Ver Versão Completa : Band 90 - Voluntaria
Tenho um vício incurável que é o radioamadorismo. Adquiri uma Toyota Bandeirante e agora tenho dois vícios.
Como radioamador tenho me dedicado a apoiar as comunicações em situações de emergências, principalmente em VHF (2 metros) através de operação por repetidora. No Clube de Radioamadores de Rio do Sul hospedamos a repetidora dos Bombeiros e o sistema de comunicação das barragens de contenção de cheias no Alto Vale do Itajaí. Para manter tudo no ar é preciso subir morros, muitos morros, fazendo manutenção de estações repetidoras. No Morro do Ipiranga, em Rodeio-SC, damos apoio aos Bombeiros Voluntários de Ascurra. Ali é difícil. Sem 4x4 somente a pé com as tralhas nas costas.
Por fim, no final de 2012, depois de ler muito aqui no fórum, decidi que era hora de comprar um 4x4 e encontrei duas Band. Uma CD 89 e uma 90 jipe curto. Optei pelo jipe por ser 5 marchas, embora tenha gostado muito da CD que acabou indo para os bombeiros de Ascurra.
Dados da viatura:
Toyota Bandeirante 90/91, motor 14B aspirado, 5 marchas, tanque de plastico, snorkel, bagageiro, escada, escape alto, 5 pneus AT que pareciam estar em excelente estado, 4 Hella´s Rallye 1000 sendo um com a carcaça quebrada (outra eu quebrei depois). Dois ótimos bancos dianteiros mas não sei de carro são.
438761
Depois de trocar tudo quanto era óleo e engraxar, fomos fazer o teste na Band no tal Morro do Ipiranga.
Reduzida engatada e mesmo assim quase ficamos a poucos metros do topo. Piso molhado e pneus AT não funcionaram bem morro acima. Patinou um pouco, mas subiu.
A dificuldade era manter a Toy em linha reta no asfalto.
438763438764
Toyota Bandeirante é meio passarinheira por natureza, mas achei que a minha estava extrapolando.
Troquei todos os terminais de direção e os quatro amortecedores. Foi feita também revisão na bomba da DH.
Melhorou, porém ainda não ficou bom. Conversando com o torneiro, que adora mexer em Band (Land também mas o genro dele não deixa muito não), decidimos trocar o terminal do pitaman modificando o sistema para utilizar o terminal normal da Band.
A folga acabou e a Band ficou dirigível. Nas fotos abaixo o terminal substituído.
438768438765438766438767
Outro problema crônico. Coloquei um rolamento novo. Eita peça delicada. Desconfio que já detonei ele na instalação. Uma semana depois estava tudo com folga novamente e ainda por cima estragou os contatos da chave de seta. Cada virada de volante era um buzinada. Nova troca de idéias com o Beto (torneiro) e ele me disse que estava substituindo os rolamentos das Bandeirantes por uma bucha de tecnil. Fizemos o up-grade e realmente funcionou. Aproveitei e troquei também as travas do capo que estavam enferrujadas.
438769438770
Depois da subida apertada no Ipiranga resolvi inspecionar os pneus para ver se valia a pena comprar outros mais apropriados.
Desmontados os AT fiquei sem opção. Dois com remendo por dentro (bem grandes) e um com trincas. Pesquisando nas lojas andei levando uns sustos com o custo até que apareceu um vendedor oferecendo os Kumho. Não conhecia a marca mas o preço era atrativo e havia algumas informações boas a respeito. Inclusive da pessoa que me vendeu a Band. Resolvi arriscar até o momento (uns 10.000 km) não tenho queixas. Comprei os KL71 285-75-16 que são mais para Mud do que AT. Na lama foram bem mas não fiz trilhas mais radicais com eles. Na subida do Ipiranga, com piso molhado, nem patinaram.
Quando coloquei os pneus botei os três Hellas que sobraram. Não ficaram bons no bagageiro.
438771
Após os pneus novos a Band finalmente tomou juízo e ficou excelente para dirigir. Fazem um pouco de barulho mas não incomoda. Na verdade os snorkel com a entrada de ar bem acima da janela ronca bem mais. Bem... Bandeirante sem barulho não tem graça.
Quando adquiri ela o freio de estacionamento a tambor segurava. Mas andei esquecendo ele puxado e acabou o freio.
Então, conforme relatos aqui no fórum, travei contato com o freio a disco.
Comprei o do Berga. O mecânico levou um baile para entender a instalação mas conseguiu. O freio funciona muito bem. Na primeira vez que esqueci ele acionado o motor reclamou e resolvi instalar um alarme. Daqueles bem barulhentos já que a cabeça não ajuda.
438774438775438776438778
A Band 89 CD minha primeira opção de compra. Agora pertence aos Bombeiros Voluntários de Ascurra.
438783
Vejo aqui no fórum que o pessoal costuma denominar suas viaturas. Eu não tinha a menor ideia de que nome daria à minha Band, até a enchente de setembro de 2013.
Nossa cidade é pequena e sua Defesa Civil é formada por voluntários, eu inclusive. Quando em situação de emergência esse grupo de pessoas se reúne para enfrentar o evento adverso. Cada um tem sua função. Fui coordenador da Defesa Civil por muitos anos mas recentemente passei o bastão (mas continuo com outras funções). Não é cargo remunerado, todos são voluntários. Aí surgiu a idéia de nomear a Band pois na última enchente ela entrou para o time. Transporte de barcos da Força Tarefa de Bombeiros de Santa Catarina, transporte de pessoal da saúde por áreas alagadas ou de difícil acesso, manutenção do sistema de comunicação por rádio e por aí vai. Tem um vídeo com ela em ação.
Depois que tudo passa voltamos às nossa rotina e profissões até o próximo chamado e sempre há um próximo.
438793
Enchente de setembro de 2013 no Alto Vale do Itajaí
https://www.youtube.com/watch?v=8nhofHCTEOE
hercilio.neto
11/11/2013, 22:07
Grande Sofiati,
Que legal que você abriu um tópico para sua Band.
Bacana conhecer esse lado do radio amador e da defesa civil, além é claro, de toyoteiro.
Não sei exatamente onde as trajetórias se cruzam, mas ser solidário e ser toyoteiro parecem características comuns.
E não há nada como fazer as coisas com amor. O nome da Band caiu como uma luva.
Parabéns pela Band e parabéns pelo espírito solidário.
Em tempo: No vídeo, a travessia seria divertida, não fosse triste a situação do alagamento.
Renato Camargo
11/11/2013, 22:08
Parabéns pela Band e pela atitude.
Grande Sofiati,
Que legal que você abriu um tópico para sua Band.
Bacana conhecer esse lado do radio amador e da defesa civil, além é claro, de toyoteiro.
Não sei exatamente onde as trajetórias se cruzam, mas ser solidário e ser toyoteiro parecem características comuns.
E não há nada como fazer as coisas com amor. O nome da Band caiu como uma luva.
Parabéns pela Band e parabéns pelo espírito solidário.
Em tempo: No vídeo, a travessia seria divertida, não fosse triste a situação do alagamento.
Pois é Hercílio.
Começou com o radiomadorismo. Aí quando transmitia solicitações de apoio, percebi que muitas necessidades poderiam ser supridas por nós mesmos. Então pedi ajuda dos antigos escoteiros (fui escotista por muitos anos) e criamos o embrião de uma Defesa Civil. Lá se vão uns quinze anos já. Por fim ainda faltava uma peça: um veículo 4x4.
Quando botei o olhos nas duas Band´s (a CD e o Jipe) lado a lado, vi que o time estava completo. Pena não poder ficar com as duas. A CD é muito bonita e virou voluntária também já que foi adquirida pelos Bombeiros Voluntários de Ascurra e é utilizada também por um radioamador.
Desconfio que as trajetórias não se cruzaram. Uma foi complemento da outra pois hoje parece que sempre fui toyoteiro. Pois o espírito é exatamente o mesmo do radioamador.
Quanto à travessia, foram várias em diversos pontos. Alguns mais fundos outros nem tanto. E tens razão, teria sido divertido não fosse a tensão reinante da calamidade.
Abraço
F. Oliveira
12/11/2013, 22:15
Excelente iniciativa!! Show de imagens, hein, não fosse essa questão de alagamento.
Parabéns pela Band e pela atitude.
Obrigado Renato.
Sobre solidariedade faço um off-topic.
Em 2011 a enchente por aqui foi maior que a de 2013. Fui até a casa de minha mãe, já com seus 70 anos, e a encontrei rezando e chorando pela situação que a cidade estava passando.
A casa dela é grande e fora da área inundável, então avisei que ali seria o quartel general dos bombeiros, quando eles chegassem. E assim foi. Hospedou 8 bombeiros durante 12 dias. Uma bagunça total.
Minha mãe esqueceu as tristezas (nem tinha tempo para isso) e agradeceu muito por poder ajudar de alguma forma.
Em 2013 lá vieram os bombeiros outra vez e a dona Clotilde feliz da vida. Agora eram 11 membros da Força Tarefa.
Estamos descobrindo que ser solidário faz um bem danado para nós mesmos.
Abraço
Excelente iniciativa!! Show de imagens, hein, não fosse essa questão de alagamento.
Oliveira
Tá cuidando bem da quase minha HDJ-80?
Pois é... enchente é triste, mas passa. Depois a gente lava tudo e a vida recomeça. Pior é ser atingido por desmoronamento ou incêndio onde o risco humano é maior.
Também tem o lado bom (para toyoteiro) de enfrentar alagados e estradas ruins com a Band.
Falando nisso tomei um susto. Ao rebocar o bote inflável dos bombeiros, ele resolveu navegar por conta própria dando uns solavancos na carretinha. Por sorte o trecho não era muito longo e a Toy estava com a reduzida engatada. Ainda assim o 14B reclamou.
Abraço
Amadeus_band
12/11/2013, 22:49
Sofiat, apesar que gostar de ver Bands aqui no fórum, mais bacana ainda é ver sua atitude! Parabéns!
Quanto ao rolamento da coluna de direção, curioso, um dia começou a ter folga na minha, achei que o rolamento tivesse ido pro vinagre, pois acredito seja original ainda, mas quando eu tirei a capa da coluna, surpresa, o rolamento estava preso apenas com 1 parafuso, foi só colocar os outros 2 e ficou zerado. Acho estranho que nunca troquei o meu e em casos como o seu só com buchas.
Abraço!
hercilio.neto
13/11/2013, 09:25
Quanto ao rolamento da coluna de direção, curioso, um dia começou a ter folga na minha, achei que o rolamento tivesse ido pro vinagre, pois acredito seja original ainda, mas quando eu tirei a capa da coluna, surpresa, o rolamento estava preso apenas com 1 parafuso, foi só colocar os outros 2 e ficou zerado. Acho estranho que nunca troquei o meu e em casos como o seu só com buchas.
Abraço!
Amadeus,
Eu desconfio que o rolamento dá tanto problema porque a gente levanta a Band e depois usa o volante como apoio para subir no jipe. Esse esforço lateral é que danifica o rolamento, ainda mais que o sujeito aqui tá com sobre-peso (hehe).
Eu substitui o rolamento por bucha. Ficou bom.
Amadeus,
Eu desconfio que o rolamento dá tanto problema porque a gente levanta a Band e depois usa o volante como apoio para subir no jipe. Esse esforço lateral é que danifica o rolamento, ainda mais que o sujeito aqui tá com sobre-peso (hehe).
Eu substitui o rolamento por bucha. Ficou bom.
Amadeus
O que o Hercílio comentou também é o meu caso (inclusive sobre-peso) kkk.
Já havia observado que uso o volante inadequadamente para entrar. A alternativa seria uma alça como a da SW4. Fui de bucha mesmo.
Abraço
F. Oliveira
13/11/2013, 23:49
Oliveira
Tá cuidando bem da quase minha HDJ-80?
