Ver Versão Completa : Renovando Velocimetro
william_1966
04/11/2013, 20:09
Galera, estou com 2 problemas e meio em meu velocímetro.
1: Ele parou de marcar a velocidade. Provavelmente o cabo quebrou, pois marcava antes, e, do nada, parou... É muito difícil troca-lo em casa? Alguém tem algum esquema?
2: O marcador de temperatura não funciona. Por onde começar a mexer?
2 1/2: O marcado de gasolina não marca certo, quando o tanque está cheio ele marca 3/4, já rodei bastante com ele marcando "0" e não fiquei na rua eheheheheheh
Detalhes: CJ-5 1966, BF161, 4X4, cambio original 3M, eixos da rural, diferencial longo, Pneus 245/70/16 e velocimetro NOVO (tem uns 3 anos)
Muito obrigado.
Descontando a marcação de velocidade que no meu está funcionando, estou com os mesmos problemas. Só que o meu é o ohc 4cc.
se alguém puder compartilhar algumas ideias sobre solucionar estes itens, agradeço!
Bom dia prezados ! a não ser que queiram manter a originalidade, sugiro instalarem medidores modernos como os da Guster Racing (Home | Guster (http://www.guster.com.br/)), foi o que fiz na minha C-10, esses instrumentos são programáveis e, por exemplo, no caso do velocímetro se você passa passar a usar pneus maiores é só inserir no velocímeto o novo perímetro do pneu . . . o medidor de gasolina você esvazia o tanque e seta, depois enche e seta, simples, sem precisar mexer com bóia, apenas com os fios de ajuste . . . eles tem vários medidores muito bonitos e você escolhe as cores dos led's e acabamento, boa sorte e um abraço !
POPEYE MIT
05/11/2013, 10:58
Bom dia prezados ! a não ser que queiram manter a originalidade, sugiro instalarem medidores modernos como os da Guster Racing (Home | Guster (http://www.guster.com.br/)), foi o que fiz na minha C-10, esses instrumentos são programáveis e, por exemplo, no caso do velocímetro se você passa passar a usar pneus maiores é só inserir no velocímeto o novo perímetro do pneu . . . o medidor de gasolina você esvazia o tanque e seta, depois enche e seta, simples, sem precisar mexer com bóia, apenas com os fios de ajuste . . . eles tem vários medidores muito bonitos e você escolhe as cores dos led's e acabamento, boa sorte e um abraço !
Jacimar, qto pagou pelos instrumentos digitais? Vc mesmo quem os instalou ? Pode me informar o diametro do velocimetro digital? Vi que vc também é amante das duas rodas, sou do MC kalangos do Sertão e um dos organizadores e desde já o convido para nosso 14º Encontro Nacional de motociclistas de Pirapora, que se realiza sempre nos feriados de Corpus Cristii,e em 2014 será 19 a 22 de Junho ( este ano 2013 foi 30 de maio)
gpolachini
05/11/2013, 13:57
Galera, estou com 2 problemas e meio em meu velocímetro.
1: Ele parou de marcar a velocidade. Provavelmente o cabo quebrou, pois marcava antes, e, do nada, parou... É muito difícil troca-lo em casa? Alguém tem algum esquema?
2: O marcador de temperatura não funciona. Por onde começar a mexer?
2 1/2: O marcado de gasolina não marca certo, quando o tanque está cheio ele marca 3/4, já rodei bastante com ele marcando "0" e não fiquei na rua eheheheheheh
Detalhes: CJ-5 1966, BF161, 4X4, cambio original 3M, eixos da rural, diferencial longo, Pneus 245/70/16 e velocimetro NOVO (tem uns 3 anos)
Muito obrigado.
Amigo,
trocar o cabo do velocimetria é muito simples, o cabo vai preso ali perto da reduzida, é só desparafusar ele de lá e trocar. ( ele tem rosca nas duas pontas, tanto atrás do velocímetro como na outra ponta).
Se o seu marcador de gasolina está funcionando significa que a tensão está Ok. Pode ser que a cebolinha que vai no motor esteja queimada. No cabeçote do motor, atrás do carburador, vai a cebolinha, veja se ela está Ok, se o fio não escapou dela ou coisa do tipo.
Quanto ao marcador de combustível da para você acertar de acordo com o barça da boia, você pode entortar ele um pouco e vai vendo se está marcando certo. Mais não confie muito marcador de gasolina do jeep original nunca funciona direito.
Abraço.
Cara, fala assim não... hahaha assim dá desgosto...
Tudo no jeep é capaz de funcionar direito, basta pegar e fazer! É possível sim o marcador funcionar, os meus funcionavam, hj uso um velocimentro norte americano com tanque de santana e levei numa casa de velocimentro e o rapaz configurou a bóia pro marcador em quinze minutos por 20 lt$, funciona direito o único problema decorrente da engenharia de construção do jeep é que ele pula pra caramba então a gasolina não para quieta dentro do tanque o dá uma marcação digamos, "eemocionante"fora isso funciona sim :concordo:
[]'s
Walter da Camper
05/11/2013, 15:03
Para testar o termômetro basta tirar o fio que vai à cebolinha no motor, encostá-lo em algum ponto de terra (bloco, chassi, carroceria): Se o ponteiro não se mexer, pode ser fio interrompido no chicote ou defeito do marcador. Se o ponteiro for para o final da escala, é defeito na cebolinha.
Meu marcador de combustível tinha o mesmo problema e era mal contato no aterramento da boia.
Amigo,
trocar o cabo do velocimetria é muito simples, o cabo vai preso ali perto da reduzida, é só desparafusar ele de lá e trocar. ( ele tem rosca nas duas pontas, tanto atrás do velocímetro como na outra ponta).
Se o seu marcador de gasolina está funcionando significa que a tensão está Ok. Pode ser que a cebolinha que vai no motor esteja queimada. No cabeçote do motor, atrás do carburador, vai a cebolinha, veja se ela está Ok, se o fio não escapou dela ou coisa do tipo.
Quanto ao marcador de combustível da para você acertar de acordo com o barça da boia, você pode entortar ele um pouco e vai vendo se está marcando certo. Mais não confie muito marcador de gasolina do jeep original nunca funciona direito.
Abraço.
Esse do bloco é o de temperatura, deve ter sido pressa em ajudar . . . abraço !
Jacimar, qto pagou pelos instrumentos digitais? Vc mesmo quem os instalou ? Pode me informar o diametro do velocimetro digital? Vi que vc também é amante das duas rodas, sou do MC kalangos do Sertão e um dos organizadores e desde já o convido para nosso 14º Encontro Nacional de motociclistas de Pirapora, que se realiza sempre nos feriados de Corpus Cristii,e em 2014 será 19 a 22 de Junho ( este ano 2013 foi 30 de maio)
Boa tarde Popeye ! eu usei um multifuncional MF70 ( diametro 85mm ) um IS10 ( diametro 52mm ) e um ITxx também de 52mm, na época o mais caro foi o MF70, mas ele é velocimetro digital, contagiros e odometro total e parcial, se não me falha a memória paguei R$600,00 e os outros R$150 e R$200 respectivamente, eu mesmo fiz a instalação elétrica é muito simples se você tem pelo menos noções de elétrica, eles tem diversos instrumentos no site mas a venda no varejo é feita até no ML, eu comprei na Visumais ( ..::visumais.com.br ::.. (http://www.visumais.com.br/loja/principal.php) ) o moço é honesto e atencioso. Quanto as duas rodas fiquei muitos anos sem moto e agora retornei, ainda estou me acostumando com a altura e o peso da Ténéré e irei no encontro, sempre quis conhecer o São Francisco ! obrigado pelo convite ! abraço !
moocashow
05/11/2013, 17:09
Eu estou com o mesmo problema. O mecânico que mexeu no meu trocou o velocímetro e mesmo assim não funcionou (fiquei p...., :evil:joguei dinheiro fora), depois disse que a velocidade era por causa do pinhão que vai dentro da reduzida e a temperatura é por causa da cebolinha.
Ainda não arrumei, vou acompanhar o tópico para saber se procedem as informações.
[]'s
POPEYE MIT
05/11/2013, 17:31
que fica estiloso fica, viu...
velocimetro digital fusca - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=wCIVAndc_oA)
Painel digital Fusca - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=gKcv_eDLeYE)
william_1966
05/11/2013, 19:06
Galera, valeu pela ajuda. Vou testar as dicas aqui e posto o resultado...
O cabo do velocímetro, além do encaixe na reduzida tem também atrás do velocímetro, né? pra acessa-lo é pela parede corta fogo ou por dentro do carro?
Sydney66
05/11/2013, 21:03
William, boa noite. É atrás do painel, por dentro do jeep. Com relação ao marcador de gasolina pode ser a boia que você está usando ou má aterramento. Retire a boia so tanque, faça uma ligação boa entre a tampa da boia e a massa do carro e levante manualmente a boia e veja se marca cheio, deixe ela toda abaixada e veja se marcou vazio, se permanecer o mesmo pode ser a resistência da boia ou o marcador do instrumento.
Abs
Sydney66
05/11/2013, 21:14
Descontando a marcação de velocidade que no meu está funcionando, estou com os mesmos problemas. Só que o meu é o ohc 4cc.
se alguém puder compartilhar algumas ideias sobre solucionar estes itens, agradeço!
Sirdkt, boa noite;
No caso do jeep Ford ele teve 2 velocímetros, um deles foi o Horasa e o outro foi o VDO. Identifique o seu. No horasa o regulador de tensão é no próprio velocímetro, razão pela qual ele possui uma ligação externa entre o terminal do marcador de gasolina e o de temperatura, problemas nesse regulador fazem com que nenhum dos dois funcione corretamente.
No VDO o regulador é externo, que deve ser da VDO também para uma garantia de melhor funcionamento, e é ligado conforme a figura anexa, de um amigo aqui do forum que peço desculpas não lembrar agora.
Portanto identifique seu modelo e faça os testes de boia e de sensor de temperatura informados nesse tópico e terá grandes chances de resolver seu problema.
Abraços.
438199
Muito obrigado, amigo! Vou fazer assim que possível e posto aqui os resultados!
Sirdkt, boa noite;
No caso do jeep Ford ele teve 2 velocímetros, um deles foi o Horasa e o outro foi o VDO. Identifique o seu. No horasa o regulador de tensão é no próprio velocímetro, razão pela qual ele possui uma ligação externa entre o terminal do marcador de gasolina e o de temperatura, problemas nesse regulador fazem com que nenhum dos dois funcione corretamente.
No VDO o regulador é externo, que deve ser da VDO também para uma garantia de melhor funcionamento, e é ligado conforme a figura anexa, de um amigo aqui do forum que peço desculpas não lembrar agora.
Portanto identifique seu modelo e faça os testes de boia e de sensor de temperatura informados nesse tópico e terá grandes chances de resolver seu problema.
Abraços.
438199
william_1966
06/11/2013, 16:56
Obrigado a todos novamente.
E onde fica esse "regulador de tensão", da ultima imagem?
Sydney66
06/11/2013, 21:13
Obrigado a todos novamente.
E onde fica esse "regulador de tensão", da ultima imagem?
Boa noite;
Fica instalado atrás do painel (normalmente) próximo ao velocímetro e tem a aparência da foto.
Abs.
438334
william_1966
06/11/2013, 21:51
Beleza Sydney, muito obrigado!!!!
william_1966
10/11/2013, 21:55
Amigos, fui tentar mexer no velocímetro e sem querer quebrei o engate superior do regulador de tensão, desse modo, o marcador de gasolina parou de funcionar... Será que dá pra soldar esse terminal???
Olá ! quebrou foi o negativo certo ? creio que até dá para soldar mas não sei se vale a pena, o regulador é barato e com o tempo e vibração do Jeep a solda pode quebrar . . . boa sorte e um abraço !
william_1966
11/11/2013, 17:19
Olá ! quebrou foi o negativo certo ? creio que até dá para soldar mas não sei se vale a pena, o regulador é barato e com o tempo e vibração do Jeep a solda pode quebrar . . . boa sorte e um abraço !
Blz, vou pensar no que fazer... Valeu!!!