Ver Versão Completa : Importar Defender 110 da Argentina ou Chile
Olá caros amigos boa tarde!
Sou mais um apaixonado pela Defender 110 que não se conforma com o fato de a mesma não ser mais comercializada no Brasil.
Contudo, a comercialização das Defenders continua sendo feita em países vizinho como é o caso da Argentina e do Chile.
Alguém tem informações a respeito da importação do veículo?
Tenho dúvida da viabilidade da importação de uma Defender 110 0km em questões como:
1 - valores (taxas e impostos)
2 - garantia
3 - manutenção e revisões
4 - Motor e peças são equivalentes as que eram produzidas no Brasil?
Se alguém puder ajudar agradeço.
Abraço a todos!
Olá caros amigos boa tarde!
Sou mais um apaixonado pela Defender 110 que não se conforma com o fato de a mesma não ser mais comercializada no Brasil.
Contudo, a comercialização das Defenders continua sendo feita em países vizinho como é o caso da Argentina e do Chile.
Alguém tem informações a respeito da importação do veículo?
Tenho dúvida da viabilidade da importação de uma Defender 110 0km em questões como:
1 - valores (taxas e impostos)
2 - garantia
3 - manutenção e revisões
4 - Motor e peças são equivalentes as que eram produzidas no Brasil?
Se alguém puder ajudar agradeço.
Abraço a todos!
Amigo,
Já cheguei a fazer um bom estudo sobre o tema. Os pontos que serão obrigatórios:
1 - Incidirão sobre o negócio: Imposto de Importação (sobre toda a transação), Taxas e ICMS - Todos os valores sobre o total alcançado anteriormente. Pode calcular pelo menos 100% (ter uma margem boa), fora a conversão do dolar. - Sugiro entrar em contato com algum importador individual (existem vários em SP, Brasília, etc).
2 - Acho que nossa legislação não admite a importação individual realizada dos países do mercosul, senão por pessoa jurídica/acordo internacional, etc (interessante fazer uma pesquisa sobre isso). O problema todo é a 3 ou 4ª via (não lembro ao certo) da Guia de Importação, documento indispensável para a regularização no DETRAN.
3 - A garantia do fabricante deverá ser dada pelo representante nacional, mas não se iluda, será necessário processo judicial. Se o representante for o próprio fabricante, pode ser que ele queira manter o bom nome e dê a garantia sem reclamação (o que seria o certo).
4- Quanto a manutenção e revisões poderão ser feitas nas concessionárias da marca ou no mecânico de sua preferência.
5 - acredito que seja tudo igual, mas pode existir alguma peculiaridade no motor, pois nosso diesel é de qualidade extraordinária.
Uma usada no Brasil não seria mais negócio?
;2036343']Amigo,
Já cheguei a fazer um bom estudo sobre o tema. Os pontos que serão obrigatórios:
1 - Incidirão sobre o negócio: Imposto de Importação (sobre toda a transação), Taxas e ICMS - Todos os valores sobre o total alcançado anteriormente. Pode calcular pelo menos 100% (ter uma margem boa), fora a conversão do dolar. - Sugiro entrar em contato com algum importador individual (existem vários em SP, Brasília, etc).
2 - Acho que nossa legislação não admite a importação individual realizada dos países do mercosul, senão por pessoa jurídica/acordo internacional, etc (interessante fazer uma pesquisa sobre isso). O problema todo é a 3 ou 4ª via (não lembro ao certo) da Guia de Importação, documento indispensável para a regularização no DETRAN.
3 - A garantia do fabricante deverá ser dada pelo representante nacional, mas não se iluda, será necessário processo judicial. Se o representante for o próprio fabricante, pode ser que ele queira manter o bom nome e dê a garantia sem reclamação (o que seria o certo).
4- Quanto a manutenção e revisões poderão ser feitas nas concessionárias da marca ou no mecânico de sua preferência.
5 - acredito que seja tudo igual, mas pode existir alguma peculiaridade no motor, pois nosso diesel é de qualidade extraordinária.
Amigo sabe que tenho procurado bastante por uma motor puma usada...primeiro que é difícil de encontrar e quando se encontra o valor é sempre elevadíssimo. Por isso pensei na possibilidade de importação. Caro por caro, teria uma defender 0km pelo menos.
Como o preço praticado na Argentina e no Chile é menor que no Brasil, dobrando o valor com os custos de importação, não da chega a ser um absurdo comparado com o que estão pedindo por ai em uma 2009 ou 2010 com 80.000 ou 90.000 km...
De qualquer forma agradeço por seus conhecimentos.