Pois é... enchente é triste, mas passa. Depois a gente lava tudo e a vida recomeça. Pior é ser atingido por desmoronamento ou incêndio onde o risco humano é maior.
Também tem o lado bom (para toyoteiro) de enfrentar alagados e estradas ruins com a Band.
Falando nisso tomei um susto. Ao rebocar o bote inflável dos bombeiros, ele resolveu navegar por conta própria dando uns solavancos na carretinha. Por sorte o trecho não era muito longo e a Toy estava com a reduzida engatada. Ainda assim o 14B reclamou.
Abraço
Tens razão...não havendo tragédia, o resto a gente leva.
A sua HDJ está sendo bem cuidada...heheheheh...a ultima guaribada foi os 4 pontos de solda nos minúsculos buracos do radiador. Aquilo estava me incomodando demais!
estou agora pensando na viagem de fim de ano para minha terra natal..hehhehehhe.
Abração!
F. Oliveira
13/11/2013, 23:51
Ah...e pra esse 14B reclamar o negócio foi feio, hein! Como diabos esse bote dá uma navegada assim?
ta de parabens pelo veiculo e pelo servico como voluntario, so falta um guincho eletrico na viatura, e muito util nessas situacoes, ja puxei arvores caidas, carros tombados e por ai vai...
Ah...e pra esse 14B reclamar o negócio foi feio, hein! Como diabos esse bote dá uma navegada assim?
As ondas formadas pela Band deixaram a carretinha instável. Num pequeno trecho a água chegou ao capô. Tentei ir o mais lento possível e com a rotação lá embaixo. Quando complicou pisei para recuperar mas ela não subiu imediatamente.
Falando em radiador, tenho dois furos teimosos pedindo remendo.
Abs.
ta de parabens pelo veiculo e pelo servico como voluntario, so falta um guincho eletrico na viatura, e muito util nessas situacoes, ja puxei arvores caidas, carros tombados e por ai vai...
Eis um sonho de consumo. E fez falta sim. Numa barreira caída na estrada tinha uns galhos de árvore no meio. Tive de contornar por outro caminho. Se tivesse guincho, passava.
Andei pensando num Biseli, mas por enquanto turbinar o 14B é prioridade e em seguida o eixo flutuante. Depois... a lista é grande hehe.
Terceira hélice quebrada em um ano. A última foi devido a passagem na água.
Por falar em ano. 14/11/2013 --> 1 ano no portal. O tempo voa, caramba!
439372
Depois de muito pesquisar, parece que o lugar dela é por aí mesmo.
439373
Finalmente consegui uma chave carto e ela não deu certo.
O chicote da Band tem dois conectores grandes e um pequeno.
Nesta são três pequenos e um grande.
Talvez, com paciência, seja possível adaptar. O fim-de-semana promete.
439374
MarcioNatal
25/11/2013, 23:03
Finalmente consegui uma chave carto e ela não deu certo.
O chicote da Band tem dois conectores grandes e um pequeno.
Nesta são três pequenos e um grande.
Talvez, com paciência, seja possível adaptar. O fim-de-semana promete.
439374
E aquele HT lá no cantinho? É pra corujar a turma enquanto vai achando o local de cada fio nos conectores? Tá com cara de um Yaesu ft-250r.
Um abração amigo. Parabéns pelas empreitadas e atitudes.
Márcio Humberto
Ha! Lindona a sua Band, PP5GAS... Mais linda ainda a sua história de camaradagem e voluntario "com a Voluntária".
Obrigado por compartilhar suas aventuras.
Marcelo.
E aquele HT lá no cantinho? É pra corujar a turma enquanto vai achando o local de cada fio nos conectores? Tá com cara de um Yaesu ft-250r.
Um abração amigo. Parabéns pelas empreitadas e atitudes.
Márcio Humberto
Olá Márcio
O HT é um Vertex, mesma família Yaesu. Somente uso para corujar as repetidoras.
Quanto a chave, tô levando um passeio dela. Consegui encontrar os piscas, farol alto e baixo. Mas o alerta não tem jeito de ajustar. O limpador é outra novela. Mas vou dar um jeito.
73
Ha! Lindona a sua Band, PP5GAS... Mais linda ainda a sua história de camaradagem e voluntario "com a Voluntária".
Obrigado por compartilhar suas aventuras.
Marcelo.
Obrigado Marcelo.
Como já disse aqui, em situações de desastre ajudar no enfrentamento é a melhor forma de passar pela situação.
No final de outubro os voluntários da Defesa Civil se reuniram para avaliar a atuação na enchente de setembro. Eram 240 pessoas que de alguma forma participaram. Todos tinham suas histórias para contar e todos estavam satisfeitos com seu envolvimento. Conclusão do povo: ajudar é ótimo, não sobra tempo para lamentar.
Minha conclusão: andar de Band debaixo de chuva torrencial, dentro da água e no meio da lama "não tem preço", hehehe
Abraço
Finalmente a Voluntária ganhou uma garagem.
Devido aos seus maus modos, e por falta de espaço, ela não tinha permissão de usar a garagem do carro de plástico (Pônei).
Agora tem uma bem ao seu estilo rústico.
O Pônei já andou metendo o nariz por lá, mas é temporário. Ali é território Band, hehehe.
443460
hercilio.neto
15/12/2013, 21:27
Finalmente a Voluntária ganhou uma garagem.
Devido aos seus maus modos, e por falta de espaço, ela não tinha permissão de usar a garagem do carro de plástico (Pônei).
Agora tem uma bem ao seu estilo rústico.
O Pônei já andou metendo o nariz por lá, mas é temporário. Ali é território Band, hehehe.
443460
As Bands e seus maus modos. hahaha.
Pois é Hercilio.
Andei utilizando uma SW4 durante um certo tempo e patroa ficou encantada com a viatura. "Tinha até ar-condicionado..."
Quando a Voluntária voltou, a lista de defeitos que já era longa, ampliou bastante.
443685
eliasFerreira
17/12/2013, 10:00
Pois é Hercilio.
Andei utilizando uma SW4 durante um certo tempo e patroa ficou encantada com a viatura. "Tinha até ar-condicionado..."
Quando a Voluntária voltou, a lista de defeitos que já era longa, ampliou bastante.
443685
Cara! Muito linda! Parabéns!
Sergio c
08/01/2014, 17:11
É, sw4 não é bandeirantes kkkkkkkk nem passa perto....
É, sw4 não é bandeirantes kkkkkkkk nem passa perto....
É uma excelente viatura a SW4, mas nos caminhos que costumo rodar é comum ir raspando as laterais na vegetação. Não há pintura que aguente. Risca tudo.
Para a Band não é problema. De tempos em tempos é necessário tirar uns pontos de ferrugem e aí aproveita-se para um chuveiro geral.
Ontem (01/03) a Voluntária resolveu entrar para a bateria da escola de samba no carnaval.
Saindo de casa, quando aliviei o pé no acelerador surgiu um barulho forte com vibração no cardã.
Coloquei a Band na rampa do posto e inspecionei por baixo. Cruzetas com pequena folga somente no dianteiro. Atrás nada. (Lembro agora que mantive ela engrenada, aí não tem como verificar folga, hehe). Neófito em Band.
Neófito é uma expressão mais chique para quem não entende nada de Band, mas na verdade foi burrice mesmo.
Voltando para casa o barulho aumentou. Acelerava, sumia. Tirava o pé, a bateria da escola de samba entrava em ação. Suspeitei do diferencial. Era diferencial roncando com certeza. Chamei os amigos radioamadores na frequência local e iniciamos uma conferencia sobre o assunto. Dois deles, antigos motoristas de Alfa Romeo, deram o veredito (veredicto): rolamentos laterais do diferencial.
Instalei a Voluntária na garagem pensando no prejuízo. Final de tarde eis que chega um amigo radioamador, ex-proprietário de um caminhão Alfa Romeo, informando que trouxe jogo de chaves para abrir a tampa do diferencial e fazer uma inspeção. Diversão garantida.
Quando soltamos a tampa imaginei uns dentes caindo por ali. Mas nada! Tava tudo bonito. Um teste precário com chave de fenda não apresentou problemas. Decidimos soltar o cardã. Agora com a Band desengrenada percebi a folga no mesmo.
As quatros porcas da flange saíam sem chave. Completamente soltas. A porca do pinhão também não precisou de chave. Achamos o defeito.
Montamos tudo e a folga do cardã sumiu. Mas o guarda pó continuou com folga. Desmontamos tudo novamente e improvisamos um anel para ajustar.
Tudo pronto, fomos dar uma volta com a Voluntária. Exceto pelos inúmeros barulhos "normais" de Band estava tudo certo. Até uns dois km quando o guarda pó começou a cantar novamente. Mas era esperado. Próxima semana vou caçar um anel para ajustar o "mardito".
453272
hercilio.neto
03/03/2014, 23:07
Ontem (01/03) a Voluntária resolveu entrar para a bateria da escola de samba no carnaval.
Saindo de casa, quando aliviei o pé no acelerador surgiu um barulho forte com vibração no cardã.
Coloquei a Band na rampa do posto e inspecionei por baixo. Cruzetas com pequena folga somente no dianteiro. Atrás nada. (Lembro agora que mantive ela engrenada, aí não tem como verificar folga, hehe). Neófito em Band.
Neófito é uma expressão mais chique para quem não entende nada de Band, mas na verdade foi burrice mesmo.
Voltando para casa o barulho aumentou. Acelerava, sumia. Tirava o pé, a bateria da escola de samba entrava em ação. Suspeitei do diferencial. Era diferencial roncando com certeza. Chamei os amigos radioamadores na frequência local e iniciamos uma conferencia sobre o assunto. Dois deles, antigos motoristas de Alfa Romeo, deram o veredito (veredicto): rolamentos laterais do diferencial.
Instalei a Voluntária na garagem pensando no prejuízo. Final de tarde eis que chega um amigo radioamador, ex-proprietário de um caminhão Alfa Romeo, informando que trouxe jogo de chaves para abrir a tampa do diferencial e fazer uma inspeção. Diversão garantida.
Quando soltamos a tampa imaginei uns dentes caindo por ali. Mas nada! Tava tudo bonito. Um teste precário com chave de fenda não apresentou problemas. Decidimos soltar o cardã. Agora com a Band desengrenada percebi a folga no mesmo.
As quatros porcas da flange saíam sem chave. Completamente soltas. A porca do pinhão também não precisou de chave. Achamos o defeito.
Montamos tudo e a folga do cardã sumiu. Mas o guarda pó continuou com folga. Desmontamos tudo novamente e improvisamos um anel para ajustar.
Tudo pronto, fomos dar uma volta com a Voluntária. Exceto pelos inúmeros barulhos "normais" de Band estava tudo certo. Até uns dois km quando o guarda pó começou a cantar novamente. Mas era esperado. Próxima semana vou caçar um anel para ajustar o "mardito".
Sofiati,
Veja que bacana, é colocando a mão na massa que se aprende.
Belo relato.
Que bom que não foi nada de grave.
Sofiati,
Veja que bacana, é colocando a mão na massa que se aprende.
Belo relato.
Que bom que não foi nada de grave.
Ainda bem Hercílio. Mas estou curioso com as folgas.
Ontem (02/03) fui até a tornearia em busca da tal arruela de encosto para o guarda pó. Ao desmontar o conjunto novamente verifiquei que porca do pinhão estava solta. Parece que "esqueci" de travar ela na última vez que mexi.
Quanto ao guarda pó, ali não vai arruela nenhuma. Ele deveria entrar por pressão mas já está um pouco gasto. Então providenciamos uma fixação com dois pingos de solda.
Agora está tudo silencioso por lá.
JRoberto
25/03/2014, 08:24
Sofiati, demorei para responder, porquê estava lendo seu tópico.
Parabéns pela atitude de voluntariado, o Brasil precisa muito de gente assim como você.
Show de bola a Band, nunca tive uma, mas sempre admirei a robustez desse jipe, principalmente a picape que é uma de minhas paixões.
Quanto a sua pergunta: sim o banco da Montana rebate pra frente, mas só o encosto, o assento não. Se entendi direito a sua pergunta acho que é isso, qualquer coisa é só dar um alô.
73
Quanto a sua pergunta: sim o banco da Montana rebate pra frente, mas só o encosto, o assento não. Se entendi direito a sua pergunta acho que é isso, qualquer coisa é só dar um alô.
73
O acesso ao banco traseiro da Band é uma dor de cabeça. Só rebater o encosto do banco dianteiro não resolve. Vejo duas alternativas:
- trilho para correr lateralmente;
- rebater todo o conjunto.
Estou mais pela segunda opção, se encontrasse um já funcional. Por isso perguntei da Montana.
Grato pela resposta.
73
marciorank@gmail.com
12/04/2014, 22:07
453272
esta porca ja soltou da minha tambem, apertei a mesma e depois de algum tempo novamente o problema retornou, se voce olhar bem na rosca do eixo do pinhao tem uma parte fresada, aperta bem a porca e amassa a mesma bem nesta posição, assim voce trava ela e so tera folga se tiver algum desgaste.
esta porca ja soltou da minha tambem, apertei a mesma e depois de algum tempo novamente o problema retornou, se voce olhar bem na rosca do eixo do pinhao tem uma parte fresada, aperta bem a porca e amassa a mesma bem nesta posição, assim voce trava ela e so tera folga se tiver algum desgaste.
Márcio.
Acabei descobrindo a trava quando desmontamos para "dar um jeito" no guarda pó cantor.
Agora parece que resolveu.
Problema crônico. Contatos sempre cheios de água e terra. Nunca funcionam direito.
Conjunto novo com vedação de borracha e silicone.
461296
Alteração no suporte de estepe com fixação no chassi e para-choque.
Aproveitei o suporte existente, retirando a parte que ficava presa na carroceria.
461297 461298 461299
Time de guardiães
461300
A Defesa Civil está instalando um Radar Meteorológico no Alto Vale do Itajaí. Está previsto um sistema de comunicação com tecnologia avançada para ele. Aos radioamadores do CRARSUL foi solicitado o levantamento de campo para verificar se há cobertura de sinais para comunicação com a rede VHF/UHF das barragens, o radar e a sala de situação da Defesa Civil na Capital. Esta rede é para ser acionada se tudo falhar. Ou seja, "último cartucho".
O acesso ao radar tem 5 km de estrada em meio ao pinheiral que não é muito amigável em tempo seco. Com chuva 4x4 é necessário, então a Band Voluntária entra na história.
Vejam o vídeo do acesso com a Band.
https://www.youtube.com/watch?v=nHPudLYzpVk&feature=em-upload_owner
Mais um período de chuva forte em nossa região. Indo inspecionar a rede de telefone, passagem somente por dentro de alagado.
466490
466491
Problema identificado, árvore caída sobre a rede.
466492
titanium
09/06/2014, 20:54
Eita que é bonito de ver uma Band ativa na função de ajudar a comunidade!
Parabéns pelo empenho, Sofiati!
Quanto a folga nos parafusos do cardã, já aconteceu com a minha... instalei porcas parlock (autotravantes)!
Depois disso nunca mais folgou!
:D
Abraços!
hercilio.neto
10/06/2014, 00:12
Belo trabalho, Sofiati.
Obrigado Hercílio e Titanium.
O trabalho realmente é intenso. Temos de monitorar o nível do rio de hora em hora e as rotas mais acessíveis para retirada da famílias atingidas.
Aí entra a Band pois é necessário circular por áreas alagadas da cidade verificando se residências, mesmo não atingidas ainda, possam ter seus moradores resgatados posteriormente sem perigo.
Este trabalho é feito durante a noite inteira de hora em hora. Há também o fator piscológico das pessoas afetadas ou que poderão ser, pois havendo equipes circulando e de resgate se necessário ajuda a manter a tranquilidade da população.
Durante o dia o risco de pânico é menor, mas assim que a noite cai todos ficam mais inseguros.
Nossa tarefa não é difícil, na verdade é até prazerosa, pois afinal estamos de Band, hehehe.
Alem disso temos contato o tempo todo com radioamadores que nos acompanham via rádio tanto aqui na cidade quanto em outras regiões. Agora mesmo (2 horas da madrugada) conversei com um radioamador de Jacareí - SP, via VHF o que não é normal. Na verdade uma raridade um contato desses nesta faixa de frequência.
Estou com câmera na Voluntária, quando as coisas acalmarem posto os vídeos aqui.
Abraço
titanium
10/06/2014, 05:18
:palmas:
Ficamos no aguardo, Sofiati, e imaginando como deve ser prazeroso ajudar o próximo!
:pipoca:
Quando der, posta os vídeos!
Abraços
Carlo Pecca
10/06/2014, 07:35
Sofiati,
essa função de "Anjo da guarda" muito te admiro e é com certeza que vc e a Band. já garantiram um pedaço no céu! Kkkkkk.
Parabéns e que outros se espelham nas suas virtudes e caráter.
Vamo que vamo!!!
JRoberto
10/06/2014, 07:51
Sofiati, quando vi as notícias das chuvas, logo pensei em você e na sua região, parabéns pelo trabalho e força a todos. Se tiver algo que possamos fazer daqui para ajudar, da um alô.
Abraços.
Obrigado Carlo. Poder ajudar é ótimo.
JRoberto, a força da chuva passou raspando por nós e os danos não foram muito grandes. O problema é que parte significativa da água que desabou passa por aqui resultando numa inundação.
Tivemos tempo para prevenção e a Defesa Civil mobilizou o pessoal rapidamente.
O problema maior ficou com o prefeito. Na campanha seu slogan era "Mudança e Trabalho".
Com duas enchentes logo no início de seu mandato os voluntários da Defesa Civil avisam que é "Muita Mudança com bastante trabalho". kkkk
Depois de mais uma noite de atividades está na hora de ir para casa. Mas deu tempo, nos intervalos de editar um vídeo com algumas das atividades feitas com a Band em operação de emergência.
https://www.youtube.com/watch?v=63XjJRTpbVU&feature=youtu.be
Fabio Diniz
11/06/2014, 07:21
Bom dia
Parabens Sofiati pela iniciativa de ajudar ao proximo. Ontem no jornal aqui da minha região, vi algumas noticias das chuvas em FOZ, acho que faz parte da mesna que passou por aí! Força e que de tu certo, a vc e a todos aí na região! Nós aqui do Vale, estamos ainda na seca ( por enquanto os reservatórios estão dando conta, mas sabe-se la até quando ) em são paulo capital, a coisa ta bem feia. O reservatório parece que esta ja em estado critico... E nada de chuva por enquanto. Acredito muito que estas mudanças climáticas em nosso país se deva ao desmatamento pesado que ( NÓS-seres humanos ) mesmos estamos provocando.
Abraços
Bom dia
Parabens Sofiati pela iniciativa de ajudar ao proximo. Ontem no jornal aqui da minha região, vi algumas noticias das chuvas em FOZ, acho que faz parte da mesna que passou por aí! Força e que de tu certo, a vc e a todos aí na região! Nós aqui do Vale, estamos ainda na seca ( por enquanto os reservatórios estão dando conta, mas sabe-se la até quando ) em são paulo capital, a coisa ta bem feia. O reservatório parece que esta ja em estado critico... E nada de chuva por enquanto. Acredito muito que estas mudanças climáticas em nosso país se deva ao desmatamento pesado que ( NÓS-seres humanos ) mesmos estamos provocando.
Abraços
Nós com chuva demais e vocês na seca.
Mas é característico devido à barreira que se forma desde o Oceano Pacífico passando por Mato Grosso até o litoral do Paraná impedindo a passagem das frentes frias que vem do sul.
Consultando nossos históricos, Região do Vale do Itajaí em Santa Catarina, parece que o fenomeno é sazonal.
Abraço
F. Oliveira
11/06/2014, 14:37
Dois valentes! A band e o dono!
abs!
Dois valentes! A band e o dono!
abs!
Veja do que a HDJ-80 escapou. Sobrou para a Band.
Um pouco da nossa rotina como voluntários da Defesa Civil.
Buscar uma pessoa com tendão rompido, na área rural do município.
Estrada interrompida, tudo alagado mas a Band chega lá e traz o ferido para cirurgia de emergência.
https://www.youtube.com/watch?v=9ICP0JPCxOA&feature=youtu.be
hercilio.neto
16/06/2014, 00:24
A situação do povo aí está difícil.
Mas passada a tragédia, dá pra curtir essa zona rural que é muito bonita.
A situação do povo aí está difícil.
Mas passada a tragédia, dá pra curtir essa zona rural que é muito bonita.
Relevo de montanha com dois rios no vale. Paisagem bonita e vulnerável.
Desde 1910, quando começou a colonização por aqui, há relatos de enchentes. Ainda assim erigiu-se a cidade em área de risco. O jeito é conviver com a adversidade. A cidade já está limpa. Barreiras já foram retiradas. Pontilhões e galerias já estão sendo reconstruídas. Mais uma semana e tudo volta ao normal.
Claro, e a Band foi para a revisão, hehehe. Até agora um retentor rasgado na roda dianteira esquerda e a hélice danificada nas pontas.
Amanhã abrir os diferenciais e examinar a caixa.
Revisão pós-enchente
Cubos: um retentor danificado na roda dianteira esquerda.
Caixa: tudo certo, óleo excelente e nada de água.
Diferencial dianteiro: água no óleo, nenhum outro dano. Apresenta ótimo aspecto.
Diferencial traseiro: não há sinal de água, ainda assim o óleo foi trocado. Demais componentes em excelente estado.
Hélice do radiador: quebrada nas pontas. Será necessário trocar mas não encontro por aqui.
Buchas dos jumelos com folga excessiva, vamos substituir por nylon. Torneiro vai fazer sob medida na próxima semana.
Carlo Pecca
18/06/2014, 09:03
Sofiati,
liga para o pessoal da "tracaomania" e eles te mandam a nova hélice.
Obrigado Carlo
Do jeito que andam as coisas acho que terei de pedir duas. Cada enchente vai uma.
Amadeus_band
18/06/2014, 12:25
Sofiat, acredito que o prejuízo seja mínimo, considerando o nobre uso da Band!
Já pensou em fazer buchas de pneu de trator ou então PU não muito duro, ao invés do nylon? Eu acho que o nylon é muito duro para esse uso, inclusive, como ocorre com aquelas buchas de PU vermelho, costuma ocasionar trincas nos suportes de mola e chassi, principalmente pra quem usa bastante a Band em terrenos acidentados. Bom, esse e meu ponto de vista, rsrsrs, espero ajudar!
Abraço!
Amadeus
Bem lembrado sobre a possibilidade de trincas. Vou verificar com o torneiro a qualidade do material.
Junho pretende entrar para a história dA nossa cidade. Duas enchentes no mês. No vídeo uma pouco da rotina nas atividades de apoio à Defesa Civil durante o pré-impacto de eventos adversos. Desta vez a Band não nadou, pelo menos até agora, somente uma passagem em água rasa.
https://www.youtube.com/watch?v=sCKQsplvmE8&feature=youtu.be
F. Oliveira
29/06/2014, 20:17
Rpz..ta na hora de acabar essas enchentes, viu!? Já eh julho e nada de acabar!
Carlo Pecca
29/06/2014, 20:38
É Sofiati,
muito trabalho e só a noite que acontece o pior!
A filmagem ficou 10!. Incrível como ficou a cidade toda alagada.
Parabéns a nova geração que esta acompanhando o amigo.
No que puder ajudar é só falar, blz?
Já conseguiu novas pás do ventilador? Se precisar pego na tracaomania e mando para ti!
Grd Abraço.
Rpz..ta na hora de acabar essas enchentes, viu!? Já eh julho e nada de acabar!
