PDA

Ver Versão Completa : CJ 5 1964 - Frankenstein



Vinicius_4x4
14/11/2005, 11:25
Ae gurizada! Tirei um tempinho para apresentar à vocês o meu jeep.

O jeep foi adquirido em início de agosto de 2004 e desde de lá vem me acompanhando nas trilhas :lol: .
Foi na trilha de Palmares do Sul, que para quem não conhece ocorre em plantações de arroz e na beira da lagoa, que tive a minha iniciação no mundo off road com o jipe. Ao fim de cada atoleiro ficava muito feliz com a nova aquisição que fiz. Mas no final das contas o antigo motor BF 161 abriu o bico e completei a trilha só com 3 cilindros funcionando :lol: .
Como não tinha muita grana para adaptar outro motor, comprei outro BF 161 e coloquei no jeep. Este funcionou até o fim fevereiro de 2005 passando por diversas enrascadas.

Configuração na aquisição?

:arrow: Pneus FateO 750 aro 16";
:arrow: Rodas Mangels - modelo triangular;
:arrow: Freios tambor originais - tem que pedalar 3 vezes pro freio ser totalmente acionado;
:arrow: Pedaleira suspensa;
:arrow: Hidrovácuo e cilindro mestre do opala;
:arrow: Motor original 6 cilindros BF 161;
:arrow: Bancos de corsa;
:arrow: Santo antônio feito em casa.

Na volta do verão, comecei a desmontar o jipe, pois em uma trilha realizada houve uma colisão com o jipe e este entortou o chassi e tive que alinhar. Aproveitando que tava desmontado resolvi reforçar o chassi com chapas soldadas nas abas superiores e inferiores.

Vinicius_4x4
14/11/2005, 11:39
Referente ao reforço:

Utilizei chapas com expessura de 3/16 (4,7 mm) e nesta foi feita soldas em "zig-zag", explico melhor :lol: : foi soldado por 50 mm de um lado, depois foi dado um espaço de uns 30 mm e soldado 50 mm do outro lado da chapa. Somente na frente e atrás que foi soldado pelos dois lados da chapa, para que ficasse bem firme.

No momento que estava fazendo o reforço no chassi pesquisei bastante aqui no fórum e abri um tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8409&postdays=0&postorder=asc&highlight=refor%E7o+chassi&&start=0

Vinicius_4x4
14/11/2005, 13:30
Seguem as fotos de chassi com o reforço feito e o acabamento em KPO feito para que, onde não havia soldas, não juntasse barro e enferrujasse o chassi.

SmootH_
14/11/2005, 22:00
cara, foi so eu bota o olho na foto, e fui direto confiri se tu era do sul :lol:
posta mais umas fotos do jeep ai!
abraço!!!

Vinicius_4x4
15/11/2005, 18:06
Depois de pronto os acabamentos de KPO no chassi foi feita a pintura do mesmo e ao mesmo tempo a lataria foi para o jato de areia! Mal sabia eu a surpresa que viria por baixo da tinta e massas, fora alguns retalhos de fibra na lataria do jeep :evil: .
Bom jateei tudo e o plano era somente passar um fundo na lata do jeito que viesse do jato de areia e depois pintar com uma cor escolhida. Acabou vindo a lataria do jeep toda cheia de remendos feitos com chapas e soldas e coisas e tal :lol: . Como não estou interessado em jeep com lataria retinha, mandei ver assim mesmo - passei o fundo e depois pintei sem aplicar massa. Foi feito uns recortes na lataria pois havia locais na traseira do jeep que estava com muitos furos e do lado do motorista havia detonado a parte traseira com a colisão ocorrida na triha (a qual entortou o chassis também).
O único acabamento feito foi com KPO, sempre ele neh :mrgreen: , que apliquei nos cantos da carroceria do jeep para que ali não acumulasse barro.
Seguem fotos da parte que eu chamo de pintura e corte! Até parece cabelereiro :mrgreen: . Porque chapeação certamente não foi o que fizemos com o jeep!!

SmootH_
15/11/2005, 19:30
curti muito esse verde

Ed
16/11/2005, 09:57
por onde vc encontrou essa cor???

vc tem algum catálogo???

quero escolher uma cor, mas na net não acho nenhum catálogo!! :pensativo:

[]'s desbotados

Vinicius_4x4
16/11/2005, 11:20
Realmente esta tinta me agradou bastante também! Deu uma cara bem loca no jeep :twisted: .

Ed,

Eu fui numa loja de tintas aqui em Novo Hamburgo e pedi os catálogos. Eles tem um monte, é separado por montadora (VW, Fiat e outros, tem até de importados). O tri é que o cara pode comparar com a cor que vai ficar o chassi ou outros detalhes que o cara queira fazer no jeep. Qualquer loja de tintas tem que ter estes catálogos, pois quem quizer comprar uma tinta para definido carro é só ir lá e ver direito qual o nome da tinta e fazer um pequeno acerto.

[]´s

Ed
16/11/2005, 11:24
belesss, vinicus!!!

vou dar um pulo numa loja de tintas e dar uma olhada nos catálogos!!! :concordo:

muito obrigado!!

[]'s

fugger
16/11/2005, 11:39
Vinícius

Detalha um pouco mais esta estória de KPO. :roll:

Pode ser uma saída para a ferrugem debaixo do reforço do chassi.

[]´s

Vinicius_4x4
16/11/2005, 13:35
fugger,

O KPO é um produto bicomponente. Deve-se misturar uma massa cinza escura com um produto líquido, cuidado pois deve ser muito bem misturado para que uma parte não fique muito dura e outra "molenga" :lol: ! O tempo limite para aplicação do produto é de aproximadamente de 1 hora à 1 h e 30 min., depois disto o produto já fica bem ruim de aplicar. Para aplicação eu utilizei uma espécie de espátula de plástico, a mesma que é utilizada para aplicar massa plástica. Ao finalizar a aplicação fiz uma limpeza de onde tinha ficado umas rebarbas de KPO para dar um certo acabamento com uma estopa molhada no thinner.

OBS.: Eu aconselho ao utilizar este produto utilizar a lata de um vez só, ou então cuidar bem das proporções aplicadas. Em uma outra ocasião eu usei a dosagem errada de cada componente do produto e o KPO ficou bastante mole. Resultado: tive que tirar e aplicar novamente :? , deu um trabalhão.

O KPO é utilizado para dar acabamentos em carrocerias automotivas e pode ser encontrado em qualquer loja que venda tinta por um preço de aproximadamente R$ 10,00. Eu utilizei para o chassi inteiro (reforço em cima e em baixo) cerca de uma lata e meia.

Ah, um inconveniente. Se ao aplicar o KPO tu sujar as mãos com o produto o cara passa um certo trabalho para tirá-lo da mão. Tem que perder um tempo com uma estopa e thinner :mrgreen: !

Outro detalhe: o KPO fica com uma consistência um pouco dura. Dura o bastante para não sair com água (não sai nem com lava-jato), porém acredito que não fique tão dura a ponto de prejudicar a flexibilidade do chassi, como aconteceria no fato de se soldar por toda a extremidade do reforço (chapa).

Grande abraço! Qualquer dúvida dá um grito aí! :concordo:

fugger
16/11/2005, 13:44
Valeu Vinicius

Tô pra fazer o reforço do chassi e tava procurando algo assim.. :concordo:

[]´s com o problema resolvido, eu acho...

Vinicius_4x4
17/11/2005, 16:35
Daí gurizada! Achei umas fotos aqui no computador de quando o chassis veio do jato de areia, pela primeira vez (antes de fazer os reforços). Tinha umas trincas bem feias e a travessa da frente tinha que ser trocada, fora as outras coisas que foram feitas - até trocamos partes do chassis por chapas novas pois estavam muito ruins as peças substituídas.
Reparem nos reforços feitos com cantoneiras - tah louco, o antigo dono do jeep fazia cada coisa nele.
Seguem as fotos ...

Vinicius_4x4
17/11/2005, 16:41
Mais fotos ...

fugger
18/11/2005, 08:19
PQP essa última deve ter sido a mais fácil de alinhar... :D
Como vc fez isso? :pensativo:

[]´s

Vinicius_4x4
18/11/2005, 13:24
Bah, aquilo ali foi uma invenção do mecânico que antigamente fazia o jeep. Nem sei se é correto fazer aquilo (trocar partes do chassi do jeep) :pensativo: . Mas foi a solução para deixar o troço ajeitado porque tava muito feio as trincas naquela região e tinha uns buracos no chassi naquela região :evil: . Veja bem onde tem uma cantoneira (aliás tem dos dois lados a cantoneira - vide fotos mais acima) pode-se ver que falta um pedaço do chassi ali e a cantoneira tah completando isto. Aí trocamos aquela parte toda por chapas dobradas em forma de U nas medidas do chassi e substituímos pelos pedaços existentes. O chassi ficou alinhado, mas é que a parte que estava torta no chassis não era na frente e sim atrás, logo a frente a travessa que tem (tem aquela em forma de V e outra logo à frente neh - é nesta à frente).
Conforme tinha dito antes, o chassi entortou com uma colisão com outro jeep. Ele bateu no canto traseiro do lado do motorista e jogou o meu jeep pro lado. :evil: Cara este chassi já sofreu bastante, mas agora acho que ficou legal com os reforços que fiz.
Dá o teu parecer aí - se tu acha correto fazer isto ou não? Que eu não sei não, mas como o mecânico falou confiei nele :pensativo: .

Valeu :concordo: !

fugger
18/11/2005, 13:56
Não vejo problema corte da parte ruim e susbtituição por outra parte nova, a maioria dos caminhões que rodam nas ruas e estradas tem i chassi alongado desse modo. Alguns usam reforço, quando trucados, outros (tipo baú de mudança) não.

Mas o alinhamento é o problema... :pensativo: Parece caprichado, mas o cara conseguiu deixar alinhado?

Outra coisa é a suspenção...Vc comprou algum kit pronto?

E quanto ao motor, pq vc não parte logo pra um injetado?

[]´s parpiteiros e perguntadores

Vinicius_4x4
18/11/2005, 14:47
Mas o alinhamento é o problema... Parece caprichado, mas o cara conseguiu deixar alinhado?


Olhando para o chassi parece que tah alinhado sim. Pelo menos no teste do meu olho crítico passou :mrgreen: !!



Outra coisa é a suspenção...Vc comprou algum kit pronto?


Comprei tudo original da bandeirante, exceto o suporte de mola que vai ligado direto às molas (não o que é ligado ao jumelo) que vieram da Maceral e foi soldado no chassi. Esta adaptação não fui eu quem fiz - levei no mecânico - pois fiquei com medo de fazer errado :mrgreen: . Na frente tah com 4 feixes e na traseira 3 feixes (sendo que cada um destes era dos mais grossos, não lembro a medida agora, mas tinha dois tipos de "chapas" para os feixes).



E quanto ao motor, pq vc não parte logo pra um injetado?


Pois é, também me pergunto quanto a isto :lol: . Só que não surgiu nenhum ainda pela frente que seja barato. O único injetado que vi para compra era o da silverado só que não tinha a parte elétrica, e já vi vários tópicos perguntando sobre isto e sempre deu dor de cabeça, daí pulei fora. Mas parece que este motor é plug and play com a caixa 3 marcha da C10 neh? Sabe algo sobre isto?

Tô para tirar mais fotos dos detalhes, mas quando fui no mecânico - o jipe tah lá para colocar o motor e o freio - me esqueci de levar a máquina.

Aí fugger, pode palpitar a vontade, que fiz este tópico justamente para isto - mostrar o que fiz no jeep e trocar idéias e dicas com os outros jipeiros :concordo:

Grande abraço!!

