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Ver Versão Completa : Qual o custo mensal para manter o seu 4x4?



sabato
13/11/2013, 17:31
Boa tarde a todos.

Gostaria da ajuda dos participantes do fórum para saber o gasto mensal total necessário para manter o seu veículo 4x4. Isto incluiria os gastos com consumo médio, manutenção (pneus, óleo, mão de obra, etc.), IPVA, seguro obrigatório e seguro. Seria interessante citar o modelo do veículo, o ano e a quilometragem.

O Motivo

Há meses acompanho a seção Suzuki do fórum, recolhendo informações e "namorando" as viaturas dos outros membros do fórum. Acredito que vários outros usuários (registrados ou visitantes) como eu poderiam se interessar nesse comparativo para ajudar na decisão se é o momento de comprar o primeiro 4x4, ao descobrir exatamente o custo médio para mantê-lo antes de comprometer o orçamento.

aleilario
13/11/2013, 17:41
Sabato, sua pergunta é muito ampla ! Dificil de responder.

Eu por exemplo tenho 2 veiculos 4x4, e os custos (manutenção, combustivel, óleos, pneus e etc) de ambos os veículos são completamente diferentes !!!

O principal é saber para que você quer um veículo 4x4, para andar na cidade, sinceramente os custos (no meu caso) são iguais ao de um carro de passeio comum com motorização parelha ao 4x4.

Ex. Eu tinha um Palio 1.0 que usava na cidade (dia a dia), troquei por uma Tracker 2.0, o palio gastava na média de 8km/l na cidade com ar condicionado ligado, a Tracker esta fazendo uma média de 7.5km/l.

Se levarmos em consideração os pneus por exemplo, os do palio aro 14 custam em média R$ 280,00 cada um, enquanto que estou comprando os pneus para a tracker, colocando pneus mistos que custam na faixa de R$650,00 cada um, mas observe que os pneus do palio duram em média 50 a 60 mil km, os que estou comprando para a tracker se bem cuidados duram entre 90 e 100 mil km.

Por outro lado tenho um GV (igual a tracker) que uso em trilhas, ai ja muda tudo, ja gastei quase o valor do carro em equipamentos, upgrades, modificações. O carro consome aproximadamente 4,5 a 5,0 km/l tanto na cidade quanto na estrada. Os pneus recapados de trilha custam na média de R$ 800 cada um e devem durar aproximadamente 15 mil km ou pouco mais que isto.

Enfim, você precisaria descrever exatamente o uso que pretende fazer com o carro, o nível de modificações pretendidas (se for fazer), entre outros fatores !!!

[]´s

sabato
13/11/2013, 18:00
Aleilario, muito obrigado pela resposta.

Tentei deixar mais amplo para que mais pessoas pudessem usar as informações, mas vamos ao meu caso!

Casal sem filhos, moramos em Uberaba/MG e perto do trabalho, fazemos tudo a pé (trabalho, estudos, compras, etc.). Estamos há dois anos vivendo sem carro e relativamente sem problemas (eventualmente pegamos um táxi e raramente alugo um carro 1.0 sem ar), então a compra não precisa ser imediata.

Atualmente eu usaria o carro umas três vezes por semana para ir estudar e viajaria para Belo Horizonte (uma vez por mês ou a cada dois meses, 1000 km ida e volta). Eu e a patroa somos biólogos, gostamos muito de viajar e sonhamos com o dia em que teremos nosso 4x4.

O orçamento não está muito folgado mas lendo os tópicos do fórum eu percebi que dependendo da viatura e do uso, é possível ter um 4x4 e gastar em um ano algo próximo ou o mesmo valor de um carro popular. Estamos de olho em algum suzuki: o sonho de consumo é um Jimny 4Sport 0 km, mas no momento não dá... Mas quem sabe um Samurai / Vitara / Grand Vitara / Tracker não seja um bom começo?

Daí o motivo do tópico: 1) Comprar um carro, sim ou não? 2) Comprar um 4x4 ao invés de um carro popular, sim ou não?

Abraço!