Abraço
Estes caras vivem só disto, é o negócio deles.
https://www.facebook.com/ImportaCarro?fref=ts
Esta importação envolve o judiciário, já que os fiscais, apesar de já ter sido decidido no STF que na importação por Pessoa Física para uso próprio não incide IPI, eles sempre cobram e SEMPRE o judiciário SEMPRE dá ganho de causa para o importador, pois é matéria já pacificada pela jurisprudência. Este é um dos motivos que me levam a char que não adianta você ser o "certinho" com o governo, já que ele não é com você. Eles também entram contra a cobrança de ICMS e neste caso não é 100% de ganho, mas está acima de 70%. Ai neste face tem estudo de casos onde eles fizeram o planejamento e depois compararam com o custo efetivo. Para carros tipo premium vale muito a pena, fica mais barato quase 30%, importado legal com tudo o que tem que ser pago, devidamente pago.
Ricardo Pocholo
06/11/2013, 16:58
Tenho um amigo que tem uma empresa de importação direta e, conversando com ele, me disse que só vale à pena a partir de uma Evoque (exemplo utilizado por ele).
Não sei como funciona com carros, mas sou velejador e sei que no caso de barcos é só importação de embarcação nova, usado não é permitido.
Abraço!
É o mesmo; só veículo novo.
Rafael Gomes
06/11/2013, 18:10
Já fiz umas cotações um tempo atrás...
Na Europa fica muito caro para trazer, acho q não compensa. O Defender custa em média 28.000,00 euros lá, convertendo para real, mais taxas de importação, frete etc etc... chega a uns 200 mil reais.
Não fiz cotações no Chile e Argentina. Mas acho que pode ficar viável nestes dois países.
No Chile o Defender custa em média 25 mil dolares Autos Land Rover en Chile. (http://www.chileautos.cl/cemarca.asp?pag=1&dea=50&sort=adecrec&maresp=6&disp=0)
Na Argentina, corra logo... pois em janeiro de 2014 entra em vigor uma lei deles que será somente será comercializado veículo com air bag e ABS. Saindo assim do mercado...
Abrs e nos mantenha informado caso solicite uma cotação via Chile/Argentina
Rafael/Samuri,
Eu tenho muito interesse na aquisicao de uma 110 pelo chile ou argentina, enviei um email a Chileautos e tenho empresa para importar pela juridica se necessario. Voces conhecem alguma concessionaria na Argentina/
VOU MANTENDO-OS INFORMADOS
ABS
EDUARDO
uvantuil
08/11/2013, 08:45
Importar carro usado tem restrição carros antigos acho que são mais de 20 ou 30 anos (carro para colecionador). Pois pegaram uns esquema ae que nego pegava um carro exemplo camaro no eua que rodou 100 km importava dizendo que era zero mas era usado ae eles agora apertaram ainda mais o cerco
uvantuil
08/11/2013, 08:49
AUTORIZAÇÃO PRÉVIA
Antes de mais nada, você precisará se habilitar no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) da Receita Federal, que controla cada passo das transações de comércio exterior feitas no Brasil. Seus dados cadastrais, documentos e, principalmente, seu imposto de renda serão analisados. “A pessoa precisa comprovar que tem renda compatível com o valor do bem ”, explica Pedro Paulo Garcia, despachante aduaneiro. Se tudo estiver correto, em cerca de 30 dias, você receberá uma senha no Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar).
A COMPRA DO CARRO
Com esse documento em mãos, você pode começar a procurar seu futuro automóvel (que obrigatoriamente precisa ser 0km ou ter mais de 30 anos de uso). Escolhido o modelo, a loja deverá emitir um documento chamado Pró-forma Invoice, uma intenção de compra na qual constam os dados do vendedor, do comprador, a validade da proposta, a previsão de embarque e, principalmente, as características do veículo (marca, modelo...) e seu preço com frete.
OBTENÇÃO DAS LICENÇAS
De posse do Pró-forma, você pedirá ao IBAMA uma Licença para Uso da Configuração do Veículo Automotor (LCVM). Para obtê-la, você precisará declarar que o veículo atende aos limites de emissão e ruídos. Com a LCVM em mãos, a próxima parada será no Denatran onde será solicitado o Certificado de Adequação à Legislação Nacional de Trânsito (CAT) que irá comprovar que o carro está de acordo com as leis de circulação do País.
PAGAMENTO POR CONTRATO
Agora você pode voltar ao SISCOMEX e pedir a Licença de importação (LI), que será analisada e aprovada pelo DECEX. Finalmente, você poderá pagar o seu carro. Mas esqueça o cartão de crédito. “Atualmente os pagamentos das importações devem ser feitos através de um contrato de câmbio”, alerta Garcia. Dirija-se a uma instituição bancária autorizada pelo Banco Central e faça a remessa em nome da loja. Com a confirmação do depósito, o vendedor emitirá uma fatura comercial e uma ordem de exportação. Pronto, o automóvel já é seu.
