos, escolha um que atenda as necessidades, que tenha os encaixes compatíveis e que seja de um carro com aproximadamente o mesmo peso do Niva.

Abraços Du.



caro Du, eu levantei a suspensão usando o kit original para esse fim, e quero uma suspensão dura, mas não demais, ninguem pode me dar uma idéia de qual amortecedor usar?

Ramiro - Bin Lôco
18/03/2005, 09:51
Niveiro X 8)

No meu Niva eu levantei e frente e traseira, mantive as rodas originais e coloquei pneus lameiros (215X80X16) grandes e pesados. na traseira coloquei os amortecedores da Kombi Cliper Cofap (ficou 10), na dianteira coloquei os amortecedores do Oplala 6cc Cofap turboGás trocando a bucha deles pela do amortecedor do fusca (ficou 10) porém na 1ª trilha que peguei os suportes dos amortecedores dianteiros não aguentaram, tive que fazer um reforço no funileiro (ficou 10).

Abraços, :idea: :arrow:

quimico2
18/03/2005, 09:59
Sou meio hermetico a troca de amortecedores que nao sejam os originais ... Tive muitos problemas, quebras constantes e desgaste acentuado das homocineticas ....

Hoje minha suspensão está original em altura e uso apenas os amortecedores originais do Niva.

Uma boa alternativa, seria usar as molas vendidas na Casa do Lada, que são 01 polegada mais altas que as originais.

Ramiro - Bin Lôco
18/03/2005, 12:05
Atenção !!! :mrgreen:

Não coloque amortecedores dianteiros muitos duros, pois eles podem arrebentar os suportes superiores (tive que mandar reforçar com chapa mais grossa pra aguentar o tranco)!!

Abraços :evil: :!: :idea: :arrow:

braszil
19/03/2005, 13:16
Niveiro X, Brother levantei o meu Nivinha com uma suspençao especialmente desenhada para ele e coloquei 4 ranchos rx9000 que sao regulaveis. Para isso instalei um suporte de amortecedores dianteiros desenhados e testados pela Stillo Off Road ( pelo Rogerio Bacelar) as fotos estao no meu perfil e ficou muito mas muito bom mesmo. Liga para ele e pergunta sobre os suportes é capas de que ele tenha até como conseguir um par de Rancho RX9000 dianteiros para voce com bom preço. Nao vai querer mais nada quando andar com um rancho no seu carro.

Niveiro X
23/03/2005, 11:58
sobre o reforço nos suportes, já quebrei os 2 traseiros. Nada que uma solda elétrica não resolvesse. :)

Braszil, obrigado pela dica,vou voltar a equipar meu jipe, pelo jeito vou me casar com ele :D

AMANETO
21/07/2005, 16:31
BOA TARDE,
COM RELAÇÃO AOS AMORTECEDORES AQUI VAI MINHA ESPERIENCIA:
COLOQUEI O KIT DE LEVANTAR SUSPENÇÃO DA APOIO 4X4, QUE É AQUELE QUE COLOCA UMAS ARRUELINHAS EMBAIXO DA BANDEIJA DIANTEIRA, E AI COLOQUEI OS AMORTECEDORES DA F-1000, QUE SÃO PLUG-AND-PLAY, MAS ACONTECEU O MESMO QUE UM COLEGA RELATOU ANTERIORMENTE, QUEBROU O SUPORTE NA 1ª TRILHA, ENTÃO ANALISEI A SUSPENÇÃO E EU E MEU MECANICO, CHEGAMOS A CONCLUSÃO QUE A BASE INFERIOR E SUPERIOR ONDE VAI O AMORTECEDOR, NÃO MUDOU DE ALTURA, ENTÃO COLOQUEI OS ORIGINAS DO NIVA DA COFAP. FICOU PERFEITO, MACIO, NÃO BATE NEM EMBAIXO NEM EMCIMA.
NESTE CASO DO SISTEMA DAS ARRUELAS, PODE-SE USAR OS ORIGINAIS, NOS OUTROS SISTEMAS EU NÃO SEI.
NA TRAZEIRA COLOQUEI O CALÇO E NÃO PRESTOU, EM TODA TORÇÃO NA TRILHA, A MOLA SAIA DO LUGAR E PEGAVA NO PNEU (PIRELLI GARRA 650X16), ARRANQUEI A MOLA ORIGINAL E COLOQUEI SEM O CALÇO, SOMENTE COM A BASE ORIGINAL, A MOLA DA PAMPA MOTOR AP S/ AR, ANO 90/97, QUE PEGUEI AQUI NO FORUM, FICOU BEM ALTO, +- UNS 10 CM A MAIS QUE A ORIGINAL, E ACABOU COM O PROBLEMA, NA TRAZEIRA USEI OS AMORTECEDORES DA KOMBI CLIPER, TB PEGUEI AQUI NO FORUM.
AMAURI NETO
CAMPO GRANDE -MS