PDA

Ver Versão Completa : Como andar na velocidade máxima da Via na Rodovia, com seu Jimny.



Cocatriz
03/11/2013, 16:43
Antes de mais nada, os avisos:

Válido para o 4Sport, 2013/2013 com Pneu MUD 215/75/R15.
Stock, manutenção em dia.
Respeite os limites de velocidade, os limites do carro e acima de tudo os limites de segurança!


Agora a parte interessante
Quem tem Jimny já sabe o que ele faz, então eu só estou mostrando o como fazer para quem não tá acostumado a dirigir o Jimny, conversei com alguns colegas no Szk Adventure, e por mais incrédulos que o pessoal vai ficar lendo o tópico, é real, e eu fiz indo e voltando do Szk adventure.

A primeira coisa que eu fiz foi usar a calibragem mínima dos pneus ( que no caso dos Mud é 24 ), isso aumenta a área de contato do pneu e da mais estabilidade, sem falar que ele fica bem mais macio.

O Jimny tem um motor bem bravo e uma relação a altura, não importa o quanto critiquem os pequenos 85Hp, ele pode SIM e anda tranquilo na velocidade máxima da via.

A desvantagem dele é a retomada, mas não estamos falando de um carro esporte, é um Jipe, então a máxima do 0-100 em 15 minutos se aplica a nós. ( mas o Jimny faz isso mais rápido não se preocupe ).

Apesar da altura dele, ele é estranhamente estável nas curvas, eu fiz isso no trecho BH - SP - BH da Fernão Dias, então de curva eu entendo. Mas começe devagar, você tem que sentir o carro na curva e conhecer a curva é fundamental para conseguir fazer ela sem sustos, se você não conhece a estrada, não abuse, o Limite de velocidade é a referência segura da velocidade que você pode fazer a curva, e importante NÃO FREIE NA CURVA.

Nas curvas, ele tende a puxar um pouco a traseira, isso é normal se você faz as curvas acelerando por causa da tração traseira, o que eu recomendo, a tração vai te dar um pouco mais de controle. se você estiver num trecho de decidas, freie antes de entrar na curva. NÃO FREIE NA CURVA.

O segredo do Jimny é o Giro... ele se transforma acima dos 4000, então a faixa que você quer manter o motor para exigir o máximo dele é entre 3.5 e 5k, quando você vê aquela placa de "faixa adicional" pode jogar 4... pq a 5 não vai dar conta de manter a velocidade.

A aerodinâmica de TIJOLO, pode ser usada como vantagem. Muitos trechos você não precisa efetivamente usar os freios do carro, simplesmente parar de acelerar e o "freio aerodinâmico" vai diminuir sua velocidade.

Outra coisa muito importante de se ter em mente quando se dirige um Jipe ou qualquer carro na velocidade máxima da via é ANTECIPAÇÃO, é realmente importante que você esteja atento a estrada e ao que pode acontecer, estar sempre alerta além de manter o foco, te dá uma boa margem de frenagem que vai ajudar muito a performance quando você estiver bem treinado nesse quesito.

Eu sinto segurança no meu carro até 120km/h em 126km/h começo a sentir ele leve demais, a velocidade máxima que eu atingi com ele foi 136km/h mas começo a sentir muito os desníveis da pista e sentir falta de estabilidade.


Então resumindo:
- ATENÇÃO, dirija com MUITA segurança, o seu carro não é preparado para situações que exijam respostas rápidas a velocidades altas.

- Mantenha o Giro alto, entre 3.5 e 5k, vai te dar o melhor resultado, não tenha dó de baixar a marcha do carro.

- Antecipe as frenagens, e se puder acelere levemente nas curvas para sentir a tração empurrando, quando acostumar com a tração traseira, vai ficar muito prazeiroso fazer curvas.

- NUNCA FREIE NAS CURVAS, isso vale para qualquer carro, freiar na curva, exigem mais controle do carro, e é perigoso, as versões com ABS ajudam a esse tipo de situação, mas o ideal é freiar ANTES da curva, só freie em curvas em caso de emergência e esteja alerta para corrigir o jogo do carro.

- Acostume-se com o carro, e aprenda seus limites, e progrida devagar, não é por que a velocidade indicada é 100km/h que você vai se sentir confortável em fazer a curva nessa velocidade, sinta o carro.

- Respeite os outros, principalmente os caminhões. ( Dê passagem e facilite ultrapassagens )


E POR FAVOR, SEJAM PRUDENTES NO TRANSITO, SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR!

ESTEBAN
03/11/2013, 17:36
Perfeito! é isso! não adianta correr para chegar e sentar na frente da TV!

Leo BA
03/11/2013, 20:43
Beleza Cocatriz!
Costumo dizer que, com o Jimny aprendi a guiar devagar, apreciar a paisagem e achar tudo ótimo!
Tenho notado em certas estradas, detalhes da paisagem que desconhecia, embora tenha passado por elas muitas vezes......de moto!:-)

Felipe Rodrigues
03/11/2013, 22:08
Dai Pessoal,

Bem assim, no meu Jimny a minha vel. de cruzeiro fica até 110 km/h, e mais me acustumei tanto com o meu Jimny que uma semana atrás fui ver a Grand Vitara e fiz o test-drive nela, mas resumindo: não tive coragem de trocar o meu Jimny, só troco por outro Jimny!!!!!
kkkk!!!!! Um abraço!!!!

Feelipe

Carletto
05/11/2013, 00:10
Acho que isso vale para vários carros. Tenho um Vitara e embora o motor um pouco mais forte que do Jimny, tenho calço e pneus maiores. Nas estradas é a mesma coisa. Carro 1.0 passando pela esquerda, caminhão pela direita.. rs..
A receita conhecer os limites do carro + antecipação + prudência = muitas trilhas pela frente.

Biaaa
13/02/2014, 22:27
Gostei demais desses conselhos viu, ainda mais que eu não estou muito acostumada a dirigir carro assim... troquei agora meu "saudoso" uno sporting pelo jimny 4 sport e vou usa-lo inclusive no dia a dia... =)

Cocatriz
14/02/2014, 10:41
Biaaa, o mais importante para você nessa transição é acostumar com a tração traseira. De resto é bem tranquilo, a suspensão dele é bem durinha, então ele faz bem curva, no começo alivia um pouco a aceleração... por que você pode ter a sensação da "traseira passando do lado" mas a hora que você acostumar... fica muito mais gostoso de dirigir... :D

E até ele se soltar, lá pelos 5000km, ele vai te segurar um pouco... qualquer dúvida também só perguntar.

Biaaa
14/02/2014, 14:54
Obrigada! Então, aproveitando.... rsrs...
Eu só estranhei um pouco o freio dele, diferente de carro pequeno, demanda uma distância maior mesmo... mas e se no trânsito eu precisar frear numa distância curta?
Numa via que eu pego, por exemplo, é muito comum o povo frear bruscamente em alguns trechos, e muito espertinho que se tiver brecha entre dois carros que o caiba, entra mesmo e ainda freia na sua frente... :freaking:

Ver@ Luci@
14/02/2014, 16:12
Cocatriz comentou sobre a calibragem dos pneus, no seu caso para um Jimny 4Sport 2013/2013 com Pneu MUD 215/75/R15.
E para o Jimny 4All 2013/2014 com os pneus de fábrica e cuja calibragem indicada é 23/26? Qual seria a calibragem ideal para se rodar na cidade com mais estabilidade e maciez?

rogerjunior
14/02/2014, 18:15
Obrigada! Então, aproveitando.... rsrs...
Eu só estranhei um pouco o freio dele, diferente de carro pequeno, demanda uma distância maior mesmo... mas e se no trânsito eu precisar frear numa distância curta?
Numa via que eu pego, por exemplo, é muito comum o povo frear bruscamente em alguns trechos, e muito espertinho que se tiver brecha entre dois carros que o caiba, entra mesmo e ainda freia na sua frente... :freaking:

Olá Biaaa...

Também estranhei o freio no início e hoje já me acostumei. O ideal é você manter uma distância razoável do veículo da frente e se estiver com via em fluxo mais intenso, manter ali os ideias 40km/h... assim você consegue parar o jipe sem problemas... é o que eu faço, só mantenho o carro na via rápida entre 60km/h a 70km/h se o fluxo estiver bem tranquilo...

Ah, assim como você, troquei meu "saudoso uno sporting" no Jimny 4 Sport e foi a melhor coisa que fiz.... :) pois aqui em MG tem muitas cachoeiras e o meu Uno sofria para chegar lá, por mais cuidado que eu ia...rs

Abraços

rogerjunior
14/02/2014, 18:19
Cocatriz comentou sobre a calibragem dos pneus, no seu caso para um Jimny 4Sport 2013/2013 com Pneu MUD 215/75/R15.
E para o Jimny 4All 2013/2014 com os pneus de fábrica e cuja calibragem indicada é 23/26? Qual seria a calibragem ideal para se rodar na cidade com mais estabilidade e maciez?

