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Ver Versão Completa : Oleo do cambio esquentando e vazando pela valvula.



Jonasamado
12/11/2013, 22:23
Colegas,

Tenho uma Pajero TR4 2008 Automatica. De uns tempos pra cá notei ela sem força. E nao é pelo motor. Ela em neutro responde bem, o RPM sobe rapidinho. Mas ao andar é como se estivesse com o 4x4 ligado (sem estar). O carro esta amarrado, lento. Gastando mais gasolina que o normal. Essa semana acendeu a luz N piscando. O manual diz que é aquecimento do óleo do cambio. Mas parou de piscar quando parei o carro e deixei ligado em N. Só que percebi que salpicou óleo do cambio embaixo dela.

O mecanico disse que o óleo vazou por uma valvula que tem essa funcao quando esquenta demais. Esse carro tem apenas 41.000 rodados. Mas ficou muito tempo parado quase sem uso.

O mecanico disse que ia olhar o radiador pra ver se nao havia algum entupimento. O que voces acham?

Gostaria muito da ajuda de voces, ou mesmo uma opniao de quem tem experiencia.

obrigado,

Jonas

SAPO-BOMBA
12/11/2013, 22:29
Vc usa aditivo no radiador, sim ou não? Faz manutenção preventiva no sistema de arrefecimento?


E o nível do óleo do câmbio, estava correto? Pq com pouco óleo, tb tende a esquentar...

Jonasamado
12/11/2013, 22:34
Uso aditivo sim. Quanto ao nivel do oleo não sei como estava. Mas esse problema ja vem de um tempo. Voce acha que o radiador pode estar obstruido? Se ele apagou a luz do N piscando quando parei o carro era porque o sistema de arrefecimento estava funcionando, concorda?

DESONERADO
12/11/2013, 22:46
Se ficou um tempo parado, e o motor já estava com algum entupimento ou borra, a coisa pode ter se agravado. Ideal verificar sobre todo o sistema de aferrecimento e do óleo, talvez fazer uma limpeza e trocar todos os filtros. Melhor consertar isso antes que o óleo comece a vazar pra cima, cabeçote.

Jonasamado
12/11/2013, 22:52
Se ficou um tempo parado, e o motor já estava com algum entupimento ou borra, a coisa pode ter se agravado. Ideal verificar sobre todo o sistema de aferrecimento e do óleo, talvez fazer uma limpeza e trocar todos os filtros. Melhor consertar isso antes que o óleo comece a vazar pra cima, cabeçote.

Vou sugerir isso ao mecanico.

Guima-MS
06/10/2018, 18:23
Amigo , consegui achar o defeito ?

Glaicon
07/10/2018, 06:57
Amigo , consegui achar o defeito ?
O tópico está parado há quase cinco anos, e o rapaz só tem três postagens até hoje.
Ou seja, sumiu do fórum e não reportou a solução.
Mas, para o caso dele, além da inspeção do nível do óleo, eu verificaria os canotes de circulação do óleo entre a caixa automática e o radiador de óleo.
Na minha ex Cherokee Sport os canotes estavam amassados, dificultando a circulação do óleo.
Essas canos são finos e podem amassar com uma simples batida.
A solução feita pelo proprietário anterior da Sport foi colocar mangueiras flexíveis com manta metálica.
O fato de colocar em neutro e apagar a luz do câmbio em seguida, pode ocorrer porque suspendeu a carga de força, gerando a normalização da temperatura.
Além de observar a qualidade e vida útil do óleo, faça essas verificações.:concordo: