PDA

Ver Versão Completa : Meu Niva morreu...



Felipe 1600
11/11/2013, 13:47
Depois de alguns meses sem funcionar resolvi liga-lo e ele pegou sem maiores problemas eu repeti o processo algumas vezes uma vez por semana durante um mês. Nas ultimas tentativas percebi que alguma coisa estava errada pensava que uma vela tinha queimado e eu não mexi mais nele por um tempo, hoje fui falar com meu mecânico que trabalha do lado da minha casa e ele veio olhar o que estava acontecendo, segundo ele o niva super-aqueceu e queimou um pistão alem de outros problemas no radiador... eu não penso em arrumar ele porque eu conheço a dificuldade de achar peças, não sei mais o que fazer com ele, onde botar ou pra quem dar provavelmente vai ficar de presente pro mecânico, o carro teve só um dono, ano 91/92. Agora é procurar um substituto mas é difícil ter que largar o carro onde se aprendeu a dirigir e que fazia parte da família... penso em um troller ou em um wrangler agora pra tentar deixar a partida menos triste

Felippi
11/11/2013, 14:27
Depois de alguns meses sem funcionar resolvi liga-lo e ele pegou sem maiores problemas eu repeti o processo algumas vezes uma vez por semana durante um mês. Nas ultimas tentativas percebi que alguma coisa estava errada pensava que uma vela tinha queimado e eu não mexi mais nele por um tempo, hoje fui falar com meu mecânico que trabalha do lado da minha casa e ele veio olhar o que estava acontecendo, segundo ele o niva super-aqueceu e queimou um pistão alem de outros problemas no radiador... eu não penso em arrumar ele porque eu conheço a dificuldade de achar peças, não sei mais o que fazer com ele, onde botar ou pra quem dar provavelmente vai ficar de presente pro mecânico, o carro teve só um dono, ano 91/92. Agora é procurar um substituto mas é difícil ter que largar o carro onde se aprendeu a dirigir e que fazia parte da família... penso em um troller ou em um wrangler agora pra tentar deixar a partida menos triste

Pô que triste heim...

Cara arruma ele, não ta tão dificil de achar as peças não...
Se você estivesse mais proximo, eu iria buscar ele..kkkkk

abs

Flugêncio
11/11/2013, 19:50
A coisa mais fácil é achar peças.

simtesch
22/11/2013, 17:58
Felipe,
Se não quiser muito estresse com peças, serviços, etc...Compra um motor de Laika em algum desmanche...vai gastar uns R$1.000,00 no máximo e seu Niva estará na ativa....As diferenças básicas são os suportes do motor, cárter,bomba de óleo ( tudo tem no seu motor antigo) e cilindrada 1500 ou 1600!!!
Boa sorte
simtesch



Depois de alguns meses sem funcionar resolvi liga-lo e ele pegou sem maiores problemas eu repeti o processo algumas vezes uma vez por semana durante um mês. Nas ultimas tentativas percebi que alguma coisa estava errada pensava que uma vela tinha queimado e eu não mexi mais nele por um tempo, hoje fui falar com meu mecânico que trabalha do lado da minha casa e ele veio olhar o que estava acontecendo, segundo ele o niva super-aqueceu e queimou um pistão alem de outros problemas no radiador... eu não penso em arrumar ele porque eu conheço a dificuldade de achar peças, não sei mais o que fazer com ele, onde botar ou pra quem dar provavelmente vai ficar de presente pro mecânico, o carro teve só um dono, ano 91/92. Agora é procurar um substituto mas é difícil ter que largar o carro onde se aprendeu a dirigir e que fazia parte da família... penso em um troller ou em um wrangler agora pra tentar deixar a partida menos triste

eferrao
23/11/2013, 05:40
Hoje quem me deixou na mão foi o meu...
Ia para o trabalho de manhã, quando no meio do caminho comecei a escutar algo batendo dentro do motor.
Como já estava bem perto do trabalho, mais uns 5 minutos, continuei dirigindo.
Estacionei e chamei um colega para escutar o barulho.
Em baixa rotação não aparecia, porém ao acelerar, parecia que tinha uma moeda ou algo parecido solto pulando dentro do motor. De repente o motor parou de vez, e a partida não dá nem sinal. (Não faz nem o barulho de girar o motor de arranque, como se este ao acoplar no volante do motor, não dá nem um giro)
Não sei o que aconteceu. Deixei ele lá, na rua mesmo, de frente à guarita d empresa, e voltei de carona.
Para ajudar, meu mecânico foi viajar...

eferrao
18/01/2014, 15:13
Depois de 2 meses parado, alguma evolução no quadro do meu Niva...
Primeiro o mecânico estava sem espaço na oficina, e tive que deixar o carro parado onde eu trabalhava por cerca de 2 semanas.
Depois de finalmente quinchar o carro para a oficina, o rapaz me informa que tirará férias no final do ano, e nem mexeu no motor antes das férias, que eu também tive e que não pude aproveitar para encomendar e buscar peças em SP.
Bom, 2 semanas depois do cara voltar de férias, fui ver o estado do meu carro. O cara só tinha removido a tampa do cabeçote e radiador, mas não havia ainda removido o bloco do lugar, e depois descobri, que o infeliz não tinha nem idéia de como fazê-lo...
Um amigo de onde trabalhava me recomendou o mecânico dele, de Itatiba, e como no início do ano comecei a trabalhar lá resolvi chamar novamente o guincho para trocar o carro de oficina. Passei no final da tarde na oficina, para conversar sobre o que poderia ser feito, achando que o carro estaria da mesma forma como saiu da anterior, tive uma grata surpresa: O rapaz cerca de 2 horas depois de ter recebido o carro já estava com o bloco completamente desmontado, no chão, cabeçote no lavador de peças, virabrequim e pistões devidamente separados sobre o carrinho de ferramentas, ou seja, em duas horas fez o que o outro cara não conseguiu em 2 meses...