Ver@,

Quanto menos calibragem por no pneu, mais maciez você sentirá ao dirigir, porém, seu pneus Dueler gastará mais rápido e consumirá mais combustível. Quando meu Jimny estava com os Duelers, eu usava 26 libras, cheguei a usar 22 libras uma vez e ficou bem gostoso de dirigir... mas, isso porque eu ia pegar uns 100km de estrada de terra...

Então, acaba que é uma escolha de cada um qual a calibragem do pneu... se visa a economia ou o conforto... ou tentar achar um meio termo aliado ao seu modo de dirigir...

Abraços

Biaaa
14/02/2014, 19:51
Obrigada pela dica Rogerjunior, vou tentar manter a velocidade mais baixa que os demais e muita distância.
O "ruim" é que aqui em Brasília as vias são muito retas, curvas bem abertas, aí já sabe né, o povo falta passar por cima do seu carro. Mas to nem aí, a minha segurança prevalece sobre a pressa alheia...
Eu também troquei o uno por dó dele, pegava estrada de terra em alguns finais de semana e inclusive deixava de ir a muitos lugares pra evitar judiar do bichinho... acho que do Jimny não preciso ter dó não né?! rs...
Um abraço!

Cocatriz
15/02/2014, 11:20
Fala Roger! cade nossa chuva em BH para sujar eles um pouquinho???

Biaaa, o lance de dirigir Jipe é aproveitar sua visão privilegiada, então você começa a antecipar o que vai acontecer... olhar o carro na frente do carro que está a sua frente, e também os engraçadinhos que ocupam o espaço que você deixa para sua segurança... Leva um tempo para acostumar, mas depois você começa a prever bem o que as pessoas vão fazer e você usa muito menos freio e dirige com mais segurança...

Agora sobre freada brusca, não se preocupe, se você frear forte, o Jimny tem um assistente de frenagem que entra em ação aumentando a força dos freios... Claro, que isso não substitui a prudência e é sempre melhor evitar, mas... é bom conhecer os recursos do pequeno.

Ver@ Luci@
15/02/2014, 11:30
Valeu Rogerjunior. Vou experimentar baixar 2 lbs no conjunto pra testa-lo na cidade!

Biaaa
15/02/2014, 16:23
Valeu Cocatriz, não sabia desse recurso nos freios, vou testar depois, claro, longe de carros hehehe.... e a visão dele é realmente privilegiada!

Tô gostando demais do amarelão,é um carro tipo "as aparências enganam"... dentro dele parece que estou num carrão, tipo caminhonete, e quando desço o bichinho é todo curtinho rs... quem olhou ele por dentro pensou que era tipo "jipinho da Barbie", cheio de detalhes de conforto e beleza e etc, mas depois que observou embaixo do carro notou que ele é bruto mesmo rs...

rogerjunior
18/02/2014, 15:30
Fala Roger! cade nossa chuva em BH para sujar eles um pouquinho???

Biaaa, o lance de dirigir Jipe é aproveitar sua visão privilegiada, então você começa a antecipar o que vai acontecer... olhar o carro na frente do carro que está a sua frente, e também os engraçadinhos que ocupam o espaço que você deixa para sua segurança... Leva um tempo para acostumar, mas depois você começa a prever bem o que as pessoas vão fazer e você usa muito menos freio e dirige com mais segurança...

Agora sobre freada brusca, não se preocupe, se você frear forte, o Jimny tem um assistente de frenagem que entra em ação aumentando a força dos freios... Claro, que isso não substitui a prudência e é sempre melhor evitar, mas... é bom conhecer os recursos do pequeno.

Falae Coca!! Blz cara?

A chuva aos poucos está retornando à BH... :)

Ow, temos que marcar uns passeios para os próximos dias... anima aí, você só pensa em trabalhar!! ha ha ha ha :)

Tem lugares legais de fazer um passeio com poucos trechos de trilhas leves/médias...

Podemos combinar algo, tipo, ir à Morro Vermelho, distrito de Caeté passando por Sabará... passeio bom de ser feito. Fiz com a Rosinh@ em novembro do ano passado e foi bacana!!!

Abraços,

Roger

rogerjunior
18/02/2014, 15:37
Valeu Cocatriz, não sabia desse recurso nos freios, vou testar depois, claro, longe de carros hehehe.... e a visão dele é realmente privilegiada!

Tô gostando demais do amarelão,é um carro tipo "as aparências enganam"... dentro dele parece que estou num carrão, tipo caminhonete, e quando desço o bichinho é todo curtinho rs... quem olhou ele por dentro pensou que era tipo "jipinho da Barbie", cheio de detalhes de conforto e beleza e etc, mas depois que observou embaixo do carro notou que ele é bruto mesmo rs...

Biaaa...

Pode ter certeza que seu carro é bruto sim!! Você não tem ideia do que ele é capaz de fazer... Mas, é um veículo e como qualquer outro, há limites. Então, não pense que o carro é "inquebrável"... Se não o usar corretamente, corre o risco de trazer algum dano sim...

Mas, é só ir com cuidado até pegar confiança em você e no carro. Com o tempo, você vai passando por lugares que nunca imaginaria passar...

Uma dica é, quando percorrer circuitos em estradas de terras em condições nada favoráveis, faça o percurso todo na reduzida, mesmo que gaste mais gasosa, você ganha torque e sabendo dosar a velocidade, você irá usar menos embreagem e ainda poupará o conjunto mecânico como o todo...

Abraços,

Roger

Cocatriz
18/02/2014, 16:52
Falae Coca!! Blz cara?

A chuva aos poucos está retornando à BH... :)

Ow, temos que marcar uns passeios para os próximos dias... anima aí, você só pensa em trabalhar!! ha ha ha ha :)

Tem lugares legais de fazer um passeio com poucos trechos de trilhas leves/médias...

Podemos combinar algo, tipo, ir à Morro Vermelho, distrito de Caeté passando por Sabará... passeio bom de ser feito. Fiz com a Rosinh@ em novembro do ano passado e foi bacana!!!

Abraços,

Roger


Pior que agora além do Jipe eu to com uma Moto Custom... ae fez sol saio de moto, choveu saio de Jipe... Mas é só marcar, eu só não vou estar aqui em Abril.

Leo BA
18/02/2014, 20:02
Pior que agora além do Jipe eu to com uma Moto Custom... ae fez sol saio de moto, choveu saio de Jipe... Mas é só marcar, eu só não vou estar aqui em Abril.

Qual a moto Coca?
Venho de uma Boulevard 1500-M.
Abs

Cocatriz
19/02/2014, 09:20
Leo, eu tenho uma Suzuki Marauder 800.

Biaaa
19/02/2014, 17:43
Oi Roger, vou me lembrar dos seus conselhos quando fazer uma trilha mais puxada com o carro, obrigada... já estou dando uma pesquisada em equipamentos que ajudam a proteger o carro, tipo estribo, essas coisas...

Se bem que não vou abusar tanto dele pois eu uso no dia a dia né, se quebrar, é pegar busão lotado novamente rsrs....

E o 4Sport não tem protetor nem de cárter, né? Não precisa colocar nada embaixo pra proteção??

rogerjunior
20/02/2014, 09:13
Oi Roger, vou me lembrar dos seus conselhos quando fazer uma trilha mais puxada com o carro, obrigada... já estou dando uma pesquisada em equipamentos que ajudam a proteger o carro, tipo estribo, essas coisas...

Se bem que não vou abusar tanto dele pois eu uso no dia a dia né, se quebrar, é pegar busão lotado novamente rsrs....

E o 4Sport não tem protetor nem de cárter, né? Não precisa colocar nada embaixo pra proteção??

Oi Biaaa, bom dia!!!

Bia, em nenhum Jimny vem montado as proteções...

O carter do motor já é protegido pelo eixo rígido dianteiro, porém, é interessante sim você ter a proteção dianteira, para ampliar a área de proteção e mais do que isso, proteger também o radiador. Se você buscar informações em outros forums daqui mesmo, vai ver que alguns tiveram o radiador danificado por pedaços de madeira quando entravam em lugares alagados....

Já o protetor da caixa de transmissão é de extrema importância, pois além de proteger a carcaça da caixa T-case, protege também a sua ligação elétrica. Que, fica exposto aos detritos lançados pelo próprio movimento do carro...

