Ver Versão Completa : Diferença entre molas dianteiras - landau-f-250-f-1000-pampa-f-4000
Leandro conte
11/11/2013, 07:59
olá ..
Alguém ai tem as especificações contendo diametro...altura e elos das molas dianteiras do Ford Landau ,F-250 ,F-1000 , F4000 ,e Pampa .
Estou fazendo uma transformação na minha Range Rover 1998 , porem meu carro tem um peso de quase 3 toneladas....precisava saber qual mola irá se adaptar melhor ao conjunto.
Precisava saber a altura de cada uma .
Diametro
Será que a da Pampa cairia bem ??? ou ficaria muito mole batendo elo com elo ??
me ajudem ai galera
Ramon Pires
11/11/2013, 09:09
Pelo peso vai ter que usar a da f250 ou da f4000, mas o problema é dar certo, pois os suportes são diferentes, as mola da pampa vai servi só pra por no acelerador mesmo!!
Leandro conte
11/11/2013, 17:50
Pelo peso vai ter que usar a da f250 ou da f4000, mas o problema é dar certo, pois os suportes são diferentes, as mola da pampa vai servi só pra por no acelerador mesmo!!
beleza vou analisar entre a da F-250 e da F-4000 !!
Creio que será a da F-4000 pois é maior em altura, quero um curso de suspensão maior , uma vez que também estou adaptando o amortecedor do MB 1113
em relação ao encaixe da mola meu amigo vai dar um jeitinho brasileiro para encaixar da melhor maneira rs.....abraço
Edintruder
11/11/2013, 20:31
Com carga, a mola da f250 é 5 cm mais longa que a da F1000, e por sua vez, a mola da f4000 é 5 cm mais longa que a mola da F250. Se tivesses mais perto eu te mandava emprestado um par de molas da F250 para experimentares. Mas o frete de ida e volta sai quase o valor das molas...
Leandro conte
15/11/2013, 08:55
Com carga, a mola da f250 é 5 cm mais longa que a da F1000, e por sua vez, a mola da f4000 é 5 cm mais longa que a mola da F250. Se tivesses mais perto eu te mandava emprestado um par de molas da F250 para experimentares. Mas o frete de ida e volta sai quase o valor das molas...
Amigo muito obrigado pela ajuda !!!
Vou ver pessoalmente as duas molas e comparar cada uma e ver como ambas ficam na minha range rover.....dependendo do resultado eu vou trocando até acertar a receita rs..
abraço
Sonhador
17/11/2013, 09:21
Sera que na net não acha nenhum catalogo com essas especificacoes?
Edintruder
17/11/2013, 14:44
Qual é o peso do veículo nesse eixo? Qual é a altura da mola comprimida originalmente e quanto precisas com a mola nova?
sallespickup
18/11/2013, 09:43
eu iria de f1000 o f250, pois a da F4000 apesar de mais longa é muito mais grossa e ficara dura pacas
Edintruder
18/11/2013, 11:44
Realmente, o Salles tem razão. Na f1000 que é bem pesado com o MWM na frente, as molas da F4000 deixou a frente mais dura. Com a da F250 tinha ficado firme numa medida boa para conforto.
Existe diferença entre a mola dianteira direita e a esquerda de f1000, digo com relação ao tamanho? Pois ontem ao desmontar a minha percebi uma diferença grande de tamanho entre elas. Abraço.
Edintruder
19/11/2013, 08:05
Quando novas são iguais, mas depois de usadas sempre aparece uma diferença de cerca de 3 cm.
Opa valeu amigo, então deve ser isso que aconteceu, a direita está um pouco mais baixa; estou mexendo na suspensão, fazendo as mangas de eixo, trocando as barras da direção, embreagem, etc. Acho que vou ter que add as molas na lista. Abraço e obrigado pela atenção!!!!
Renato Fraga
19/11/2013, 23:11
A mola direita da F1000 é sim diferente da mola esquerda. Consulte qualquer catálogo e verás.
Verá também que existem 4 ou 5 modelos de molas para ela. Tudo depende da motorização e ano de fabricação. A mais leve é a F100 que usava motor OHC 4 cilindros gasolina. A mais pesada acredito ser a 4x4 que usa motor X10. Sendo assim, existe mais de uma opção.
Se é uma range rover, eu acredito que existe kit para ela. Você está removendo a suspensão pneumática??? É isso???
Abraços
Daniel.Shimomoto
20/11/2013, 22:18
A mola direita da F1000 é sim diferente da mola esquerda. Consulte qualquer catálogo e verás.
Verá também que existem 4 ou 5 modelos de molas para ela. Tudo depende da motorização e ano de fabricação. A mais leve é a F100 que usava motor OHC 4 cilindros gasolina. A mais pesada acredito ser a 4x4 que usa motor X10. Sendo assim, existe mais de uma opção.
Se é uma range rover, eu acredito que existe kit para ela. Você está removendo a suspensão pneumática??? É isso???