Vinicius_4x4
18/11/2005, 15:02
Aqui vai um link de um tópico que criei para tirar algumas dúvidas que tive durante a instalação da suspensão. O tópico ainda está inacabado pois ainda não postei as fotos do trabalho final, pois ainda não as tenho :mrgreen: ! Assim que tiver vou colocar aqui e lá também que é para ficar organizado :concordo: !
Mas no tópico tem a instalação de um kit de suspensão da bandeirante que o Thiago Rodeghel instalou no jeep dele.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11253&postdays=0&postorder=asc&&start=0

Falow :mrgreen: !!

fugger
18/11/2005, 15:03
Mas parece que este motor é plug and play com a caixa 3 marcha da C10 neh? Sabe algo sobre isto?


Um pouquinho... tô com um desses instalado. :twisted:
O prolema é que estes motores ficaram muito caros. tem muita gente procurando.
Eu esperaria mais um pouco e investiria num injetado, mas é questão de go$to...

[]´s

Vinicius_4x4
18/11/2005, 18:32
Ae gurizada!! Tô colocando umas fotinhos de um dos equipamentos novos que o jeep vai receber :mrgreen: !
OBS.: Este ítem tava precisando, porque antes era três bombeada no pedal para freiar ... hauhauhauhau. Pânico no jeep :mrgreen: :mrgreen: , mas agora a vida é outra.
Aqui vai o meu agradecimento ao Giovani também, pois ele teve que aturar várias MP´s minhas enxendo o saco dele para saber à respeito do kit :lol: . Valeu Giovani :concordo: !!

Vinicius_4x4
18/11/2005, 18:38
Opa! Faltou fotos :putz: ...

Ah! Ainda não instalei ainda os freios, portanto não posso dar o meu parecer ainda. Assim que tiver vou relatar a minha experiência :lol: . Mas de vista o bagulho parece ser bem legal :mrgreen: !!

Vinicius_4x4
01/12/2005, 20:14
Dae gurizada!! Mais fotos do jeep. Agora ele tah com os freios do Berga instalados.

Vinicius_4x4
01/12/2005, 20:18
Uma fotinho do motor 250 S :dance: :dance: . Segundo o dono ele tah com o comando trabalhado para ficar mais nervoso ... o loco :lol: , vou ter que dar maracujá para ele se acalmar pelo jeito ... hauhahaua

fugger
01/12/2005, 20:23
Vinicius

Bacana esse reforço do chassi! :D
Esse coxim não é dop 4cil não?
E o suporte não tá meio frágil? O bicho é forte, eu faria mai reforçado. :wink:

[]´s parpiteiros novamente!

Vinicius_4x4
01/12/2005, 20:31
E aqui o luxo dos luxos :mrgreen: - A embreagem hidraulica - :mrgreen:
O kit, se não me engano, foi comprado na Mercedes Benz e é utilizado nos caminhões :concordo: . Quando tiver mais informações posto aqui, tah faltando o código das peças, que não me lembrei de pegar :putz: !

Vinicius_4x4
01/12/2005, 20:41
Esse coxim não é dop 4cil não?


Não sei dizer ao certo, mas tah parecendo que sim neh :pensativo: , vou até questionar isto amanhã pro mecânico! Porque se for ele vai ter que trocar, não deve aguentar este motor.



E o suporte não tá meio frágil? O bicho é forte, eu faria mais reforçado.


O mecânico tah acostumado a fazer esses suportes, acredito que não faria m.. no jeep. A chapa utilizada é bem grossa e além do mais ele sabe que vou utilizar o jeep para azucrinar, portanto acredito eu que ele não vá fazer algo para mim voltar lá para ele refazer algo que deu errado. Mas vou comentar isto também com ele :lol: , pelo menos já vou ter falado antes caso algo dê errado.

Valeu pelas dicas aí fugger :concordo: ! Já fez o reforço do teu chassi?

Grande abraço!!

GustavoRisso
02/12/2005, 08:26
Vinicius,
Estou pensando em colocar embreagem hidráulica e estou usando o mesmo conjunto mecânico que você: 6 opala + clark 4 marchas. Se você puder listar as peças que utilizou ou o caminhão que utiliza esta embreagem me ajudaria bastante. :concordo:
Obrigado.
[]'s ansiosos também para ficar pronto ...

Vinicius_4x4
02/12/2005, 08:34
Se você puder listar as peças que utilizou ou o caminhão que utiliza esta embreagem me ajudaria bastante.

Pode deixar. Estou devendo isto para mais gente também, assim que tiver coloco aqui :concordo:

Falow!!

fugger
02/12/2005, 11:45
Já fez o reforço do teu chassi?


Ainda não... :cry: pretendo começar isto neste fim de semana. :roll:

Um sistema hidráulico de empreagem que também fica legal no jeep é o da Toyota. :wink:

Vinicius, sem querer abusar mas vc poderia bater mas fotos dos detalhes da suspensão? :lol:

[]´s

Vinicius_4x4
02/12/2005, 14:32
Vinicius, sem querer abusar mas vc poderia bater mas fotos dos detalhes da suspensão?

Pode deixar! Assim que tiver a chance já tiro mais fotos. Daí já me informo melhor sobre os detalhes da embreagem e o coxim do motor.

Falow!!

Vinicius_4x4
04/12/2005, 20:07
Citação:

Esse coxim não é dop 4cil não?



Não sei dizer ao certo, mas tah parecendo que sim neh , vou até questionar isto amanhã pro mecânico! Porque se for ele vai ter que trocar, não deve aguentar este motor.


Sobre o coxim: segundo o mecânico ele é um coxin utilizado para caixas de caminhão e é mais forte que o do opala 4 cilindros pois o parafuso utilizado neste coxim é um M12 (apesar de ter uma aparencia bem semelhante com o do opala 4 cilindro). Ele disse que este coxim aguenta o motor, vamos descobrir daqui uns dias :twisted: !!

Quanto o suporte do motor, o Giovani me deu umas dicas também e me enviou umas fotos do suporte utilizado no T-Rex (muito mais forte dos que estão sendo utilizado no meu jeep). Vou trocar uma idéia com o Renato (mecânico) e ver o que que ele sugere que se faça para reforçar o suporte :concordo: .

Valeu pelas dicas!! E assim que tiver mais alterações posto aqui.

Até mais 8) .

isaianet
04/12/2005, 20:28
e que venham os pneus novos!!!!! :dance: :dance: :dance:

hghehheehe :palmas:

Ricardo Baldessar
05/12/2005, 09:41
Tah ficando o bicho
Parabéns pela viatura Vinícius.
Vc poderia me dizer de que carro saíram aqueles coxins q vc utilizou como calço da carroceria?Qual a altura deles?
Gostei do resultado e estou pensando em trocar os meus.

Vinicius_4x4
05/12/2005, 15:24
e que venham os pneus novos!!!!!

É isto aí :mrgreen: :mrgreen: . Pra quem não sabe to comprando os pneus 3K Frederico do Carlinhos (Isaianet) que vão chegar na quinta-feira :dance: :dance: . Isto é! Se ele não se perder em Novo Hamburgo neh ... hauhauhauhau. Tô te aguardando meu


Parabéns pela viatura Vinícius.
Vc poderia me dizer de que carro saíram aqueles coxins q vc utilizou como calço da carroceria?Qual a altura deles?

Valeu Ricardo!
Os calços são de F4000 e tem 5,5 cm de altura e de diâmetro aproximadamente 9 cm. Os parafusos de fixação são M12 e junto com o calço só vem as "porcas" prisioneiras, tem que comprar os parafusos separado e daí já compra do tamanho adequado :concordo: .

Vinicius_4x4
07/12/2005, 18:17
Kit embreagem hidráulica é dos caminhões Mercedes Benz, como tinha dito anteriormente.

:arrow: O cilindro superior é do caminhão Mercedez Benz 608.
:arrow: O cilindro interior e demais peças é do caminhão Mercedez Benz 1214/1414.

Em seguida vou ter os códigos dos produtos. Vou ter que olhar na nota fiscal.

[]´s

Vinicius_4x4
13/12/2005, 10:42
Em breve mais fotos.

Mas para o momento, tenho novidades sobre o jeep :mrgreen: . Conversando com o antigo dono do motor eu descobri que o comando que existe no motor é o comando 285 que vinha no Puma GTB :twisted: !

Agora eu to fazendo a parte elétrica dele, e em seguida partirei para a surdina (ou escapamento). Logo, logo terei fotos dele, inclusive em trilha :dance: :dance: , a qual será no próximo sábado.

[]´s

Vinicius_4x4
26/12/2005, 10:20
É! A trilha "do próximo sabado" deu zica :? . O jeep apresentou alguns problemas e voltou para a mecânica. Mas já tah comigo de novo.

Fui fazer a vistoria no detran e passou, porém eles me exigiram o laudo do inmetro, pois eu troquei o motor (marca e potência diferente do que o antigo BF 161) - me fu... :evil: . Agora vou ter que providenciar um monte de coisas para ser aprovado pelo inmetro, além de um bom despachante.

O jeep tah muito tri, o motor é muito forte mesmo e a suspensão da band é muito boa. Valeu a pena tanto investimento. Falta só conseguir fazer esta vistoria, que veio pra me arrebentar a felicidade.

Em breve fotos!

Vinicius_4x4
27/12/2005, 16:13
Para adquirir o laudo do inmetro estou instalando o freio à disco traseiro (UBD) com pinça de golf para que seja possível a utilização de um freio de estacionamento. Os cara pedem de tudo nesta coisa :? .

Se alguém quizer me ajudar na instalação aí vai o link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=209897#209897

Vinicius_4x4
28/12/2005, 19:04
Bah, tô tomando um laço para instalar o freio à disco na traseira. Mas ao mesmo tempo to aprendendo muito. Assim que é bom :lol: !!

Seguem fotos de algumas atualizações do jeep!

Nas fotos eu falo em deixar a roda com um offset mais negativo. O que que seria isto:
:arrow: Estou pensando em tirar aqueles três cordões de solda que tem na roda soltando a "tampa" e colocar ela mais para dentro. Deixando ela com um offset mais negativo.

Alguém já fez algo parecido? Eu vi um cara que fez isto, ele tem a carroceria de land rover (das antigas) em cima de um chassis de jeep. Daí para deixar os pneus alinhados com a carroceria deixou as mesmas rodas que eu tenho com um offset bem mais negativo.

Será que aguenta? :pensativo: Ou é melhor fazer uns espaçadores? Se caso for para fazer espaçadores eu já tenho as penalas dos freios tambor aqui em casa que dariam um bom molde (pelo menos) para estes espaçadores.

Vinícius-RS
29/12/2005, 23:02
Ae tche! Meu xará, conterrâneo e com jeep verde também!! hauehuaehuehaueh... e essa pintura ai??? pro mato tá boa... :twisted: :twisted:
abração e parabéns pelo jeep, afinal, um 250s.... :mrgreen:

Vinicius_4x4
30/12/2005, 06:50
e essa pintura ai??? pro mato tá boa...

Dae tchê! Pois é, chapeação 100 %. Nada de massa na lataria :twisted: :twisted: . Pra não ter pena de amassar :lol: :lol: !


abração e parabéns pelo jeep, afinal, um 250s....

Valeu meu :concordo: ! Esse motor é realmente forte, para mim que tava com o motor original foi uma mudança e tanto.

Faz trilha onde? Participa de algum jeep clube?

Alessandro Henrique
30/12/2005, 08:27
Vinicius_4x4,
Buenas tche !
Eu estava olhando as fotos da reforma que voce esta fazendo e uma em particular chamou minha atencao, onde aparece o motorzinho :D Nao esta bem visivel, mas aparentemente a polia que esta instalada na arvore de manivelas esta incorreta, parece a do 4 cilindros. Deve ser utilizado a polia original ou seja, o compensador harmonico. Como o compensador eh caro e adora desmontar muitos mecanicos instalam a polia do 4 cilindros. Contudo, esta simples troca acaba com o seu motor!

Sds.

Vinicius_4x4
30/12/2005, 09:38
Alessandro! Dá uma olhada nesta foto. Acho que esta é melhor para a análise.

Vinicius_4x4
30/12/2005, 09:45
Ah! Pode me explicar o porque daria problema utilizando esta polia?!

Seria por causa do tamanho (diâmetro) dela :pensativo: !

Alessandro Henrique
30/12/2005, 10:47
Tche, o teu motor esta com a polia do 4 cilindros.
O compensador harmonico nao eh uma simples polia.
A finalidade desta peca eh a de equilibrar o motor reduzindo vibracoes indesejaveis e de certa forma, comportar-se como um pequeno volante. Alem de, transmitir energia aos acessorios.
Por esta razao, o compensador possui uma massa significativa ou seja, eh pesado em relacao as polias convencionais de chapa. A parte externa da polia esta separada da parte interna por uma borracha. Deste modo, permite-se um certo grau de liberdade entre as pecas. Devido a este fato, em alguns motores nao eh possivel de se efetuar facilmente o ajuste do ponto por que a parte externa esta fora de posicao. Se as marcas nao coincidem ja eh um sinal que a polia provavelmente desmontara.
Devido ao custo da peca, da probabilidade da mesma desmontar com o motor em alta rotacao e da dificuldade de ajuste do ponto (quando fora da posicao) alguns mecanicos recomendam e instalam a polia do motor GM 4 cilindros (151) sobre o miolo do compensador, bastando para isso aumentar o diametro dos furos da polia.
O miolo do compensador harmonio possui tres furos posicionados a cada 120 graus em relacao ao centro. Estes furos nao sao para a fixacao de outra polia e sim para a utilizacao de um extrator especial ja que, conforme dito, a parte externa nao eh solidaria a interna, se for utilizado o extrator convencional de garras o compensador desmontara.
Se voce nao utilizar o compensador ha grandes possibilidades de voce ter o eixo de manivelas quebrado, como ja ocorreu comigo a muitos anos atras :cry: :parede:

Sds.

Alessandro Henrique
30/12/2005, 10:59
Segue abaixo uma foto de um compensador semelhante ao original.

Sds.

Vinicius_4x4
30/12/2005, 11:12
hmm... :pensativo: . Entendi!

Bah, e até tinha este compensador harmônico! Só que um certo dia cheguei na oficina e não tava mais lá no motor e sim eu encontrei esta polia. Até pensei para mim: "Bah! Tiraram a polia dupla e colocaram uma simples só porque eu não tenho DH!" :putz: . Mas na verdade era este compensador harmônico então!

Vou verificar isto com o mecânico.

Obrigado pela dica :concordo: !

Alessandro Henrique
30/12/2005, 11:49
No minimo algum zebu removeu o compensador para obter um troco por fora...
Em todo caso tche, entre comprar uma usada e uma nova, compre uma nova.

Sds.

Vinícius-RS
31/12/2005, 14:21
Eu participo do Cachoeira Jeep Club... Quer dizer, entrei fazem umas duas semanas :lol: :lol:
Vou começar a fazer trilha com o pessoal aqui pela região. Parece que no último final de semana de Janeiro tem um em Sobradinho. E tu, onde faz trilha??
valeu, abração

Vinicius_4x4
02/01/2006, 10:39
Em todo caso tche, entre comprar uma usada e uma nova, compre uma nova.

OK :concordo: ! Vou pesquisar preços que a coisa tah feia aqui :cry: .


E tu, onde faz trilha??

Faço trilhas por tudo. No momento to querendo regularizar o meu jeep para poder levar ele pra praia. Normalmente o pessoal se reune para andar no túia.
Mas não faço parte de jeep clube nenhum ainda. Tô querendo entrar para o pessoal do Lama100tos de São Leopoldo. Conheço alguns do grupo e eles são bem parceria.

Vinicius_4x4
10/01/2006, 10:21
Alessandro Henrique,

Falei com o meu mecânico e a explicação dele foi a seguinte:

"O teu motor não veio com esta polia (compensador harmônico). E nem precisa dela. Esta polia serve para quem tem ar condicionado, pois este sim dá uns tranquinhos na polia e é por isto que tem esta borracha no meio dela. Eu não ia tirar esta polia do teu motor porque dá um trabalhão para tirar ela de lá, do jeito que veio o teu motor eu coloquei pra dentro do jipe!"

Agora já vou adiantando, tenho certeza de que o meu motor tinha o tal do compensador harmônico e conforme constatei hoje foi parar em um motor que ele tem guardado lá na mecânica dele, o qual deste foi tirado a polia que está no meu. Baita cara de pau!!

Por favor verifique se o que o mecânico disse tem alguma coisa a ver, ou isto também é lorota e estou com mais um picareta na lista (bom acho que isto já até sei a resposta) :putz: !!

Grande abraço!! :concordo:

fugger
10/01/2006, 11:18
Por favor verifique se o que o mecânico disse tem alguma coisa a ver, ou isto também é lorota e estou com mais um picareta na lista (bom acho que isto já até sei a resposta) !!


hehehe! pode ser preparar pra buscar este compensador no FV por aí... mesmo os veículos sem ar-condicionado tinham esta polia. :wink:

[]´s

Vinicius_4x4
10/01/2006, 11:22
:evil: Bah mas que pica fumo do car...

Meteu a mão no compensador harmônico na cara dura. Quanto será que sai um destes novo?
Será que posso rodar com a polia do 4 cilindros por um tempo? :pensativo:

Alessandro Henrique
11/01/2006, 06:39
Vinicius,
Como eu disse anteriormente, a peca nao eh uma simples polia. A mesma possui mais de uma finalidade. Esta estoria de tranquinho eh pura conversa fiada, perceba a falta de conhecimento ou malandragem do graxeiro. Em funcao do compensador possuir mais de um sulco para correias isso nao significa que ele deva ser empregado apenas para motores com ar condicionado, simplesmente eh assim por uma questao de logistica evitando que a montadora possua muitas variantes de pecas para o mesmo motor. Sendo assim, o motor seis cilindros com e sem ar condicionado necessitam do compensador por motivos ja explicados anteriormente.
A polia do quatro cilindros vai atender apenas no quisito transmissao de movimento aos acessorios (alternador, direcao hidr., bomba...), mas nao estara contribuindo para atenuar vibracoes indesejadas e equilibrar o conjunto. Entao funcionar com a do 4 cilindros, funciona mas poderas ter o eixo de manivelas (virabrequim) quebrado a qualquer momento! Dependendo do estado atual do motor e do regime de rotacoes utilizado o problema podera se manifestar mais cedo ou mais tarde.
A decisao de rodar assim e sua, mas eu nao andaria.

Sds.

Vinicius_4x4
11/01/2006, 21:04
Bom pelo jeito que as coisas se encaminharam houve um equívoco por minha parte. Falei hoje com o mecânico do ex-dono do motor sobre a tal polia e segundo o mecânico a polia que está no meu jeep foi a que ele havia colocado mesmo (aquela da foto). Portanto não houve troca por parte de meu presente mecânico. Segundo o mecânico que mexia no motor antes de ser meu, foi colocado esta polia pois o motor é muito forte e arrebentava a borracha que tinha no compensador harmônico.

Descobri que além de o motor ter o comando alterado, nele foi feito uma adaptação para a colocação dos pistões do opala 4 cilindro, deixando o motor ainda mais forte :shock: . Também foi feito um pequeno trabalho na admissão (aberto um pouco mais)

Tenho esta dúvida então:

Será que devido a tantas alterações o compensador harmônico deve realmente ser substituído por tal polia ou devo comprar um compensandor harmônico novo.

Pesquisei o preço de um novo é custa R$ 131,00. Mas tem uns 5% de desconto ainda a serem descontado.

E aí pessoal o que eu faço? :pensativo:

Alessandro Henrique
12/01/2006, 06:38
Instala o compensador :concordo:
Ps.: Procura outros mecanicos :pensativo:
Sds.

fugger
12/01/2006, 08:58
Segundo o mecânico que mexia no motor antes de ser meu, foi colocado esta polia pois o motor é muito forte e arrebentava a borracha que tinha no compensador harmônico.


Balela pra boi dormir....

[]´s

Vinicius_4x4
12/01/2006, 09:57
Beleza pessoal, vou instalar o compensador harmônico!
Provavelmente vou ter que levar em alguém especializado neh! :pensativo:

O que que é necessário para instalar este compensandor harmônico. Conforme o Alessandro Henrique disse para tirar é necessário de um estrator especial. E para colocar, o que o pessoal vai precisar?

Muuito obrigado pela ajuda que vocês me deram pessoal :concordo: , sou muito grato por isto. E é devido à este espírito que o fórum é o que é. Todos ajudam onde podem e assim gera um clima muito agradável de se conviver. Valeu mesmo :palmas: :palmas: :palmas: .

Grande abraço!!

Alessandro Henrique
12/01/2006, 11:08
Provavelmente vou ter que levar em alguém especializado neh! :pensativo:

Nao precisa ser especializado, basta apenas ter criterio. Nao eh nada complicado de se fazer.


O que que é necessário para instalar este compensandor harmônico. Conforme o Alessandro Henrique disse para tirar é necessário de um estrator especial. E para colocar, o que o pessoal vai precisar?

Realmente ha necessidade de extrator especial para a remocao. Para a montagem basta aplicar forca no centro do compensador que o mesmo desliza para o lugar. O que nao se pode fazer e aplicar forca na periferia pois o mesmo desmonta.

Sds.

Vinicius_4x4
12/01/2006, 11:34
OK! :concordo:

Então, acho eu, que vou ter que tirar a grade e o radiador fora para ter um acesso melhor na polia.

Existe algum esquema para deixar o motor no ponto, ou simplesmente coloco a polia em qualquer posição e pronto? :pensativo:

Agradeço mais uma vez! :concordo:

[]´s

Alessandro Henrique
12/01/2006, 13:08
O compensador pode ser montado apenas em uma posicao (possui uma pequena chaveta).
Para o acerto do ponto de ignicao do motor utilize a marca presente na periferia do compensador.

Sds.

Vinicius_4x4
12/01/2006, 13:25
Certo!! :concordo:

Hoje à tarde espero instalar já o compensador harmônico.

Dados que coletei através de pesquisas: me falaram que existe dois tipos de polias que posso colocar ali, a original que é igual à foto e existe uma outra denominada dumper. Esta última aguenta rotações maiores (acima de 6.000 rpm). Eu estou optando por colocar a original mesmo, pois não pretendo passar de 6.000 rotações com o jeep mesmo. Um outro amigo meu me falou que poderia utilizar a polia do omega, esta é mais fácil de encontrar do que a dumper e pelo que entendi mais forte (aguenta mais rotação) do que a original do opala.

Se souber algo mais postarei aqui.

Grande abraço!! Compensados harmonicamente :lol: .

Vinicius_4x4
12/01/2006, 13:33
Edit: quando eu falo "igual a da foto" quero dizer igual a foto que o Alessandro Henrique postou e não a que consta no meu motor no momento! :mrgreen:

[]´s

Vinicius_4x4
12/01/2006, 16:59
Daí pessoal, ainda não instalei o compensandor harmônico. Tô sozinho aqui na firma e não posso sair agora para comprar. Mas como o jeep chegou aqui na firma resolvi tirar uma foto para fazer uma antes e um depois. Vejam as fotos abaixo :dance: :dance: :

Vinicius_4x4
16/01/2006, 14:53
Daí pessoal!!

Comprei acessórios para o jeep. Em breve vou instalá-los :mrgreen: .

Constatei um outro problema no jeep. Quando o cara arranca com o jeep os feixes de molas traseiros formam um S, acho que o pessoal daqui chama isto de axle wrap. Tô pensando em adicionar mais uma lâmina às 3 existentes e ver se resolve :pensativo: .

Vinicius_4x4
16/01/2006, 14:59
Dúvidas sobre a instalação do compensador harmônico.

:arrow: Vou precisar de um sacador para retirar a polia existente?
:arrow: Posso dar umas batidas com uma marreta para colocar a nova polia? Claro que cuidando para bater somente na parte interna.
:arrow: Qual dos dois lados fica voltado para o motor?

