PDA

Ver Versão Completa : F1000 câmbio e diferencial / melhorias

Carminatti
04/11/2013, 20:29
Boa noite amigos.

Sou de Araras, interior de São Paulo e acabei de chegar de Bonito / MS. Parabéns pela linda cidade!!!

Possuo uma femil 84, motor diesel MWM D229 turbinado, câmbio 4 marchas, diferencial com relação pinhão / coroa 13 x 46.

Sua BI me corta quando estou à 132km/h, mas claro que é necessário para eu não explodir meu motor, que já está em alto giro.

Acabei de comprar uma relação pinhão / coroa 14 x 40, onde creio que terei um pouco mais de 20% de ganho na velocidade final, mas sei que forçarei mais minha primeira marcha. Creio que o melhor seria adquirir também um câmbio 5 marchas, com OverDrive, mas o bolso tá meio curto neste momento.

Alguém já fez essa adaptação, mantendo o câmbio 4 marchas?

drosssor51
04/11/2013, 23:30
Boa noite amigo.

... antes de mais nada... quais pneus vc está usando...

Se for os originais da F1000.....

Acredito que essa relação 2.86 vai judiar um pouco para arrancar em primeira marcha, como você mesmo citou.... caso monte esta relação, você não precisara de um câmbio com 5ª over driver.... e sim um câmbio com 1ª super reduzida e 5ª 1:1, como o meu 2615b.

Se optar por um câmbio com overdrive, experimente primeiro utiliza-lo com sua relação 3,54... acho que já fica bom...

Mesmo assim deixa o pessoal mais expert em F1000 falar....

e poe uma foto da efe para vermos.....

abç.

Carminatti
05/11/2013, 09:05
Bom dia Drosssor51 e amigos!!!

Agradeço muito pelo auxílio de todos. Nada como a experiência!!!

Pneus não são os originais, estou usando 255 x 75 R 15.

Resumindo: Meu desejo (necessidade), que ela ande um pouco mais do que os 130km/h, apesar disto já estar ótimo para ela, pois pará-la não é fácil rsrsrs, ou andando nesta velocidade, descansar um pouco o motor.

As opções: Lembrando que já adquiri a relação com 2,86 (apesar de ainda poder devolvê-la, creio eu), poderia adquirir um câmbio over drive, mas não sei como ficaria o motor, ou então, colocar esta relação e adquirir o câmbio cl2615b como você sugeriu...

Estou "casado" com essa menina há 14 anos já, não tenho vontade de trocá-la. Fiz um suporte para 7 bikes, rapidamente instalado acima do bagageiro, deixando a possibilidade de abrir a tampa traseira. Tenho um hack que levam 3 caiaques. Internamente, troquei o banco traseiro fazendo-o virar uma cama, e outras melhorias, como ar condicionado...

438102

drosssor51
05/11/2013, 13:26
Para você ter uma ideia, para modificação desejada.

A minha tem o Cl2615b, com o dif. 3.07, MWM 229 aspirado.

Mesmo com relação 3.07, minha efe perde velocidade em serras o subidas muito inclinadas. Anda bem suave a 120 km/h o RPM esta em aprox. 2250.... passando um pouco.... (fim da faixa verde no meu painel.)
Meu pneus são 31x10,5r15.... pouca coisa maior que os utilizados por você. (inclusive 255/75r15 são os originais da minha picape)

Para arranque em primeira marcha.... é uma covardia... sai muito fácil...e logo teno que por segunda marcha..... sai em segunda facilmente... até em subidas (patinando um pouco a embreagem) mas não sou adepto desta forma de condução... eu saio sempre em primeira.... exceto em fortes descidas.

... tomara que tenha ajudado....

Parabéns pela F. .... a minha é cab. simples...e as vezes sinto falta de mais uns lugares..

Abç

Edintruder
05/11/2013, 23:04
Carminatti, bem vindo ao fórum!

Eu também não me divorciaria tão fácil de uma F1000 dessas. Vale lembrar que o nível de conforto desses modelos cabinados são muito superiores à qualquer veículo de linha atual. Creio que essa relação 2,86:1 seja muito boa para a F1000. Se ficar muito longa, tu não te apavoras, pois um repotenciamento no 229 é muito fácil de fazer. Tem muito recurso. Uma vez andei a 170km/h atrás de uma F1000 86 e não consegui passá-la nem com reza brava! Eu andava de Monza 2.0 a álcool, e não consegui passar o velhinho na F1000 dele! kkk
A tua F1000 está turbinada? Para andar com essa relação, com certeza a turbina será necessária. Uma bomba com elementos maiores para aumentar a injeção de diesel também é importante. Se estiver com bomba rotativa, tem como ajustar ela. É um motor que aceita bastante pressão de trabalho e não quebra.

Carminatti
07/11/2013, 12:24
Bom dia meus amigos!!!

Drosssor51, mais uma vez, obrigado por me passar a configuração de sua menina e como ela está, seu desempenho.

Edintruder, muito obrigado por nos acompanhar na troca de experiências. Respondendo à tua pergunta, sim, ela está turbinada.

Nesse momento, ela está no mecânico passando por um check'up geral. Discos Fremax, pastilhas, campanas, lonas, rolamentos dianteiros e traseiros Thinken, enfim, tudo novo... Molas da F4000 na dianteira e troquei a mola mestre das traseiras, tudo por precaução!!! Embuchamentos, estamos conferindo!!!

Mas a mudança, a tão esperada, é a troca da relação coroa x pinhão e, seguindo as orientações e experiências de vocês, estou ainda mantendo meu câmbio 4 marchas, e vamos ver como vai ficar.

Deverá ficar pronta amanhã, assim espero... rsrsrsrs.

Rodarei com ela e postarei como ficará seu desempenho!!!

Havendo necessidade, trocarei o câmbio. Se achar que ficou meio xoxa, pedirei auxílio e seguirei suas recomendações Edintruder a respeito de aumentar a potência do motor... rsrsrss...

Vamos ver como ela ficará. Estou ansioso como se estivesse esperando o carro "zero" chegar... rsrsrsrs.

Abração e muito obrigado!

Carminatti
07/11/2013, 13:01
Fiquei de postar mais fotos dela!!!

Estão aqui alguns dos motivos que não dá pra largar dela!!! Amo esportes... e quando a comprei, em 1999, adquiri também meu primeiro caiaque. Logo no ano seguinte, com problema de energia aqui em nosso país, os "apagões", começaram a roubar femil que nem loucos pra utilizarem o motor como gerador estacionário, lembram-se?

Então, comprei meu primeiro caiaque e depois, nem passou pela minha cabeça vendê-la devido ao conforto e economia, principalmente na época quando o diesel era mais barato... rsrss...

As fotos do que ela leva!!! Por fora, 7 bikes e 3 caiaques, ou qualquer outra coisa, como freezer, caixa térmica...rsrsrss, fora a algazarra por dentro... kkk

Na última foto, eu sou o de jaqueta preta e cinza agaixado.

Abraços.

438423438424438425438426

casquinha
07/11/2013, 18:54
Bom, Carminatti tbem tenho uma mil dessas só que cabine simples achava que andava pouco tbem troquei a relação do diferencial ficou bom demais coloquei um 15x39 ficou mais silenciosa e pouquinho mais economica lembrando que a minha já é 5 marchas mais é o cambio 240V clark, antes com a outra relação ela arrancava de 2 sem forçar agora é de 1 msm, meus pneus tbem são 31x 10,5 se fosse vc trocaria a relação pra ver como fica, qualquer coisa estamos aqui!

casquinha
07/11/2013, 18:55
AH sim parabéns muito bonita sua Fmil !

Edintruder
08/11/2013, 10:20
Para o repotenciamento as receitas são simples, mas se a bomba injetora for em linha o ajuste de débito é mais limitado. Tem como ajustar ou trocar os corpos elementos injetores por maiores. Não é caro e o resultado é muito bom.

Carminatti
20/11/2013, 13:23
Boa tarde meus amigos!!!

Obrigado mais uma vez pelo auxílio de todos.

Fiz a troca da relação, colocando uma 14 x 40. Ficou muito, muito bom!!!

