PDA

Ver Versão Completa : Cambio 3 marchas

luciano Rodrigues
14/11/2005, 13:48
:lol: Pessoal estou com problemas no câmbio de meu CJ5 58 (a ré escapa e agora começou a fazer um barulho fora do comum, como se tivesse peças soltas lá dentro)o câmbio é de 3 marchas sincronizado, segundo mecânico, gastarei em torno de 800 latas para consertar. Meu motor é um 6 cilindros original do jipe e quando andava com ele tinha a impressão que faltava mais uma marcha, pois o motor fica no limite pedindo uma outra. Será que agora não é o momento certo de colocar um câmbio de 4 marchas ??? Alguém pode dizer-me quanto gastarei para comprar esse câmbio, será que vale a tirar o câmbio original ? por favor, quem tiver alguma dica diz ai, pois a grana tá curta e é bem melhor fazer uma coisa definitiva, pois já percebi que o barato acaba saindo caro !!! e não quero novamente :parede: ou ter outras :putz:
Obrigado à todos !

elcio
14/11/2005, 14:03
oi Luciano
poxa! a sua grana ta curta e vc ainda vai gastar 800,00 pra arrumar uma caixa original?
por essa grana ,mais a sua caixa, vc colocaria uma caixa mais decente, tipo maverick ou c-10 por exemplo. e nunca mais tera problemas.

B.S.
[]'s

Eros
14/11/2005, 14:13
Olá, amigo!
Se você quiser colocar outro câmbio, por exemplo de c-10 (clark)com certeza vai gastar mais que o dobro de R$800,00.
Eu estou revisando meu 3 marchas (igual ao seu) e tive que trocar o eixo piloto, o entalhado, juntas, sincronizados, anéis (por enquanto) e de peça saiu R$330,00. A mão de obra tá ficando de graça porque sou eu e um amigo que estamos fazendo. :lol:
Com certeza se você colocar um clark vaificar muito bom, mas prepara o $$$$, porque esse cãmbio tá superfaturado no mercado.
Quanto ao jeep tá pedindo mais marchas...tudo depende da relação do cambio. Por exemplo, não adianta você colocar um 4 marchas de jeep que a relação da quarta é igual a terceira do 3 marchas 1:1. O que muda é que você tem uma marcha intermediaria.
Estude bem esse assunto das relações...pra não trocar coelho por lebre. :lol:

Teu jeep tá maneiro....parabéns. :concordo:

Até.

Eros.

luciano Rodrigues
14/11/2005, 14:16
Grande Elcio, obrigado por manifestar-se, na verdade o mecânico ainda não fez nada, este preço foi uma estimativa, mas a idéia é justamente essa, como não sei quanto gastaria com um cambio de 4 marchas resolvi postar essa mensagem para saber a opinião do pessoal e deposi das dicas tentarei fazer o melhor. Além dessa do Maverick ou C 10 tem outra caixa que poderia ser colocada ? Há alguma incompatibilidade com o motor de 6 cilindro original ? Dá mais umas dica aí !! :pensativo: para que eu não :parede:
Mai uma vez, Obrigado pelo toque ! :concordo:

luciano Rodrigues
14/11/2005, 14:29
Eros, Grande menino Eros , obrigado pelas informações !!! com certeza serão de grande ajuda !!! :concordo: Quanto ao jipe devargarinho tá ficando bom, até por que não sou grande conhecedor do assunto, ma chego lá :concordo:

elcio
14/11/2005, 14:30
oi Luciano:

existem varias caixas que vc pode colocar ai.algumas mais facies de adaptar outras com modificaçoes radicais (como a da F1000 por exemplo) eh tudo uma questao de $$$$
a caixa da C-10 eh unanime por aqui pois eh de facil adaptaçao, baixa manutençao, grande durabilidade boa resistencia (veja quantas qualidades).
depois que moi 2 caixas originais de jeep, a C-10 ta aguentando que eh uma beleza.
vc pode procurar tbem por caixas similares como a do dodge dart , maverick V8, Landau,(que sao praticamente a mesma caixa), etc.
eh uma modificaçao meio radical, procure por algo que nao va esfolar sua pele nem ferver sua cabeça.
da uma procurada aqui no forum, tem muito material a respeito.

B.S.
[]'s

Ronaldo B.
14/11/2005, 20:39
Luciano,

Pagar R$ 800,00 para continuar com um câmbio 3 marchas, eu acho que não vale a pena, a menos que você faça quetão de manter o CJ original.

Então quais opções vc tem ???

Se for colocar um Clark 3 marchas, com certeza vai ter um câmbio que vai durar muito, mas vai gastar com a compra do câmbio, a flange de adaptação do câmbio e da T-case, mais a mão de obra, no final, dá o que já disseram, ou seja, perto de R$ 2.000,00 e na minha opinião o 4 marchas é de longe muito mais flexível, mas menos robusto, mas isso depende da forma como você dirige e do motor que vc tem.

Se for adaptar um câmbio de Maverick, vai gastar com a compra do câmbio, por volta de R$ 700,00 a R$ 800,00 em um câmbio em bom estado, isso se for do Maverick 4 cilindros, vai ter que desmontar, trocar o entalhado, tampa com alavanca e sem contar com a mão de obra já passou dos R$ 1000,00 sossegado, mas ainda assim não é a pior alternativa e nem das melhores.

Se for levar em consideração uma adpatação bem feita de um Clark 4 ou 5 marchas, vai ficar muito satisfeito com o resultado final e muito triste com o valor que vai gastar, muito caro, pode chegar a R$ 4.000,00 entre câmbio, flanges e mão de obra, prá fazer direito.

Pegar um câmbio 4 marchas do CJ mesmo, revisado a base de troca, num vai sair por menos de R$ 1.200,00 e aí é caixinha de surpresa, nunca se sabe o que vem dentro, a menos que compre de um conhecido.

Se não tá afim de gastar muito agora, esquece adaptação, tenta encontrar um 3 marchas usado em bom estado que você não vai pagar mais que R$ 500,00, coloca seu jeep prá rodar e com calma vai guardando $$$$ prá trocar por outro melhor, seja um 4 marchas original ou um Clark, futuramente.

[]´s

luciano Rodrigues
15/11/2005, 13:19
:cry: É amigos o negócio tá feio ! Acabei de sair da oficina e vi meu câmbio completamente desmontado, e o pior a reduzida também tá ruin , :shock: O meca relatou algumas peças que estão ruins, são elas:
- Carcaça da reduzida;
- Carcaça do câmbio;
- Pino e rolete do carretel do câmbio;
- Pino e rolete da reduzida;
- Dois retentores e feltros da saída dos cardãs;
- Rolamento do piloto;
- Rolamento do entalhado do câmbio;
- Engrenagem da ré e a capa. Isso por que ele ainda não terminou de lavar todas as peças, em resumo tô ferrado ! :lol:

Ronaldão, acho que vou ter que dar um jeito nesse câmbio mesmo, ou conseguir um usado como você sugeriu, pois não tenho a mínima condição de fazer uma coisa descente agora, pois como você informou os custos são altos.
CASO TENHAM OUTRAS DICAS, POR FAVOR, NÃO DEIXEM DE SE MANIFESTAR. :lol:

Ronaldo B.
15/11/2005, 17:20
Luciano,

Fala com o tio, ele tá sempre aqui no Fórum, ele é quem organiza os DAG´s, dá uma olhada no link, inclusive se quiser já marca teu nome na lista e aparece lá prá tomar uma cerva e comer uma costela e de quebra conhecer uma porrada de gente que tá sempre por aqui no fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14221&start=60

Mas vamos ao que interessa, ele estava com um câmbio e uma reduzida do CJ prá vender, não sei quanto ele está pedindo e nem sei se já vendeu mas acho que não, com certeza você vai pagar bem menos do que se fizer á base de troca em alguma loja ou oficina e ainda fica com o seu pra vender, mesmo ruim, qualquer $$$$ que entrar com a venda das suas peças é lucro nesse caso. :concordo:

Manda uma MP prá ele e vê se ele anida está com as peças, vai sair mais barato que mandar consertar o seu câmbio e a T-case, o maior problema que eu ví no que você relatou é estar com as carcaças do câmbio e reduzida ruins, aí não tem jeito, só trocando mesmo.

[]´s e mesmo que não dê negócio com o tio, aparece lá no DAG. :concordo:

luciano Rodrigues
15/11/2005, 18:00
:D Grande Ronaldo B, muito boa dica, já mandei um MP para o TIO, espero que ele não tenha vendido o cambio, quem sabe poderemos negociar !!

Achei super lega idéia do DAG, é uma grande oportunidade de conhecer gente nova e aprender com o pessoal mais experiênte ! Achei muito legal a campanha para arrecadar fundos para a campanha de Natal, quem sabe poderei colaborar também !

Obrigado pelas dicas ! :concordo:

Furlan
15/11/2005, 19:13
Olá Luciano,

Estou trocando o Cambio do Meu CJ por um Clark 3 marchas pois apareceu como oportunidade, meu cambio antigo é um 4 marchas do Willys e estava rodando normalmente sem nenhum problema, caso esteja interessado podemos fazer negócio, a unica coisa que talvez tenha que fazer é trocar o eixo piloto pois eu estava usando motor de Opala, talves nem seja necessário vc trocar, pois acho que na adaptação o que mudou foi o disco de embreagem e não o eixo piloto.

Furlan

luciano Rodrigues
15/11/2005, 19:37
Legal Furlan ! Mandei um Mp para você, nos falamos em breve !

fernandão
15/11/2005, 21:00
bom luciano eu troquei o meu 3 marchas por um 4 marchas original do jeep
eu acho que o jeep se comporta melhor com o 4 marchas mas a relação
final é a mesma :wink: agora vou te falar uma coisa sobre o cambio
4 marchas willys ele é bem ( bota bem nisso ) mais fragil que o 3
marchas sobre tudo o 3 marchas 1 seca :shock: mas ainda assim eu gosto mais
do meu jeep com o 4 marchas :twisted:

[]´s complicando mais um pouco sua cabeça :twisted: :wink: :mrgreen:

valmor
15/11/2005, 21:03
bom luciano eu troquei o meu 3 marchas por um 4 marchas original do jeep
eu acho que o jeep se comporta melhor com o 4 marchas mas a relação
final é a mesma :wink: agora vou te falar uma coisa sobre o cambio
4 marchas willys ele é bem ( bota bem nisso ) mais fragil que o 3
marchas sobre tudo o 3 marchas 1 seca :shock: mas ainda assim eu gosto mais
do meu jeep com o 4 marchas :twisted:

[]´s complicando mais um pouco sua cabeça :twisted: :wink: :mrgreen:

O que faz o 4m ser mais fragil que o 3 M ???

Seria o tamanho das engrenagens ou o tratamento termico que elas recebem ???? ( ou deveria receber ....)

[]´s

Valmor

fernandão
15/11/2005, 21:18
num sei só sei que é assim !!!! :mrgreen: :mrgreen: :shock:
realmente o cambio 4 marchas é mais fraco agora por que eu deixo pros entendidos
esplicarem :oops:

[]´s :oops:

Ronaldo Petri
17/11/2005, 01:13
Luciano,

Pagar R$ 800,00 para continuar com um câmbio 3 marchas, eu acho que não vale a pena, a menos que você faça quetão de manter o CJ original.
[]´s

Concordo com o que meu Xará falou:

Recentemente troquei o 3 marchas original pelo 4 marchas. Gastei 2000 latas em todo serviço a base de troca. Mas por um serviço de primeira em um mecânico bom. Não me arrependo de ter pago esta grana, muda muito a viatura.

Arrumar sinceramente não compensa, já que está escapando marcha, isso acontece porque a engrenagem já tá careca. O mecânico terá que trocar por outra, e essas novas que vemdem hoje, é capaz de você dar uma volta no quarteirão e quebrar. Por isso compensa trocar, mas dê preferência para um câmbio que tenha engrenagens originais que esteja em bom estado, que foi o meu caso.

Mas lembre-se que o que você ganha colocando o 4 marchas é a primeira marcha, e não a quarta.

kiko ribeiro
17/11/2005, 10:07
bom dia seu luciano,,, a poucos dias fiz a minha caixa de tres marchas a 1ª cincroni.. gastei 380 lascas comprei tudo no joseval essa caixa estava escapando a 2ª troquei tudo novo so que eu mesmo estou arrumando,, o segredo é não se apavorar :roll: na epoca um amigo nosso aqui do forum me ofereceu uma caix de 4 marchas por 700 lascas eu so não comprei porque tive que trocar os bicos do meu possante coloquei gasolina podre que merda em,,, boa sorte ai com a sua
SE ESTA FALTANDO $$$$$$ TENHA FÉ IRMÃO

kiko ribeiro
17/11/2005, 10:08
bom dia seu luciano,,, a poucos dias fiz a minha caixa de tres marchas a 1ª cincroni.. gastei 380 lascas comprei tudo no joseval essa caixa estava escapando a 2ª troquei tudo novo so que eu mesmo estou arrumando,, o segredo é não se apavorar :roll: na epoca um amigo nosso aqui do forum me ofereceu uma caix de 4 marchas por 700 lascas eu so não comprei porque tive que trocar os bicos do meu possante coloquei gasolina podre que merda em,,, boa sorte ai com a sua
SE ESTA FALTANDO $$$$$$ TENHA FÉ IRMÃO

Pedro Freitas
17/11/2005, 10:46
A melhor caixa custo benefício é a 3 marchas 1ª seca. Na minha opinião. :mrgreen: :concordo:

[]'s

Raphael Diniz
17/11/2005, 12:11
A melhor caixa custo benefício é a 3 marchas 1ª seca. Na minha opinião. :mrgreen: :concordo:

[]'s

Galera, tô com o Pedro....esse câmbio é "duca"....acho que de todos os câmbios fabricados para o jeep (nacional), este é o melhor......claro que o da C10 é show, mas o custo-benefício nem sempre compensa, sem contar que tem que fazer adaptação......

Ainda prefiro o 3M, primeira SECA.....

abraço,

fernandão
17/11/2005, 12:15
eu tambem acho que o cambio mais forte da familia willys seja o 3 marchas
1 seca mas acho que tem um " buraco " entre a 1 e a 2 :shock: por isso uso no
meu o 4 marchas

[]´s :pensativo:

valmor
17/11/2005, 18:47
na troca de um 3m ( 1 seca ) pra um 4 m ( ambos originas ) o que deve ser feito , torcado ou adaptado ?? é plug&play ???

Raphael Diniz
17/11/2005, 19:02
valmor,
É plug & play.....é só tirar um e colocar o outro......Mas é bom saber que a tocada do jeep muda.....a velocidade fianl é a mesma, pois a 3ª marcha do 3M é igual a 4ª marcha do 4M. O ganho é um pouquinho mais de "conforto" na cidade.....

Abraço,

valmor
17/11/2005, 19:51
valmor,
É plug & play.....é só tirar um e colocar o outro......Mas é bom saber que a tocada do jeep muda.....a velocidade fianl é a mesma, pois a 3ª marcha do 3M é igual a 4ª marcha do 4M. O ganho é um pouquinho mais de "conforto" na cidade.....

Abraço,

e uma 1º marcha mais reduzida c/ cambio 4 m .

Raphael Diniz
18/11/2005, 08:38
e uma 1º marcha mais reduzida c/ cambio 4 m .

Valmor, teríamos que ver a relação de engrenagens de cada uma pra saber qual a diferença entre as duas 1ª marchas.....que existe, existe sim....... apenas a última marcha de ambos é igual (mesma relação) 1:1, tornando a velocidade final a mesma.

Por histórico e pela construção, o câmbio de 3M deve possuir a 1ª marcha mais reduzida que o câmbio de 4M, neste caso se você engatar a redução (que é a mesma em ambos os casos), a relação continua mais reduzida no câmbio de 3M .......e o de 4M pelo fato de possuir uma marcha a mais, a força é mais "desmembrada" :shock: :shock: rsrsrs.....

Espero ter ajudado,

valmor
19/11/2005, 20:37
Vc ta bom Raphael ?

Conforme pesquisa , daqui do forum:

3m: 1=2,80 , 2=1,55 , 3=1,00
4m: 1=3,57 , 2=2,38 , 3=1,53 , 4=1,00...

A 1º do cambio 4m , segundo pesquisado , é mais reduzida . :concordo:

[]´s

Valmor

fernandão
19/11/2005, 21:09
Conforme pesquisa , daqui do forum:

3m: 1=2,80 , 2=1,55 , 3=1,00
4m: 1=3,57 , 2=2,38 , 3=1,53 , 4=1,00...

A 1º do cambio 4m , segundo pesquisado , é mais reduzida

praticamente vc ganha 2 marchas mais curtas que a primeira do 3 marchas :shock: :twisted:
3 marchas 1 = 2,80
4marchas 1 =3,57 e 2 =2,38 :mrgreen:

[]´s

Raphael Diniz
21/11/2005, 08:45
E aí pessoal,

É isso aí, tiramos todas as nossas dúvidas.....agora fica mais fácil poder escolher o melhor câmbio para a nossa necessidade.....

Realmente tem sentido o câmbio de 4 marchas ter a 1ª mais reduzida, pois com o aumento de mais uma marcha, teve-se que escalona-las de forma que não houvesse "buracos" ou "degraus" (como disse nosso amigo fernandão) entre elas.....com isso, o de 4M acabou ganhando a 1ª e a 2ª em substituição a 1ª do 3M.....

É isso aí galera, :palmas: :palmas: é por isso que esse forum é o melhor do Brasil... :concordo: Uma informação vai complementando a outra e todos acabam sabendo mais...... :palmas: :palmas:

[ ]s a todos,

Luciano de Castro
21/11/2005, 12:22
Salve, Luciano meu xará.
Passei pelo seu dilema, optei pelo clark 3m de C10, depois de fazer duas vezes meu câmbio original 3m 1ª sincronizada.
Não sei quanto gastei na adaptação, nem quero saber para não chorar, mas até hoje estou no cheque especial.
Quanto ao resultado, só tenho que criticar a adaptação da alavanca de marchas no assoalho, pois esse câmbio originalmente tem alavanca na coluna da direção. Primeiro usei a tampa original do clark, cortando-a e adaptando a alavanca com peças de c20, não gostei do resultado, a base da alavanca ficava atrapalhando o calcanhar do pé direito, um saco para acelerar. Tem que colocar calço de carroceria alto para resolver esse "detalhe".
Depois troquei a tampa adaptada, por outra tampa original, só que com um trambulador adaptado. É feito para câmbio de C10, mas precisou de adaptação devido ao acoplamento com a cx. de transferência.
O resultado final é que estou rodando diariamente com esse câmbio, uma pequena dificuldade para engatar a 1ª (talvez uma boa regulagem no trambulador melhore), e nem uma gota de óleo vazando.
Se pudesse, gastava o dobro (talvez o triplo), instalava o clark 5m com kit DEEP-TECH, que não tem gambiarra, e com a vantagem da 5ª ser over-drive.
Lembrando ainda, que todo câmbio sofre desgaste, e se ficou parado muito tempo, pode ter oxidado as engrenagens.Encontrar um câmbio perfeito em ferro-velho, acho que é lenda.
Instalar engrenagens novas em câmbio de jipe, é paliativo, pois são muito ruins de qualidade.
Se suas carcaças estão ruins (onde assentam os rolamentos), não tem mais jeito de aproveitá-las.
O ponto fraco do jipe é o câmbio, e se insistir no original, cedo ou tarde, terá que fazê-lo novamente.
Boa sorte.
Lula Luciano

valmor
21/11/2005, 19:52
Instalar engrenagens novas em câmbio de jipe, é paliativo, pois são muito ruins de qualidade.
O ponto fraco do jipe é o câmbio, e se insistir no original, cedo ou tarde, terá que fazê-lo novamente.

Tudo bem Luciano ?

E vc , ou alguem , saberia dizer se esta baixa qualidade das peças se deve a um material de má´ qualidade ou tratamento termico deficiente ???
Minha duvida é : se pegarmos estas engrenagens ( novas mas meia boca ...) e dermos um tratamento térmico eficiente , não melhorariamos a peça ???
ou mesmo se fabricarmos as engrenagen c/ um material melhor..

Alguem , algum engenheiro da area , podew explicar de qual material é feito uma boa engrenagem e qual o tratamento térmico que ele deve receber .

[]´s

Valmor

Furlan
21/11/2005, 23:05
Olá Luciano Rodrigues,

Você tem fotos da adaptação da Alavanca no Cambio da C 10, esta que não faca na lateral, você comprou pronto ou mandou fazer? a peça. tbem adaptei no meu Jeep e peguei no último Sabado, achei que ficou muito bom, a alvanca no começo é meio estranho a posição do lado, mas tudo bem.
Só por curiosidade gostaria de ver como ficou a sua ultima adaptação.

Abraços.

Furlan

Raphael Diniz
22/11/2005, 08:44
Alguem , algum engenheiro da area , podew explicar de qual material é feito uma boa engrenagem e qual o tratamento térmico que ele deve receber .

[]´s

Valmor

Amigo Valmor, para sabermos que material foi feito as engrenagens, teríamos que fazer uma análise da estrutura (análise de grãos) para daí estipular o tratamento térmico mais adequado.

Normalmente estas engrenagens são feitas de aço ABNT 1020 e recebem uma camada superficial de carbono (Cementação) em forno (condições controladas), aumentando assim a dureza superficial, porém a "alma" da engreangem (miolo) continuará "mole", caracterísitica dos aços 1020. Esta característica (superfície dura e alma flexível) é essencial para uma boa vida útil de engrenagem.....

O que costuma acontecer nessas fabriquetas que produzem as engrenagens, é que nem sempre o aço é um 1020 e nem sempre a camada de cementação é feita adequadamente no tempo certo, utilizando os produtos e condições adequandas para isso, e aí, dá no que dá.....engrenagens de m@#$%&*da :twisted: .

O que se pode fazer :idea: , é você mesmo comprar o material (tarugo de aço ABNT 1020), com qualidade comprovada, mandar usinar a engrenagem e enviar para uma boa empresa que realiza tratamento térmico (cementação), aí sim você terá uma peça de qualidade, porém isso tudo não compensa :discordo: se você for fazer apenas uma peça, teria que fazer várias, para compensar o custo...entendeu?

Bom, espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas......

[ ]s com reduzida Spicer (engrenagens forjadas) e câmbio 3M revisado.

valmor
22/11/2005, 09:47
Grande Raphael !

Negocio é o seguinte:
Trabalho com chapa de aço sae1020 e sae1045. ( certificada)
Então tenho facilidade c/ a materia prima. A idéia seria fornecer o material , mandar usinar e temperar adequadamente.

Precisaria saber exatamente :
-> O material utilizado e o tratamento térnico especifico. (Alias vc esta certo quanto ao material 1020 ??? Pois pelo que sei ele não "pega" muita tempera...Um sae1045 não seria mais adequado ???)
-> quais peças são tradicionalmente mais " quebraveis" ??

Muito obrigado e Gde abraço

Valmor

Raphael Diniz
22/11/2005, 10:14
Grande amigo valmor,

O tratamento térmico não é Têmpera :discordo: (que é outro tipo de tratamento térmico) e sim "Cementação" :concordo: que é a "injeção" de carbono na superfície da peça....isso é feito em forno com temperatura controlada e com a adição de um "Gás" ou névoa com carbono.....esse carbono que está no forno vai se depositando na superfície da peça tornando-a (a superfície) extremamente dura (ideal para o trabalho de uma engrenagem). O meio (miolo) da engrenagem continuará com as características do SAE 1020 "flexível", para poder absorver os "trancos" e esforços sofridos no engrenamento. Quanto mais tempo a peça ficar no forno, maior será a camada de cementação :concordo:

Portanto, quanto mais "Flexíel" for o aço em seu centro, melhor......neste caso o 1020 é superior (para a aplicação) ao 1045 que é um aço que já tem mais carbono e por isso é mais duro.

