PDA

Ver Versão Completa : 2ª e 3ª Marchas grimpando...

Viniciusaol
07/11/2013, 14:37
Pessoal, pesquisei bastante aqui no fórum, mas não encontrei nada específico sobre isto. O fato é que tenho um CJ5 74 (há 2 meses), motor original BF161 6cc e caixa 3 marchas tbm original. e agora que estou rodando mais no jeep, quando rodo por mais tempo consecutivo, a alavanca tá grimpando (emperrando/ travando) na terceira ou às vezes na segunda e não solta por nada. Tenho q reduzir pra conseguir ir embora. Só que do mesmo jeito sem dar nenhum sinal, destrava e volta ao normal. já aconteceu umas 4 vezes.
Algumas informações:
*não sei nada se é 1ª seca ou outra coisa...
*ao reduzir marcha quase sempre arranha a nao ser que diminua muito a velocidade compativel com a marcha
*as mudanças de marchas pra cima são normais redondinhas
*tração e reduzida funcionando perfeitas
*não escapa marchas
*em altas velocidade (acima de 35/40 km/h) hehehe faz um barulho na caixa tipo metal com metal que aumenta conforme a rotação do motor
*Parece que a caixa tá muito pra trás porque o buraco pras alavancas na tampa no assoalho teve de ser aumentado pras alavancas trabalharem livres. Ou pode ser problema na carroceria ou assoalho mesmo né?
* oléo de caixa OK

Agradeço se puderem me orientar no problema com informações experiencias e dicas pois por aqui é difícil mecânico entendido na coisa e queria já levar o jeep com idéia pra orientar o mexanico.
E de repente dá pra mexer em casa mesmo né?

Valeu!!!!

tuna
07/11/2013, 17:08
Macaquinhos, eu tive esse problema com um 74 também, tirei a tampa do câmbio e arranquei fora os macaquinhos da terceira (o meu só encavalava 3a.) ficou bom só que tinha que te a "manha"pra engatar sem respar...

[]'s

Ricardo MG
07/11/2013, 20:59
Pessoal, pesquisei bastante aqui no fórum, mas não encontrei nada específico sobre isto. O fato é que tenho um CJ5 74 (há 2 meses), motor original BF161 6cc e caixa 3 marchas tbm original. e agora que estou rodando mais no jeep, quando rodo por mais tempo consecutivo, a alavanca tá grimpando (emperrando/ travando) na terceira ou às vezes na segunda e não solta por nada. Tenho q reduzir pra conseguir ir embora. Só que do mesmo jeito sem dar nenhum sinal, destrava e volta ao normal. já aconteceu umas 4 vezes.
Algumas informações:
*não sei nada se é 1ª seca ou outra coisa...
*ao reduzir marcha quase sempre arranha a nao ser que diminua muito a velocidade compativel com a marcha
*as mudanças de marchas pra cima são normais redondinhas
*tração e reduzida funcionando perfeitas
*não escapa marchas
*em altas velocidade (acima de 35/40 km/h) hehehe faz um barulho na caixa tipo metal com metal que aumenta conforme a rotação do motor
*Parece que a caixa tá muito pra trás porque o buraco pras alavancas na tampa no assoalho teve de ser aumentado pras alavancas trabalharem livres. Ou pode ser problema na carroceria ou assoalho mesmo né?
* oléo de caixa OK

Agradeço se puderem me orientar no problema com informações experiencias e dicas pois por aqui é difícil mecânico entendido na coisa e queria já levar o jeep com idéia pra orientar o mexanico.
E de repente dá pra mexer em casa mesmo né?

Valeu!!!!

Vinicius,

Pelo ano do seu Willys, se o cambio for original, é a 1ª sincronizada, e o problema de "encavalamento", provavelmente são os retens(macaquinhos, cachorrinhos, etc), ou vc troca(necessário o desmonte da caixa) ou vc retira eles. Tive problemas contantes com a minha caixa de 3 e 4 marchas originais, ora com os reténs, ora com os sincronizadores, ora com as arruelas espaçadores.

abs

william_1966
11/11/2013, 18:23
São os macaquinhos, pode retirar que fica filé... O meu já esteve assim, depois que retirei ficou 0 (bem, 0 já estava, pq tinha acabado de trocar TUDO nele ehehehe)

DCD
11/11/2013, 20:21
ola galera vou aproveitar o topico tenho um problema ao contrario no meu OBRA DE ARTE (cj5) 1969 cambio original motor bf 161 o meu problema ée q a segunda solta qdo retiro a aceleração se estou em segunda acelerando ok mas assim q alivio o pé se eu quiser retomar a aceleração tenho q engatar a marcha de novo pois a mesma solta suavement sem nenhum barulha arranhar ou qualquer coisa alguem pode me ajudar

engenheiro01
12/11/2013, 09:44
Denis, tira a tampa do cambio e dá uma olhada. No meu acontecia assim e era umas molinhas e bolinhas do trambulador que se soltaram, assim não retinham a alavanca quando engatado. Abri o cambio para ver se não haviam comido alguma engrenagem, mas por sorte estas bolinhas ficaram presas no fundo da caixa.

RodrigoPD
12/11/2013, 17:34
Se aceita uma sugestão de amigo... se tiver de gastar 500 contos que seja nesse câmbio, arranque ele fora e troque por outro. Tive o desprazer de gastar uma verdadeira fábula no meu câmbio (câmbio, caixa de transferência, reduzida) e o resultado final não ficou o esperado. As peças novas vendidas para estes câmbios não possuem a qualidade da original. Sem dúvida, se fosse hoje, teria gastado com outro câmbio... provavelmente teria gasto menos com algo que melhoraria o jipe!

Viniciusaol
20/11/2013, 12:20
Fala pessoal... retirei a tampa da caixa e pude ver que uma arruela de encosto na terceira marcha tava meio comida e esses pedaços que se soltaram tavam soltos pela caixa toda. mas nada de problema com as engrenagens, apenas os aneis sincronizadores da 2a e 3a marchas (a primeira é seca) estão com folgas e não consegui retirar os macaquinhos. drenei o óleo que tava um pouco baixo, lavei tudo com oleo diesel e retirei uma grande quentidade de limagem dessa arruela que tava comida. segundo o mecanico que chemei em casa pra me dar uma opinião não compensava mecher na caixa so por isso pelo famoso Jaque. Então coloquei óleo novo (140) seguindo orientação do meca, mesmo achando um óleo grosso demais... e melhorou bstante a barulheira na caixa.
Então vou rodando até travar de novo, então vou abrir pre tirar o macaquinho que estará visível(penso) e se tiver que gstar no futuro, acho que já troco a caixa por uma do chevete ou C10 ou C20 concordam???
Opiniões sempre bem vindas.
Grato
Vinicius

RodrigoPD
21/11/2013, 15:38
Vinicius;

Troque sim! Essas caixas originais, com a atual péssima qualidade das peças originais, não retornam o investimento sobre elas. Abs.

Viniciusaol
08/07/2014, 16:02
Pessoal, olha eu aqui de novo com pobrema na caixa... até usei um tópico sobre engrenagem da tração, mas levei o mecanico onde o jeep ficou e tiramos a caixa. O problema foi com os macaquinhos que soltaram e roletes q ficaram em pedaços travando tudo e danificando o carretel por dentro e o eixo.
Segundo o mecânico, pode ter sido montado sem todos os roletes ficando com folga e assim encavalando-os.
O fato é que quase desisti do meu jeep, mas primeiro vou desistir apenas da caixa.
Olhei uma caixa de c10 mas ainda nao encontrei em bom estado que compense.
Então pra nao ficar com o jeep parado vou dar uma guaribada ne caixa e rodar um pouco até arranjar a caixa da C10
Mas voltando ao assunto, levei o carretel no torneiro pra ver se ele me dava uma solução e ele me disse pra fazer um embuchamento de bronze por dentro do carretel, nas duas extremidades e eliminar os roletes:screwy:.
Pergunto: Alguém aí ja viu isso??? hehehe to achando que nao vai aguentá mas ele me disse que tem caixas de mercedes que usam esse sistema então:confused: nem sei...
Grato pelas opiniões.
segue umas fotos. o tal embuchamento é aí dentro...

obs.: só disse que desistia desse jeep pra partir pra outro rsrs

H.Martins
08/07/2014, 16:49
O meu Jipe é 4 marchas original; em terceira e quarta marcha, em média aceleração, costuma-se emitir um pequeno ruído metálico típico de peça solta. O engraçado é que durante à aceleração o barulho desaparece, e ao retirar o pé, É o ruído que aparece! Pergunto aos senhores: isso é normal?

Obs: Tenho o hábito de dirigir com o método de aceleração interina, e ao reduzir em curvas o ''Punta Tacco'', pois pela posição dos pedais, é perfeitamente possível realizar tal operação..

Valeu!

Viniciusaol
09/07/2014, 07:45
levei o carretel no torneiro pra ver se ele me dava uma solução e ele me disse pra fazer um embuchamento de bronze por dentro do carretel, nas duas extremidades e eliminar os roletes:screwy:.
Pergunto: Alguém aí ja viu isso??? hehehe to achando que nao vai aguentá mas ele me disse que tem caixas de mercedes que usam esse sistema então:confused: nem sei...

Alguém aí já viu essa adaptação? será q aguenta????

Viniciusaol
10/07/2014, 10:11
levei o carretel no torneiro pra ver se ele me dava uma solução e ele me disse pra fazer um embuchamento de bronze por dentro do carretel, nas duas extremidades e eliminar os roletes:screwy:.

Alguém aí já viu essa adaptação? será q aguenta????

Ninguém?
Opiniões?

antonio umino
10/07/2014, 12:55
Isto de colocar bucha de bronze no carretel principal (penca), se vc não usar em velocidade até que dá certo...
Mas o carretel tem o giro do motor , ou está sempre girando à velocidade da rotação do motor...
Tenho visto colocar bucha de bronze no eixo piloto. na ponta do entalhado... mas não fica bom não...
Então no carretel, se o mesmo está com desgaste. ou troca por um novo. ou faz um encamizamento no lugar e continuar usando roletes..
Uma opinião.
abçs

Viniciusaol
10/07/2014, 13:12
Sr Antonio, pra fazer o encamizamento, o torneiro me disse que poderia enfraquecer a parede e dentes da engrenagem de ré. Então é uma medida paleativa, mais barata que comprar outro carretel e tô pensando em partir pra outro cambio (clark) poque ja vi que original nao aguenta visto que uso o jeep pra passeio, tilhinhas leves esporadicamente e como ferramenta de campo no fim de semana.
Grato pela Opinião...

Vinicius