Tem também o protetor de tanque, que dependendo da trilha que fizer (principalmente em lugares com afloramentos rochosos e degraus) pode dependendo do movimento do jipe ao transpor este tipo de obstáculo, vir bater e danificar o tanque...

Eu particularmente, coloquei todas as proteções. Gostei muito da forma construtiva da proteção da T-case e do tanque, elas já me ajudaram muito em alguns trechos de trilhas médias... já o protetor do carter/motor e radiador, não gostei da forma construtiva oferecida pela Suzuki... penso em mudar esta proteção. Para mim, a melhor proteção dianteira feita para o modelo 4Sport foi desenvolvido pela DDs...

Explico, não gostei da proteção dianteira, porque ela diminui o ângulo de ataque do carro, e devido a isso, ao subir num barranco, costuma a proteção pegar e esse contato vai aos poucos deslocando ele do lugar, que por conseguinte, o faz tocar em outras partes metálicas como o próprio facão da suspensão dianteira... isso já ocorreu 2x comigo e tive que ir numa vala de troca de óleo para reposicionar com uma alvanca a proteção para o seu devido lugar...rs

Que tipo de passeios ou trilhas pretende fazer? Como são as trilhas aí do DF?

Bom, no mais, lhe desejo um ótimo dia de trabalho e vida!!

Grande abraço,

Roger

rogerjunior
20/02/2014, 09:15
Pior que agora além do Jipe eu to com uma Moto Custom... ae fez sol saio de moto, choveu saio de Jipe... Mas é só marcar, eu só não vou estar aqui em Abril.

Blz Coca!!

Vou entrar em contato contigo e marcar um dia de março para fazermos um passeio legal!!!

Abraços,

Biaaa
20/02/2014, 15:36
Oi Roger!! Boa tarde!

Aqui no DF tem trilhas de todo jeito, desde passeio até pirambeiras mesmo! Só que em muitos lugares o acesso é restrito, em algumas já até proibiram entrada de jipeiros porque é área de proteção e estavam desmatando o cerrado com a passagem de carros... Eu ainda não fiz nenhuma com o Jimny, peguei ele na semana passada e não tive tempo. Mas justamente por usa-lo no dia a dia e não ter experiência dirigindo em trilhas que por enquanto vou fazer rotas mais de passeio mesmo, e com o tempo desbravar ambientes mais desafiadores!! Quem sabe um dia vou pra Minas pra conhecer as trilhas daí, deve ter muito lugar bacana! Até o fim do ano eu e meu noivo vamos pra Açucena visitar uns parentes dele e vamos de Jimny cortando caminho hehehe!

O ruim é que aqui no DF é difícil achar loja que tenha acessórios ou peças para 4x4 e com bom preço, então vou mandar fazer todos os acessórios: o estribo xadrez, o bagageiro e agora os protetores, pelo menos o da caixa de transmissão, já que é o que será mais importante para mim, pelo que você explicou...

Estou pegando os moldes nos sites das lojas na internet e vou mandar uma pessoa de confiança fazer as adaptações rs! Se eu pedir nessas lojas, além do frete via transportadora, que não sai menos de 150,00 tenho que pagar icms, nem vale a pena... e na Suzuki também não penso que vale a pena comprar, o estribo mesmo achei meio fraco, como se fosse só ornamental... o bagageiro em forma de cesto, nem se fala, horroroso rs!

Aos poucos vou equipando ele... e o bom que quanto mais a gente mexe no carro, procura novas adaptações, mas vontade dá de fazer trilhas e pensar em novas formas de curtir o carro!!

Um abraço!!
:D

OMEGAred
20/02/2014, 16:50
A calibragem recomendada pro MUD é 20 psi (23 na traseira com carga)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/omegared-albums-jimny-4sport-picture452115-20130907-130727.jpg

guimajc
20/02/2014, 19:34
Roger, onde comprou sua proteção de tanque?

rogerjunior
21/02/2014, 18:14
A calibragem recomendada pro MUD é 20 psi (23 na traseira com carga)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/omegared-albums-jimny-4sport-picture452115-20130907-130727.jpg


Valeu pela informação Omegared!

Como o meu 4Sport veio sem os Muds, a etiqueta fixada consta 26PSI

rogerjunior
21/02/2014, 18:20
Roger, onde comprou sua proteção de tanque?


Falae João, blz? Ow, quando tiver tranquilo por aí em Itabira, fala pra marcarmos um passeio pelo Cipó por estes lados... chamamos o Jorge e o Coca... vamos botar os jimnys pra explorar a Serra... :)

Cara, comprei na concessionária mesmo, na Via Natsu... custou R$400,00!

Abraços,

Roger

rogerjunior
21/02/2014, 18:26
Oi Roger!! Boa tarde!

Aqui no DF tem trilhas de todo jeito, desde passeio até pirambeiras mesmo! Só que em muitos lugares o acesso é restrito, em algumas já até proibiram entrada de jipeiros porque é área de proteção e estavam desmatando o cerrado com a passagem de carros... Eu ainda não fiz nenhuma com o Jimny, peguei ele na semana passada e não tive tempo. Mas justamente por usa-lo no dia a dia e não ter experiência dirigindo em trilhas que por enquanto vou fazer rotas mais de passeio mesmo, e com o tempo desbravar ambientes mais desafiadores!! Quem sabe um dia vou pra Minas pra conhecer as trilhas daí, deve ter muito lugar bacana! Até o fim do ano eu e meu noivo vamos pra Açucena visitar uns parentes dele e vamos de Jimny cortando caminho hehehe!

O ruim é que aqui no DF é difícil achar loja que tenha acessórios ou peças para 4x4 e com bom preço, então vou mandar fazer todos os acessórios: o estribo xadrez, o bagageiro e agora os protetores, pelo menos o da caixa de transmissão, já que é o que será mais importante para mim, pelo que você explicou...

Estou pegando os moldes nos sites das lojas na internet e vou mandar uma pessoa de confiança fazer as adaptações rs! Se eu pedir nessas lojas, além do frete via transportadora, que não sai menos de 150,00 tenho que pagar icms, nem vale a pena... e na Suzuki também não penso que vale a pena comprar, o estribo mesmo achei meio fraco, como se fosse só ornamental... o bagageiro em forma de cesto, nem se fala, horroroso rs!

Aos poucos vou equipando ele... e o bom que quanto mais a gente mexe no carro, procura novas adaptações, mas vontade dá de fazer trilhas e pensar em novas formas de curtir o carro!!

Um abraço!!
:D

Legal ver este entusiasmo seu Biaaa...rsrs.

É isso aí... vai pesquisando bastante que você vai encontrar um meio econômico e legal de ir aos poucos equipando o seu Jimny...

Uso o meu no dia a dia também, para trabalhar, passear e qualquer outra coisa, o jipinho é para toda "obra"...rsrs.

Essa sua ideia de "ir cortando o caminho" é ótima! Ultimamente venho fazendo isso, ao ir num determinado lugar, penso nas estradas alternativas de terras e deixo a rodovia asfaltada de lado, afinal, a melhor coisa é ir se divertindo com ele no ambiente que o carro gosta... só tome o cuidado com a autonomia do carro!!! :)

Grande abraço para você e um ótimo fim de semana!!!
:)

Roger

guimajc
21/02/2014, 19:06
Falae João, blz? Ow, quando tiver tranquilo por aí em Itabira, fala pra marcarmos um passeio pelo Cipó por estes lados... chamamos o Jorge e o Coca... vamos botar os jimnys pra explorar a Serra... :)

Cara, comprei na concessionária mesmo, na Via Natsu... custou R$400,00!

Abraços,

Roger

Valeu Roger.

Vou só esperar engrenar as aulas com os alunos aqui. Na próxima semana começa o semestre. Vamos ver se na segunda quinzena de março rola uns giros pelo Cipó.