Com toda a certeza, um aço que pode ser usado para essa aplicação é o SAE 1020 e o tratamento é a Cementação. Mas uma coisa é importante, a empresa que fará o tratamento tem que ter experiência com isso e equipamento adequado, pois pode comprometer todo o trabalho de usinagem ja realizado.

grande abraço,

Luciano de Castro
22/11/2005, 13:03
Salve, Furlan,
Não tenho fotos do trambulador, quem me vendeu foi um caminhoneiro que disse ter trazido 10 ou 12 dessas peças, e a minha era a última. Parece que é fabricada no Espírito Santo.
Não me deu problemas até agora, só ficou meio duro o engate da 1ª, tem manha...
Mas achei melhor que a tampa original cortada e adaptada. E não atrapalha o calcanhar.
Já vi um câmbio de c10 3m onde a alavanca foi adaptada na parte de cima do câmbio, parecia muita gambiarra.
Ficou satisfeito com seu câmbio?
Boa sorte.
Lula

valmor
22/11/2005, 13:27
Com toda a certeza, um aço que pode ser usado para essa aplicação é o SAE 1020 e o tratamento é a Cementação. Mas uma coisa é importante, a empresa que fará o tratamento tem que ter experiência com isso e equipamento adequado, pois pode comprometer todo o trabalho de usinagem ja realizado.

Grande Raphael !!!
Otima explicação. Agora ficou claro.

Vou vefificar com uns clientes e pegar indicação de uma boa empresa que faça CEMENTAÇÃO aqui em SP. E ver se vale a pena ...é claro.
Pelo que vc falou , na pior das hipoteses ( uma cementação mal feita ...) a peça vai desgastar .. ou mesmo quebrar mais rápido , não é ?

E se eu pegar as peça e engrenagens do cambio e mandar CEMENTA-LAS numa empresa de confiança ? Ou seja considerando que já foram cementadas , meio nas coxas mas foram , cementa-las novamente numa empresa confiavél ???

Tudo para dar uma sobrevida ao velho e bom cambio 3m / 4m original ...

Mais uma vez obrigado e

[]´s

Valmor

Furlan
22/11/2005, 13:30
De momento sim apesar de ter andado pouco, uns 40 Km em estrada de terra, a primeira experiencia foi boa, o cambio tem ótimo desempenho, vamos ver o desenrolar

Abraços

giovanihappy
27/08/2008, 11:50
Colegas

Adquiri recentemente um Jeep Willys 66 com motor 6Cc original e o cambio 3 marchas.

Sofro d+ com as trocas de marcha, arranha d+.

É assim mesmo ou eu que sou meio braço?

Rogério Barthy
27/08/2008, 13:01
Tenho tbm uma viatura na mesma configuração que a sua, e as marchas passam de uma forma seca (um clack seco quando se engata a marcha), sendo a primeira seca (sem sincronismo e só engata com a viatura parada ou quase isso).
Veja se os aneis sicronizadores estão muito gastos e aproveite e faça uma revisão preventiva na caixa.
Rogério

wcas
27/08/2008, 13:44
Depende, a minha também arranha, mais foi só o mecanico que anda de jeep a anos dar uma volta nele que eu vi que o que falta é costume e pratica minha, andamos uns 10 minutos não arranhou nenhuma vez, até reduzida o maldito fez na curva e foi direitinho. Pra quem só anda de carro convencional o tempo todo tem que acostumar com o cambio e as passagens no tempo certo.

victor massinha
27/08/2008, 14:21
é isso mesmo que o wcas falou, tinha um cambio destes tbm e principalmente a primeira marcha para engatar é um saco!! mas tudo é costume, isso tbm acontece pq as posiçoes das marchas sao diferents de um carro convecional.

alexvale2001
27/08/2008, 15:14
Vc se acostuma!

Meu Xico tinha cambio 4m até que literalmente foi moido!!:parede::parede::parede:

Então coloquei o de 3m com 1º seca! Aff! Como apanhei!!

Pra colocar primeira tinha que parar a viatura. Um macete que aprendi e funciona 90% das vezes. Qdo for colocar 1º pise uma vez na embreagem, pise mais uma vez e mude a marcha. Entendeu? É como se tivesse bombando a embreagem... Quando funciona entra (ui) direitinho, sem arranhar e sem parar o carro!!:concordo::concordo:

[]'s tentando ajudar!

Danniel Pizatto
27/08/2008, 16:29
O 66, se for original, tem a 3m com a 1ª sincronizada.

wcas
27/08/2008, 16:34
Vc se acostuma!
Um macete que aprendi e funciona 90% das vezes. Qdo for colocar 1º pise uma vez na embreagem, pise mais uma vez e mude a marcha. Entendeu? É como se tivesse bombando a embreagem...[]'s tentando ajudar!

É isso mesmo que o meca fazia, e da certo, é só pegar o tempo.(deve ser por isso que bebe que nem bezerro)
O meu cambio pelo menos a 1° é sincronizada(graças a Deus !!!)

JP CJ-5
27/08/2008, 23:00
Qdo for colocar 1º pise uma vez na embreagem, pise mais uma vez e mude a marcha. Entendeu? É como se tivesse bombando a embreagem...

O meu Cj-5 é 66, 3m com a 1° Seca também, o esquema é basicamente esse que o amigo citou: Pisa na embreagem , puxa para ponto morto, solta a embreagem e acelera um pouco , pisa na emb. novamente e puxa a marcha ... só assim pra ir, eu apanho até hoje, mas quem já pegou as manha leva na boa :concordo:

petruchio
28/08/2008, 14:41
O meu CJ5 é 1963 com estas 3M sem sincronismo na 1ª!!!
E qdo tem uma subida q vc vem de segunda e tem q engatar a primeira????? :parede:
Por isto q quero achar um clarck 4M pra substituir o meu, mas o precinho tá ardido q só vendo!!!!
Mas não posso reclamar, no começo é barberagem pura, depois vamos acostumando...

um abraço e sucesso com seu cj aí!

GVGRJ
28/08/2008, 15:02
Boa Tarde Pessoal !!!
Já tive um Jeep 63 e agora possuo um 58. Com o tempo a gente se acostuma com as marchas. Esse é o prazer de ter um Jeep.
Glauco Silva..

dougMG
28/08/2008, 23:41
Pois eh.. agora é hora da pergunta besta...
A primeira seca quer dizer que sem sincronismo??
Em uma subida que precisa de primeira tem que parar o jeep?

ceveiga
29/08/2008, 08:38
Doug,
Bom dia.

Isso mesmo, a 1ª seca significa sem o sincronismo.
Quanto a parar o jeep para engatar a 1ª não é bem o caso, com um pouco de jeito você aprende a subir um pouco o giro e acertar o ponto de engate sem precisar parar, só tem que reduzir razoavelmente.

[ ]s

Pois eh.. agora é hora da pergunta besta...
A primeira seca quer dizer que sem sincronismo??
Em uma subida que precisa de primeira tem que parar o jeep?

GVGRJ
29/08/2008, 09:00
Doug,
Bom dia.

Isso mesmo, a 1ª seca significa sem o sincronismo.
Quanto a parar o jeep para engatar a 1ª não é bem o caso, com um pouco de jeito você aprende a subir um pouco o giro e acertar o ponto de engate sem precisar parar, só tem que reduzir razoavelmente.

[ ]s
Bom Dia ceveiga!!
Sua resposta foi bem completa, concordo plenamente!Com o tempo vai se pegando o jeito.
Um abraço!
Glauco Silva.

Dic3
29/08/2008, 14:55
No comeco tbm apanhei mas hoje é mais facil arranhar as marchas do meu carro de passeio do que do Jeep.
Se estiver em giro alto e precisar sair de 3ª e colocar 4ª, se simplesmente puxar a alavanca direto, o arranhao é sinistro. Basta dar uma puxadinha em direcao à 2ª e colocar em 4ª que vai que é uma manteiga.
Tudo é questao de jeito

dougMG
02/09/2008, 23:36
kkkk engraçado de mais..

victor massinha
03/09/2008, 09:06
ai caramba, o mais legal é quando vc compra o jeep( original no meu caso) na primeira volta que vc vai dar nele vc ainda nao sabe nada e a primeira coisa que descobre é que só tem tres marchas, o motor é fraco entao na subida vc vai engatar a primeira, que alias é diferente as posiçoes de um cambio comum, e ela nao entra só depois de vc praticamente ter parado o jeep! dai vc pensa; mas que cag%#@ eu fiz comprando esta mer*#@.
mas ai o prazer em dirigir assim mesmo aparece e vc nem liga pra nada. eu troquei o meu cambio por um 4 marchas original mesmo e achei a diferença muito boa.
abraço a todos...

luciano Rodrigues
19/04/2009, 22:07
Amigos, à época comprei um cambio de 4 marchas, que me foi muito útil, no entanto quebrou a engrenagem da 2ª e o carretel de 33 dentes está ruin na engrenagem da ré, então de volta ao trabalho. Este tópico foi e está sendo de grande utilidade, se alguém tiver um cambio 4 marchas do CJ5 por aí estou precisando, ou se for o caso, tiver a engrenagem da 2ª marcha e carretel do cambio de 4 marchas serão úteis, só mandar MP ou e-mail luciano.rodrigu@terra.com.br. Grande abraço !!

luciano Rodrigues
19/04/2009, 22:09
Amigos, à época comprei um cambio de 4 marchas, que me foi muito útil, no entanto quebrou a engrenagem da 2ª e o carretel de 33 dentes está ruim na engrenagem da ré, então de volta ao trabalho. Este tópico foi e está sendo de grande utilidade, se alguém tiver um cambio 4 marchas do CJ5 por aí estou precisando, ou se for o caso, tiver a engrenagem da 2ª marcha e carretel do cambio de 4 marchas serão úteis, um 3 marchas parrudo também será bem vindo, só mandar MP ou e-mail luciano.rodrigu@terra.com.br. Grande abraço !!

thomasdall
19/04/2009, 22:36
Luciano

Uma boa dica

Instale no seu Jeep uma caixa Clark 4 marchas da C20
Não irás te incomodar mais, garanto pois temos no nosso jeep, e não incomoda mais fazem 2 anos, o câmbio fica ótimo, e isso que fazemos o campeonato catarinense inteiro e ainda assim brincamos as vezs e eh soh pau, e a caixa aguente. Aqui na minha região a adaptação funciona assim, vc manda a cabeça de porco e a caixa da reduzida e uma empresa te vende a caixa e jah faz a adaptação de flanges.

Paguei pela Clark 4 marchas R$ 1.900,00 pronta já, só colocar.
Já pela Clark 5 marchas ele quer R$ 2.500,00 pronta pra colocar.

A Clark 5 marchas é bom para akeles que gostam de passear, pelas 5 marchas e por poder cambiar mais, soh sei de uma coisa a clark 5 marchas aguenta muito...

