PDA

Ver Versão Completa : Upgrade no motor OM-314 por dentro

titanium
04/11/2013, 19:43
Amigos,

sei que esse assunto ja foi debatido outras vezes, principalmente nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/4405-turbinando-motor-om314-por-dentro.html

Ja conversei com alguns amigos toyoteiros que fizeram o upgrade e gostaram... Outros que disseram que fariam muito em breve!
Cheguei ao ponto de abrir meu motor para revisar e turbinar! Está lá aberto aguardando instruções para o próximo procedimento...

Mas torno ao assunto para perguntar: QUAIS SÃO EXATAMENTE OS ITENS QUE MUDAM NESSE UPGRADE???

Meu objetivo com este tópico é consolidar uma receita de preparação do Mercedes OM 314 para evoluir ele internamente com peças do 364!
sei que muitos amigos certamente terão a mesma duvida que eu!
assim, toda ajuda será bem vinda!

obrigado!

titanium
05/11/2013, 18:08
Ninguém fez esse upgrade na Band?
:shock:

Dimasi
05/11/2013, 20:54
Titanium,
O Sergioband83 fez. Ele não tem aparecido por aqui. Ele dá os ares na lista nacional. Posso garantir que vale a pena. Viajei com ele até os Lençóis e a Band Zen anda junto com a minha 14b turbinada.
Abs

OliveiraDf
05/11/2013, 21:19
Fala rapaz, meu mecânico me falou estes dias exatamente isso, quando precisar fazer, vamos colocar tudo do 364.

fabiano r
05/11/2013, 21:34
Fala rapaz, meu mecânico me falou estes dias exatamente isso, quando precisar fazer, vamos colocar tudo do 364.

Boa noite Oliveira!

Cara eu vi aqui em um oficina o pessoal transformando um OM314 por dentro em OM364 não sei lhe dizer exatamente como foi feito mas dizem que fica muito bom. Já começou adaptar o câmbio?

fabiano r
05/11/2013, 21:39
Ninguém fez esse upgrade na Band?
:shock:

Titanium td na paz?? Amigo o upgrade nunca acaba, um dia espero que demore muito ainda vou fazer esse up mas ainda quero rodar um meio milhão de km com meu motorzinho rsrsrs

titanium
05/11/2013, 21:46
Pois é amigos Dimasi e Oliveira, eu sempre ouço falar muito bem desta adaptação!
inclusive ja conversei com o InoueSan pra ver mais detalhes da transformação mas ele nao soube dar detalhes, pois já tem anos que fez o up.

O problema é que essa "Receita" não ficou muito clara, e o objetivo deste tópico é tentar clarear isso a fim de facilitar a vida dos demais toyoteiros que queiram evoluir seu motor, ao invés de comprar outro!

conversei com meu mecânico e ele nao queria fazer esse UP num primeiro momento...
Hoje, Depois de muito insistir, ele topou encamisar e colocar os pistões do 364-LA com 3 anéis (após o amigo Cristiano daqui do fórum ir lá comigo e convence-lo)
topou também colocar o comando do 364-LA
mas aí surgiu a duvida: se trocar o comando de válvulas TEM que trocar o virbrequin?
O mecânico falou que não... Mas não me passou tanta segurança assim...
Já li relato de alguem que fez sem trocar virbrequin, mas outro relato que o camarada falou que Tem que trocar o virbrequin junto senão nao tem ganhos de potência..

O pistão de 3 canaletes é melhor que o de 5 no que diz respeito a refrigeração, ou seja, esquenta menos e "queima menos óleo", segundo informações passadas pelo amigo Attié e confirmadas pelo mecânico.

quando falamos do JetCooler o mecânico disse que não faria de jeito nenhum! Disse que dava muito problema, etc.
Mas Eu acho que o jetcooler seria um dos pontos mais interessantes do upgrade pelo fato de refrigerar o pistão bem abaixo dele... O que prolonga bastante a vida útil do motor, teoricamente.

Esse video mostra a montagem de um motor OM-355 6 cilindros numa retifica, e mostra direitinho o que é o tal jet cooler.

passo a passo motor 355/5 part.1 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AwPgCFpA4Z8)

Pra finalizar, a receita que vou seguir nesse momento é: Pistões do 364-LA com 3 canaletas + Bicos Injetores de maior vazão (Tb do 364-LA) + Comando de válvulas do 364-LA + Turbo

quem tiver alguma dica, a hora é essa!
abraços

fabiano r
05/11/2013, 22:00
Titanium quando vi o pessoal transformando o motor eles falaram sobre trocar o virabrequim para "dar mais giro"''é um investimento alto mas dizem que vale a pena.

edwint
05/11/2013, 23:15
acompanhando o tópico!

titanium
06/11/2013, 00:21
Titanium quando vi o pessoal transformando o motor eles falaram sobre trocar o virabrequim para "dar mais giro"''é um investimento alto mas dizem que vale a pena.

Fabiano, beleza meu camarada??

Olha só, isso que você falou faz todo sentido!
Vou transcrever o texto que de uma página que explica isso que você colocou em "termos gerais".
Fonte: Virabrequim do Motor | InfoMotor.com.br (http://www.infomotor.com.br/site/2009/02/virabrequim-do-motor/)

TEXTO:
Virabrequim ou árvore de manivelas; o virabrequim que também é conhecido como árvore de manivelas e girabrequim é o eixo central do motor.
Este eixo que recebe a força dos pistões e a inversão do sentido de movimento da biela é o responsável por gerar e enviar ao sistema de transmissão, torque, força e rotação. Preso em seus munhões por mancais de apoio no bloco e capas removíveis entre bronzinas, o virabrequim é fundido em aço carbono tem as bielas acopladas nos moentes e sua geometria lembra várias manivelas colocadas lado a lado. Na mecânica em geral quanto maior for o braço de força ou alavanca maior será o torque e no virabrequim o tamanho da manivela influencia diretamente neste fator, quanto maior a manivela maior será o torque, mas algumas características mecânicas trabalham junto com este fator como rotação e força, onde nos determinados tipos de motores que encontramos nos veículo, são sempre trabalhadas para promover um determinado balanceamento entre essas características. O virabrequim possui alguns contra pesos para manter o eixo balanceado e é vazado internamente para permitir a lubrificação nos seus mancais de apoio e de bielas. Em uma das extremidades do eixo encontramos a saída de força ligada ao volante do motor e em outra encontramos, geralmente, a bomba do sistema de lubrificação do óleo que quando ligado o motor toca sem parar este sistema.

titanium
06/11/2013, 00:40
Ou seja, vejo que a atualização do virabrequim é interessante (talvez não seja imprescindível), pois complementa o ângulo de trabalho (abertura e fechamento) das válvulas do comando 364-LA, que otimiza o tempo de admissão e liberação de ar/queima.

Dito isso, aplicar o comando sem utilizar o virabrequim do "conjunto" 364-LA trará ganhos... MAS não terá o ganho que teria se estivesse utilizando o virabrequim 364-LA, pois como o Fabiano falou (e o texto acima confirmou), se utilizasse o Virabrequim o motor, aí sim, ganharia em Torque pois a Alavanca feita pelo pistão será maior.

O que penso, no entanto, é que a troca de virabrequim pede a troca das Bielas, de forma a não prejudicar o curso do pistão dentro do bloco do 314.
(Se tiver errado, me corrijam)

E para fechar com chave de ouro a receita, Vejo como FUNDAMENTAL a instalação do JetCooler, pois é isso que trará a durabilidade do conjunto!!

DICA: utilizar os pistões do 364-LA e observar se o código dele É Realmente o dos pistões preparados para intercooler!! Eles têm uma cavidade diferenciada no pistão.. E se não for utilizar o intercooler, pode-se utilizar o pistão do 364A.
O detalhe é que seria bom (mas não fundamental) utilizar um intercooler se realmente fosse utilizar os pistões do LA

Minhas conclusões são, portanto:
1 - Qual é a receita pra deixar o OM-314 "turbinado por dentro"?
-> Kit Camisas e Pistões 3 canaletas do 364LA + Bronzinas do Mancal 364LA + Bronzinas da Biela 364LA + Bielas do 364 LA + Comando 364-LA + Virabrequim 364-LA + Bicos Injetores do 364-LA + JetCooler + Turbina + Intercooler

2 - Qual é uma receita para deixar o OM314 pronto pra receber uma turbina "básica"??
-> Kit Camisas e Pistões 3 canaletas do 364LA (pois refrigeram melhor) + Turbo

3 - Qual seria uma preparação INTERMEDIÁRIA entre a TOP (1) e a BÁSICA (2)???
-> Kit camisas e pistões 3 canaletas do 364LA + Comando 364LA + Bicos injetores 364LA + Turbo + Intercooler

Aos mais intendidos, o raciocínio procede???

Abraços

edwint
06/11/2013, 07:44
Se vc trocar o virabrequim por um de curso maior ou menor), tbm terá que trocar obrigatoriamente as bielas, já que a relação de curso (pms e pmi) nao pode ser modificada.

Com cordo que se vc trocar o comando de válvulas poderá obter um resultado melhor, independente de ter que trocar o virabrequim. Pq ha diversos tipos de comandos com angulos e altura dos canes diferentes.

edwint
06/11/2013, 07:48

Para dar mais giro vc precisa ter um curso menor nas bielas/virabrequim, e como vc não pode rebaixar o bloco, isso se torna impossível no bloco original do om314.

E quando vc diminui o curso proporcionalmente perde torque.

edwint
06/11/2013, 07:55
Acredito que quando se fala em "UPGRADE NO MOTOR OM-314 POR DENTRO" é como dizem por ae "turbinar por dentro" só que as pecas do 364, que consiste em:
- troca de pistões e anéis,
- comando de válvulas
- casquinhos de mancal e biela
- bomba de oleo
- talvez o volante
- e talvez as valvulas do cabeçote.

algo alem disso penso que é apenas especulação, não vale a pena.

Amadeus_band
07/11/2013, 18:09
Pelo que eu vejo é o seguinte, trocar o virabrequim não tem relação com "turbinar por dentro", a vantagem de trocar o vira é que o curso do 364 é maior que o 314 (133mm contra 128mm), ou seja vai aumentar a cilindrada (3.8 vai pra 4.0), nisso ganha-se mais potência e torque. Pode-se fazer essa modificação independente se vai andar turbinado ou não, vai melhorar de todo jeito. Como disse o Edwint, consequentemente teria que trocar as bielas pra não alterar o PMS e PMI.

Abraços.

edwint
07/11/2013, 18:48
Pelo que eu vejo é o seguinte, trocar o virabrequim não tem relação com "turbinar por dentro", a vantagem de trocar o vira é que o curso do 364 é maior que o 314 (133mm contra 128mm), ou seja vai aumentar a cilindrada (3.8 vai pra 4.0), nisso ganha-se mais potência e torque. Pode-se fazer essa modificação independente se vai andar turbinado ou não, vai melhorar de todo jeito. Como disse o Edwint, consequentemente teria que trocar as bielas pra não alterar o PMS e PMI.
Abraços.

Saudações,

Trocar o gira nao tem nada a ver mesmo com "turbinar por dentro".

Vc nao vai conseguir almentar a cilindrada almentando o curso do girabrequim, para almentar a cilindrada, vai ter que almentar o diametro dos pistoes.

Se vc trocar o gira por um de curso maior, vai ter que trocar as bielas por menores, dae nao vejo vantagem...

Amadeus_band
07/11/2013, 20:06
Fala Edwin, beleza? Como vai a Band?

Então, rsrsrs, concordo com você que aumentando o diâmetro dos pistões vai aumentar a cilindrada, mas aumentando o curso do vira também aumenta sim a cilindrada, que é calculada com base no volume que varia no cilindro, ou seja, quanto maior o deslocamento do pistão, que é a diferença de altura entre o pms e o pmi maior vai ser a cilindrada. A cilindrada independe do tamanho da biela, se o curso do vira é 128mm qualquer tamanho de biela o pistão irá se deslocar 128mm! O que muda com o tamanho de biela é a taxa de compressão (que também se altera com diâmetro do pistão, altura do bloco, formato do pistão e camara do cilindro).

Abraço!

Amadeus_band
07/11/2013, 20:09
Corrigindo meu post #15 troca-se as bielas para não alterar o PMS (ponto morto superior) senão o pistão ultrapassaria a altura do bloco. O PMI (ponto morto inferior) é alterado.

Glauco mendes
07/11/2013, 21:00
Eu faria a alteração, trocaria os pistões colocaria uns c/ 3 anéis trocava o comando pelo do 364, de quebra colocaria um cabeçote também do 364 claro turbo e intercooler...

titanium
07/11/2013, 21:37
Pois é amigos!

Foi justamente o que falei na mensagem #11.. trocar o virabrequim traz aumento de torque e pode, portanto, ser considerado um "turbinar por dentro", já que o termo remete a uma "preparação do motor para ganhos de potência, por meio de alterações internas".
hehehehe.

E concordo com o amadeus no que diz respeito a aumento da cilindrada, pois se o ponto baixo do pistão aumenta (fica mais baixo) e o ponto alto permanece o do 314, significa que mais mistura pode ser injetada para dentro do cilindro, portanto, há o aumento de cilindrada.

Só acho que o custo x benefício da troca do virabrequim + bielas não compensa quando a grana está curta! rsrsrs...
Mas se trocar, fica exatamente igual um 364LA! rsrsrs..
E ainda sai mais barato que comprar um e instalar, pagar burocracia, etc.

TMHO

:D

Abraços

sergioband83
07/11/2013, 22:33
Pois é amigos Dimasi e Oliveira, eu sempre ouço falar muito bem desta adaptação!
inclusive ja conversei com o InoueSan pra ver mais detalhes da transformação mas ele nao soube dar detalhes, pois já tem anos que fez o up.

O problema é que essa "Receita" não ficou muito clara, e o objetivo deste tópico é tentar clarear isso a fim de facilitar a vida dos demais toyoteiros que queiram evoluir seu motor, ao invés de comprar outro!

conversei com meu mecânico e ele nao queria fazer esse UP num primeiro momento...
Hoje, Depois de muito insistir, ele topou encamisar e colocar os pistões do 364-LA com 3 anéis (após o amigo Cristiano daqui do fórum ir lá comigo e convence-lo)
topou também colocar o comando do 364-LA
mas aí surgiu a duvida: se trocar o comando de válvulas TEM que trocar o virbrequin?
O mecânico falou que não... Mas não me passou tanta segurança assim...
Já li relato de alguem que fez sem trocar virbrequin, mas outro relato que o camarada falou que Tem que trocar o virbrequin junto senão nao tem ganhos de potência..

O pistão de 3 canaletes é melhor que o de 5 no que diz respeito a refrigeração, ou seja, esquenta menos e "queima menos óleo", segundo informações passadas pelo amigo Attié e confirmadas pelo mecânico.

quando falamos do JetCooler o mecânico disse que não faria de jeito nenhum! Disse que dava muito problema, etc.
Mas Eu acho que o jetcooler seria um dos pontos mais interessantes do upgrade pelo fato de refrigerar o pistão bem abaixo dele... O que prolonga bastante a vida útil do motor, teoricamente.

Esse video mostra a montagem de um motor OM-355 6 cilindros numa retifica, e mostra direitinho o que é o tal jet cooler.

passo a passo motor 355/5 part.1 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AwPgCFpA4Z8)

Pra finalizar, a receita que vou seguir nesse momento é: Pistões do 364-LA com 3 canaletas + Bicos Injetores de maior vazão (Tb do 364-LA) + Comando de válvulas do 364-LA + Turbo

quem tiver alguma dica, a hora é essa!
abraços

Daniel,
com essa receita, seu motor vai ganhar muito, ta certinho.
não ha necessidade de trocar virabrequim ou pistao com jetcooler. Como outros colegas falaram, com o seu vira o motor ganha em torque, eh mais longo que o 364, que por sua vez vibra menos por ser mais quadrado. Vc pode utilizar ou não intercooler, depende do uso, se for trilha não ha necessidade.
A diferença que fiz, basicamente foi utilizar 4 pistões do 366LA. Mas com certeza vai ficar showwww.

titanium
07/11/2013, 22:40
Maravilha Sergio!
Deixa eu te perguntar... Lembra seusou pistões do 366LA de 5 ou 3 canaletas?

Mecânico indicou utilizar pistões de 5 canaletas... mas o amigo Cristiano daqui do DF me ensinou que o 3 canaletas resfria melhor... e já que eu não vou usar jetcooler.........

Abraços e obrigado!

sergioband83
07/11/2013, 23:23
Maravilha Sergio!
Deixa eu te perguntar... Lembra seusou pistões do 366LA de 5 ou 3 canaletas?

Mecânico indicou utilizar pistões de 5 canaletas... mas o amigo Cristiano daqui do DF me ensinou que o 3 canaletas resfria melhor... e já que eu não vou usar jetcooler.........

Abraços e obrigado!

Daniel,
com certeza 3 anéis, menos atrito
seu mecanico esta enganado,

titanium
08/11/2013, 08:29
Beleza, hoje comprarei as peças e vou solicitar o kit do 366-LA, conforme voce orientou!
Valeu Sérgio!
Forte abraço!

sergioband83
08/11/2013, 11:00
Beleza, hoje comprarei as peças e vou solicitar o kit do 366-LA, conforme voce orientou!
Valeu Sérgio!
Forte abraço!
Daniel,

apenas comentei do 366LA, mas para evitar conflito com seu mecanico que ja nao estava aceitando nem mesmo as recomendações do Athie. Pode ir de pistão 364LA que vai ficar bem torcudo e resistente.

edwint
08/11/2013, 18:29
Fala Edwin, beleza? Como vai a Band?

Então, rsrsrs, concordo com você que aumentando o diâmetro dos pistões vai aumentar a cilindrada, mas aumentando o curso do vira também aumenta sim a cilindrada, que é calculada com base no volume que varia no cilindro, ou seja, quanto maior o deslocamento do pistão, que é a diferença de altura entre o pms e o pmi maior vai ser a cilindrada. A cilindrada independe do tamanho da biela, se o curso do vira é 128mm qualquer tamanho de biela o pistão irá se deslocar 128mm! O que muda com o tamanho de biela é a taxa de compressão (que também se altera com diâmetro do pistão, altura do bloco, formato do pistão e camara do cilindro).

Abraço!

Boas amigo, não quero ser teimoso, mas veja bem, veja se vc entende meu raciocínio se o pistão descer mais, ele vai também subir mais e vai avançar alem do bloco, é impossivel que ele desça mais e no ponto morto supeior no local original... entendeu?

junior888
18/11/2013, 14:07
e ai titanium, deu tudo certo com a monstrificação do seu motor?

titanium
18/11/2013, 14:31
e ai titanium, deu tudo certo com a monstrificação do seu motor?

Opa! Bem lembrado!

Meu motor tive que ir com calma.............
1º - meu mecânico se recusou a fazer a monstrificação mais agressiva! rsrs
2º - para instalar as camisas e os pistões de 364-LA, é necessário abrir uns 2mm no Bloco (segundo informações da Loja que me vendeu o kit - e que TAMBÈM fazem motores mercedes)

Ou seja... acabei optando pelos pistões do 352A, com 3 canaletas.
:\

Comando de Válvulas é o do 364-LA.

Será que vai ficar BÃO??????????
Estou na expectativa!

Glauco mendes
18/11/2013, 14:50
Opa! Bem lembrado!

Meu motor tive que ir com calma.............
1º - meu mecânico se recusou a fazer a monstrificação mais agressiva! rsrs
2º - para instalar as camisas e os pistões de 364-LA, é necessário abrir uns 2mm no Bloco (segundo informações da Loja que me vendeu o kit - e que TAMBÈM fazem motores mercedes)

Ou seja... acabei optando pelos pistões do 352A, com 3 canaletas.
:\

Comando de Válvulas é o do 364-LA.

Será que vai ficar BÃO??????????
Estou na expectativa!

Para mim vai ficar bacana, eu iria além colocaria um cabeçote completo do 364, fala com canzilão ele tem um para rolo.

titanium
18/11/2013, 15:16
Pois é Glauco...
Conversei com ele sim!

Mas o orçamento estava bem limitado.. aí não deu pra inventar muito, pois tinha várias outras coisas na lista do JáQuê!
:news-coffee:

Abraços

DeMelo
10/01/2014, 13:36
Titanium,

Agora que vc terminou a "monstrificação" e testou o resultado, poderia postar a "receita de bolo" completa e também o nome da loja em que vc comprou o Kit? vou fazer essa adaptação algum dia. Espero que demore muito!
abçs

titanium
10/01/2014, 15:06
Fala meu camarada DeMelo!!!

Pois é rapaz eu criei esse tópico justamente pra que fique claro as opções de upgrade que temos no véio 314!

Se você olhar no tópico com mais calma verá que identifiquei 3 upgrades...

1 - o básico: turbina + intercooler
2 - o intermediário: Turbina + intercooler + retífica com comando de valvula do 364-LA, camisas e pistões 3 canaletas do 352A e bicos maiores
3 - o avançado: turbina + intercooler + retífica com comando de valvula do 364LA, camisas e pistões 3 canaletas do 366 ou 364 LA (os pistões são maiores, então tem que trabalhar o bloco), Virabrequim do 364-LA + bicos injetores maiores + JetCooler

EU fiz a 2ª preparação mas ainda não coloquei intercooler.
Fiz essa preparação por 2 motivos: Grana e Conservadorismo!

Conservadorismo por que eu não queria ter que trabalhar o bloco do motor.
Grana por que eu teria que trocar virabrequim, que sozinho custa 1.550 pratas...

E um terceiro fator é que meu mecanico não iria garantir o serviço do JetCooler.....

Então essa preparação INTERMEDIÁRIA pra mim saiu como uma luva!

agora..... aproveitei pra trocar TUDO do motor.. muita coisa nova e Standard!

No meu tópico tem o contato da loja que comprei!
Que, inclusive, é de Goiânia.
Foi o local mais barato que encontrei e o atendimento foi Fantástico!

PS: além de vender peças, eles fazem o motor também!

É a DELTA MOTORES de Goiânia.
Pode falar com o ADELÍCIO ROCHA! O cara entende bastante e me ajudou muito a montar essa configuração Intermediária de forma que ficasse bem redondinha!

PS: e eu só fiz esse upgrade por que ia turbinar... não fosse isso, o motorzão iria durar uma eternidade ainda! rsrsrs

RELATO
fiz uma viagem com ele e não pude tirar tudo do motorzão...
Ele estava amaciando ainda.
Só havia rodado 300km em cidade e parti pra viagem rumo a bahia.
Força ele tem de sobra!
A terceira e quarta marcha estão um Canhãoooooooo!!!
A quinta está animada também!! Mas não usei muito por que senti que o motor esquentou bem... aí tirei o pé e andei mais de quarta...

O carro está muito forte e quando colocar um intercooler vai ficar shooooowww!!
A Bomba Injetora está meio fechada também....

Então quando eu ajustar esses detalhes........... kkkkkkkkkkkkkkk... vai ficar bão!!!

DeMelo
10/01/2014, 15:29
Fala meu camarada DeMelo!!!

Pois é rapaz eu criei esse tópico justamente pra que fique claro as opções de upgrade que temos no véio 314!

Se você olhar no tópico com mais calma verá que identifiquei 3 upgrades...

1 - o básico: turbina + intercooler
2 - o intermediário: Turbina + intercooler + retífica com comando de valvula do 364-LA, camisas e pistões 3 canaletas do 352A e bicos maiores
3 - o avançado: turbina + intercooler + retífica com comando de valvula do 364LA, camisas e pistões 3 canaletas do 366 ou 364 LA (os pistões são maiores, então tem que trabalhar o bloco), Virabrequim do 364-LA + bicos injetores maiores + JetCooler

EU fiz a 2ª preparação mas ainda não coloquei intercooler.
Fiz essa preparação por 2 motivos: Grana e Conservadorismo!

Conservadorismo por que eu não queria ter que trabalhar o bloco do motor.
Grana por que eu teria que trocar virabrequim, que sozinho custa 1.550 pratas...

E um terceiro fator é que meu mecanico não iria garantir o serviço do JetCooler.....

Então essa preparação INTERMEDIÁRIA pra mim saiu como uma luva!

agora..... aproveitei pra trocar TUDO do motor.. muita coisa nova e Standard!

No meu tópico tem o contato da loja que comprei!
Que, inclusive, é de Goiânia.
Foi o local mais barato que encontrei e o atendimento foi Fantástico!

PS: além de vender peças, eles fazem o motor também!

É a DELTA MOTORES de Goiânia.
Pode falar com o ADELÍCIO ROCHA! O cara entende bastante e me ajudou muito a montar essa configuração Intermediária de forma que ficasse bem redondinha!

PS: e eu só fiz esse upgrade por que ia turbinar... não fosse isso, o motorzão iria durar uma eternidade ainda! rsrsrs

RELATO
fiz uma viagem com ele e não pude tirar tudo do motorzão...
Ele estava amaciando ainda.
Só havia rodado 300km em cidade e parti pra viagem rumo a bahia.
Força ele tem de sobra!
A terceira e quarta marcha estão um Canhãoooooooo!!!
A quinta está animada também!! Mas não usei muito por que senti que o motor esquentou bem... aí tirei o pé e andei mais de quarta...

O carro está muito forte e quando colocar um intercooler vai ficar shooooowww!!
A Bomba Injetora está meio fechada também....

Então quando eu ajustar esses detalhes........... kkkkkkkkkkkkkkk... vai ficar bão!!!

Agora ficou uma síntese perfeita das possíveis modificações. :palmas:
Vou salvar esses dados no meu computador para no futuro fazer essas alterações aí. Se vc me diz que a Delta é uma boa opção, depois vou lá sondar o pessoal.
No meu caso tenho câmbio 4 marchas e relação 12;35. Acho que vai ficar um 4ª longaaaaa!!! hehehe
abçs

titanium
10/01/2014, 16:52
Agora ficou uma síntese perfeita das possíveis modificações. :palmas:
Vou salvar esses dados no meu computador para no futuro fazer essas alterações aí. Se vc me diz que a Delta é uma boa opção, depois vou lá sondar o pessoal.
No meu caso tenho câmbio 4 marchas e relação 12;35. Acho que vai ficar um 4ª longaaaaa!!! hehehe
abçs

Opa vai ficar shoooww!!
A sua band com 4 marchas e relação 12x35 + pneus 33x10,5 vai ficar com uma ótima relação para estrada!
E como a sua é um pouco mais leve que a minha, fica bacana!!!

O seu motor já está turbinado... então ainda segura muito tempo! rsrsrs

A Delta é sim uma ótima opção, pelo menos pra quem mora em Brasília!
Vale a pena fazer outros orçamentos, mas gostei de lá!

A minha Band ainda precisa de alguns ajustes para ficar 100%.. mas são ajustes mesmo... logo logo dou uma esticada até goiânia aí vc conhece a Lendinha! hehehe

Abração!

DeMelo
10/01/2014, 18:04
Opa vai ficar shoooww!!
A sua band com 4 marchas e relação 12x35 + pneus 33x10,5 vai ficar com uma ótima relação para estrada!
E como a sua é um pouco mais leve que a minha, fica bacana!!!

O seu motor já está turbinado... então ainda segura muito tempo! rsrsrs

A Delta é sim uma ótima opção, pelo menos pra quem mora em Brasília!
Vale a pena fazer outros orçamentos, mas gostei de lá!

A minha Band ainda precisa de alguns ajustes para ficar 100%.. mas são ajustes mesmo... logo logo dou uma esticada até goiânia aí vc conhece a Lendinha! hehehe

Abração!

Beleza,
Passa mesmo por aqui. Vamos marcar um dia em que o Canzil esteja por aqui com a Azeitona para testarmos as duas. A band do Canzil tá bruta: motor 364LA-novo e turbina k-16, pneus 33x12,5, relação 12:35. Pensa na patada que dá!!!:shock:

titanium
10/01/2014, 20:25
:concordo:
Pode deixar!

Vamos combinar esse passeio!

Ah! e por falar em passeio, pessoal daqui de Brasília está querendo passar o carnaval no Jalapão!
Topa?

(ainda não sei se vou! rsrs)

AlexandreStudart
10/01/2014, 22:54
Titanium, Tudo bom?

Pelo seu relato essa configuração ficou muito boa, você pode nos informar o quanto foi gasto só a parte da retífica com as peças trocadas e retificadas? Vou precisar retificar logo mais.

Obrigado,

Alexandre

DeMelo
12/01/2014, 21:54
:concordo:
Pode deixar!

Vamos combinar esse passeio!

Ah! e por falar em passeio, pessoal daqui de Brasília está querendo passar o carnaval no Jalapão!
Topa?

(ainda não sei se vou! rsrs)

Rapaz,
A tentação é grande, masssss:???: estou construindo uma casa e preciso botar um freio nos gastos. Já conheço o jalapão, mas na época que fui não foi de band. Então quero fazer novamente!!! Quem sabe numa outra oportunidade..
Te toda forma, valeu pelo convite!!

titanium
12/01/2014, 22:02
Rapaz,
A tentação é grande, masssss:???: estou construindo uma casa e preciso botar um freio nos gastos. Já conheço o jalapão, mas na época que fui não foi de band. Então quero fazer novamente!!! Quem sabe numa outra oportunidade..
Te toda forma, valeu pelo convite!!

Opa DeMelo, então somos dois que teremos que abrir mão do passeio em função de outras prioridades! rsrs..

Masss teremos outras oportunidades! Com certeza!

Alexandre, o custo depende MUITO do que você vai precisar fazer no seu motor...
Mas se fossemos fechar um Kit de Upgrade do 314, o Kit BRUTO sairia por uns 3.738 só comando de valvulas, virabrequim e jogo de pistões e camisas do 364.

Mas nesse cálculo entra as demais peças que você precisa trocar no seu motor... se vai fazer BI, o valor da turbina, do intercooler, da mão de obra da montagem do motor, da retífica.............................

rsrsrs
a lista é grande!

Abraços a todos!

AlexandreStudart
12/01/2014, 23:14
Alexandre, o custo depende MUITO do que você vai precisar fazer no seu motor...
Mas se fossemos fechar um Kit de Upgrade do 314, o Kit BRUTO sairia por uns 3.738 só comando de valvulas, virabrequim e jogo de pistões e camisas do 364.

Mas nesse cálculo entra as demais peças que você precisa trocar no seu motor... se vai fazer BI, o valor da turbina, do intercooler, da mão de obra da montagem do motor, da retífica.............................

rsrsrs
a lista é grande!

Abraços a todos!

Titanium, eu vou ter que fazer a BI tb, e pretendo fazer o mesmo up que vc fez, mas sem instalar turbo e intercooler no momento, apenas o motor e BI. Turbo fica para o outro "porquinho".

Meu motor vaza óleo pelo volante, já tentei consertar mas não adiantou, só gastei $$, o V.B já está com 1mm de passe, então vou ter que trocá-lo. Qdo li seu tópico gostei pq se encaixou comigo, ainda mais pq a oficina é aqui em GO.
Incluindo a BI vc gastou, na parte do motor, R$ 3700?, Pretendo fazer o mesmo que vc fez, o intermediário, até pq vc disse que o cara não garante a mudança radical para o 364.

Desde já obrigado,

Alexandre

DeMelo
13/01/2014, 10:53
Titanium, eu vou ter que fazer a BI tb, e pretendo fazer o mesmo up que vc fez, mas sem instalar turbo e intercooler no momento, apenas o motor e BI. Turbo fica para o outro "porquinho".

Meu motor vaza óleo pelo volante, já tentei consertar mas não adiantou, só gastei $$, o V.B já está com 1mm de passe, então vou ter que trocá-lo. Qdo li seu tópico gostei pq se encaixou comigo, ainda mais pq a oficina é aqui em GO.
Incluindo a BI vc gastou, na parte do motor, R$ 3700?, Pretendo fazer o mesmo que vc fez, o intermediário, até pq vc disse que o cara não garante a mudança radical para o 364.

Desde já obrigado,

Alexandre

Alexandre,

Vai postando aqui suas decisões, especialmente mão-de-obra, pois tenho interesse em saber quais são os melhores e mais em conta, já que também sou de goiânia.

AlexandreStudart
13/01/2014, 15:46
Alexandre,

Vai postando aqui suas decisões, especialmente mão-de-obra, pois tenho interesse em saber quais são os melhores e mais em conta, já que também sou de goiânia.

DeMelo, tudo bom?
Claro que sim. Vc deve lembrar de mim, já nos encontramos no mecânico Calango e no autódromo, no Interjeep.

Ainda não tenho nenhum custo, mas como o Titanium fez aqui, ele é quem tem o caminho das pedras. Tô aguardando ele nos passar.

Abraço
Alexandre

titanium
13/01/2014, 16:59
Alexandre, 3.700 mil é só o custo das peças que eu passei: comando de valvulas, virabrequim e jogo de pistões e camisas do 364.
Ainda vai um monte de peças dependendo do que seu motor precisa fazer...
As principais são essas... mas ainda tem bucha de biela, de mancal... tem que ver o que precisa ser feito.
Ainda tem que botar uns 1.000 reais do mecânico que vai desmontar e montar o motor e o valor da retifica...
que deve ficar na casa dos 1.500 (no mínimo)...

Se for turbinar, tem o valor do kit turbo e da turbina..

Vc disse que não iria turbinar, mas as vezes é interessante... já que os pistões e o comando são próprios pra uma receita turbo intercooler...
PROBLEMA Não acho que vai ter se deixar de turbinar, masssss não sei se rende tanto quanto deveria...

:grin:

É isso aee, qualquer dúvida só gritar!
Abraços

DeMelo
13/01/2014, 17:43
DeMelo, tudo bom?
Claro que sim. Vc deve lembrar de mim, já nos encontramos no mecânico Calango e no autódromo, no Interjeep.

Ainda não tenho nenhum custo, mas como o Titanium fez aqui, ele é quem tem o caminho das pedras. Tô aguardando ele nos passar.

Abraço
Alexandre

Alexandre,
Lembro-me de vc sim!!! até perguntei sobre os pneus 33x12'5 e a gaiola interna na sua band. Então, vamos marcar um dia para nos encontrarmos quando o Titanium aparecer por aqui e o Canzil também estiver em goiânia. Assim, poderemos trocar informações sobre as band, especialmente a do Titanium e do CAnzil que estão uns verdadeiros foguetes. Até lá espero ter trocado a suspa da minha para mola helicoidal. Aí vc aproveita e vê como ficou.
abçs

titanium
13/01/2014, 19:31
Foguete não, amigo DeMelo!!
rsrsrs..
É que a minha Band é meio pesadinha, sabe!? então precisa de um empurrãozinho maior!
kkkkkkk

abraços!

DeMelo
13/01/2014, 19:40
Foguete não, amigo DeMelo!!
rsrsrs..
É que a minha Band é meio pesadinha, sabe!? então precisa de um empurrãozinho maior!
kkkkkkk

abraços!

Tá certo....:pensativo: já postou linhas acima que estava andando a 140km/h e não era "de final"". Para os padrões de band isso é um "foguete" kkkk

AlexandreStudart
15/01/2014, 13:26
Titanium,

Obrigado pela informações e assim que eu for retificá-lo eu volto a procurá-lo para sanar as possíveis dúvidas. Talvez eu procure a mesma retífica.

DeMelo, vamos nos encontrar sim e´só marcar que eu apareço, quero ver esses "foguetes"!

Abraço

Alexandre

Sergio c
15/04/2014, 10:33
Dando uma revigorada nesse tópico e aproveitando o mesmo, peço uma sugestão aos mais experientes aqui do forum.
Estou por negociar minha caixa de 4 marchas por uma de 5, com uma pequena volta em dinheiro, pois o mesmo só usa a band no fundão de uma fazenda, não precisa da quinta marcha heheh, e, ouvi alguns relatos sobre aliviar o peso do volante do motor OM 364, da MB 710 que uso, com turbo e intercooler, pois subiria de giro mais fácil e não ficaria tão forte em alta rotação, mais passível de quebrar, pois em alta o motor não apanha nem com reza braba, só tirando o pé.

Pergunto, alguém já aliviou o peso do volante do motor? Qual o peso dele e quanto de peso se tiraria? Teria que balanceá-lo novamente? Em qual dos lados do volante se tiraria esse peso em um torno?
Um abraço.

titanium
15/04/2014, 12:51
Sergio,

Investi uma GRANA na mudança de câmbio de 4m para o 5 marchas.
O mais delicado e difícil de acertar foi o cardã (que tem que cortar, soldar e balancear - esse último TEM que ser em empresa de confiança).

Sofri mais de ano tentando arrumar alguém que fizesse um bom serviço no cardã.
Só agora no último mês encontrei.

O que quero dizer é: SE você usa pneus 33" ou 35" e manter velocidades máximas de 120... 130 km/h, talvez seja melhor APENAS alongar as relações para 12x35!

O ganho da 5ª marcha não é significativo frente ao investimento.
É um câmbio muito bom e deixará a Band BEM MAIS ECONÔMICA.
Tem que ver qual é o seu objetivo com a Band, ne!?
:)

..

E em relação ao volante do motor, eu não recomendo alterar nada..

Abraços

Sergio c
16/04/2014, 21:42
Sergio,

Investi uma GRANA na mudança de câmbio de 4m para o 5 marchas.
O mais delicado e difícil de acertar foi o cardã (que tem que cortar, soldar e balancear - esse último TEM que ser em empresa de confiança).

Sofri mais de ano tentando arrumar alguém que fizesse um bom serviço no cardã.
Só agora no último mês encontrei.

O que quero dizer é: SE você usa pneus 33" ou 35" e manter velocidades máximas de 120... 130 km/h, talvez seja melhor APENAS alongar as relações para 12x35!

O ganho da 5ª marcha não é significativo frente ao investimento.
É um câmbio muito bom e deixará a Band BEM MAIS ECONÔMICA.
Tem que ver qual é o seu objetivo com a Band, ne!?
:)

..

E em relação ao volante do motor, eu não recomendo alterar nada..

Abraços
É amigo Titanium, se der certo o negócio das caixas vou faze-lo, mas quanto ao volante do motor, vou deixa-lo com o peso dele mesmo...... Um abraço.

sergioband83
17/04/2014, 19:41
ola xará,
Minha opinião é que se vc tem possibilidade de instalar um 5m, va em frente, vai valorizar a viatura e andar mais aliviado na estrada e se for por uma pequena diferença melhor ainda.
Como vc faz trilha melhor ter o 5m que alongar.
Não reparei no seu guincho, se for mecanico a tomada de força não vai servir.

Sergioporto
18/04/2014, 11:58
ola xará,
Minha opinião é que se vc tem possibilidade de instalar um 5m, va em frente, vai valorizar a viatura e andar mais aliviado na estrada e se for por uma pequena diferença melhor ainda.
Peguei o bonde andando !Minha caixa antiga era 4 sincronizada e troquei por 5 marchas e a tomada do Bisseli deu certo.Uma coisa que tive que fazer foi acrescentar mais calços entre tomada e carcaçao da reduzida para nao "enforcar " dentes.

Sergio c
18/04/2014, 17:44
ola xará,
Meus xaras, meu guincho é um Mille Maker 12.000 elétrico, aquele com LEDs de três cores para evitar super aquecimento, mas no futuro, bem mais p frente, pretendo ter um biselli na frente da band heheheh Um abraço p vcs.

Dimasi
18/04/2014, 21:27
Se não achar o Biselli, vai de Ekron.

Renatozt
26/11/2014, 23:03
Upgrade completo motor 314 para 364

- virabrequim 364 sem contra peso
- comando do caminhão MB 914
- valvular 45°
- kit`s camisa, pistão e anéis motor 366 LA omega
- engrenagem do comando com avanço
- engrenagem da bomba sem avanço
- 4 bicos do 366 LA
- 4 bielas 366

Rodrigo-ce
27/11/2014, 00:01
Moçada tudo em paz com vocês.
Meu OM 314 vai precisar de uma retifica para receber as possíveis configurações que estou querendo fazer.
Configurações a ser instaladas:
-Turbina K 16
-Intercooler do VW 8-150
-Relação 12x35
-Filtro de ar com um bom dimensionamento (grande) para não restringir a entrada de ar no sistema.
Por enquanto não ainda não sei de que caminhão usar.
De acordo com a preparação (intermediária) que foi usada pelo Titanium:
-Comando de válvulas do 364
-Camisa e pistões de 3 canaletas do 352A
-Bicos injetores maiores
Usando essa configuração que citei no começo do post.
O que eu poderia acrescentar a mais na preparação interna do motor do que: o comando de válvulas do 364 e os pistões com
3 canaletas do 352A e as bicos injetores maiores. SEM TER QUE MEXER NO BLOCO

titanium
27/11/2014, 07:59
Moçada tudo em paz com vocês.
Meu OM 314 vai precisar de uma retifica para receber as possíveis configurações que estou querendo fazer.
Configurações a ser instaladas:
-Turbina K 16
-Intercooler do VW 8-150
-Relação 12x35
-Filtro de ar com um bom dimensionamento (grande) para não restringir a entrada de ar no sistema.
Por enquanto não ainda não sei de que caminhão usar.
De acordo com a preparação (intermediária) que foi usada pelo Titanium:
-Comando de válvulas do 364
-Camisa e pistões de 3 canaletas do 352A
-Bicos injetores maiores
Usando essa configuração que citei no começo do post.
O que eu poderia acrescentar a mais na preparação interna do motor do que: o comando de válvulas do 364 e os pistões com
3 canaletas do 352A e as bicos injetores maiores. SEM TER QUE MEXER NO BLOCO

Grande Rodrigo! Beleza meu amigo???

Rapaz, o RENATOZT que postou acima é Toyoteiro das antigas... só é novo de 4x4brasil...
Ele está neste momento fazendo o motor dele (ele mesmo) e vai fazer uma preparação mais bruta que a minha.

Vou pedir para ele colocar aqui se REALMENTE é necessário abrir o bloco para encamisar os pistões 366-LA.

Se não for preciso abrir o bloco, aí fica bem mais fácil de proceder com o upgrade mais AVANÇADO.

Abraços

Rodrigo-ce
27/11/2014, 22:08
Aqui anda tudo beleza.
É de um relato como este do Renatozt que estou precisando.
Acabei de concluir um curso de mec. de veículos a diesel no senai. Por sorte todas os motores que desmontamos eram MB.
Eu pretendo montar o motor em casa, somente o que for necessário será feito na retifica.
Minha única preocupação é reabrir o bloco e ficar muito frágil.
Vou ficar no aguardo dos relatos da preparação do nosso colega Renatozt
Forte abraço a todas.

Helismarques
24/10/2018, 16:13
Fabiano, beleza meu camarada??

Olha só, isso que você falou faz todo sentido!
Vou transcrever o texto que de uma página que explica isso que você colocou em "termos gerais".
Fonte: Virabrequim do Motor | InfoMotor.com.br (http://www.infomotor.com.br/site/2009/02/virabrequim-do-motor/)

TEXTO:
Virabrequim ou árvore de manivelas; o virabrequim que também é conhecido como árvore de manivelas e girabrequim é o eixo central do motor.
Este eixo que recebe a força dos pistões e a inversão do sentido de movimento da biela é o responsável por gerar e enviar ao sistema de transmissão, torque, força e rotação. Preso em seus munhões por mancais de apoio no bloco e capas removíveis entre bronzinas, o virabrequim é fundido em aço carbono tem as bielas acopladas nos moentes e sua geometria lembra várias manivelas colocadas lado a lado. Na mecânica em geral quanto maior for o braço de força ou alavanca maior será o torque e no virabrequim o tamanho da manivela influencia diretamente neste fator, quanto maior a manivela maior será o torque, mas algumas características mecânicas trabalham junto com este fator como rotação e força, onde nos determinados tipos de motores que encontramos nos veículo, são sempre trabalhadas para promover um determinado balanceamento entre essas características. O virabrequim possui alguns contra pesos para manter o eixo balanceado e é vazado internamente para permitir a lubrificação nos seus mancais de apoio e de bielas. Em uma das extremidades do eixo encontramos a saída de força ligada ao volante do motor e em outra encontramos, geralmente, a bomba do sistema de lubrificação do óleo que quando ligado o motor toca sem parar este sistema.

Gostaria de saber aonde foi feito seu motor, como ficou a preparação? Quantos cv ele tem, valor q gastou, aumento os rpm para quantos? Quiser passar as informações pelo whats 069 99214-1515 agradeço

Helismarques
24/10/2018, 16:17
Aqui anda tudo beleza.
É de um relato como este do Renatozt que estou precisando.
Acabei de concluir um curso de mec. de veículos a diesel no senai. Por sorte todas os motores que desmontamos eram MB.
Eu pretendo montar o motor em casa, somente o que for necessário será feito na retifica.
Minha única preocupação é reabrir o bloco e ficar muito frágil.
Vou ficar no aguardo dos relatos da preparação do nosso colega Renatozt
Forte abraço a todas.

Como ficou seu upgrade no OM 314 quantos cv e rpm ficou?
Manda MSG no whats 069992141515

Fernando51
27/07/2020, 17:06
Li o tópico inteiro que é excelente e como tenho pensado em uma band , dei uma checada se algum dia a MB teria feito um OM314A,
pois fez , modelo OM 343 919 017 xx xx xx

Usou pistoes do 352 , Mahle 3 aneis 97 mm

bicos injetores de oleo nos pistoes

Tuchos do 352

Turbo Trac (de trator)

Tampa do cabeçote no jeito

Nao vi nada de LDA

Resultado 116 HP

Fernando51
27/07/2020, 17:08
Dados do turbo573793

titanium
28/07/2020, 11:26
Boas informações, Fernando!

Fernando51
04/08/2020, 17:28
Motor estava a venda no M Livre. Alguem sabe em que veiculo esse modelo de tampa de cabeçote circulou por aqui?

573914

Sergio c
04/08/2020, 17:58
Que eu me lembre, nunca vi essa tampa em motores MB por aqui. Deve ter vindo em um motor importado.
Motor estava a venda no M Livre. Alguem sabe em que veiculo esse modelo de tampa de cabeçote circulou por aqui?

573914

Fernando51
04/08/2020, 18:01
É a mesma do 314A da foto do meu post anterior ? Deve ter sido usado em trator ou gerador.

JoseUY
21/02/2024, 13:03
Olá, te sigo desde o Uruguai.
Estava pensando em fazer a conversão completa do meu OM314 para OM364, e já vi muitos posts sobre isso no fórum.
Vi que o 364 tem 5 mm a mais de curso e os pistões medidos do centro do parafuso até a cabeça são 2,5 mm mais curtos que os do OM314, portanto não devem ficar salientes na troca do virabrequim.
Tenho duas grandes dúvidas: 1) na hora de trocar o virabrequim e instalar o do OM364, as bielas em seu percurso não tocam o bloco já que atualmente passam bem próximas? 2) A outra dúvida é como colocar os jet coolers que eles mencionam, meu motor não tem assentos para os jet coolers na galeria de óleo. (Deixo-vos um vídeo da adaptação dos jet coolers num motor OM352 ?Como adaptar jetcooler no bloco Mercedes 352. - YouTube (https://youtu.be/JhvjPuYn0To?si=QeBZpIXtS9ROxpYu))

Agradeço quaisquer idéias ou sugestões antecipadamente.

Saudações do Uruguai, você tem um ótimo fórum.

Ellian Cavalheiro Macedo
01/05/2025, 01:18
Buenas, procurei bastante mas não consegui encontrar um tópico especifico, eu tenho um velho om324 e gostaria de melhorar ele (pra não mexer com documentação), ouvi muito falar que dá para colocar o cabeçote do om314, alguém já viu essa modificação? é possivel avançar direto para um kit como o citado acima, com peças do 364? ou o bloco precisaria ser retrabalhado?

jmzerba
27/05/2025, 18:16
Tenho uma Bandeirante 1989, foi feito up-grade total do motor e turbinada, motor hoje está com 7.000Km e está perfeito, na estrada a velocidade cruzeiro, sem forçar é de 100Km/h. FICOU MUITO BOM. RECOMENDO.