Acho que era isto! :pensativo:

Ah! Para acrescentar: quando fui comprar o compensador harmônico existiam de dois tipos - um simples e outro duplo. Comprei o duplo pensando no caso de colocar uma direção hidráulica. Acho que posso utilizar esta polia neh??

Grande abraço!!

fugger
16/01/2006, 16:13
Vou precisar de um sacador para retirar a polia existente?


tem que soltar os 3 parafusos e usar um sacador de 3 ganchos...sai tranquilo. :wink:



Posso dar umas batidas com uma marreta para colocar a nova polia? Claro que cuidando para bater somente na parte interna.


Poder, pode...mas use uma madeira pra absorver o impacto.



Qual dos dois lados fica voltado para o motor?


Este lado que tá pra cima na foto entra no retentor do motor. :wink:



Comprei o duplo pensando no caso de colocar uma direção hidráulica. Acho que posso utilizar esta polia neh??


Sem problemas. e boa sorte.

[]´s

Vinicius_4x4
16/01/2006, 16:22
tem que soltar os 3 parafusos e usar um sacador de 3 ganchos...sai tranquilo.


Lá vem o sacador de novo :lol: :lol: . Quanto será que custa um desses grandes hein! Acho que vou acabar comprando um :pensativo: . Teria outra forma de tirar aquela polia?

Vinicius_4x4
16/01/2006, 16:24
Ah!! Desculpa a falta de educação :putz: .

Valeu pela ajuda :concordo: !!

fugger
16/01/2006, 16:41
Lá vem o sacador de novo . Quanto será que custa um desses grandes hein! Acho que vou acabar comprando um . Teria outra forma de tirar aquela polia?


Não sei ao certo, mas não é caro... outra forma só a marreta :discordo:

[]´s

FernandoRisso
17/01/2006, 11:07
Vinicius,

Não entendi o pq do recorte do para-lama traseiro :pensativo: Ou o eixo-traseiro vai descolar uns 10cm para trás ???

[]'s

Vinicius_4x4
17/01/2006, 13:18
Fala Frisso,

Chegaram a instalar a embreagem hidráulica no BoB?


Não entendi o pq do recorte do para-lama traseiro Ou o eixo-traseiro vai descolar uns 10cm para trás ???

O recorte foi feito porque tinha um dos lados que foi batido (colisão com outro jeep em uma trilha) e tava todo amassado. O outro lado também não estava grandes coisas, tinha uns buraco que o antigo dono fez um remendo com fibra e no jato saiu tudo fora. Portanto resolvi cortar fora, já que não iria gastar com chapeação :lol: :lol: .

Mas, como estava falando com o Giovani ontém, há uma possibilidade de se deslocar o eixo mais para trás. Claro que não seria algo a se fazer agora, mas gostaria muito de ter esta alteração de entre eixos no jeep. Além de esteticamente deve ter uma grande melhora em trilhas com este ângulo de saída alterado.

Grande abraço!! :concordo:

Vinicius_4x4
17/01/2006, 15:04
Opa!!

Seguem as fotos da instalação do freio de estacionamento. Foi utilizado todo o conjunto (pinças, cabos de acionamento e alavanca) do golf - o kit é o UBD.

Tem também algumas fotos da substituição da polia e claro - uma dúvida :mrgreen: :

:arrow: Dêem uma olhada onde vai preso a polia, ela tem um pequeno desgaste em toda a sua circunferência. Tem algum problema de eu instalar ela assim? Posso aplicar um pouco de cola branca para não ocorrer algum vazamento de óleo por ali?

Pergunto isto porque um mecânico (daqueles "velho de guerra") me disse que o compensador harmônico arrebenta porque pega óleo na borracha do dito cujo. O retentor, pelo o que eu entendo está bom :pensativo: , mas se avistarem algum problema me avisem :concordo: .

Vinicius_4x4
17/01/2006, 15:14
Faltaram algumas fotos!!

SmootH_
17/01/2006, 15:32
animal heim!!!!
o jeepinho ta ficando fera

fugger
17/01/2006, 16:41
Vinicius

Aproveita e troa o retentor também...
E o kit UBD não usa pinça do Kadett é do Golf mesmo? :pensativo:

[]´s

Vinicius_4x4
17/01/2006, 18:12
Aproveita e troa o retentor também...

Xii!! Já foi :lol: :lol: , montei a polia já!! Mas tu acha que precisa, ou só por precaução? :pensativo:


E o kit UBD não usa pinça do Kadett é do Golf mesmo?

O kit UBD utilizava as pinças do Tempra. O meu foi o primeiro com pinça do golf. Segundo o Berga tah muito difícil de achar as pinças do Tempra. Achei até melhor, pois é a pinça do golf moderno.

Ah! As fotos da suspensão eu to separando tudo, tem umas que eu tirei mas ficaram meio tremidas - vou tirar de novo e te mando pelo e-mail :concordo: .

fugger
17/01/2006, 18:24
Xii!! Já foi , montei a polia já!! Mas tu acha que precisa, ou só por precaução?


Precaução, já tive problemas de vazamento neste retentor. :parede:

Quanto as pinças, tem diferença de tamanho, ou melhor, de área de atrito? :pensativo:

Fico no aguardo das fotos. :concordo:

[]´s

Alessandro Henrique
17/01/2006, 18:54
Vinicius,
O que o mecanico falou sobre a deterioracao da borracha do compensador pela presenca de oleo e verdade. Deve se evitar molhar o compensador com oleos/solventes e etc...
No mais tomaste a decisao correta ao instalar a peca :concordo:

Sds.

Vinicius_4x4
24/01/2006, 10:32
Pessoal!! Finalmente consegui fazer a vistoria do inmetro e ser aprovado :dance: :dance: :dance:

Com isto, juntei as minhas coisas e me toquei pra praia com o jeep para testar ele :twisted: . Dei algumas voltas e realmente o jeep tah muito bom. O motor é muuito forte, os pneus são muito bons também só que depende do tipo de terreno, nas dunas não foram muito bem não, porém no barro é uma ignorancia.
Porém, sempre tem um porém neh :? , já houve quebras :putz: . Em um local tinha uma espécie de valeta onde a entrada era suave só que na outra extremidade havia uma testa de mais ou menos 1 m. de altura (com água dentro). E lá fui eu tentar passar devagarinho, passei tranquilo porém logo após tinha uma duna. Então eu teria que entrar mais rápido para poder passar pela duna também e daí já viu neh! A água pegou na ventoinha mecânica que por sua vez entortou-a e pegou no radiador. Estrago dos grande. O radiador e a ventuínha foram pro vinagre :parede: :parede: !!

Vou ter que arrumar estes detalhes e já colocar um borrachão por baixo para não acontecer de novo. Outra idéia seria colocar uma ventoinha elétrica - assim não vou ter mais problemas de arrebentar o radiador - só que já é mais investimento ainda, coisa que não to preparado agora :mrgreen: .
Alguém tem alguma outra dica para se fazer, para impedir que a água não entorte a ventoinha? :pensativo:

Ed
24/01/2006, 10:42
ventuinha de plástico??? :pensativo:

[]'s sem solução!!!

fugger
24/01/2006, 10:58
Vinicius

Já que vc vai ter que reformar o radiador, monte a ventoinha elétrica. Se não vc vai ter que tirar o radiador depois para instalar o sensor... :concordo:

E todo aparato que instalar para "proteção" da hélice, só vai servir para acumular barro... :discordo:

E as fotos da suspenção? :lol:

[]´s

Vinicius_4x4
24/01/2006, 11:01
ventuinha de plástico???


Era ventuínha de ferro. Mas agora eu vou colocar uma ventuínha de plástico mesmo. Fazer pouco investimento nisto e qd tiver uma grana coloco a elétrica logo e deixo a mecânica em stand by para quando der alguma pane elétrica eu coloco a ventilação mecânica - igual o Giovani faz! :concordo:

Detalhe; mesmo sendo de ferro a ventuinha entortou mesmo, eu não acreditei qd eu vi. Vou tirar umas fotos agora de meio dia e posto aqui.

Ed
24/01/2006, 11:10
a ventuinha do lesmão é de plástico, numa trilha, ela pegou num toco, daí só quebrou, não entortou!!!

Vinicius_4x4
30/01/2006, 08:37
Dae pessoal!!

O radiador foi arrumado e funcionou bem. A ventoinha eu coloquei de plástico e ainda coloquei um borrachão por baixo para que a água não subisse rapidamente. Ficou muito bom ...

... porém, na trilha já teve outra quebra :parede: :parede:

Tava fazendo trilha no túia em Nova Tramandaí/Cidreira e acabou quebrando o rolamento do eixo direito. Pelo o que os entendidos que tavam comigo falaram foi o segundo rolamento, aquele mais de dentro.
Achei que ia ter de passar a noite lá na trilha, mas por sorte consegui ir andando (rebocado na verdade) e levar o jeep até em casa.
Acho que desta vez o furo vai ser mais em baixo $$$ :putz: :putz: , portanto nem fiz orçamento ainda!

Por sorte o pessoal que tava junto na trilha tem um nível de coleguismo e parceria muito alto e sou muito grato pela força que me deram, pois quando foi notada a quebra todos pararam e foram me auxiliar. Além de ajudar na volta. Valeu pessoal :concordo: :concordo: .

[]´s

davidson_iahnn
30/01/2006, 09:49
Cara coisa feia em , mas pelo menos foi o jeep e nao vc :lol: , agora é ver o quanto vai doer no bolso ! :roll: , se tiver foto da trilha antes de estragar bota ai !
falow ! t + abraços
:concordo:

Vinicius_4x4
30/01/2006, 10:15
se tiver foto da trilha antes de estragar bota ai !


Pior que não tenho! :putz: Esqueci de levar a máquina fotográfica para a trilha, mas tava muito boa - choveu a semana passada inteira - daí tu imagina como é que tava os atoleiros :twisted: :twisted: . Num trecho que o pessoal leva 30 minutos para fazer foi feito em umas 2 horas e pouco.

Vinicius_4x4
30/01/2006, 14:59
Dae fugger!
Bah, como é que a tua mensagem apareceu ali. Eu não tinha visto ela antes :parede: :parede: .



Vinicius

Já que vc vai ter que reformar o radiador, monte a ventoinha elétrica. Se não vc vai ter que tirar o radiador depois para instalar o sensor...


O radiador que tenho no jeep já tem até onde colocar o sensor, só que eu não to com grana para colocar ventoinha elétrica no jeep agora. Montei com a ventilação mecânica por enquanto mesmo. E pelo jeito a grana que vou guardar agora vai ser utilizado no eixo :putz: !!



E as fotos da suspenção?


Te mandei hoje! Foi mal pela demora meu, mas to meio enrolado com as coisas aqui. Se precisar de mais avisa :concordo: . Tem até uma foto que fiz uns desenho para acabar com o "eixo girante" :lol: :lol: . O meu eixo girava qd o cara arrancava. Depois ainda o Giovani me mandou umas fotos com um sistema parecido porém mais simples ainda e segundo um link aqui do fórum funciona bem e não limita o curso de suspensão. Tá aí o link para o tópico!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2212&postdays=0&postorder=asc&highlight=molas+helicoidais&&start=20

[]´s

Giovani
30/01/2006, 18:58
:putz: Que zica!!!

Pelas fotos não dá pra dizer se a parte móvel do munhão está mesmo comprometida. Tem uma parte onde descascou a tinta, mas como tem ferrugem por baixo, pode ter sido só uma batida. Para ver se trincou tem que olhar por dentro, despois de limpar a peça.
O que me parece que "arregaçou" mesmo foi a bolota, que está soldada no eixo. O pino do rolamento inferior deve ter feito o encaixe da capa do rolamento ficar ovalado.
E o pior é que isso poderia não ter acontecido, se vc tivesse consertado no local. :P

Então considere ter que trocar a bolota, talvez o munhão e certamente os 2 rolamentos. Torça para não ter afetado a cruzeta e semi-eixos. Vc desengatou a RL?
Desmonte, limpe e mande novas fotos. :concordo:

Se pretende colocar eixos de Rural, já poderia partir pra isso mesmo. À menos que consiga um munhão à troco de uma galinha assada, como eu consegui quando detonei o meu... :lol: :lol:
Vai ficar um pouco estranho, só o dianteiro, não demore muito para trocar o eixo traseiro também...

Ah sim, e quanto aos freios, podem ir para os eixos de Rural, sem problema. :concordo:

[]'s

Elmer_Jeep
30/01/2006, 19:59
Vinicius_4x4, parabéns pelo Jeep. :palmas:

Hoje tirei um tempo pra acompanhar o tópico desde a primeira página.

Na página anterior vc fala de uma das travessas trazeiras que foi reforçada mas não aguentou, etc.
Será que os amortecedores não estão dando fim de curso (aberto ou fechado) e quem tá segurando a pancada é aquela travessa :?: :?:

No mais, gostei das modificações feitas, só falta umas fotos pra mostrar melhor o design do corte no paralama trazeiro, tenho vontade de fazer isso no meu pra ficar no estilo do Hurricane Concept, hehehe. :mrgreen:

[]'s

Vinicius_4x4
31/01/2006, 11:24
Pelas fotos não dá pra dizer se a parte móvel do munhão está mesmo comprometida. Tem uma parte onde descascou a tinta, mas como tem ferrugem por baixo, pode ter sido só uma batida. Para ver se trincou tem que olhar por dentro, despois de limpar a peça.

Ali onde aparece o descacado quebrou mesmo :putz: ! Levantou uma tampa de ferro - fiquei impressionado pois o ferro é bem grosso naquela peça (uns 5 mm.)


O que me parece que "arregaçou" mesmo foi a bolota, que está soldada no eixo. O pino do rolamento inferior deve ter feito o encaixe da capa do rolamento ficar ovalado.

:putz: Tomei a rajada então! Deve ter quebrado tudo :cry: !


E o pior é que isso poderia não ter acontecido, se vc tivesse consertado no local.

Este era o plano inicial, mas como o pessoal de lá conseguiu fazer a roda destravar falaram que eu podia ir andando bem devagar que não daria nada! :parede: :parede: Só que eu tava no meio da trilha neh - tinha atoleiros que não tinham desvio :evil: !


Então considere ter que trocar a bolota, talvez o munhão e certamente os 2 rolamentos. Torça para não ter afetado a cruzeta e semi-eixos. Vc desengatou a RL?
Desengatei a roda livre sim. Foi a primeira coisa que fiz! A roda livre e a alavanca lá dentro.


Desmonte, limpe e mande novas fotos.

Certo! Vou fazer isto no fim de semana, pois o jeep tah na praia :concordo: !


Se pretende colocar eixos de Rural, já poderia partir pra isso mesmo. À menos que consiga um munhão à troco de uma galinha assada, como eu consegui quando detonei o meu...
Vai ficar um pouco estranho, só o dianteiro, não demore muito para trocar o eixo traseiro também...

Já to até pesquisando preço, pelo visto vai sair mais em conta.
Pergunto: a preferência seria por canela grossa? Ou tanto faz?!

Vinicius_4x4
31/01/2006, 11:46
Vinicius_4x4, parabéns pelo Jeep.

Valeu :concordo: ! Tô lutando pra deixar o melhor possível para a trilha, mas tah ruim de bancar o bixo! :mrgreen:


Na página anterior vc fala de uma das travessas trazeiras que foi reforçada mas não aguentou, etc.
Será que os amortecedores não estão dando fim de curso (aberto ou fechado) e quem tá segurando a pancada é aquela travessa

Tive olhando melhor a travessa! O que eu achei que era trincado na verdade é somente um arranhado feito pela furadeira :parede: :parede: . Daí tirou um pouco da tinta :putz: ! Depois fui olhar direitinho a travessa e tah tudo beleza com ela!


No mais, gostei das modificações feitas, só falta umas fotos pra mostrar melhor o design do corte no paralama trazeiro, tenho vontade de fazer isso no meu pra ficar no estilo do Hurricane Concept, hehehe.

Novamente - valeu! O corte na verdade foi feito para tirar a lataria que tava toda esburacada :mrgreen: ! Mas já deu um visual muito tri pro jeep. Gostei bastante de como ficou. Veja mais fotos do detalhe!

Grande abraço!

Elmer_Jeep
31/01/2006, 12:02
ae, valeu pelas fotos.

Só não gostei pq fica apenas dois coxins na trazeira da carroceria, eu não lembrava desse detalhe :?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=32079

[]'s

Ed
31/01/2006, 12:04
eu gostei!!! :mrgreen:

[]'s

Giovani
31/01/2006, 12:14
Pergunto: a preferência seria por canela grossa? Ou tanto faz?!
Fala Vinícius!!!

Canela grossa, sempre! Além da maior resistência da tubeira, os semi-eixos são 30 estrias, mais fortes e compatíveis com todos tipos de bloqueios. :concordo:

[]'s

davidson_iahnn
31/01/2006, 12:17
Tá fera o FRANK , pena q quebrou ... falow ! :concordo:

Vinicius_4x4
31/01/2006, 13:48
Canela grossa, sempre! Além da maior resistência da tubeira, os semi-eixos são 30 estrias, mais fortes e compatíveis com todos tipos de bloqueios.


Valeu Giovani :concordo: ! Já to dando uma olhada nos preços e coisas do tipo. :lol:



Tá fera o FRANK , pena q quebrou


Nem me fala Davidson! É como eu te disse neh - alegria de pobre dura pouco :mrgreen:

André-4WD
01/02/2006, 00:06
Ai galera:
Eu estava nessa trilha junto com o Vinicius!! Eu acabei ficando um pouco para trás e quando consegui atravessar a duna já encontrei o Frank com a roda torta. Tá certo que inclinou bem mais a roda depois, mas foi a decisao tomada ali na hora. Era no meio do nada... acreditem!
Nao existia nenhum atalho para pegar uma estrada, o jeito era voltar mesmo e se fosse para consertar ali seria muito dificil, pois teria que se voltar todo percurso e regressar pelo mesmo caminho.

Acho q andar de jipe é isso mesmo: parceria acima de tudo! Se acaba a trilha para um, acaba para todos. Trilhas sempre existirão, a Tuia não vai fugir de nós!!! :twisted: :twisted:

Agora é esperar para o Frank voltar pras trilhas...

davidson_iahnn
01/02/2006, 07:41
ratoruter, Olá amigo jipeiro , essa frase muito boa , trilhas temos e fazemos outro dia mas se alguem precisa de nos temos de ajudar , pois um dia pode chegar o nosso dia tbm .... , abraços ! :concordo:

Vinicius_4x4
01/02/2006, 16:52
Eu estava nessa trilha junto com o Vinicius!!


Daí André!! Apareceu por aqui então é :concordo: ! Bah, que trilha hein :twisted: .
Quero ver se arrumo logo este jeep pra poder fazer mais uma destas no túia, antes que acabe fevereiro. Depois disto acho que o Frank volta pra Novo Hamburgo.

[]´s

Vinicius_4x4
06/02/2006, 08:54
Daí pessoal! Este fim de semana desmontei o eixo para ver o que é que tinha quebrado, ou melhor o que não tinha. Vejam nas fotos o resultado :cry: !
É o famoso - senta e chora :evil:

Vinicius_4x4
06/02/2006, 09:00
Ah!! A foto "Eixo dianteiro 017" é do munhão (por dentro)!

Alessandro Henrique
06/02/2006, 09:19
Tche,
Nao desanima e coloca a viatura a rodar tao logo seja possivel. Quebras sempre haverao quando se excede o limite da viatura, o detalhe eh que normalmente antes de quebrar ela proporciona uma boa diversao! So quebra por que eh utilizada :concordo:
Entao, maos a graxa! :D

davidson_iahnn
06/02/2006, 09:41
cara bola pra frente , dias melhores e trilha piores virao falow ! abraços , arrume a viatura qndo puder falow ! :concordo: Jipao ta animal :twisted:

Vinicius_4x4
06/02/2006, 09:53
Alessandro Henrique, davidson_iahnn! Estou providênciando a recuperação do jeep :lol: .

Já estou à procura de eixos de F 75 para colocar no jeep - mas por aqui só me aparece de rural.

Mas o que fico mais intrigado é a causa da quebra! Porque será que quebrou aquela parte do eixo (aquela que vai o pino de ajuste do rolamento do munhão)?

O que eu imagino que tenha acontecido é: quebrou aquela peça (argola) do eixo e já foi quebrando a cruzeta e tudo o mais. Depois foi só questão de ir moendo o resto enquanto ia embora :putz:

FernandoRisso
06/02/2006, 09:57
:putz: que estrago !!!

Qto aos eixos no BoB usamos 2 de rural e encaixou certinho... vá com eles mesmos...

[]'s

Vinicius_4x4
06/02/2006, 10:31
Qto aos eixos no BoB usamos 2 de rural e encaixou certinho... vá com eles mesmos...


OK! Já teve mais gente que me disse que vai tranquilo, mesmo o cardã ficando um pouco inclinado não chega a enforcar a cruzeta.

Qual o tamanho do teu cardã traseiro? O meu tem 50 cm!

OBS.: Já to pensando em SPOAr o jeep. Sabe como é neh - o mal do Jáques :twisted:

FernandoRisso
06/02/2006, 11:44
Vinicuis, o cardãn fica muito pouco inclinado.

O cardãn traseiro tem 42cm, isso pq o eixo foi deslocado 3" para trás e o dianteiro tem 84cm.

[]'s

André-4WD
07/02/2006, 18:16
Ai vinicius:
Que estrago hein? moeu bonito...
To de passagem por POA pq to indo para o Rio amanha e retorno dia 15/02. Depois levarei a Fiona novamente para Praia e ai poderemos encarar a tuia de novo, ok? :dance: :dance:
abraços,
Andre

Vinicius_4x4
07/02/2006, 18:23
Daí André!! :concordo:

Segunda ou terça feira que vem vou pegar uma carona até Estrela com um amigo. Vou ver se negocio a instalação dos eixos de rural no jeep :dance: :dance: . A mecânica é do Gerson (MGW4x4) e ele já possui os eixos D44.

Acho que vou continuar com a minha relação C&P 43/8. :pensativo: Apesar de o jeep ter ficado bastante reduzido (ainda não usei a reduzida) acho que para a trilha está ótimo assim. Alguém tem uma opinião quanto à isto?!

Acredito que o serviço seja rápido de ser feito, portanto logo logo o jeep tah andando de novo :mrgreen:

Grande abraço!

Beluca
12/02/2006, 21:37
Vinicius_4x4,
como é esse suporte do cilindro de embreagem, tem fotos melhores com mais detalhes?
Como fica o cilindro na caixa 4 marchas do jeeo 70, ele fica com pressão na mola do cilindro?

Vinicius_4x4
13/02/2006, 14:16
Beluca,

Tchê! Este suporte do cilindro inferior é apenas uma chapa em forma de degrau :shock: e é preso na capa seca - em um dos parafusos que prendem a capa seca ao motor. É bem simples!
Não entedi o que tu quiz dizer com "pressão na mola do cilindro" :putz: , mas o meu conjunto de embreagem é o da C20 e a caixa é da C10. Mas pelo o que sei o cilindro inferior é para os caminhões 1414 (Mercedes Benz), os quais devem ter uma embreagem bem mais pesada do que esta que utilizo. Até agora o sistema se mostrou muito bom :concordo: . Não sei até quando :mrgreen: :mrgreen: , mas acho que dura mais tempo.

Beluca
14/02/2006, 00:53
Vinicius o cilindro que estou usando é o do 1414, a minha pergunta é se o cilindro empurra ou puxa o braço da embreagem para acionar?
No seu caso parece que empurra, isto ´certo\?

Vinicius_4x4
14/02/2006, 06:52
Certo :concordo: !