DESEMBARAÇO ADUANEIRO
Quando seu automóvel chegar ao Brasil, o que pode demorar até 100 dias desde o início do processo, você precisará fazer o desembaraço aduaneiro. Dirija- se a Receita Federal com toda a documentação e faça uma Declaração de Importação. Pague todos os impostos (Imposto de Importação, IPI, PIS, COFINS e ICMS) que são calculados em cascata sobre o valor da mercadoria com o frete. Só aí você gastará cerca de 80% do valor do automóvel. Pronto, agora basta juntar a DI, a fatura comercial os DARFs dos impostos e retirar o carro na alfândega, praticamente 100% mais caro. Depois, é claro, não se esqueça de ir ao Detran fazer o emplacamento, licenciamento, pagar IPVA
Fonte: Como importar um automóvel - Motor Show (http://motorshow.terra.com.br/secao/mercado-e-servicos/como-importar-um-automovel)
Feito pra ninguém importar nada!
Pessoal,
Atraves de minha empresa ja estabeleci contato com um dealer no Chile, a empresa la chama-se DITEC e existe ha 50 anos no mercado, fica em Santiago, o orçamento que me enviaram foi de 26.990,00 com IVA. Minha area de importação ja assegurou que da trabalho e pode levar alguns meses +- 4.
Manterei vcs informados
O resto colocado pelo pessoal acima foi exatamente o que me posicionaram.
Abs
Eduardo
Pessoal muito boa tarde!
Primeiramente gostaria de agradecer pelas informações.
Erocha, me diga uma coisa, já tens um levantamento final dos custos para os trâmites burocráticos da importação?
mandei um email para a importacarro, solicitando um estudo mas se quer me responderam.
abraço
Rafael Gomes
12/11/2013, 12:55
Pessoal muito boa tarde!
Primeiramente gostaria de agradecer pelas informações.
Erocha, me diga uma coisa, já tens um levantamento final dos custos para os trâmites burocráticos da importação?
mandei um email para a importacarro, solicitando um estudo mas se quer me responderam.
abraço
Também fico no aguardo de novidades!
Mas me diga, vc contratou uma empresa de importação ou está fazendo por conta própria? Se sim, qual seria a importadora? Poderia passar o contato?
Abrs
Boa tarde!
Na realidade, aqui mesmo no post alguém indicou esta empresa http://www.importacarro.com.br (http://www.importacarro.com.br/)
Fiz contato por e-mail e não me responderam.
Na realidade estou ventilando a possibilidade de importação de um Defende 110 do Chile ou Argentina e queria ver se alguém tem informações precisas sobre valores finais do veículos agregados todos os custos de impostos e tramites burocráticos.
Abraço!
Samuri,
Esta sendo levantado pela minha empresa, somos exportadores p Chile e importadores de materia prima de outros paises, imagino que ate amanha se consume todos os dados e possa te passar c seguranca.
mas a principio os valores que me falaram foram:
27 mil dolares o preco do veiculo
5 mil dolares um determinado imposo deles para Exp (tipo IPI Local)
e mais ou menos 40% de impostos aqui no Pais do Lula.
Mais ou menos isso, mas espere por favor ate amanha.
Abs
Eduardo
Alexandre Tietsche
12/11/2013, 22:14
40% ? rs..vai sonhando.
Fiz um cálculo aqui pra vocês sem compromisso.
1. ESTIMATIVA DE TAXAS A PAGAR
$ 23.000,00
DVD
1
Valores
VALOR DA MERCADORIA
$2,3400
R$ 53.820,00
VALOR DO FRETE INTERNACIONAL (BRASIL)
R$ 2.500,00
Imposto Chileno
R$ 11.700,00
VALOR DO PRODUTO PARA IMPORTAR
R$ 68.020,00
Valor Base para Calculo de Imposto
R$ 68.020,00
II
35%
R$ 23.807,00
IPI
55%
R$ 50.504,85
Tarifa Siscomex
R$ 214,50
PIS
2,00%
R$ 1.360,40
COFINS
10,60%
R$ 7.210,12
ICMS
25,0%
R$ 50.372,29
ARMAZENAGEM
R$ 2.200,00
SDA
R$ 413,00
Desconsolidação
R$ 350,00
TRS
R$ 40,00
handling
R$ 200,00
Liberação
R$ 250,00
Capatazias/IRS
R$ 200,00
Impressos e Guias
R$ 30,00
Expediente
R$ 30,00
SERVIÇO DE DESEMBARAÇO
R$ 1.200,00
Frete Rodoviário
R$ 1.000,00
Fechamento de cambio
R$ 320,00
Marinha Mercante
R$ 200,00
Licença e importação
R$ 350,00
Destinação de Pneus
R$ 300,00
VALOR FINAL DO PRODUTO IMPORTADO
R$ 208.572,16
Obs: Não esqueçam de incluir as custas de Detran tais como IPVA, emplacamento, etc.
