Conectar

Ver Versão Completa : Suspenção com apenas uma lâmina mestra

Edintruder
12/11/2005, 09:39
Andei analisando outro dia e aproveito para perguntar aos intendidos em CJs.
Ontem estava olhando um CJ e bolando na minha cabeça um suspenção diferente. Apenas um link central no entorno do diferencial. No lugar dos braços que o pessoal instala, colocaria uma mola mestra de caminhão, onde uma ponta fica num suporte com ajuste no chassis e a outra ponta no eixo. Funcionaria como uma lâmina estilo trem de pouso de muitos aviões pequenos. A mola tem resistência suficiente para se deformar e não quebrar tal como facilita muito execução de ajuste de dureza e altura. O ponto crítico fica no chassis que teria que ganhar reforço com viga I longitudinal na área do suporte das mola.
O esboço em power point mostra como ficariam as molas do centro do chassis ao eixo. talvez nem precise de panhard devido à resistência lateral da lâmina.
Bill, por favor não me atire pedras, é apenas uma idéia! :D

leopoldo
12/11/2005, 09:57
só vejo os seguintes cuidados:

1- o arqueamento da mola em serviço pode levar a variações muito grandes da geometria do sistema de direção.........os ângulos em que deveriam ser "fixos" em relação ao solo.

2- poderia precisar de cardans com luvas especiais para absorver o movimento translacional ....... que poderia ser o dobro do normal.

3- pelo mesmo motivo, uma boa verificação dos ângulos de trabalho do barramento da direção do chassis ao eixo ........ a menos que a caixa fosse presa ao eixo.

4- pelo mesmo motivo, uma boa verificação do ângulo de trabalho das panhard ........... se instaladas.

Wallace
12/11/2005, 13:36
A suspensão traseira do calango do marcel é assim, para mim e para muito falta uns braços de suspensão controlar o deslocamento lateral do eixo, mas para ele tem servido.
Mas no eixo dianteiro acho fria...