Abração,

Leko-4sport
06/03/2014, 15:32
Caros acabei de pegar o meu 4sport verde - Horácio.
Conforme relatado por alguns aqui no fórum estranhei o freio, mas nada de problemático.
Também tinha um Uno 1.4 way que ficou para minha esposa.
É isso aí, só dirigi da Rakki na zona sul de SP até meu trabalho em Osasco. No caminho tive que pegar a marginal Pinheiros e a Raposo Tavares. Ele sofre um pouquinho nas subidas da Raposo mas foi bem.
Cheguei no máximo a 100 km/h (10 a mais que o permitido na Raposo no trecho urbano) e não senti nenhuma insegurança.
Abraços

Cocatriz
06/03/2014, 16:43
eu só sinto meu ruim de dirigir acima de 126 (real). mas meus pneus são os 215, os 235 devem dar estabildade melhor. Mas é isso mesmo...

eu não lembro das subidas da Raposo, mas ele melhora bem depois que amacia o motor. Quando vou pra sampa pego a Fernão Dias... então de ladeira e curva eu entendo :)

Leko-4sport
06/03/2014, 16:49
A Raposo tem umas subidas no trecho urbano mesmo, logo que começa perto da Vital Brasil (avenida) até chegar em Osasco, depois fica mais reta mesmo.
Mas gostei muito do carro, agora só estou esperando o final de semana para andar um pouco mais.
Já já o Horácio vai pro barro.

arturcaetano
07/03/2014, 17:31
Fala galera!
Estou pensando em pegar um 4x4 (mais novo) e que NÃO vai me dar amolação, na faixa de $45-50 mil.
Quero o carro para andar na cidade, e pegar algumas trilhas leves no fds.
Pensei no Jimny (4sport, pq acho mais a minha cara), pois acredito q a manutenção é mais barata e mais simples, porém ouvi boatos que o motor 1.3 não dava conta de pegar transito ou pra fazer pequenas viagens.
Alguem q tem, sabe me falar se é verídico? É como andar num uno mille em relação ao motor? E será que vale a pena pagar 50 mil num Jimny??
abrçs Artur.

Led
07/03/2014, 18:13
Vale muito a pena. O motor dele é muito bom. Tanto faz ser trânsito, estrada, trilha ou viagens, ele encara qualquer uma numa boa. Na estrada em viagens o cuidado maior vai ser com a estabilidade e com o pouco espaço se tiver família. O motor dele tem comando de válvula variável, ou seja, tem uma boa faixa de torque. Pode comprar tranquilo que não vai se arrepender.

homerohermida
07/03/2014, 20:35
Isto não é boato… é bobagem!!! Não vejo problema nenhum no motor do Jimny. Quanto ao preço, se encarado como automóvel, não vale pois com o mesmo preço encontra-se de tudo por aí com muito mais espaço e conforto. Mas como jipe, vale cada centavo.

Felipe Rodrigues
07/03/2014, 21:26
Fala galera!
Estou pensando em pegar um 4x4 (mais novo) e que NÃO vai me dar amolação, na faixa de $45-50 mil.
Quero o carro para andar na cidade, e pegar algumas trilhas leves no fds.
Pensei no Jimny (4sport, pq acho mais a minha cara), pois acredito q a manutenção é mais barata e mais simples, porém ouvi boatos que o motor 1.3 não dava conta de pegar transito ou pra fazer pequenas viagens.
Alguem q tem, sabe me falar se é verídico? É como andar num uno mille em relação ao motor? E será que vale a pena pagar 50 mil num Jimny??
abrçs Artur.

Artur,

Falaram bobagem para você, o motor do Jimny tem 85cv com

Torque Máximo (kgf.m @ rpm)
11.2 @ 4100


Então torque máximo 11.2 para um Jeep com peso de uma tonelada é muita coisa!!!!

Na cidade o Jeep se comporta como uma faca quente cortando a manteiga, na estrada ele também da conta do recado porém a velocidade segura de cruzeiro é na faixa de 110 km/h, a cima desta velocidade ele fica instável por causa do centro de gravidade.
E no off-road com 4x4 acionado ele vai embora e se você acionar a reduzida ele vira um demônio!!!!!!
Não da para comparar um motor Suzuki com uma p. de Fiat, só para você ter ideia esse mesmo motor do Jimny, é usado em pequenos aviões no Canadá!!!! Não precisa falar mais nada né.
Pode comprar de olho fechado ok!!!
Um abraço!!!
Felipe

Yuki
07/03/2014, 21:48
Já viajei 400 km com o Jimny e é tranquilo pra andar na velocidade da estrada.

Dependendo do asfalto, acima de 110 começa a ficar instável, mas considerando que é um jipe, viajar a 100-110 tá bom demais, sem falar que acima disso começa a beber como gente grande.

PS: Meu Mille 2006 andava mais que o Jimny na estrada!

Nivaldo Jr.
07/03/2014, 22:08
É um jipe, e como tal, dá para viajar nele. O que não dá, é para correr; pois não foi feito pra isso.
É como Homero escreveu: como carro, o preço não vale. Mas como jipe, vale cada centavo...
Daí é com você, se quer um carro ou um jipe!


Sds.

jorgeffn
07/03/2014, 23:08
Como já disseram.... os boatos não fazem o menor sentido.. e outra.. quem fala que um motor "não aguenta trânsito e pequenas viagens" está falando uma bobagem sem tamanho... não existe isso.

É o que já relataram os colegas... o carro vai bem na cidade e na estrada... sempre claro, respeitando os limites do jipe... fiz uma viagem no começo do ano de 2300km no total... na estrada você consegue andar a 100/110 de boa.. acima disso ele além de beber fica mais instável...

o vídeo já é antigo... a maioria já deve conhecer, mas acho que para iniciantes dá uma boa esclarecida acerca do Jimny
https://www.youtube.com/watch?v=vC1--L6HQ_o


abs!!!

ronaldofx
08/03/2014, 13:52
To na rotina de SP/RJ direto, de ir sexta feira a noite e voltar domingo, não acho que fica devendo em nada a viagem com o pequeno, na serra a retomada e um pouco mais lenta mas só reduzir e começar de novo, 120km/110km por hora de boa!
E acho que ele até e confortável demais para um jipe.
Dessa última vez no carnaval voltei no ar condicionado a viagem inteira, sem reclamações gostei bastante do desenpenho e economia!
to usando um app no cel. chamado GASOLINA e to marcando todo o consumo e rendimento, tem dado uma média de 11km por litro mas como tb sou novo com o carro não posso afirmar com toda a certeza de quanto está dando na estrada, acabo sempre abastecendo antes do que precisa por causa do tanque pequeno!

Ronaldo
EEK

MATOSWR
08/03/2014, 21:31
Artur como disse o pessoal o motor dá e sobra. Uso o meu para trabalhar todo dia. Alguns dias eu ando média de 100km. Pego o transito severo do centro do Rio e mais 28km de rodovia. Na estrada anda bem..boa arrancada. faço 100km/h, mas prefiro andar a 90km..tranquilo, sem me estressar. Na cidade tem uma grande arrancada graças ao seu torque. Pequeno para em qualquer lugar.

Acho que no seu caso, pela grana que você pretende gastar e pelo uso o Jimny é a Única opção! Isso porque os demais 4x4 seriam no seu preço Troller , Hilux , Defender, L200 e Tr4. Esse são os principais veículos 4x4 vendidos. Mas sem desmerecer nenhum deles, eles são bem mais caro que o Jimny e você precisaria comprar um veiculo mais antigo. Em alguns casos 2001 ou mais velho ainda. Assim teria um potencial algo custo com manutenção e seguros, em alguns casos nem conseguiria fazer. Quando fui comprar meu segundo jimny pesquisei sobre uma defender 90 ano 2001. O problema era que para meu perfil o seguro iria sair por 12000. Isso mesmo! Alem disso num veiculo dessa idade teria que fazer uma revisão básica..cotei as peças e mão de obrar..sairia facil por mais 5 mil. Assim nem tive dúvida comprei meu segundo Jimny nunca tive problemas.

boa escolha pra vc!

Biaaa
09/03/2014, 11:25
Eu uso o meu pra trabalhar e até hoje só fiz pequenas viagens e com certeza isso que te falaram é bobagem. Além de econômico ele se comporta muito bem no trânsito, só não é ágil em ultrapassagens na estrada, principalmente em aclives, mas eu nem criei expectativas sobre isso mesmo, tanto pela proposta do carro quanto pelo lógica de que eu não posso esperar um desempenho de um 2.0 num motor 1.3, por mais tecnologia que tenha né rsrs...

O meu também é o 4sport, eu paguei um pouco mais que 50 mil, mas não arrependo viu... depois de andar nele arrependi foi de ter pago mais de 30 mil no meu uno sporting, carro q eu tinha antes, que foi metade do preço do Jimny e não tem nem metade dos seus benefícios para o meu propósito hoje, que é jutamente dia a dia e trilhas leves (por enquanto rs), que nem vc...

Se vc optar pelo carro e ver que ele te atende para o que vc espera, não vai ter amolação alguma viu, principalmente com o motor e manutenção, é o que todo mecânico com quem já conversei fala... =)

Agora, no vídeo desse teste do Jimny só achei um absurdo o cara não conseguir sair fácil do banco traseiro... é só meter o pé na alavanca e empurrar com o pé mesmo, mais mole q carro normal 2 portas, gente...o espaço nos bancos traseiros tb é bom, eu já andei aí com mais uma pessoa, só é apertado pra quem é pernudo mesmo, tipo 1,80 pra cima rs... ou quem for na frente for alto e chegue o banco muito para trás, que nem carro compacto mesmo, meu uninho tinha menos espaço q o Jimny...