Abraços
Thomas

Gibson Pacelle
19/04/2009, 22:37
Se n me engano tenho estas peças que vc quer, tenho certeza quanto a engrenagem da 2 marcha, mas acho que o carretel foi o que tinha danificado quando resolvi trocar meu câmbio por um de c10 3 marchas, mas olha eu gastei 850,00 meio do ano passado por um câmbio revisado e adaptado para motor de opala, será que n vale mais a pena? pois eu vivia tendo problemas com meu câmbio e nunca mais tive dor de cabeça, qualquer coisa te passo o contato, vlw

luciano Rodrigues
19/04/2009, 23:04
Se n me engano tenho estas peças que vc quer, tenho certeza quanto a engrenagem da 2 marcha, mas acho que o carretel foi o que tinha danificado quando resolvi trocar meu câmbio por um de c10 3 marchas, mas olha eu gastei 850,00 meio do ano passado por um câmbio revisado e adaptado para motor de opala, será que n vale mais a pena? pois eu vivia tendo problemas com meu câmbio e nunca mais tive dor de cabeça, qualquer coisa te passo o contato, vlw

Grandes meninos, obrigado pelas vistias e contribuições, olha só, meu jipe é CJ5 1958, passou por uma reforma completa, SPOA, funilaria, capota, bancos, revisão na reduzida e diferenciais, pedaleiras suspensas, freio à disco e coluna de direção, no entanto o motor ainda é um original BF161, e ainda tem o nº no motor, o qual consta no documento, não tem o nº no chassi. Minha idéia no futuro é substituir a mecânica dele por um AP com câmbio do chevete com suas adaptações, salvo opiniões diversas, é uma boa configuração, no entanto com custo elevado. Com só posso numerar meu chassis na vistoria com o motor original , quero por enquanto, para continuar andando, um câmbio mais simples e depois partir para o "gran finale" contando sempre com as experiências e contribuições dos colegas foristas.

Por isso essa "emenda" temporária, mas sem dúvidas, os colegas tem toda razão, o ideal é passar por esta adaptações já sugeridas, mas como ignorante no assunto, penso que um gasto maior com o câmbio agora iria acarretar maiores gastos em futuro não muito distante. Continuo agradecendo as contribuições.

Gibson, passei MP.

Mauricio Rotta
20/04/2009, 08:32
Putz... Cambio Willys 4 marchas é uma porcaria. Esqueça os câmbios da Willys, principalmente aquele 4 marchas de vidro. Vc diz em todos os seus posts que esse tópico é de grande ajuda, e assim mesmo instalou um 4 marchas da Willys? Quem foi o mentiroso que te 'ajudou' com essa informação?

Em todo lado que eu leio todo mundo te recomenda um 3marchas da C10 e vc me instala um 4 marchas da Willys!!!! Tenha santa paciencia jóve!!!! Arranque essa porcaria desse câmbio e faça dele um vaso pra samambaia e dê pra sua esposa, e no lugar dele meta um cambio de homem!

thomasdall
20/04/2009, 08:33
Luciano

Grande ideia sua em substituir por um AP recomendo muito um 1.8 ou 2.0, opte pelo injetado, pois não ira pifar nem de ponta cabeça, hehe....

Em razão do câmbio, eu recomendo, opte pelo que melhor for para você, mas o seguinte, como você ira optar futuramente por um AP, ja recomendo o Cambio clark 5 marchas, pra o jeep poder andar melhor, "mais solto", é um câmbio forte, e você não ira se incomodar com quebras.

Já o câmbio do chevette, bom, você sabe porque ele é tão utilizado????
Pois o seguinte, falando a verdade, é um "merda" essa caixa, é fraca, mas o diferencial dela eh que se quebrar você acha em qualquer canto e com um preço bom, por isso quando uma caixa dessas quebra, não se conserta ela e sim troca, é mais rapido e facil, hehehe....

Por isso recomendo a Clark, que mesmo com o motor BF-161 aguenta pracaralho, hehe

Eu sei, temos um jeep com motor 2600 orignal jeep com cabeçote de itamaraty (2 carburador), ignição eletrônica, escape dimensionado original, e fabulosa Clark 4 marchas, no mato onde muito utilizam redusida, nós passamos na simples, e algumas vezes ateh na 4x2, rsrsrsrsrs, enquanto nós estavamos com a 4 marchas original quebrava muito, chegamos a fazer ela 5 vezes num ano, e na ultima vez quebrou no asfalto, hehe....

Abraços
Thomas

Mauricio Rotta
20/04/2009, 09:47
O loco hein Thomas... Vc é bom hein!!!! Onde os caras passavam em 4x4 e reduzida vc passava em 4x2 simples só pq trocou o câmbio!!!
Mas isso não é um câmbio e sim um fazedor de milagres hein!!!!!
Q situação hein...

thomasdall
20/04/2009, 11:00
Aew Mauricio

eh verdade, heheheh

Não exatamente assim, mas digo, pelo que aguenta uma caixa dessas, você possui mais confiança no carro, pensa, posso forçar e forçar e ter certeza que vai aguentar sem problemas.

Abraços
Thomas

Mauricio Rotta
20/04/2009, 15:32
Ja vi tb que se adaptarem varios imãs debaixo do jeep ele vai criar um campo magnético que vai fazer o jeep passar flutuando sobre a lama!!!!!!!!! Não seria esse o seu caso???????

thomasdall
20/04/2009, 16:15
Ola
hehe

Sim sim, meu pai instalou uns imãs de geladeira em baixo, cara tu naum acredita, quando pega uma lama mais ferrosa, isso parece que tem um ventilador debaixo, a lama sai voando toda, hehehe.....

Mas falando sereo agora, parece que deu nova vida ao jeep sim, pois o legal da 4 marcha da C20 é que a primeira marcha tem relação bem curta, o jeep andando na reduzida, se tira no maximo uns 9km/h mais jah força o motor, e isso que gera a força toda, bixo isso fiko de outro mundo, claro com a reduzida é mais seguro e tudo, mas dá uma diferença legal cara, e sim, tem lugar que andando 4x2 se consegue passar onde outros jeepinho se esfola pra passar com a reduzida, rsrsrsrs....

Abraços
Thomas

luciano Rodrigues
21/04/2009, 00:27
Putz... Cambio Willys 4 marchas é uma porcaria. Esqueça os câmbios da Willys, principalmente aquele 4 marchas de vidro. Vc diz em todos os seus posts que esse tópico é de grande ajuda, e assim mesmo instalou um 4 marchas da Willys? Quem foi o mentiroso que te 'ajudou' com essa informação?

Em todo lado que eu leio todo mundo te recomenda um 3marchas da C10 e vc me instala um 4 marchas da Willys!!!! Tenha santa paciencia jóve!!!! Arranque essa porcaria desse câmbio e faça dele um vaso pra samambaia e dê pra sua esposa, e no lugar dele meta um cambio de homem!

KKKK Grande menino, esse é dos meus !! Valeu pela dica, mas a troca por um de 4 marchas foi como expliquei, erá só para quebrar um galho, usei por uns 150 km, depois o jipe ficou parado 3 anos para reforma geral, quando começou a andar com 300 km rodados, quebrou, como bem abordado de "Vidro", agora mais uma vez, para passar na vistoria, ai vou para um mais parrudo de homi como o colega sugeriu, acho que a patroa não vai gostar do presente, pois se dependesse dela o jipe já estava longe daqui, mas vou tentar fazer o ornamento .... Derrepente ela me expulsa de casa com jiep e tudo, desejem-me sorte.

Thmasdall, Obrigado pela sugestão, e estou revendo os conceitos com relação ao câmbio do Chevete, quando da troca geral, será observado a sugestão do colega C-20 4 ou 5 marchas. motor AP injetado e quem sabe também alguns "imãs" ... ou bolsas de ar para um Over Krap. Grande abraço a todos !!

diego leonel
22/04/2010, 17:55
boa tarde galera.
acabo de adquirir um jeep wilis 76
estou com dificudade de de engatar a 1 marcha
gostaria que de uma ajuda para saber como engata-la
a ré é para cima no lugar da 1ªmais quando puxa para baixo onde seria a 2ª ele esta meio fraco para sair será que a primeira e a segunda são do mesmo lado?????
obrigado pessoal

fendrich
22/04/2010, 18:07
Não. Se você tem um câmbio 3 marchas, o esquema é

Ré_______2ª
|________|
|________|
1ª_______3ª

É só acostumar!

Qual o motor do teu jeep?

diego leonel
22/04/2010, 18:46
é o motor 6 cil. wilis

CARLOS SP
22/04/2010, 20:14
boa tarde galera.
acabo de adquirir um jeep wilis 76
estou com dificudade de de engatar a 1 marcha
gostaria que de uma ajuda para saber como engata-la
a ré é para cima no lugar da 1ªmais quando puxa para baixo onde seria a 2ª ele esta meio fraco para sair será que a primeira e a segunda são do mesmo lado?????
obrigado pessoal

Diego, boa noite.
1a. meio fraca, sei não...
Tá parecendo que vc tá saindo em segunda...
O Jeep 76 saiu de fábrica com motor OHC 4 cilindros e câmbio de quatro marchas. O seu está com motor de seis. Então foi trocado. Precisa ver se o câmbio de quatro marchas não permaneceu. Daí a posicão das marchas é a normal dos outros veículos e a ré é mais a direita da 3a. puxando a alavanca para cima.
O melhor a fazer é pedir para alguém que conheça verificar ao vivo e em cores, pois a distância a gente, na ânsia de ajudar, pode dar um palpite errado. Mas em todo caso, o melhor a fazer é verificar se o câmbio não é o de quatro marchas.
Qq dúvida disponha.
Abs.

Treme Terra
23/04/2010, 00:11
Quem tem cambio 3 marchas com a 1ª seca e tiver dificuldades em trabalhar com ele, aconselho procurar um caminhoneiro antigo, véio de estrada, de preferencia aposentado, daqueles que pilotava FeNeMe, que tenho certeza que ele vai ensinar direitinho como engatar a marcha. É só entender o funcionamento da coisa que já é meio caminho andado.

diego leonel
23/04/2010, 17:25
obrigado aos amigos que me ajudaram q tirar minhas duvidas quanto ao cambio, estarei levando o jeep a um mecanico para verificar, desde ja fica aki meus agradecimentos a vcs amigos e qualquer coisa que precisarem estou aki para ajudar
diego leonel- cuiabá-MT

kiko ribeiro
23/04/2010, 21:56
jogue essa mer** fora e coloque um cambio de chevet 5 marchas , o meu ta no ambulatorio ainda mas vou trocar caixa de cambio 3 marchas nunca mais

Jacimar
24/04/2010, 08:23
jogue essa mer** fora e coloque um cambio de chevet 5 marchas , o meu ta no ambulatorio ainda mas vou trocar caixa de cambio 3 marchas nunca mais

Bom dia prezados ! jah que o amigo tachou o cambio de 3 marchas de merd@, eu me sinto no dever de defender a honra do coitado ! minha exposa tem um CJ58 com BF161 e cambio de 4 marchas, e eu, um CJ64 com BF161 tambem e cambio de 3 marchas, como sempre havia dirigido o Jeep dela e estava acostumado ao 4 marchas que eh bem reduzido, permitindo ateh arrancar de segunda tranquilamente, bem escalonado, raramente pedindo reduzida, sempre achei que deveria ser terrrivel dirigir um Jeep com cambio de 3 marchas, bem, nos separamos e o Jeep foi embora :cry: nao consegui ficar sem Jeep e comprei o CJ64, a principio achei estranho, mas a medida que voce conhece o cambio achei ele maravilhoso ! em subidas em que no Jeep dela a terceira era fraca demais, e a segunda forte demais, eu subo com o meu de segunda tranquilamente, a primeira do meu eh mais fraca que o dela mas nunca precisei usar a reduzida nos trechos que ela passaria sem reduzida tambem, sem falar no conforto de ter a marcha a re no mesmo "plano" das outras marchas, eh soh uma questao de costume e tirar o maximo do equipamento que voce dispoe, muitos criticam, mas na realidade muitas vezes o problema eh na interface banco/volante, sendo assim : "cambio de 3 marchas para sempre" um abraco a todos !

Pablo.pinto2007
24/04/2010, 19:13
Possuo um CJ-3A e originalmente como todos sabem, utiliza o câmbio 3M com 1ª seca... nunca me deu dor de cabeça... nunca quebrou...
Troquei o motor original por um AP 1.8 e aí comecei a penar com o câmbio devido ao pouco torque do motor AP em baixa, mas nada que a reduzida não fizesse o papel dela... como viajo a passeios, decidi colocar uma caixa de 5M e escolhi a do Niva que cá pra nós, não tem fama, mas não troco por nada, apesar de ja ter aberto duas vezes...
É isso, às vezes tenho saudades do velho câmbio 3M, mas quando lembro que nas viagens vinha estrangulando o motor... e quando ia subir uma duna, não chegava a terminar devido a 1ª não entrar e a segunda não ter força suficiente... deixo quieto...
Câmbio 3M nunca mais, mas tem seus méritos... é um câmbio muito bom, mas pra motor potente, tipo 6 bocas...

