Conectar

Ver Versão Completa : Renovando Velocimetro

william_1966
04/11/2013, 20:09
Galera, estou com 2 problemas e meio em meu velocímetro.

1: Ele parou de marcar a velocidade. Provavelmente o cabo quebrou, pois marcava antes, e, do nada, parou... É muito difícil troca-lo em casa? Alguém tem algum esquema?

2: O marcador de temperatura não funciona. Por onde começar a mexer?

2 1/2: O marcado de gasolina não marca certo, quando o tanque está cheio ele marca 3/4, já rodei bastante com ele marcando "0" e não fiquei na rua eheheheheheh

Detalhes: CJ-5 1966, BF161, 4X4, cambio original 3M, eixos da rural, diferencial longo, Pneus 245/70/16 e velocimetro NOVO (tem uns 3 anos)

Muito obrigado.

sirdkt
05/11/2013, 00:14
Descontando a marcação de velocidade que no meu está funcionando, estou com os mesmos problemas. Só que o meu é o ohc 4cc.
se alguém puder compartilhar algumas ideias sobre solucionar estes itens, agradeço!

Jacimar
05/11/2013, 05:49
Bom dia prezados ! a não ser que queiram manter a originalidade, sugiro instalarem medidores modernos como os da Guster Racing (Home | Guster (http://www.guster.com.br/)), foi o que fiz na minha C-10, esses instrumentos são programáveis e, por exemplo, no caso do velocímetro se você passa passar a usar pneus maiores é só inserir no velocímeto o novo perímetro do pneu . . . o medidor de gasolina você esvazia o tanque e seta, depois enche e seta, simples, sem precisar mexer com bóia, apenas com os fios de ajuste . . . eles tem vários medidores muito bonitos e você escolhe as cores dos led's e acabamento, boa sorte e um abraço !

POPEYE MIT
05/11/2013, 10:58
Bom dia prezados ! a não ser que queiram manter a originalidade, sugiro instalarem medidores modernos como os da Guster Racing (Home | Guster (http://www.guster.com.br/)), foi o que fiz na minha C-10, esses instrumentos são programáveis e, por exemplo, no caso do velocímetro se você passa passar a usar pneus maiores é só inserir no velocímeto o novo perímetro do pneu . . . o medidor de gasolina você esvazia o tanque e seta, depois enche e seta, simples, sem precisar mexer com bóia, apenas com os fios de ajuste . . . eles tem vários medidores muito bonitos e você escolhe as cores dos led's e acabamento, boa sorte e um abraço !

Jacimar, qto pagou pelos instrumentos digitais? Vc mesmo quem os instalou ? Pode me informar o diametro do velocimetro digital? Vi que vc também é amante das duas rodas, sou do MC kalangos do Sertão e um dos organizadores e desde já o convido para nosso 14º Encontro Nacional de motociclistas de Pirapora, que se realiza sempre nos feriados de Corpus Cristii,e em 2014 será 19 a 22 de Junho ( este ano 2013 foi 30 de maio)

gpolachini
05/11/2013, 13:57
Galera, estou com 2 problemas e meio em meu velocímetro.

1: Ele parou de marcar a velocidade. Provavelmente o cabo quebrou, pois marcava antes, e, do nada, parou... É muito difícil troca-lo em casa? Alguém tem algum esquema?

2: O marcador de temperatura não funciona. Por onde começar a mexer?

2 1/2: O marcado de gasolina não marca certo, quando o tanque está cheio ele marca 3/4, já rodei bastante com ele marcando "0" e não fiquei na rua eheheheheheh

Detalhes: CJ-5 1966, BF161, 4X4, cambio original 3M, eixos da rural, diferencial longo, Pneus 245/70/16 e velocimetro NOVO (tem uns 3 anos)

Muito obrigado.

Amigo,

trocar o cabo do velocimetria é muito simples, o cabo vai preso ali perto da reduzida, é só desparafusar ele de lá e trocar. ( ele tem rosca nas duas pontas, tanto atrás do velocímetro como na outra ponta).
Se o seu marcador de gasolina está funcionando significa que a tensão está Ok. Pode ser que a cebolinha que vai no motor esteja queimada. No cabeçote do motor, atrás do carburador, vai a cebolinha, veja se ela está Ok, se o fio não escapou dela ou coisa do tipo.
Quanto ao marcador de combustível da para você acertar de acordo com o barça da boia, você pode entortar ele um pouco e vai vendo se está marcando certo. Mais não confie muito marcador de gasolina do jeep original nunca funciona direito.