Leko-4sport
10/03/2014, 10:41
Artur, comprei meu Jimny 4Sport semana passada. Ele ainda está um pouco travadinho, peguei a Castelo Branco esse final de semana e ele foi bem. Em ladeiras ele ainda está fraco, mas todo carro com menos de 500 km é assim, mas ele já melhorou bastante se comparado ao primeiro dia de uso.
Final de semana que vem vou colocar ele no barro pra ver como se sai.
Eu também tinha um uno e obviamente o motor do uno (way 1.4) era mais rápido em retomadas e na estrada vc podia passar dos 120 sem problemas, mas o Jimny me surpreendeu a 110 / 120 na Castelo não senti tanta instabilidade assim não.
Eu e minha esposa estamos gostando muito do Jimny, por hora é só elogios.
O som do carro é meio abafadinho, mas eu não ligo nunca coloquei aparelho de som diferente do de fábrica nos meus carros, o espaço para os passageiros atrás é pequeno, acho que é um pouco menor do que o espaço do Uno e o tapete não é feito para o uso off road. Sinceramente foram os únicos "defeitos" que encontrei até agora, como você pode ver são coisas muito irrelevantes se comparado com todos os pontos positivos elencados pelos colegas.

Cocatriz
10/03/2014, 16:58
Bom acho que nesse ponto não tem mais dúvidas sobre o desepenho do Jipe.
Mas se quiser saber o que muda na forma de guiar, eu tentei colocar toda a minha experiência de estrada com o Jimny nesse post.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/130164-como-andar-na-velocidade-maxima-da-via-na-rodovia-com-seu-jimny.html

E sim eu ando a Fernão Dias de BH a SP na velocidade máxima da via o Caminho todo. não recomendo :) tem umas curvas que assustam no começo, mas ele faz.

MATOSWR
10/03/2014, 19:01
Depois que vendi meu Gol e comprei meu primeiro Jimny mudei de vida..aprendi a dirigir sempre abaixo de 100km/h :)

Acho sempre mais seguro, passar de 100km/h eu sei q passa..agora tenta da uma freia forte a 110km/h ou mesmo pega um monte de ondulaçõs no asfalto. Se você tiver coração ele vai a mil rs

Biaaa
10/03/2014, 22:45
Fiz minha primeira viagem no Emílio (ah, tem que ter um nome, né?! rs) e ele voltou outro carro... tá com pouco mais de 1500 rodados, está mais soltinho o danado, bem melhor pra dirigir... só não confiei muito nas ultrapassagens, ainda mais em aclives, pois perde mesmo velocidade, precisa reduzir pra retomar, mas ele chegou até os 130 km/h super bem, mas foi só num teste pra ele "esticar as canelas", não rodamos muito tempo nessa velocidade não...:angel:

Pegamos um trecho de terra, lama, subimos num morro com um terreno bem acidentado, cheio de pedras, usamos a tração e a redução e ele subiu sem estresse...

E no dia a dia to começando a me acostumar com o freio, as curvas, andando na velocidade máxima da via, mantendo distância claro... quem dirige carro com tração traseira a mais tempo disse que ele é muito bom de curva, melhor até que carro convencional, mas como eu não tô acostumada faço curva como se estivesse dirigindo um ônibus rsrs...

Cocatriz
11/03/2014, 12:06
Eu faço curva que nem Carreta com minha moto... minha experiência de dirigir Jipe com tração traseira não me valeu de nada na moto... hahahaha só pra traçar um paralelo.

Mas é como eu disse Biaaa, você vai pegando o jeito e vai ficando natural... agora que você já rodou um poquinho pega um carro normal para você sentir a diferença, vai ver o quanto já tá acostumada a dirigir o Jipe.

Leo BA
11/03/2014, 13:38
Eu faço curva que nem Carreta com minha moto... minha experiência de dirigir Jipe com tração traseira não me valeu de nada na moto... hahahaha só pra traçar um paralelo.

Mas é como eu disse Biaaa, você vai pegando o jeito e vai ficando natural... agora que você já rodou um poquinho pega um carro normal para você sentir a diferença, vai ver o quanto já tá acostumada a dirigir o Jipe.

De tanto o Coca falar da Marauder dele, tô começando a sentir saudades da minha Boulevard.... heheheh
Mas um dos dois, termina mofando na garagem! :-(

Edsongir
13/03/2014, 07:35
Bom dia! Comprei o meu Jimny em janeiro, está agora com 2.500 Km rodados, o que eu posso acrescentar a tudo que foi escrito é que nos primeiros 1.000 Km é bem travado, e a faixa de rotação dele é acima dos 3.000 rpm, logo tem que pegar o jeito e amaciar o jipinho, passado isso, veículo amaciado e principalmente o motorista se adaptar ao veículo é só alegria, o meu está viajando legal nas rodovias, meu medo era eu andar a uma velocidade menor que dos caminhões, o que não acontece de forma alguma, anda bem e chega a 110 Km/h rapidinho.

MARCANGIANE
13/03/2014, 10:07
bom dia amigo arturcaetano

posso lhe dizer que o jimny é pau para toda obra é um veículo muito econômico e ágil,tanto onroad quanto offroad.
o meu está com 70.000km rodados (jimy HR 2010)
em estrada acima de 130 km/h tem que ter braço,pois balança muito.
Não tem comparação nenhuma com o motor do Uno mile, 1º que o motor do jimny já é de cara 30% mais potente e 2º jipe é jipe.

se voçe estiver pensando em espaço interno ai a coisa muda e com este valor mais uns 5.000,00 voce compra um grand vitara mecânico 4x4 2011 OBS:(são carros com características diferentes).
ou uma tracker com uns 30 á 35 mil reais.

mais jimny é jimny e quem gosta, gosta eu mesmo sou apaixonado pelo meu é muito mais gostoso e prazeroso de andar que minha tracker.
e o motor do jimny M13A é uma maravilha a única coisa que deu no meu até hoje foram as buchas da barra estabilizadora e uma lubrificação nas rodas-livre somente.
você só terá problemas com o jimny se levar ele em mecânicos curiosos e desonestos.

só não recomendo o jimny a você amigo se você for casado e tiver filhos e se for o único carro.

o meu é este da direita.
abraço.
454605

Cocatriz
13/03/2014, 17:14
Se for casado com filhos E se for unico carro...

:) se for casado sem filhos, solteiro ou casado com UM filho tá recomendado =D mesmo sendo o único carro.

ronaldofx
13/03/2014, 19:05
Não e nosso único carro, mas meu filho adora andar no EEK, as vezes já andamos em distâncias curtas com 2 adultos e 2 crianças, mais 2 carrinhos, um normal e um daqueles pequeninos….
ta tudo bem, o importante e se divertir!
Logo não precisaremos de 2 carrinhos e já´melhora, enquanto isso usamos o outro carro!
Alguém usou o bagageiro de teto para viajar?
Uma pessoa aqui do meu trabalho diz que ele altera muito a estabilidade? gostaria de opiniões.

Ronaldo

jorgeffn
13/03/2014, 19:17
Não e nosso único carro, mas meu filho adora andar no EEK, as vezes já andamos em distâncias curtas com 2 adultos e 2 crianças, mais 2 carrinhos, um normal e um daqueles pequeninos….
ta tudo bem, o importante e se divertir!
Logo não precisaremos de 2 carrinhos e já´melhora, enquanto isso usamos o outro carro!
Alguém usou o bagageiro de teto para viajar?
Uma pessoa aqui do meu trabalho diz que ele altera muito a estabilidade? gostaria de opiniões.

Ronaldo

Ronaldo... tem um colega aqui de BH que foi para o Atacama com um Jimny (haha dá para ver que o jipe aguenta bem estrada né...:twisted: )com bagageiro.... vou perguntar para ele, se ele sentiu alguma diferença na estabilidade do carro e posto aqui...

454666

abs!!!

MARCANGIANE
13/03/2014, 19:24
boa noite amigos.
como citei acima (jimny é jimny e quem gosta, gosta)
o fato de não indicar como único carro para quem tem família média ou grande usado no dia-dia é só pelo desconforto dado pela falta de espaço pois só quem tem família média e grande é que sabe.
mais para o divertimento vale tudo
esta é minha opinião como usuário de jimny desde 2002.

respondendo a pergunta do amigo Ronaldo o único problema é com o ruído que faz após 100km.

abraço

Biaaa
14/03/2014, 08:42
é verdade, o carro faz barulho acima de 100 km/h, e se tiver snorkel então... mas é um barulho tolerável, eu pelo menos acho... meu uno parecia um helicóptero acima de 90 km/h, uma droga... abaixo disso ele é muito silencioso, o barulho que faz é do ar no snorkel e dos pneus mesmo, a 60 km/h parece que ele está a 100, muito legal ficar ouvindo o carro rs...

