Ver Versão Completa : Ponto de ancoragem
leopoldo
12/11/2005, 15:03
Pontos de ancoragem são úteis quando precisamos de um ....... e normalmente só se necessita destes pontos quando estamos enrascados.
Muitas vêzes usamos (no guincho) a técnica de um cabo esticado até o ponto de ancoragem para tirar ou sermos tirados do atoleiro.
Mas quando necessitamos usar a patesca ou a cinta amarrada ao jeep vem o problema:
Como ancorar o gancho no jeep sem arrancar ou dobrar o parachoque, o chassis ou estragar a cinta de nylon?
Se você tem um para-choque como o meu, um KeKo, tem uma solução.
Colocar manilhas na furação do engate do TowBar.
O primeiro passo é comprar pelo menos um par de manilhas com as corretas dimensões para a montagem.
Observem que existem vários fabricantes de manilhas - retas ou curvas - e tanto as dimensões, como o material empregado na fabricação destas é diferente. Prestem atenção na classificação da manilha e nas dimensões tanto do para-choque como da manilha para fazer um serviço coerente e de bom acabamento.
No meu caso, comprei manilhas Conforja Grau T, de 5/8, redonda, com pino passante de 19 mm. Classe de resistência 3,25 toneladas - www.comcabo.com.br - ao preço de 65,00 cada PAR.
http://www.comcabo.com.br/1024x768/Acess/manilhasgraut.htm
Dê preferência para manilha redonda por causa dos angulos de trabalho que podem ser maiores e ela cria um bom espaço na montagem no para-choque.
A manilha tem uma abertura compatível com a largura disponível no suporte do para-choque.
Veja que esta medida de 19 mm é muito importante pois é praticamente o diâmetro disponível no furo do para-choque KeKo.
Na verdade, usei uma esmerilhadeira/retífica pneumática e alarguei o furo, só o suficiente para o pino de 19 mm passar bem justo. E daí, um bom par de parafusos e arruelas de aço INOX resolvem os detalhes da montagem.
Além do visual, fica um ótimo ponto de ancoragem fixo.
OBS:
1-Para evitar que amigos do alheio levem de graça sua manilha, podem colocar parafusos passantes com porcas parlock.
Nesse caso não aconselho usar manilhas com pino que rosca no próprio corpo da manilha pois ficaria muito fácil alguém levar de presente.
2- Para evitar o esmagamento lateral da chapa do suporte preencha o espaço com arruelas de aço INOX de forma a ficar uma montagem bem justa.
3- Repetindo o que eu já havia colocado em outro tópico, leiam o manual de guinchamento da WARN e vejam o filme de técnicas de guinchamento da RAMSEY.
Manual de tecnicas de guinchamento:
The Basic Guide to Winching Techniques
Provides the reader with a basic understanding of an electric winch and teaches the basics of proper winching techniques.
File size: 1.28 MB
http://www.warn.com/corporate/images/90/TechGuide_PN62885-A2.pdf
Produtos WARN:
http://www.warn.com/corporate/truck_product_literature.shtml
Videos de técnicas de guinchamento RAMSEY:
http://www.ramsey.com/atv/atv_video.html
Produtos RAMSEY:
http://www.ramsey.com/automotive/index.html
Elmer_Jeep
12/11/2005, 20:37
:palmas:
Carlos ZN
13/11/2005, 10:30
Grande Leopoldo,
Parabéns pelo projéto, :palmas: :palmas: :palmas:
Agora jogando confete, eu tenho uma grande adimiração e respeito por seus conhecimentos e competencia tendo como exemplo a contribuição que dá aqui no fórum, sempre suas criticas são construtivas, mostrando os erros, e provando por A + B e sempre com respeito aos companheiros, não denegrindo as idéias e opniões, pois como todos sempre estamos aprendendo.
Mais uma vez Parabéns :palmas: :palmas: :palmas:
Olá Leopoldo, tudo bem? Realmente ficou bacana esse fórum. Aproveitando, estou com um jeep 1973 6cc e pretendo dar uma equipada mas estou sem idéias. Teria como me enviar fotos do seu? O meu já está com santo-antônio, galão de 20 litros e pára-choques dianteiro tubular. Acho bonito aquele com protetor de faróis e em breve irei trocá-lo. Pretendo colocar pneus 255/75/15 ou 31/10,5/15r mas não sei se precisarei trocar alguma peça pelo peso do conjunto. Poderia me dar uma força? No mais, parabéns e grande abraço.
bom dia Leopoldo;
Obrigado pela direta explicação !! Ancoragem é fácil desde que feita corretamente, com certeza todos já viram riscos e prejuízos desnecessários pela não observação de pequenos detalhes básicos de segurança e bom senso !
No meu utilizo 2 ganchos tipo de Toyota fixados na parte de cima do chassis (um de cada lado, é óbvio). Por favor me diga, é correto ? Não pode entortar o chassis ? Pode causar outro tipo de dano ?
Obrigado e abraços,
leopoldo
14/11/2005, 09:50
Teria como me enviar fotos do seu?
veja que em cada mensagem do pessoal do fórum, costuma-se colocar um link para as fotos do "album pessoal".
no meu caso, veja aqui em baixo, acima do botão "perfil" tem o link. É só clicar em cima.
leopoldo
14/11/2005, 10:01
1- é correto ?
2- Não pode entortar o chassis ?
3- Pode causar outro tipo de dano ?
1- Sim. quando usava o para-choque original do jeep tinha soldado à placa suporte do guincho uma extensão e nela colocado 2 ganchos de toyota também.
2- Desde que a os parafusos usados sejam aço de alta resistência. Eu recomendo colocar parafusos 12.9 (Allen) e porcas auto-freno, não esquecendo de arruelas entre o cabeça do parafuso ou a porca, dependendo da sua montagem.
Entortar o chassis eu nunca ví. Já ví sim gancho ser tracionado acima do limite e ficar reto como um espeto!
3- Não vejo como. Mas tem gente que tem certos "poderes" e fazem coisas esquisitas ...... ai aparecem no Guinnes ou No cidade alerta, ou no Arquivo X !
Obrigado chefia !!!! :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
3- Não vejo como. Mas tem gente que tem certos "poderes" e fazem coisas esquisitas ...... ai aparecem no Guinnes ou No cidade alerta, ou no Arquivo X !
Mas é destes estranhos poderes que aparece a tal LEI DE MURPHY :lol: :lol: :lol: :lol:
Abraços,
Leopoldo:
essa mao gordinha ai na foto eh sua? :mrgreen:
brincadeiras a parte, nao fica muito complicado retirar tudo isso caso fosse necessario utilizar um tow bar por exemplo?
mas de qquer forma achei sensacional.
putz, que saudades do Arquivo X... :?
[]'s
nao fica muito complicado retirar tudo isso caso fosse necessario utilizar um tow bar por exemplo?
mas de qquer forma achei sensacional.
Poderia utilizar o Towbar já colocado com a manilha, acredito que um não interfira no outro ! Tem muitos jipes aqui em Curitiba que utilizam !
Abraços,
leopoldo
14/11/2005, 10:23
nao fica muito complicado retirar tudo isso caso fosse necessario utilizar um tow bar por exemplo?
Não.
Use a algema com pino roscado. Você tira com a mão e usa ela para prender o towbar também. O problema é que os outros também terão esse "poder".
Uma observação:
Não usaria towbar no jeep a não ser no fora de estrada ou para uma situação de reboque mesmo.
Muita gente usa o towbar como peça cativa do dia-à-dia. Só que se o desgranhento soltar com o jeep rodando você vira notícia do cidade alerta. No mínimo seu chassis ficaria como o arco da véia.
e outra
A alguns anos, em sampa, jeep com towbar era campeão de furto. Os espertos chegam, abaixavam o towbar e lá ia embora o jeep ...... nem Mulder achava mais.
e outra
A alguns anos, em sampa, jeep com towbar era campeão de furto. Os espertos chegam, abaixavam o towbar e lá ia embora o jeep ......
:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
É verdade, não tinha pensado nisso !!!! Não vi acontecer, mas pode com certeza :parede: :parede:
Poderia utilizar o Towbar já colocado com a manilha, acredito que um não interfira no outro ! Tem muitos jipes aqui em Curitiba que utilizam !
Abraços,
nao Alcione, ou um ou outro.
isso ai nao cheira bem.
pelo menos pra mim.:roll:
tks Leopoldo.
nao Alcione, ou um ou outro.
isso ai nao cheira bem.
pelo menos pra mim
Na realidade eu não utilizo constantemente no meu jipe ! Principalmente depois que vi um amigo nosso aqui de Curitiba entortar o jipe com um acidente causado pelo desprendimento da trava do towbar, apenas mencionei que pode e costumam utilizar os 2 juntos! Mesmo quando vou (vamos) pra trilha os towbars (costumamos levar 2) ficam dentro da Rural de um parceiro nosso !
Isto tudo além de achar feio aquele troço pindurado na frente encomodando a visão !!!
Abraços,
Fabio Cortez
14/11/2005, 11:01
Já vi isso acontecer também com uma amigo meu, nunca mais ele usou o towbar so de enfeite...
Leopoldo, já vi no seu album e em varios lugares do seu jeep, esse tipo de porca diferente que vc utiliza.
Não é sextavada. Com este tipo, eu ví algumas mas do tipo da alen(com mais "dentes").
É de aplicação aeronautica!???
Bom, se você utilizou acredito que deva ser de qualidade superior as tradicionais.
Achei muito curiosa...
Abraços
leopoldo
14/11/2005, 15:28
... É de aplicação aeronautica ???...
Nesse caso específico sim, pois são parafusos multi-estriados em aço inox
que vieram de um montante do motor de um MD11.
Mas existem outros modelos que são fabricados para outras aplicações também.
Nos EUA (não sei dos fabricantes nacionais) o multi-estriado é usado na montagem de cabeçotes de motores de competição.
Achei por exemplo esse site (metalac) que tem:
http://www.metalac.com.br/images/especiais1.jpg
Ciser, FIBAM, Belenus não tem.
Thiago Rodeghel
14/11/2005, 18:28
Não sei se fiz certo... :pensativo:
Ou se posso puxar por ali... :pensativo: :pensativo:
Mas no meu suporte de molas dianteiras tinha 8 furos sobrando, decidi colocar 2 engates a mais, pra naum ficar aquele monte de furos sobrando e não sei se poderia usa-los para resgate. Ficaram abaixo do parachoque, q é Keko. É uma foto antiga, tive de alongar chassi, refazer furos do parachoque, terminar de fixar o suporte dessas molas, etc... Mas dá pra ter uma idéia :concordo: Comprei eles na Winchtech. :D Além dos 2 ganchos de 10000lbs acima do chassi :concordo:
O link da Winchtech: http://www.winchtech.com.br/wt_ancoragem.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/8c463abb5c3327eab79e5912624b097d.jpg
Acho q estes engates são chamados de anéis, tem prisioneiro próprio nele, e ainda usei 2 arruelas e porca parlock fixando por trás do suporte das molas. 8)
[s]
No meu utilizo 2 ganchos tipo de Toyota fixados na parte de cima do chassis (um de cada lado, é óbvio). Por favor me diga, é correto ? Não pode entortar o chassis ? Pode causar outro tipo de dano ?
Não sei se foi um "acaso" mas em uma trilha presenciei um jipe que havia caído para fora da trilha e um outro ancorou em um destes pontos e o puxou de lado, resultado, o gancho abriu o chassi.
leopoldo
14/11/2005, 19:24
LIÇÃO DE CASA:
não adianta ter equipamento e não saber usar.
dependendo de como se faz errado, dá para cortar o jeep em 2.
Elmer_Jeep
28/11/2005, 13:22
leopoldo, mestre:
Sobre o gancho fixado na longarina do chassi como foi falado na página anterior. :idea:
Tenho uma dúvida :pensativo:
No meu CJ eu fechei o perfil U na extremidade frontal das longarinas. Daí a pergunta, posso fixar o gancho com parafusos atravessando o chassi de cima pra baixo :?: visto que não tenho acesso à parte interna da longarina por estarem fechadas.
[]'s
leopoldo
28/11/2005, 13:50
Poder ...... pode mas
A montagem é de resistência pouco menor pois :
1- sempre existirá a possibilidade de afrouxamento dos parafusos devido ao esmagamento de parte da longarina sob a carga no gancho. Explicação: Em algumas condições, o parafuso traseiro do gancho tende a levantar a aba do chassis e na parafuso dianteiro ele tende a abaixar, forçando uma alavanca. Com a viga fechada, pode haver esmagamento na aba do chassis na posição do parafuso dianteiro e levantamento da aba do traseiro.
2- com cargas que não sejam exatamente 90º com o alinhamento, pode haver pequena rotação do gancho, afinal não estará "pressionado" contra a aba. Rotacionando, esfrega, esfregando, diminui a espessura do material, diminuindo, o atrito entre as peças é menor .... e o gancho fica "solto". Não é na 1º mas com o tempo de uso ........
3- com isso, o parafusos que antes só sofria com esforço cortante agora tem também flexão.
Pode ser acadêmico mas é o que acontece. Respondido está.
Solução:
Com uma serra copo de uns 17 ~ 21 mm, fure o chassis em cima e em baixo, passe um tubo parede grossa em que os seus parafusos passem justinho. Solde em topo as duas bordas na abas, esmerilhe e de acabamento para alisar a aba. Agora pode passar os 2 parafusos dentro do tubo. Como recomendação, passe os parafusos para uma medida maior, em mm ou polegada que antes seria usado.
Elmer_Jeep
28/11/2005, 13:58
Obrigado mestre :mrgreen:
Estava esperando um esclarecimento desse tipo. :palmas:
Nesse caso acho q o "plano B" vai ser abrir uma janelinha na lateral do perfil que fecha a longarina apenas com espaço suficiente de por as porcas e a chave pra apertar. :wink:
abração. :concordo:
leopoldo
20/12/2006, 15:31
Bom turma,
Voltando ao problema de pontos de ancoragem, eu fiquei um tempinho matutando como resolver um probleminha que eu mesmo havia criado, quando coloquei um quincho numa extensão das longarinas traseiras.
O meu engate G havia ficado com a abertura comprometida porque calçava no rolete do guincho.
Então, para resolver o problema a custo quase ZERO, fiz o seguinte:
removi a barra de tração e cortei a mesma em 2 partes, deixando uma sobra na prateleira.
comprei uma serra copo de 19 mm e fiz os furos por baixo da aba da longarina traseira, casando com os furos da barra de tração, passando parafusos 3/4" x 2-1/2" meia rosca/UNF, arruelas serie grossa e porcas parlock. Eu queria parafusos da classe 12.9 mas a loja de SJc só tinha 8.8 .... EH interiorrr terrorrrr !
usei uma barra quadrada de 600 mm de comprimento de parede 5 mm como viga transversal.
Mandei oxi-cortar um pedestal para o engate G e mais 2 arredondados para colocar manilhas de eixo de 19 mm.
Soldado e montado o kit, há uma opção para quem quer baixar um pouco o ponto de apoio do engate e colocar 2 manilhas.
Agora só falta colocar os últimos 2 parafusos.
As fotos são do kit sendo instalado.
Elmer_Jeep
21/12/2006, 11:09
Soldado e montado o kit, há uma opção para quem quer baixar um pouco o ponto de apoio do engate e colocar 2 manilhas.
Mestre Leo, só um detalhe se alguém quiser copiar esse kit não pode ter feixe de mola na suspensão trazeira da viatura... :wink:
[]'s
leopoldo
21/12/2006, 13:03
Lógico que pode ELMER.
Esqueceu que também podem extender as longarinas traseiras ?
Veja que a antiga barra de tração está aparafusada na Extensão. Perceba que na 2º foto há um cordão de solda que marca o limite da junção da extensão logo onde entra o novo suporte.
Agora, se for um jeep "normal", não dá mesmo,
A não ser que haja uma montagem do jumelo em conjunto com esse suporte. Remova o suporte do jumelo ... faça as corretas medições para todo mundo trabalhar sem interferências .... faça todas as furações na chaparia numa furadeira de coluna ou bancada ..... monte tudo junto.
Luiz Castro
20/05/2007, 19:43
Leopoldo
Parabéns pelo tópico.
O pessoal só lembra do ponto de ancoragem quando precisam usar e não tem, aí saem arregaçando tudo (parachoque, jumelo, cinta, etc...).
abraços
Miguel Morgan
09/09/2013, 22:07
opa blz galera ... bom estava pensando aqui realmente o jeep willys o original o para choque é fixado com 3 rebites 2 em baixo um na frente e 1 na parte de cima ... inicialmente tenho em mente em reforçar essa ligação com duas chapas de aço em forma de L para fixar nas longarinas ao para-choque na parte de dentro assim ja usar essa chapa conjunto com os parafusos para fixar um ponto de apoio no lado esquerdo ou direito ou nos dois lados .... ou pode tb como observei um dia de curiosidade o ponto de apoio da L200 na parte de trás q vem de fabrica fica mais na parte central com duas travesas de forma diagonal no para-choque fixada nas longarinas .
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