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Ver Versão Completa : Qual a melhor configuração de motor na band?



Caiogaucho
04/11/2013, 13:12
Pessoal, qual o motor que mais "casa" com a Band? OM 364; OM 364 A, etc... Qual o mais resistente e confiável para loongas viagens - considerando também a facilidade de manutenção em regiões distantes dos grandes centros.

Como pouco conheço destes motores (apenas há 10 anos tive uma 1991 com motor 709), do resto não conheço e estou adquirindo algum conhecimento pelo forum. Como estou prestes a comprar uma, gostaria de obter dos "especialistas" dicas da melhor configuração - considerando que a viatura bem cuidada e com procedência -.

Desde já agradeço a todos.

Abs

Glauco mendes
04/11/2013, 13:16
Blz caio Band com 364A ñ tem ou ñ vem a menos que vc coloque, mas digo que um 364 com turbo e intercooler é muito bacana, outra opção é uma band com o motor 14b que turbinado também fica show , basta saber como vc vai usar a band?

Carlo Pecca
04/11/2013, 17:08
Caio
O motor Mercedes (OM364 ou anterior OM314) em termo de Brasil se torna mais fácil de encontrar quem entenda deles, pois nossa frota é rodoviária, já o Toyota 14B para os grandes centros vc também pode encontrar quem entenda, tudo depende de como foi feito a manutenção do motor lembrando que numa Band vc tem transmissão, caixa, direção, suspensão, sistema elétrico, enfim se vc for para os confins do mundo é bom levar um GRANDE estoque de peças, para não ficar na Mer....a!

junior888
04/11/2013, 17:40
Para longas viagens... Na minha opinião qualquer band com todas as revisões em dia são confiáveis para viajar... De preferencia a bands com 5 marchas, não importa o motor (o OM314 só saiu com 4 marchas, mas é possível adaptar uma 5)... Peças e mecânicos para motor MB se acha em qualquer buraco, mas seja a band com motor MB ou 14b são difíceis de dar problema... Resumindo, é questão de gosto, os motores MB tem maior torque em baixas rotações, já o 14b é um motor mais de alta...

PP5GAS
04/11/2013, 21:18
Tenho o 14B e tem bom desempenho em rodovias. Porém nas subidas mais íngremes uma turbina faz falta.

Caiogaucho
04/11/2013, 22:01
Quando tinha Band falava-se em motor 608; 709; 710; 912; 914. Minha dúvida é qual deles corresponde às referências dos modelos de caminhões existente então. Quais motores são os mais adaptáveis, e qual dupla `motor/turbina` que gere melhor resultado.
ABS

Glauco mendes
04/11/2013, 22:26
Caio band com motor OM-314 ou 314S são os mesmos dos caminhão MB 608 o que difere um do outro é que o 314 normal das band ñ tem compressor e o avanço é na BI e os pistões são com 5 anéis já o 314S ja vem com compressor e o avanço é na engrenagem do comando e os pistões são com 3 anéis, já as band's com 364 são os mesmos 364 que equipam os caminhões MB 709, 710, 912 e o 914 as diferenças entre elas são no caminhão 709 aspirado ele é como o da band o 710 tem alguns turbinados que alguns dizem que muda o angulo do comando e pistões mas eu ñ acredito, já o 912/364A tens as duas versões ele sai aspirado que ja é pronto para o turbo e 914/364LA ele vem turbo e com intercooler.

PS: em tempo se vc pegar um OM-314 e colocar o cabeçote e comando do 364, fica um motor misto de muito torque.

junior888
04/11/2013, 22:29
Originalmente as bands saíram com OM-324, OM-314 (608), OM-314S (708), OM-364 (709) e 14B (Toyota)... O que o pessoal costuma adaptar, são os motores OM-364A (912) e OM-364LA (914)... Geralmente usa-se a turbina apl.240 .42/.48 ou .42/.63... ou se preferir uma turbina melhor, usa-se a k16...

Caiogaucho
04/11/2013, 22:36
Junior, onde se consegue esta turbina k16?

Abs


Originalmente as bands saíram com OM-324, OM-314 (608), OM-314S (708), OM-364 (709) e 14B (Toyota)... O que o pessoal costuma adaptar, são os motores OM-364A (912) e OM-364LA (914)... Geralmente usa-se a turbina apl.240 .42/.48 ou .42/.63... ou se preferir uma turbina melhor, usa-se a k16...