Obs2: Existem alguns casos que algumas pessoas conseguem reverter o valor do IPI uma vez que alguns magistrados entendem que a cobrança é inconstitucional pois equipara pessoa física a industria. Para tentar não pagar o IPI existem algumas empresas especializadas que vão cobrar por baixo mais R$ 5.000,00 pra entrar com processo de suspensão do imposto na justiça comum.
Obs3: Para importar como pessoa física você vai precisar tirar seu radar (siscomex) a exemplo do que se faz com uma empresa.
Obs4: Você vai ter que provar para a Receita Federal que você tem condições financeiras de importar tal veículo, isso serve para evitar esse tipo de importação por laranjas. Não adianta ter um IR de 100k e querer importar um carro de 200k.
Obs5: Carro importado desta maneira não tem garantia.
Fonte: Eu mesmo que possuo uma importadora de auto peças e atuo no mercado há 8 anos.
Conselho: Desistam.
alexandre,
so de bater o olho ja vi que ha um erro no seu calculo,
.
Nao existe IPI
Eduardo
Mais uma!!! sua base de calculo de icms tambem esta equivocada no caso de importacao de equipamento.
Nao ha fabricacao no Pais.
Eduardo
de qualquer forma enviei seu email para o pessoal da empresa. Assim que posicionarem eu aviso.
abs
Eduardo
Alexandre Tietsche
13/11/2013, 01:03
Erocha, tudo bem ?<
Leia o que eu escrevi por favor em "Obs2".
Quanto ao ICMS, vou confirmar a alíquota, não há fabricação mas existe similar nacional. O que se discute é que não há circulação da mercadoria, logo não deveria ser cobrado. Li um caso que a pessoa só conseguiu nao pagar quando chegou no Supremo pois tanto no juizado quanto no tribunal indeferiram a suspensão do imposto.
Amanhã verifico a lei e retorno.
Já sobre o IPI, você precisa entrar com uma liminar e pedir o efeito suspensivo de tal imposto, se a carga (carro) atracar no porto (seco ou não) e sua liminar não tiver sido julgada, ou você ficará pagando armazenagem pelo prazo máximo de 90 dias ou terá que pagar o IPI e todos os demais impostos para iniciar o processo de liberação e por conseguinte ter o valor em sua base de cálculo. Lembre-se que você só registra a DI com todos os impostos pagos.
Portanto acho prudente a pessoa que quiser se aventurar possuir todo o montante (incluindo os impostos) visto que, se a justiça demorar (algo comum) a pessoa possa liberar o carro e brigar para reaver o dinheiro dps na justiça.
Ah. outra coisa.
Veículo vindo do Mercosul não tem Imposto de importação. Apenas não sei se é veículo fabricado ou proveniente. Preciso me informar.
alexandre,<br>
<br>
so de bater o olho ja vi que ha um erro no seu calculo,<br>
.<br>
<br>
Nao existe IPI<br>
<br>
Eduardo<br>
<br>
Se o cara consegue um endereço no Chile, compra um carro lá mesmo e vem rodar no Brasil com placa chilena, tem prazo pra ele voltar pro Chile? Já vi vários carros rodando aqui com placa de fora (já vi carro até da União Européia)...
Alexandre Tietsche
13/11/2013, 13:17
6 meses ou período igual ao que ele tenha permissão para estar no país.
Se o cara consegue um endereço no Chile, compra um carro lá mesmo e vem rodar no Brasil com placa chilena, tem prazo pra ele voltar pro Chile? Já vi vários carros rodando aqui com placa de fora (já vi carro até da União Européia)...
Alexandre Tietsche
13/11/2013, 13:34
Erocha e demais.
Conversei hoje com meu despachante.
Imposto de importação:
Apesar de ser produto oriundo do MERCOSUL é necessário pagar a alíquota, isso porque para obter a isenção é necessário obter um certificado de origem o qual o Chile não conseguirá emitir uma vez que o carro não foi fabricado lá. 35% de II.
IPI: Você tem dois caminhos como eu disse. Pagar (mesmo que seja depósito em juízo) e tentar reaver lá na frente via justiça comum ou entrar com um pedido de liminar para que a cobrança do IPI seja suspensa. Apenas lembrando que Liminar é provisório e que o mérito será julgado podendo ou não ser aceito. Já vi casos que não foram e outros que foram aceitos somente no STF. Por isso repito, é importante ter o valor mesmo porque se você perder o valor será pago com a correção de 1% ao mês (Tabela do forum).
