Ver Versão Completa : diferença no odometro da band
marciorank@gmail.com
10/11/2013, 18:38
blz ai pessoal?
procurei um pouco e não encontrei nada sobre o assunto, mas vamos ao que enteressa;
hoje fiz um passeio com minha band com os pneus novos ( 35 ) e deixei o GPS ligado
para saber a diferença do hodometro, rodei quase 400 km e o que percebi
é que o velocimetro esta marcando mais ou menos uns 18 a 20 %, tenho caixa 5 marchas,
pneus 35 e relação 10x37.
alguem sabe um remédio bom para este erro?
Voltar os pneus originais do carro .
- É obvio que pneus maiores ou menores alteram o hodômetro e o velocímetro.
hercilio.neto
10/11/2013, 23:08
Marcio, você terá que usar um redutor de velocímetro.
Nesse caso, para se ter uma boa aferição, é melhor levar a uma loja especializada, porque existem várias medidas e lá eles saberão qual é a correta para o seu caso.
Mas lembre-se que os velocímetros de todos os carros já marcam com uma diferença de +/- 10% por segurança.
fabiano r
11/11/2013, 09:18
Márcio na minha band marcava cerca de 10km/h a menos dai quando troquei o câmbio tive que comprar o pinhão do velocimetro que vai na caixa de marchas foi ai que o Paulo da Tropa4x4 me perguntou qual pneu eu usava para saber qual pinhão usar, agora está marchando exatamente o mesmo q o gps, se passar na lombada a 50km/h no velocimentro marca 50 lá na lombada.
Walter da Camper
11/11/2013, 09:55
O assunto foi bastantes discutido nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/50465-diferenca-de-velocidade-entre-painel-e-gps-na-band.html
marciorank@gmail.com
11/11/2013, 12:32
Voltar os pneus originais do carro .
- É obvio que pneus maiores ou menores alteram o hodômetro e o velocímetro.
voltar aos pneus originais jamais.... e,
que pneus maiores alteram o odometro todo mundo sabe, o que perguntei é se existe
alguma solução para que esta diferença fique mais proximo da realidade.
talvez voce não tenha entendido a intenção do topico.
Francisco Bicalho
11/11/2013, 13:14
voltar aos pneus originais jamais.... e,
que pneus maiores alteram o odometro todo mundo sabe, o que perguntei é se existe
alguma solução para que esta diferença fique mais proximo da realidade.
talvez voce não tenha entendido a intenção do topico.
marciorank, o Hercilio explicou o processo, mas eu vou tentar com minhas palavras. Primeiro, não existe razão nenhuma para mudar a sua configuração atual, a solução é bastante simples, mas você tem que achar um lugar que mexa com velocímetro, e em geral são lojas/oficinas que ficam em cidades menores e que lidam com caminhão porque eles não só trabalham com aferição de velocímetros, mas sobretudo trabalham com tacógrafos de caminhões.
O processo é esse. O técnico remove o cabo do seu velocímetro na caixa de marchas, e instala um cabo que liga a um instrumento que ele leva na mão. No pátio onde o processo ocorre, existe uma marcação no piso de uns 20 metros e você percorre essa distância lentamente para frente e para trás duas vezes e o 'técnico' acompanha você com a tal engenhoca e anota a distancia comparada com a máquina. As duas vezes são para ter certeza que os dados estão corretos. Em seguida um cálculo é feito à partir das medições e uma 'redução' é feita. A tal 'redução' é uma pequena caixinha com engrenagens que são montadas de acordo com as medições e essa caixinha é presa a ponta do seu cabo e velocímetro e a caixa de marchas, fazendo assim uma ponte que corrige o problema. No meu caso tenho uma 'redução 1500' para a relação coroa/pinhão 12X35 e pnaus de 30.5".
Quando voltei para casa após a instalação da redução, vim acompanhando as placas de quilometragem na estrada (BR-040) a quilometragem do odômetro bateu perfeitamente a cada placa, e deu até para saber quando uma ou outra placa estava fora do lugar, enfim, não é nenhum bicho de sete cabeças, e leva menos de duas horas para resolver.
O mais difícil é achar alguém que faça o serviço, mas como o Google é o resolvedor de problemas desse gênero, se voçê tentar "VDO aferição e tacógrafos" perto da sua área, acho que a questão se resolve em dois tempos.
boa sorte,
Chico
MarcioNatal
11/11/2013, 13:31
marciorank, o Hercilio explicou o processo, mas eu vou tentar com minhas palavras. Primeiro, não existe razão nenhuma para mudar a sua configuração atual, a solução é bastante simples, mas você tem que achar um lugar que mexa com velocímetro, e em geral são lojas/oficinas que ficam em cidades menores e que lidam com caminhão porque eles não só trabalham com aferição de velocímetros, mas sobretudo trabalham com tacógrafos de caminhões.
