Ver Versão Completa : oleo mais grosso realmente ajuda?
vitor_grotmann
12/11/2013, 20:51
amigo, como alguns ja sabem, minha pajero esta baixando muito oleo, to sempre completando ela, isso ja faz 2 anos, vou continuar a completar até eu conseguir tempo ($$$$$) para fazer o motor.
a minha duvida é o seguinte, estes dias eu fui na troca de olo pra completar o oleo e ele me falou que tem um outro cliente dele que tem uma pajero igual a minha e tambem estava baixando oleo e ele começou a usar um oleo mais grosso, se eu não me engano era um oleo 40, isso realmente ajuda???
usar aquele bhardal b12 ou um aditivo para motores cansados ajuda???
abraços
Vitor Grotmann
SergioMedeiros
12/11/2013, 21:32
Ajuda....
O aditivo no máximo vai engrossar o óleo.. não tem muito o que fazer. Qual está usando atualmente? Pode engrossar sim que vai ser melhor pro teu motor e ganhar um fôlego a mais.
Abs
Sergio
vitor_grotmann
12/11/2013, 21:44
cara to usando o castrol tection, acho que 15w40.
SAPO-BOMBA
12/11/2013, 21:47
Eu no seu lugar, continuaria usando apenas o mesmo óleo Tection de sempre...
DESONERADO
12/11/2013, 22:48
Tem que tomar cuidado pois óleo mais grosso pode formar borra e quando aquece, tem menos poder de circulação e esfriamento. Qual o motivo desse óleo baixar, já procurou saber?
SAPO-BOMBA
12/11/2013, 23:06
Isso tem cara de ser óleo vazando pelo mancal da turbina ou então anel de segmento gasto ( ou no pior caso, cilindro ovalado )
vitor_grotmann
13/11/2013, 00:12
sapo, em primeiro lugar eu gostaria de dizer o quanto é bom te ver comentar de novo aqui no forum, tava sumido né?
sapo troquei a turbina em julho, quando fui para dourados -ms num senhor amigo do meu sogro, muto bom ele.
uma coisa que ele fez foi isolar o suspiro do motor, pois ele disse que se deixar assim a turbina vai continuar a puxar oleo e descobrimos que o coletor de escape tem 2 trincados.
acho que estou com problema nos anies mesmo.
só mais uma coisa, da uma olhada neste post que eu abri a muito tempo lá no foru da land rover e veja bem o que o climbr achou.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/112944-estou-com-uma-duvida-e-acho-que-vcs-podem-me-ajudar.html
abraços
Vitor
vitor_grotmann
13/11/2013, 00:18
sapo, não intendi isso , o que seria um cilindro ovalado?
e como eu descubro isso?
a pajero parece estar com a bomba injetora fora do ponto também, pois em dias com temperatura abaixo dos 20 graus ela liga e depois de uns 30 segundos ela começa a engasgar e se eu não acelerar e maisnter por uns 10 segundos nos 2.000 giros ela morre e só liga depois de uns 5 minutos.
abraços
Vitor
SAPO-BOMBA
13/11/2013, 01:25
Então, vamos por partes:
O cara trocou a sua turbina, e vc disse que ele isolou a mangueira do suspiro ( que volta pra admissão e puxa o vapor de óleo pela turbina ).
Vc já conferiu se a turbina está enxuta dentro da parte fria? É simples, solta a mangueira da admissão que vai na turbina e inspeciona, como vc disse que isolou a mangueira do suspiro, é pra estar tudo enxuto lá. Se estiver melado de óleo, é problema na turbina.
Faça um teste de compressão dos cilindros tb, assim vc descobre se os anéis estão mesmo desgastados ou se algum cilindro está ovalado ( aí os anéis de segmento não vedam corretamente na compressão e deixam passar óleo.
Se vc tapar o buraco da mangueira do suspiro por uns 5 segundos e soltar, se der uma espirro muito forte, é sinal que tá vazando compressão pelos cilindros.
O coletor de escape dessas Pajero 2.8 realmente são muito finos e trincam facilmente, aproveite e troque o quanto antes.
Sobre a bomba fora de ponto, é bom olhar atentamente isso pois além de consumo excessivo, pode trazer algum problema futuramente...
Abraços!
SAPO-BOMBA
13/11/2013, 01:31
Uma pergunta que esqueci: O carro pega FÁCIL quando bate na chave? Ou demora pra pegar?
vitor_grotmann
13/11/2013, 09:28
Sapo o carro pega de primeira, nem chega a virar muito a chave, só encostar que já pega.
