Ver Versão Completa : Ligando o carro de manhã.
GLMedina
13/11/2013, 00:50
Amigos, deve ter algum post mas estou com preguiça de procurar.
Qual o procedimento correto de manhã: Ligar e deixar ela esquentar um pouco para sair ou fazer igual carro à gasolina, ligar e sair, sem esquentar?
Cada um fala uma coisa.
Para mim, o certo, é ligar, esperar alguns segundos para dar a aceleradinha de praxe (para apagar a luz da bateria), deixo funcionando na lenta por uns cinco minutos e saio. Ela funciona melhor. Se saio fria, ela fica mais fraca.
Qual é o correto procedimento?
A unica coisa q li a respeito, é deixar 10 segundos na lenta , mas deixo mais ou menos 1 min
Eu ligo e deixo na lenta pra lubrificar o sistema, turbina, dou uma aceleradinha de leve e saio sem acelerar forte, até ele esquentar na estrada, pra evitar o desgastes
Pelo que ouço sempre, não se deve deixar o veículo esquentar em marcha lenta.
Apenas os 10 segundos após a partida e pegar leve enquanto o motor estiver frio.
Quando ligo o carro deixo uns 3 minutos ele funcionando na lenta, e quando saio ando 'na manha' sem acelerar muito até que o ponteiro da temperatura chegue no meio. O que demora mais uns minutos.
Se eu ligar, esperar 30 segundos e sair andando, ao invés de esperar uns 3 minutos como faço, é notório a diferença.
Espero um pouquinho mais pq realmente, ao meu ver, ele anda melhor. Até as marchas entram mais fácil me parece.
Não é deixar ele esquentar na lenta, somente espero um pouquinho a mais pra garantir a lubrificação adequada.
Ainda mais pq me parece q já li em algum lugar que os motores diesel não produzem tanto calor na lenta, esquentando somente quando estão rodando. Talvez eu esteja enganado. Procede?
Ao desligar eu tb espero. Paro o carro, espero entre 30s e 1min.
Ah! E também sempre ligo o carro pisando na embreagem. Parece que força menos o motor de partida, não sei se procede, mas me parece fazer sentido.
Abraço!
Ah! E também sempre ligo o carro pisando na embreagem. Parece que força menos o motor de partida, não sei se procede, mas me parece fazer sentido.
Caramba, isso é uma coisa que eu também faço, não sei de onde tirei isso mas inconscientemente eu sempre checo se está desengrenado e o pé já está lá na embreagem na hora de ligar.
GLMedina
13/11/2013, 09:42
Tá explicado então. O que faço está correto. Ligo o carro, deixo funcionando um pouco (uns cinco minutos) e saio. Ele atinge a temperatura ideal rodando, mas nunca saio assim que ligo. Tudo funciona melhor quando faço isso. Se saio com pressa o bicho fica paralítico.
Tb só ligo pisando na embreagem, mesmo desengrenado. E tenho essa mania por causa da Eco que só liga se pisar na embreagem. A minha DR 650 tb. Para ligar tem que apertar a manete da embreagem.
Rolou num off-toic de um outro post:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/102565-temperatura-defender-110-a-6.html#post2010517
F. Oliveira
13/11/2013, 10:33
apesar de nao ser o mesmo carro, mas ser diesel turbinado, adoto o seguinte procedimento: desengato o carro, não piso na embreagem e dou a partida após apagar a luz da vela aquecedora. Em seguida desço do carro, vou até o portão, abro o cadeado e o portão, volto para o carro e saio. Assim vão ao menos 30 segundos com o carro em lenta, tempo em que há a lubrificação do conjunto...hehhehehehhe
Waldmartins
13/11/2013, 10:40
Então vamos lá...rsrs
1) Ligar o carro pisando na embreagem, como o Pedro falou, é o correto porque força menos o motor de partida. :concordo:
2) O tempo para essa lubrificação do motor, é de 10 segundos. Não precisa mais que isso. É só fazer um teste (já fiz em outros carros que tive mas nunca na VTR). Verifique o nível do óleo com o carro frio (pela manhã) e depois dê partida e espere esses 10 segundos. Verifique novamente. O nível teria que ter mudado/descido...ou seja, o motor já foi lubrificado. Imagina que o "motor tenha que esperar" 5 minutos pra sua lubrificação por completo. :shock: As "últimas" a serem lubrificadas (porque estariam trabalhando durante 4:30 minutos SECAS) teriam um desgaste tremendo em cada partida!
3) Ao sair com a VTR (depois dos 10 segundos), deve-se evitar aceleradas fortes e trocar as marchas "na manha"...em torno de 2000 RPM. Só depois de uns 5 minutos ou uns 5 km já pode dirigir de maneira "normal". Obviamente, nesse tempo/percurso, a VTR teria que chegar na temperatura ideal de trabalho do motor (ponteiro da temperatura próximo ao meio).