Abraços!

Jacimar
24/04/2010, 20:17
Possuo um CJ-3A e originalmente como todos sabem, utiliza o câmbio 3M com 1ª seca... nunca me deu dor de cabeça... nunca quebrou...
Troquei o motor original por um AP 1.8 e aí comecei a penar com o câmbio devido ao pouco torque do motor AP em baixa, mas nada que a reduzida não fizesse o papel dela... como viajo a passeios, decidi colocar uma caixa de 5M e escolhi a do Niva que cá pra nós, não tem fama, mas não troco por nada, apesar de ja ter aberto duas vezes...
É isso, às vezes tenho saudades do velho câmbio 3M, mas quando lembro que nas viagens vinha estrangulando o motor... e quando ia subir uma duna, não chegava a terminar devido a 1ª não entrar e a segunda não ter força suficiente... deixo quieto...
Câmbio 3M nunca mais, mas tem seus méritos... é um câmbio muito bom, mas pra motor potente, tipo 6 bocas...

Abraços!

Boa noite prezado ! disse tudo ! nao que o BF seja "o motor" mas eh elastico o suficiente . . . um abraco !

lucar
13/03/2012, 10:07
Opa será que alguem poderia me ajudar?

Meu jeep tem cambio de 3 marchas sincronizados, a um tempo eu retirei aquelas 2 molinhas com as 2 esferas de aço da tampa do cambio e guardei em uma caixa de ferramentas que me foi roubada. Semana passada coloquei o jeep para andar depois de tempo parado e levei ele até minha casa. Só fui lembrar das pecinhas quando subi a rampa da garagem e o cambio raspou.

Antes que perguntem, eu retirei as 2 esferas e as molas pois o cambio tinha enroscado a marcha e eu precisava chegar a uma garagem. E eu perdi as ditas pois me foi roubada a caixa com as ferramentas e algumas pecinhas que levava em trilhas de dentro do jeep.

E Agora??? Onde eu Acho estas 2 esferas e 2 molinhas para cambio ficar 100%???

valeu Luiz!

lucar
13/03/2012, 15:15
Será que vai ser na base do chute? arrumar umas e ir testando? Acredito que esse sistema serve só para manter a alavanca presa, né?

lucar
15/05/2012, 16:09
Senhores as pecinhas que eu busco são estas que estão na figura: 10 e 11 respectivamente. São 2 molas e 2 esferas de aço que seguram o eixo dos garfos seletores.
Se alguem tiver elas para doar, vender ou mesmo tirar a medida para eu poder ir atras de uma semelhante eu agradeço!! Dei uma olhada por aqui e não estou tendo ideia alguma para resolver isso.

Alguma boa alma????????? kkkkkk

347529

Pedrão B.
15/05/2012, 23:24
Fala Lucar!
Cara, você vai precisar de esferas de rolamento, que dever ser pouca coisa menor que o diâmetro do furo onde elas se alojam.
A mola, é só comprar em uma casa de ferragens, lembrando que não pode ser muito mole.
Eu já fiz isso em duas reduzidas que eu mesmo revisei...
Esse conjunto de esfera e mola, se chama retém
[]'s

lucar
16/05/2012, 18:21
Pois bem senhores... hoje a tarde fui levar uma pessoa até uma cidadezinha ao lado da minha e resolvi levar o que tinha me sobrado por aqui para tentar achar algo que pudesse suprir a minha necessidade. Fui numa auto peças e comprei o retentor sabó da caixa de redução Numero Sabó 02038 BRG, não tinha o feltro e eu não sabia o Numero/Codigo, isso para o vazamento do cambio/reduzida. Quando estava saindo lembrei das peças da tampa e retornei mostrando para o vendedor o mesmo mostrou para o "Jedi" da loja que foi la para o estoque e depois de uns 10 min voltou com um Reparo de caminhão. Nele veio 3 calços de metal, 3 esferas e 3 molas. As molas são maior (tenho 3 para acertar a tensão de 1...posso testar 2) , as esferas perfeitas, os calços vão para lata de trecos. Sem demonstrar satisfação perguntei o preço... o vendedor procurou no cadastro/estoque e nada de achar....foi e perguntou para o "Jedi" o cara olho e mandou. " Ahhhh....Cobra R$10,00 pois isso estava em uma caixa lá no fundo da loja faz muito tempo. Nem sei de que caminhão é!!!" kkkkkkkk Matou meu problema.....saí de casa sabendo que hoje ia achar..kkk vai saber, né?? ainda mais a hora que passei em casa antes de ir para levar aquilo que tinha como comparação!

Sorte ou não depois posto a foto do reparo, e da possível adaptação, pois pode ser útil para mais pessoas!

Cidade pequena vale a pena garimpar peça para os veteranos guerreiros.....

abç!!!

lucar
17/05/2012, 18:15
conforme prometido aqui estão as fotos. Sabado se consegui vou ajustar a tampa do cambio e aproveitar para trocar o retentor da caixa da redução.

347970347971347972347973347974347976347977

antonio umino
17/05/2012, 21:10
348073348074

Já que vc vai colocar as esferas de retém e a mola...
Aproveita e coloca o interruptor de ré . Para isto vc tira a tampa e manda fazer rosca na haste de engate da ré. e colocar lanterna de ré....
Coloca do Fusca. Gol. Santana..... é so tirar uma tampa de lata. e fazer rosca. veja na foto.. cambio de 4 marchas da Rural. e Pickup.
Tem um outro que não conheço dizem ser do Chevette. é mais fino e faz rosca deste interruptor em uma bucha com o mesmo diametro da tampinha e coloca no lugar da tampa.
No cambio de 3 marchas é o do lado esquerdo.. (guia).
Ok.. até mais.

lucar
19/05/2012, 17:30
Hoje ajustei a tampa com o reparo de caminhão........

Ficou melhor que antes. Os encaixes precisos, cambio com alavanca firme. Se soubesse tinha ido atrás deste reparo antes!!!

Para tal fui no esmeril baixando elo por elo da mola até conseguir a pressão perfeita na esfera. depois de tudo justo travei o parafuso com uma arruela e só alegria.

O que não gostei foi de ver o nível de óleo do cambio baixo. troquei esses dias. mas como estava com o retentor da saida da raduzida estourado pode ser alí que estava perdendo óleo. visto que é normal o transito de óleo do cambio para reduzida e vice versa! Fiz uma junta de cortiça para a tampa (imagina colar e depois ter que abrir) pois vou acompanhar de perto esse nível, pois antes do retentor estourar não baixava nem vazava óleo nenhum.

Por hora o cambio ficou perfeito, resta agora ver se vai manter o nível do cambio e reduzida. qualquer novidade eu posto aqui!!

abç Valeu!

calhiandro
11/08/2012, 15:56
O cambio de 3 marchas com a 1ª seca, aqui na minha região é conhecido como cambio queixão. Gostaria de saber se esse cambio é o que tem 6 parafusos na tampa de cima da alavanca de cambio?

Renan Folly
11/08/2012, 18:00
Sim é ele mesmo! O cambio com quatro parafusos na tampa é o de três marchas 1ª sincronizada ou o quatro marchas. Tirando a tampa da caixa para confirmar que é o cambio com a 1ª seca, é só ver a engrenagem da 1ª e ré que é uma peça única, sem sincronizadores. Essa é sem dúvida a caixa mais resistente para jeep.

calhiandro
11/08/2012, 19:20
Renan Folly obrigado pela informação, esclareceu minha dúvida.

Grande abraço

Renan Folly
12/08/2012, 19:46
Renan Folly obrigado pela informação, esclareceu minha dúvida.

Grande abraço

Ok, conte conosco sempre que precisar.

Pablo.pinto2007
13/08/2012, 20:24
Sim é ele mesmo! O cambio com quatro parafusos na tampa é o de três marchas 1ª sincronizada ou o quatro marchas. Tirando a tampa da caixa para confirmar que é o cambio com a 1ª seca, é só ver a engrenagem da 1ª e ré que é uma peça única, sem sincronizadores. Essa é sem dúvida a caixa mais resistente para jeep.

Sinto saudades da "brutalidade" que era a minha caixa 3M 1ª seca... como a 1ª não tem sincronizado, se tentar engatar ela com o jeep andando ela arranha... então... acontecia o seguinte, quando ia subir uma duna... a segunda se tornava fraca, pois meu motor é AP 1.8... e a primeira não dava a velocidade, então ia de segunda mesmo, aí quando chegava na "morte" da segunda eu botava a primeira mesmo arranhando... e terminava de subir a duna, mas muitas vezes essa situação não dava certo, pois dunas mais altas, exigem mais... e a primeira não entra nem a pau com mais velocidade... então resolvi trocar... dizer que me arrependi, não digo, mas sinto uma saudade... principalmente pela ré ser na mesma linha da primeira, o que na lama, atolado era bem interessante, pois conseguia engatar rapidamente da ré pra primeira, diferente dos câmbios mais modernos que a primeira é de um lado e a ré do outro lado, totalmente oposto, o que demora pra intercambiar... essa manobra atolado faz toda a diferença, pois o embalo é perdido... mas tudo bem, chega de mágoas... e só um detalhe, nunca quebrei esse câmbio... e dava pau...

Adriano M
19/08/2012, 09:11
Pablo pensei em trocar o meu 3 marchas pois tinha duvidas sobre ele. Não uso meu jeep em grandes confrontos, tento manter o mais original possível. Mas uma pergunta se pode me ajudar tem alguma regulagem da alavanca do cambio para ele ficar mais facil de engatar? Já abri umas três vezes p/ mexer na alavanca.

Jacimar
19/08/2012, 09:31
Pablo pensei em trocar o meu 3 marchas pois tinha duvidas sobre ele. Não uso meu jeep em grandes confrontos, tento manter o mais original possível. Mas uma pergunta se pode me ajudar tem alguma regulagem da alavanca do cambio para ele ficar mais facil de engatar? Já abri umas três vezes p/ mexer na alavanca.

Bom dia prezado ! outro dia uma pessoa me falou algo que achei interessante, " não podemos julgar algo do passado, pelos padrões atuais " estávamos falando de política mas acho que isso vale para tudo, inclusive a mecânica ! o câmbio do Jeep - e o próprio Jeep - foi projetado em meados do século passado, hoje andamos em carros do século XX e XXI e achamos ótimo, daqui alguns anos os poucos carros de plástico que ainda estiverem rodando serão alvos dos mesmos comentários que fazemos sobre o Jeep : duro, beberrão, sem freio, sem aerodinâmica e com câmbio duro . . . No seu caso acho que para resolver o problema só trocando o câmbio, que aliás eu adoro ! um abraço e boa sorte !

Renan Folly
19/08/2012, 18:27
Um cuidado com esses câmbios é usar o kit de juntas. Tem mecânico que caga e anda pra isso. Confira se o seu tem a junta na tampa, se está com o óleo correto e coloque um aditivo.

antonio umino
20/08/2012, 08:00

vc diz que abriu a caixa para mexer na alavanca de cambio.
Na tampa tem dois eixos com uma cava e nela os garfos de engate das marchas.
Na tampa onde é instalado a alavanca tem na alavanca uma bola com um rasgo.
Na tampa na torre tem um parafuso com um lado em que a bola da alavanca com o rasgo passa por ela. Geralmente este parafuso tem desgaste e dificulta o engate das marchas. Tem também na ponta da alavanca um quadrado que fica entre os dois eixos com a cava que costuma gastar, e deixa o engate das marchas impreciso.
Leva em um torneiro mais antigo que saberá como fazer o reparo da tampa com relação a este desgaste.
Ok.
Um abraço..