ICMS: Mesma coisa do IPI. Não há a prerrogativa de isenção porque existe similar nacional (Automóvel). O que se discute nos tribunais é que não há a circulação comercial da mercadoria (atividade comercial), logo não deveria recolher o ICMS.
Pra quem tem grana, advogados especializados em aduana e quiser tentar, é uma opção.
Lembre-se que é Você x Estado. Em termos de tempo do processo para julgamento tenho um que foi julgado em 18 meses e o recurso em mais 18 meses. Se fosse pro Supremo nem imagino mais quanto tempo demoraria. (não são processos desse tipo apenas pra ter uma ideia de tempo).
Abs,
Mas no caso o cara é brasileiro e mora no Chile (ou mora alguns dias, só pra ter endereço e conseguir comprar o carro)? Dá bronca em fiscalização?
Alexandre Tietsche
13/11/2013, 20:30
Neste caso o carro é admitido em um procedimento chamado "admissão temporária" e se aplica a mesma regra.
Eu não sei que tipo de controle a RFB faz na fronteira terrestre quando um veículo de outro país entra mas a admissão dele é permitida geralmente pelo mesmo período em que o visto é concedido ao estrangeiro.
No dia a dia eu não sei como um blitz comum verificaria seus documentos, etc. Acredito que sequer exista um banco de dados integrado, acredito que pode dar um pouco de apurrinhação.
Talvez se achar alguém que more em Foz do iguaçu pra opinar seja melhor.
Possivelmente
Mas no caso o cara é brasileiro e mora no Chile (ou mora alguns dias, só pra ter endereço e conseguir comprar o carro)? Dá bronca em fiscalização?
Marcos_sc
13/11/2013, 22:48
Tenho amigos que se aventuraram na importação independente. .. tiveram muito trabalho e muitas dores de cabeça.
Sobre carro estrangeiro rodando aqui, na Paraná é bastante comum. Pelo que sei tem que voltar a cada 6 meses.
Tenho amigos que se aventuraram na importação independente. .. tiveram muito trabalho e muitas dores de cabeça.
Sobre carro estrangeiro rodando aqui, na Paraná é bastante comum. Pelo que sei tem que voltar a cada 6 meses.
amigo nos conte sobre os problemas que seus amigos q importaram independentemente tiveram
scadufax
14/11/2013, 19:24
Estes dias aprenderam vários importados em Foz com placa do Paraguai (receita federal) - as pessoas tinham dupla cidadania porém residiam no Brasil e faziam o esquema de 6 meses.
Rafael Gomes
19/11/2013, 12:01
Rafael/Samuri,
Eu tenho muito interesse na aquisicao de uma 110 pelo chile ou argentina, enviei um email a Chileautos e tenho empresa para importar pela juridica se necessario. Voces conhecem alguma concessionaria na Argentina/
VOU MANTENDO-OS INFORMADOS
ABS
EDUARDO
Eduardo e demais interessados, alguma novidade??
abrs
Rafael,
Estive fora e so verifiquei agora, as informações do Alexandre são corretas e pertinentes com relação a pessoa fisica, ha uma diferença se vc importar como juridica, a classificação da atividade da empresa tambem apresenta beneficios dependendo dela.
Como tenho indústria me favoreço de um conjunto de beneficios para a imprtação de maquinário, o IPI e ZERO e nem precisarei acionar judicialmente, a pessoa fisica sim!!! tera este problema, mas e so acionar que leva!!!! ja temos varios exemplos que legitimam a jurisprudencia.
Ao final dos calculos o custo total ficará muito perto do cobrado pela Land Rio nas últimas edições, algo em torno de 140 mil.
Estou procedendo a importação via Chile atraves da concessionaria Ditec e com o Gerente Alejandro Torres Veloz, caso vc necessite de ajuda meu email e eduardo@visiontech.com.br e copie o Rafael@visiontech.com.br que é o gerente de importação da empresa, e que vai te orientar também.
Abs
Eduardo
Alexandre Tietsche
21/11/2013, 10:03
Me atreveria dizer que se você conseguir vencer na justiça, ficará em torno de 100k (conseguindo isenção de ICMS e IPI).140k se conseguir isenção de IPI e 200 se não conseguir.
Como vai acionar a justiça, entre com o pedido de liminar para ambos os impostos em um único processo e economiza com advogado.
Mantenha informado, tenho curiosidade em saber como vai desenrolar o processo todo (ainda que uma decisão final imagino que demore em torno de 3 anos).
Abs.
Rafael,
Estive fora e so verifiquei agora, as informações do Alexandre são corretas e pertinentes com relação a pessoa fisica, ha uma diferença se vc importar como juridica, a classificação da atividade da empresa tambem apresenta beneficios dependendo dela.
Como tenho indústria me favoreço de um conjunto de beneficios para a imprtação de maquinário, o IPI e ZERO e nem precisarei acionar judicialmente, a pessoa fisica sim!!! tera este problema, mas e so acionar que leva!!!! ja temos varios exemplos que legitimam a jurisprudencia.
Ao final dos calculos o custo total ficará muito perto do cobrado pela Land Rio nas últimas edições, algo em torno de 140 mil.
Estou procedendo a importação via Chile atraves da concessionaria Ditec e com o Gerente Alejandro Torres Veloz, caso vc necessite de ajuda meu email e eduardo@visiontech.com.br e copie o Rafael@visiontech.com.br que é o gerente de importação da empresa, e que vai te orientar também.
Abs
Eduardo
Pessoa desculpe a demora, também estive fora uns dias
Recebi a cotação da ImportaCarro.
Se a imagem com todo o cálculo.
O valor é muito próximo com o que o Eduardo falou, a diferença é que eles garantem que não precisa pagar IPI e COFINS via manda de segurança.
Abraço a todos
440160
Juka Bala
21/11/2013, 10:47
Samuri, se não estou enganado só é possível a recuperação do IPI e Cofins APÓS a entrada do processo e SE aprovado. 99,9% dos casos a causa é ganha, mas você precisa desembolsar a grana no momento do desembaraço pra não ficar pagando armazenagem no porto, e DEPOIS entra com o mandado e espera julgamento.
Abraço
O valor é muito próximo com o que o Eduardo falou, a diferença é que eles garantem que não precisa pagar IPI e COFINS via manda de segurança.
Abraço a todos
440160
Juka Bala
21/11/2013, 10:50
Alexandre, um conhecido meu advogado de Curitiba (quem dera fosse amigo!! rsrs) importou um ford GT e fez o processo de recuperação do IPI. Demorou 1 ano pra receber.... mas foram uns R$200K!! Vale a pena.
Abraço
Me atreveria dizer que se você conseguir vencer na justiça, ficará em torno de 100k (conseguindo isenção de ICMS e IPI).140k se conseguir isenção de IPI e 200 se não conseguir.
Como vai acionar a justiça, entre com o pedido de liminar para ambos os impostos em um único processo e economiza com advogado.
Mantenha informado, tenho curiosidade em saber como vai desenrolar o processo todo (ainda que uma decisão final imagino que demore em torno de 3 anos).
Abs.
Alexandre Tietsche
21/11/2013, 12:38
Juka, eu entendo. Mas como você mesmo disse "SE".
Com todo respeito a classe, advogado não garante M nenhuma pois quem decide é Juiz. Se o estado Recorrer o Desembargador e se Recorrer de novo o ministro.
Existem jurisprudências? Sim.
No caso do seu cunhado resolveu em 1ª fase ?
Eu acabei de perder um processo que movi contra um agente de carga em 1ª e 2ª instancia apesar de os advogados especializados em comércio exterior entenderem que a causa era minha.
Basicamente minha carga ficou 80 dias parada nos EUA sem movimentação quando vinha da Ásia, é sabido que durante o transito o agente de carga é o consignatário da carga e somente ele pode fazer qualquer coisa. Durante 2 meses pressionei os caras para resolver, cheguei a me oferecer a pagar os custos da viagem para alguém ver o podia ser feito para liberar a carga e nada foi feito. Liguei na aduana americana e me disseram que apesar de ser o dono, eu não poderia fazer qualquer representação formal uma vez que a carga estava em transito e em nome do transportador. Resultado. Perdi parte da carga. Movi uma ação contra o agente de carga e a justiça entendeu que eu deveria ter contratado um despachante aduaneiro nos EUA pra resolver a situação (ainda que o consignatário fosse o transportador). Tomei ferro de todos os lados.
Pelo que pude pesquisar desse assunto, me parece que as chances de sucesso são grandes mas 100% cravado eu não me atreveria dizer. Inclusive eu li um processo onde a pessoa conseguiu também a isenção do ICMS pois não há circulação da mercadoria uma vez que você esta comprando para uso/consumo próprio.
Como você bem frisou, faça o pagamento do IPI (ainda que em Juízo) para que não pague armazenagem e depois receba seu dinheiro de volta (tomara).
Obs: 15 pau de advogado achei muito caro. Acho esse tipo de processo cobram na faixa de 5k.
Alexandre Tietsche
21/11/2013, 12:40
Samuri. Qdo o adgovado te garantia algo, diz pra ele "Garante por escrito por favor, se der M o senhor paga pra mim, ok?"..rs..