eferrao
18/01/2014, 15:35
Resultado da avaliação de meu motor:

Motivo da pane: Falta de óleo, "queimou" as bronzinas, a ponto de travar o primeiro cilindro :( - Falha da cebolinha da pressão. Eu sabia que estava baixo, mas como estava para consertar o vazamento, deixei para completar quando alertasse a falha, para não desperdiçar pelo chão.

Bomba de óleo - Condenada
Bronzinas - Condenadas
Bielas - Serão analisadas as dimensões na retífica - possivelmente mantidas
Cilindros - Estão com desgaste no diâmetro interno - Aguardando avaliação dimensional
Pistões - Aparentemente sem problemas
Anéis - Condenados (Folga)
Virabrequim - Aguardando avaliação dimensional - Aparentemente apenas riscado pelas bronzinas danificadas
Comando - Devido a falta de óleo, apresentam certo desgaste nos cames, aguardando melhor avaliação e verificação da compensação do desgaste no ajuste das válvulas.


Agora o que fazer:

Apenas trocar bomba de óleo e bronzinas e retificar virabrequim e bielas (mais viável e econômico)
Caso tenha que fazer a retífica dos cilindros, passar a 1.7, com pistões de Fusca (83mm)
Caso o comando não dê ajuste, terei que também substituí-lo


O rapaz que me indicou esta oficina em Itatiba fez as modificações acima (pistões de fusca e comando), além de colocar injeção eletrônica. Gastou $$$$$$$
Não tenho tanto $ assim disponível, espero que seja suficiente apenas o passo 1 acima...
Alguém mais com o motor carburado e com pistões de fusca pode me dizer o que achou da modificação?
Consumo, potência, torque, etc???

simtesch
21/01/2014, 17:56
Olá Niveiro,
Acha um Laika largado em algum desmanche e pega a parte de força...Vc só terá que achar uma bomba de óleo e tampa do cartér....todo resto igual e rodando!!!Não vai gastar nem a metade dos serviços de retífica...Eu comprei um Laika inteiro por R$750,00...Tirei motor, caixa, miolo dif transeiro e algumas bobagens...
Claro que retifica deixará tudo zero...em tese!!!
Abs

Simtesch






Resultado da avaliação de meu motor:

Motivo da pane: Falta de óleo, "queimou" as bronzinas, a ponto de travar o primeiro cilindro :( - Falha da cebolinha da pressão. Eu sabia que estava baixo, mas como estava para consertar o vazamento, deixei para completar quando alertasse a falha, para não desperdiçar pelo chão.

Bomba de óleo - Condenada
Bronzinas - Condenadas
Bielas - Serão analisadas as dimensões na retífica - possivelmente mantidas
Cilindros - Estão com desgaste no diâmetro interno - Aguardando avaliação dimensional
Pistões - Aparentemente sem problemas
Anéis - Condenados (Folga)
Virabrequim - Aguardando avaliação dimensional - Aparentemente apenas riscado pelas bronzinas danificadas
Comando - Devido a falta de óleo, apresentam certo desgaste nos cames, aguardando melhor avaliação e verificação da compensação do desgaste no ajuste das válvulas.


Agora o que fazer:

Apenas trocar bomba de óleo e bronzinas e retificar virabrequim e bielas (mais viável e econômico)
Caso tenha que fazer a retífica dos cilindros, passar a 1.7, com pistões de Fusca (83mm)
Caso o comando não dê ajuste, terei que também substituí-lo


O rapaz que me indicou esta oficina em Itatiba fez as modificações acima (pistões de fusca e comando), além de colocar injeção eletrônica. Gastou $$$$$$$
Não tenho tanto $ assim disponível, espero que seja suficiente apenas o passo 1 acima...
Alguém mais com o motor carburado e com pistões de fusca pode me dizer o que achou da modificação?
Consumo, potência, torque, etc???

sallespickup
05/02/2014, 12:52
e ai felipe que fim levou o niva

xibiu!!!
02/09/2014, 18:37
... eu não penso em arrumar ele porque eu conheço a dificuldade de achar peças, não sei mais o que fazer com ele, onde botar ou pra quem dar provavelmente vai ficar de presente pro mecânico, o carro teve só um dono, ano 91/92.

.................................................. .................................................. .................................................. ........
E o que deu com o niva???
Será que é tão difícil assim achar peças para ele...???
Sei que tem Lojas especializadas para esse veículo.

Pablo.pinto2007
29/09/2014, 13:56
E pra inchar mais ainda... peças importadas, sabendo comprar sai quase de graça!!! pois na rússia é comum como fusca aqui... e o e-bay ta aí pra isso!!!

mauricio_silva
29/09/2014, 17:03
Olá.
Alguma novidade no front? Ou já fizeram a missa de 1 ano do pobre russinho?
[]s.