Adriano M
20/08/2012, 17:03
Blz, não pretendo trocar o cambio.
Antonio é isso mesmo eu tinha percebido mas não sabia do assunto , acho que vai resolver
obrigado . mando retorno quanto terminar os reporos

antonio umino
20/08/2012, 20:32
Blz, não pretendo trocar o cambio.
Antonio é isso mesmo eu tinha percebido mas não sabia do assunto , acho que vai resolver
obrigado . mando retorno quanto terminar os reporos

Esqueci de dizer. que na alavanca tem uma esfera e nesta esfera tem um corte na vertical por onde ele é ajustado por um digamos um parafuso ou pino com um quadrado que se ajusta a esta esfera.. E como esta parte fica em cima, por ali entra poeira (areia, agua, barro, Mesmo estando com aquela coifa na alavanca de cambio. Uma dica.coloca uma bola cortada no meio por cima da torre, quase que bem justa para impedir que entre água e barro por ali.
Ok. um abraço até mais.
Ok

Julinot
20/08/2012, 20:56
Eu adoro o meu 3M 1a seca.
Não é pra qualquer um, não.
Me viro muito bem com ele.

Adriano M
25/08/2012, 16:17
Dentro do cambio só olêo ou vai graxa tbem? Eu li isso em algum lugar , ou estou confundindo com diferencial?????

chinelao4x4
26/08/2012, 09:14
só oleo nos dois !!!!

mais , se caso foi mexido em coroa e pinhão e ficou rocando , ai pode por um pouco de graxa junto com o oleo pra diminuir o atrito e o barulho. OK ?

abrçs

Norton Es2 500
26/08/2012, 10:42
Pessoal, tenho um CJ3A a mais de 40 anos. Uso para trabalho no sítio. Reduzir marcha em um câmbio caixa-seca, basta "debrear" pra não arranhar. Entra liso!
Pra quem não sabe, é um movimento coordenado do pedal da embreagem e acelerador.
Quando na passagem da marcha ou redução, coloca o câmbio em ponto morto, tira o pé da embreagem, acelera e volta a acionar a embreagem e o acelerador. Este movimento sincroniza as engrenagens e evita arranhar.
Inclusive tenho uma moto antiga com câmbio seco e é o mesmo procedimento...
Espero ter ajudado.

trilhaseareias
05/10/2012, 18:44
Tb estou tentando me acostumar com esse cambio 3M. comprei um cachorro louco ha 2 meses e sofri um pouco no começo, agora ja consigo passar as marchas sem arranhar!

Ulisses N. Ribeiro
05/10/2012, 19:30
É bem engraçado mesmo, quando comprei o meu foi a maior alegria, ele estava em uma agência anunciado em um jornal, quando
cheguei lá já tinha um cara olhando, o FDP quando me viu ñ saiu de lá enquanto o carro ñ pegasse, e ficou fazendo pirraça pra min,
ele falava assim " Faz esse jeep pegar logo q eu vou embora com ele", mas tive a paciência e rezei pra o jeep ñ pegar,rsrrs me escondi atrás do poste e fiquei esperando o cara ir embora, dito e feito quando ele percebeu q eu já ñ estava mais ali foi embora, mais q depressa entrei na loja e perguntei ao vendedor se tinha vendido, o vendedor me disse q o cara ia voltar no dia seguinte, aí foi automático, puxei o talão de cheques e assinei rapidinho, rsrsr q alegria, voltei no dia seguinte pra pegar o jeep q já estava funcionando perfeitamente, mas quando fui sair com ele, kkkkkk, ñ conseguia sair do lugar, as marchas simplesmente ñ entravam, xinguei tanto, pensei q mer** q eu fiz, comprei uma ?*&&¨¨%$ de carro com o cambio ferrado, mas o vendedor me disse q era assim mesmo e chamou o mecânico q ainda estava lá, o cara saiu trocando as marchas q o cambio parecia uma manteiga, tudo questão de jeito, com o tempo vc aprende, hoje ando bem, troco as marchas no tempo certo, mas o gostoso do jeep é isso, concepção antiga, vc aprende como conduzir a máquina.

juleymar73
05/10/2012, 22:48
Engraçado , quando comprei o meu deu na mesma , o cambio sempre embolava as marchas, quando soltava a embreagen da um tranco como se tivesse algo solto , e pra piorar aquele garfo da embreagen de b05t4 deu pra escapar soutou tanto que ate treinei por ele sem abrir a capa seca, mais ainda arranho as marchas ai decidi trocar por um de chevete , comprei a caixa de chevete mais ainda to na duvida , sera quese eu der uma geral no velho willys ele pode melhorar mais ?

Willian Del Piero Rocha
06/10/2012, 00:09
O meu e 3 marchas,rodo pouco atualmente,,,mas nos pequenos engarrafamentos dos bairros vizinhos,a 2° marcha é uma maravilha,arranca,para,arranca estica para de novo,sem trocar marcha.Na estrada de chão,um pouco ruim,se não tiver morro alto,a segunda vai direto.Claro que com subidas altas e descidas inclinadas tem que trocar de marchas constantes.Deslocamentos lonnnngos em rodovias(que não é o habitat do JEEP),,,três marchas vai sofrerrr. E o que mais gosto e a posição da 1° e ré,a garagem do meu Jeep,eu tenho que engatar 1° e ré umas 8,,10 vezes e ajuda muito.E nas trilhas(poucas por enquanto),ajuda muito quando não sobe e tem que engatar a RÉ rápido para descer controlado....Até agora não tenho o que reclamar do 3 marchas,,o futuro de um Jeep,,,quem sabe.....

georgevalle
06/10/2012, 08:56
Lembro que quando peguei o jeep estava com a caixa ruim, mandei em um mecânico das antigas expert em willys e ele deu uma geral na caixa e na reduzida lembro foi algo em torno de uns duzentão de mão de obra e mais umas latinhas nos sincronizados, retentores e nos roletes do pino chorão e um jogo de junta, ficou muito bom e estava rodando muito bom até desmontar o jeep mes passado, é um câmbio que não incomoda.

W.L.S.S
11/10/2012, 22:08
sou novo aki como faço para saber se meu jeep e 3 ou 4 marchas??? comprei ele agora e o bixo ta parecendo caimbra ta tudo travado vou ver se começo a desmontar ele em novembro.

Renan Folly
12/10/2012, 18:31
sou novo aki como faço para saber se meu jeep e 3 ou 4 marchas??? comprei ele agora e o bixo ta parecendo caimbra ta tudo travado vou ver se começo a desmontar ele em novembro.

Fácil! Olhe a tampa da caixa de marchas, caso ela tenha 6 parafusos segurando a tampa, ela é 3 marchas 1ª seca. Se tiver 4 parafusos tem duas opções: 3 marchas 1ª sincronizada, ou 4 marchas nesse caso ao puxar a alavanca para cima ela irá subir (para engatar a ré ao lado da 3ª marcha).

fmsJeep75
01/11/2012, 16:54
Colegas

Adquiri recentemente um Jeep Willys 66 com motor 6Cc original e o cambio 3 marchas.

Sofro d+ com as trocas de marcha, arranha d+.

É assim mesmo ou eu que sou meio braço?

Amigo, o meu jeep é 1975, 6c e 3 marchas sincronizadas. Quando comprei arranhava a 3a, levei ao mecanico que desmontou tudo e trocou aneis sincronizados, eixo piloto, etc. Quando montou novamente continuava a arranhar a 3a. Falei com ele e o que me disse foi que jeep é assim mesmo e que eu ia ter que pegar o jeito. Algum tempo depois a coisa piorou e até a 1a começou a ter problemas, levei em outro mecanico que novamente desmontou tudo e constatou que a caixa havia sido montada com peças invertidas e até faltando alguma coisa. Depois de trocar tudo e montar novamente a caixa está até hoje rodando macia feito manteiga sem arranhar nada. Fica o alerta para os maus mecanicos!!! Se a caixa estiver com tudo montado certinho não tem que arranhar nada.

NMiller
04/11/2012, 23:38
Olá Amigos,
Quero contribuir no o tópico com o que ocorreu comigo, talvez ajude alguns.
Comprei o Jeep a aprox. um ano, CJ5 73, motor 6cc e cambio 3 marchas com 1ª sincronizada (pela descrição do amigo Renan Folly).
As marchas arranhavam paKarai e embreagem dura, muito dura, :shock: deixava a perna com câimbras e dolorida. Não estou exagerando, bastava um passeio no Jeep de um dia e no outro perna doendo..... Ou seja, passeio de Jeep= porrada no cambio, e perna doendo.
Pensei, pensei e achava que havia algo errado, mas sempre refletia... Sei que jeep é duro, mais assim tá foda!
Então percebi que a embreagem não estava funcionando direito, pois tinha que engatar a marcha na porrada e o jeep já começava a andar, mesmo pisando na embreagem até o fim....:confused: e perna doendo....
Fui no meca e desmontamos embreagem e retiramos a caixa de marcha, análise:
embreagem praticamente zerada. Platô, disco, colar, garfo..... Não acreditei, fui na loja com as peças retiradas do Jeep e pedi para o vendedor me mostrar as novas, quase não havia diferença....
Caixa de marchas, aberta e com pouquíssimo óleo....:shock:
Resultado: caixa de marchas lubrificada com óleo 90 e embreagem montada com as mesmas peças, sem trocar nada, apenas regulagem do cabo.
Ficou bom pracacete, ,macio e sem arranhões! Muito bom...:euforico: Custo mão de obra R$ 150,00
Quanto ao cambio de 3 marchas, não tenho que reclamar. Na verdade acho bom bagarai!!
A posições da ré e primeira são fantásticas e como uso o jeep em seu habitat natural, trilhas, estrada de terra e no meio do mato, 3 marchas são o suficiente, na verdade a 3ª nem é utilizada nestas aventuras....:concordo: Só mesmo no deslocamento na cidade/asfalto.
Acho que o pessoal que está em dúvida quanto ao cambio deve primeiro ver se está tudo ok e tentar ir conhecendo o Jeep que compraram, antes de mudar. Talvez seja um caso igual ao que acontecem comigo, precisava de uma regulagem, lubrificação e pronto....
Quanto à quantidade de marchas e tipo de motor e demais características do Jeep , penso que vai depender da forma de utilizar o Jeep. O Jeep foi desenvolvido para o meio do mato, mas se pretende utilizar em longas distâncias no asfalto e acelerar a mais de 100Km/h ou mais, precisa de outro carro ou vai ter que mexer mesmo.

porquito79
07/11/2012, 22:18
Pessoal, sou novo aqui no forum. Tenho um CJ5 1960 6cc cambio de 3 marchas primeira seca. Este final de semana, apos rodar bastante com o jeep parei para abastecer. Quando fui sair, a primeira entrou normalmente, mas o jeep não andou. Para resumir coloquei na 4x4 e voltei pra casa normalmente. Só que no 4x2 ele não sai do lugar. Todas as marhas engatam normalmente. Já coloquei na neutra, reduzida, voltei tudo para a posição normal e no 4x2 não sai por nada. A impressão que eu tenho é que algo escapou, pois no 4x4 anda. Alguem tem alguma sugestão do que pode ser?

georgevalle
08/11/2012, 08:08
O cardã traseiro ainda tá lá?

georgevalle
08/11/2012, 08:13
Brincadeira a parte, aparentemente o problema está na reduzida ou no diferencial traseiro, e quanto ao barulho (tem que fazer barulho de ferro raspando ou algo assim) pode ter sido ponta de eixo, enfim de pode pode ser um monte de coisas, primeiro engata no 4x2 a 1ª marcha e pede para alguém olhar o cardã traseiro se está girando, se tiver o problema será no diferencial, se estiver parado será na reduzida, pois se quando aciona o 4x4 ele anda normal não é caixa (aposto minhas fichas no diferencial mais precisamente na flange da ponta de eixo).

edgar
08/11/2012, 09:01
A unica vez que algo semelhante aconteceu comigo, tinha quebrado o semi-eixo.

Não me parece ser cambio ou transferencia. Tambem aposto em diferencial ou semi-eixos.