Abraço a todos
440160
Caiogaucho
21/11/2013, 12:54
Alexandre,
No meu trajeto que faço de casa à empresa, há 3 anos cruzo diáriamente por uma XTerra com placas Argentinas. Ou este sujeito renova a cada 6 meses ou o quê? Deve existir um meio de manter-se por aqui. Este trajeto é uma perimetral daqui de P. Alegre e fiscalizada!
Eu ia sugerir exatamente o que o dorderf acima.
abs
Alexandre Tietsche
21/11/2013, 12:55
só pra acrescentar.
JUSTIÇA DE SANTOS RECONHECE ISENÇÃO DE ICMS NA IMPORTAÇÃO DE VEICULO POR PESSOA FISICA (http://www.fauvelmoraes.com.br/artigos/68-justica-santos-isenta-icms-importacao-veiculo-pessoa-fisica)
Icms. importação de veículo por pessoa física | Busca JusBrasil (http://www.jusbrasil.com.br/busca?q=Icms.+importa%C3%A7%C3%A3o+de+ve%C3%ADculo +por+pessoa+f%C3%ADsica&c=)
Estadao.com.br :: Economia :: Isenção de ICMS na importação só pela Justiça (http://www.estadao.com.br/arquivo/economia/2001/not20011004p15203.htm)
Na praia de Pipa, no RN, toda vez que vou até lá tem uma Discovery com placa do Chile. Acho pouco provável que ele fique voltando pra lá a cada 6 meses...
Quanto às apreensões que a RF fez, ela pode fazer o que quiser, até, como o colega disse, o juiz achar diferente. Se o cara tem endereço de um país que acata a livre circulação de veículos de países consignatários, a apreensão é ILEGAL.
Eu entraria na justiça e ainda exigiria danos!
Infelizmente num país feito o nosso, sou 1000% favorável a qualquer forma de drible desse sistema de corno que faz a gente gastar 3x o que o povo paga lá fora, dentro da legalidade (o sistema é cheio de brechas pra aproveitarmos).
Rafael,
Abs
Eduardo
Caro Eduardo boa tarde!
O modelo que você está importando é com ABS e controle de tração?
Vi que no Chile estes itens não vem de série..
Mais algum acessório?
Qual o valor final em dólares que a concessiona;ria chilena está pedindo pela viatura?
Abraço
Juka Bala
21/11/2013, 16:30
Não é necessário VOLTAR a cada 6 meses, mas sim renovar a licença de importação temporária. É uma forma de controlar para que o carro não fique para sempre como temporário e em determinado momento, se os motivos não forem mais aceitos para a renovação, ou se manda de volta, ou se recolhe os impostos da importação integralmente e aí fim da história.
É a mesma coisa com máquinas/equipamentos, carros para testes, formula 1, material de show de artistas mundiais, etc etc
Abraço
Na praia de Pipa, no RN, toda vez que vou até lá tem uma Discovery com placa do Chile. Acho pouco provável que ele fique voltando pra lá a cada 6 meses...
Quanto às apreensões que a RF fez, ela pode fazer o que quiser, até, como o colega disse, o juiz achar diferente. Se o cara tem endereço de um país que acata a livre circulação de veículos de países consignatários, a apreensão é ILEGAL.
Infelizmente num país feito o nosso, sou 1000% favorável a qualquer forma de drible desse sistema de corno que faz a gente gastar 3x o que o povo paga lá fora, dentro da legalidade (o sistema é cheio de brechas pra aproveitarmos).
Alexandre Tietsche
21/11/2013, 21:37
Caio eu diria "O que".
Sinceramente eu acho que nos estados fronteiriços os policiais até entendem mais disso, mas o colega disse lá no Ceará. Acha que alguém vai encher o saco ? Pouco provável. Mais fácil o carro acabar.
De vez em quando vou pra Bahia, na cidade tem um cara que roda com uma moto Kawasaki com placas dos EUA, já vi a moto por uns 4 anos seguidos la..rs..
Alexandre,
No meu trajeto que faço de casa à empresa, há 3 anos cruzo diáriamente por uma XTerra com placas Argentinas. Ou este sujeito renova a cada 6 meses ou o quê? Deve existir um meio de manter-se por aqui. Este trajeto é uma perimetral daqui de P. Alegre e fiscalizada!
Eu ia sugerir exatamente o que o dorderf acima.
abs
Marcelo Ferreira
17/01/2014, 17:17
Prezados.
mesmo comprando o carro e emplacando na Argentina ou Chile será necessário o pagamento do nosso equivalente IPVA anual. Daí, seria necessário manter alguém lá para contato e pagamento dessas taxas anuais.
Saudações
Colepicola
19/01/2014, 09:45
Aqui em Búzios tem muito carro com umas placas pretas com números pintados no pincel. São de moradores, não tem multa, não tem vistoria tem mais modelos que no brasil não é permitido a motorização diesel. O brasil sofre com a doença grave chamada detran.
Boa tarde Eduardo,
tem o desfecho de sua tentativa de importação? Você conseguiu trazer o Defender zero de outro país?
Poderia passar detalhes do que aconteceu? Preços, prazos, dificuldades....etc?
Agradeço desde já.
Atenciosamente
rhuan
Alexandre Tietsche
10/02/2014, 19:53
Já se passaram 4 meses, tempo mais do que de sobra pra estar com o carro na garagem :curtir:
Rafael,
Abs
Eduardo
Cara amigo como se deu o desfecho da importação?
Abraço
desmosedici
01/07/2014, 19:14
Isso e um assunto que me interessa muito. Busco Um Defender Puma aqui não e nada fácil. E absurdo que tem para comprar na Chile, e não aqui. Gente, tem certeza que não tem problemas registrar um carro sem Airbag, etc. aqui? Na Europa tem vários regras que eliminam o Defender de mercado, e voce não tem nenhuma possibilidade de registrar um carro novo que não e mais
conforme a legislatura. Então, mais uma pergunta! Seria possível registrar sem problemas? Estou considerando o novo Troller 2015, mas em fim acho um Defender 110 seria bem melhor. Abraços !
Waldmartins
03/07/2014, 01:42
o novo troller não tem airbag tb...então esse não seria um problema para Defender 110...agora se consegue registrar um carro comprado fora é outra história...
Abs
Wald
desmosedici
04/07/2014, 18:18
...agora se consegue registrar um carro comprado fora é outra história...
Wald
Obrigado Wald! O novo Troller e mesmo na minha lista, junto com um FJ Cruiser (manual) usado. Ja tem umas FJ Cruiser
aqui em Brasil, mas preços são altos, e também não tem com o cor ou as pecas que eu gostaria. Tembem acho preciso muito
combustível mesmo. Na outro lado não sei, se o Troller da para ir na Patagonia e voltar. O 3.2 MWM tinha problemas demais.
Em fim, eu vou comprar um Puma 2.4 (110) usado, se eu não encontra nenhum outro carro que eu gosto. Ficou chateado com as opções que tem em este pais. Estava trabalhando em muitos pais na minha vida, e pelo lado de comprar carros o Brasil e mesmo o pior de todas. (Eu adoro outros aspeitos de vida em Brasil, por isso sou aqui.)
Christian
Charles Noronha
11/11/2014, 10:38
Estou querendo importar uma defender também, antes que acabe a venda do modelo puma no mundo, achei umas 2.4 no paraguai 0km.
Sei que o dolar esta custando 2,50, então uma defender com a devolução de ipi, icms e cofins custaria por volta de 150 mil reais, diante dos preços das pumas 2009-2011, acho bem barato pagar 20-30 mil a mais por uma defender 0km.
Ainda mais que não tem preço ter uma defender desde 0km e completar uns 30 anos com ela.
A pergunta que faço a vocês, é que esses valores estão corretos? Ainda existe defender puma 2.4 a venda ou seria erro do site da land rover paraguaia? A mulher vai me dar as contas se eu dormir a semana toda dentro dessa defender 0km?
Abraços landeiros
p.s. Se eu comprar a 0km, eu venderei minha 90 2003, mas só para quem for cuidar bem dela e quando receber a 0km.
marcelo65
25/05/2016, 23:27
ate onde eu sei, importar dos paises do mercosul tem vantagem, parece que nao ha imposto importacao. mas tb é so.
;2036343']Amigo,
marcelo65
25/05/2016, 23:35
Estes caras vivem só disto, é o negócio deles.
Importa Carro (https://www.facebook.com/ImportaCarro?fref=ts)
Esta importação envolve o judiciário, já que os fiscais, apesar de já ter sido decidido no STF que na importação por Pessoa Física para uso próprio não incide IPI, eles sempre cobram e SEMPRE o judiciário SEMPRE dá ganho de causa para o importador, pois é matéria já pacificada pela jurisprudência. Este é um dos motivos que me levam a char que não adianta você ser o "certinho" com o governo, já que ele não é com você. Eles também entram contra a cobrança de ICMS e neste caso não é 100% de ganho, mas está acima de 70%. Ai neste face tem estudo de casos onde eles fizeram o planejamento e depois compararam com o custo efetivo. Para carros tipo premium vale muito a pena, fica mais barato quase 30%, importado legal com tudo o que tem que ser pago, devidamente pago.
CAIU A TESE, EM FEVEREIRO DE 2016 JA saiu uma decisao favorarel ao fisco exigindo a incidencia do IPI nos veiculos importados por pessoa fisica, infelizmente estao ate tolerando a bitributação agora.
haja paciencia.