Peguei ela com meu amigo mecânico e saí na pista. Já achei uma necessária alteração, o velocímetro. Notei que estava passando todos os carros novos e potentes, mas o velocímetro marcando 120, 130km/h. Lembrei então que o cabo vai ligado ao câmbio, consequentemente, já não estava certo. Liguei o GPS e constatei que estava a 150km/h. Vou acertar isto essa semana, até porque a quilometragem ficará defasada para meu controle de manutenção.

Quanto à bomba, Edintuder, seguirei sua recomendação, irei aumentar a potência para ter mais arranque nas ultrapassagens.

É uma bomba Bosch, mas a plaquinha tá difícil a leitura. Creio que seja em linha. O que você recomenda, de trocar os elementos, sabe me dizer quais posso colocar e até que pressão posso chegar sem ofender o motor?

Abraço.

duardobruno
20/11/2013, 16:31
Boa tarde meus amigos!!!

Peguei ela com meu amigo mecânico e saí na pista. Já achei uma necessária alteração, o velocímetro. Notei que estava passando todos os carros novos e potentes, mas o velocímetro marcando 120, 130km/h. Lembrei então que o cabo vai ligado ao câmbio, consequentemente, já não estava certo. Liguei o GPS e constatei que estava a 150km/h. Vou acertar isto essa semana, até porque a quilometragem ficará defasada para meu controle de manutenção.

Quanto à bomba, Edintuder, seguirei sua recomendação, irei aumentar a potência para ter mais arranque nas ultrapassagens.

É uma bomba Bosch, mas a plaquinha tá difícil a leitura. Creio que seja em linha. O que você recomenda, de trocar os elementos, sabe me dizer quais posso colocar e até que pressão posso chegar sem ofender o motor?

Abraço.

Caras, a minha usa, acredito eu, câmbio Clark CL2615, 5 marchas, primeira pra traz. Mas penso em trocar o diferencial por um mais longo, por causa da velocidade final. Ela urra a 120 km/h. Mas fico cabreiro, pq já acho a bicha fraquinha em subidas. Ela é 4x4, se colocar alguma coisa mais longa, atrapalharia em subidas longas e fortes? E no Offroad, como seria?

robson010203
20/11/2013, 22:23
Caras, a minha usa, acredito eu, câmbio Clark CL2615, 5 marchas, primeira pra traz. Mas penso em trocar o diferencial por um mais longo, por causa da velocidade final. Ela urra a 120 km/h. Mas fico cabreiro, pq já acho a bicha fraquinha em subidas. Ela é 4x4, se colocar alguma coisa mais longa, atrapalharia em subidas longas e fortes? E no Offroad, como seria?
Nas 4x4 tem o inconveniente de não encontrar no mercado nacional relação mais longa para o diferencial dianteiro, isso complica a questão de troca do diferencial, o ideal seria tentar alongar o cambio, o que também não é uma tarefa fácil pelo fato de ela ser 4x4

Edintruder
21/11/2013, 08:24
Boa tarde meus amigos!!!

Abraço.

Carminatti, o ideal nesse caso é ir em um bombista de estrada (foge de representantes bosch), e explica o que queres. Ele precisa colocar os elementos de injeção de maior calibre apenas. Os bicos a princípio podem ficar os mesmos. Outra opção é não mexer na BI e trocar os bicos por maiores da rasch motoren. Essa tua BI tem ajuste de débito também atrás dela. É um parafuso que está com um arame e um lacre para não alterar regulagem. Eu não conheço o modelo dessa BI para procurar exatamente aonde fica o parafuso.

Edintruder
21/11/2013, 08:25
Xarábruno, tens que primeiro turbinar ela, senão não terá como empurrar uma relação mais longa.

drosssor51
21/11/2013, 11:37
Acho que uma boa maneira para alongar a relação de transmissão em uma efe 4x4 é a troca dos pneus...

Não aumenta muito mass... com certeza é significativo..!

Existem várias opções de pneus altos (diâmetro ext.) com a banda de rodagem parecida com a original. (255....265....até 285)
Se fosse alterar uma efe 4x4 ... partiria para 235/80r16 ou um 9.00x16.... feio mas funcional.... com um bom aumento de diâmetro externo...e relação de transmissão.

Daniel.Shimomoto
21/11/2013, 16:46
Galera, uma duvida...

Uma forma de tentar alongar a transmissão da EFE é mexendo no cambio.

O cambio das nossas EFE's é o Clark 2515/2625B ou FS2305B

Será que o FSO (overdrive) 2305 da Silverado não é dimensionalmente identico ao nosso FS2305?

ABs!!!

robson010203
21/11/2013, 17:21
nas ilustrações do catalogo eaton que tenho, as carcaças são bem diferentes, talvez o interior seja também.
uma solução um pouco trabalhosa mas que resolveria, seria mandar usinar um para de engrenagens com relação mais longa para o cambio da f1000, o problema é o preço e, em caso de quebra terá que voltar a estaca zero, e mandar fazer de novo.

Edintruder
21/11/2013, 19:17
a 5a é 1:1, então não tem como alterar a relação da 5a. Para isso tem 2 caminhos, substituir a caixa e colocar a CT divorciada (não fica bom) ou arrumar quem fabrique um conjunto de coroa e pinhão dianteiro com a relação 2,72:1

Daniel.Shimomoto
21/11/2013, 20:00
nas ilustrações do catalogo eaton que tenho, as carcaças são bem diferentes, talvez o interior seja também.
uma solução um pouco trabalhosa mas que resolveria, seria mandar usinar um para de engrenagens com relação mais longa para o cambio da f1000, o problema é o preço e, em caso de quebra terá que voltar a estaca zero, e mandar fazer de novo.

Então minha duvida reside justamente ai: Nas ilustrações que tenho, a FSO2305 é bastante semelhante com a Clark/FS2305.

Na FSO, a primeira é mais longa (pouco mais que 4:1), ficando entre a primeira e a segunda da FSO. E a quinta é overdrive, variando apenas a relação da ultima marcha (0,80:1 ou 0,73:1).

Olhe as ilustrações que tenho. em anexo

Abs!!!

a 5a é 1:1, então não tem como alterar a relação da 5a. Para isso tem 2 caminhos, substituir a caixa e colocar a CT divorciada (não fica bom) ou arrumar quem fabrique um conjunto de coroa e pinhão dianteiro com a relação 2,72:1

Edin;

Infelizmente é meio inviável mandar usinar uma relação de coroa e pinhão uma vez que o off-set da coroa e pinhão dianteiros é elevado e requereria uma precisão elevada no processo produtivo.

Cheguei a pensar no assunto mas analisando friamente a questão temos que a Ford não alongou a coroa e o pinhão dianteiros da F-1000 4x4 justamente porque essa relação (3,07:1) é uma das tres disponíveis nos EUA. E esses componentes todos eram importados, nunca foram fabricados no Brasil. Tanto assim que achar coroa e pinhão dianteiros novos por aqui é raro e caro.

Abs!!!!

Edintruder
21/11/2013, 22:41
Na prática a adaptação não é nenhum bicho de 7 cabeças.
A capa seca bate com as duas caixas. O problema fica por conta mesmo do acoplamento com a CT. Tem como fazer, é até relativamente simples de ser feito. Tem que retirar o eixo primário e mandar alongar com o estriado de entrada da CT. O mais complicado é fabricar o flange de conexão entre as duas caixas.
Em relação ao engrezado do eixo de entrada, tem que comprar um disco de embreagem da Silverado e mandar montar o miolo no disco da F1000.

Daniel.Shimomoto
21/11/2013, 23:06
Será que a conexão das duas caixas não é identica para ambas as transmissões?

drosssor51
21/11/2013, 23:16

Eu gosto muito da idéia da CT divorciada.... acredito que simplifica muito a mecânica...... há possibilidade de centraliza-la aos eixos.. usar cruzetas e cardãs iguais..... facilita desmonte de câmbio, troca de embreagem...e coisitas mais..

sou fã da receita da C15 militar...(só faltou o motor diesel..)

drosssor51
21/11/2013, 23:23
CT dos meus sonhos.... Engesa ee34.....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/114704-caixa-de-transferencia-aplicacao-em-prototipo.html

Edintruder
22/11/2013, 09:55
A minha experiência com CT divorciada não foi das melhores. Levei bastante tempo até conseguir deixar os cardans sem vibrações e foram mais 2 cruzetas para serem trocadas. Fica bom sim, não posso negar, mas nem sempre dá certo de primeira. A CT deve ficar o mais próximo possível da caixa de merchas, e justamente isso complicou na F1000, pois a CT ficava cerca de 30cm afastada por conta dos flanges, cruzetas e cardam de ligação, e isso resultou no cardam traseiro muito curto e enforcado. Perdi 3 vezes o cardam traseiro pelo caminho... As cruzetas por trabalharem enforcadas, sofrem desgaste muito rápido, e quando menos se espera ela começava a bater e logo caia em menos de 20km! Eu trocava a cruzeta traseira antes do óleo do motor. Depois que coloquei a CT original, nunca mais troquei as cruzetas.

Carminatti
22/11/2013, 22:36
Carminatti, o ideal nesse caso é ir em um bombista de estrada (foge de representantes bosch), e explica o que queres. Ele precisa colocar os elementos de injeção de maior calibre apenas. Os bicos a princípio podem ficar os mesmos. Outra opção é não mexer na BI e trocar os bicos por maiores da rasch motoren. Essa tua BI tem ajuste de débito também atrás dela. É um parafuso que está com um arame e um lacre para não alterar regulagem. Eu não conheço o modelo dessa BI para procurar exatamente aonde fica o parafuso.

Boa noite Edintruder!!!

Fiz o que você recomendou. Passei no bombista que trocou meus bicos (manutenção preventiva) há uns 6 meses e conversei com ele. Ele disse o mesmo que você, de trocar os elementos, colocando maiores.

Na verdade, não posso reclamar, pois ela chegou quase nos 160km/h (aferição pelo GPS), e não senti se a bomba me limitou, pela regulagem, ou se ainda teria mais... mas estava numa pequena descida...

A bomba deve ser a que você está imaginando mesmo, com esse parafuso atrás. Eu poderia mexer nele para ajustá-lo ou melhor deixar a cargo dele? A intenção, como coloquei anteriormente, de aumentar a potência do motor, é por causa das ultrapassagens, não para correr mais...

Segunda pergunta, estou buscando informações aqui na minha região, sobre a aferição e regulagem do velocímetro / odômetro. Resumindo, todos informaram que instalando um redutor eu teria problemas, pois o modelo do cabo é com o pinhão na ponta, entrando no câmbio. Disseram que os que encontramos no mercado, mesmo de bronze, também se desgastam por causa do peso que o redutor gera no sistema. Alguma sugestão?

Abraço.

Edintruder
23/11/2013, 23:22
Tens que contar quantos dentes tem no pinhão do velocímetro. Fica na ponta dentro da caixa. Tens que colocar um com menos dentes.

O lance da regulagem da BI, serve para aumentar o diesel injetado, que por sua vez aumenta o torque e que por sua vez aumenta também a potência em rpm. Se ela gera 100cv a 2800 rpm, pode chegar a 110cv nos mesmos 2800rpm. A velocidade máxima só aumenta por conta da potência extra, porém chegará no limite de corte da BI que impedirá que o rpm continue crescendo. Em resumo, a rpm máxima do motor não se altera em nada. Apenas terá mais final pois o motor terá mais potência disponível para crescer em 5a marcha. Supondo que original chege a 2750rpm em 5a, com o diesel extra poderá chegar a 2900rpm em 5a. Mas só por ter mais potência não quer dizer que andarás nesse ritmo. Isso será controlado pela tua vontade de acelerar ou não, mas em subidas ou ultrapassagem ela terá mais disposição como desejas.

casquinha
24/11/2013, 11:13
Boa noite Edintruder!!!

Fiz o que você recomendou. Passei no bombista que trocou meus bicos (manutenção preventiva) há uns 6 meses e conversei com ele. Ele disse o mesmo que você, de trocar os elementos, colocando maiores.

Na verdade, não posso reclamar, pois ela chegou quase nos 160km/h (aferição pelo GPS), e não senti se a bomba me limitou, pela regulagem, ou se ainda teria mais... mas estava numa pequena descida...

A bomba deve ser a que você está imaginando mesmo, com esse parafuso atrás. Eu poderia mexer nele para ajustá-lo ou melhor deixar a cargo dele? A intenção, como coloquei anteriormente, de aumentar a potência do motor, é por causa das ultrapassagens, não para correr mais...