Com todo o cuidado do mundo, em 4x2, engate uma primeira e peça para alguem olhar se o cardã esta girando, assim descarta problema na caixa de transferencia. Com o motor ligado e sem pisar na embreagem o cardã deve girar até mesmo com o jeep parado se foi semi-eixo ou diferencial.

Voce não disse se usa flutuante ou se é sistema original, no 60 é chavetado, então deveria ter caido a roda se quebrou o semi-eixo. Ou esta prestes a cair !

Se quebrou o diferencial...

poderia tirar o oleo do diferencial traseiro (se é que tem) e procurar pedaços de aço ou
abrir a tampa do diferencial e dar uma olhada ou
mais facil talvez, com motor desligado, em 4x2, engatar a primeira marcha e com uma roda no macaco tentar girar o pneu que esta fora do chão. Não deve girar ! Faz isso nos dois lados.

Se girar a roda só num dos lados é semi eixo...dai nem pense em andar com ele novamente pois a roda pode cair
Se girar a roda nos dois lados...teu diferencial foi pro saco ! tambem não é uma boa andar assim, pois o prejuizo aumenta a cada km rodado.

porquito79
09/11/2012, 23:01
A unica vez que algo semelhante aconteceu comigo, tinha quebrado o semi-eixo.

Não me parece ser cambio ou transferencia. Tambem aposto em diferencial ou semi-eixos.

Com todo o cuidado do mundo, em 4x2, engate uma primeira e peça para alguem olhar se o cardã esta girando, assim descarta problema na caixa de transferencia. Com o motor ligado e sem pisar na embreagem o cardã deve girar até mesmo com o jeep parado se foi semi-eixo ou diferencial.

Voce não disse se usa flutuante ou se é sistema original, no 60 é chavetado, então deveria ter caido a roda se quebrou o semi-eixo. Ou esta prestes a cair !

Se quebrou o diferencial...

poderia tirar o oleo do diferencial traseiro (se é que tem) e procurar pedaços de aço ou
abrir a tampa do diferencial e dar uma olhada ou
mais facil talvez, com motor desligado, em 4x2, engatar a primeira marcha e com uma roda no macaco tentar girar o pneu que esta fora do chão. Não deve girar ! Faz isso nos dois lados.

Se girar a roda só num dos lados é semi eixo...dai nem pense em andar com ele novamente pois a roda pode cair
Se girar a roda nos dois lados...teu diferencial foi pro saco ! tambem não é uma boa andar assim, pois o prejuizo aumenta a cada km rodado.

Pessoal, obrigado pelas dicas. O carda esta girando. Vou arrumar um macaco e fazer o teste da roda. Postarei o resultado para vcs no domingo. abs

georgevalle
10/11/2012, 10:40
Se o cardã está girando ja está comprovado que quebrou alguma coisa, continuo apostando na flange da ponta de eixo onde encaixa a chaveta ou na propria ponta de eixo, não vai adiantar levantar pois o diferencial vai compensar e as duas rodas irão girar você poderá é escutar na roda quebrada pois com certeza vai estralar.

Paulo Limão
10/11/2012, 14:39
Amigos, boa tarde... Aproveitando o tópico, tô com uma dúvida em relação ao cambio de 3 marchas do jeep.

É normal em 1º marcha fazer um barulho muito forte como se fosse alguma engrenagem raspando na tampa do câmbio?
A 2º e 3º estão normais, o barulho é só na 1º mesmo, mas não escapa e nem dá trabalho pra engrenar. Lembrando que é primeira seca e até achei que era alguma 'característica' desses câmbios, é muito forte o barulho e antes de levar o jeep no mecânico queria a opinião dos mais entendidos.
Como o jeep fica em uma cidade e eu moro em outra (450km), pra mexer no bicho é uma vez em vida e muito corrido ainda por cima! :(

[]'s

porquito79
15/11/2012, 20:47
Se o cardã está girando ja está comprovado que quebrou alguma coisa, continuo apostando na flange da ponta de eixo onde encaixa a chaveta ou na propria ponta de eixo, não vai adiantar levantar pois o diferencial vai compensar e as duas rodas irão girar você poderá é escutar na roda quebrada pois com certeza vai estralar.

Georgevalle e edgar, obrigado pela ajuda. Era flange da ponta de eixo exatamente aonde encaixa a chaveta que quebrou... Aproveitei para fazer uma revisão geral e vou trocar o cardan que tambem esta com folga. Vale a pena colocar um novo balanceado ou mando o que tenho para um torneiro dar uma geral? Abs Fabio

Julinot
23/11/2012, 17:01
Deixa ver se entendi....venho em 2a... aí preciso por a 1a. e sei que vai arranhar... então : piso na embreagem, tiro o pé, piso no acelerador pra subir a rotação, tiro o pé, piso na embreagem e ponho a 1a ? Ou fico acelerando um pouco enquanto piso também na embreagem algumas vezes (bombando) e aí piso definitivo na embreagem e ponho a 1a... ou o que ?

Você consegue traduzir melhor "movimento coordenado" dos dois pedais ?

Abraços.

Denis Takashi
23/11/2012, 18:16
Deixa ver se entendi....venho em 2a... aí preciso por a 1a. e sei que vai arranhar... então : piso na embreagem, tiro o pé, piso no acelerador pra subir a rotação, tiro o pé, piso na embreagem e ponho a 1a ? Ou fico acelerando um pouco enquanto piso também na embreagem algumas vezes (bombando) e aí piso definitivo na embreagem e ponho a 1a... ou o que ?

Você consegue traduzir melhor "movimento coordenado" dos dois pedais ?

Abraços.

Mais ou menos assim..

Pisa na embreagem
tira a marcha
solta o pé da embreagem
com o cambio em neutro pisa na embreagem de novo
engata outra marcha

sempre acertando a rotação para não dar tranco

Aí quando você estiver manhjando bem da arte, assista esse video e chore ( Esse é o sentimento de 90% das pessoas que se dizem "pilotos" de cambio antigo ao verem este video)

FNM Brasinca.avi - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FDYnRf1bWPU)

()´s

Mauricio Rotta
24/11/2012, 11:21
Cambiar caixa seca não é para os fracos. Eu mando marcha normalmente no meu 51. sem arranhoes e sem trancos, sou fã dessa caixinha. Tenho uma na reserva aqui...

marcost
01/04/2013, 21:22
Amigo, tenho o mesmo problema, abri a caixa e surpresa!!! cade o oleo?
Abraços

Amigos, boa tarde... Aproveitando o tópico, tô com uma dúvida em relação ao cambio de 3 marchas do jeep.

É normal em 1º marcha fazer um barulho muito forte como se fosse alguma engrenagem raspando na tampa do câmbio?
A 2º e 3º estão normais, o barulho é só na 1º mesmo, mas não escapa e nem dá trabalho pra engrenar. Lembrando que é primeira seca e até achei que era alguma 'característica' desses câmbios, é muito forte o barulho e antes de levar o jeep no mecânico queria a opinião dos mais entendidos.
Como o jeep fica em uma cidade e eu moro em outra (450km), pra mexer no bicho é uma vez em vida e muito corrido ainda por cima! :(

[]'s

antonio umino
02/04/2013, 10:37
Georgevalle e edgar, obrigado pela ajuda. Era flange da ponta de eixo exatamente aonde encaixa a chaveta que quebrou... Aproveitei para fazer uma revisão geral e vou trocar o cardan que tambem esta com folga. Vale a pena colocar um novo balanceado ou mando o que tenho para um torneiro dar uma geral? Abs Fabio

Já que ninguém respondeu...... e antigo...

O certo é um torneiro para dar uma geral...... Peça nova é muito cara. a não ser que tu tenhas din din sobrando..

até.. e BEM VINDO AO FORUM..... ( atrazado)....... ai-ai.............

abçs

juleymar73
02/04/2013, 23:04
Já que ninguém respondeu...... e antigo...

O certo é um torneiro para dar uma geral...... Peça nova é muito cara. a não ser que tu tenhas din din sobrando..

até.. e BEM VINDO AO FORUM..... ( atrazado)....... ai-ai.............

abçs

Entao antonio, a minha caixa de 3 marchar ta assim o , parece que ta seca sem oleo , a alavanca fica meia fora de centro , tem hora que parece que a alvanca sai fora dos garfos ai num entra e nem sai marchas , mais nao escapa nenhuma , um velho mecanico aqui perto me disse que se um torneiro encher os garfos ela fica boa, sera??

antonio umino
02/04/2013, 23:15
Juleymar......
Falando sobre o engate de marchas (alavanca no assoalho)....
No jeep tem uma torre e ao centro dela a alavanca que tem um redondo que encaixa nesta torre... e a alavanca continua até aos garfos de engate de marchas.........onde termina com um quadrado.....
Geralmente no redondo (bola) tem uma trava (agora não sei te dizer se um pino ou parafuso)....que costuma gastar e que por ali dá a folga (engate impreciso). e na ponta o quadrado....que também costuma gastar causando a sensação de folga.....
Às vezes também na ponta do garfo onde gira a luva, costuma ter desgaste. Mas acho que o que faz o engate é a alavanca, então tem que revisar a torre, a alavanca e o quadrado. feito isto verifique os garfos...
Tem mais gente entendido nos cambios dos jeeps. mas deve ser isto....
vamos aguardar a opinião dos colegas foristas.
Ok.
abçs até mais.

Paulo Limão
06/04/2013, 20:39
Amigo, tenho o mesmo problema, abri a caixa e surpresa!!! cade o oleo?
Abraços

Amigo, boa noite
Pelo menos no meu óleo não é, vou ter que mandar abrir mesmo pra ver a causa do barulho! Por enquanto tá rodando bem...

[]'s

Jfsouzalima
12/09/2014, 09:23
Olá amigos, tenho um jeep willys 57 com câmbio original de 3 marchas normal, sou um pouco leigo principalmente em relação a 4x4 e a reduzida e estou tendo o seguinte problema, após usá-lo para colocar um barco na água usando a 4x4 e reduzida as marchas normal não estão funcionando com a 4x4 e reduzida desligada ele engata a primeira mas não anda, só anda agora com a reduzida acionada. Oq pode ser?

eliasFerreira
12/09/2014, 09:49
Após colocar o barco, ele só anda 4x4/reduzido?
"Nunca mais" andou 4x4/normal? Ou mesmo 4x2?

A alavanca da reduzida deve estar caindo no neutro, aí o jeep não sai do lugar.
A alavanca pode estar emperrando antes de entrar na posição normal (direta).

filipe_fsg
12/09/2014, 09:53
Da uma olhada se a alavanca da reduzida não esta em posição de neutro, segue uma foto das posições das alavancas em seu jeep. Abraço!
477180

edit: Isso mesmo Elias...

Viniciusaol
12/09/2014, 09:59
Meu tbm é 3 marchas e tava assim, mas era porque a alavanca da reduzida nao encaixava bem na posiçao normal (pra tras) e ficava em neutro (no meio) entao engatava marcha e nao saia mesmo... quando acontece isso eu deixo o jeep movimentaar um pouco pra frente ou pra tras forçando a alavanca na posicao normal e ela encaixa... olha tbm se nao tá pegando na lata da tampa e forçando a alavanca...

xibiu!!!
13/07/2016, 21:14
Amigos.

Se poderem me ajudar agradeço.

Estou usando um Câmbio 4 marchas no meu Jeep ano 65 e tenho vontade de comprar um câmbio reserva.
Agora vem as perguntas.
1-Qual o câmbio original para o ano do meu Jeep (1965). Seria o de 3 ou 4 marchas??
2-Sei que alguns de 3 marchas engatam muito duro a 1°, mas a 2° e 3° entram normal??
3-Qual teria a velocidade final mais longa e portanto poderia tornar o meu Jeep mais econômico?
4-Dá muito trabalho (mudanças mecânicas) a troca de um pelo outro??
5-Aconselhariam alguém fazer essa troca??