Francisco Bicalho
05/11/2013, 09:47
Quando tinha Band falava-se em motor 608; 709; 710; 912; 914. Minha dúvida é qual deles corresponde às referências dos modelos de caminhões existente então. Quais motores são os mais adaptáveis, e qual dupla `motor/turbina` que gere melhor resultado.
ABS

MB-608 Leva 6 Toneladas e tem 83 HP, Motor OM 314
MB-709 Leva 7 Toneladas e tem 92 HP, Motor OM 364
MB-710 Leva 7 Toneladas e tem 115 HP, Motor OM 364-LA
MB-912 Leva 9 Toneladas e tem 122 HP, Motor OM 364-A
MB-914 Leva 9 Toneladas e tem 144 HP, Motor OM 364-LA (diferente do motor da 710 à pesar da mesma denominação)

Caiogaucho
05/11/2013, 13:04
Valeu Chico!!!

Agora, só pra abusar a tua boníssima boa vontade: onde consigo fotos deles todos pra eu memorizar e não ser "enrolado"????

Abs

MB-608 Leva 6 Toneladas e tem 83 HP, Motor OM 314
MB-709 Leva 7 Toneladas e tem 92 HP, Motor OM 364
MB-710 Leva 7 Toneladas e tem 115 HP, Motor OM 364-LA
MB-912 Leva 9 Toneladas e tem 122 HP, Motor OM 364-A
MB-914 Leva 9 Toneladas e tem 144 HP, Motor OM 364-LA (diferente do motor da 710 à pesar da mesma denominação)

Caiogaucho
05/11/2013, 13:17
:oops:Fiquei com vergonha...e fui pesquisar

Caiogaucho
05/11/2013, 13:27
..tá certo????

Abs

Francisco Bicalho
05/11/2013, 14:43
valeu chico!!!

Agora, só pra abusar a tua boníssima boa vontade: Onde consigo fotos deles todos pra eu memorizar e não ser "enrolado"????

Abs

use o google

fcarvalho.ss
05/11/2013, 18:00
Glauco boa tarde, sou novo aqui, alias nunca postei nada em foruns, acabei de comprar um band 89 capota lona suspensão for link feita em casa e Motor OM 314 S, minha duvida se recai no fato dela não ser turbinada, isso pode ter ocorrido pela extração da turbina? ou esse motor não ser original da minha band? ou a band saia em 89 com esse modelo de motor (OM 314 S) sem turbo. por ser a primeira vez aqui acho q já dei muito trabalho. KKKK.Att Fernando Carvalho

Francisco Bicalho
05/11/2013, 18:15
Glauco boa tarde, sou novo aqui, alias nunca postei nada em foruns, acabei de comprar um band 89 capota lona suspensão for link feita em casa e Motor OM 314 S, minha duvida se recai no fato dela não ser turbinada, isso pode ter ocorrido pela extração da turbina? ou esse motor não ser original da minha band? ou a band saia em 89 com esse modelo de motor (OM 314 S) sem turbo. por ser a primeira vez aqui acho q já dei muito trabalho. KKKK.Att Fernando Carvalho

fcarvalho.ss, o 314-S é um motor aspirado, e é sim o motor original dos Bandeirante ano 1989

Caiogaucho
06/11/2013, 20:55
O motor montado na Band.
Aos entendidos...algum detalhe que eu deva ficar atento????

abs

Glauco mendes
06/11/2013, 21:06
Glauco boa tarde, sou novo aqui, alias nunca postei nada em foruns, acabei de comprar um band 89 capota lona suspensão for link feita em casa e Motor OM 314 S, minha duvida se recai no fato dela não ser turbinada, isso pode ter ocorrido pela extração da turbina? ou esse motor não ser original da minha band? ou a band saia em 89 com esse modelo de motor (OM 314 S) sem turbo. por ser a primeira vez aqui acho q já dei muito trabalho. KKKK.Att Fernando Carvalho

Correto Fernando conforme o Chico te passou as band's ano 89 vem com o motor OM-314S maçarico sem o turbo.

Glauco mendes
06/11/2013, 21:15
O motor montado na Band.
Aos entendidos...algum detalhe que eu deva ficar atento????

abs

Blz Caio vc parece estar bem confuso com relação aos motores, Band com motor OM-364A ou 364LA ñ tem original de fabrica, todas que vemos por ai foram colocados pelos proprietários, elas vem original com 364 normal que é um belo equipamento, uma coisa que vc tem que levar em conta é o estado geral e se esta devidamente cadastrado no veiculo!

Abs;;;

Caiogaucho
06/11/2013, 21:36
Glauco,

Este motor foi colocado nesta semana nesta Band. Minha dúvida é se este motor É REALMENTE O TAL QUE EQUIPOU O MB 912!!! São todos (709/710/912...) muito parecidos!!!!

abs


Blz Caio vc parece estar bem confuso com relação aos motores, Band com motor OM-364A ou 364LA ñ tem original de fabrica, todas que vemos por ai foram colocados pelos proprietários, elas vem original com 364 normal que é um belo equipamento, uma coisa que vc tem que levar em conta é o estado geral e se esta devidamente cadastrado no veiculo!

Abs;;;

hercilio.neto
06/11/2013, 21:50
O motor montado na Band.
438337
Aos entendidos...algum detalhe que eu deva ficar atento????

abs
Aparentemente o motor não tem nada de anormal. Apenas achei as soldas do coletor (para colocação da turbina) um pouco grosseiras
Se o motor for original, essa é uma Band de 5m - ano 93 ou 94 - particularmente, minha configuração preferida.
O filtro de ar foi modificado como se fosse colocar um snorkel, mas parece que não tem.

Glauco mendes
06/11/2013, 22:09
O motor montado na Band.
Aos entendidos...algum detalhe que eu deva ficar atento????

abs

Caio para mim ta perecendo um 364 A ou LA levando em conta o coletor de admissão, olha bem a a vareta de óleo deste motor e depois confere as outras fotos da primeira pagina que vc postou nos caminhões MB devido ao acesso restrito as varetas são mais compridas e voltadas para frente, o 364 da band é quase reta e curtinha, outra coisa que vc pode ver é que nas band quando são turbinados o retorno do óleo é feito por um cano soldado ao carter e nos 364A e LA, ta tem um lugar especifico no carter perto do alternador?

junior888
06/11/2013, 22:18
O coletor de escape é italy, igual da minha band (que é adaptado), mas já o coletor de admissão parece ser o 364A mesmo... a tampa de válvulas parece do 364 (observe o respiro), mas já a vareta parece do 364A... faz assim, bate uma foto da bomba injetora deste motor, se for 364A tem LDA original... Mas acredito que seja um 364A...

hercilio.neto
06/11/2013, 22:33
Eu concluí que é uma Band 93 (ou 94) porque tem ar forçado na cabine e 2 baterias no cofre. Então originalmente essa Band já tinha motor OM364. Nesse caso, pode ter sido trocado o motor ou algumas partes dele.
Mas repito, aparentemente não tem nada de anormal.

Francisco Bicalho
07/11/2013, 07:13
Correto Fernando conforme o Chico te passou as band's ano 89 vem com o motor OM-314S maçarico sem o turbo.

Glauco, só para não confundir o Fernando ainda mais 'maçarico' não quer dizer 'aspirado' (sem turbina), maçarico era um termo usado no OM 324 para um dispositivo na BI que ajudava o motor a pegar de manhã. Alguém aqui do fórum deve saber exatamente o que era o tal 'maçarico' para explicar melhor.

hercilio.neto
07/11/2013, 08:55
Glauco, só para não confundir o Fernando ainda mais 'maçarico' não quer dizer 'aspirado' (sem turbina), maçarico era um termo usado no OM 324 para um dispositivo na BI que ajudava o motor a pegar de manhã. Alguém aqui do fórum deve saber exatamente o que era o tal 'maçarico' para explicar melhor.

Motores maçarico são os que usam vela aquecedora.
No motor OM324 voce liga a vela aquecedora até ficar incandescente dentro do saleiro do painel (que fica à direita do volante) e só então dá a partida no motor.
Sem esse procedimento, o motor não pega. Nem em dias quentes.

Francisco Bicalho
07/11/2013, 11:27
O motor montado na Band.
Aos entendidos...algum detalhe que eu deva ficar atento????

abs

Caio, olhando o motor com o coletor de admissão ele parece ser, sim o 364-A, lembra que eu falei lá no começo que o coletor parecia um salsichão? o que me confundiu foi o suspiro em cima do cabeçote que não é do 364-A. Agora, pode ser um 364 que instalaram o coletor do 364-A, de qualquer forma, continuo achando que sem a plaqueta do motor, comprar esse carro é encrenca em potencial.

chico