Conectar

Ver Versão Completa : Transpantaneira MT

JCC :-)
12/11/2013, 21:48
Pessoal, faz 20 anos desde a última vez que fui a Cuiabá de carro, saindo de São Paulo.
Caso alguém saiba as condições das estradas para me recomendar o melhor caminho estou em dúvida entre seguir o caminho mais curto 1.530km passando por São José do Rio Preto, Santa Fé, Santa Rita do Araguaia e Rondonópolis ou o mais estruturado 1.710km passando por Presidente Prudente e Campo Grande.
Alguma sugestão?

Entre o Natal e Ano Novo quero percorrer a Transpantaneira até Porto Jofre.
Qualquer sugestão é bem vinda.

Abraços
JCC

cassio xanxerê
12/11/2013, 22:24
Ola amigo JCC

ñ tenho sugestão de percurso mas vou acompanhar seu topico, tenho muita vontade de fazer a Transpantaneira, sera que com um unico carro e seguro? nos estamos indo agora para a praia do cassino la tem que ser pelomenos 2 viaturas da uma olhada no nosso topico.
Expedição de SC ao Chuí - Dezembro 2009 (Convite p/ jiperios de outros estados também (http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/62083-expedicao-de-sc-ao-chui-dezembro-2009-convite-p-jiperios-de-outros-estados-tambem.html)

desde de ja uma otima viagem e poste umas fotos da transpantaneira

cassio

13/11/2013, 21:59
Amigo Cassio e outros amigos do Fórum,
quem tiver interesse em percorrer essa magnífica estrada podemos combinar uma expedição.

Cassio, no ano passado fui na mesma época alugando uma Hylux 4x4, mas devia ter usado o Honda Fit da minha sogra.
De Poconé a Porto Jofre sem lama e sem poeira. O pessoal local disse que foi meio atípico, já que dezembro choveu pouco.
De qualquer forma me aventurei pela água saindo fora de algumas de suas 120 pontes ao longo de 150km.
Chegando em Porto Jofre, liguei para casa do orelhão e dei meia volta. Jacarés, capivaras, anta, lobinhos, búfalos, tuiuiús, garças, patos selvagens, carcarás e outros tantos pássaros. Tinha um pessoal da National Geografic há 3 dias na tocaia para fotografar uma Harpia que apareceu por lá. Minha maior emoção foi fotografar e filmar um cervo do pantanal que passou sob uma das pontes, parou para me observar, e continuou tranquilamente seu caminho. E ainda dizem que no período da seca (abril-outubro) é possível ver mais animais. Acho que o período das chuvas tem sua beleza rara. O por do sol e o céu refletido nas águas causam uma emoção indescritível. No fim de semana postarei algumas fotos aqui.

13/11/2013, 22:04
Ola amigo JCC

ñ tenho sugestão de percurso mas vou acompanhar seu topico, tenho muita vontade de fazer a Transpantaneira, sera que com um unico carro e seguro? nos estamos indo agora para a praia do cassino la tem que ser pelomenos 2 viaturas da uma olhada no nosso topico.
Expedição de SC ao Chuí - Dezembro 2009 (Convite p/ jiperios de outros estados também (http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/62083-expedicao-de-sc-ao-chui-dezembro-2009-convite-p-jiperios-de-outros-estados-tambem.html)

desde de ja uma otima viagem e poste umas fotos da transpantaneira

cassio

Este extremo Sul do Brasil, na tênue linha entre a Lagoa dos Patos e o Oceano deve ser muito interessante! Tem fotos muito legais no Google Earth. Viva e compartilhe a sua experiência.

paulosergio
13/11/2013, 22:30
Fui para porto jofre em julho, e as estradas estao otimas.

Nao aconselho a passar por rondonopolis, nao por que esteja ruim, mais é demais o transito de tremenhao, quase impossivel as ultrapassagens. Sugiro seguir por uberlandia, rio verde, jatai, barra do garcas, chapada dos guimares, cuiaba, pocone e porto jofre. Serao aproximadamente 150 km mais longo, mais com certeza umas duas horas a menos. Fora que passar pela chapada dos guimaraes é sempre um presente, poquissimo caminhao.

Farei esse trajeto em dezembro quando seguirei para a Transamazonica.

Sairemos dia 26/12 se quiser nos acompanhar poderemos deixa-lo na porta de poconé, 3 carros sairao de SP e passarao por Araras, onde nós iremos juntos.

paulosergio
13/11/2013, 22:36
Ah, outro conselho, nao fique no hotel porto jofre, carissimo e mal atendimento, assim que cruzar o rio pichaim, uns 40 km antes de chegar em porto jofre tem o hotel pantanal, metade do preco atendimento mil vezes melhor e muito mais aconchegante.

13/11/2013, 22:39
Fui para porto jofre em julho, e as estradas estao otimas.

Nao aconselho a passar por rondonopolis, nao por que esteja ruim, mais é demais o transito de tremenhao, quase impossivel as ultrapassagens. Sugiro seguir por uberlandia, rio verde, jatai, barra do garcas, chapada dos guimares, cuiaba, pocone e porto jofre. Serao aproximadamente 150 km mais longo, mais com certeza umas duas horas a menos. Fora que passar pela chapada dos guimaraes é sempre um presente, poquissimo caminhao.

Farei esse trajeto em dezembro quando seguirei para a Transamazonica.

Sairemos dia 26/12 se quiser nos acompanhar poderemos deixa-lo na porta de poconé, 3 carros sairao de SP e passarao por Araras, onde nós iremos juntos.

Boa sugestão, vou considerar, já que Chapada é realmente um espetáculo a parte.
Lembro-me que próximo a Jataí a quantidade de buracos no asfalto era de doer. Como estava em julho? Seguro?
Sairei de SP dia 19/12, e você? Entre Araras e Cuiabá onde você costuma parar para dormir?

paulosergio
13/11/2013, 22:44
Boa sugestão, vou considerar, já que Chapada é realmente um espetáculo a parte.
Lembro-me que próximo a Jataí a quantidade de buracos no asfalto era de doer. Como estava em julho? Seguro?
Sairei de SP dia 19/12, e você? Entre Araras e Cuiabá onde você costuma parar para dormir?

Esse trecho nao tem mais buraco, alias entre rio verde e jatai esta duplicado, um tapete.
Eu conheco bem o lugar pq morava em rondonia e vinha todo mes de carro para Araras. Entao ja fiz todas as alternativas possiveis, e acredite em mim, a melhor que ja fiz é essa sugerida.
Entre araras e cuiaba durmo em Jatai/Rio verde, ou se estiver animado em Barra do garcas, que é um excelente lugar.
Sairemos no dia 26/12.

13/11/2013, 22:47
Muitíssimo obrigado pela sua valiosa informação e boa viagem. Chegando em Cuiabá informo como foi.
Grande abraço.

paulosergio
13/11/2013, 22:48
Boa viagem

paulosergio
13/11/2013, 22:50
Amanha postarei algumas fotos da viagem de julho e voce tera ideia de como estao as estradas.

Cuiaba estava uma zona por causa das obras da copa, evite o centro dela.

Marcos_sc
13/11/2013, 22:52
Deve ser um belíssimo passeio. Vou acompanhar.

paulosergio
14/11/2013, 09:54
Pessoal, faz 20 anos desde a última vez que fui a Cuiabá de carro, saindo de São Paulo.
Caso alguém saiba as condições das estradas para me recomendar o melhor caminho estou em dúvida entre seguir o caminho mais curto 1.530km passando por São José do Rio Preto, Santa Fé, Santa Rita do Araguaia e Rondonópolis ou o mais estruturado 1.710km passando por Presidente Prudente e Campo Grande.
Alguma sugestão?

Abraços
JCC

JCC, segue o roteiro que eu lhe sugeri ontem:

https://maps.google.com.br/maps?saddr=Sao+Paulo&daddr=Uberl%C3%A2ndia+-+Minas+Gerais+to:-18.8748883,-48.7493186+to:Jatai+to:Barra+do+Gar%C3%A7as+-+Mato+Grosso+to:Primavera+do+Leste+-+Mato+Grosso+to:Chapada+dos+Guimar%C3%A3es+-+Mato+Grosso+to:Pocon%C3%A9+-+Mato+Grosso+to:Hotel+Porto+Jofre&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-19.456234,-51.789551&spn=12.574344,21.643066&sll=-19.282379,-52.102381&sspn=12.587045,21.643066&geocode=FfGrmP4dHlk4_SnRYaSDgUTOlDGuWzP_CEupmw%3BF bdv3_4d0JMf_Slda42rs0WklDGFH5zeOGZdlA%3BFfj93_4d-iQY_Smbo6uCl_WjlDG20MYSc91KuA%3BFSX67v4dvuPq_Ck1xV jVW2xikzEtd-dK59429A%3BFfZ9Df8dspPi_Cl_L9AzFm9lkzEz4cSykcCo2w% 3BFcaTEv8djn3D_CmNTdljiCN3kzFeKNibq21-rA%3BFU81FP8d3Xyt_Clfh2A6lJOdkzErcKDpYSXOtA%3BFeTv B_8d9vmf_Ck3eABSwL6ckzEIktkIcbIvPQ%3BFaYK9_4df7Od_ CmRMSK-EoWDkzGCZnxNxJg2jw&mra=pd&via=2&t=m&z=6

Dimasi
14/11/2013, 18:06
Uma variante desse caminho é seguir por Barretos, Frutal, São Simão e Jatai. Trânsito bem menor de caminhões, só não sei como está o asfalto.
Abs

paulosergio
14/11/2013, 18:52
Uma variante desse caminho é seguir por Barretos, Frutal, São Simão e Jatai. Trânsito bem menor de caminhões, só não sei como está o asfalto.
Abs

Damasi, ainda ha obras e tem muito "pare e siga" no trecho de frutal a jatai . Por uberlandia é tudo pista dupla até itumbiara e depois de rio verde até jatai tambem está duplicado.

14/11/2013, 20:17
Damasi, ainda ha obras e tem muito "pare e siga" no trecho de frutal a jatai . Por uberlandia é tudo pista dupla até itumbiara e depois de rio verde até jatai tambem está duplicado.

Amigo Paulo Sergio e Dimasi. Barretos, Frutal, São Simão e Jataí era o trecho que fazia com frequência na época do mestrado em São Carlos. Agora com a extensão da pista dupla até Itumbiara (730km) e Rio Verde a Jataí (90km) são 820km de conforto e possivelmente melhores opções de paradas em postos.

Paulo, me chamou a atenção essa informação do site da 4Rodas. Você que passou recentemente por lá pode dizer se o site da 4Rodas está desatualizado? 6h para vencer 196km é inviável.
Vai Viajar « Quatro Rodas (http://quatrorodas.abril.com.br/vai-viajar/dicas/melhores-piores-estradas/)
As piores rodovias asfaltadas
1º BR-452: Itumbiara-Rio Verde
a pior de nosso ranking liga os municípios de Itumbiara e Rio Verde, no sul de Goiás: trata-se de um trecho sob administração federal com extensão de 196 quilômetros. Ele acaba sendo percorrido em quase seis horas – tamanha a quantidade de buracos, ondulações e remendos no pavimento. Não bastando isso, a estrada não passa por nenhuma cidade, os raros postos de abastecimento fecham à noite e há riscos de assaltos. A maioria dos motoristas acaba desviando por Maurilândia e Santa Helena de Goiás – que apesar de não ter acostamento, apresenta melhores condições de rodagem.

paulosergio
14/11/2013, 21:17
Amigo Paulo Sergio e Dimasi. Barretos, Frutal, São Simão e Jataí era o trecho que fazia com frequência na época do mestrado em São Carlos. Agora com a extensão da pista dupla até Itumbiara (730km) e Rio Verde a Jataí (90km) são 820km de conforto e possivelmente melhores opções de paradas em postos.