Outra coisa, como que faz o teste de compressão?
A mangueira do suspiro nao faz um espirro alto, faz um espirro suave.kkk
Abracos
Vitor
SAPO-BOMBA
13/11/2013, 12:10
Pra testar a compressão tem uma ferramenta que vc encaixa no lugar da vela aquecedora, e funciona o carro, é um gauge que vai medir a pressão em PSi, tem que saber quais são os padrões de fábrica pra esse motor, e qual o limite mínimo exigido, se estiver dentro dos padrões.
Mas no seu caso, não acho que sejam os anéis não. Geralmente motor que come muito óleo por causa de anéis gastos, tb tem uma certa dificuldade em dar a partida.
Tou achando que está mais pra ser algo na turbina, tira a mangueira de entrada da turbina e olha se tá melado de óleo lá dentro ou se está relativamente seco.
vitor_grotmann
13/11/2013, 15:46
Sapo tirei a mangueira da turbina e ela ta um pouco suja, mas a turbina ta seca, acho que vou lavar esta mangueira e semana que vem dou mais uma olhada.
Vc viu o post que eu falei?
O Marcelo achou em um site gringo sobre pajero que tem uma tal de separador de oleo que entope. Isso procede?
abracos
Vitor
SAPO-BOMBA
13/11/2013, 16:40
Cara nunca reparei nesse separador de óleo, acho que isso deve ser das últimas Pajero 2.8 já com bomba semi-eletrônica e HPE
vitor_grotmann
13/11/2013, 20:28
As pajeros que os caras tem sao pajeros 1995, a mecânica deveria ser igual a nossa.
To pensando em levar em um mecânico e abrir pra ver se acha esta peça.
Pude notar que tem bastante oleo no suspiro do motor.
SergioMedeiros
13/11/2013, 20:45
O óleo na saída da turbina pode ser tres coisas.
1- Retentor da turbina com problemas
2- Filtro de ar sujo
3- Compressão do motor passando pelos pistões, indo pro cárter e jogando óleo no respiro
Para o primeiro caso, voce estaria com muito óleo na saída da turbina e intercooler sujo. (a pajero tem intercooler?)
Para o segundo, é fácil, mas não chegaria a baixar tanto óleo.
O terceiro que é o grave, e talvez seu motor tenha que ir pra retífica. Se forem anéis até tem como trocar sem tirar o cabeçote, pelo cárter, mas isso é o trabalho mais econômico e porco que existe. O ideal mesmo é partir pra retífica.
Como voce tem óleo no respiro do cárter, que liga na mangueira de ar da turbina, pode ser sim compressão excessiva no cárter, resultante de compressão vazando pelos cilindros. Se for cilindro estufado, vai ter que encamisar. Se forem anéis, passa o bloco na retífica, aumenta os anéis e já mede o cabeçote, que talvez nem precise de retífica.
Faz um teste... com o motor funcionando, tira a tampa da capa de válvulas.... por onde se coloca óleo no motor. Se virar uma chaminé, meus sentimentos....
Abs
vitor_grotmann
13/11/2013, 22:43
Faz um teste... com o motor funcionando, tira a tampa da capa de válvulas.... por onde se coloca óleo no motor. Se virar uma chaminé, meus sentimentos....
Abs
sergio, não intendi esse lance da chaminé, se eu abrir a tampa do óleo não pode sair nenhuma fumaça ou não pode fumacear muito tipo chaminé de fabrica?
se pode ate quanto de fumaça é normal?
vou fazer o teste amanhã , vejo e ja posto aqui, se possivel até coloco um video.
sapo, num post anterior vc me falou pra torcar o mais rapido possivel o coletor de escape, fiquei curioso o por que?
segundo o antigo dono oi coletor ja estava trincado com ele e que isso não afetaria quase nada no carro, só o barulho interno que aumentaria e que perderia um pouco a potencia.
abraços
Vitor
SergioMedeiros
14/11/2013, 10:29
Vitor, o ideal é não sair nenhuma fumaça.... nada. Com o tempo começa a sair um pouco...
Se abrir e sair bastante vapor, o suficiente pra ver sem dificuldade, aí sim está perdendo bastante compressão nos cilindros.
Imagina que a compressão resultante da explosão do combustível não é toda exercida no pistão, passando entre ele e o cilindro e indo pro cárter. Ela tem que sair, e vai sair pelo respiro (óleo no respiro e consequentemente na saída de ar da turbina), pela tampa de óleo (sobe pelo mesmo local que o óleo desce quando colocamos óleo) e também gera vazamentos de óleo pelo cárter. Como falei, é problema nos anéis de segmento ou cilindro estufado/gasto. São sinais claros de necessidade de retífica. Por isso colocando óleo mais grosso pode ajudar no consumo excessivo de óleo, impedindo que voce tenha que ficar completando toda hora, e dando um fôlego a mais no teu motor, pois o mesmo já tá pedindo retífica. Geralmente consegue-se entre 20.000Km e 40.000Km a mais no motor engrossando o óleo.
OBS. O óleo baixa pois assim como a compressão passa entre o cilindro e o pistão, o óleo também passa entre o anel de lubrificação e o de vedação, sendo consumido junto com o Diesel. Consegue-se notar uma fumaça mais azulada no escapamento.
Abs
vitor_grotmann
14/11/2013, 20:19
Hoje fui em uma retifica de motores e lá levei o susto, me passaram o caldo de 13.000 reais para a retifica completa do motor, depois de muita conversa o mecânico da retifica falou do valor da mão de obra dele era de 2.000 reais e eu poderia trazer as peças que ele faria a retifica, mas o que ele me falou é que eu achei bacana e queria saber qual é a opinoão de vcs.
Ele me falou para trocar meu oleo do motor, não usar o sae 40 pq se eu usar ele só poderia usar ele, ele me falou para usar um oleo da volvo vds3 15w40, pq ele tem aditivos que limpam o motor e que um amigo dele que tem uma pajero igual a minha que também estava baixando oleo e depois de usar reduzido o consumo de oleo, to pensando em usar, pq além de ter estes aditivos que limpam o motor e consome menos o preço do galão de 20 litros ta custando aqui na ccs da volvo ta R$225,00 saindo a R$11,25 o litro.
O que vcs acham?
Abraços Vitor
Genericão
14/11/2013, 21:24
Olá Vitor,
eu usava o Tection no meu barco e com um tempo começou a consumir muito, ai eu passei para o Castrol Viscus e melhorou consideravelmente.
Castrol Brasil - Produtos e Serviços - Lubrificantes Castrol - Para Motores Diesel - Castrol Ultramax Viscus (http://www.castrol.com/castrol/sectiongenericarticle.do?categoryId=9025336&contentId=7047398)
SAPO-BOMBA
14/11/2013, 22:09
Na verdade poderia até optar pelo Castrol Viscus mesmo, que seria mais fácil de ser encontrado em qualquer cidade.
Mas se ele óleo Volvo está acessível pra vc, não custa tentar.
Mas eu sugeriria fazer um teste antes, pra custar "menos": Compraria 7 litros desse óleo Volvo ( ou do Viscus ) e faria o tira-teima, trocava o óleo e filtro e botava pra rodar.... Se parar de consumir óleo em excesso, então continua usando ele.
SAPO-BOMBA
14/11/2013, 22:11
Caralho, e eu achando caro quem cobrava 1300, 1500 reais pela mão-de-obra... Vem outro e cobra 2000! Que roubo...
Cara, esse motor não gasta 13 mil pra refazer não... Fazendo com peças de 1ª linha e originais, tu não deve gastar nem 8 mil já com mão-de-obra e retífica ( essa é a média cobrada por aqui )
vitor_grotmann
20/11/2013, 00:04
sapo, tava pensando, vc ja viu algume fazer este otor em uma ccs no paraguay???
ou até em alguma oficina boa no lado de lá da fronteira??
abraços
Vitor
SAPO-BOMBA
20/11/2013, 03:17
Já vi relatos de gente que fez motor de Hilux SW4 lá na fronteira, parece que sai mais em conta mesmo...
vitor_grotmann
22/11/2013, 12:46
achei o oleo da volvo, na ccs o galão de 20 litros ta custanto R$277,00 e frasco com 1 litro ta custando R$12,80, hoje eu to pagando R$17,00 no castrol tection, o castrol viscos fica na mesma faixa.
acho que vou comprar este da volo e usar por um tempo, se não melhorar mudo para o viscos.
VDS3 - VDS-3 : VOLVO CAMINHÕES (http://www.volvotrucks.com/trucks/brazil-market/pt-br/parts_service_new/Lubrificantes/VDS-3/Pages/VDS3.aspx)
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