Agradeço pela ajuda.

antonio umino
13/07/2016, 22:47
Xibiu. o jeep 1965 . saiu de fábrica com a caixa de 3 marchas com a primeira sincronizada.....

os anteriores a 1965. ou seja até 1964 era de 3 marchas com a primeira seca.......

Os de 4 marchas vieram nos jeeps no ano de 1975..... se não me engano.. (vamos ver opinião de outros ).

No final tanto de 3 marchas ou de 4 marchas é o mesmo 1x1.... a velocidade final fica a mesma.....

abraços.

Jacimar
14/07/2016, 09:03
Bom dia prezados ! tenho câmbios de 3 e 4 marchas com BF161, como o Antônio disse a última marcha é 1:1 e o meu CJ58 é mais solto por causa do diferencial que é mais longo em relação ao CJ64, a caixa de 4 marchas obviamente tem um escalonamento melhor mas gosto muito do 3 marchas pelo fato da ré ser no lugar da 1ª, é muito ágil para manobras e "balançar" o Jeep em caso de enrosco . . . quanto a arranhar, já acostumei tanto e cada Jeep tem suas manias, nem percebo quando saio de um para o outro ou para a C-10 - que tem suas manias também - abraço !

xibiu!!!
14/07/2016, 21:07
Amigos.

Se poderem me ajudar agradeço.

Estou usando um Câmbio 4 marchas no meu Jeep ano 65 e tenho vontade de comprar um câmbio reserva.
Agora vem as perguntas.
1-Qual o câmbio original para o ano do meu Jeep (1965). Seria o de 3 ou 4 marchas??
2-Sei que alguns de 3 marchas engatam muito duro a 1°, mas a 2° e 3° entram normal??
3-Qual teria a velocidade final mais longa e portanto poderia tornar o meu Jeep mais econômico?
4-Dá muito trabalho (mudanças mecânicas) a troca de um pelo outro??
5-Aconselhariam alguém fazer essa troca??

Agradeço pela ajuda.

Olá amigos.

Continuam ainda algumas dúvidas quanto ao assunto:
A substituição é simples? é só tirar um e colocar outro...???
Tem alguma diferença com modelos de eixo piloto ou acoplamento da embreagem?
A caixa seca p/ motor BF 161 é igual nos dois modelos de câmbio??
Me desculpem os craques no assunto mas, em mecânica de cambio e motores Jeep, conheço pouco.

Agradeço pela ajuda e comentários.

antonio umino
15/07/2016, 00:00
Olá amigos.

Continuam ainda algumas dúvidas quanto ao assunto:
A substituição é simples? é só tirar um e colocar outro...???

Sim ... subistituição é simples.....

Tem alguma diferença com modelos de eixo piloto ou acoplamento da embreagem?
Todos são iguais. diferente no motor OHC. 4 cilindros...

A caixa seca p/ motor BF 161 é igual nos dois modelos de câmbio??
Sim... caixa seca igual

Me desculpem os craques no assunto mas, em mecânica de cambio e motores Jeep, conheço pouco.

Agradeço pela ajuda e comentários.

Tá respondido.

abraços.

xibiu!!!
15/07/2016, 20:46
Tá respondido.

abraços.

Agradeço os amigos Jacimar e Antônio Umino pelo modo sempre solícito, auxiliando nas dúvidas dos foristas do 4x4 Brasil.
Neste caso específico, para muitos usuários, são respostas de simples complexidade, mas para mim não menos importante.

abraço;

Aristides Jr
24/10/2017, 20:59
Gosto do meu também! A uns 25 anos atrás abrí para ajustá-lo melhor, deixei justinho a tampa, realizando os serviços que o Antonio Umino descreveu! Só acrescento dar atenção nas molas e esferas dos eixo que também podem prejudicar deixando os engates mais duros! Hoje estou refazendo porque tirei ele para trocar a embreagem, estou aproveitando para trabalhar a parte de vazamentos, substituí os rolamentos. Sobre o oleo, não é mais fabricado o indicado na época dele, atualmente há recomendação para não utilizar oleo GL4 ou GL5, a opção é oleo para motores diesel 25w60, tem as propriedades do oleo original e mais qualidades. Enfim se tivesse que trocar de cambio sem dúvida seria por um automático!

pontespunk
23/10/2019, 14:44
Boa tarde Confrades.

Recente minha aquisição de um jeep willys 63, cujo cambio e motor estavam fora do veículo e algum tempo parados.
Montamos toda a mecanica, e sobre o cambio, não engata 2 marcha, as demais 1 / 3 e ré funcionam bem.
Consultando fotos no dr. google parece que meu cambio não tem o mesmo tanto de engrenagens :shock:

Alguém poderia dar um palpite do que possa ser o impasse?
Obrigado!

Sydney66
23/10/2019, 21:16
Prezado Pontes, boa noite.

Pela foto seu câmbio é de 3m com 1ª seca, ou seja, não sincronizada, são os primeiros modelos de câmbio do jeep.
A foto mostra que a luva de 2ª e 3ª marchas está engatada na 2ª marcha. Nesta posição da foto, se o câmbio estiver fora do veículo, gire a ponta do eixo piloto com a mão (fica do lado esquerdo da foto), a ponta de eixo de saída da caixa (o lado direito da foto) deve girar.
Caso não gire veja se essa engrenagem do meio (é a de 2ª m) não está girando, se estiver o problema pode estar no engate da luva do sincronizador de 2ª e 3ª, que é essa peça entre as 2 engrenagens da esquerda. Ela não está acoplando corretamente na engrenagem do meio.
Pensei em ser problema no cubo do sincronizador, mas isso faria com que a 3ª marcha não funcionasse também, mas como está ok, o problema está relacionado ou ao engate da luva ou a dano severo na engrenagem do eixo carretel que fica abaixo de tudo isso da foto, que deve estar mergulhado no óleo, se baixar o nível vai enxergar.
Como ele já estava parado há muito tempo, tem que substituir por óleo novo mesmo.
Faça o teste e nos diga o que aconteceu.

Abs

Aristides Jr
24/10/2019, 11:29
Olá pontes punk!

Se tivesse acontecido algo tão sério veriamos pedaços faltando em vários lugares.
Este cambio é muito forte! É dificil quebrar assim!

Não dá para ver muito bem! Mas nesta foto parece que os dentes pequenos da 2 marcha estão muito desgastados.

Puxa esta luvas até o ponto do meio e envia uma nova foto!

É fácil e barato colocar este cambio para rodar denovo!

Att. Aristides Júnior

pontespunk
25/10/2019, 22:15
Sydney66, obrigado pela resposta.

O engate feito como mostra a foto foi feito a mão, notei o seguinte:
Que ao puxar o sincronizado para o engate da 2 marcha, todo o conjunto (engrenagem 2 marcha e sincronizado se movimentou) assim não tendo curso suficiente para casar os dentes de ambos, quando fixei com a mão a engrenagem da 2 marcha e puxei com a mão o sincronizado (não deixando a engrenagem de marcha se mover) o engate foi suave e preciso.
Uma pergunta:

Existe alguma trava que fica atrás desta engrenagem de 2 marcha? Pois por esta analogia, penso que o curso da alavanca de câmbio que é pequeno não consegue casar sincronizado e engrenagem devido este movimento que a engrenagem tem neste processo. Desculpe se for alguma indagação lógica, só para posicionar melhor o caminho no momento de fazer algum possível reparo.
Obrigado pela oportunidade e espaço às dúvidas.

pontespunk
25/10/2019, 22:19
Aristides jr, obrigado!

Sim, os dentes estão gastos, acredito que esteja escapando marcha levando em conta a conservação desta com os demais. Se alguém tiver uma nova podemos negociar pra um ajudar o outro.
Obrigado pela colocação, boa notícia ser um câmbio que pode ser confiável.

Aristides Jr
28/10/2019, 09:54
Olá pontes punk!

Vou relatar baseado no que aconteceu comigo.

Minha engrenagem da 2 estava bem gasta nos dentes pequenos, quase a metade da espessura!

Achei no desmanche uma engrenagem muito boa! mas estava numa lata misturada com um monte delas, ninguém sabia do que era.

A minha engrenagem montada era lisa nesta parte de trás, e esta outra que havia encontrado e comprado (assim como a sua) tinha uma entrada na parte de trás! No furo central havia uma bucha de metal amarelo, mandei para o torneiro embuchar para ficar justa no eixo, e recomendei que ele deixasse material da bucha até a face da engrenagem. Mas não foi assim, ele cortou!

Procurei uma arruela e fiz um calço, no furo central cortei e dobrei umas duas ou tres pequenas abas para ela travar na ponta do entalhado de trás. (Acho que hoje eu faria adicionando material com solda, retificaria para encaixar justinho).

O calço é fixo no entalhado e a engrenagem gira, tem bastante superfície de contato quase não há desgaste.

Estou rodando assim fazem uns 25 anos, depois disso já abri o cambio para verificar e estava tudo OK!

Ficou complicado não é!

Enfim neste caso precisa ajustar para a engrenagem da segunda para ela trabalhar mais próxima da luva de engrenamento, não pode ficar presa, tem que girar livre, mas não pode haver mais que alguns décimos de espaço.

Se fizer este ajuste, e também fresar os dentes mais a verificação da mola que trabalha na esfera da tampa, não escapa mais.

Continue postando para sabermos se teve sucesso.

Att. Aristides Júnior

Sydney66
28/10/2019, 19:37
Pontes boa noite;

Desculpe a demora em responder, é que normalmente vejo no dia seguinte se houve respostas, mas não entro todos os dias, só hoje verifiquei sua resposta e ela ajudou muito sim. Existe no conjunto um anel chamado anel de retenção do cubo do sincronizador, acho que é vendido no conjunto de reparo do câmbio, ele é responsável por manter o sincronizador e, consequentemente, a engrenagem no devido lugar. Com o detalhe que você deu significa que ele foi para o saco e com isso o cubo se movimenta também e seu raciocínio está correto ai não tem curso suficiente a alavanca para o engate.
Você terá que desmontar o câmbio para esse reparo, mas apenas o eixo piloto e secundário, não precisa mexer no carretão, se você for do tipo que gosta de resolver você mesmo mãos a obra, se não entregue a quem sabe pois existe uma sequência de desmontagem de deve ser seguida.
Abraços e espero que corrija seu problema, que não é nada grave.

Dimmy
16/05/2020, 09:10
Bom dia

alguem sabe se tem diferença dos cambios do cj3A (51) para os cambios do cj5 ate 1964, no caso o 3 marchas 1ª seca?

Sydney66
16/05/2020, 19:37
Boa noite Dimmy;

Do modelo CJ2A após a série 38221 e para todos os CJ3A, o câmbio é o mesmo modelo com alavanca no assoalho (anterior a esta série a alavanca era na coluna) e de 3 marchas com 1ª seca, mas não posso afirmar se as relações de 1ª e 2ª eram as mesmas dos CJ5 até 1964, apenas que a carcaça desses câmbios eram diferentes, a tampa era de 6 parafusos, os dos CJ5 tinham a tampa de 4 parafusos. Esses mais antigos, se não me engano, eram câmbios T-90 (6 parafusos) e os mais novos eram câmbios Willys.
Mas esse detalhe, certeza mesmo só com o pessoal antigomobilista, colecionadores etc.

Sydney66
17/05/2020, 16:47
Boa tarde Dimmy;

Vasculhando uma coisas velhas em casa descobri um detalhe para completar a informação anterior.
As relações eram as mesmas excetuando a ré, nesta caixa é mais curta, 3,798:1 enquanto na posterior é 3,544:1

Dimmy
18/05/2020, 08:30
Boa tarde Dimmy;

Vasculhando uma coisas velhas em casa descobri um detalhe para completar a informação anterior.
As relações eram as mesmas excetuando a ré, nesta caixa é mais curta, 3,798:1 enquanto na posterior é 3,544:1

Bom dia

eu tenho um Cambio que o eixo secundario é mais fino na ponta, onde vai os roletes no eixo piloto.

mas não contei os dentes para ver ainda.