Segunda pergunta, estou buscando informações aqui na minha região, sobre a aferição e regulagem do velocímetro / odômetro. Resumindo, todos informaram que instalando um redutor eu teria problemas, pois o modelo do cabo é com o pinhão na ponta, entrando no câmbio. Disseram que os que encontramos no mercado, mesmo de bronze, também se desgastam por causa do peso que o redutor gera no sistema. Alguma sugestão?

Abraço.
Olá Carminatti, tive esse msm problema no velocímetro da fmil msm colocando um pinhão menor continuou marcando menos, aí levei em um especialista em velocímetro que resolveu o problema não sei como, mais desmontou o painel e retirou o velocímetro e conseguiu coloca-lo marcando certo, se não der com a troca do pinhão tente o especialista que no meu caso resolveu.

drosssor51
25/11/2013, 15:48
é comum o pessoal regular a coroa e pinhão do velocímetro... em função do primeiro dígito do hodômetro....que marca 10 metros...

O velocímetro trabalha independentemente do hodômetro, cada velocímetro é aferido através de uma constante.

A dica é: todo e qualquer especialista pode arrumar seu velocímetro, sem trocar nenhuma peça....somente mexendo na constante do velocímetro, masssss..... para aferir o hodômetro há necessidade de substituição de C&P do velocímetro...sendo este importante para manutenção periódica correta.

bbmoro
27/11/2013, 22:22
Carminatti, estou anexando duas fotos para mostrar como fazer o ajuste do débito de diesel no 229 com bomba em linha. O ajuste é feito no parafuso fenda com contra porca. Precisa apenas de uma chave 10 e uma chave de fenda. Girando no sentido horário, aumenta-se o débito. Lembre que sairá todo o óleo da bomba quando tirar a tampa. A minha estava original e lacrada. Abri num primeiro momento meia volta. Não percebi grande diferença na aceleração, mas na estrada ficou bem melhor, principalmente nas ultrapassagens (se estiver acima de 1500 rpm, raramente precisa baixar quarta para ultrapassar). Hoje abri mais meia volta, então está com uma volta no total. Agora se percebe que está com uma aceleração melhor. Na estrada ainda não testei. A pressão do turbo chega fácil a 1,5 kgf.

Quanto a relação do diferencial, a minha é uma turbo de fábrica, então 5 marchas e diferencial 2,72:1. Minha opinião é que ainda falta marcha. No GPS, 120 km/h está a 2500 rpm, lembrando que os pneus são 255/70R16. Meu plano é colocar a caixa da F250 (ZF 5S-420) para ter uma quinta overdrive e manter esse diferencial (não queria trocar o câmbio pq a primeira pra baixo é uma das coisas que mais gosto na F). Meu uso é exclusivo em cidade/estrada e sem carga, então quero que ela ande bem solta. Vai faltar motor, então está no plano também uma boa fuçada (intercooler, turbina com válvula de alívio, bicos de maior vazão e bomba retrabalhada...). Estou estudando alternativas, mas é bem restrito pq são raras as pessoas que envenenam esse motor. Quanto aos bicos da Rash, não existem para o 229. Conversei com o Maurício e justamente por não ter público para esse motor não existem bicos retrabalhados e também interesse dele em fazer. Em conversa com ele, o que restringe uma elevação de potência grande nesse motor são as juntas dos cabeçotes que não são metálicas. Ele diz que até 160cv não deverá ter problema, acima disso, a qualquer momento pode arrebentar uma junta. Meu sonho são 200cv nesse motor. Se vou conseguir eu não sei, mas estou estudando e aceito qualquer sugestão e receita.
441089441090

Carminatti
09/12/2013, 20:08
Carminatti, estou anexando duas fotos para mostrar como fazer o ajuste do débito de diesel no 229 com bomba em linha. O ajuste é feito no parafuso fenda com contra porca. Precisa apenas de uma chave 10 e uma chave de fenda. Girando no sentido horário, aumenta-se o débito. Lembre que sairá todo o óleo da bomba quando tirar a tampa. A minha estava original e lacrada. Abri num primeiro momento meia volta. Não percebi grande diferença na aceleração, mas na estrada ficou bem melhor, principalmente nas ultrapassagens (se estiver acima de 1500 rpm, raramente precisa baixar quarta para ultrapassar). Hoje abri mais meia volta, então está com uma volta no total. Agora se percebe que está com uma aceleração melhor. Na estrada ainda não testei. A pressão do turbo chega fácil a 1,5 kgf.

Quanto a relação do diferencial, a minha é uma turbo de fábrica, então 5 marchas e diferencial 2,72:1. Minha opinião é que ainda falta marcha. No GPS, 120 km/h está a 2500 rpm, lembrando que os pneus são 255/70R16. Meu plano é colocar a caixa da F250 (ZF 5S-420) para ter uma quinta overdrive e manter esse diferencial (não queria trocar o câmbio pq a primeira pra baixo é uma das coisas que mais gosto na F). Meu uso é exclusivo em cidade/estrada e sem carga, então quero que ela ande bem solta. Vai faltar motor, então está no plano também uma boa fuçada (intercooler, turbina com válvula de alívio, bicos de maior vazão e bomba retrabalhada...). Estou estudando alternativas, mas é bem restrito pq são raras as pessoas que envenenam esse motor. Quanto aos bicos da Rash, não existem para o 229. Conversei com o Maurício e justamente por não ter público para esse motor não existem bicos retrabalhados e também interesse dele em fazer. Em conversa com ele, o que restringe uma elevação de potência grande nesse motor são as juntas dos cabeçotes que não são metálicas. Ele diz que até 160cv não deverá ter problema, acima disso, a qualquer momento pode arrebentar uma junta. Meu sonho são 200cv nesse motor. Se vou conseguir eu não sei, mas estou estudando e aceito qualquer sugestão e receita.
441089441090

Boa noite BBMORO e amigos!!!

Desculpem a demora em responder, mas estava viajando e, por causa dos trabalhos de fim de ano, quase sem tempo para continuar com as melhorias.

Obrigado pelas fotos e dicas. Irei levar a caminhonete na semana que vêm para o bombista trocar os elementos.

Assim que estiver pronta, contarei o resultado.

Abraços e ótima semana.

Gleison Prieto
31/07/2014, 01:20
Boa noite amigo.

... antes de mais nada... quais pneus vc está usando...

Se for os originais da F1000.....

Acredito que essa relação 2.86 vai judiar um pouco para arrancar em primeira marcha, como você mesmo citou.... caso monte esta relação, você não precisara de um câmbio com 5ª over driver.... e sim um câmbio com 1ª super reduzida e 5ª 1:1, como o meu 2615b.

Se optar por um câmbio com overdrive, experimente primeiro utiliza-lo com sua relação 3,54... acho que já fica bom...

Mesmo assim deixa o pessoal mais expert em F1000 falar....

e poe uma foto da efe para vermos.....

abç.

Fala drosssor51, olha eu te perguntando mais um pouquinho de coisa rsrs.

Sobre o questionamento do Carminatti envolvendo cambio/diferencial/relação, se o motor for turbinado (por fora) e a relação for longa (não tenho informação de qual, apenas que é a longa), o cambio de 4 marchas sofre muito ou esse conjunto faz uma casadinha legal sem forçar muito a caixa? Nesse caso, é preciso abrir um pouco a bomba para se ter um aproveitamento melhor da relação mais longa ou o turbo por si só já deixa o rendimento bom?

Zé V8
31/07/2014, 10:49

Sobre o questionamento do Carminatti envolvendo cambio/diferencial/relação, se o motor for turbinado (por fora) e a relação for longa (não tenho informação de qual, apenas que é a longa), o cambio de 4 marchas sofre muito ou esse conjunto faz uma casadinha legal sem forçar muito a caixa? Nesse caso, é preciso abrir um pouco a bomba para se ter um aproveitamento melhor da relação mais longa ou o turbo por si só já deixa o rendimento bom?