Junto ao cilindro tem um tirante (ou haste, como queira) que empurrar o garfo da embreagem.

Infelizmente não tenho mais a minha máquina fotográfica senão tirava fotos. Vou ter que ficar devendo esta, mas assim que comprar outra maquina digital eu coloco mais detalhes.

[]´s

Vinicius_4x4
02/03/2006, 09:03
Ae gurizada!!

Para dar uma atualizada :arrow: Tah sendo instalado os eixos de rural no Frankenstein :dance: :dance: .
Tah ficando muito tri. O serviço tah sendo feito pelo Gérson (http://www.4x4brasil.com.br/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=4049), mecânica MGW4x4. Ele participa do fórum também!

Agora é esperar para ver quando fica pronto e correr pra trilha de novo :twisted: !

Grande abraço!

Elmer_Jeep
02/03/2006, 10:12
spua ou spoa :?:

[]'s

Vinicius_4x4
02/03/2006, 10:49
spua!

O jeep tah bem alto já. E quero testar primeiro como é que fica. Se for o caso de fazer spoa vou querer alterar os lugares dos suportes dos feixes de mola para poder deixar os feixes mais planos do que estão. :pensativo: Acho que assim tem algum significado fazer spoa senão vou deixar como tah!

[]´s

Vinicius_4x4
06/03/2006, 13:47
Salve gurizada!

O Frank chegou sexta passada em casa e tirei uma fotos para vocês darem uma olhada! Não reparem no barro colado nos pneus, é que tão aterrando o terreno do lado e aproveitei pra dar uma voltinha no brinquedo antes de guardar na garagem :twisted: .

Os pneus sairam mais ou menos 15 cm para fora e já estou providenciando os para lamas para não ter que comer barro durante a trilha :mrgreen: .

davidson_iahnn
06/03/2006, 14:29
Fico chike de mais esse Frank ... :palmas: :concordo:

Elmer_Jeep
06/03/2006, 16:10
muito iradooooo.

posiciona melhor esses cabos e flexíveis aí do freio trazeiro.

[]'s

Vinicius_4x4
06/03/2006, 17:11
Valeu gurizada pelos elogios :concordo: !!


posiciona melhor esses cabos e flexíveis aí do freio trazeiro.

Como tu faria para ficar melhor?! :pensativo: Em comparação com o que tava antes eu até achei bem bom, porque eles ficaram mais escondidos do que estavam.

Agora que tô com a máquina vou ver se tiro mais fotos, já tô devendo várias :mrgreen: !!

Grande abraço!

Elmer_Jeep
06/03/2006, 17:38
pow, prende pelo menos esse cabo do freio de mão com uma abraçadeira de nylon pra evitar que entre um galho ou outro troço enrosque aí em baixo. :concordo:

Giovani
06/03/2006, 18:10
pow, prende pelo menos esse cabo do freio de mão com uma abraçadeira de nylon pra evitar que entre um galho ou outro troço enrosque aí em baixo. :concordo:
Fala Elmer!!!

Eu falei pro Vinícius inverter a posição das pinças, aí os cabos saem para frente e para cima, mas ele disse que os cabos ficariam muito compridos.
Será que não existe outro cabo que sirva nesses freios? As pinças são do Golf.

[]'s

Vinicius_4x4
06/03/2006, 21:05
prende pelo menos esse cabo do freio de mão com uma abraçadeira de nylon pra evitar que entre um galho ou outro troço enrosque aí em baixo


Certo! Isto já tinha antes da troca do eixo. E tem também agora, só que vou colocar mais alguns e tentar levantar ele um pouco mais.
Em tramandaí fiz uma trilha cheia de enrroscos por baixo do jeep e não five grandes problemas com isto - a única coisa que tinha que fazer (mais por precaução mesmo) era dar uma limpada de vez em quando até porque ficava TUDO cheio de barro (pinças e tudo o mais) :twisted: .



Será que não existe outro cabo que sirva nesses freios? As pinças são do Golf.


Se tiver esta opção seria o ideal! Por enquanto continuo com estes que ficaram muito tri. Detalhe que tem dois tipos de cabos de freio de estacionamento para o golf novo - um tem uma bolotinha que fica na ponta onde vai preso na pinça, e outro é um cilindro fresado para dar o encaixe. O meu é o da bolotinha :concordo:

Seguem mais fotos - tô fazendo os paralamas. Por enquando fiz metade do serviço dos paralamas traseiros. Falta ainda cortar as pontas vivas (serviço para o Dr. Esmiril :mrgreen: ), pintar e depois colocar alguma borracha na lateral para não sair cortando a galera :mrgreen: !

Dennis Figueiredo
06/03/2006, 22:49
Vincios... acho que tais cometendo um erro em fazer de chapa, devia fazer de borracha.... fica feio mas não quebra... além do mais esse teu ta ficando feio do mesmo jeito :mrgreen: :concordo:

Vinicius_4x4
07/03/2006, 07:32
além do mais esse teu ta ficando feio do mesmo jeito

Feio é tu catarina dos inferno :twisted: !!

Tô fazendo de chapa porque se fizer de borracha os homi da lei podem encomodar com mais razão. Se fizer de chapa quem sabe eles não encomodem com o fato de o pneu estar par fora da lataria original do Frank :pensativo: .

Dennis Figueiredo
07/03/2006, 08:45
Não sou feio..... sou gatão :mrgreen: ....... fica frio que se eles quiserem vão te encomodar de qualquer jeito.... paralamas de lata ou borracha não vai ser fator de decisão nenhuma pra eles aplicarem ou não uma multa..... mas to te falando, a primeira escorada em um barranco ou arvore tu vai lembrar do que eu te disse. :concordo: [/code]

Vinicius_4x4
07/03/2006, 08:59
mas to te falando, a primeira escorada em um barranco ou arvore tu vai lembrar do que eu te disse.


:concordo: Tah tri! Mas vou deixar assim por enquanto :parede: , agora que tah feito ...
Se for o caso de amassar eu troco por borracha, desentorto ou faço uma nova mesmo. Até porque cada uma dessas me custaram 20 reais. O que achei legal é que o cara vai poder subir ali em cima por que ficou bem firme a bagaça 8) ! Utilizei chapa 14 (2 mm) e fiz uma fixação bem firme.

[]´s

Vinicius_4x4
07/03/2006, 19:05
Fiz uns testes hoje em uns acumulados de aterro aqui no pátio para testar a suspensão e aproveitei e tirei umas fotinhos. Vejam como é que tah o Frank:

OBS.: De frente depois eu posicionei melhor e ele subiu mais um pouco, só que o mala do meu irmão não tirou fotos disto :putz: !

Vinícius-RS
07/03/2006, 21:48
Esse negócio de ser gaúcho, ter jeep verde e ter o nome de Vinícius é privilégio de poucos, tanto é que o Dennis nos confundiu no msn... ahueaheuaheuahueh :mrgreen: :mrgreen: :putz: :putz:
abraçao ae xaraaa

davidson_iahnn
08/03/2006, 08:50
Fiko legal ... a suspensao trabalha bem .... bom investimento ! um dia tbm faço isso no meu :mrgreen: :concordo: :palmas:

Vinicius_4x4
08/03/2006, 09:19
Esse negócio de ser gaúcho, ter jeep verde e ter o nome de Vinícius é privilégio de poucos

Isto é bem verdade :mrgreen: !


tanto é que o Dennis nos confundiu no msn

:putz:

E aí Vinícius vamo ir na trilha do xucrute? Eu to me preparando para ir. Ano passado eu fui e tava muito tri.


Fiko legal

Valeu Davidson :concordo:

[]´s à todos

Elmer_Jeep
08/03/2006, 09:36
o feixe trazeiro também é dianteiro(band) :?:

Vinicius_4x4
08/03/2006, 11:31
o feixe trazeiro também é dianteiro(band)?

Sim! Ambos são feixes de mola dianteiro de band :concordo: . Com 4 lâminas em cada!

Grande abraço!

Vinicius_4x4
12/03/2006, 18:58
Salve gurizada!

Este fim de semana acabei os paralamas e dei uma volta com ele na estrada para dar uma testada com velocidades maiores (60 à 80 km/h :mrgreen: ), coisa que não tinha feito ainda. Só que notei um certo ronco que tah dando :putz: , ele aumenta com a velocidade e analisando vem de onde o cardã fica preso com o eixo. Acho que ali é o pinhão neh! :pensativo: . Por acaso não seria algum rolamento ou coisa do gênero! Tô achando estranho porque o eixo foi todo revisado e não deveria dar este tipo e barulho já que antes não tinha. E aí pessoal alguém tem alguma idéia, sugestão ou até mesmo um achado :lol: ! Detalhe que não tah vazando nenhum óleo.

Ah! Acabei de olhar no manual do jeep willys, ali tem um rolamento cônico! Seria este o bendito que tah fazendo barulho.

Outra observação que acho importante: o conjunto coroa e pinhão da dianteira foi passado para a traseira, pois estes se encontravam melhor do que os que estavam na traseira.

Grande abraço!

Vinicius_4x4
12/03/2006, 19:14
Tirei umas fotos também!
Se quizerem opinar sintam-se à vontade :mrgreen: .

Giovani
12/03/2006, 21:08
Se quizerem opinar sintam-se à vontade :mrgreen: .

Vc que pediu... não reclama! :lol:

Se eu fosse policial mandava essa onça pro guincho! :mrgreen:

Tá querendo matar quem com essas navalhas??? :lol: :lol:

Ou seria para "abrir" as trilhas, já cortando tudo nessa altura?? :lol:

[]'s

Vinicius_4x4
12/03/2006, 22:08
Ou seria para "abrir" as trilhas, já cortando tudo nessa altura??

Não tinha pensado nesta utilidade, mas não é má idéia :pensativo: ! :twisted:


Tá querendo matar quem com essas navalhas???

Mas foi colocado uma borracha para não ficar um contato direto :lol: ! Realmente se ficasse só a chapa ia ser feia a pegada.
Pensei também em dobrar uma aba para baixo, só que ia dar um certo trabalho para acertar isto e acho que agora que tah dobrado desta forma, o pessoal que me vendeu estas chapas não consegue colocar na máquina para dobrar! :pensativo:
Outra saída seria cortar um pedaço da aba e então colocar uma borracha! Como o Dennis tinha sugerido antes :pensativo: .

E aí Giovani! Como tu faria para "esconder" os pneus fora da caixa de roda?!

Grande abraço! E podem sempre dar opiniões que são sempre bem vindas :concordo:

nerinei
12/03/2006, 22:21
Se quizerem opinar sintam-se à vontade :mrgreen: .

Vc que pediu... não reclama! :lol:

Ou seria para "abrir" as trilhas, já cortando tudo nessa altura?? :lol:

[]'s

Acho que o frank podia ser mudado pra roçadeira, ou que sabe colheitadeira?!?!?!
:lol:
mas no geral achei que ficou bem interessante a instalação dos eixos, inclusive me parece que a posição do cardan tá boa....mas deixa eu fazer uma observação a respeito do ronco:sera que por conta do diferencial ficar o tempo todo com a ponta erguida, não tá faltando óleo no rolamento que fica na entrada do cardan??
digo isso por que além do fato óbvio de que o rolamento estar mais no alto... :parede: ......o bujão por onde se coloca o óleo fica na parte de trás, que com o giro do diferencial ficou em uma posição mais baixa que antes.......ou seja quando você colocar óleo, vai caber uma quantidade menor de óleo dentro do diferencial....
a soma desses dois fatores (rolamento no alto e menor quantidade de óleo no diferencial) pode estar causando o ronco....
Abraços

Elmer_Jeep
13/03/2006, 00:49
Vinicius_4x4,
os rolamentos de coroa e pião são novos :?:
Como foi feito o ajuste :?:

Outro detalhe, mesmo o conjunto dianteiro estando em melhor estado que o trazeiro acontece que existe muita gambi em diferenciais dianteiros, veja bem, como o dianteiro é pouco utilizado as vezes rola uma mistura de coroa + pião diferentes, por exemplo, conjuntos que não saíram "casados" de fábrica, daí na dianteira roda-se em baixa velocidade e o ronco não é percebido. Agora como vc passou esse conjunto(provavelmente misturado) pro eixo trazeiro que é mais exigido surgiu o ronco...

nerinei, o pião do diferencial trazeiro do meu Jeep tá mais inclinado que esse e não tenho problemas com falta de lubrificação nem com barulho em alta velocidade, a tampa e o bujão continuam originais e dentro do sistema vai 1,5 Lt conforme o recomendado pelo manual. :concordo:

[]'s

Giovani
13/03/2006, 00:57
E aí Giovani! Como tu faria para "esconder" os pneus fora da caixa de roda?!

Esconder pra quê???? :lol:

Falando sério... Eu faria um pouco menor e colocaria um tubo de ferro nas bordas, bem presos na carroceria e grade dianteira. Assim ele serve de estrutura, fica mais bonito, não é perigoso e ainda pode levar umas porradas...

[]'s

Vinicius_4x4
13/03/2006, 09:01
os rolamentos de coroa e pião são novos?
Como foi feito o ajuste?


Os rolamentos de coroa e pião são os que estavam no jeep antes, isto é, se eles estavam bons! Quanto ao ajuste não sei pois não fui eu quem fez o serviço e não estava junto quando ele foi feito.
Se for o caso de o conjunto não ser um conjunto "casado" tem algum problema de eu andar com ele assim? Acredito que haverá um desgaste na peça neh :pensativo: , mas pergunto para confirmar mesmo assim :mrgreen:

Giovani,

Gostei da idéia dos tubos, não tinha pensado nisto. Acho que isto aí eu consigo fazer, com a ajuda do meu irmão na solda é claro :mrgreen: !

Vinicius_4x4
13/03/2006, 23:03
E aí pessoal! Já procurando entender o meu problema com o ronco que tem no jeep encontrei este link aqui:

Ajuste de coroa e pinhão Dana 44 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9710&highlight=troca+pinh%E3o)

Dei uma lida e de repente tah aí o meu problema! :pensativo: O que que vocês acham!?

A única coisa que me deixa "encucado" é que o barulho vem daquela parte onde fica o primeiro rolamento do pinhão (acho que o pessoal chama de burrinho neh!), pelo menos é o que aparenta ser. Vou torcer para que seja somente o rolamento danificado :concordo: . Mas em todos os casos vou estudar outras possibilidades.

Grande abraço!

Vinicius_4x4
15/03/2006, 08:03
Salve pessoal!

Encontrei o problema, ou parte dele :mrgreen: , ontém de tardezinha!

Tirei o cardã fora e vi que os roletes que ficam nos copinhos das cruzetas estavam alguns quebrados e outros deformados. Portando a cruzeta foi pro pau :shock: ! Agora é trocar e ver se o problema acaba.

Grande abraço!

Vinicius_4x4
15/03/2006, 18:16
Alegria de pobre dura pouco mesmo, portanto vamos aos fatos ...

Além do problema do ronco no eixo traseiro (que acabou se tornando o cardã), este acredito que tenha se dado por resolvido (ainda não testei :? ), tinha o fato de estar vazando óleo pela polia do virabrequim do motor.

Esta polia eu troquei à pouco tempo e tinha verificado o retentor e estava OK. Porém na minha última volta reparei que começou a vazar óleo por ali, inclusive molhou toda a polia de óleo :putz: ! Tirando a polia fora pude constatar que a chaveta que firma a polia ao virabrequim estava presa mais para dentro danificando uma chapinha que fica presa ao motor e o retentor. Fazendo assim com que vazasse óleo. Gostaria de saber a opinião de vocês .. o que que eu faço agora? Arrumo esta chapa que fica no motor tentando entortar ela de volta? O retentor vou comprar novo neh :parede: , não tem nem o que discutir :mrgreen: (R$ 25,00 o da marca SABO).

Seguem fotos para melhor avaliação :concordo: !

Ah, por favor alguém sabe se tem algum método específico para colocar esta polia e a chaveta ficar certinha no lugar?! Tava pensando em limpar bem o lugar, colocar aquelas cola-junta e deixar secar com a chaveta no lugar. E depois então colcoar a polia! :pensativo: . Porque o outro jeito que fiz deu no que deu :parede: :putz: :parede:

Grande abraço!

Giovani
15/03/2006, 18:53
Chavetas x Vinícius... >> 2 x 0 para elas... :lol:

Tá ligado com as chavetas!
Essa do Opala não sei como é, mas normalmente elas tem uma das pontas curvadas e o encaixe no eixo também. Assim ele limita o encaixe na profundidade. Tem também do tipo meia lua, onde a chaveta tem esse formato e se encaixa dentro de um rebaixe com o mesmo formato.
Daqui à pouco alguém que sabe mesmo canta a pedra...
Quanto à lata, martelinho de ouro... Tens uma bigorna? Tire a tampa fora e endireita ela... :concordo:

[]'s

Vinicius_4x4
15/03/2006, 19:35
Chavetas x Vinícius... >> 2 x 0 para elas...
:mrgreen: Pior que tô numa briga constante com elas mesmo, uma eu já me livrei que era a do cubo. Agora esta acho meio difícil de me livrar :lol:


Tem também do tipo meia lua
É esta aí a bendita!

Vou ficar no aguardo para ver se alguém tem a dica :concordo: .

Giovani
16/03/2006, 00:59
Tem também do tipo meia lua
É esta aí a bendita!
:pensativo: Então não poderia sair do lugar... Isso foi falha de montagem.
Talvez o rasgo na polia seja maior, na profundidade. Mas geralmente se monta sem problema. Encaixe a chaveta no virabrequim, dê umas batidinhas com uma chave ou martelinho, para que ela se encaixe bem, de forma que vc não consiga retirar com a mão. Ponha uma chaveta nova se essa está danificada. Cuide o alinhamento da chaveta. Como é uma meia lua, ela pode ficar mais alta na frente ou atrás.
Depois coloque a polia, cuidando bem o posicionamento da ranhura, senão a chaveta salta fora. Empurre a polia. Ponha o parafuso.

[]'s :concordo:

Vinicius_4x4
16/03/2006, 07:47
Grande Giovani!


Encaixe a chaveta no virabrequim, dê umas batidinhas com uma chave ou martelinho, para que ela se encaixe bem, de forma que vc não consiga retirar com a mão.
Acho que está aí o "pulo do gato" :mrgreen: ! Vou tentar fazer isto, porque da outra vez a chaveta ficava dançando pra lá e pra cá até que coloquei uma cola (aquela Threebond) para firmar ela um pouco e também porque me falaram que o maldito óleo gosta de passar ali por baixo :concordo: ! Vou montar isto o quanto antes para poder testar o tal "problema do ronco". Se não for sanado o maldito ronco, o Gérson se prontificou a vir arrumar isto no fim de semana :concordo: !

Grande abraço e valeu pela ajuda! :concordo:

Vinicius_4x4
17/03/2006, 08:24
Chavetas x Vinícius... >> 3 x 0 para elas...
:mrgreen: :putz: !! Pois é, ontém fui colocar a maldita, fiz todo o processo direitinho e no meio do serviço senti que a maldita saiu do lugar :parede: . Aí como já era tarde e a iluminação do galpão onde fica o Frank não ajuda quase nada, desisti. Vim pesquisar no fórum, que sempre tem algo pra ajudar :concordo: , e encontrei um documento na área de download que pode me auxiliar.
Vejam a foto que encontrei:

André-4WD
17/03/2006, 10:04
Caramba, Vinicius!!!!! :shock: :shock:
Diga-me qual a peça que ainda nao mexeste no Frank???
Ta sabendo muito de mecanica hein? Acho que vou largar os mexanicos de lado e encostar a Fiona no galpão do Frank!!! :mrgreen:

Apronta o Frank logo que a trilha o xucrute taí!!!!

Sds,
Andre

Vinicius_4x4
17/03/2006, 10:46
Ta sabendo muito de mecanica hein?

Quem dera! Tô apanhando do Frank a valer :twisted:



Diga-me qual a peça que ainda nao mexeste no Frank???

O piloto ainda não foi mexido. Mas tah com a lenta ruim, vou dar um "martelinho" para ele e ver se melhora :mrgreen:

Grande abraço e até a trilha! Que esta é garantida :concordo:

Vinicius_4x4
23/03/2006, 14:02
O problema do "ronco" foi sanado. Vejam a trajetória do causo no link abaixo :lol: :

Cruzeta do cardã esquentando (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=17934)

[]´s

Vinicius_4x4
24/04/2006, 21:18
Salve pessoal!

E o Frank ganhou um ventoinha elétrica! :dance: :dance: Comprei e já instalei a medonha! É uma ventoinha do Vectra ano 2000, só que como fui informado a ventoinha do Vectra é igual para qualquer ano. Na adaptação tive que fazer alguns ajustes na grade e não pude instalar a carenagem da ventoinha, ocupava muito espaço, e este era o ponto crítico da instalação :twisted: ! Na grade tive que tirar duas das "barras" e desgastar um pouco outras (coisa de 4 mm). As duas barras foram tiradas para que parte da ventoinha fosse mais para frente. O meu espaço livre era de 6 cm e a ventoinh tem aproximadamente 7,5 cm, portando corte as "barras" fora e coloquei mais pra frente :mrgreen: . Estou utilizando um cebolão que liga em 86 ºC e desliga nos 76 ºC, segundo o vendedor é a temperatura utilizada para os opalas mesmo.
Tirei a ventoinha mecânica fora, só que ainda não fiz um teste se só a do Vectra irá aguentar :pensativo: , mas espero que sim porque senão vou ter que ir atrás de outra ventoinha elétrica para colocar entre o motor e o radiador (esta vai ter que ser bem menor em diâmetro, nem sei qual ainda - de repente um cooler de computador :mrgreen: ).
Seguem fotos da adaptação! Qualquer dúvida ou dica por favor, falem!

[]´s

Giovani
25/04/2006, 00:44
Tirei a ventoinha mecânica fora, só que ainda não fiz um teste se só a do Vectra irá aguentar :pensativo: , mas espero que sim porque senão vou ter que ir atrás de outra ventoinha elétrica para colocar entre o motor e o radiador (esta vai ter que ser bem menor em diâmetro
:parede: Que assassinato!

Acabou com símbolo da marca Jeep! A grade dianteira! :putz:

Pq não trocou uma idéia aqui antes... :lol:

Manda uma foto da vista de cima do motor. Só para vermos a distância entre o motor e o radiador.
Eu já tinha te falado que a ventoinha elétrica do Vectra dá conta de refirigerar sozinha. Poderia ter só instalado ela entre o motor e o radiador. Poderia ainda ter colado o radiador na grade, ocupando o espaço que a ventoinha ocupa agora.

Aí não fazia essa barbaridade! :mrgreen:

[]'s esperando as pauladas... :P

Vinicius_4x4
25/04/2006, 08:00
Que assassinato!

:lol: Sabia que iam falar sobre isto! Mas eu vou colocar uma tela na frente agora. Aí não vai nem aparecer mais esta grade. Por isto que não me importei em cortar.



Manda uma foto da vista de cima do motor. Só para vermos a distância entre o motor e o radiador.

A foto tah ali em cima, só que ficou meio escuro. O espaço entre o radiador e a polia que vai presa na bomba d´água é de 4 cm. Não ia dar para colocar algo ali. E mexer no posicionamento do radiador e coisas eu não tava afim :lol: . Até porque eu não poderia ter a opção de colocar a ventoinha mecânica no caso de dar pau na elétrica.

[]´s

NeRo
25/04/2006, 08:41
Vai ter que mudar o nome de Frankenstein para Banguela :mrgreen:
Tem mais é que meter a serra mesmo :twisted:
Não li se você a instalou com a opção de desligá-la no painel... seria legal fazer isso.
Abraços...