Chuva
13/11/2013, 19:10
Oi Sabato. como o Ale disse é um assunto com muitas variáveis.. mas eu compraria carro 4x4 com certeza ao invés de carro popular! No meu caso tenho uma tracker 07 e uma fielder. Eu so uso a tracker a patroa a fielder. Revezamos e mesmo a fiedler valendo mais eu gosto 10x mais da tracker e evito ao máximo a patroa usando.. é minha segunda mulher.. kkk. Uso o carro para tudo e muito na cidade. Dei um upgrade básico no carro (lift de 2", pneus pra não passar nervoso e proteções inferiores) que deveriam vir de fábrica! Vale a pena para se divertir um pouco mais, sem abusar ou detonar a mecânica, uso com moderação; essa aliás acho q é a chave pra não furar o bolso com manutenção. Se meter o pé na jaca ou brincar de super man, qquer 4x4 quebra. O negócio é se divertir e respeitar, além dos limites do carro, o seu próprio limite. Preparado ou não esse carro é pau pra toda obra e na hora do enrosco vc não fica decepcionado. Tive pneus 90% pra asfalto qdo peguei o carro e achava q o carro era um carro normal mesmo.. aqui no fórum (aprendi e retribuio muito) descobri que dá para tirar mais leite de pedra, ou seja, melhorar a "originalidade". Há muitos modelos de 4x4 e eu comprei esse pq achava o carro bonito (mas muita tente acha velho e ridículo) e robusto, não tinha ideia do que o carro podia fazer e até hj desacredito em algumas coisas que já vi e outra que fiz. É muito parrudo e quebra pouco! Não troquei nada de importante até agora. Uma vez me preocupei com homocinética mas vi que era coisa boba. Pelo ano até é esperado não dar tanto problema, mas mesmo assim se achar algo bem cuidado vale a pena, pois a mecânica é um pouco melhor q de um carro popular. Sobre os custos eu nunca vi nada exorbitante, até qdo comparado com carro padrão de mercado, como um astra por exemplo. A não ser para achar algumas peças especificas (lata e vidro), mas muita coisa tem em desmanche ou é adaptável por 1/3 do preço... kkk Seguro eu não tenho pq em sp é fora da realidade e ipva completo tá na faixa de 1700 pra esse ano 2014. Dependendo do estado é possível fazer 10km/l com gasolina decente (andando na boa). O motor é 2.0 de 128 cavalos e só abre depois dos 3k rpm. Xoxo pro tamanho do carro, mas dá pro gasto. Manutenção preventiva bem feita é igual a de qquer outro carro, só que nesse caso vc realmente deve seguir o manual. Nada de pular passos do indicado pelos engenheiros. MAS se vc não sente falta e usa pouco por conseguir fazer tudo a pé aumente seu pé de meia e compre algo o mais novo que puder, é o que eu faria; ou seja, alguma coisa com ano acima de 2004 (10 anos de velhice no máximo; e tem q ver a km real tb). Esse motor vai com piloto moderado a uns 300kkm sem problemas em média. Tem q ter em mente tb que qquer 4x4 é um "jipão" que "pula" e tem o conforto bom, mas nada comparado com um carro na estrada, principalmente na velocidade. Esta, mesmo dependendo do estado, estando disponível, não deve ser abusada, já que esses carros mais altos tem pior centro de gravidade. Esse tipo de carro eu descobri que é um capitulo a parte no mundo automobilístico (descoberto e desfrutado com o tempo) já que une dois mundos até então separados pela guia. Espero que ajude! Boa sorte!

Digao
13/11/2013, 23:03
Tô com a Tracker há alguns meses e acabei de voltar de uma viagem ao Uruguai de quase 4 mil km por diversos tipos de terreno e agora gosto ainda mais do carro. A melhor média que fiz foi de 12,4Km/l de Montevidéu a Colônia entre 90 e 100 KM/H e vento a favor, ar 50% ligado; as outras médias foram na faixa dos 10,5 KM/L. Gosto do acerto original do carro. Ainda estou tentado a levantar e colocar pneuzão, mas acho que os contra são maiores pro uso. Acho a suspensão original bem confortável e nunca dei final de curso, apesar de muita gente reclamar da moleza. Gosto do comportamento do carro em baixa também. Faço conversões em ruas em terceira marcha e ela empurra de boa, sem pedir marcha. Com pneu maior isso talvez fique um pouco prejudicado por alongar a relação. Inicialmente tive alguns problemas até achar um mecânico que descobriu que um maldito barulho não era caixa nem diferencial, mas um defeito do cardã, que foi acertado. Antes de ontem rodei bastante pelas areias da região do Farol de Santa Marta, aqui em SC, e como é bom passar areião em terceira reduzida. É um tratorzinho mesmo. Saí de um Peugeot 308 pra Tracker por pura vontade de mudar de estilo, e não me arrependo. Ache uma inteira e seja feliz.

sabato
13/11/2013, 23:23
Obrigado pelos comentários, mas alguém tem uma ideia do gasto anual ou mensal?