4) Saindo com o carro "frio" (do jeito que estou indicando) é normal as marchas não entrarem facilmente. Agora a explicação foi o Clemente que deu e eu não lembro agora...
Espero ter ajudado.
Abs
Wald
Waldmartins
13/11/2013, 10:41
Pô...tava escrevendo quando o Clemente postou...é isso aí...rsrs :palmas:
LJZIPPERER
13/11/2013, 11:48
Agora faço a seguinte pergunta, fazendo trajeto curtos todos dias tem problema ? Não que seja preguiçoso hehe, mas da minha casa a minha empresa da uns 1 Kms mais menos, mas como as vezes tenho que sair com carro para alguns clientes, dai que vou com viatura, estes trajetos curtos pode faz\er mal????, as vezes penso que motor não aqueceu suficiente pode prejudicar o motor
Waldmartins
13/11/2013, 11:58
Agora faço a seguinte pergunta, fazendo trajeto curtos todos dias tem problema ? Não que seja preguiçoso hehe, mas da minha casa a minha empresa da uns 1 Kms mais menos, mas como as vezes tenho que sair com carro para alguns clientes, dai que vou com viatura, estes trajetos curtos pode faz\er mal????, as vezes penso que motor não aqueceu suficiente pode prejudicar o motor
COM CERTEZA! Melhor vc deixar o carro em casa e quando for sair com cliente vc pede pra esperar 10 minutos e pega o carro em casa...rsrs
Trajetos curtos e congestionamentos diários fazem mal pra QUALQUER carro. As montadoras chamam isso de uso severo! Ou seja, seu deslocamento de 1km/dia da sua casa ao trabalho é o mesmo que fazer trilha na poeira!
Na FIAT, por exemplo (eu tinha uma Idea Adv), se vc usa o carro sob condições severas (estrada de terra, deslocamentos diários inferiores a 8km, transito pesado) a troca de óleo era reduzida pela metade. Ao invés de 15 em 15 mil, ia pra cada 7.500 km. Isso tem no manual...
Sugestão, saia mais cedo de casa e dê uma 20 voltas no quarteirão com a VTR antes de chegar no trabalho...:chorandoderir:
Ou melhor, compra uma bike né!? :concordo: (dá voltar a casa em menos 5 minutos pra pegar a VTR, caso tenha que levar os clientes). Fora a saúde!
Abs
Wald
Isso de ligar e sair rodando não existe em motor algum. Independentemente se diesel, gasolina, gnv ou etanol, o funcionamento é o mesmo no que tange à estrutura, lubrificação, etc. Eu aguardo ao menos 30 segundos com o veículo em marcha lenta e depois saio, sem acelerar bruscamente até o motor chegar à temperatura de funcionamento. Antes os veículos ciclo otto terminavam nos obrigando a aguardar o "esquenta", uma vez que o carburador, por melhor que funcionasse, embolava ou oscilava por uns instantes até estabilizar a injeção de combustível e consequentemente o funcionamento do motor. Com a injeção não há isso. A central se encarrega de "manter ligado" o motor, sem em qual condição for. É muito comum ouvirmos: "hoje com a injeção eletrônica não precisa mais esquentar o motor". Do ponto de vista da injeção de combustível realmente não precisa aguardar, mas e o motor em geral, seus componentes internos em atrito? Também não adianta o cidadão aguardar alguns segundos para lubrificar o motor se por outro lado não cuida bem do mesmo em trocas de óleo, excesso de rotação, falta de água no radiador, filtros velhos, e por aí vai. Durabilidade de motor não está atrelada a um único quesito, mas ao conjunto destes e principalmente do componente chamado "burrinho da direção". Saudações
Bem, no para-brisa de minha Toyota, ainda original, consta um informativo de que se o carro ficou mais de 6 horas parado deverá ficar em funcionamento por 30 segundos antes de sair. Se o carro rodou acima de 80 km/h deverá esperar 20 segundos antes de desligar e se o carro rodar em subidas bem íngremes ou acima de 100 Km/h deverá esperar 2 minutos antes de desligar.
F. Oliveira
13/11/2013, 17:23
COM CERTEZA! Melhor vc deixar o carro em casa e quando for sair com cliente vc pede pra esperar 10 minutos e pega o carro em casa...rsrs
Trajetos curtos e congestionamentos diários fazem mal pra QUALQUER carro. As montadoras chamam isso de uso severo! Ou seja, seu deslocamento de 1km/dia da sua casa ao trabalho é o mesmo que fazer trilha na poeira!
Na FIAT, por exemplo (eu tinha uma Idea Adv), se vc usa o carro sob condições severas (estrada de terra, deslocamentos diários inferiores a 8km, transito pesado) a troca de óleo era reduzida pela metade. Ao invés de 15 em 15 mil, ia pra cada 7.500 km. Isso tem no manual...
Sugestão, saia mais cedo de casa e dê uma 20 voltas no quarteirão com a VTR antes de chegar no trabalho...:chorandoderir:
Ou melhor, compra uma bike né!? :concordo: (dá voltar a casa em menos 5 minutos pra pegar a VTR, caso tenha que levar os clientes). Fora a saúde!
Abs
Wald
Como moro em interior e a 400 mts do emprego, bem como rodo pouco nesta minúscula cidade, é tudo de bike...kkkkkkkkkkkkk
rodo pouco menos de 20mil km por ano, mas praticamente em rodovias, pois se eu for inventar de andar nesse local de carro, o uso será severíssimo...andou menos de 1km, para, desliga, anda mais 1km, para, desliga...não rola meeeesmo!
vai de bike que o coração agradece!
Aproveitando o assunto, alguém conhece aqueles pré-aquecedores de motor, como por exemplo este do link
Technology in Detail - Eberspächer (http://www.eberspacher.com/products/heating-products/water-heating/technology-in-detail.html)
Pelo que entendi a proposta é pré-aquecer o motor antes da saída de modo que o carro já saía quase quente. Rodando pouquíssimo até atingir a temperatura normal.
Abs
Sergio
Aproveitando o assunto, alguém conhece aqueles pré-aquecedores de motor, como por exemplo este do link
Technology in Detail - Eberspächer (http://www.eberspacher.com/products/heating-products/water-heating/technology-in-detail.html)
Pelo que entendi a proposta é pré-aquecer o motor antes da saída de modo que o carro já saía quase quente. Rodando pouquíssimo até atingir a temperatura normal.
Abs
Sergio
Acredito que seja bom para países frios, pois deixa o motor internamente numa temperatura mais propícia à ignição/explosão/compressão. Mas acredito que não substitui a lubrificação. "Esquentar o motor" não é apenas deixá-lo aquecido, mas suas peças lubrificadas - o que não acontece com esse sistema alemão pelo que entendi. Saudações!!!
Acredito que seja bom para países frios, pois deixa o motor internamente numa temperatura mais propícia à ignição/explosão/compressão. Mas acredito que não substitui a lubrificação. "Esquentar o motor" não é apenas deixá-lo aquecido, mas suas peças lubrificadas - o que não acontece com esse sistema alemão pelo que entendi. Saudações!!!
Mas indiretamente este aquecimento da água não levaria o motor a atingir uma temperatura normal de funcionamento muito mais rápido?
Abs
Sergio
Já ouvi dizer que o ideal seria dar a partida e sair em marcha lenta, porque o motor se lubrifica melhor com o carro em movimento... Procede?
Mas indiretamente este aquecimento da água não levaria o motor a atingir uma temperatura normal de funcionamento muito mais rápido?
Abs
Sergio
Talvez sim, mas o óleo estará frio. Acredito, como já disse outrora, que este sistema é destinado a países frios, de modo a facilitar a partida inicial. Acho que é a principal utilidade! Saudações.
Já ouvi dizer que o ideal seria dar a partida e sair em marcha lenta, porque o motor se lubrifica melhor com o carro em movimento... Procede?
20-30 segundos em marcha lenta não vai causar nenhum atraso em sua vida, mas certamente será bom para o motor. Deixe para não aguardar este período naqueles momentos em que é obrigado a ligar e logo sair com o veículo, para se proteger de assaltos e afins. Saudações
flavioattack
14/11/2013, 10:56
Tbm deixo bem mais que os 10 segundo recomendados e tbm percebi que a diferença é gritante!
Quando ligo o carro deixo uns 3 minutos ele funcionando na lenta, e quando saio ando 'na manha' sem acelerar muito até que o ponteiro da temperatura chegue no meio. O que demora mais uns minutos.
Se eu ligar, esperar 30 segundos e sair andando, ao invés de esperar uns 3 minutos como faço, é notório a diferença.
Espero um pouquinho mais pq realmente, ao meu ver, ele anda melhor. Até as marchas entram mais fácil me parece.
Não é deixar ele esquentar na lenta, somente espero um pouquinho a mais pra garantir a lubrificação adequada.
Ainda mais pq me parece q já li em algum lugar que os motores diesel não produzem tanto calor na lenta, esquentando somente quando estão rodando. Talvez eu esteja enganado. Procede?
Ao desligar eu tb espero. Paro o carro, espero entre 30s e 1min.
Abraço!
LuizAlberto
02/12/2013, 21:33
E em relação ao ar condicionado? Se incomodam em ligar logo assim q ligam o carro ou esperam o motor aquecer um pouco para depois ligar?
Abços.
Coisa de 30 segundos depois da partida já pode ligar. Eu faço assim!