Abraços
Realmente existe diferenças entre mola esquerda e mola direita. E no caso das F-1000 diesel quatro farois, pelo catálogo da FABRINI, existe até uma diferença de espessura (o lado esquerdo tem 0.25mm a mais que o direito).
Abs!!!
sallespickup
23/11/2013, 09:15
sim tem diferenças da direita pra esquerda, inclusive na F1000 se montar ao contrario amassa o amortecedor todo, no caso da adaptação em questão, é só a altura mesmo, pois todo carro é mais alto no lado direito pra compensar a caida da rua que é sempre pra este lado
Desnickadu
23/11/2013, 11:50
NUNCA ouvi falar em carro ser mais alto do lado direito pra compensar a "caida da rua".
comesando pelo fato de que nossas ruas tem uma inclinação estupidamente alta, é desnecessário ter toda aquela inclinação, seja pelo motivo que for. Tanto em ruas quanto em rodovias, nossas pistas são totalmente fora dos padrões internacionais.
Edintruder
23/11/2013, 23:14
A esquerda pode ser mais reforçada e alta pois em grande parte do tempo o veículo anda apenas com o motorista, e esse lado sofre mais a ação do peso extra do que o esquerdo. Notamos claramente isso ao passar do tempo que é sempre o lado esquerdo que arria mais na suspensão. Não é nada, mas temos em média de 80 a 115kg na esquerda em 80% do tempo de uso do veículo.
Leandro conte
16/02/2014, 15:41
A mola direita da F1000 é sim diferente da mola esquerda. Consulte qualquer catálogo e verás.
Verá também que existem 4 ou 5 modelos de molas para ela. Tudo depende da motorização e ano de fabricação. A mais leve é a F100 que usava motor OHC 4 cilindros gasolina. A mais pesada acredito ser a 4x4 que usa motor X10. Sendo assim, existe mais de uma opção.
Se é uma range rover, eu acredito que existe kit para ela. Você está removendo a suspensão pneumática??? É isso???
Abraços
Isso amigo já retirei as pneumáticas por ue da muito problema...rasga direto e sempre nao sobe.......e já coloquei as molas e amortecedores....coloquei 4 Molas da F-1000 Diesel MWM 1997 e 4 amortecedores da F 4000 dianteiros ...com algumas adaptações encaixou certinho.
Até tem o KIT original mas não tem no brasil....por isso a procura pelas Adaptações.
MonsterF1000
21/02/2014, 10:02
A esquerda pode ser mais reforçada e alta pois em grande parte do tempo o veículo anda apenas com o motorista, e esse lado sofre mais a ação do peso extra do que o esquerdo. Notamos claramente isso ao passar do tempo que é sempre o lado esquerdo que arria mais na suspensão. Não é nada, mas temos em média de 80 a 115kg na esquerda em 80% do tempo de uso do veículo.
Aproveitando o tópico do nosso amigo...
Edi, você sabe se as molas da F4000 dão montabilidade na F1000 sem grandes adaptações?
Ou seria melhor colocar as da F250 com calços para atingir a mesma altura?
Tio Eddie
21/02/2014, 10:46
Aproveitando o tópico do nosso amigo...
Edi, você sabe se as molas da F4000 dão montabilidade na F1000 sem grandes adaptações?
Ou seria melhor colocar as da F250 com calços para atingir a mesma altura?
As molas da F-4000 na F-1000 não são plug and play, precisa usar a base da mola da 4000 que é mais larga e baixar os suportes dos tirantes da suspensão para poder caber a mola na posição correta.
Já as molas da 250 é tirar uma e colocar a outra.
[]s
MonsterF1000
21/02/2014, 13:20
As molas da F-4000 na F-1000 não são plug and play, precisa usar a base da mola da 4000 que é mais larga e baixar os suportes dos tirantes da suspensão para poder caber a mola na posição correta.
Já as molas da 250 é tirar uma e colocar a outra.
[]s
Tio Eddie
Tenho pesquisado tópico da Milona, e ví que você já instalou as molas de F4000.
Você ainda está com elas?
Percebi que você substiuiu o calço original pelos de Tecnil. Se não for pedir muito, você teria um esboço, mesmo que de papel de pão, das medidas desse calço?
Edintruder
21/02/2014, 13:21
Eu precisei fazer uma base mais larga mesmo nos calços da Femil! Molas de F4000 mais calços de 10cm. Subi 15 cm nas molas e os suportes ajustei apenas 12cm. Daí coloquei as castanhas que o Adams faz que dá maior ajuste. Ficou perfeito.
MonsterF1000
21/02/2014, 13:24
Eu precisei fazer uma base mais larga mesmo nos calços da Femil! Molas de F4000 mais calços de 10cm. Subi 15 cm nas molas e os suportes ajustei apenas 12cm. Daí coloquei as castanhas que o Adams faz que dá maior ajuste. Ficou perfeito.
Olá Edi!
Pelo menos num primeiro momento eu queiria começar apenas pelas molas com os calços, pra não ter de mexer nos suportes, assim como o Tio fez...
Tô planejando colocar uns pneus 265/75/16, assim também não fica tão disproporcinal a altura em relação ao tamanho do pneu...
O que vocês acham?
Tio Eddie
21/02/2014, 13:29
Tio Eddie
Tenho pesquisado tópico da Milona, e ví que você já instalou as molas de F4000.
Você ainda está com elas?
Percebi que você substiuiu o calço original pelos de Tecnil. Se não for pedir muito, você teria um esboço, mesmo que de papel de pão, das medidas desse calço?
Vamos lá,
Não tenho mais nada da Milona, nem ela.
OS calços de tecnil, que usava com as molas da 250 foram descartados após não funcionarem com as molas da 4000.
A instalação das molas da 4000 demanda um retrabalho em toda a suspa, baixando inclusive os suportes dos tirantes e das tesouras, além de amortecedores maiores.
Calço de 4cm mais mola da F250 funciona bem.
Tio Eddie
21/02/2014, 13:31
Olá Edi!
Pelo menos num primeiro momento eu queiria começar apenas pelas molas com os calços, pra não ter de mexer nos suportes, assim como o Tio fez...
Tô planejando colocar uns pneus 265/75/16, assim também não fica tão disproporcinal a altura em relação ao tamanho do pneu...
O que vocês acham?
Nas 4x4 cabem pneus até 33" (285/75R16) com ela toda original.
Quer subir só um pouco, use apenas as molas da 250, sem calços. Os 265 devem caber com folga.
Com o conhecimento que tenho hoje, optaria por BL ao invés de mexer na suspa.
My 2 cents.
MonsterF1000
21/02/2014, 13:44
Nas 4x4 cabem pneus até 33" (285/75R16) com ela toda original.
Quer subir só um pouco, use apenas as molas da 250, sem calços. Os 265 devem caber com folga.
Com o conhecimento que tenho hoje, optaria por BL ao invés de mexer na suspa.
My 2 cents.
Concordo contigo!
Eu gostaria de influenciar o mínimo possivel na originalidade da suspensão. Creio que as molas da F250 já vão me bastar.
Como vocês podem ver na fotoa frete parece rebaixada, porque o antigo dono colocou mais laminas e arqueou o feixde de molas traseiro e deixou as molas dianteiras (que suspeito serem originais)A idéia é nevelar e colocar pneus maiores que os 235/75/15 que já estão nela....
inclusive, o lado do passageiro está mais baixo e a cabagem esta negativa (apenas nessa roda).
Elmer_Jeep
29/03/2016, 09:58
Aproveitando o tópico e a presença dos especialistas em F1000.
Meu primo tem uma 89 motor 229 e as molas dianteiras estão cansadas, não está encontrando molas novas na cidade. Só encontra das 92 em diante e aí vem a dúvida: as molas da F1000 moderna podem ser montadas na F1000 antiga ??
A viatura está original e ele quer manter a altura.
Caso positivo, qual seria a mais indicada? 4.9, X10, HSD ?
Valeu.
Edintruder
29/03/2016, 13:54
Elmer, as molas das 93/... são mais longas que as antigas.
Elmer_Jeep
29/03/2016, 15:16
Elmer, as molas das 93/... são mais longas que as antigas.
Os suportes de fixação são semelhantes?
Muda muito a altura ?
Edintruder
29/03/2016, 18:57
Não sei se muda muito pois nunca vi nenhuma assim, mas os suportes das antigas são mais altos em relação aos suportes das modernas. Por isso a diferença na altura das molas. Na minha F eu uso as molas dianteiras da F4000 antiga.
ricarvalhal
29/03/2016, 22:16
nas F ate 92, a mola esquerda é diferente da mola direita, isto é devido a uma roda ser mais para dentro que a outra.
não sei se colocar molas iguais modificaria o comportamento dela.... fica a dúvida !!!
Aproveitando o tópico e a presença dos especialistas em F1000.
Meu primo tem uma 89 motor 229 e as molas dianteiras estão cansadas, não está encontrando molas novas na cidade. Só encontra das 92 em diante e aí vem a dúvida: as molas da F1000 moderna podem ser montadas na F1000 antiga ??
A viatura está original e ele quer manter a altura.
Caso positivo, qual seria a mais indicada? 4.9, X10, HSD ?
Valeu.
guilhermersantos
25/04/2023, 08:59
Não sei se muda muito pois nunca vi nenhuma assim, mas os suportes das antigas são mais altos em relação aos suportes das modernas. Por isso a diferença na altura das molas. Na minha F eu uso as molas dianteiras da F4000 antiga.
Buenas amigo,
Se possível, me tira uma dúvida. Eu colocando as molas da F4000 na F1000 e fazendo os devidos ajustes na suspensão dianteira, quanto em centímetros aproximadamente eu ganho em altura?
Pergunto pois tenho uma F100 67 com chassi de F1000 e estou levantando ela em 4", porém não queria encher de calco, quero fazer ela alta mas que tenha curso de suspensão útil, daí estou pensando em mola + amortecedores da F4000. Vi que tu tens uma com essas molas.
Muito obrigado, um abraço.
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