O consumo que vocês relataram é com câmbio manual ou automático?

Valores na casa de 23 a 25 mil por uma Tracker/GV 2000/2002 com até 100 mil km são aceitáveis (para compra)?

Chuva
14/11/2013, 09:18
Então Sabato, custo anual só o ipva msm. Se passar da km pra trocar óleo tem isso tb, uns 150 reais. De resto só coloco gasolina. De vez em quando uma geral em todos os óleos do carro. (tracker 07 gasolina) São uns 5 lugares. São óleos caros mas se não colocar o carro dentro da agua duram muito, a grosso modo. O consumo do meu carro é referente ao cambio manual. Não existe Tracker automática. Só GV. Sobre o carro, verifique a tabela fipe e veja carros com valores nela ou acima, qquer valor abaixo desconfie. Va com seu mecânico ver o carro. O velocímetro é relativo, o pessoal muda. Tem q "ouvir" o motor e debulhar o der na vistoria. [ ]

aleilario
14/11/2013, 09:42
Sabato, voltei.

Então, pelo que vc descreveu, sinceramente acho que o carro ideal para vc seria realmente uma tracker. Se você pretende gastar até 25 mil em um GV, cara, coloque mais 5 a 7 mil em cima e pegue uma tracker.

O Gv é um excelente carro, tanto que eu tenho um, o meu esta com 160 mil km e sinceramente acho muito difícil eu vender este carro, até porque como ja disse ja coloquei quase outro carro (em termos de valores) em cima dele, de acessórios, equipamentos, melhorias e manutenção.

Mas este valor que eu coloquei em cima foram ao longo de 3 ou quase 4 anos, e uso o carro no dia a dia e em passeios e trilhas leves e pesadas. Ai com certeza se gasta pois por melhor que o carro seja, sempre tem algo a melhorar e as peças realmente quebram.

Comprei a Tracker para usar no dia a dia, viagem e expedições pois eu adoro este carro.

Quanto ao gasto anual, como o Chuva disse, pelo seu uso, vc vai gastar com manutenção preventiva apenas, troca de óleo, combustível e pelo menos a cada 50 mil km correia dentada. Por isto que digo, coloque um pouco a mais de grana, compre uma Tracker que é quase 9 a 10 anos mais nova que um Grand Vitara com certeza vc consegue comprar uma pouco rodada e com a manutenção em dia.

A minha é 2007 e comprei mes passado com 57 mil km !

Ah, quanto ao seguro, paguei 2.5K no meu perfil, 37 anos, usando o carro no dia a dia em SP e sem garagem no trabalho.

Mais dúvidas, vai postando ai que no que puder ajudar vamos tentando.

[]´s

uvantuil
14/11/2013, 12:55
De uma olhada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/126394-tracker-2008-impecavel.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/124533-grand-vitara-2-portas-baixei-para-r-20-000-00-a.html

www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/128035-vendo-hilux-sw4-93-93-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/130518-suzuki-vitara-1-6-8v-2portas-97-98-rs.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/124750-vendo-niva-91-amarelo-com-guincho-12-000-lbs.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/129701-tracker-prata-07-2-0-16v.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/126572-vendo-suzuki-samurai-94-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/130170-vendo-pajero-tr4-2-0-16v-completa.html

Seguro de veiculo diesel é caro, vc tem um perfil que roda pouco, entao gasolina ou flex, sobre tracker/GV sao bons carros, muita informação deles no forum, e outros locais, tem tanto pessoas como unico carro e pessoas com segundo carro. Usando para expedições, viagens e trilhas.

Seu uso seria trilha ou seria passeios em reservas ecologicas, expedições, viagens??
Pois para passeio, viagens, a preparação é diferente, não precisa obrigatoriamente por pneu mud, da para andar com pneus mud ou mesmo all terrain (at - uso misto), mexer em altura do carro maximo um lift mas nao via de regra. pneu maior e tal tb acho que conforme seu uso nao demanda, sera mais proteger o fundo do carro (caixa carter transferencia), um snorkel pode ser util, mas pelo que li e comparando com meu exemplo um granvitara/tracker/Tr4 sao boas opcoes, mas o samurai bem conservado e tal pode ser uma solucao tb, eu nao sei espaço que vc demandara, e nem quanto de capital vc dispoe... seria bom vc citar o perfil completo, para tenhas um estudo de caso mais preciso...

diegotmc
14/11/2013, 14:48
Comprei meu Vitara em agosto. é um 3 portas metal top 1995.
Comprei como segundo carro, pra brincar no fim de semana e fazer algumas viagens aqui por perto (Chapada dos Veadeiros e tal).

O carro tem mais de 15 anos, então não paga IPVA. E como não uso no dia-a-dia, não tem seguro.
O consumo dele tá na faixa de 10 km/l. Tem 175 mil km.

Comprei algumas peças assim que peguei o carro (rotor e tampa do distribuidor, velas e cabos de vela, tampa do radiador e troca do fluido), troquei todos os oleos (motor, caixa e diferenciais), e a próxima coisa que vou mexer é revisar a suspensão e reparo na coroa e pinhão, que está piando demais quando chego a 100 km/h (pra estrada tá cansativo demais).


Mas explique aí quais suas pretensões com um 4x4. Vai ser carro único? Vai querer preparar pra encarar caminhos difíceis?

Ipiabas/RJ
14/11/2013, 15:09
Sabato, vou lhe dar minha contribuição, quanto ao seu assunto de adquirir um 4X4.
Atualmente tenho uma Pajero Sport HPE 2.5 diesel, cambio manual, ano 2007. Uso diariamente para o trabalho e dia a dia da familia, que gira em torno de 150 km. Seu consumo gira em torno de 9.6 km/l. Posso te garantir que com relação a sua manutenção no período de um ano ficou mais barato do que o valor do seguro e o IPVA. Resumindo, entre manutenção (troca de óleo, pneus, peças, etc.) despesas de combustível, IPVA e seguro, o gasto foi de R$19.720,00 anual. Somando-se ao valor de compra R$ 60.000,00.
Posso te garantir que estou bem satisfeito.
Compare e decida.
Boa sorte.

sabato
14/11/2013, 16:57
Olá a todos e obrigado pelas respostas.

Continuando o perfil, não tenho carro atualmente e pretendo continuar sem depender de um para as tarefas do dia a dia.Porém, como pretendo viajar em estrada de asfalto e começar aos poucos me aventurando no barro e tenho interesse de manter o 4x4 por muitos anos, talvez algo do padrão Tracker/GV para equipar aos poucos fosse mais indicado ao invés de um Samurai pelado ou equipado. O 4x4 será um veículo único mas de uso baixo a moderado (até 3x por semana).

Como disse anteriormente eu não preciso do veículo imediatamente para nada, então não tenho pressa. Comecei comparando comparando meus gastos com Ônibus/Avião/Táxi com a compra de: 1) Um popular com 05 a 03 anos de uso completo mas com perspectiva de troca em até 05 anos; 2) Um 4x4 mais antigo (inicialmente entre 20 e 10 anos) sem necessidade de já estar preparado para trilhas mas que tolere algumas aventuras leves e que também desenvolva bem no asfalto (aos poucos eu aprendo mais sobre off-road e equipo o carro lentamente).

O veículo não precisa ser grande, mas a médio prazo (até 05 anos) pode ser que a família aumente. Estou inclinado a optar por um veículo 2005 ou mais recente pois tenho um amigo que comprou um Vitara 4 portas 1997 de um amigo da família e já teve que substituir Ignição e Injeção Eletrônica, na brincadeira foram R$ 1.300,00... Como o orçamento não está muito folgado, gostaria de evitar surpresas sem ter que pagar preço de "semi-novo".

Abraço.

LRGagliardi
14/11/2013, 17:06
Baita tópico, ta tirando várias das minhas dúvidas também!!!

uvantuil
14/11/2013, 20:02
a intencao é essa temos varios como esse mais antigos...

agora sobre carro usado é a vida util dos componentes tudo tem validade... entao uma hora ou outra vai ter que trocar quanto mais tempo de uso e forma de uso vao definir quando isso ocorrera...

aleilario
14/11/2013, 21:46
Amigo, se vc estiver disposto a gastar na faixa do 30k continuo insistindo na tracker hehehe....com pouco uso como vc descreve seus custos serão baixíssimos e vc terá um carro seminovo que vai te atender por muito tempo, inclusive quando a família aumentar....

rogerjunior
16/11/2013, 15:49
Sabato, boa tarde pra você e para os demais...

Bom, também quero dar a minha contribuição.

Tenho minha planilha e nela lanço todos os gastos com a minha viatura. Ainda não fiz o custo anual dela, lois tem pouco mais de 4 meses que retirei da concessionária. Agora que estou fazendo uma viagem mais longa. Sou de Contagem-MG e estou visitando um primo aqui em Monte Carmelo. Atualmente o meu Jimny está com 7500km rodados e minha intenção é rodar 20milkm por ano.

Faço trilhas médias a leves (nunca pesada) e de vez em quando eu o uso para ir ao trabalho. Ter um 4x4 te estimula a passear todos os finais de semana, pode acreditar no que te falo!! He he he

Minha pior média registrada no carro foi 9,7km/litro. Melhor média foi 13,95km/litro. Média geral de todos os abastecimentos até aqui foi de 12,05km/litro. Uso somente gasolina aditivada.

Eu levo em consideração tudo. Dinheiro gasto com seguro/ipva limpeza do carro, revisões semestrais e com isso eu tenho um custo fudamentado anualmente pela relação do custo por km rodados.

Num carro popular, rodar 20k por ano me fez ter um custo de 0,33 centavos de reais por quilômetros rodados. No Focus 2.0 aue tive o custo aumentou. Passou para 0,43 centavos de reais. Minha projeção para o Jimny é ficar na faixa entre 0,45 a 0,50 centavos de reais. A revisão semestral do Jimny é mais custoso assim como o gasto da limpeza já que eu o enfio na lama ou numa estrada ruim quase todo o final de semana. Rsrsrs.

Custo anual de carro é uma coisa complicada, já que ele tende a variar quando se atinge uma maior quilometragem. Essa minha projeção é para o terceiro servirá para os três primeiros anos. Este primeiro ano já gastei 2,2k de reais com as três proteções, alareme e anti furto das rodas. Agor vou gastar mais 3k com 4 pneus Muds e um kit rock-slider (estribo). E no terceiro ano será mais puxado as revisões programadas estimadas em 2k.

Esse custo é para quem roda 20milkm por ano.

O custo do Troller é bem maior...

No seu caso, que pensa numa eventual viagem de 1000km no mês. Eu pensaria num carro um pouco mais novo. A já citada tracker aqui é muito boa. Samurai, que é um grande guerreiro na trilha vai te deixar bem desgastado em viagens mais longas... Você por 37 mir reais tem a opção de um Jimny 2008/2009 que é mais econômico no combustível e um guerreiro nas trilhas tanto quanto o Samurai. Você perderia no espaço e conforto para a tracker.

Bom, de início é isso...

Abraços,

Roger.

aleilario
17/11/2013, 10:49
Muito bom Roger....

Nava
17/11/2013, 19:17
Depende!
Manter o 4x4 é tranquilo. Acredito que o grande vilão são as eternas melhorias....
Se vc determinar um objetivo de uso e ficar nele, acredito que o custo vá diminuindo com o tempo.
Porém, o que vai determinar é o veículo, tipo de uso, tipo de preparação, ano do veículo, etc.
Eu tenho um samuca 97 gasto em média 500 a mil reais por mes na média, pois faço preventivas e melhorias constantes.
Na ranger diesel eu gastava isso também, mas era menos melhorias e mais preventivas, peças mais caras.
Faço todo tipo de trilha e uso diario.

mfjunior
18/11/2013, 02:23
Eu comprei um Grand Vitara 00/01 anunciado aqui no fórum, em março deste ano (2013). Uma beleza de viatura, bem conservado por fora e por dentro, um achado...até que a maquiagem saiu e após 3 meses os problemas foram aparecendo...já se foram R$ 12.000,00 (+ R$ 23.900,00 do carro)...
Tive um NIVA que gastei uns 400,00 nos dois anos que fiquei com ele
O mistério é escolher direito e desconfiar...."este carro nunca fez trilhas"...sei :)

Nava
18/11/2013, 09:01
Tudo depende...tenho amigo que nunca faz nada no carro, nao gasta nada...mas tb, quando acaba o carro, acaba mesmo...nao vale nada, ta tudo moido...dai acha ruim o carro ter mercado na faixa de 20 mil e pagarem 8 a 10 mil no dele...kkkk

aleilario
18/11/2013, 10:51
Esta questão se o carro nunca fez trilhas é muito relativa.

