PDA

Ver Versão Completa : Dúvida uso Reduzida Jimny



#Ricardo
04/11/2013, 13:40
Pessoal, este final de semana fui a Castelhanos. A trilha acabou, em momento nenhum precisei andar tracionado no 4x4.
Mesmo assim, fiquei na dúvida quanto ao uso ou não da reduzida.
O carro estava com 4 pessoas, e a estrada com bastante trânsito de bikes, motos e outras viaturas...não dava pra desenvolver.
Fiz o trajeto todo em primeira e segunda marcha e quando parei senti cheiro de embreagem queimada.
Em primeira marcha o giro do motor ficava entre 3500 e 4000 rpm e, às vezes, incomodava um pouco, mas quando tentava jogar segunda marcha o giro caia muito, na casa dos 2000 rpm, tendo que voltar rapidamente para primeira.
Ou seja, primeira sobrava e segunda faltava...
O trajeto completo tem uns 20km de muita subida e descida e, atualmente, pouca lama ou outros obstáculos.
Numa situação dessas, seria correto rodar 100% na reduzida, tentando escalonar melhor o câmbio?
Ou o correto seria 1° e 2° normal, com um pouco mais de giro?

Leo BA
04/11/2013, 18:08
Pessoal, este final de semana fui a Castelhanos. A trilha acabou, em momento nenhum precisei andar tracionado no 4x4.
Mesmo assim, fiquei na dúvida quanto ao uso ou não da reduzida.
O carro estava com 4 pessoas, e a estrada com bastante trânsito de bikes, motos e outras viaturas...não dava pra desenvolver.
Fiz o trajeto todo em primeira e segunda marcha e quando parei senti cheiro de embreagem queimada.
Em primeira marcha o giro do motor ficava entre 3500 e 4000 rpm e, às vezes, incomodava um pouco, mas quando tentava jogar segunda marcha o giro caia muito, na casa dos 2000 rpm, tendo que voltar rapidamente para primeira.
Ou seja, primeira sobrava e segunda faltava...
O trajeto completo tem uns 20km de muita subida e descida e, atualmente, pouca lama ou outros obstáculos.
Numa situação dessas, seria correto rodar 100% na reduzida, tentando escalonar melhor o câmbio?
Ou o correto seria 1° e 2° normal, com um pouco mais de giro?

Eu teria ido de 3ª reduzida, que corresponde a 2ª1/2 mais ou menos, caso o piso fosse de baixa aderência.
Se for barro seco, não adianta, é como se fosse asfalto e irá maltratar a transmissão, em curvas mais fechadas.

thix4
04/11/2013, 18:48
Perdeste uma ótima oportunidade de andar o tempo todo reduzido sem queimar embreagem nem forçar o motor e ainda impressionar a todos com a torque do bichinho subindo ladeira em 3a marcha.

Mauro B
05/11/2013, 07:34
De reduzida o tempo todo, sem dúvida.
... E que má notícia sobre a estrada!

davidtuf
05/11/2013, 10:50
não entendi, vc andou no 4x2 o tempo todo?

#Ricardo
05/11/2013, 11:35
Pois é pessoal! Falta de experiência minha.
Eu tinha na cabeça que reduzida era pra transpor obstáculos, onde a 4x4Hi não resolve.
Como rodei o tempo topo em 4x2, só lembrei da reduzida quando parei e senti o cheiro de embreagem queimada, provavelmente por estar forçando o sistema em 2° marcha e baixo giro.
Semana que vem vou repetir o passeio com a reduzida ligada o tempo todo.

davidtuf
05/11/2013, 11:37
eu tbm n tenho mta experiência no off-road, teria andado no 4x4, porém gostaria de perguntar os amigos pq todos indicaram o 4x4L? em q momento se usa o 4x4 e o 4x4L?

Leo BA
05/11/2013, 17:46
eu tbm n tenho mta experiência no off-road, teria andado no 4x4, porém gostaria de perguntar os amigos pq todos indicaram o 4x4L? em q momento se usa o 4x4 e o 4x4L?

4X4 H = Situações de piso escorregadio, como NEVE (não deve ser seu caso, a menos que o clima mude muito), ESTRADAS ENLAMEADAS ou com fina camada de areia ou detritos soltos, mas com topografia que não exija do motor e permita velocidades acima de 60/70 Km/h. Tem gente que acha que dá pra usar em asfalto molhado. Eu pessoalmente.....tô fora!