Gleison, peguei o bonde andando, mas na minha F 84 ando com a caixa de cambio original de 04 marchas, diferencial 3.07 do Landau automático, motor turbinado por fora com uma Biaggio AP, bomba com elementos maiores e débito aumentado, tomada de filtro de ar na grade dianteira aspirando ar frio e outros detalhes de bicos injetores. Digo que estou muito satisfeito com o desempenho e todo mundo que anda comigo se impressiona com o torque e velocidade, ficou muito rápida mesmo. Certas ocasiões ao arrancar se abusar do acelerador chega a destracionar. Velocidade final gira pelos 160 km/h.

Gleison Prieto
31/07/2014, 22:38
E ai Zé V8.

Poxa, sua configuração parece estar bem legal mesmo ... dando final em 160, viatura ta voando entao rsrs, ainda por cima com tudo bem esquematizado.

Para usar os elementos maiores na bomba, voce precisou trocá-la também ou não chegou a tanto?
E quais foram esses outros detalhes dos bicos?

Eu estava vendo esse outro tópico também http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/121630-f1000-diferencial-coroa-e-pinhao-turbo-qual-por.html ... o Daniel.Shimomoto passou umas dicas legais para a relação no post #5.
Voce já pensou em passar de 3,07 para 2,72? Ou o 3,07 já está atendendo bem sem forçar o cambio?
Se bem que se alongar para 2,72, acho que vai faltar 1ª né rsrs

Sobre essa tomada de ar na grade dianteira, voce poderia postar alguma foto? Usou algum filtro específico?

Se puder, posta fotos da sua milona também.

Flw

drosssor51
31/07/2014, 23:39

Gleison... o turbo vai melhorar bem o rendimento... com certeza.... com o câmbio de 4 marchas... tem que tomar cuidado para não alongar muito o diferencial ou aumentar muito o diâmetro dos pneus... pois poderá ficar com a primeira muito longa.

O Zé deu a receita dele... e já é testada e aprovada....nada melhor que a coisa certa.

A minha anda coma mesma relação diferencial do Zé (3.07)... só que a minha é aspirada....e com a primeira bem reduzida 5ª 1:1.

abç

Gleison Prieto
01/08/2014, 00:34
A receita do Zé está testada e comprovada mesmo ... e ainda sim com uma configuração que não força o cambio, pois parece que ela ta andando numa faixa boa.

Drosssor51, ja que voce citou pneus, que também acabam influenciando no andar da viatura, voce sabe quais os originais sairam nas F?
Quais pneus voce ta usando? 255/70/16? É a medida original?

Ivan Luiz
01/08/2014, 13:30
Quanto a relação do diferencial, a minha é uma turbo de fábrica, então 5 marchas e diferencial 2,72:1. Minha opinião é que ainda falta marcha. No GPS, 120 km/h está a 2500 rpm, lembrando que os pneus são 255/70R16. Meu plano é colocar a caixa da F250 (ZF 5S-420) para ter uma quinta overdrive e manter esse diferencial (não queria trocar o câmbio pq a primeira pra baixo é uma das coisas que mais gosto na F). Meu uso é exclusivo em cidade/estrada e sem carga, então quero que ela ande bem solta. Vai faltar motor, então está no plano também uma boa fuçada (intercooler, turbina com válvula de alívio, bicos de maior vazão e bomba retrabalhada...).

Vai ficar muito longa! A minha anda a 120 km/h a 2100 com diferencial 3,07. Meu cambio e Eaton 5ª 0,77 (deve ser a mesma relação do ZF) pneus 31 x 15. Tirei a 2,72:1 por que era muito longa. Agora se você costuma andar acima dos 130 é outra história, mas pra andar 110/120 voce vai andar mais em 4ª do que em 5ª.

drosssor51
01/08/2014, 23:09
A receita do Zé está testada e comprovada mesmo ... e ainda sim com uma configuração que não força o cambio, pois parece que ela ta andando numa faixa boa.

Drosssor51, ja que voce citou pneus, que também acabam influenciando no andar da viatura, voce sabe quais os originais sairam nas F?
Quais pneus voce ta usando? 255/70/16? É a medida original?

As EFES (acredito que todas MWM) saíram com pneus de 30" de diâmetro externo.... seja os 215/80R16....ou os meus 255/75R15

As HSD acredito que saíram com pneus um pouco menores 235/75R15....

essas medidas conheço como originais....