Vinicius_4x4
25/04/2006, 09:38
Não li se você a instalou com a opção de desligá-la no painel... seria legal fazer isso.

E aí NeRo! Tem esta opção também :concordo: . Tô com tudo para instalar uma luz guia também, aí eu sei quando que a ventoinha tah realmente ligada.

Ah! Fiz a instalação com um material de isolação nos conectores chamado de termocontrátil (acho que é isto :pensativo: ). É uma espécie de mangueira que se coloca sobre a parte a ser isolada e depois se esquenta e ela envolve todo o material a ser isolado. Ficou muito bom! 8) Não conhecia este material antes, mas aprovei!

[]´s

Vinicius_4x4
25/04/2006, 09:43
Vai ter que mudar o nome de Frankenstein para Banguela!

Bah! Daí não :mrgreen: . Já chamaram até de Sapo o meu jeep, o coitado é tão feio que vem cada nome :putz: .

Giovani
25/04/2006, 13:51
Tô com tudo para instalar uma luz guia também, aí eu sei quando que a ventoinha tah realmente ligada.
Olho na temperatura também.
Tenho essa essa luz no painel. Porém uma vez entrou barro no motor da ventoinha, aí ela ficou girando à 1 RPM e a luz não apagou. Ela continuava funcionando, porém não tinha velocidade para refrigerar. Como o relógio da temperatura não funcionava... :roll:

[]'s

Vinicius_4x4
25/04/2006, 14:40
Porém uma vez entrou barro no motor da ventoinha

:putz: ! Mas entrou barro mesmo tu colocando silicone e fita isolante nos furos atrás do motor?! :pensativo: Eu fiz isto, e pelo o que vi tu também fez neh!? Veja a segunda foto do modo que que eu vedei o motor - será que fiz certo?!

Pergunto: Alguém sabe onde eu encontro aquelas telas para colocar na frente da grade? Eu tava usando uma que serve como "tela para mosquito", que o pessoal coloca em janelas :mrgreen: , só que achei ela muito fechada e tava esquentando demais o motor - dificultava a entrada de ar! Alguém sabe algo mais indicado para o uso?!

Grande abraço!!

Giovani
25/04/2006, 15:46
:putz: ! Mas entrou barro mesmo tu colocando silicone e fita isolante nos furos atrás do motor?! :pensativo: Eu fiz isto, e pelo o que vi tu também fez neh!? Veja a segunda foto do modo que que eu vedei o motor - será que fiz certo?!
Isso foi antes... :mrgreen: Foi assim mesmo que eu fiz, como na foto... :concordo:


Pergunto: Alguém sabe onde eu encontro aquelas telas para colocar na frente da grade? Eu tava usando uma que serve como "tela para mosquito", que o pessoal coloca em janelas :mrgreen: , só que achei ela muito fechada e tava esquentando demais o motor - dificultava a entrada de ar! Alguém sabe algo mais indicado para o uso?!
Tela de galinheiro... :lol:
Mas não aquela feia... Tem umas telas quadradinhas, com uns 4 ou 5mm entre os arames. Eu tinha uma na frente do radiador. Fiz ela com trilhos, aí podia tirar para limpar, como essas telas de ar-condicionado. :concordo:

[]'s

Vinicius_4x4
25/04/2006, 21:01
Ventoinha testada :mrgreen: ! Fiz o teste com o jeep parado mesmo. Mas se for no caso de trilha o jeep vai andar devagar mesmo, acho que pode ser assim mesmo o teste :lol: .

Funcionou bem, só que acho que ela vai ficar quase todo tempo ligado :pensativo: porque deixei após a ventoinha ligar o jeep na lenta e a temperatura não baixava dos 90 ºC. Após desligar o jeep ela ficou funcionando e aí sim a temperatura baixou rapidamente. Quando liguei o jeep (2 min. depois) tava em 70 e poucos graus. Será que a ventoinha vai aguentar ficar o tempo todo ligado?! :shock: Se aguentar tah beleza. Senão - o que que eu faço!?
Bom, de qualquer jeito durante a trilha sempre tem aquelas paradas para ver o resto do pessoal suar para passar os atoleiros - já que eles ficaram te encomodando enquanto tava na função, porque não encomodar eles também neh :twisted: !

[]´s

Giovani
25/04/2006, 21:56
Será que a ventoinha vai aguentar ficar o tempo todo ligado?! :shock: Se aguentar tah beleza. Senão - o que que eu faço!?

Agüenta... Eu sempre ando com ela ligada direto. :concordo:

Verifique a instalação elétrica, se não fez isso no momento de instalar. Faça ela passar por um fusível, que de preferência, vc saiba onde está. E sempre tenha fusíveis extras junto. Os melhores são os tipo clip.

Alguns eletrexispas fazem merd@, ao ligar a ventoinha no mesmo fusível de faróis, faroletes ou o que estiver mais próximo. Tenha 1 só para ela...

[]'s

Vinicius_4x4
26/04/2006, 07:50
Agüenta... Eu sempre ando com ela ligada direto.
Então tah OK :dance: !


Alguns eletrexispas fazem merd@
:mrgreen: No caso quem fez a instalação fui eu mesmo. Apesar de eu e o meu irmão termos o apelido (entre nossos amigos) de os "irmãos xispa" :twisted: , é que nós temos uma empresa que trabalha no ramo de instalações elétricas (transformadores, loteamento, etc...).
Eu coloquei um fusível só para a ventoinha. Não medi ainda o quanto de corrente que esta ventoinha "puxa", mas vou deixar aquele fusível que tah lá mesmo. O tipo de fusível é aqueles cilindricos (de vidro - acho :pensativo: ) com um elo interno. Não sei se é este o melhor, mas é o que veio no jeep e até agora não deu problema.

[]´s e agradeço muito pelas dicas :concordo:

fugger
27/08/2006, 21:59
E aí?

Tem novos upgrades já?
Me diga uma coisa... Vc não tem mais fotos dos eixos de rural instalados no jeep? :)
O cardã traseiro não ficou muito "estrangulado"? Com quantos cm ele ficou?
Tô pensando em instalar eixos de Rural ou F75 no Maestro, mas preferia de rural por serem iguai o dianteiro e o traseiro... só ainda tenho dúvidas quanto ao ângulo do cardã...

[]´s

Vinicius_4x4
28/08/2006, 08:35
E aí?

Tem novos upgrades já?
Me diga uma coisa... Vc não tem mais fotos dos eixos de rural instalados no jeep? :)
O cardã traseiro não ficou muito "estrangulado"? Com quantos cm ele ficou?
Tô pensando em instalar eixos de Rural ou F75 no Maestro, mas preferia de rural por serem iguai o dianteiro e o traseiro... só ainda tenho dúvidas quanto ao ângulo do cardã...

[]´s

Opa, novos up grades não! Tô tentando manter ele inteiro :mrgreen: :mrgreen: .

Infelizmente não tenho mais fotos do eixo instalado. Mas na página 13 tem algumas de uns testes que fiz aqui em casa, inclusive uma mostrando o cardã quando a suspensão traseira "aberta". O cardã ficou com 50 cm e pelo o que pude observar não está "estrangulando" nada - ainda não coloquei ele totalmente suspenso para ver com o eixo todo para baixo dos dois lados :rolleyes:.

[]´s

fugger
03/10/2006, 11:26
Sumiram as fotos do tópico?

[]´s

SmootH_
03/10/2006, 12:27
poisé :roll:

Vinicius_4x4
03/10/2006, 17:55
Sumiram as fotos do tópico?

[]´s

É verdade :putz:! Vou ver com os moderadores o que é que houve :concordo:, espero que possam resolver.

Valeu por avisar :concordo:! Grande abraço!!

Vinicius_4x4
05/02/2007, 08:49
Baah, mas faz tempo que não posto nada aqui né!! :putz:

Bom o negócio é o seguinte .. tive problemas de sobre aquecimento com o meu motor 250 S. Ferveu algumas vezes e acabou perdendo a força do bixo véio :parede:
Semana passada acabei de instalar um novo motor, porém agora um 4100 (ano 83, cor azul) e junto já veio um novo radiador - este escolhido à dedo - radiador do opala 6 cilindros com 3 colméia e 47 carreiras.
Coloquei também a ventoinha do vectra posicionada entre o radiador e o motor, antes ficava entre a grade e o radiador. Nesta adaptação obtive uma dica muito tri .. a armação de ferro para fixação da ventoinha do opala dá certinho com a ventoinha do vectra e não precisa de quase nada de alterações - no meu caso só uns calços diferenciados para afastar um pouco mais o motor do radiador e não ficar batendo, mas se for o radiador do opala com 2 colmeias apenas nem precisa :concordo:.

No findi tiro fotos, pois ele foi direto pra praia depois de pronto para encarar umas trilhas.

Ah .. pude notar que perdi um pouco de potência com a troca do motor .. mas nada que a reduzida não resolva.
Outra coisa que notei é que parece que o jeep agora atinge maiores velocidades. Eu não sou grande conhecedor mas existe diferença entre motores em termos de "relação"? :pensativo:

[]´s felizes por o jipe estar andando novamente!!

Vinicius_4x4
05/03/2007, 13:18
Bom gurizada!!

Seguem as fotos como prometido .. já vou dizendo que não é para ficar bonito :twisted: até porque ficou longe disto. Mas não estava querendo ter problemas de aquecimento e resolvi instalar a ventoinha elétrico de modo mais eficiente. Como disse antes para isto tive que sacrificar os faróis e piscas do jipe.
Seguem fotos de como está ficando os novos faróis de Passat (modelo antigo) que estou colocando no jipe.

OBS.: não é por menos que o o jeep se chama Frankenstein né!! :mrgreen:

[]´s

fugger
05/03/2007, 13:51
Ave MAria !!!! :shock::shock::shock:

Além de baguela o Frank vai ficar zóiudo?!?!?

[]´s sarrísticos

FernandoRisso
05/03/2007, 15:02
Jesus cristo !!!

Vinícius, vc podia ter levado o seu radiador antigo a um cara bom de radiador, ele substituiria a parte interna por uma com mais colméias e isso já resolveria seu problema.

Pelo menos, os faróis poderiam ser redondos.

[]'s

Ricardo Baldessar
05/03/2007, 17:39
Jesus cristo !!!


Pelo menos, os faróis poderiam ser redondos.

[]'s

X2
Jeep de farol quadrado eh horrivvveerrr

Vinicius_4x4
06/03/2007, 06:53
Vinícius, vc podia ter levado o seu radiador antigo a um cara bom de radiador, ele substituiria a parte interna por uma com mais colméias e isso já resolveria seu problema.


Pior que não teve como. Trouxe um cara da Zago, casa que mais mexe com radiadores aqui de Novo Hamburgo, e ele falou que o meu radiador estava no máximo que podia se mexer .. era um radiador do opala 4 cilindro. :shock:



Pelo menos, os faróis poderiam ser redondos.


Cheguei a pensar em colocar os faróis do jeep mesmo, mas nos teste que fiz aqui achei mais estranho ainda .. já chamaram o jipe de sapo antes imagina com os faróis redondos e saltados para fora :mrgreen:.

[]´s

SmootH_
07/03/2007, 01:10
teu jeep me lembra um filme, popular nos anos 80... :twisted:
"Curto-Circuito II" :lol: talves seu jipe nao devesse mais se chamar frankstein
e sim "Numero Cinco" :lol: :lol: :putz:

fnfs
07/03/2007, 12:50
Ele vai te pegar!
Embora haja uma certa semelhança.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vinicius_4x4
08/03/2007, 06:51
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: É isto aí gurizada!! O jipe é uma diversão mesmo, faço do jeito que vou conseguindo e me divirto fazendo essas coisas :lol:.

Quero só ver as piadas durante a trilha :twisted: :dance:. Mas o mais importante é ele passar nos atoleiros, o resto é o resto. Aaah .. não pode desmontar no meio da trilha também :mrgreen:.

Grande abraço :concordo: