PDA

Ver Versão Completa : baofeng uv-5r ou icom v-82?



gustavo seixas
06/11/2013, 09:41
tenho um baofeng uv-5r, e tenho um amigo que me propôs uma troca em um icom v-82.
pergunta:devo trocar? qual o melhor?

desde já agradeço!!!

hugocsl
06/11/2013, 13:43
Apesar do Baofeng ser um rádio bom, pq o seu amigo iria querer trocar um Icom de 400 reais em um ching-ling de 40 dólares?

gustavo seixas
06/11/2013, 18:53
ele já teve um baofeng e arrependeu de ter vendido pelo tamanho e peso

PP5GAS
06/11/2013, 22:21
Tenho um Yaesu VX5, um Vertex e recentemente adquiri um Baofeng V/U. O radinho me surpreendeu. Por enquanto é o preferido. Vamos ver quanto tempo aguenta.

73

gustavo seixas
12/11/2013, 10:23
tbm gosto muito do rádio, mas como viajo muito o icom é homologado ae fico meio cabreiro de levá-lo e de repente ficar sem ele por não ser homologado, já tenho um v8000 no jipe

JCC :-)
14/11/2013, 21:10
tbm gosto muito do rádio, mas como viajo muito o icom é homologado ae fico meio cabreiro de levá-lo e de repente ficar sem ele por não ser homologado, já tenho um v8000 no jipe
Gustavo, eu também tinha esta preocupação, até me dar conta de que não encontrei na legislação relativa ao radioamadorismo que radioamador com licença para operar estação (PU ou PY) só pode usar rádio homologado. Na verdade, podemos até construir nosso próprio rádio! PX sim, tem que citar qual é o rádio (neste caso homologado) para obter licença. Eu entendo que, nós (PU ou PY) por sermos aprovados em exame de legislação e operação, sabemos em que frequências e como podemos transmitir. Concordam? Alguém encontrou na lei algo que contraponha meu entendimento?
Boas transmissões a todos.
JCC

PP5GAS
14/11/2013, 22:40
Gustavo, eu também tinha esta preocupação, até me dar conta de que não encontrei na legislação relativa ao radioamadorismo que radioamador com licença para operar estação (PU ou PY) só pode usar rádio homologado. Na verdade, podemos até construir nosso próprio rádio! PX sim, tem que citar qual é o rádio (neste caso homologado) para obter licença. Eu entendo que, nós (PU ou PY) por sermos aprovados em exame de legislação e operação, sabemos em que frequências e como podemos transmitir. Concordam? Alguém encontrou na lei algo que contraponha meu entendimento?
Boas transmissões a todos.
JCC

Eis uma discussão antiga. Temos em http://www.crarsul.com.br/ um artigo que trata do assunto, inclusive traz listas de equipamentos homologados e dispensados. É bem interessante.
73

JCC :-)
15/11/2013, 11:47
Obrigado pela informação PP5GAS.
O artigo do PY2OY é esclarecedor. Fiquei impressionado em saber que ele já homologou 50 equipamentos.
Ele foi muito gentil em me responder. Nas palavras dele:

"Lamentavelmente, o Serviço de Radioamador no Brasil está regido pela Lei Geral das Telecomunicações e nossos equipamentos precisam estar homologados conforme a Res. Anatel 242.
A exceção que fazem para nós é que estamos desobrigados de homologar nossas antenas, cabos, conectores, etc. Diferentemente das estações comerciais.
Vários colegas já tiveram problemas com a fiscalização...(continua)"

gustavo seixas
15/11/2013, 15:58
a todos muito obrigado pelas explicações
agora não sei se troco ou não :pensativo: