Conectar

Ver Versão Completa : Limpador de para-brisa Defender Puma 2008: substituição do park switch

alexsmith
13/11/2013, 17:11
Pessoal, como muita gente já sabe, é "normal" o limpador de para-brisa da Defender dar problema. Ou liga e não desliga mais, ou para onde está quando se desliga a alavanca, ou não funciona o temporizador... Na maioria dos casos, o problema está relacionado a um componente chamado "wiper park switch", responsável por detectar quando o limpador atinge a posição na qual deve parar.

Acabo de passar pelo mesmo problema e tive que substituir o "wiper park switch" da minha Defender. Aproveitei para documentar a empreitada, para servir de caminho das pedras para quem também tiver que se aventurar nessa manutenção.

Vamos aos passos!

1. Desmontando o painel

Primeiramente desmontei e retirei o painel central. São dois parafusos grandes que devem ser retirados. O painel é preso por encaixes e, para soltar, é necessário aplicar um pouco de força. Comecei pela parte de cima, puxando logo atrás do relógio. Aí, com jeitinho, vai saindo.

439153

Depois desconectei todos os cabos para poder retirar completamente o painel. Aqui é conveniente anotar ou fotografar a posição dos cabos, para não se perder depois, na hora de montar.

439154

Em seguida, comecei a retirar os parafusos grandes do painel. São 3 grandes em cima, perto do vidro.

Logo abaixo do painel, nos dois lados da direção, também é necessário remover dois parafusos.

Removi também aquela barra onde o passageiro segura quando está com medo. ;)

Depois há uma série de parafusos menores próximos às portas (dois de cada lado) e embaixo do painel (três de cada lado).

À esquerda da alavanca que abre o capô, embaixo da forração, também há um parafuso.

2. Deslocando o painel para trás

A partir da porta do passageiro, comecei a gentilmente mover o painel até que se soltou e pude afastar ele um pouco.

Removi o tweetter para poder afastar mais o painel.

Logo pude ver o motor do limpador e identificar o park switch.

439155 439156

A seta aponta para o park switch. Tive que remover a peça exatamente atrás da seta (tubulação da ventilação) para conseguir chegar até o park switch.

3. Removendo a peça estragada

Desconectei todos os fios (aqui também convém fazer uma anotação para lembrar qual fio conecta em qual local) e iniciei o processo de remoção. Para remover, basta deslocar o park switch para cima. Tive que forçar um pouco, mas com cuidado saiu sem problemas.

439157

4. Comparação entre as peças

Fiz uma comparação entre a peça estragada (esquerda) e a peça nova (direita).

439158

Essa que eu comprei é bem vagabunda. Não vem com esse feltro preto dentro e a abinha de fixação não tem travas, o que dificulta muito (muito mesmo) a instalação. No meu caso, retirei o feltro da peça velha e coloquei na nova.

Li em outros fóruns que as versões não originais duram em torno de um mês... :shock: Veremos.

Na foto acima, também é possível constatar que o pino da peça velha não sobe, enquanto o da peça nova está bem mais para fora.

5. O park switch por dentro

Resolvi verificar como é um park switch por dentro:

439159

Esse ganchinho da foto tem uma trava na peça original. Na peça que eu comprei, não tem. Isso dificultou muito na hora de instalar, pois o ganchinho ficava subindo ao invés de prender. Fica a dica: compre a peça original Land Rover. O part number é 520160.

Caso alguém tenha curiosidade de ver como funciona por dentro, fiz um vídeo mostrando:

http://youtu.be/bMgpMN2W_2U

6. Encaixando a peça nova

Nas duas fotos a seguir, tentei mostrar como é o encaixe do park switch no motor do limpador de para-brisa.

439160 439161

O espaço é bem reduzido e, no meu caso, só consegui encaixar a peça nova soltando o motor para poder pressionar o gancho com uma chave de fenda minúscula.

E era isso, pessoal! Espero que ajude.

Abraços!

SergioMedeiros
13/11/2013, 20:59
Alex, show! Muito bom esse post pois é um dos problemas mais comuns das Defender, e dos mais trabalhosos pra resolver. Agora uma coisa que me chamou atenção é que o sistema é praticamente o mesmo das Tdi.... Achava que já era algo mais "evoluído".
Sofri tanto com essa travinha que quase desisti!! Mas a minha, mesmo paralela, já está funcionando a 10 meses sem problema algum.
Abs

Marcelo Ferreira
17/01/2014, 17:43
Alex, o que vocês chamam de Defender 110 Puma? A minha Defeder é uma 110 S 2.4 2007/2008 7 lugares e, pelo visto, muito parecida com essa sua e, daí, não sabia que era conhecida como 110 Puma.
Saudações

ocimarpelegrino
17/01/2014, 19:05
Alex, parabéns pela iniciativa, é muito legal essa iniciativa de fotografar o DIY feito, ajuda muito.
Gostei mais ainda pelo fato do seu ser um puma, temos pouca coisa aqui documentada sobre eles.
Valeu mesmo.
Abraço

ocimarpelegrino
17/01/2014, 19:11
Alex, o que vocês chamam de Defender 110 Puma? A minha Defeder é uma 110 S 2.4 2007/2008 7 lugares e, pelo visto, muito parecida com essa sua e, daí, não sabia que era conhecida como 110 Puma.
Saudações

Marcelo, quando falamos Defender puma, estamos nos referindo aos Defenders que foram fabricados á partir de 2007, a partir deste ano, veio com um novo motor eletrônico 2.4, também conhecido como puma. No seu caso vc tem um Defender Puma.
Abraço

Meccano
17/01/2014, 22:32
Caramba Alex que bem documentado compadre!! melhor ainda com o filme! Ótimo para inspirar quem gostaria de mexer, mas não tem muita intimidade com a maquinaria... moderna heh!.
Seria ótimo dar uma boa revisada e engraxada no jipão [...que carro que da esse prazer de uma boa engraxada de vez em quando??ehehoo]
...mas espero honestamente não ter de mexer nisso.
Abração

alexsmith
19/01/2014, 18:35
Saudações

Marcelo, o Ocimar já respondeu tua dúvida. É isso mesmo: Puma é o nome do motor nas Defenders fabricadas a partir de 2007. Abraço!

alexsmith
19/01/2014, 18:36
Pessoal, valeu pelos agradecimentos!

Na verdade, isso era o mínimo que eu poderia fazer pra retribuir a quantidade de informação que extraio daqui do fórum. Estejam certos que novas manutenções virão e serão documentadas para que todos possamos continuar crescendo juntos!

Grande abraço!

ENOC
19/01/2014, 21:38
Muito bom, vai pro arquivo.

Djalma Inoue
19/01/2014, 23:18
Show de bola gostei muito deste post, meus parabéns.