Paulo, me chamou a atenção essa informação do site da 4Rodas. Você que passou recentemente por lá pode dizer se o site da 4Rodas está desatualizado? 6h para vencer 196km é inviável.
Vai Viajar « Quatro Rodas (http://quatrorodas.abril.com.br/vai-viajar/dicas/melhores-piores-estradas/)
As piores rodovias asfaltadas
1º BR-452: Itumbiara-Rio Verde
a pior de nosso ranking liga os municípios de Itumbiara e Rio Verde, no sul de Goiás: trata-se de um trecho sob administração federal com extensão de 196 quilômetros. Ele acaba sendo percorrido em quase seis horas – tamanha a quantidade de buracos, ondulações e remendos no pavimento. Não bastando isso, a estrada não passa por nenhuma cidade, os raros postos de abastecimento fecham à noite e há riscos de assaltos. A maioria dos motoristas acaba desviando por Maurilândia e Santa Helena de Goiás – que apesar de não ter acostamento, apresenta melhores condições de rodagem.

De fato, em partes, é o unico trecho nao duplicado, mas asfalto em bom estado, com varios remendos mas sem buracos. movimento mediano e muito longe de gastar 6 horas, voce desenvolve velocidades de 100 km/h sossegado, alguns caminhoes para ultrapassagem mas nada que nao se encontre em outros lugares. O resto do trecho faz compensar muito esse trecho.

14/11/2013, 21:56
Nada melhor do que falar com quem conhece. Muito obrigado Paulo.
Pela sua descrição este trecho não merece estar no número 1 do ranking da 4Rodas como pior do Brasil.

Muito bom, estou gostando desse fórum.
JCC

Giu Bernardon
15/11/2013, 11:52
Caro amigo,
transito muito pela Transpantaneira, e a estrada costuma ser muito boa na época de seca. Mas quando chove as condições mudam rápido e durante uma chuva alguns trechos ficam muito escorregadios, pedem prudência e baixa velocidade. Mas nada fora do normal. O problema são as pontes, que não foram concertadas este ano. Tem que ter muito cuidado com algumas pra não ficar entalado. Outras pontes estão interditadas e te forçam a passar pelo desvios, que provavelmente estarão com água final de Dezembro. O ideal seria checar a profundidade, mas saiba que vai ter jacaré na água... hehehe! Do rio Pixain pra frente não tem sinal de telefone, se tiver problema não tem como chamar socorro.
Resumindo: A estrada não costuma ser ruim, em Dezembro não deverá ter atoleiros (apesar de já estar chovendo por lá), qualquer 4x4 dá conta da lama que se forma durante uma chuva, e o problema são algumas pontes e seus desvios cheios de água.

Boa viagem!

Alguma sugestão?

Abraços
JCC

15/11/2013, 13:02
Olá Giu, obrigado pelas suas informações.
No fim do ano passado foi muito tranquilo, apesar de algumas poucas pontes interditadas forçando o desvio.
Este ano piorou muito? Mais pontes estão inviáveis?
Foi interessante desviar pela água. Na verdade, em muitas outras pontes boas optei pelo desvio, mas antes pedindo a devida licença para o Sr. Jacaré.
Onde passei o nível estava tranquilo. Só mais perto mesmo para saber o que a chuva vai gerar de diversão ou obstáculo.

Troller-a-vista
15/11/2013, 14:44
vou dar minha contribuicao, ja que treco entre ribeirao ate bataguassu é minha area....

estrada em excelentes condicoes na washignton luis ate bataguassu na fronteira, onde tudo é duplicado, apssando por rio preto, mirassol, tanabi, votuporanga, fernandopolis, jales, sta fe e bataguassu.

ja a marechal rondon, é uma bosta completa, muitos buracos, mesmo pedagiada e duplicada, tda regiao de presidente prudente é pessima.

paulosergio
16/11/2013, 07:29
Caro amigo,
transito muito pela Transpantaneira, e a estrada costuma ser muito boa na época de seca. Mas quando chove as condições mudam rápido e durante uma chuva alguns trechos ficam muito escorregadios, pedem prudência e baixa velocidade. Mas nada fora do normal. O problema são as pontes, que não foram concertadas este ano. Tem que ter muito cuidado com algumas pra não ficar entalado. Outras pontes estão interditadas e te forçam a passar pelo desvios, que provavelmente estarão com água final de Dezembro. O ideal seria checar a profundidade, mas saiba que vai ter jacaré na água... hehehe! Do rio Pixain pra frente não tem sinal de telefone, se tiver problema não tem como chamar socorro.
Resumindo: A estrada não costuma ser ruim, em Dezembro não deverá ter atoleiros (apesar de já estar chovendo por lá), qualquer 4x4 dá conta da lama que se forma durante uma chuva, e o problema são algumas pontes e seus desvios cheios de água.

Boa viagem!

Voce tem razao, bastou um chuvisco que a transpantaneira virou um kiabo...

Dimasi
16/11/2013, 12:38
Aí fica boa hahahahaha !

Marcos_sc
16/11/2013, 16:51
Está me parecendo um parque de diversões!...

Troller-a-vista
16/11/2013, 18:32
UAehuHaeuAHe

qro ver vc numa pista cheio de pinguelas caindo aos pedacos, a km e km de distancia de qqr ser humano, andando numa estrada q parece um sabao e que esta em media a 1.5m do nivel do solo uHAeuAHeuh Ai qdo sair da estrada (e é normal sair), vc cai dentro de um banhado que tem mais jacaré que mosquito e mais sucuri que pardal...

Ai quero ver o parque de diversoes ehhehehhe

Quem já andou por lá diz sempre duas coisas:

- é maravilhoso, voltaria la, moraria lá, quando morrer, me leva pra lá!
- Jesus, que cagaço! ehehehe Preciso dar um presente pro mecanico :) Se der merda, fudeu!

Saudades do pantanal!

Dimasi
16/11/2013, 22:03
Vai pro shopping meu camarada hhahahaha.

Zani
17/11/2013, 09:47
Pessoal, estive lá em Poconé e depois Transpantaneira a pouco tempo, uns 4 meses. Fui de SP pela Washington Luís, Euclides da Cunha, depois continuei pela BR 158, Paranaíba, Cassilândia, Chapadão do Sul, resumindo no MS estradas boas, tranquilo. Mas quando cheguei em Alto Taquari, aí a história muda, é mais buraco do que estrada, ao ponto de sair do carro e escolher por qual passar, foi assim até Alto Garças, estrada deprimente e disputa acirrada por um lugarzinho entre os caminhões bitrem. Depois a estrada melhora um pouco até Rondonópolis, onde o problema realmente é o excesso de caminhões e vai assim meio ruim meio boa até Cuiabá. Depois disso o trecho até Várzea Grande, esse é horrível, além de buracos gigantescos na estrada, há lombadas (nem sei pra quê tem lombada, ninguém corre, não dá nem pra passar de 40km/h). Depois que passa Várzea Grande, tranquilo até Poconé e a Transpantaneira. Pra quem não conhece e tiver a oportunidade RECOMENDO hospedagem no SESC Porto Cercado, que fica após Poconé. Preço justo e instalações e serviços maravilhosos, bem na beira do Rio Cuiabá.
Espero ter ajudado.
Abraço.

17/11/2013, 10:57
Pessoal, fechei o roteiro para sair no mês que vem.
Deixei de lado o caminho mais curto, seguindo o conselho do paulosergio farei os 1.800km em dois dias.
São Paulo, Ribeirão Preto, Uberlândia, Rio Verde, dormindo em Jataí. Depois Barra do Garças, Primavera do Leste, Chapada e Cuiabá.
Estou optando por 40% pista dupla, 60% pista simples, um trecho pequeno mais problemático, menor movimento.

Conforme prometido, resgatei algumas fotos do passeio da virada 2012/2013.

439543439544439545439546439547439548

Depois enviarei fotos do segundo dia.
JCC

sandro_ventania
17/11/2013, 20:36
Quero ir ao pantanal, assim que puder!
Muitos dizem que a melhor época é na época seca, mas acho que nessa época se vê cenas muito deprimente como jacarés e peixes lutando por uma poça de água.
acho que a melhor época é quando param as chuvas, mas ainda tem muita água!

Dimasi
18/11/2013, 15:38
Sandro,
Devo ir para lá novamente em Junho do ano que vem. Já estive lá na época de cheia e de seca. A época de seca não tem nada de deprimente e é considerada a alta temporada. Tem muita água mesmo na seca, apenas ela volta para o leito do rio e as bahias ficam com menos água. É a melhor época para se observar os animais e pescar ( na cheia é proibido ). O clima é quente e bem seco, se entrar uma frente fria, faz um frio do kct durante 3 dias e depois volta o calor. Na época de chuvas é quente e úmido, melhor para off road.
Algumas fotos da época de seca.
439700439701439702439703439704

sandro_ventania
18/11/2013, 18:17
Pô Dimasi...então eu estou vendo muito globo reporter...he he he!

http://4.bp.blogspot.com/-JrrxAswBp8I/TpbkPRROdLI/AAAAAAAAJJY/mOWZvZWIfEQ/s1600/h4+-+seca+no+pantanal.jpg

Troller-a-vista
18/11/2013, 19:56
na epoca da cheia, simplesmente NAO TEM COMO pescar, muitas partes da transpantaneira ficam alguns metros abaixo da agua, nao é uma pocinha nao ehhehe, nao tem como pescar, é tanta agua que vc precisa praticamente acertar o anzol na cabeca do peixe pra conseguir uma fisgada...

na epoca da vazante, sim há lugares como esse ai da foto, mas sao longes de onde vc vai andar.. na vazante é onde todos qrem ir e isso nao eh por nada..

Dimasi
18/11/2013, 20:49
Sandro,
Larga a TV e cai na estrada hehehehe.

Freitag
18/11/2013, 22:02
Sem comentários em relação a esse passeio, deve ser show!!!!! Fabiano é o cara, já viajou bastante. Quem sabe não conseguimos dar esse tiro lá em Sandro. Dimasi, se for qual sua pretensão em dias para o passeio? Podemos dar um gabiru no trabalho hein Sandro rsrsrsrs....

Dimasi
19/11/2013, 04:37
Provavelmente entre 19/06 e 06/07

sandro_ventania
19/11/2013, 16:15
Freitag, o Dimasi vai ficar na casa de parentes lá. A gente vai ter que arrumar uma beira de rio para acampar.
Mas eu topo!

Dimasi
19/11/2013, 20:14
Lugar para ficar é o menor problema

sandro_ventania
19/11/2013, 22:44
Lugar para ficar é o menor problema

"Lugar para ficar é o menor problema"...o que não falta lá é beira de rio.

Completei certo?...rsrsrsrsr!

Freitag
19/11/2013, 23:24
Freitag, o Dimasi vai ficar na casa de parentes lá. A gente vai ter que arrumar uma beira de rio para acampar.
Mas eu topo!

O que não vai faltar é beira do rio, topo ficar em qualquer lugar. Só não vacilar com os jacarés.... Acampar no teto do carro, em cima da caçamba, árvore etc.... rsrsrsr

Freitag
19/11/2013, 23:27
É, são mais de quinze dias que nosso amigo vai ficar por lá. Vai ser difícil para agente aqui Sandro, tenho de dar um jeito de escamar mas essa data é fo.... mas quem sabe.....

Dimasi
20/11/2013, 02:08
Jacaré é tranquilo, as onças costumam dar mais trabalho huahuahuahua. Não vou passar os 15 dias dentro do pantanal. Para ir e voltar são quatro dias, mais alguns dias em Cuiabá praticando o alterocopismo + Chapada dos Guimarães e por ai vai.

20/11/2013, 16:36
Qual é a melhor época para se visitar o Pantanal? Os guias sempre falam da estação da seca (Abril-Setembro), e é verdade, se você não tem um 4x4. Se você tem um, a melhor época é o ano todo.
A época das chuvas tem a emoção da lama, de algumas travessias na água, dos campos inundados e a experiência de ir a um lugar remoto, e quase ninguém por lá, já que a principal atração que gera movimento por lá, a pesca, está proibida a partir de novembro.
Algumas fotos do meu passeio na virada 2012/2013.
440065
440066
440067
440068
440069
440070
440071
440072
440073
440074

Rubens Linhalis
21/11/2013, 11:43
Qual é a melhor época para se visitar o Pantanal? Os guias sempre falam da estação da seca (Abril-Setembro), e é verdade, se você não tem um 4x4. Se você tem um, a melhor época é o ano todo.
A época das chuvas tem a emoção da lama, de algumas travessias na água, dos campos inundados e a experiência de ir a um lugar remoto, e quase ninguém por lá, já que a principal atração que gera movimento por lá, a pesca, está proibida a partir de novembro.
Algumas fotos do meu passeio na virada 2012/2013.

Muito legal as fotos JCC :-) ,

Vc foi sozinho ou trinha outro carro acompanhando? É tranquilo andar sozinho ou na epoca que chove o risco ficar enroscado em atoleiros é muito grande?

abraços

21/11/2013, 18:20
Muito legal as fotos JCC :-) ,

Vc foi sozinho ou trinha outro carro acompanhando? É tranquilo andar sozinho ou na epoca que chove o risco ficar enroscado em atoleiros é muito grande?

abraços

Obrigado Rubens,
eu fui uma única vez para lá e apesar de ser dezembro choveu pouco. A água tinha até baixado um pouco.
Fui sozinho e o movimento na estrada era quase zero. Aluguei uma Hylux mas poderia ter ido de Honda Fit.

Talvez o pessoal aqui que tenha ido mais vezes pode dizer se é muito complicado de rodar lá.

Espero por as fotos deste ano em janeiro 2014.
Se quiser me acompanhar este ano, além da Transpantaneira farei Chapada e Nobres. Cuiabá é muito interessante.

21/11/2013, 18:33
Grande Paulo Sergio
Nas suas andanças neste trecho você teve experiência de acessar as repetidoras ao longo do caminho?
Consegui relacionar as seguintes do site www.buscarepetidora.com.br

OFFSET
SUB-TOM

JUNDIAÍ
147.330
600
74.4

AMERICANA
145.210
-600
74.4

ARARAS
146.890
-600
-

STA RITA DO PASSA 4
146.770
-600
74.4

RIBEIRÃO PRETO
146.670
-600
82.5

UBERLÂNDIA
144.350
-600
-

UBERLÂNDIA
147.000
600
76.0

ITUMBIARA
146.870
-600
-

RIO VERDE
147.210
600
-

CUIABÁ
146.710
-600
-

paulosergio
22/11/2013, 19:26
Grande Paulo Sergio
Nas suas andanças neste trecho você teve experiência de acessar as repetidoras ao longo do caminho?
Consegui relacionar as seguintes do site www.buscarepetidora.com.br (http://www.buscarepetidora.com.br)

OFFSET
SUB-TOM

JUNDIAÍ
147.330
600
74.4

AMERICANA
145.210
-600
74.4

ARARAS
146.890
-600
-

STA RITA DO PASSA 4
146.770
-600
74.4

RIBEIRÃO PRETO
146.670
-600
82.5

UBERLÂNDIA
144.350
-600
-

UBERLÂNDIA
147.000
600
76.0

ITUMBIARA
146.870
-600
-

RIO VERDE
147.210
600
-

CUIABÁ
146.710
-600
-

Ola JCC, quando eu fui para o pantanal, acabei nao usando o PY, usei apenas o PX para conversar com camioneiro e mesmo assim foi pouco. Estava só.

Eu creio que nem todas estao atualizadas, pois aqui em araras nunca tive experiencia com essa repetidora, mas tambem nunca tentei.

titanium
23/11/2013, 09:13
Belíssimas imagens JCC!

Me animei e fui ver uns videos no youtube... e encontrei esse, bem bacana!

MELHORES IMAGENS DO PANTANAL BRASILEIRO MATO GROSSO DO SUL VIDEO PREMIADO HD - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=TcRbIwC8t48)

Abraços

Dimasi
23/11/2013, 17:09
A Lonely Planet recomendou o pantanal como destino imperdível para quem vier para a copa.
Logo logo a lenda vai estar prontinha para encarar o estradão hehehehe.

titanium
23/11/2013, 18:36
Nossa, pra Lonely Planet indicar o Pantanal, dentre vários outros lugares no Planeta para se visitar, é por que o "trem é bão" por lá! rsrsrs

E o ruim disso é que acho que vai chover turista depois dessa reportagem, mais do que já têm! rsrs

Mas é isso, logo logo, se Deus quiser, a Lenda estará de volta na ativa... só que agora, mais "fortinha"! hehehehe.

Valeu Dimasi!
Mas deixa eu fazer uma pergunta: Bonito fica próximo do Pantanal, ou é NO Pantanal???
:concordo:

Abração!

paulosergio
23/11/2013, 20:06
Nossa, pra Lonely Planet indicar o Pantanal, dentre vários outros lugares no Planeta para se visitar, é por que o "trem é bão" por lá! rsrsrs

E o ruim disso é que acho que vai chover turista depois dessa reportagem, mais do que já têm! rsrs

Mas é isso, logo logo, se Deus quiser, a Lenda estará de volta na ativa... só que agora, mais "fortinha"! hehehehe.

Valeu Dimasi!
Mas deixa eu fazer uma pergunta: Bonito fica próximo do Pantanal, ou é NO Pantanal???
:concordo:

Abração!

Grande Daniel, saudades da familia.
Bonito é pantanal sul (Mato grosso do sul) e estas fotos e comentarios que estamos participando é do pantanal norte (Mato grosso).
Um grande abraco

quintaes
23/11/2013, 21:28
No Mato grosso tem duas estradas pantaneiras, a do no norte, 440554 a entrada é pela cidade de Poconé e vai até Porto Jofre, acho ela mais rica com relação ao meio ambiente, a outra estrada é a do sul, que entra lugar chamado Burraco das Piranhas passando pela Curva do Leque e saindo próximo a Corumbá. Confesso que se alguém pretende conhecer e viver bem de perto todos os costumes do povo pantaneiro vale muito entrar pela cidade de Rio verde e sai em Corumbá, fiz esta travessia no ano passado no mês de setembro e fique deslumbrado.

quintaes
23/11/2013, 21:42
Estrada transpantaneira entrada Poconé.440561440560

Dimasi
23/11/2013, 23:55
Quintaes,
Nós cruzamos na estrada ano passado quando eu seguia para os Lençóis com um grupo e vc para o pantanal. Vc veio do ES com o Guto e nos encontramos num posto.
Abs
440599

quintaes
24/11/2013, 07:32
Legal Dimasi, qualquer dia marcaremos umas voltas por ai....,
Abraços.
Marcos Quintaes.

titanium
24/11/2013, 22:15
Grande Paulo! Obrigado pela orientação!
Gostei das fotos postadas aqui e tenho vontade de conhecer o Pantanal. Por agora não dá nem pra pensar em ir, MAS em breve quem sabe!?

Quintaes, boa informação também!
Valeu!
PS: gosto da preparação da sua viatura e do jeito que você e sua esposa viajam! Bacana d+! Coisa simples, funcional e muito bem feita!

E além disso, belas fotos!

Abraços a todos!

Sérgio Cantreva
25/11/2013, 19:07
Galera,

Estou pensando em ir ao Pantanal em janeiro/2014, gostaria de maiores informações, tipo: onde ir, o que levar, equipamentos na viatura etc...

Abs,

25/11/2013, 19:14
Galera,

Estou pensando em ir ao Pantanal em janeiro/2014, gostaria de maiores informações, tipo: onde ir, o que levar, equipamentos na viatura etc...

Abs,

Sérgio
Pantanal no MT? Estarei em Cuiabá até 7 de janeiro, saindo de SP dia 19/12. Se quiser acompanhar, é só combinar.
Além da Transpantaneira é obrigatório visitar também Chapada dos Guimarães e Nobres (Bom Jardim), considerada a Bonito de MT.
No ano passado não choveu muito no fim do ano então até de Uno dava para chegar até Porto Jofre.

Sérgio Cantreva
25/11/2013, 19:30
Sérgio
Pantanal no MT? Estarei em Cuiabá até 7 de janeiro, saindo de SP dia 19/12. Se quiser acompanhar, é só combinar.
Além da Transpantaneira é obrigatório visitar também Chapada dos Guimarães e Nobres (Bom Jardim), considerada a Bonito de MT.
No ano passado não choveu muito no fim do ano então até de Uno dava para chegar até Porto Jofre.

JCC,

Valeu a dica, mas, devo sair do Rio por volta do dia 03/01/14, e gostaria sim de companhia, pois cheguei este fim de semana do Jalapão, e fiz a viagem sozinho com minha esposa e viajar só um carro se torna meio arriscado.

Abs,

25/11/2013, 19:52
JCC,

Valeu a dica, mas, devo sair do Rio por volta do dia 03/01/14, e gostaria sim de companhia, pois cheguei este fim de semana do Jalapão, e fiz a viagem sozinho com minha esposa e viajar só um carro se torna meio arriscado.

Abs,

Bom, vamos ver se alguém aqui do fórum se manifesta sobre as datas e decide nos acompanhar.
Quando você estiver chegando estarei saindo de lá. Quem sabe nos encontramos em Cuiabá.
O que eu levantar do passeio vou postar aqui.

Estou muito interessado no Jalapão. Se for publicar algo me avise, por favor, que quero ver.

Grande abraço.

25/11/2013, 19:56
Belíssimas imagens JCC!

Me animei e fui ver uns videos no youtube... e encontrei esse, bem bacana!

MELHORES IMAGENS DO PANTANAL BRASILEIRO MATO GROSSO DO SUL VIDEO PREMIADO HD - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=TcRbIwC8t48)

Abraços

Vídeo muito bem produzido. Está nos meus planos conhecer o lado sul do Pantanal.
Pelo que pesquisei há belas pousadas em MS. Muito bem estruturado.
No MT, pelo que já visitei, é mais rústico e poucas opções.
A vantagem é que no fim do ano, devido a proibição da pesca, o movimento é pequeno.
Busco justamente a sensação de ir para um lugar remoto, com boas chances de ver a vida selvagem.

Achei este vídeo aqui sobre a vida no Pantanal de MT.
É Bem Mato Grosso - Conheça a vida de quem mora no Pantanal Mato-grossense | globo.tv (http://globotv.globo.com/tv-centro-america/e-bem-mato-grosso/v/conheca-a-vida-de-quem-mora-no-pantanal-mato-grossense/1943456/)

Sérgio Cantreva
25/11/2013, 23:48
Bom, vamos ver se alguém aqui do fórum se manifesta sobre as datas e decide nos acompanhar.
Quando você estiver chegando estarei saindo de lá. Quem sabe nos encontramos em Cuiabá.
O que eu levantar do passeio vou postar aqui.

Estou muito interessado no Jalapão. Se for publicar algo me avise, por favor, que quero ver.

Grande abraço.

JCC,

Sobre o Jalapão, estou montando este blogger Jalapão 2013 (http://jalapao2013.blogspot.com.br/) esta quase finalizado, e caso queira outras informações, é só perguntar.

Abs,

26/11/2013, 19:45
JCC,

Sobre o Jalapão, estou montando este blogger Jalapão 2013 (http://jalapao2013.blogspot.com.br/) esta quase finalizado, e caso queira outras informações, é só perguntar.

Abs,

Seu site já está nos meus favoritos, vou acompanhar.
Que foto magnífica com as dunas amarelas!! Parabéns.
E eu que pensava que era organizado no planejamento. Até adesivo você fez! Muito legal.
Se fosse em grupo a caravana ficaria bem identificada.

Sérgio Cantreva
26/11/2013, 20:01
Seu site já está nos meus favoritos, vou acompanhar.
Que foto magnífica com as dunas amarelas!! Parabéns.
E eu que pensava que era organizado no planejamento. Até adesivo você fez! Muito legal.
Se fosse em grupo a caravana ficaria bem identificada.

JCC,

Como fui sozinho com a esposa, pensei em algum conforto para ela, "WC" no caso de precisar acampar, adesivo fiz 6 grandes e 10 pequenos, mais ninguém animou em ir, então fui só rsrsrs, não esqueça se precisar de dicas é só falar, logo logo coloco, no blogger, o track de saída do Jalapão por Dianópolis passando pela pedra da Baliza, lá já esta o de Coaceral.

Abs,

27/11/2013, 22:03
JCC,

Como fui sozinho com a esposa, pensei em algum conforto para ela, "WC" no caso de precisar acampar, adesivo fiz 6 grandes e 10 pequenos, mais ninguém animou em ir, então fui só rsrsrs, não esqueça se precisar de dicas é só falar, logo logo coloco, no blogger, o track de saída do Jalapão por Dianópolis passando pela pedra da Baliza, lá já esta o de Coaceral.

Abs,

Sérgio,
eu só não fui para o Jalapão no passado porque minha filha ainda era muito pequena (3 anos).
Agora ela tem 5 anos e faz parte dos meus planos visitar a área.
Em turma realmente o passeio fica mais divertido e seguro.

Você passou por algum momento difícil na sua expedição solitária?
Até agora, ninguém aqui se manifestou para se juntar a Transpantaneira MT. É um período mais família e estarei com a minha lá, aproveitando claro para fazer também Chapada e Nobres. No ano passado foi mais para reconhecer e relembrar o terreno. Este ano farei com mais calma.

Sérgio Cantreva
27/11/2013, 22:38
Sérgio,
eu só não fui para o Jalapão no passado porque minha filha ainda era muito pequena (3 anos).
Agora ela tem 5 anos e faz parte dos meus planos visitar a área.
Em turma realmente o passeio fica mais divertido e seguro.

Você passou por algum momento difícil na sua expedição solitária?
Até agora, ninguém aqui se manifestou para se juntar a Transpantaneira MT. É um período mais família e estarei com a minha lá, aproveitando claro para fazer também Chapada e Nobres. No ano passado foi mais para reconhecer e relembrar o terreno. Este ano farei com mais calma.

JCC,

Os passeios são tranquilos, só precisei do 4x4 nas Dunas, e quando estava vindo embora pois chovia muito e o barro estava escorregadio, no mais é tudo tranquilo, e quando me refiro a ter outro carro de companhia é por que, mesmo o carro zero e/ou um carro com suas revisões em dia e bem feitas, pode se quebrar a qualquer momento e muitas vezes não temos socorro por perto, e por isso fui com rádio PY, mas graças a Deus não precisei usar.
E em turma sem duvida é muito mais divertido, ano passado fui com um amigo para a Serra da Canastra e só em saber que tem alguém perto é sem duvida mais tranquilo e animado.

Abs,

30/11/2013, 12:13
É isso aí. Sozinho ou acompanhado farei a Transpantaneira MT novamente este ano.
A beleza e a tranquilidade do local compensam qualquer dificuldade.
Para completar o passeio, claro, um banho nas cachoeiras e rios de Chapada e Bom Jardim (Nobres).

Quanto ao rádio PY vou experimentar este ano, mas pelo que vi será difícil um contato lá.
Uma única repetidora em MT que fica em Cuiabá.

Depois vou relatar minha experiência aqui.

30/11/2013, 17:25
Pessoal, para quem ainda não conhece o Mato Grosso, esse vídeo é uma boa amostra.
SEDTUR - MT_03 - Inglês - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=aZFqdxGUAU4)
JCC

quintaes
30/11/2013, 18:04
[QUOTE=JCC :-);2049907]É isso aí. Sozinho ou acompanhado farei a Transpantaneira MT novamente este ano.
A beleza e a tranquilidade do local compensam qualquer dificuldade.
Para completar o passeio, claro, um banho nas cachoeiras e rios de Chapada e Bom Jardim (Nobres).

Quanto ao rádio PY vou experimentar este ano, mas pelo que vi será difícil um contato lá.
Uma única repetidora em MT que fica em Cuiabá.
JCC, eu quase sempre viajo somente acompanhado com minha esposa, o bom de viajar só é bom por vários motivos, para onde quiser, na hora do rango em caso come o que tiver, anda na velocidade que achar melhor, na hora de dormir é fácil de se ajeitar e por ai vai....,acho também legal viajar com amigos, desde que tenham muitas coisas em comum.....,o legal que acho em viajar só é que nos acabamos interagindo mais com as pessoas que encontramos pelo caminho. A transpantaneira é bem light, o importante é se informar como estão as chuvas na região que vai passar, daqui para frente o tempo é incerto.
Vai na FÉ e boa viagem!!
Abraços,
Marcos Quintaes.

Marceloborges
05/12/2013, 17:56
Alguma sugestão?