Oliveira
Não estamos entendo nada aqui na cidade. Normalmente em junho não deveria ocorrer enchentes. "Normal" seria setembro.
Vamos enfrentando. Logo baixa, limpamos tudo, botamos as tralhas de volta.
É Sofiati,
muito trabalho e só a noite que acontece o pior!
A filmagem ficou 10!. Incrível como ficou a cidade toda alagada.
Parabéns a nova geração que esta acompanhando o amigo.
No que puder ajudar é só falar, blz?
Já conseguiu novas pás do ventilador? Se precisar pego na tracaomania e mando para ti!
Grd Abraço.
Obrigado Carlo.
A hélice já está aqui, mas ainda não coloquei na Band. Ainda bem. hehehe. Senão lá ia outra pro brejo.
O trabalho que nós fazemos no início de um possível desastre é de grande importância para avaliar se ele vai ocorrer mesmo, qual a intensidade, quais níveis projetar e qual área poderá ser atingida.
É uma atividade com certo grau de dificuldade pois uma projeção muita alta ou baixa fatalmente resulta em prejuízo às pessoas e empresas da cidade. (Vão apedrejar a Band, kkkk).
Por isso estamos treinando a garotada, já que além dos cálculos, a experiência é fundamental.
Na enchente atual tudo indica que errei em 22 cm o nível máximo. É uma margem tranquila não teremos problemas.
Nada de Band para os guris. A Defesa Civil cedeu a Blaser com guincho, estrobo, giroflex e outros detalhes bem ao gosto deles.
Abraço
Carlo Pecca
30/06/2014, 07:59
OK, qualquer coisa manda uma msg. Vou viajar mas volto para assistir o jogo do Brasil e acompanhar os relatos doamigo.
Boa semana.
OK, qualquer coisa manda uma msg. Vou viajar mas volto para assistir o jogo do Brasil e acompanhar os relatos doamigo.
Boa semana.
Grato Carlo.
Hoje é a última noite na batalha. Já começou a baixar, mas ainda temos bastante água na cidade.
Carlo
Novamente obrigado pelo apoio.
As características das duas enchentes de junho/2014 permitiram uma previsão com tempo de resposta suficiente para retirar as famílias das áreas de risco. Assim não houve perda significativa de bens materiais.
O pessoal da Indústria, Comércio e Serviços que seriam atingidos também "pularam fora" a tempo.
Já estamos de volta à normalidade com tudo funcionando. Ontem (sábado) fui até a um casamento hehehe. Hoje (domingo) estou trabalhando na Defesa Civil preparando a distribuição dos kit's às pessoas mais necessitadas, em torno de 500 famílias.
Graças ao trabalho de voluntários conseguimos enfrentar a situação sem grandes abalos. Um desses trabalhos é atividade de monitoramento feita com a Band, como demonstrei no último vídeo. 24 horas antes de a água chegar a parte mais vulnerável da cidade já estava evacuada.
Na primeira enchente de junho acertei o nível na mosca, 8,20m. Projetado vinte horas antes. Agora na última lançamos o alerta na sexta pela manhã prevendo um nível máximo de 9,50m para as 18:00 horas de domingo.
Nessa errei por 22 cm, ficou em 9,28 estabilizado a partir das 15:00 horas de domingo.
Grande abraço Carlo. Se precisar do amigo, dou um alô.
Carlo Pecca
07/07/2014, 08:17
Blz, parabeniza mais uma vez o trabalho do amigo.
"ADSUMUS"
Câmbio, diferenciais, cubos, tudo normal.
Hélice substituída. Insiste em quebrar as pontas quando entro em trecho alagado.:freaking:
470093
Carlo Pecca
12/07/2014, 08:26
Vc já pensou em utilizar aquele sistema que engate e desengata a hélice em banhados?
Não me lembro quem falou sobre isso mas creio que os mais experientes possam dar uma luz!
Pensei em soltar a correia. Mas dá um trabalho danado. Conforme o trecho que vou fazer passo dentro d'água, estradas rurais em baixa velocidade, água novamente e por aí vai.
Vou pesquisar uma alternativa. O sistema é com embreagem viscosa, deve haver um meio de parar a hélice.
Ou será que dá para trocar a polia e passar para hélice de alumínio? Na outra Band (OM-314) que também trafega por alagados a hélice não perturba.
Marcelo Oyarzábal
12/07/2014, 11:54
Pensei em soltar a correia. Mas dá um trabalho danado. Conforme o trecho que vou fazer passo dentro d'água, estradas rurais em baixa velocidade, água novamente e por aí vai.
Vou pesquisar uma alternativa. O sistema é com embreagem viscosa, deve haver um meio de parar a hélice.
Ou será que dá para trocar a polia e passar para hélice de alumínio? Na outra Band (OM-314) que também trafega por alagados a hélice não perturba.
Olá amigo.
Muito bom o seu trabalho, acompanho sempre que há atualizaçao aqui.
Sobre a embreagem viscosa, eu uso ela, e nao da para parar ela, bem na lenta, forcando muito pouco voce consegue parar ela, mas nao tem um mecanismo que de para desativar na hora de passar por alagados. Uma helice de aluminio ou lata acredito que resolva seu problema. Meu pai usava uma C10 adaptada para 4x4, a helice era de lata original e nunca teve problemas em passar em alagados.
Um abraço.
Marcelo Oyarzábal
12/07/2014, 11:57
Esqueci de comentar, da para "atrasar" a embreagem viscosa, mas poderá ter problemas com aquecimento.
Já pensou em uma ventoinha elétrica e chave liga-desliga? Claro que um instrumento no painel indicando a temperatura com luz indicativa de risco era o ideal também. No ebay tem um kit desses, inclusive alguns com aviso sonoro, caso esqueça de ligar a ventoinha depois do alagado.
Esqueci de comentar, da para "atrasar" a embreagem viscosa, mas poderá ter problemas com aquecimento.
Já pensou em uma ventoinha elétrica e chave liga-desliga? Claro que um instrumento no painel indicando a temperatura com luz indicativa de risco era o ideal também. No ebay tem um kit desses, inclusive alguns com aviso sonoro, caso esqueça de ligar a ventoinha depois do alagado.
Marcelo
Boa a sugestão da ventoinha elétrica. Vou pesquisar mais sobre o assunto.
Quanto à C-10, por aqui temos uma que virou D-10 depois de receber o motor Perkins. Adaptamos um mangote no filtro para virar snorkel quando entramos em emergência. É utilizada para retirada de mudanças, transporte de pessoas em áreas alagadas, mas somente em água rasa e transporte de barcos. Também é um carro valente, pena que 4 x 2.
Marcelo Oyarzábal
12/07/2014, 22:09
Marcelo
Boa a sugestão da ventoinha elétrica. Vou pesquisar mais sobre o assunto.
Quanto à C-10, por aqui temos uma que virou D-10 depois de receber o motor Perkins. Adaptamos um mangote no filtro para virar snorkel quando entramos em emergência. É utilizada para retirada de mudanças, transporte de pessoas em áreas alagadas, mas somente em água rasa e transporte de barcos. Também é um carro valente, pena que 4 x 2.
Esse sensor explica melhor o que quero dizer, sobre ventoinha elétrica com chave liga-desliga. O apito vai avisar a temperatura diretamente na água. O senhor mesmo regula o aviso sonoro quanto a temperatura, por exemplo: Relogio no painel digital da temperatura e aviso antes da necessidade de ligar a ventoinha. Ainda se o aviso sonoro não funcionar, tem uma luz que pisca para alertar.
Segue link: IT-80 ? INDICADOR DE TEMPERATURA ? ÁGUA DO MOTOR | Guster (http://www.guster.com.br/produtos/it-80-indicador-de-temperatura-agua-do-motor/)
Esse sensor explica melhor o que quero dizer, sobre ventoinha elétrica com chave liga-desliga. O apito vai avisar a temperatura diretamente na água. O senhor mesmo regula o aviso sonoro quanto a temperatura, por exemplo: Relogio no painel digital da temperatura e aviso antes da necessidade de ligar a ventoinha. Ainda se o aviso sonoro não funcionar, tem uma luz que pisca para alertar.
Segue link: IT-80 ? INDICADOR DE TEMPERATURA ? ÁGUA DO MOTOR | Guster (http://www.guster.com.br/produtos/it-80-indicador-de-temperatura-agua-do-motor/)
Bom mesmo. Inclusive o multifunção para ver a pressão do óleo. O que tenho na Band não funciona direito.
thefranca
15/07/2014, 07:43
Câmbio, diferenciais, cubos, tudo normal.
Hélice substituída. Insiste em quebrar as pontas quando entro em trecho alagado.:freaking:
470093
A minha eu troquei a um tempo atrás, mas consegui uma promoção num concessionário Mercedes. De excelente qualidade o material. Dê uma pesquisa, as vezes vale a pena o custo benefício.
A minha eu troquei a um tempo atrás, mas consegui uma promoção num concessionário Mercedes. De excelente qualidade o material. Dê uma pesquisa, as vezes vale a pena o custo benefício.
A última que quebrou não era de um material bom. Na pressa de trocar comprei a que dava certo nos furos e ficou por isso mesmo. A atual é melhor.
Mesmo assim continuo pensando em trocar por alumínio.
thefranca
16/07/2014, 07:02
A última que quebrou não era de um material bom. Na pressa de trocar comprei a que dava certo nos furos e ficou por isso mesmo. A atual é melhor.
Mesmo assim continuo pensando em trocar por alumínio.
A de alumínio poderá resolver o problema seguramente, mas pelo que já pesquisei aqui no fórum, muitos dizem que ela, ao invés de quebrar, entorta e pega no radiador ... esse seria uma mega desvantagem.
De qualquer forma, se estiver de "bobeira" veja numa concessionária MB ou uma de um material (plástico) de boa qualidade.
Abração!!
470933470934 essa proteçao peguei emprestado de uma picape 364 militar, acredito que exista para proteger a helice, como é super simples de fazer vou copiar...
Dudu.
Realmente parece fácil de fazer. Vou trocar umas ideias com o Prof. Pardal daqui.
RodrigoPD
18/07/2014, 10:03
Eu tenho uma hélice de ferro no meu CJ-5. Como ele está com o DIS da Motorspice, e com uma preparação de respiros, snorkel, etc elevados, costumo mergulhá-lo. Até agora não tive problemas com a hélice. O máximo que já aconteceu foi ela forçar demais e a correia pular fora. Enquanto o motor está dentro da água, ok. Quando ele sai, ele começa a esquentar e você é forçado a parar para reprender a correia.
Mas acho que a proteção supracitada vai ajudar bastante!
E já vi algumas pessoas jogarem uma lona na frente do jipe para atravessar trechos longos alagados. Diminui o impacto frontal da água e talvez ajude a não forçar tanto a hélice (embora a água, num nível mais fundo, irá chegar na hélice de qualquer jeito).
Pois é Rodrigo. Hélice de ferro ou de alumínio seria ideal. O problema é que o 14B está equipado com embreagem viscosa.
Continuo em dúvida se mudo ou não.
RODRIGO TOMITÃO
19/07/2014, 09:59
PP5GAS estou nessa mesma duvida, estou adaptando um 14b no meu javali e estrou pensando em qual hélice colocar, se tiro a polia viscosa ou não?
Rodrigo
No manual do motor 14B encontrei uma referência de que é possível montar a hélice com ou sem o acoplamento viscoso.
Acabei de instalar uma e vou esperar ela quebrar (próxima enchente provavelmente), então farei o teste com a hélice de alumínio.
Estou acompanhando a montagem do Javali. Belo trabalho, parabéns.
Se precisar do manual do 14B, tenho em pdf.
Amadeus_band
19/07/2014, 17:37
Sofiat, você já tentou amarrar a hélice? Digo isso pois muitos carro dá pra segurar a hélice com a mão, isso claro, desligando o motor, e ligando ele segurando a hélice.