4X4 L = Todas as outras situações de fora de estrada, COM PISO DE BAIXA ADERÊNCIA, com velocidades abaixo de 50/60 Km/h e onde o torque adicional será sempre bem vindo, permitindo o motor trabalhar mais cheio na faixa de 3 ~ 4 mil rpm, poupando embreagem e "se amostrando", cheio de torque.

davidtuf
05/11/2013, 18:55
pow mano obg ae, axo q eu estava fazendo errado, só usava o 4x4 normal pra subir e descer dunas.. da proxima vez usarei o 4x4L pra ver como ele irá se comportar.. obg


4X4 H = Situações de piso escorregadio, como NEVE (não deve ser seu caso, a menos que o clima mude muito), ESTRADAS ENLAMEADAS ou com fina camada de areia ou detritos soltos, mas com topografia que não exija do motor e permita velocidades acima de 60/70 Km/h. Tem gente que acha que dá pra usar em asfalto molhado. Eu pessoalmente.....tô fora!

4X4 L = Todas as outras situações de fora de estrada, COM PISO DE BAIXA ADERÊNCIA, com velocidades abaixo de 50/60 Km/h e onde o torque adicional será sempre bem vindo, permitindo o motor trabalhar mais cheio na faixa de 3 ~ 4 mil rpm, poupando embreagem e "se amostrando", cheio de torque.

Paulo Amaury
06/11/2013, 00:08
pow mano obg ae, axo q eu estava fazendo errado, só usava o 4x4 normal pra subir e descer dunas.. da proxima vez usarei o 4x4L pra ver como ele irá se comportar.. obg

David, andando nas areias das duna só uso 4x4, raramente uso 4x4L... Uso somente quando a areia das Dunas está muito pesada, fora isso 4x4 normal... E areia perto do mar uso 4x2 tranquilo. O importante mesmo é a calibragem do pneu para andar na areia... Uso sem problema nenhum 11 libras e ando tranquilo...
P.s nosso carro é idêntico.

João Paulo Abreu
06/11/2013, 00:14
David, nas dunas aqui do RN, gosto sempre de andar com ele reduzido, fica outro carro muito forte mesmo,o motor fica sempre cheio, sem contar que força muito menos o jipinho. Lembrando sempre da calibragem adequada, que no meu caso ando com cerca de 10lbs.

#Ricardo
06/11/2013, 01:11
Hoje vi outra dica interessante em outro tópico: se estiver usando muito a primeira marcha, liga a reduzida.
E se estiver usando muito a quarta ou quinta reduzida, desliga a reduzida.

Mauro B
06/11/2013, 07:20
Hoje vi outra dica interessante em outro tópico: se estiver usando muito a primeira marcha, liga a reduzida.
E se estiver usando muito a quarta ou quinta reduzida, desliga a reduzida.

Essa sugestão não é muito boa, não. Eu já uso reduzida sempre que possível, isto é, sempre que entro em estrada de terra em que não pretendo andar em velocidades acima de 50 km/h. Assim nunca sou surpreendido tendo que parar em situação difícil para engatar a reduzida.

davidtuf
06/11/2013, 11:01
é exatamente assim q eu ando.. porém próximo ao mar eu não desligo o 4x4 pra evitar d ser surpreendido.. uso 12libras. Mas pretendo mudar, usar 4x4L e baixar para 10 ou 11libras.


David, andando nas areias das duna só uso 4x4, raramente uso 4x4L... Uso somente quando a areia das Dunas está muito pesada, fora isso 4x4 normal... E areia perto do mar uso 4x2 tranquilo. O importante mesmo é a calibragem do pneu para andar na areia... Uso sem problema nenhum 11 libras e ando tranquilo...
P.s nosso carro é idêntico.

davidtuf
06/11/2013, 11:02
da próxima vez irei fazer isto pra ver o redimento do carro e evitar queimar embreagem até pq não é mt barato um kit d embreagem né?


David, nas dunas aqui do RN, gosto sempre de andar com ele reduzido, fica outro carro muito forte mesmo,o motor fica sempre cheio, sem contar que força muito menos o jipinho. Lembrando sempre da calibragem adequada, que no meu caso ando com cerca de 10lbs.

#Ricardo
06/11/2013, 14:26
Não entendo porque não se pode usar o 4x4 no piso com aderência.
Poderia forçar o sistema de transmissão se tivesse bloqueio de diferencial, principalmente nas curvas, mas sem bloqueio os 2 diferenciais não deveriam fazer a compensação de diferença de velocidade entre as rodas?

homerohermida
06/11/2013, 14:41
Não entendo porque não se pode usar o 4x4 no piso com aderência.
Poderia forçar o sistema de transmissão se tivesse bloqueio de diferencial, principalmente nas curvas, mas sem bloqueio os 2 diferenciais não deveriam fazer a compensação de diferença de velocidade entre as rodas?
Os dois diferenciais fazem a compensação entre as rodas da esquerda com as da direita, mas no mesmo eixo. Na curva surge uma diferença entre a rotação do eixo traseiro com o dianteiro. Esta diferença é que sobrecarrega o conjunto pelo fato de não haver diferencial central para a referida compensação.

#Ricardo
06/11/2013, 19:48
Muito obrigado Homero e o pessoal que deu as dicas.
Clareou bem aqui.

Leo BA
06/11/2013, 22:54
Os dois diferenciais fazem a compensação entre as rodas da esquerda com as da direita, mas no mesmo eixo. Na curva surge uma diferença entre a rotação do eixo traseiro com o dianteiro. Esta diferença é que sobrecarrega o conjunto pelo fato de não haver diferencial central para a referida compensação.


Hermida;

Mandou bem! Eu não sabia ao certo, o que provocava o esforço do conjunto.

Abs;

Vermelho
09/05/2017, 13:17
Esse tópico é antigo, mas mesmo assim vou responder. É que estava procurando informações sobre o funcionamento/engenharia da reduzida (que ainda não consegui encontrar) e acabei vendo os comentários sobre o uso.

No meu caso ando na maioria do tempo na 4x4H, em estradas que não dá pra andar acima de 50 km/h porque bate muito, muita pedra (mas não solta, praticamente um afloramento), buraco e costeleta. Quando tem subida/descida íngreme, ou no plano com valetas e pedra solta aí só ando em reduzida, mas não passo de 40 km/h mesmo na 4ª ou 5ª reduzida, pra mim parece que começa a forçar. Ou seja, quando consigo andar acima dos 40 km/h fico na 4x4H, abaixo disso com obstáculos 4x4L.

E é uma beleza subir um ladeirão cheio de pedra solta e valetas de erosão na 4x4L, vai em 2ª e 3ª tranquilamente, parece que passa flutuando sobre os obstáculos, nem sente.

Abs

Sassagudo
11/05/2017, 09:28
Esse tópico é antigo, mas mesmo assim vou responder. É que estava procurando informações sobre o funcionamento/engenharia da reduzida (que ainda não consegui encontrar) e acabei vendo os comentários sobre o uso.

No meu caso ando na maioria do tempo na 4x4H, em estradas que não dá pra andar acima de 50 km/h porque bate muito, muita pedra (mas não solta, praticamente um afloramento), buraco e costeleta. Quando tem subida/descida íngreme, ou no plano com valetas e pedra solta aí só ando em reduzida, mas não passo de 40 km/h mesmo na 4ª ou 5ª reduzida, pra mim parece que começa a forçar. Ou seja, quando consigo andar acima dos 40 km/h fico na 4x4H, abaixo disso com obstáculos 4x4L.

E é uma beleza subir um ladeirão cheio de pedra solta e valetas de erosão na 4x4L, vai em 2ª e 3ª tranquilamente, parece que passa flutuando sobre os obstáculos, nem sente.

Abs

Bom dia!

E aproveito para lembrar de fazer o rodízio dos pneus o mais frequentemente possível. E quando trocar pneus troque os quatro!

Desgaste desigual de pneus dianteiros e traseiros, mesmo que pouco, também forçam a transmissão em qualquer modo 4X4 MESMO ANDANDO EM LINHA RETA.

Abs,

Zhé.

MATOSWR
17/05/2017, 12:19
Cuidado João, quando você anda com o carro reduzido, na verdade você força menos o motor e mais a transmissão. Lembre-se de que ele terá mais força, como você mesmo disse. Assim você chegará mais próximos dos valores limites dessa peças. Lógico que isso depende do terreno. Se você andar na areia por exemplo, na "luta" carro areia, a areia vai ceder e o carro vence. Mas se for num solo com rochas, se por ventura uma roda forçar muito a rocha, pode ser quebre uma ponta de eixo, ou force as homocineticas. Mas com certeza rodas na reduzida é mais gostoso.