Abraços
JCC

Olá JCC, sou de Cuiabá e andei lendo o teu tópico. Vi que tem uma sugestão para vir por Barra do Garças. De fato, concordo com o colega que deu a sugestão. É bem melhor. Vindo por Rondonópolis as ultrapassagens são impossíveis. É uma fila enorme de caminhões e treminhões. Se sair para ultrapassar, não tem como voltar para a pista. Sem contar que os caminhoneiros andam muito abusados na estrada. Já tomei uns bons sustos com caminhões ultrapassando em lugar proibido e só não bati porque tinha acostamento para jogar o carro.
Quando pretende fazer o passeio? Moro em Cuiabá e deve ter uns 20 anos que eu também não vou a Porto Jofre. De repente, se tiver uma folga nesse período eu até te acompanho por lá.
Abraço.

etkar
06/12/2013, 12:18
JCC, Tenho um casamento em Cuiabá no dia 04/01 e estou querendo fazer a Transpantaneira também, o meu problema é que tenho pouco tempo. Passo o Ano novo com a família em Franca/SP e quero sair no dia 01/01 e pretendo chegar em Cuiabá no dia 02/01. Será que consigo fazer de Cuiabá a Porto Jofre saindo dia 03/01 cedo e retornar até 13:00hrs do dia 04/01 para Cuiabá?

Você fará esse trecho quando?

06/12/2013, 16:09
JCC, Tenho um casamento em Cuiabá no dia 04/01 e estou querendo fazer a Transpantaneira também, o meu problema é que tenho pouco tempo. Passo o Ano novo com a família em Franca/SP e quero sair no dia 01/01 e pretendo chegar em Cuiabá no dia 02/01. Será que consigo fazer de Cuiabá a Porto Jofre saindo dia 03/01 cedo e retornar até 13:00hrs do dia 04/01 para Cuiabá?

Você fará esse trecho quando?

Grande Etkar, não poderia ser mais perfeito.
Um amigo que irá também chegará dia 2. Sairemos dia 3/1 só que retornaremos para Cuiabá no domingo, dia 5.
No ano passado eu fiz Cuiabá - Porto Jofre - Cuiabá no mesmo dia. Estou acompanhando as condições da estrada com um amigo trilheiro de Cuiabá. Está chovendo, mas até agora a estrada está tranquila. A idéia é ficar em uma pousada por lá, o local vai depender da disponibilidade e da condição da estrada, para fazer os passeios noturnos. Se tivermos a felicidade de vermos uma onça…

Considere-se parte do grupo.
Se a estrada estiver boa como no ano passado, não vejo nenhum problema em voltar sozinho no dia 4.

No dia 6 e 7 a idéia é ir para Bom Jardim - Nobres.
Vamos nos falando

Grande abraço
JCC

etkar
10/12/2013, 13:36
JCC,

Perfeito, combinado! Segue meu e-mail, vamos manter contato. etkaralexandre@hotmail.com.

Etkar

23/12/2013, 00:35
A chegada em Cuiabá foi muito tranquila e tenho muito a agradecer ao Paulosergio pela dica do caminho.
O aumento na distância é plenamente compensado com a qualidade das estradas em sua maior parte, e também pelo movimento tranquilo. Uma viagem maravilhosa.
Fica a dica, de São Paulo a Cuiabá, via Ribeirão, Uberaba, Uberlândia, Jataí, Barra do Garças e Chapada dos Guimarães.

Aproveitei, claro, a passagem por Chapada e fui conhecer, pela primeira vez, a Cidade de Pedras. Visual fantástico.
Depois a tarde, a trilha das Cachoeiras, até a Andorinhas, onde fui muito...

Após o Natal pegarei a Transpantaneira. De acordo com informações dos colegas radioamadores daqui a estrada foi patrolada recentemente para visita de alguns jornalistas até Porto Jofre, por conta da Copa. Tem chovido muito esses dias por aqui. Acredito que a combinação é boa.

paulosergio
23/12/2013, 07:30
A chegada em Cuiabá foi muito tranquila e tenho muito a agradecer ao Paulosergio pela dica do caminho.
O aumento na distância é plenamente compensado com a qualidade das estradas em sua maior parte, e também pelo movimento tranquilo. Uma viagem maravilhosa.
Fica a dica, de São Paulo a Cuiabá, via Ribeirão, Uberaba, Uberlândia, Jataí, Barra do Garças e Chapada dos Guimarães.

Aproveitei, claro, a passagem por Chapada e fui conhecer, pela primeira vez, a Cidade de Pedras. Visual fantástico.
Depois a tarde, a trilha das Cachoeiras, até a Andorinhas, onde fui muito...

Após o Natal pegarei a Transpantaneira. De acordo com informações dos colegas radioamadores daqui a estrada foi patrolada recentemente para visita de alguns jornalistas até Porto Jofre, por conta da Copa. Tem chovido muito esses dias por aqui. Acredito que a combinação é boa.

Ola JCC, fico muito contente que voce esteja alcancando seu destino dando tudo certo.
Estarei passando por ai apartir do dia 26/12, mas indo para a transamazonica.
Cuidado com a transpantaneira, apesar de patrolada ela é um quiabo só com um chuvisco, imagina com chuva....
Nas chegadas as pontes de madeira, que fica num nivel ligeiramente mais alto que a estrada, fica facil do carro querer desviar para os lados, mas depois de um ou dois sustos voce vai se adpatar e encarar as outras 140 sem dificuldades. Grande abraco e mande noticias.

25/12/2013, 11:07
Aos amigos radioamadores.
Na minha jornada de São Paulo a Cuiabá fui atracando em diversas repetidoras e em algumas delas tive excelente companhia, informações úteis das estradas, foi um experiência muito boa.

147.330 +600 74.4 Terra da Uva, pessoal muito legal.
146.670 -600 82.5 Ribeirão Preto
146.930 -600 123.0 Altinopolis, pessoal falando de Barretos e outras cidades, muito legal.
145.350 -600 sem Uberlândia, funcionando, mas não falei.
146.870 -600 sem Itumbiara, alcance muito bom, link com outras da região, muito bem recebido lá.
146.710 -600 sem Cuiabá, alcance excepcional, localizada no alto da Chapada, muito bem operada.