Buno Ventura
06/11/2013, 00:05
Opa,
Por falta de um mecânico especializado em Suzuki em minha região, resolvi colocar a mão na massa, o samuca tava fumando intermitente ou seja quando ele ficava longos períodos em repouso ele fumava mas quando funcionava direto raramente fumava, indicação de retentor de válvulas danificados.
Coloquei o manual (Mecânico) de baixo do braço e fui para a garagem. Estava indo muito bem desmontei os balancins troquei os retentores e montei, descobri que o bom mecânico que fez o motor a somente 20 mil km, deixou a flauta dos balancins de escape ao contrario ( Pontos de lubrificação para fora), ate então blz. Durante a compressão das molas tive de forçar um pouco mais algumas como se elas estivessem agarradas nas travas, como minha ferramenta e caseira fiquei na duvida se poso ter empenado as válvulas no processo, 438214 438215 438216 438217
Ate ae ok desmontei troquei todos os retentores e montei, regulei as válvulas 0.15 adm e 0.20 escap. no primeiro teste(motor funcionando) escutei uns grilados como se foce um rolamento estragado, vou eu regular válvulas novamente e nada de resultado positivo.
Fiquei preocupado ao ponto que desmontei a correia dentada e realinhei os pontos das engrenagens: do virabrequim com a marca da bomba de óleo, do comando a bolinha com o traço oposto a chaveta ( guia redondo da polia) com a marca da chapinha da tampa.
Nessa posição o quarto cilindro (o de traz próximo ao distribuidor) fica com os balancinhos em balanço, e o rotor para posição de explosão do mesmo ( posição centelha no quatro). Girando meia revolução da polia do comando fiquei com o primeiro cilindro em balanço, porem o rotor não estava bem centralizado na posição 1, desmontei e centralizei.
Montei tudo o grilado de rolamento parou mas ficou com um tec tec meio acentuado, regulei as valvulas novamente para 0.15 e continuou conforme o vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=GyDecYQV5Ro
Agora vem a questão eu posso ter empenado as válvulas? Esqueci de fazer alguma coisa? Depois que soltei as molas elas rodaram isso influencia na sua sede?
Desculpas pelos vários detalhes mas estou ficando sem ideia.
Grato
Bruno Ventura
Por falta de um mecânico especializado em Suzuki em minha região, resolvi colocar a mão na massa, o samuca tava fumando intermitente ou seja quando ele ficava longos períodos em repouso ele fumava mas quando funcionava direto raramente fumava, indicação de retentor de válvulas danificados.
Coloquei o manual (Mecânico) de baixo do braço e fui para a garagem. Estava indo muito bem desmontei os balancins troquei os retentores e montei, descobri que o bom mecânico que fez o motor a somente 20 mil km, deixou a flauta dos balancins de escape ao contrario ( Pontos de lubrificação para fora), ate então blz. Durante a compressão das molas tive de forçar um pouco mais algumas como se elas estivessem agarradas nas travas, como minha ferramenta e caseira fiquei na duvida se poso ter empenado as válvulas no processo, 438214 438215 438216 438217
Ate ae ok desmontei troquei todos os retentores e montei, regulei as válvulas 0.15 adm e 0.20 escap. no primeiro teste(motor funcionando) escutei uns grilados como se foce um rolamento estragado, vou eu regular válvulas novamente e nada de resultado positivo.
Fiquei preocupado ao ponto que desmontei a correia dentada e realinhei os pontos das engrenagens: do virabrequim com a marca da bomba de óleo, do comando a bolinha com o traço oposto a chaveta ( guia redondo da polia) com a marca da chapinha da tampa.
Nessa posição o quarto cilindro (o de traz próximo ao distribuidor) fica com os balancinhos em balanço, e o rotor para posição de explosão do mesmo ( posição centelha no quatro). Girando meia revolução da polia do comando fiquei com o primeiro cilindro em balanço, porem o rotor não estava bem centralizado na posição 1, desmontei e centralizei.
Montei tudo o grilado de rolamento parou mas ficou com um tec tec meio acentuado, regulei as valvulas novamente para 0.15 e continuou conforme o vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=GyDecYQV5Ro
Agora vem a questão eu posso ter empenado as válvulas? Esqueci de fazer alguma coisa? Depois que soltei as molas elas rodaram isso influencia na sua sede?
Desculpas pelos vários detalhes mas estou ficando sem ideia.
Grato
Bruno Ventura