Eu tenho um GV 98/99 automatico com mais de 150 mil km, uso ele no dia a dia, faço trilhas leves, médias e pesadas.

Porém tenho certeza absoluta que meu carro é muito mais inteiro do que muitos que realmente nunca fizeram trilhas.

O problema não é fazer trilha e sim fazer a manutenção preventiva do carro, mantendo ele sempre em ordem.

Meu carro não tem maquiagem nenhuma e nunca me deixou na mão, estou com ele fazem 3 anos !

Chuva
18/11/2013, 11:27
É isso ai Aleilario!! Eu tb tinha uma cisma pra esse detalhe se já fez trilha ou não e paguei bem caro pra achar um q realmente nunca tinha feito trilha (era de um advogado q não sabia nem usar o 4x4). Mas com o uso moderado, manutenção em dia e cuidando-se da aparência é bem difícil vc dizer que meu carro faz trilha. Por exemplo: se vc mandar lavar o motor num posto ou lava rápido, mesmo pagando bem os caras não vão lavar aqueles cantinhos direito. Mas se vc lavar com cuidado nem vc acredita que aquele motor já viu barro. Acho q é isso, não é questão de maquiagem, mas sim de cuidado para inclusive se verificar melhor as partes a serem manutenciadas. Claro que sobre tudo isso vc tem que ter uma base legal de mecânica para saber avaliar na compra ou fazer a manutenção. Eu aprendi muito aqui e continuo aprendendo visitando o fórum, mesmo lendo coisas de outros carros. Acho q se não gostar de mecânica não se deve ter um 4x4, senão deve ser só prejuízo; tanto por fazer besteira inconsequentemente por não conhecer os limites do brinquedo, quanto por ser enrolado na mão do mecânico. Tem muita Tracker por ai de tiazinha que nunca fez trilha que só de olhar dá para ter certeza que está muito judiada (motor batendo, suspensão torta, barulhos estranhos vindo do além..). Se olhar meu carro, modéstia a parte apenas para dar a opinião, por favor não me levem a mal galera, vai achar que a viatura está com 15kkm. As melhorias que fiz no carro durante as brincadeiras com certeza deixaram o carro melhor do que quando o peguei [ ]s

mfjunior
18/11/2013, 11:53
Esta questão se o carro nunca fez trilhas é muito relativa.

Eu tenho um GV 98/99 automatico com mais de 150 mil km, uso ele no dia a dia, faço trilhas leves, médias e pesadas.

Porém tenho certeza absoluta que meu carro é muito mais inteiro do que muitos que realmente nunca fizeram trilhas.

O problema não é fazer trilha e sim fazer a manutenção preventiva do carro, mantendo ele sempre em ordem.

Meu carro não tem maquiagem nenhuma e nunca me deixou na mão, estou com ele fazem 3 anos !

Eu concordo com vocês. O meu problema foi ter adquirido uma bomba relógio, mesmo com minha experiência não consegui identificar um carro-bomba...
Só para constar, o carro tem 98.000k (não acredito mais nesta marcação, acho que foi alterada) e o bloco estava com 3 roscas absolutamente mortas, tive que levar o bloco para uma cidade a 360km para fechar o motor :( , pistões já em 0,50

Olha minha Saga: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/127353-saga-do-gv-1-6-em-busca-do-epilogo.html

thix4
18/11/2013, 12:19
Putz que malws hein? Não consegui ler o tópico todo, mas realmente se o abacaxi estoura na sua mão, lambuza até a cueca. Gastar mais de 10 mil só pra colocar pra rodar é dose. Mas mesmo com a pouca experiência que tenho vejo que quem faz trilha procura cuidar melhor do carro. Até porque você não quer que o troço quebre lá no meio do nada. E tudo que fica parado enferruja.

Posso falar que meu jimny 2009 (semi-novo pra uma jipe) tem praticamente o mesmo custo de manutenção do antigo gol GV. O seguro é até mais barato. Gasto mais com ele por causa de acessórios. Se fosse original e só asfalto dava praticamente na mesma. Agora se der manutenção, as peças não são baratinhas não como de Ecosport. Também não é aquela fortuna que cobra a Toyota. Outra coisa é o mercado paralelo é bem menor que pra modelos "nacionais". Se tiver tempo e paciência, acha-se bastante coisa nas gringas. O lance é que zica com motor, diferencial, câmbio, etc morre uma $$$ mesmo.

aleilario
18/11/2013, 12:52
MFJunior, realmente vc foi premiado com o seu GV, eu acompanho a sua saga !

Seu carro com certeza foi extremamente maquiado para estar desta maneira.

Olhando por ai pode-se constatar que são excessões os carros iguais ao seu.

Só uma observação, no seu lugar eu teria trocado a mecânica do GV, partiria para trocar o motor e cambio completo, colocaria ou de tracker ou partiria para adaptar motor AP, será a minha opção caso um dia tenha problema com o meu !

Roberti
18/11/2013, 13:53
Eu comprei um Grand Vitara 00/01 anunciado aqui no fórum, em março deste ano (2013). Uma beleza de viatura, bem conservado por fora e por dentro, um achado...até que a maquiagem saiu e após 3 meses os problemas foram aparecendo...já se foram R$ 12.000,00 (+ R$ 23.900,00 do carro)...
Tive um NIVA que gastei uns 400,00 nos dois anos que fiquei com ele
O mistério é escolher direito e desconfiar...."este carro nunca fez trilhas"...sei :)

Eu estou a procura e já olhei algumas Tracker, e esse é meu medo, a maquiagem!

Andre Martins
18/11/2013, 15:24
Tenho visto excelentes comentários. Vou fazer a minha contribuição também.

Tenho um Jimny 2012 que já deve estar com uns 16k rodados. Fiz algumas trilhas com ele, como jalapão, algumas cachoeiras em Alto Paraíso ( coisas de leves a medianas) e até hoje somente tive gastos com as revisões da garantia que tem sido na casa do R$450,00 a cada 6 meses. O consumo dele tem ficado na média dos 12,5 k/l. Nas viagens a mais de 100km/h ele diminui para um pouco mais de 10km/l. Como já disseram anteriormente, com ele você perde espaço para todos os outros (talvez nem tanto para a TR4), mas como o seu perfil é parecido com o meu: casado e sem filhos - logo ele poderá te atender muito bem, já que em viagens você pode rebater os bancos traseiros para caber mais bagagem. Uso ele diariamente para ir ao trabalho e eventualmente para fazer trilhas (atualmente ando meio parado neste quesito). Tudo depende de como pretende usar a viatura. No meu caso, somente trilhas leves e medianas, pois não pretendo forçá-lo demais, até mesmo para evitar maiores custos, pois quanto mais se força, mais se gasta. O seguro ficou uns R$ 1.300,00 na com a Tóquio Marinne. Como você mesmo disse que não precisa de carro agora, eu sugiro que junte mais para procurar o modelo que você escolher o mais novo possível. A melhor garantia de qualquer modelo é ele ser 0KM. É óbvio que existem bons carros a venda, bem conservados, mas existem os que são verdadeiras bombas relógios e que a gente só descobre depois que já é tarde demais. Como você mesmo disse que não precisa e que o orçamento está apertado no momento, a maneira mais fácil de guardar um pouco mais e esperando um pouco mais. Carro usado, por melhor que seja, sempre tem alguma coisinha que a gente acaba tendo que mandar arrumar.

André

sabato
18/11/2013, 19:46
Gostaria de agradecer a todos novamente pelos comentários, tudo o que foi dito foi de grande ajuda. Fico feliz de saber que o custo de manutenção não é tão mais alto (pensando no uso que pretendo fazer).

Não tenho pressa mas o ruim é que tem um concessionária Suzuki perto do trabalho e eu fico namorando os Jimny zerinhos lá dentro! Além disso, esta semana parece que estou recebendo um sinal, em todos os lugares que vou eu acabo encontrando uma tracker! Só hoje foram 03, uma parada na porta do prédio vizinho, é mole?