Dudu, tá bonito o chassi!
Essa chapa embaixo do radiador é original em todas as Bands com motor MB, ela na verdade fica ao contrario do que na sua foto (com as pontas chanfradas pra frente), não sobra nada dela pra parte da hélice!
Abraços!
Sofiat, você já tentou amarrar a hélice? Digo isso pois muitos carro dá pra segurar a hélice com a mão, isso claro, desligando o motor, e ligando ele segurando a hélice.
Essa chapa embaixo do radiador é original em todas as Bands com motor MB, ela na verdade fica ao contrario do que na sua foto (com as pontas chanfradas pra frente), não sobra nada dela pra parte da hélice!
Abraços!
Certa vez a coifa soltou e parou a hélice. Mas perdi uma pá. Provavelmente quebrou no tranco.
Excelente ação Sofiati..... to aqui admirando a voluntária, e o seu trabalho como voluntário.
Muito bom ver a ação da defesa civil da sua cidade, realmente a galera merece respeito e admiração.
Sou novo no forum e conheço pouco de mecânica ainda.
Mas uma das dúvidas que tenho é sobre a roda livre.
no caso, nos videos que eu vi, você passa na água e sai, pega asfalto, vai pra estrada rural, e assim vai...
Mas a duvida é se você sai de casa, trava a roda livre e só desliga quando volta? ou para cada situação que precise você sai da voluntária e trava a roda livre?
Uma outra duvida que tenho e que: quem souber pode me responder também, quando se trava a roda livre a viatura já se encontra em 4x4, ou alem de travar a roda livre você necessita do acionamento mecânico ou elétrico? em alguns casos e pelo que li em outros tópicos temos opções com 4x4 apenas, (4x4 Hi) e 4x4 reduzido (4x4 low).
Existe algum problema em situações como a do nosso amigo Sofiati, deixar a roda livre travada?
Pois em diversos momentos você precisa acionar o 4x4, mas em outros você pode rodar em 4x2 sem problemas, mas se tiver que descer toda vez para acionar a roda livre, eu imagino que fica cansativo, alem é claro se você estiver no meio de uma chuva pesada...
Uma ultima pergunta Sofiati.. hehe a voluntária tem muitos opcionais? tipo AR condicionado, vidro elétrico, etc
Essa questão da hélice muito me interessa também rsrs
Abraços!
realmente a parte chanfrada fica pra frente, vou fazer ela maior ate a parte das correias.. com certeza vai deixar o cofre mais limpo
Excelente ação Sofiati..... to aqui admirando a voluntária, e o seu trabalho como voluntário.
Muito bom ver a ação da defesa civil da sua cidade, realmente a galera merece respeito e admiração.
Sou novo no forum e conheço pouco de mecânica ainda.
Mas uma das dúvidas que tenho é sobre a roda livre.
no caso, nos videos que eu vi, você passa na água e sai, pega asfalto, vai pra estrada rural, e assim vai...
Mas a duvida é se você sai de casa, trava a roda livre e só desliga quando volta? ou para cada situação que precise você sai da voluntária e trava a roda livre?
Uma outra duvida que tenho e que: quem souber pode me responder também, quando se trava a roda livre a viatura já se encontra em 4x4, ou alem de travar a roda livre você necessita do acionamento mecânico ou elétrico? em alguns casos e pelo que li em outros tópicos temos opções com 4x4 apenas, (4x4 Hi) e 4x4 reduzido (4x4 low).
Existe algum problema em situações como a do nosso amigo Sofiati, deixar a roda livre travada?
Pois em diversos momentos você precisa acionar o 4x4, mas em outros você pode rodar em 4x2 sem problemas, mas se tiver que descer toda vez para acionar a roda livre, eu imagino que fica cansativo, alem é claro se você estiver no meio de uma chuva pesada...
Uma ultima pergunta Sofiati.. hehe a voluntária tem muitos opcionais? tipo AR condicionado, vidro elétrico, etc
Essa questão da hélice muito me interessa também rsrs
Olá Lmaia.
Deduzindo o sofrimento das pessoas afetadas a cada enchente, até que não é ruim trabalhar no apoio da Defesa Civil.
Mas também não precisava tanto trabalho assim, uma a cada cinco anos tava de bom tamanho.
Quanto ao uso que faço da roda livre: somente aciono quando suspeito de algum enrosco pela frente como estradas rurais com lama ou quando atravesso área alagada. No entanto se o trecho alagado for pavimentado e o nível não for muito alto não ligo roda livre. Na verdade não saio para ligar pois sempre tem alguém (zequinha hehehe) para fazer o trabalho. Teve uma ocasião que a médica instalou-se no banco da frente. Informei que ela teria de descer para o zequinha ir ligar a roda livre quando chegasse a hora, teria de por os pés na lama debaixo de chuva. Mudou de ideia e ficou confortavelmente junto à enfermeira no banco de trás da Band.
Já em relação ao 4x4 somente engato quando a roda livre já está acionada. Reduzida somente em situações extremas. Nas atividades com enchentes não há necessidade. Lembrando que somente ligar a roda livre não aciona o 4x4, é necessário engatar com a alavanca específica, no caso da Band, puxando para baixo. Já para acionar a CT e reduzir puxa até o neutro e empurra para a direita.
Sobre os opcionais: a Voluntária tem umas perfumarias somente. Escada, bagageiro (churrasqueira), snorkel, escape alto, freio de estacionamento a disco, ventilação forçada com ar quente. A DH é original da Band. Motor 14B foi trocado assim como o câmbio 5 marchas. Na fila de e$$$pera a turbina e depois o ar condicionado.
Abraço
kkkkk... Boa Sofiati, essa da médica eu ri muito.
Uma duvida que ainda restou seria sobre o uso da roda livre, no caso assim que você passa a área alagada você já para e desliga? Desculpe minha insistência mas pergunto isso pois ainda não consegui ter clareza se existe algum problema em deixar a roda livre travada por alguns Kms (pois há situações que precise dela travada, e outras não).
A idéia é saber se por alguns KMs pode haver problema na roda livre, tipo desgaste ou coisa do tipo...
Se não tiver problema, acredito que nestes momentos de necessidade, já sai de casa e deixa ela ligada, pois nunca se sabe quando precisa rsrs.
Curiosidade a parte, como não sei muito de Bands, este motor 14B é bom? pois tenho observado muitos comentário positivos sobre a durabilidade entre outros pontos.
abraço
Ficar com a RL acionada por alguns KM se vc rodar em velocidade moderada, não vai te trazer problemas. Agora se vc rodar por muito tempo em velocidade alta ( acima de 60KM/h), vão aparecer vazamentos.
Lmaia
Não desligo a roda livre depois de cada passagem por alagados. Quando rodo pelas estradas do interior vou e volto com ela ligada, principalmente se está chovendo. Mas, como disse o Dimasi no post anterior, sempre em baixa velocidade.
No vídeo do post 60, pg 5, rodei mais de 60 km com ela ligada.
Sobre o motor 14B não tenho reclamações. A possibilidade de giro maior aliada à 5ª marcha dá um pouco mais de velocidade final sem muita vibração. Porém gosto bastante dos Mercedes, principalmente do 364. As vezes uso uma Band CS com o 314 para transportar pequenas mudanças em situação de emergência e acho ela ótima. Embora a falta da DH, dê um pouco de trabalho nas manobras.
Enfim OM314, OM364 ou 14B, para mim tanto faz, desde que estejam no cofre de uma Band.:dance:
Sofiati... muito bom, duvidas sanadas hehe..
Meu sonho de consumo 4x4 é um Agrale marruá AM 50, até juntei um grana e o pessoal me ajudou muito por aqui. mas achei o preço um pouco salgado por agora (não que não vale, a grana que é curta mesmo hehe). mas sempre tive uma "queda" por bands... sempre achei robusta, pouca manutenção, forte... e não te deixa na mão rsrsr.... e o preço para se adquirir uma em boas condições não é tão exorbitante.
Quem sabe em breve não compro uma rsrs, já que não dá pra comprar um marruá agora, vamos de band.
Sobre a RL ainda Sofiati, teve algum problema ao rodar acima dos 60 KM/h como o companheiro Dimasi falou, por sinal muito claro sua explicação Dimasi, muito obrigado.
Abraço
Lucas
Sofiati... muito bom, duvidas sanadas hehe..
Meu sonho de consumo 4x4 é um Agrale marruá AM 50, até juntei um grana e o pessoal me ajudou muito por aqui. mas achei o preço um pouco salgado por agora (não que não vale, a grana que é curta mesmo hehe). mas sempre tive uma "queda" por bands... sempre achei robusta, pouca manutenção, forte... e não te deixa na mão rsrsr.... e o preço para se adquirir uma em boas condições não é tão exorbitante.
Quem sabe em breve não compro uma rsrs, já que não dá pra comprar um marruá agora, vamos de band.
Sobre a RL ainda Sofiati, teve algum problema ao rodar acima dos 60 KM/h como o companheiro Dimasi falou, por sinal muito claro sua explicação Dimasi, muito obrigado.
Abraço
Lucas
Lucas
Rodei somente uma vez acima de 60 km/h com ela ligada. Não conseguia desengatar o 4x4 na alavanca toquei assim mesmo até chegar num local onde pudesse mexer na viatura com mais facilidade. Havia um trecho de asfalto e mandei ver, com livre ligada. Aconteceu exatamente como o Dimasi relatou, melou a roda direita. Mas nenhum problema maior.
Compre uma Band, vai gostar. Porém o "Ministério dos Transportes avisa: Band vicia". :drool:
Final de setembro mais uma enchente. Pequena mas causou transtornos e bastante atividade para a Band Voluntária.
- Monitoramento
- Transporte em áreas de risco
- Inspeção em áreas alagadas para verificar a estadia de possíveis indigentes
- Conserto do rádio VHF na Barragem Oeste. A barragem é muito importante para nosso município pois segura grande parte da água evitando catástrofes maiores.
479532
Quase transbordou
479533
O lago formado pe4la contenção
479534
JRoberto
05/10/2014, 09:54
Esse Brasil é grande demais! Ai sobrando e até atrapalhando, e aqui faltando. Torcendo pra que que não passe desse nível.
[]'s
Esse Brasil é grande demais! Ai sobrando e até atrapalhando, e aqui faltando. Torcendo pra que que não passe desse nível.
[]'s
Na noite de 30 de setembro acompanhamos uma massa imensa em deslocamento sobre o Paraná. Tomava o rumo sul e a torcida aqui era unânime: vai para São Paulo! Infelizmente não foi.
Mais um vídeo das atividades da Band Voluntária. Entre outras, a busca por pessoas que deveriam ter ido ao abrigo. Antigos clientes da Defesa Civil com problemas etílicos. Costumam refugiar-se no Parque de Eventos, porém como já estava inundando foi necessário um passeio de Band dentro da água para procurá-los.
Enchente RO Setembro 2014 - YouTube (http://youtu.be/c1vjcV8xFAU)
Tempestade de granizo. Por sorte as pedras eram pequenas.
Band sob granizo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=KLLYFFVF8J0)
Mais uma hélice quebrada. Resultado da enchente de setembro/2014.
481582
Resolvi tirar o radiador para, investigar melhor.
481583
A coifa está solta num dos lados e há sinais de pancadas da hélice.
Suspeito que ao passar nas áreas alagadas a coifa pressionada pela água faça movimentos encostando na hélice.
Tinha uma hélice da Hilux sobrando por aqui. Foi necessário alterar os furos de fixação. Ficou ótima, não fosse a inversão.
Na posição correta ela bate na bomba da direção e na polia do AC.
481584
Entre as melhorias prevista para a Band estão primeiro a turbina e depois o AC. Porém a patroa inverteu a ordem. Ar Condicionado primeiro.
O kit é fácil de encontrar, mas fixar o compressor não é tão simples.
Tivemos de fabricar um suporte. O 14B tem furação no bloco e o suporte cabe certinho embaixo do alternador.
481671
Aproveitando a empreitada fiz também uma revisão no suporte da bateria.
481674
titanium
28/10/2014, 19:34
Excelente Trabalho, Sofiati!
Helice é muito importante que esteja sempre inteira! Senão para perder um motorzão desse, é rapidinho!
O suporte do ar condicionado é algo bem dificil de encontrar mesmo.
Tem em mente quanto custou (de material) para confeccionar ele?
A Bateria que está usando é qual? 90A ?
Abraços
Excelente Trabalho, Sofiati!
Helice é muito importante que esteja sempre inteira! Senão para perder um motorzão desse, é rapidinho!
O suporte do ar condicionado é algo bem dificil de encontrar mesmo.
Tem em mente quanto custou (de material) para confeccionar ele?
A Bateria que está usando é qual? 90A ?
Abraços
Olá Daniel
Tenho acompanhado as últimas notícias da Lenda. Realmente é uma pena ter de vender ela.
O suporte foi fácil de fazer, e barato. Entre chapa, pino, parafusos uns 100,00 mais ou menos. A polia custou também por aí, pois tivemos de fazer ela no torno.
O 14B é simples de instalar o compressor pois tem a furação no bloco, abaixo do alternador, fica uma área livre de fácil acesso depois de tirar o suporte da bateria.
A bateria é Delco de 100A. Quase dois anos e funcionamento bem. O alternador é 75A e tem dado conta do recado, mesmo com faróis de milha. Com o AC vamos ver se aguenta.
Falando em alternador, outro dia percebi que demorava para começar a carregar e com os faróis ligado havia oscilação. Quando fui mexer para instalar o compressor do AC percebi a correia frouxa.
Abraço
Manutenção do radiador.
Quando instalamos o suporte do AC fiz uma limpeza geral no radiador. Como a água que utilizei não era apropriada resolvi trocar novamente, aproveitando para limpar o reservatório e trocar a bombinha que injeta água no para-brisa.
484793
Abastecendo com água filtrada de uma nascente. Morar na roça tem certas vantagens.
484794
Breno, assistente de manutenção da Voluntária. Mão-de-obra nada barata. Tem que dar uns passeios após o serviço.
O "Beno" é filho de minha sobrinha e foi alçado a categoria de neto adotivo.
Depois de um longo tempo deixando a Band nos "morrinhos" para pegar no tranco finalmente resolvi verificar o motor de partida.
Estava em curto, feita a revisão ficou novo outra vez.
Já que estava na oficina geral no alternador também. Troca do regulador e ficou excelente também.
A maior novela ainda é a hélice. Quebrou mais uma.
492210
Resolvi tirar fora a coifa do radiador para examinar. Está com sinais de pancadas da hélice.
492211
Achei a culpada, pelo menos é que parece. Instalei uma hélice quebra-galho e vou rodar sem a coifa para ver no que vai dar.
Lanterna dianteira direita quebrada. Não lembro de ter batido e nem há sinais de impacto.
492871
Tentando uma gambiarra até chegar o par novo.
492872
Sérgio Bambirra
18/02/2015, 12:10
Salve Sofiati!
Essa quebra da sua lanterna me fez lembrar uma história com a minha Esmeralda. Após a compra, quando fui buscá-la, aproveitamos para fazer o primeiro passeio off road devidamente acompanhado de um amigo toyoteiro e saímos do asfalto em direção a Gonçalves, pegando uns trechos bem cascudos de estradas de terra subindo e descendo serras com muitas costelas, pedregulhos e algumas erosões sem ter ainda a devida sensibilidade quanto à tocada numa band naquelas condições de piso. Quando paramos para almoçarmos o filhinho do meu amigo meu levou pela mão para me perguntar pq a minha band era diferente da do pai dele, já que nela tinha aquele negócio pendurado e balançando... Lanternas novas foram a primeira aquisição para a band recém adquirida, mas estão nela até hoje.
Sds.
Salve Sofiati!
Essa quebra da sua lanterna me fez lembrar uma história com a minha Esmeralda. Após a compra, quando fui buscá-la, aproveitamos para fazer o primeiro passeio off road devidamente acompanhado de um amigo toyoteiro e saímos do asfalto em direção a Gonçalves, pegando uns trechos bem cascudos de estradas de terra subindo e descendo serras com muitas costelas, pedregulhos e algumas erosões sem ter ainda a devida sensibilidade quanto à tocada numa band naquelas condições de piso. Quando paramos para almoçarmos o filhinho do meu amigo meu levou pela mão para me perguntar pq a minha band era diferente da do pai dele, já que nela tinha aquele negócio pendurado e balançando... Lanternas novas foram a primeira aquisição para a band recém adquirida, mas estão nela até hoje.
Sds.
Bem lembrado Sérgio
Semana anterior também enfrentei uns trechos parecidos com o que você citou.
Notei também que havia trincas na base de fixação da lanterna.
Provavelmente foi o que ocorreu na minha. A gambiarra está aguentando, espero que segure as pontas até chegarem as novas.
Abraço
Voltando ao filtro Racor.
Primeiramente suspeito de que ele seja pequeno e talvez tenha problemas de vazão na alimentação do diesel.
493335
Segundo, não vejo onde instalar em série com o filtro atual (mesma altura) pois o mesmo está muito baixo.
Ficaria impraticável a drenagem do Racor em posição paralela.
493336
Kraken_DAGG
20/02/2015, 22:49
Voltando ao filtro Racor.
Primeiramente suspeito de que ele seja pequeno e talvez tenha problemas de vazão na alimentação do diesel.
493335
Segundo, não vejo onde instalar em série com o filtro atual (mesma altura) pois o mesmo está muito baixo.
Ficaria impraticável a drenagem do Racor em posição paralela.
493336
sofiati, pode tirar uma foto mais panorâmica deste lado do motor ( onde pretende instalar o recorde) e algumas outras que identifiquem o caminho da tubulação de diesel?
sofiati, pode tirar uma foto mais panorâmica deste lado do motor ( onde pretende instalar o recorde) e algumas outras que identifiquem o caminho da tubulação de diesel?
A tubulação do diesel passa por baixo da entrada de ar.
O mangote "tabajara" aguarda o reposicionamento do filtro de ar para instalação da turbina. (Vai demorar!)
493386
Kraken_DAGG
21/02/2015, 19:10
A tubulação do diesel passa por baixo da entrada de ar.
O mangote "tabajara" aguarda o reposicionamento do filtro de ar para instalação da turbina. (Vai demorar!)
493386
Vamos tentar pensar "fora da caixa"..ou melhor, fora do cofre do motor...
Veja se consegue identificar esta posição no seu carro...
493451
Vou procurando outras opções aqui caso fique ruim o acesso para drenagem.
Vamos tentar pensar "fora da caixa"..ou melhor, fora do cofre do motor...
Veja se consegue identificar esta posição no seu carro...
493451
Vou procurando outras opções aqui caso fique ruim o acesso para drenagem.
Obrigado pelo apoio Antonio.
Embaixo tem um local onde é possível instalar, porém fica desprotegido.
Em épocas de enchente tenho de passar por trechos alagados sendo comum atingir entulhos submersos.
Além disso, quando vou fazer manutenção de de nossas repetidoras VHF pego uns trechos bem complicados com erosões, mato, pedras soltas, etc. Verdadeiras trilhas.
Pretendo turbinar a Band este ano, então vou deixar para instalar o filtro na ocasião. Será necessário alterar o filtro de ar, entrada do snorkel e outras peças. Aproveito e faço tudo junto.
Abraço
Kraken_DAGG
21/02/2015, 21:55
Obrigado pelo apoio Antonio.
Embaixo tem um local onde é possível instalar, porém fica desprotegido.
Em épocas de enchente tenho de passar por trechos alagados sendo comum atingir entulhos submersos.
Além disso, quando vou fazer manutenção de de nossas repetidoras VHF pego uns trechos bem complicados com erosões, mato, pedras soltas, etc. Verdadeiras trilhas.
Pretendo turbinar a Band este ano, então vou deixar para instalar o filtro na ocasião. Será necessário alterar o filtro de ar, entrada do snorkel e outras peças. Aproveito e faço tudo junto.
Abraço
tranquilo, de qualquer forma, quando eu for a oficina, vejo se tem alguma ideia lá que te ajude...
abs
RAV4, mais um 4x4 na família.
500027
hercilio.neto
25/04/2015, 17:05
Aí sim!
Dessa Toyota as patroas gostam.
Pois é Hercílio
Mas a transição não foi pacífica :fight: hehehe. Trocamos no Ecosport que era o xodó da patroa.
Porém umas voltinhas na RAV com câmbio automático melhorou um pouco o conceito.
Coophamat
26/04/2015, 23:57
Senhor Sofiati, primeiramente parabéns pelo trabalho de salvamento e monitoração, em segundo parabéns pela viatura, esta muito bonita.
Li o tópico desde o começo e tenho uma duvida simples. Quando você entra na agua com a band, ela entra agua no interior da cabine?
Senhor Sofiati, primeiramente parabéns pelo trabalho de salvamento e monitoração, em segundo parabéns pela viatura, esta muito bonita.
Li o tópico desde o começo e tenho uma duvida simples. Quando você entra na agua com a band, ela entra agua no interior da cabine?
Entra água sim. A quantidade depende do nível de imersão. Se atinge até o meio dos pneus, ou um pouco mais, dá uns 5 cm ou menos de água na cabine. Acima dos para-lamas enche mais. Também depende da distância e tempo de permanência na área alagada.
Sapatos novos
Os KL71 não aguentaram muito. Menos de 25.000 km ficaram lisos e tiveram de ser substituídos.
Havia uns MUD 265/75 com preço atrativo por aqui e calcei a voluntária.
Ganhou também farol hella, comprados do Drago, lanternas dianteiras novas e revisão no radiador. Talvez tenha de substituir a colméia.
Vamos fazer o levantamento da Trilha da Polenta e não pode dar bobeira com água. Na última vez gastamos o estoque de gelo no radiador furado de um Jeep. :freaking:
505799
hercilio.neto
27/06/2015, 14:26
Muito bom.
O troca do pneu do Imortal já passou da hora, mas falta o dindim.
Muito bom.
O troca do pneu do Imortal já passou da hora, mas falta o dindim.
Para uso no asfalto ainda aguentava um pouco mas com o levantamento do trecho para a Trilha da Polenta, tive de trocar.
O dindim tá pesado mesmo Hercílio.
Explorando caminhos para a rota da Trilha da Polenta.
https://www.youtube.com/watch?v=3bDdE2D2kR4
Lauro Paiva
19/07/2015, 21:06
Prezado Sofiati,
Acabei de ler a história da sua band voluntaria e de seu trabalho como bombeiro, parabéns!!!!
Gostei do alarme para o freio de mão, que pretendo copiar no meu java.
E a partir de agora acompanhando o seu tópico!!!
Prezado Sofiati,
Acabei de ler a história da sua band voluntaria e de seu trabalho como bombeiro, parabéns!!!!
Gostei do alarme para o freio de mão, que pretendo copiar no meu java.
E a partir de agora acompanhando o seu tópico!!!
Valeu Lauro
Também tenho acompanhado a saga do Javali. Vai ficar bruto o porquinho, hehe.
Abraço
Rodrigo-ce
19/07/2015, 22:49
Sofiati tudo bem.
Você poderia me passar as referências desse filtro Racor, de qual caminhão ele é derivado.
Procurei na minha cidade, mas só encontrei da Tecfil.
Sofiati tudo bem.
Você poderia me passar as referências desse filtro Racor, de qual caminhão ele é derivado.
Procurei na minha cidade, mas só encontrei da Tecfil.
Rodrigo
Procure pelo Filtro Racor R45-10M que é utilizado nos motores MWM sprint 4cc.
Aqui no fórum tem um tópico sobre o assunto com postagens recentes.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/94552-filtro-racor-para-camper-com-motor-mwm-2-8-td-opiniao-5.html?highlight=RACOR
Rodrigo-ce
20/07/2015, 22:55
Sofiati dei uma lida no tópico, muito bom.
Obrigado pelas dicas.
Serviços de apoio e resgate durante a Trilha da Polenta em 11/07/2015
https://www.youtube.com/watch?v=oI51OrHaUoM&feature=em-upload_owner
Armindo Neto
21/07/2015, 19:46
Top demais a Band!!!
Uma dúvida minha... Sou leigo no assunto... Qual motor que vocês preferem na Band?
14B ou MB??
Abs
Armindo Neto
21/07/2015, 19:48
Sempre escuto que motor Mercedes é top e tal... Beleza, não discordo, mas, e os motores Toyota com toda sua fama de super resistente e durável? Tenho um conhecido que já teve tudo quando é tipo de Band, ele diz que o 14b é um motor mais solto, porém ele gosta mais do " tó tó tó" do motor MB... E aí?? kkkkkk Quais são as principais diferenças entre eles?
Top demais a Band!!!
Uma dúvida minha... Sou leigo no assunto... Qual motor que vocês preferem na Band?
14B ou MB??
Abs
Eis um assunto que salta faísca aqui no fórum. Tem os defensores dos Mercedes e os dos 14B.
Eu gosto dos dois, embora também considere que encontrar peças de reposição para os MB é mais fácil.
A minha Band é 14B e ótima no asfalto, fica mais silenciosa vibrando menos que o MB da CD que as vezes dirijo.
Por outro lado um 364 turbinado, cinco marchas também é excelente configuração. Arrisco o palpite de que foi a melhor série lançada pela Toyota.
Sempre escuto que motor Mercedes é top e tal... Beleza, não discordo, mas, e os motores Toyota com toda sua fama de super resistente e durável? Tenho um conhecido que já teve tudo quando é tipo de Band, ele diz que o 14b é um motor mais solto, porém ele gosta mais do " tó tó tó" do motor MB... E aí?? kkkkkk Quais são as principais diferenças entre eles?
Durante a Trilha da Polenta, paramos para reagrupar e as três bandeirantes ficaram lado a lado. Duas 14B nas laterais com 314 no meio. Todas com os motores ligados na lenta. O martelar do MB era inconfundível (tremia mais também) e mais bonito.
Armindo Neto
21/07/2015, 22:19
E esse motores MB duram tanto quanto um motor Toyota?
Em princípio duram bastante, mas não tanto quanto os Mercedes.
Armindo Neto
22/07/2015, 21:55
Em princípio duram bastante, mas não tanto quanto os Mercedes.
Entendi.
Bom, estou acompanhando o seu tópico! Agora além de ser Trolleiro, sou Toyoteiro, abri um tópico para falar sobre a nossa(minha e do meu pai) Hilux 2.8 4x4, estou curtindo muito o mundo Toyota! Descobri uma marca lendária, robusta, ao contrário do que eu pensava que a Toyota fosse.
Abs e fique com Deus
Lauro Paiva
24/07/2015, 08:47
Caro Armínio,
Vou dar a MINHA opinião, que certamente não é a verdade final ou definitiva.
Já usei e continuo usando diversos carros no meu trabalho, quase todas pick ups, principalmente L-200, toyotas, e o que eu vejo que a duração dos motores está diretamente ligado a qualidade da manutenção, troca de óleo, troca de filtro de ar, a maneira como o carro é conduzido.
Os motores MB são sem sombra de dúvida muito bons, e fizeram seu bom nome em cima de muito tempo de uso e comprovada qualidade, os motores diesel atuais são mais leves e com rotação maior, o que propicia uma economia grande de combustível.
Bom esse é a MINHA opinião, como já disse certamente não é final.
Forte abraço!!!
Caro Armínio,
Vou dar a MINHA opinião, que certamente não é a verdade final ou definitiva.
Já usei e continuo usando diversos carros no meu trabalho, quase todas pick ups, principalmente L-200, toyotas, e o que eu vejo que a duração dos motores está diretamente ligado a qualidade da manutenção, troca de óleo, troca de filtro de ar, a maneira como o carro é conduzido.
Os motores MB são sem sombra de dúvida muito bons, e fizeram seu bom nome em cima de muito tempo de uso e comprovada qualidade, os motores diesel atuais são mais leves e com rotação maior, o que propicia uma economia grande de combustível.
Bom esse é a MINHA opinião, como já disse certamente não é final.
Forte abraço!!!
É isso Lauro. Depende da manutenção. Por aqui tem bastante Pick-up Bandeirante carroceria de madeira para uso agrícola. Sempre troco impressões com os proprietários de meia dúzia delas. Tem Band com 20 anos, outras com 15 anos de batalha. Das que conheço, até agora somente uma abriu o motor (MB314) pois deixaram secar o carter. As demais, inclusive 14B, ainda rodam por muito tempo sem mexer.
Aliás um amigo adquiriu duas Hilux CD também com carroceria de madeira e me disse que não tem o mesmo desempenho dentro da roça. Manteve uma Bandeirante ano 2000 para esse fim.
Mais algumas imagens da Trilha da Polenta
https://www.youtube.com/watch?v=40Esz0hmXmk
Lauro Paiva
27/07/2015, 11:00
Outra questão a ser pensada PP5GAS,
É que os motores antigos são projetados para funcionar em baixas rotações é onde a curva de torque desses motores funciona em condições melhores, enquanto nos carros modernos que são mais para "transporte" se priorizou uma rotação maior e maior economia.
Tem que casar necessidade de uso com tipo de construção.
Mais uma vez cada um tem certamente seu lugar por MUITOS ANOS!!!
O Sul anda às voltas com chuvas torrenciais novamente. Terceiro ano em sequência.
Com já era esperado não escapamos.
Band a serviço da Defesa Civil em 18/10/2015.
514543
titanium
20/10/2015, 06:45
O Sul anda às voltas com chuvas torrenciais novamente. Terceiro ano em sequência.
Com já era esperado não escapamos.
Band a serviço da Defesa Civil em 18/10/2015.
514543
Sofiati,
Parabéns pelo empenho no servir ao público!
é um trabalho de grande honra e certamente você deve se sentir realizado!
:)
Bacana ver a Band ajudando também! Tem tudo a ver com o espírito jipeiro/toyoteiro: ajudar ao próximo!
Abração!
Sofiati,
Parabéns pelo empenho no servir ao público!
é um trabalho de grande honra e certamente você deve se sentir realizado!
:)
Bacana ver a Band ajudando também! Tem tudo a ver com o espírito jipeiro/toyoteiro: ajudar ao próximo!
Abração!
Obrigado Titanium.
Só abri o forum hoje. Pegamos um enchente grande aqui. Ainda estamos com água no centro da cidade.
Muito trabalho para a Defesa Civil.
A Voluntária enfrentou barra pesada desta vez.
Aos poucos vou incluindo os relatos e vídeos aqui.
Em 27 de setembro passamos o dia em alerta para uma possível enchente. O vídeo mostra um pouco dessa atividade.
No relato informo errado a data como outubro, na verdade é setembro. Deve ser a idade avançada hehehe.
https://www.youtube.com/watch?v=tB0DbbyaAjs
hercilio.neto
28/10/2015, 08:41
Acompanhamos pelos noticiários as dificuldades aí no sul do país. A natureza deu trégua.
O trabalho de monitoramento é muito importante.
Acompanhamos pelos noticiários as dificuldades aí no sul do país. A natureza deu trégua.
O trabalho de monitoramento é muito importante.
Sim, saiu nos telejornais da Globo. Nosso município foi bastante atingido.
Muito trabalho para a Band Voluntária. Em breve posto vídeos sobre as atividades, que ainda não terminaram. O interior do município está com dificuldade de comunicação, então são necessárias várias viagens por estradas alternativas e por dentro d'agua.
Hoje pela manhã fomos com a equipe de saúde entregar medicamentos e atender pacientes. Agora à tarde vai a equipe de engenharia para avaliar pontes, pontilhões, barreiras, deslizamentos e outros.
Sempre de Band é claro.
Parafusos da cruzeta soltando.
515398
Em situações adversas, como enchentes, as localidades no interior do município de Rio do Oeste ficam isoladas.
Em tais ocasiões é feito monitoramento das estradas alternativas para, em caso de obstrução, enviar equipes de manutenção para liberação das mesmas.
https://www.youtube.com/watch?v=jyI1QjCEe3g
titanium
30/10/2015, 07:17
Só agora consegui ver o vídeo, Sofiati!
Muito bacana esse trabalho de apoio que você faz com outros jipeiros!
E a Band sempre pronta para servir!
Quanto aos parafusos do cardã, inverte eles (porta para o outro lado) e usa porca Parlock (auto-travante) que nunca mais cai!!
Na Lenda eu usei parafusos com cabeça allen + porcas parlock! ficou show!
Abraços!
Só agora consegui ver o vídeo, Sofiati!
Muito bacana esse trabalho de apoio que você faz com outros jipeiros!
E a Band sempre pronta para servir!
Quanto aos parafusos do cardã, inverte eles (porta para o outro lado) e usa porca Parlock (auto-travante) que nunca mais cai!!
Na Lenda eu usei parafusos com cabeça allen + porcas parlock! ficou show!
Abraços!
Boa dica essa do parafuso allen. Vou utilizar.
Dando meu pitaco.
Pode também usar cupilhas, mas para isso precisara de um parafuso uns 5 a 7mm mais longo, para que possa fazer um furinho p ela.
Algumas atividades exercidas durante a enchente de outubro/2015, como membro voluntário na Defesa Civil de Rio do Oeste.
Toyota Bandeirante transportando pessoal da saúde, pacientes, entregando medicamentos, etc.
https://youtu.be/BCXy-jsMT6E
Lauro Paiva
04/11/2015, 20:18
Trabalho digno de noticia no Jornal Nacional!!!
Tao comum nos países ricos o trabalho voluntario aqui no Brasil eh para poucos, parabéns!!!!
Trabalho digno de noticia no Jornal Nacional!!!
Tao comum nos países ricos o trabalho voluntario aqui no Brasil eh para poucos, parabéns!!!!
Lauro
As notícias sobre a cidade saíram no Fantástico e no Jornal Nacional. A Band foi filmada em ação, mas não apareceu na edição final.
O trabalho voluntário aqui em nossa cidade já é corriqueiro durante enchentes, combate a incêndio e outros.
Quando tudo volta ao normal, tem a reunião para tomar chopp, hehehe.
Um abraço
Band internada.
Na revisão pós-enchente as borrachas de freio nas rodas traseiras apareceram meladas.
Resolvemos trocar tudo. Cilindros e lonas. Primeira volta e as rodas esquentaram. Nova regulagem nos freios e continuaram aquecendo. Isolamos as rodas e continua esquentando. Tiramos os eixos fora para verificar os rolamentos. Parecem estar bons (não roncam) mas vamos substituir eles também.
Prejuízo no bolso.
panaceia-camboriu
25/04/2016, 12:15
Parabéns pelo trabalho.
Este monitoramento é importantíssimo.
Sou engenheiro ambiental aqui de Camboriú, SC.
Quando tiver passando por aqui, passa em nosso espaço - http://curto.co/mapa-panaceia
Produção de Mudas de árvores nativas, Compostagem - Adubo, Gestão lixo Zero, Arte e Ecoturismo.
Abraços!
Felizmente um ano calmo por aqui. O El Nino está dando uma trégua.
Assim que for por essas bandas faço uma visita.
Obrigado
Eita que o frio chegou mesmo por aqui, -2º na madrugada.
A Band acordou de mau humor. Nem sinal de energia nos instrumentos do painel.
Bateria zero. Alguma fuga de corrente ou algo ficou ligado.
Vou instalar o carregador e ver no que vai dar.
Uma foto da geada.
530366
titanium
13/06/2016, 09:11
Eita que o frio chegou mesmo por aqui, -2º na madrugada.
A Band acordou de mau humor. Nem sinal de energia nos instrumentos do painel.
Bateria zero. Alguma fuga de corrente ou algo ficou ligado.
Vou instalar o carregador e ver no que vai dar.
Uma foto da geada.
530366
Caramba! que friaca!
rsrsrs
Tomara que consiga "ressuscitar" a bateria! Por que uma nova anda meio cara... rsrsrs
Abraços!
Caramba! que friaca!
rsrsrs
Tomara que consiga "ressuscitar" a bateria! Por que uma nova anda meio cara... rsrsrs
Abraços!
Olá Daniel
Rapaz tá um frio danado aqui no Sul. Temperatura zero e abaixo na madrugada uns quatro dias já.
O caso da bateria foi resolvido facilmente, hehehe. Um carregador com carga lenta e 24 horas depois tudo normal.
Quando instalei o carregador percebi que o farol alto e os milhas estavam ligados. Foi isso que descarregou a bateria.
É que uso o sinalizador de alto na chave de seta para abrir e fechar o portão. Ficou colado e nem percebi.
Abraço
titanium
13/06/2016, 21:04
Olá Daniel
Rapaz tá um frio danado aqui no Sul. Temperatura zero e abaixo na madrugada uns quatro dias já.
O caso da bateria foi resolvido facilmente, hehehe. Um carregador com carga lenta e 24 horas depois tudo normal.
Quando instalei o carregador percebi que o farol alto e os milhas estavam ligados. Foi isso que descarregou a bateria.
É que uso o sinalizador de alto na chave de seta para abrir e fechar o portão. Ficou colado e nem percebi.
Abraço
Excelente!!
Que bom que foi só uma descarga por "descuido"... melhor! Assim não precisa de uma bateria nova! rsrsrs
Pois é rapaz, estou acompanhando por alto... o Sul está frio pra cawaca! :D
Bom para tomar vinho e ligar a lareira!
Abraços!
Lauro Paiva
19/06/2016, 10:30
Ja pensou um interruptor geral:?:
Em casa eh beleza, mas ja pensou isso numa estrada:semideia uma sugestão de segurança.:bye:
Forte abraco, e muito vinho lareira e cobertores nesse frio ártico.
Ja pensou um interruptor geral:?:
Em casa eh beleza, mas ja pensou isso numa estrada:semideia uma sugestão de segurança.:bye:
Forte abraco, e muito vinho lareira e cobertores nesse frio ártico.
Excelente sugestão Lauro.
Breve vou ter de mexer na lata, aí aproveito e faço a instalação.
Queijo em cubinho no espeto, pinhão e vinho. É a desculpa aqui para enfrentar o frio.
Abraço
Lauro Paiva
23/06/2016, 16:11
Uma coisa que certamente você deve ter já resolvido, mas que olhando agora as fotografias siberianas, kkkkkk
Você está usando anticongelante no radiador?????
Forte abraço!!!!
do calor senegalês da Bahia, kkkk
Uma coisa que certamente você deve ter já resolvido, mas que olhando agora as fotografias siberianas, kkkkkk
Você está usando anticongelante no radiador?????
Forte abraço!!!!
do calor senegalês da Bahia, kkkk
Eitaaa Bahia, já faz muito tempo que não apareço por aí.
Lauro, não uso aditivo no radiador. Água pura do "mato" somente, na Band.
Na RAV e na Eco o aditivo é anticongelante, sim.
Abraço
2ª Trilha da Polenta.
Limpa-trilha... :confused:
534372
539975
Chassi com trinca na parte interna.
Foto ficou péssima, vou colocar a Band na rampa e iluminar o local para tirar outra.
Na parte externa não há sinais de trinca.
hercilio.neto
04/12/2016, 16:40
Foto ficou péssima, vou colocar a Band na rampa e iluminar o local para tirar outra.
É uma situação estranha porque a trinca está bem separada.
Não havendo trinca na parte externa, passa a impressão que essa trinca já existia e teria sido preenchida.
Creio que o local mereça um reforço.
Nessa parte do chassi o material é muito solicitado com esforços de tração em viaturas com guincho, sobretudo quando é guincho mecânico.
É uma situação estranha porque a trinca está bem separada.
Não havendo trinca na parte externa, passa a impressão que essa trinca já existia e teria sido preenchida.
Creio que o local mereça um reforço.
Nessa parte do chassi o material é muito solicitado com esforços de tração em viaturas com guincho, sobretudo quando é guincho mecânico.
Embora a imagem seja péssima, nota-se sinal de solda aberta. Parece coisa antiga.
Instalei o guincho no início do ano, creio, mas usei pouco e sem grandes esforços.
Continuando o comentário que fiz no tópico do Imortal, o desgaste acentuado foi por igual nos pneus dianteiros.
Quando troquei os pneus foi feito alinhamento e cambagem.
Outro detalhe é que os antigos pneus Kumho apresentaram o mesmo problema, mesmo com rodízio se acabaram com uns 20.000 km mais ou menos.
Acho que terei de desmontar a Band para ajustar o chassi.
O problema será apaziguar os duendes, principalmente os da espécie "jaquê".
Rodrigo-ce
04/12/2016, 20:39
539975
Faz uma uma limpeza com esmerilhadeira, faz um furo no começo e no final da trinca, coloca um pedaço de chapa por dentro da longarina e custura com solda que resolve o problema da trinca.
Arildo MT
04/12/2016, 20:55
A foto não ajudou nada, mas é no minimo estranho, parece estar meio judiado o chassis, com serviço fora do padrão, esse tipo de reparo exige alguém gabaritado e com experiencia de sobra.
Faz uma uma limpeza com esmerilhadeira, faz um furo no começo e no final da trinca, coloca um pedaço de chapa por dentro da longarina e custura com solda que resolve o problema da trinca.
Obrigado Rodrigo
Vou retirar a carroceria e fazer uma análise criteriosa. Observei que os jumelos estão desalinhados também.
A foto não ajudou nada, mas é no minimo estranho, parece estar meio judiado o chassis, com serviço fora do padrão, esse tipo de reparo exige alguém gabaritado e com experiencia de sobra.
Felizmente por aqui tem um pessoal que trabalha com chassi e possui grande experiência.
Vou levar a Band para análise já decidido a desmontar. Preciso mesmo trocar os calços da carroceria.
Abraço
Arildo MT
04/12/2016, 22:09
Excelente e sábia decisão, assim faz um alinhamento técnico e corrige o que precisar.
Marcus DT
29/05/2017, 19:15
PP5GAS, saberia informar o modelo dessa roda? Acho umas da 16 mais bonita que tem, casam perfeito com a Band! VTR tá linda.
PP5GAS, saberia informar o modelo dessa roda? Acho umas da 16 mais bonita que tem, casam perfeito com a Band! VTR tá linda.
Olá Marcus
Realmente não sei o modelo das rodas da Band. Já estavam nela quando comprei.
Marcus DT
31/05/2017, 07:56
PP5GAS, obrigado pela resposta. Sobre os pneus, vi que você utilizou os Kumho KL71 285-75-16 e agora trocou pelos 265-75-16, certo? Poderia falar se sentiu diferença de performance (menor "arrasto", melhor desempenho)? Achei que esses Kumho duraram muito pouco (25.000 kms), talvez valha a pena pagar um pouco mais por um pneu que dure o dobro, até o triplo.
PP5GAS, obrigado pela resposta. Sobre os pneus, vi que você utilizou os Kumho KL71 285-75-16 e agora trocou pelos 265-75-16, certo? Poderia falar se sentiu diferença de performance (menor "arrasto", melhor desempenho)? Achei que esses Kumho duraram muito pouco (25.000 kms), talvez valha a pena pagar um pouco mais por um pneu que dure o dobro, até o triplo.
Olá Marcus, desculpe a demora em responder.
Estamos as voltas com enchente novamente por aqui e sou voluntário na Defesa Civil da cidade e a situação está uma correria danada.
Sobre os pneus, o problema não são os Kumho e sim a geometria da Band na dianteira. O jogo que instalei agora resolvi não fazer rodízio. Os dianteiros se acabaram com dez mil km, os traseiros estão novos ainda.
Gostei do Kumho e não tenho reclamação deles. Gastaram os quatro porque fui fazendo rodízio. Quando iam para dianteira, lixavam.
A serviço da Defesa Civil enfrentando enchentes.
Voltando da base com alagamento grande pela frente, dia 07/06/2017.
A resolução do vídeo está péssima, estamos com problemas na internet para transferir ao Youtube.
https://youtu.be/Vq5cK16u5m0
Alerta de enchente. Inspecionando aterro.
Inspeção de aterro com Toyota Bandeirante - YouTube (https://youtu.be/DrywQ6XvFp8)
Alerta de enchente. Apoio a Defesa Civil da cidade.
Transportando medicamentos.
Entrega medicamentos - YouTube (https://youtu.be/e66iChuPR-A)
hercilio.neto
13/06/2017, 20:48
Belo trabalho Sofiati.
Você e o pessoal da Defesa Civil estão de parabéns. O Brasil precisa de pessoas com esse espírito altruísta.
Belo trabalho Sofiati.
Você e o pessoal da Defesa Civil estão de parabéns. O Brasil precisa de pessoas com esse espírito altruísta.
Obrigado Hercílio
Band aguarda vaga na oficina, sofreu bastante nos alagamentos.
Aproveitar para baixar motor e caixa, assim resolvo o problema daquela trinca e faço o alinhamento do chassi.
Abraço
Ativando a Unidade Móvel da Saúde
Ativando a Unidade Movel da Saude - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=GI77JJASEF8)
549311 549310
Início da revisão pós-enchente.
Motor de partida cheio de água. Foi necessário trocar os rolamentos e a embreagem.
Buscando rota alternativa pelo interior do município.
Rota Alternativa via Morro do Morumbi e Maracuja - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=FNtBi8LexEU)
csadelson
06/07/2017, 22:10
Sou fã das imortais Band! A sua está lindona!!
Sou fã das imortais Band! A sua está lindona!!
Estão virando relíquias, mas sempre na ativa.
Revisão pós imersão:
- quatro rolamentos substituídos, dois rolamentos quebrados e dois "jaquê";
- um terminal de direção duvidoso, "jaquê" também;
- troca de todos os óleos;
- bendix também não resistiu.
Ainda faltam dois faróis de neblina blindados, já encomendados.
Trilha da Polenta 15/07/2017 em Rio do Oeste.
Apoio à organização da trilha.
3a Trilha da Polenta - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=exs0kj5jtGw)
Revisão da suspensão.
Troca das buchas, pino de centro e uma mola dianteira quebrada.
Ficou excelente para dirigir e parou com a mania das quebrada-de-asa.
Mas como é birrenta inventou outra moda: quando fica no sol vira queixo-duro. O hidráulico está babando mas não chega a pingar.
Caricatura da Band Voluntária.
553519
Caricatura da Band Voluntária.
553519
:palmas::palmas::palmas:
Ficou show!!
Nova estratégia.
Pneus para uso diário:
554760
Pneus para uso na lama:
554761
hercilio.neto
02/01/2018, 00:18
Nas enchentes e na subida da torre serão muito úteis.
Nova estratégia.
Pneus para uso diário:
554760
Pneus para uso na lama:
554761
Olá Hercílio
Espero não precisar em enchentes,hehehe
Para acesso à manutenção das repetidoras já testei. Band vira um trator. Porém nas descidas de montanha foi necessário utilizar reduzida para segurar. Achei que perdeu um pouco de aderência. Trava fácil no freio.
alexpazolini
27/05/2020, 14:32
O que que deu no fim das contas o filtro Racor ?
Lindo carro, parabéns
Grande abraço !
O que que deu no fim das contas o filtro Racor ?
Lindo carro, parabéns
Grande abraço !
Não encontrei um local da fácil acesso para inspeção de rotina e manutenção.
Ainda guardado.