PDA

Ver Versão Completa : Borracha do parabrisa basculhante.

klaus motta
14/11/2005, 14:27
Comprei a borracha do parabrisa basculhante nova, porem não consigo colocar no lugar de jeito nenhum.Alguem sabe se existe algum macete para ela entrar na canaleta?
Abraços
Klaus

Thiago Rodeghel
14/11/2005, 18:49
Tem um pequeno rasgo na armação do vidro... A borracha começa a ser passada por ali e termina ali :concordo: No meu CJ, fica atrás do limpador do motorista, vc vai ver um pequeno rebaixo ali :wink:

Acho mais fácil montar com ele fora do parabrisa, desmonta as dobradiças, e só puxar ele pra fora.

Passa vaselina antes na borracha, se naum tiver sabão neutro tbm ajuda a deslizar mais fácil na canaleta :D

[s]

klaus motta
14/11/2005, 19:17
Caro Thiago
A borracha é fechada(intera),será que devo cortar para passar por este rasgo?
Desde já obrigado
abraços
Klaus

Thiago Rodeghel
14/11/2005, 19:28
Olha Klaus

No meu CJ tá assim, cortada. Vc tem 2 opções corta ela e passa pela canaleta ou desmonta o vidro da armação, tira tudo fora, e reinstala.

Na minha opnião tirar o vidro dessa armação, depois tem q vedar bem ele tudo de novo dá muito mais trampo :pensativo: .

No meu tá cortado e ainda tá lá, já tem uns 4 anos. Se tiver dúvidas ainda em cortar e ficar preocupado com vedação, na onde unir as pontas das borrachas, passa um pouco de silicone :concordo: . No meu se não me falha a memória ainda a borracha ficou maior e cortei um pedaço... :pensativo:

[s]

Thiago Rodeghel
14/11/2005, 19:36
Se vc for cortar e passar desse jeito a borracha.

É um pouco difícil, se vc tiver uma espátula de silicone (não da sua cozinha, pq senão já viu a encrenca :twisted: :lol: :lol: ) Tbm ajuda. O segredo mesmo pra não ficar difícil é isso lubrificar bem a borracha ou a canaleta e a espátula pra fazer as curvas do quadro. :concordo:

[s]

klaus motta
14/11/2005, 19:37
Valeu.
Obrigado, vou cortar.
Abraços
Klaus

klaus motta
29/11/2005, 12:14
Aviso aos amigos do forum:
Fui tentar fazer da maneira que esta descrito acima, não dá certo com o quadro de parabrisa já usado, pois a canaleta é irregular e a borracha não desliza (novo talvez de certo, não tentei).
Estraguei a borracha toda e não consegui passar mais de 3 palmos no quadro.
Comprei uma borracha nova e levei na loja para instalar.Lá eles usaram um barbante, que foi posto antes na canaleta e após a boracha sobreposta.conforme ele puxava o barbante a borracha entreva, me pareceu bem fácil.
Abraços
Klaus Motta

Zepi
29/11/2005, 22:02
Eu já havia aberto um tópico com o mesmo assunto,cujo qual não obtive resposta,então consegui sozinho da mesma da mesma forma.Deveria ter pesquisado antes meu amigo.

Abraço

Maurício D'Arezzo
29/11/2005, 22:56
Olá, o pára-brisa do meu Jeep também é basculante "tipo militar" e também tive muita dificuldade de colocar essa borracha, nem com muita reza brava, farofa e velas ela entrou no lugar inteira, nem as oficinas especializadas resolveram, então fui em uma loja especializada em borrachas em geral (inclusive em borrachas automotivas) e comprei duas borrachas, a primeira é a mesma utilizada nos antigos Fuscas com aquela janelinha lateral/traseira basculante, pois eles tem o mesmo tipo de canaleta e a segunda não sei exatamente em qual carro é utilizada, mas esses tipos de borrachas são utilizadas na tampa de porta-malas, nas portas corrediças laterais das novas peruas do tipo Van (Traffic-Chevrolet), e bastou apenas encaixar na chapa do quadro de pára-brisa, cortar no comprimento de forma bem justa e aplicar uma gota de silicone. veja as fotos.
Quando as borrachas estão novas fica um pouco difícil de fechar, mas depois de algum tempo elas se amoldam e fecha na boa e não entrou uma gota de água, meu irmão fez da mesma forma e também funcionou 100%.
Espero ter ajudado,
Um abraço,
Maurício.

klaus motta
30/11/2005, 08:37
parabens!Sua instalação ficou bem melhor que a minha,pois só consegui colocar a borracha na parte móvel do quadro.Nem sabia que tinha que pôr na outra parte tb.
Vou Pôr.
Abraços
Klaus
Aproveitando instalei a ignição tabajara que vc me mandou o esquema.Está perfeito.Obrigado!

Thiago Rodeghel
30/11/2005, 18:54
Klaus sinto muito... :parede: :parede: :parede:

Mas eu consegui instalar essa borracha assim. E a minha era até usada. Pq troquei o vidro q o irmão do Mauricio Darezzo me deu :concordo: Aí coloquei a mesma borracha.

E foi desse jeito q fiz, por isso te disse q fui eu q coloquei :pensativo: , de forma alguma :stop: :putz: queria q vc estragasse sua borracha do quadro. :|

Bom eu tbm coloquei uma borracha ao redor do parabrisa, onde ele encaixa igual ao Mauricio, mas é de outro carro... nem sei qual é mas desconfio q seja do Chevette, ou da linha VW Fusca, Brasilia ou kombi.

Tbm veda 100%.

Maurício D'Arezzo
30/11/2005, 20:51
Olá Thiago Rodeghel, agora que caiu a ficha que vc era o cara que eu entreguei o para-brisa na loja (como diz meu filho....DÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ) :oops: :mrgreen: acho que vc conseguiu colocar a borracha por ela ser antiga e apesar de velha tem mais borracha e é mais maleável, as novas estão vindo muito duras parecem mais um plástico e não são fáceis de dobrar e qualquer espátula que coloquei fez com que ela quebrasse, parecia estar podre. A borracha que vc colocou por fora é igual a que eu coloquei ao redor da porta de alumínio que eu fiz, e segundo a informação do cara da loja ela é usada no acabamento interno do Opala e chevete, ela arremata a lataria e a forração interna.

klaus motta, originalmente não tem borracha no quadro externo, eu adaptei pois a borracha interna do fusca é muito pequena então a folga é completada com a externa.
Minha ignição também funciona ainda.

Um abraço a todos.
Maurício.

Natocaia
01/12/2005, 15:32
Esta semana, la estava eu aos meus 80km na Rod. Presidente Dutra, quando ameacei ultrapassar um caminhão e logo desisti porque ja estava chegando ao meu destino, derrepente, o meu vidro se soltou inteiro (nao quebrou), bateu em minhas mãos, tirando-as do volante e depois me fez um pequeno corte no pescoço, consegui jogar o vidro para o banco passageiro e estacionar o Jeep no acostamento.

TUDO ISSO porque a borracha que segurava o meu vidro, não tinha aquela outra borracha que chama de macarrão, a qual passa no meio da borracha principal com o intuito de prensar as canaletas no vidro.

Por isso verifiquem isso em seus Jeep's se acasso usarem este tipo de borracha, eu Graças a DEUS consegui sair sem muitos arranhões, mas quem sabe o próximo nao tenha tanta sorte.

Um abraço a todos e muita lama.
Renato

Thiago Rodeghel
02/12/2005, 19:55
Olá Thiago Rodeghel, agora que caiu a ficha que vc era o cara que eu entreguei o para-brisa na loja (como diz meu filho....DÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ) :oops: :mrgreen: acho que vc conseguiu colocar a borracha por ela ser antiga e apesar de velha tem mais borracha e é mais maleável, as novas estão vindo muito duras parecem mais um plástico e não são fáceis de dobrar e qualquer espátula que coloquei fez com que ela quebrasse, parecia estar podre. A borracha que vc colocou por fora é igual a que eu coloquei ao redor da porta de alumínio que eu fiz, e segundo a informação do cara da loja ela é usada no acabamento interno do Opala e chevete, ela arremata a lataria e a forração interna.
Maurício.

Fala Maurício :D

É eu mesmo, lembrou!!! :dance: :dance: :dance: Naquela época q conheci vc, pensei q só seu irmão tinha Jeep. Depois q vi no site de vcs, os 2 CJs :mrgreen: ....

Realmente não sei mesmo como estão agora essas borrachas :pensativo: Faz um bom tempo q nunca mais fui atrás... uns 4 anos :putz: Na época q tinha trocado a minha, ela tbm tinha esse corte, fiz o mesmo na nova :concordo: , naquela época.

[s]

Marcio_cwb
08/12/2008, 20:32
Aviso aos amigos do forum:
Fui tentar fazer da maneira que esta descrito acima, não dá certo com o quadro de parabrisa já usado, pois a canaleta é irregular e a borracha não desliza (novo talvez de certo, não tentei).
Estraguei a borracha toda e não consegui passar mais de 3 palmos no quadro.
Comprei uma borracha nova e levei na loja para instalar.Lá eles usaram um barbante, que foi posto antes na canaleta e após a boracha sobreposta.conforme ele puxava o barbante a borracha entreva, me pareceu bem fácil.
Abraços
Klaus Motta

Pessoal, estou reabrindo este tópico de 2005 porque realmente preciso de ajuda. Estou a mais de um mes tentando instalar, ou achar quem instale esta borracha. :(
Fui em 3 auto-vidros aqui de Curitiba e todos falaram que tem que ser no braço e que não existe tal técnica do barbante.
Encontrei o saudoso Milton Quindim na Jipepar este final de semana e ele me explicou como faz para colocar a borracha de um parabrisa fixo com um barbante.
Mas, de acordo com a mensagem do Klaus há um meio para o parabrisa basculante, onde a borracha vai em uma canaleta metálica (não entra em contato com o vidro).
Alguem saberia explicar esta técnica?

Não creio que os Jeeps eram montados antigamente sem esse esquema. Se fossem, ser colocador de borracha de parabrisa basculante devia ser a pior profissão do mundo!!! :grin::grin::grin: É muito trabalhoso. Depois que vc consegue colocar 20cm da borracha vc ve que o começo dela já tá saindo da canaleta denovo.. :parede:. Muito foda!

Desde já agradeço pelo apoio!
[]s.

Thiago Rodeghel
09/12/2008, 10:42
Alguem saberia explicar esta técnica?

Não creio que os Jeeps eram montados antigamente sem esse esquema. Se fossem, ser colocador de borracha de parabrisa basculante devia ser a pior profissão do mundo!!! :grin::grin::grin: É muito trabalhoso. Depois que vc consegue colocar 20cm da borracha vc ve que o começo dela já tá saindo da canaleta denovo.. :parede:. Muito foda!

Desde já agradeço pelo apoio!
[]s.

Tem um rebaixo no quadro, é por onde vc começa a colocar a borracha.
Limpe bem a canaleta do quadro por onde vai passa-la(tintas, sujeira,etc) Após isso, use sabão neutro ou vaselina pra lubrificar a canaleta e a borracha do quadro para ficar mais fácil de colocar.

O ideal é fazer em 2 pessoas. Começa a colocar a borracha pelo rebaixo, e com uma espátula de aço(aquelas q compra em casa de material de construção) entre a borracha e a guia do quadro, é só empurrar a borracha para dentro da guia. Demora um pouco, mas foi o jeito mais simples q achei.

[s]