O processo é esse. O técnico remove o cabo do seu velocímetro e instala um cabo que liga a um instrumento que ele leva na mão. No pátio onde o processo ocorre, existe uma marcação no piso de uns 20 metros e você percorre essa distância paradfrente expara trás lentamente duas vezes e o 'técnico' acompanha você com a tal engenhoca e anota a distancia comparada com a máquina. As duas vezes são para ter certeza que os dados estão corretos. Em seguida um cálculo é feito à partir das medições e uma 'redução' é feita. A tal 'redução' é uma pequena caixinha com engrenagens que são montadas de acordo com as medições e essa caixinha é presa a ponta do seu cabo e velocímetro e a caixa de marchas, fazendo assim uma ponte que corrige o problema. No meu caso tenho uma 'redução 1500' para a relação coroa/pinhão 12X35 e pnaus de 30.5".
Quando voltei para casa após a instalação da redução, vim acompanhando as placas de quilometragem na estrada (BR-040) e bateu perfeitamente a cada placa, e deu até para saber quando uma ou duas placas estavam fora do lugar.
enfim, não é nenhum bicho de sete cabeças, e leva menos de duas horas para resolver.
O mais difícil é achar alguém que faça o serviço, mas com Google é o resolvedor de problemas desse gênero, se voçê tentar VDO aferição e tacógrafos no Riogrande, acho que a questão se resolve em dois tempos.
boa sorte,
Chico
Chico, gostei do relato. Pensei que o negócio fosse muuuito mais complicado.
Eu já estava prevendo que iria ter problemas quando começasse a andar na viatura. Estou usando 285x75x16, cambio de 5 e relação 11x35. Já estava arrancando os cabelos pensando como seria para resolver o problema do odômetro com essa salada toda. Agora o negócio clareou e até já entrei em contato com uma loja que afere tacógrafo e disseram que fazem esse tipo de serviço. Ainda bem.
Um abraço.
Márcio Humberto
marciorank@gmail.com
11/11/2013, 22:40
blz ai galera,
estou gostando das ideias de voces ai, acabei me recordando que ha alguns anos em
um raid, daqueles que so poderia usar odometros um dito fulano tinha uma caixinha
parecida com a que os amigos estão falando, porem na aferição para a prova o cara
ia somente regulando ela com uma chave de fenda até que ficou com a metragem igual
a da aferição para a prova.
alguem ja viu este esquema?
hercilio.neto
11/11/2013, 23:08
Agora que todos temos GPS, parece o que o odômetro perdeu um pouco a importância na medição das viagens, porém para as trocas de óleo, é fundamental que esteja funcionando corretamente, ou acaba enganando a gente.
Francisco Bicalho
13/11/2013, 07:29
Chico, gostei do relato. Pensei que o negócio fosse muuuito mais complicado.
Eu já estava prevendo que iria ter problemas quando começasse a andar na viatura. Estou usando 285x75x16, cambio de 5 e relação 11x35. Já estava arrancando os cabelos pensando como seria para resolver o problema do odômetro com essa salada toda. Agora o negócio clareou e até já entrei em contato com uma loja que afere tacógrafo e disseram que fazem esse tipo de serviço. Ainda bem.
Um abraço.
Márcio Humberto
Beleza Márcio, fico satisfeito em poder ajudar. O que interfere no velocímetro são os pneus de tamanho diferente e mais ainda uma relação coroa/pinhão alongada, mas a caixa de 5 marchas não altera nada.
Abraço,
Chico
Francisco Bicalho
13/11/2013, 07:34
Que confusão... Tem o Marcio de Santa Catarina e o Márcio do Rio Grande do Norte. De qualquer forma a dica está aí.
marciorank@gmail.com
13/11/2013, 12:17
Que confusão... Tem o Marcio de Santa Catarina e o Márcio do Rio Grande do Norte. De qualquer forma a dica está aí.
e dicas que sempre são bem vindas, hehehe....
MarcioNatal
13/11/2013, 16:11
e dicas que sempre são bem vindas, hehehe....
KKKKKKK....é Márcio pra cá, é Márcio pra lá.... Meu xará, até eu fico confuso quando respondem e estamos no mesmo tópico! Não sei se a bola é comigo ou com você....é dividida na certa!!KKK
Concordo com você, o bom são as dicas que sempre são bem vindas, independente de quantos Márcios estejam se aproveitando delas!!!
Um abraço.
Márcio Humberto
marciorank@gmail.com
14/11/2013, 12:35
KKKKKKK....é Márcio pra cá, é Márcio pra lá.... Meu xará, até eu fico confuso quando respondem e estamos no mesmo tópico! Não sei se a bola é comigo ou com você....é dividida na certa!!KKK
Concordo com você, o bom são as dicas que sempre são bem vindas, independente de quantos Márcios estejam se aproveitando delas!!!
Um abraço.
Márcio Humberto
o que vale é as dicas, e, que nois estamos bem de nome. heheheheh............