Abraço.

tuna
05/11/2013, 14:47
Cara, fala assim não... hahaha assim dá desgosto...

Tudo no jeep é capaz de funcionar direito, basta pegar e fazer! É possível sim o marcador funcionar, os meus funcionavam, hj uso um velocimentro norte americano com tanque de santana e levei numa casa de velocimentro e o rapaz configurou a bóia pro marcador em quinze minutos por 20 lt$, funciona direito o único problema decorrente da engenharia de construção do jeep é que ele pula pra caramba então a gasolina não para quieta dentro do tanque o dá uma marcação digamos, "eemocionante"fora isso funciona sim :concordo:

[]'s

Walter da Camper
05/11/2013, 15:03
Para testar o termômetro basta tirar o fio que vai à cebolinha no motor, encostá-lo em algum ponto de terra (bloco, chassi, carroceria): Se o ponteiro não se mexer, pode ser fio interrompido no chicote ou defeito do marcador. Se o ponteiro for para o final da escala, é defeito na cebolinha.

Meu marcador de combustível tinha o mesmo problema e era mal contato no aterramento da boia.

Jacimar
05/11/2013, 15:53
Amigo,

trocar o cabo do velocimetria é muito simples, o cabo vai preso ali perto da reduzida, é só desparafusar ele de lá e trocar. ( ele tem rosca nas duas pontas, tanto atrás do velocímetro como na outra ponta).
Se o seu marcador de gasolina está funcionando significa que a tensão está Ok. Pode ser que a cebolinha que vai no motor esteja queimada. No cabeçote do motor, atrás do carburador, vai a cebolinha, veja se ela está Ok, se o fio não escapou dela ou coisa do tipo.
Quanto ao marcador de combustível da para você acertar de acordo com o barça da boia, você pode entortar ele um pouco e vai vendo se está marcando certo. Mais não confie muito marcador de gasolina do jeep original nunca funciona direito.

Abraço.

Esse do bloco é o de temperatura, deve ter sido pressa em ajudar . . . abraço !

Jacimar
05/11/2013, 16:05
Jacimar, qto pagou pelos instrumentos digitais? Vc mesmo quem os instalou ? Pode me informar o diametro do velocimetro digital? Vi que vc também é amante das duas rodas, sou do MC kalangos do Sertão e um dos organizadores e desde já o convido para nosso 14º Encontro Nacional de motociclistas de Pirapora, que se realiza sempre nos feriados de Corpus Cristii,e em 2014 será 19 a 22 de Junho ( este ano 2013 foi 30 de maio)

Boa tarde Popeye ! eu usei um multifuncional MF70 ( diametro 85mm ) um IS10 ( diametro 52mm ) e um ITxx também de 52mm, na época o mais caro foi o MF70, mas ele é velocimetro digital, contagiros e odometro total e parcial, se não me falha a memória paguei R$600,00 e os outros R$150 e R$200 respectivamente, eu mesmo fiz a instalação elétrica é muito simples se você tem pelo menos noções de elétrica, eles tem diversos instrumentos no site mas a venda no varejo é feita até no ML, eu comprei na Visumais ( ..::visumais.com.br ::.. (http://www.visumais.com.br/loja/principal.php) ) o moço é honesto e atencioso. Quanto as duas rodas fiquei muitos anos sem moto e agora retornei, ainda estou me acostumando com a altura e o peso da Ténéré e irei no encontro, sempre quis conhecer o São Francisco ! obrigado pelo convite ! abraço !

moocashow
05/11/2013, 17:09
Eu estou com o mesmo problema. O mecânico que mexeu no meu trocou o velocímetro e mesmo assim não funcionou (fiquei p...., :evil:joguei dinheiro fora), depois disse que a velocidade era por causa do pinhão que vai dentro da reduzida e a temperatura é por causa da cebolinha.

Ainda não arrumei, vou acompanhar o tópico para saber se procedem as informações.

[]'s

POPEYE MIT
05/11/2013, 17:31
que fica estiloso fica, viu...
velocimetro digital fusca - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=wCIVAndc_oA)
Painel digital Fusca - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=gKcv_eDLeYE)

william_1966
05/11/2013, 19:06
Galera, valeu pela ajuda. Vou testar as dicas aqui e posto o resultado...

O cabo do velocímetro, além do encaixe na reduzida tem também atrás do velocímetro, né? pra acessa-lo é pela parede corta fogo ou por dentro do carro?

Sydney66
05/11/2013, 21:03
William, boa noite. É atrás do painel, por dentro do jeep. Com relação ao marcador de gasolina pode ser a boia que você está usando ou má aterramento. Retire a boia so tanque, faça uma ligação boa entre a tampa da boia e a massa do carro e levante manualmente a boia e veja se marca cheio, deixe ela toda abaixada e veja se marcou vazio, se permanecer o mesmo pode ser a resistência da boia ou o marcador do instrumento.
Abs

Sydney66
05/11/2013, 21:14
Descontando a marcação de velocidade que no meu está funcionando, estou com os mesmos problemas. Só que o meu é o ohc 4cc.
se alguém puder compartilhar algumas ideias sobre solucionar estes itens, agradeço!
Sirdkt, boa noite;
No caso do jeep Ford ele teve 2 velocímetros, um deles foi o Horasa e o outro foi o VDO. Identifique o seu. No horasa o regulador de tensão é no próprio velocímetro, razão pela qual ele possui uma ligação externa entre o terminal do marcador de gasolina e o de temperatura, problemas nesse regulador fazem com que nenhum dos dois funcione corretamente.
No VDO o regulador é externo, que deve ser da VDO também para uma garantia de melhor funcionamento, e é ligado conforme a figura anexa, de um amigo aqui do forum que peço desculpas não lembrar agora.
Portanto identifique seu modelo e faça os testes de boia e de sensor de temperatura informados nesse tópico e terá grandes chances de resolver seu problema.
Abraços.
438199

sirdkt
06/11/2013, 10:36
Muito obrigado, amigo! Vou fazer assim que possível e posto aqui os resultados!

Sirdkt, boa noite;
No caso do jeep Ford ele teve 2 velocímetros, um deles foi o Horasa e o outro foi o VDO. Identifique o seu. No horasa o regulador de tensão é no próprio velocímetro, razão pela qual ele possui uma ligação externa entre o terminal do marcador de gasolina e o de temperatura, problemas nesse regulador fazem com que nenhum dos dois funcione corretamente.
No VDO o regulador é externo, que deve ser da VDO também para uma garantia de melhor funcionamento, e é ligado conforme a figura anexa, de um amigo aqui do forum que peço desculpas não lembrar agora.
Portanto identifique seu modelo e faça os testes de boia e de sensor de temperatura informados nesse tópico e terá grandes chances de resolver seu problema.
Abraços.
438199

william_1966
06/11/2013, 16:56
Obrigado a todos novamente.

E onde fica esse "regulador de tensão", da ultima imagem?

Sydney66
06/11/2013, 21:13
Obrigado a todos novamente.

E onde fica esse "regulador de tensão", da ultima imagem?
Boa noite;
Fica instalado atrás do painel (normalmente) próximo ao velocímetro e tem a aparência da foto.
Abs.
438334

william_1966
06/11/2013, 21:51
Beleza Sydney, muito obrigado!!!!

william_1966
10/11/2013, 21:55
Amigos, fui tentar mexer no velocímetro e sem querer quebrei o engate superior do regulador de tensão, desse modo, o marcador de gasolina parou de funcionar... Será que dá pra soldar esse terminal???

Jacimar
11/11/2013, 14:26
Olá ! quebrou foi o negativo certo ? creio que até dá para soldar mas não sei se vale a pena, o regulador é barato e com o tempo e vibração do Jeep a solda pode quebrar . . . boa sorte e um abraço !

william_1966
11/11/2013, 17:19
Olá ! quebrou foi o negativo certo ? creio que até dá para soldar mas não sei se vale a pena, o regulador é barato e com o tempo e vibração do Jeep a solda pode quebrar . . . boa sorte e um abraço !

Blz, vou pensar no que fazer... Valeu!!!