Hoje consegui medir o grau de alcoolismo do Emílio: está fazendo 12 km/l na cidade. :D

rogerjunior
14/03/2014, 09:37
é verdade, o carro faz barulho acima de 100 km/h, e se tiver snorkel então... mas é um barulho tolerável, eu pelo menos acho... meu uno parecia um helicóptero acima de 90 km/h, uma droga... abaixo disso ele é muito silencioso, o barulho que faz é do ar no snorkel e dos pneus mesmo, a 60 km/h parece que ele está a 100, muito legal ficar ouvindo o carro rs...

Hoje consegui medir o grau de alcoolismo do Emílio: está fazendo 12 km/l na cidade. :D


É isso aí Biaaa!!!

Eu também gosto de escutar o som do jipe quando o mesmo está a 90km/h. Considero o nível de ruído bem aceitável devido a aerodinâmica da viatura.

Estou feliz é com a sua média. Seu jipe veio com os pneus Dueler ou com os BF Mud?

Abraços,

Rogério.

MARCANGIANE
14/03/2014, 10:23
bom dia biaa.

este seu jimny é show parabéns e acho que quem fez 9km/l realmente foi o emílio não o jimny.
voce tem fotos dele aqui no fórum?

e se voce gosta da cor rosa e roxa tem jimny com estas cores.

abraço.

Biaaa
14/03/2014, 11:07
Roger, ele veio com os pneus mud, e agora que está mais rodado anda mais liso no asfalto, e o barulho até diminuiu um pouco. Mas dizem que ele gasta mais se andar muito no asfalto né?...

Marcangiane, essa média eu consigo porque tenho o pé leve, meu namorado mesmo não tem dó de esticar o giro dele e o carro bebe mais né...só não reclamo porque ele tá amaciando o carro pra mim rs..

Cocatriz
14/03/2014, 15:56
Eu não gosto muito de andar com o meu com os vidros abertos, o barulho do Snorkel quando o vidro do passageiro tá aberto me dá vontade de acelerar...

Sim os Muds tentem a gastar mais rápido por que a borracha é mais mole, mas não é culpa do piso. No asfalto ele gasta menos que na areia.

A diferença é que ele é feito para trabalhar fora da estrada então o foco dele não é andar no asfalto seco e asfalto molhado e sim outros parametros, como um proteção extra na lateral do pneu por exemplo. Isso também rende um peso extra no Mud.

A Vantagem do Jimny é que ele é leve então poem pouca pressão nos pneus e gera menos atrito que um outro 4x4. Pneu é um assunto loooooonnnnggggooooooooo.... Mas não precisa ter medo de andar com o Mud no asfalto.

Ele vai gastar mais que o pneu de asfalto, com certeza, mas em Brasília que as estradas são mais planas ele deve render bem... e ele vai te atender no asfalto quando deixar de funcionar para lama, se olhar as marcas de onde tem que subistitur o pneu tem quase 2cm de borracha para gastar e no meu a média chutada é 0.2cm para cada 5000k em BH. então ele deve durar uns 30.000, ainda aguentando trilha. quando eu chegar lá eu confirmo :)

Nivaldo Jr.
16/03/2014, 11:57
Às vezes desligo o som, só para ouvir o barulho do motor dele. Acho até pouco barulho para um jipe, mesmo em velocidades mais altas.
Na verdade o som do motor dele, é música para os meus ouvidos, e música clássica!


Sds.

ronaldofx
16/03/2014, 16:08
Outra pergunta, na concessionária um Snorkel e muito caro, tem um amigo que vive viajando, e penso que podia pedir para ele trazer um pra mim dos "states", eu gostaria de um que fosse na cor do carro para não ficar muito saltado, ou caso não consiga vcs recomendam alguma marca ?
(acho que eu só bagunço os tópicos do forum nê?)

Ronaldo "EEK"

goyabah
17/03/2014, 06:51
Fala galera!
Estou pensando em pegar um 4x4 (mais novo) e que NÃO vai me dar amolação, na faixa de $45-50 mil.
Quero o carro para andar na cidade, e pegar algumas trilhas leves no fds.
Pensei no Jimny (4sport, pq acho mais a minha cara), pois acredito q a manutenção é mais barata e mais simples, porém ouvi boatos que o motor 1.3 não dava conta de pegar transito ou pra fazer pequenas viagens.
Alguem q tem, sabe me falar se é verídico? É como andar num uno mille em relação ao motor? E será que vale a pena pagar 50 mil num Jimny??
abrçs Artur.

Olá Artur e turma do forum.
Eu tambem estou interessado no Jimny. E olha que eu gosto de viaturas com bastante força, mas, são 85HP e um peso de pouco mais de 1000Kg. A DAKAR tem + de 2100Kg e 170HP. A diferença é o torque, 11mKgF/cm² x 1000Kg e a Dakar são 35mKgF [ano de 2012]. A maioria dos Jipões são nessa faixa, e são trabolhosos nas trilhas.
Vou pegar um usado para o meu filho qdo tiver idade para isso, será em breve. E rezar para que ele [e eu] mantenha-o com as rodas para baixo.
Um abraço a todos.
Enrique

goyabah
17/03/2014, 07:03
Outra coisa sobre esse Jipinho. Qdo eu tive um ford K, dos primeiros, o porta malas era um pouco maior q esse. Fiquei surpreso com o que R$50,00 podiam fazer com porta malas. Saio cheio. Com cinquentinha.

Biaaa
17/03/2014, 09:35
Cocatriz, bem lembrado, aqui em Brasília as pistas são muito planas, acho (quase certeza rs) que é por isso que meu carro faz essa média de combustível também... bom saber que os pneus vão durar bastante!

Marcangiane, esqueci de responder, tenho uma foto dele aqui no fórum sim, esse fim de semana fui pra um lago no Goiás chamado Corumbá IV e tirei milhões de fotos dele, estou cada dia mais "mãe coruja" do Emílio... eu gosto muito da cor dele também, acho que rosa e roxo não combinam comigo rs... testei inclusive se é bem vedado e se pode jogar ele na água mesmo com tanto carpete e tapetes fofos, e ele passou no teste, não entra uma gota. Olha essa fotinha: :D

455083

MARCANGIANE
17/03/2014, 10:19
show de bola

parabéns

BMA26
09/04/2014, 10:51
Olá, pessoal! Sou nova na turma, e ando lendo o que vocês falam do Jimny.
Sempre dirigi Palio, Gol, Clio (carros da casa) mas nunca tive o meu. E agora vou comprar, mas quero um jipe, justamente por frequentar estradas de terra, interior e cachoeiras nos finais de semana, além de me identificar mais com esse tipo de carro.
Mas como nunca tive, leio os fóruns, que têm me ajudado bastante a decidir. Principalmente este sobre rodovias (Cocatriz) e as respostas da Biaaa e do Rogerjunior. Obrigada!
Biaaa, você pegou o 4Sport com pneus MUD? Cocatriz, como é o dia a dia com esses pneus na cidade? Qual é a durabilidade? Conversei com um vendedor da Via Natsu e existem dois tipos para venda... se não estou confundindo, este é o mais "bruto" deles, e o outro é 70% cidade e 30% estrada... qual seria melhor?

Leko-4sport
09/04/2014, 11:40
BMA26 tenho um 4Sport há pouco mais de um mês com pneus Mud, tbm nunca tinha sequer dirigido um jipe. tinha um Uno 1.4 way que gostava muito e deixei com minha esposa. E antes só usava os carros dos meus pais tbm. (Peugeot, Gol, Space Fox)

Tenho viajado todos os finais de semana e ele está prestes a bater 1.900 km. Posso dizer que ele tem melhorado a performance dia após dia. Vou relatar as experiências "negativas" primeiro.
No começo tava amarrado, não subia subidas simples em 2 marcha e o consumo era alto. Agora já está mais ligeiro e o consumo está próximo ao que eu fazia com o Uno (sou pé pesado mas estou melhorando o próprio carro te faz dirigir mais tranquilo)
É um carro bem pequeno por isso é fácil de estacionar, porém o estepe traseiro atrapalha um pouco no início pra quem não está acostumado, então as vezes você faz a baliza com certo medo de pegar o carro de trás, mas conforme vai se acostumando percebe que o carro cabe em qualquer vaga.
Quando você pega estrada não tente passar muito dos 110 120 km/h vc vai tomar uns sustos se pegar vento lateral ou passar por um caminhão (ou for ultrapassado por ele) o carro sente o vento e pra quem usava só carro mais baixo tem uma impressão que que ele está instável.
Mesma coisa pra fazer curvas em velocidades maiores, dá um certo medo e isso vai te fazer a andar com mais prudencia (o que é ótimo)
Se você anda sempre na pista da esquerda se acostume com a pista do meio e a da direita.
Ultrapassagens em subidas são um sufoco, pense bem antes de ultrapassar pois você pode começar a perder velocidade na subida (se for uma subida muito longa e íngreme) e simplesmente não conseguir ultrapassar o caminhão que está a 80 90 km/h
Fazer compras é complicado pois o porta malas é pequeno, mas você sempre pode rebaixar os bancos traseiros.

Agora de pontos positivos são muitos! É confortável pra dirigir, bonito, aparentemente muito resistente. Você vai poder pegar qualquer estrada de terra sem se preocupar, vai poder viajar para lugares onde seu carro convencional não chegaria ou chegaria com muito esforço.
Os retrovisores grandes e a área envidraçada são ótimos para dirigir na cidade. Eu odiava dirigir, tanto é que só fui comprar um carro meu com 27 anos (antes só usava transporte público de dia de semana e carro dos meus pais nos finais de semana) Mas com o Jimny eu adoro dirigir. Só isso já demonstra como esse carro é bacana. Mesmo com o Uninho - que eu gostava do carro pois nunca me deu trabalho - eu não sentia prazer de dirigir, gostava do carro pq era resistente e sem frescuras. O Jimny é espartano, resistente, tem um visual legal e me fez gostar de dirigir, isso não tem preço.
Recomendo a compra com Pneus MUD mesmo, duram menos, cerca de 30% a menos que que o pneu para cidade, mas se você pegar um barro vai ver a diferença que faz. Fiz uma trilha com 4 Pajeros, em certo ponto só eu passei. Habilidade do condutor? Muito pouco provável, simplesmente Pneu e entre eixos curtos.
O MUD demora mais pra frear, vc vai sentir no começo, isso vai ser mais um motivo pra você andar de boa, eu não acho ruim é questão de acostumar principalmente na chuva. Nada que comprometa sua segurança é só questão de se acostumar.

Biaaa
09/04/2014, 15:28
BMA 26, eu uso pneus MUD no meu, já veio assim na concessionária. São pneus muito bons para seu propósito, que é o mesmo do meu... na css eles oferecem esse mud e o normal, o mais bruto que vc referiu deve ser o mud mesmo...

Estou com pouco mais de 3 mil km rodados, joguei o carro em cascalho, terra, lama, água e até em asfalto rs, e já posso dar minha impressão sobre os pneus: vale a pena viu, não é aquele cravudo que incomoda se andar no asfalto nem liso demais pra terra. Depois dos primeiros 1000 km fica melhor, ele "molda" e fica mais confortável de dirigir, o barulho deles diminui também. Só fica esperta ao passar em poças e asfalto molhado porque ele tem menos aderência que pneu comum, pois não tem aqueles sulcos. Desliza que é uma beleza, levei um susto esses dias rs... então, pista molhada, vai devagar e com cuidado...

Como o Leko disse, a distância de frenagem deve ser maior mesmo, mas logo você acostuma! Se precisar frear com força também ele aguenta a chamada. Descobri isso por causa de outro susto também rs...

E no restante que difere de outros carros, além dessas peculiaridades vc deve estranhar um pouco o silêncio do motor... ele não faz barulho, não treme quando está pra apagar, eu deixava ele morrer toda hora rs! Ele é um carro que tem um giro mais alto, então pra passar marcha sem ele pesar muito pode ser lá pra 3 mil giros... na subida vc vai reduzir mais que em carro comum também e se cair a velocidade ele demora mais pra recuperar. Por isso ultrapassagens devem ser mais planejadas...

No Jimny, assim como outros jipes, vc sente mais as imperfeições do solo, eu acho isso legal demais, dá mais emoção rs!

Mas é bom dirigir um Jimny viu, vc vai gostar! Eu tinha um novo uno, fiquei muito tempo sem dirigir depois que tirei a cnh, tipo uns 7 anos por medo mesmo, e com certeza sinto muito mais confiança no Jimny que em qualquer carro "normal" rs...

BMA26
11/04/2014, 10:01
Olá, Leko!
Obrigada pela resposta! Os pontos positivos que você disse superam os negativos.
Ao contrário de você, eu sempre gostei de dirigir. E sei que vou sentir a diferença dos carros hatchs para o jipe no dia a dia, até acostumar. Mas é o que vocês estão explicando por aqui: são propostas diferentes. Ao comprar, eu já tenho que ter isso em mente.
Confesso que eu 'piso um pouquinho' na estrada, mas claro que com prudência. E, apesar de amar estrada, não é só a velocidade que me atrai (senão procuraria um carro baixo e potente. E as estradas brasileiras, principalmente em Minas, não permitem tanta velocidade). Gosto da aventura, de alcançar lugares diferentes. Por exemplo, com mais dinheiro, não compraria um carro de luxo no lugar de um Troller. Ele me levaria ali no BH Shopping, do mesmo jeito que o Palio que tinha lá em casa. Não compensa mesmo!
Gostei do que você disse, que em alguns lugares só o seu Jimny passou, em uma trilha com 4 Pajeros. Isso é o máximo!
Estou cada vez mais encantada! =D

Biaaa (você é Beatriz também?),
Adorei sua empolgação! Obrigada pela resposta!
Eu preciso concentrar no que vocês falaram sobre aderência, distância de frenagem e ultrapassagem. Gostei da "emoção" de sentir as imperfeições do solo... rs
A maioria das pessoas que sabem que vou comprar um Jimny está tentando me convencer a mudar para C3, HB20, etc.. porque "nada a ver você desfilar na cidade com um carro rústico". Mas o que todas elas não entendem é que 1) não estou comprando carro para desfilar; 2) qualquer um desses carros não me proporcionaria a metade das alegrias de um Jimny, sem contar que são caros apenas pelas "frescuras" que o Leko citou; 3) resistência, altura, tração, aventura... etc.
Como disse acima, eu sou acostumada com carros hatchs, mas sei que jipe é outra história. Mas é exatamente o que eu quero. =D
Já estou olhando os preços aqui em BH e devo comprar nos próximos meses. Tenho um test drive agendado também... vou dando notícias!

Muito obrigada pela atenção de vocês. Assim que surgirem mais dúvidas, volto a procurar, viu?
Desculpem pela resposta "breve", mas estou trabalhando agora... correria!

Um abraço!

Biaaa
11/04/2014, 12:50
Não, meu nome é Fabiana, mas todo mundo de chama de Bia, vai entender né rs...

Pois é, me falaram isso também... "com essa grana vc compra um civic seminovo, um corolla, um hb20, etc, etc"... eu sei disso, mas e aí, esses carros vão atender ao que eu quero? Vão aguentar lama, buraqueira, cascalho... não tanto quanto o jipe né?! E ele não é tão rústico como aparenta, é bem confortável pra um jipe rs... vc vai ver, quando o pessoal entrar no carro e senti-lo vão rapidinho mudar de opinião!

Um abraço, e aproveita o test drive, pede pra ir num terreno testar o 4x4 com gosto!! rsrs
=]

rogerjunior
11/04/2014, 15:34
Olá, pessoal! Sou nova na turma, e ando lendo o que vocês falam do Jimny.
Sempre dirigi Palio, Gol, Clio (carros da casa) mas nunca tive o meu. E agora vou comprar, mas quero um jipe, justamente por frequentar estradas de terra, interior e cachoeiras nos finais de semana, além de me identificar mais com esse tipo de carro.
Mas como nunca tive, leio os fóruns, que têm me ajudado bastante a decidir. Principalmente este sobre rodovias (Cocatriz) e as respostas da Biaaa e do Rogerjunior. Obrigada!
Biaaa, você pegou o 4Sport com pneus MUD? Cocatriz, como é o dia a dia com esses pneus na cidade? Qual é a durabilidade? Conversei com um vendedor da Via Natsu e existem dois tipos para venda... se não estou confundindo, este é o mais "bruto" deles, e o outro é 70% cidade e 30% estrada... qual seria melhor?

BMA, boa tarde! Ou melhor, boa tarde Beatriz! Rsrsrs.

Olha só, já tive Hatch médios e pequenos, o melhor deles foi um Focus 2.0. Assim como você, eu amo pegar estrada, é uma terapia que me ajuda a enfrentar a semana puxada aqui no trabalho dentro de um escritório com janelas fechadas e ar condicionado ligado.

Mas, minha terapia não é bem enfrentar somente as estradas ruins de nossas rodovias, ou mesmo o estresse de ficar “atento” o tempo inteiro por causa da pressa dos demais. Minha terapia é descobrir lugares, adoro ir descobrindo o “logo ali de mineiro, uai, porque não?”

Antes de comprar o Jimny, tinha um Uno Sporting, ia nas redondezas desconhecidas da Serra do Cipó com ele, tipo Serra dos Alves que é um lugar de natureza exuberante e aquele Rio do Tanque com suas águas cristalinas... porém, meu Uninho sofria demais, mesmo indo com muito cuidado... e mesmo indo em lugares desconhecidos da Estrada Real ele sofria, justamente por ser lugares desconhecidos...

Então resolvi comprar o Jimny, e com ele ganhei novos amigos (jimneiros) e novas descobertas... hoje, faço o dia ser mais longo para justamente poder fazer o trajeto por estradas lindas e desconhecidas... curto cada momento sem pressa de viajar, sem pressa de viver... Antes tinha que respeitar o movimento da rodovia, eu era apenas mais um a 120km/h sem poder observar algo de diferente pelo caminho, pois a estrada exigia que fosse assim... hoje, por vezes, sou o único na estrada, e respeito a minha vontade de observar o que antes não era possível. Não tenho pressa de chegar aos lugares, não quero ter pressa de viver.

O resumo é mais ou menos assim... Se com um carro normal de boa potência você mal observa a paisagem, com o jipe você faz parte dela.

Para não estender muito, você que é de BH já pensou em ir à Ouro Preto passando dentro de Nova Lima e de Rio Acima pegando todo um trajeto de estrada de terra pela bela Serra de Capanema? Ou de ir ao Santuário do Caraça por caminho semelhante? Pois então, não imaginava isso antes, e hoje já fiz e faço ser assim...

Agora não me vejo mais sem um jipe....rsrs

Abraços e sucesso com a nova aquisição!!! Sobre os pneus, se puder optar pelos Muds, tenho certeza que irá adorar...rs

Roger

Biaaa
11/04/2014, 16:53
É, essa coisa de velocidade é relativa, na estrada realmente é muito bom, andar sem pressa e curtir a paisagem...

Eu até dirijo de boa, mas na cidade quando eu tô no meu ritmo e de repente alguém dá seta e fica mocorongando na minha frente, eu fico possessa! Principalmente quando a encrenca tá na faixa da esquerda e forma aquele engarrafamento atrás... já na estrada posso ficar horas atrás de um caminhão na subida que nem estresso!

A única coisa que não gostei muito no Jimny é o fato dele ser silencioso e o motor "macio" demais, tá difícil me acostumar... eu gosto de carro que "conversa" com a gente, avisa se tem que dar motor ou se tem que trocar de marcha sem precisar olhar no contagiro rs... já tive um Opala e andei pouquíssimo nele, mas nunca o "matei" pelo menos rs... hoje mesmo eu deixei o carro morrer, mesmo com um contagiro gigantesco na minha frente, puts que ódio...

rogerjunior
11/04/2014, 17:37
É, essa coisa de velocidade é relativa, na estrada realmente é muito bom, andar sem pressa e curtir a paisagem...

Eu até dirijo de boa, mas na cidade quando eu tô no meu ritmo e de repente alguém dá seta e fica mocorongando na minha frente, eu fico possessa! Principalmente quando a encrenca tá na faixa da esquerda e forma aquele engarrafamento atrás... já na estrada posso ficar horas atrás de um caminhão na subida que nem estresso!

A única coisa que não gostei muito no Jimny é o fato dele ser silencioso e o motor "macio" demais, tá difícil me acostumar... eu gosto de carro que "conversa" com a gente, avisa se tem que dar motor ou se tem que trocar de marcha sem precisar olhar no contagiro rs... já tive um Opala e andei pouquíssimo nele, mas nunca o "matei" pelo menos rs... hoje mesmo eu deixei o carro morrer, mesmo com um contagiro gigantesco na minha frente, puts que ódio...

"Mocorongando" foi ótimo Biaaa!!!!! hahahaha

Neste ponto o Jimny é fantástico, que é a agilidade no trânsito. fácil de manobrar e estacionar.

Bom, quanto ao silêncio do motor, eu já até me acostumei, porém, até me acostumar eu dei partida algumas vezes com o motor ligado. Tipo, ligava o carro e esquecia de algo, ao invés de desligá-lo, eu ia até dentro de casa e pegava o que tinha que pegar e ao sentar novamente nele dava a partida por justamente não escutar o motor funcionar... daí o motor de arranque danava a gritar.....hahahaha... Bom, foram só umas 4x que aconteceu... agora não mais!

Já me adaptei ao carro totalmente e gosto dele da forma que é....

Nascimento 23
01/05/2014, 21:33
Olá galera, tudo bom? Estou 90% decidido a comprar meu Jimny. Atualmente possuo um gof, mas não tem atendido as minha necessidades. Estou morando em uma cidade com muuuuuiiiitooos buracos e o bairro onde fica minha casa fica com um acesso um pouco prejudicado em caso de chuvas fortes em face da falta de pavimentação adequada, o que jár rendeu 2 atoleiros com meu carro atual. Utilizo o carro quinzenalmente para ir a capital, o que da uma viagem de 240 km com o transito muito pesado devido a carretas e caminhões. Os 10 % que ainda pesam para minha escolha diz respeito ao comportamento que o Jimny poderá ter nessas viagens. Antes de ter o Golf, tive um gol 1.0 que me rendia um verdadeiro tormento nessas viagens por conta da dificuldade em ultrapassar veículos pesados. Pelo comparativo de desempenho (aceleração e retomadas) que verifiquei na internet, o gol 1.0 anda mais do que o Jimny!!! 0 . O é isso mesmo?!?! Sei que ele entao foi feito pra isso, mas queria saber o comportamento dele nessas viagens. Obrigado

FIDELIS
01/05/2014, 22:02
Jimny é um veículo 4x4, curto, com o centro de gravidade alto, portanto não é indicado para andar com velocidade acima de 100km/h, as retomadas são boas, com cuidado dá para andar entre 90 e 110km/h, é confortável, entende-se que todo 4x4 é menos confortável que qualquer automóvel, já tive vários 4x4 (Toyota band curta, Troller, L200, CJ5, Samurai, Vitarinha, Gran Vitara curto e outros 4x4) todos tem limitações distintas, mudar de um automóvel para qualquer 4x4 é uma mudança considerável.

Espero ter ajudado, tenho saudades do Jimny, pretendo comprar outro.


Abraço,

Nascimento 23
01/05/2014, 22:23
Fidelis, ajudou bastante! Mas quando você fala que as retomadas sao boas qual parâmetro, em termos de motor, eu posso adotar? Pois como disse no meu post acima, a comparação que fiz das avaliações, dão conta de que ele perde pro Gol 1.0 nas retomadas!

guimajc
02/05/2014, 13:22
Nascimento,

Veja este tópico:
​http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/130164-como-andar-na-velocidade-maxima-da-via-na-rodovia-com-seu-jimny.html

Andre Martins
02/05/2014, 13:57
Nascimento, acima dos 4 mil giros, a resposta dele para ultrapassagem é melhor, mas não tenho como te dizer se ele é melhor do que o que você viu no comparativo pois nunca dirigi um gol 1.0. Se o trajeto for um tapete, pode até chegar a uns 140km\h (já experimentei dar 160 mas não recomendo). Agora, se o asfalto for todo irregular, aí a velocidade vai cair muito baseado no que falou o Fidelis e acrescento que ele, neste tipo de asfalto, pula que nem um cabrito e costuma perder a traseira. Quanto maior a velocidade maior vai ser o susto ou correção que terá que fazer para mantê-lo em linha reta. Imagina nas curvas. É um carro ótimo, mas sua dirigibilidade em viagens pode ser muito sofrida e perigosa, dependendo do que você venha a encontrar pela frente.

André

ekabral
02/05/2014, 14:21
Olá Nascimento! O Jimny apesar de possuir algum conforto e andar no asfalto, não possui o desempenho necessário para andar com segurança e conforto em ultrapassagens no asfalto (rodovias), ainda mais no caso de pista simples. É necessário prudência e habilidade. Viagens neste terreno hostil (asfalto) exigem paciência e até certa disciplina (para não pôr a sua vida e dos outros em risco). Se você é propenso a ter o pé pesado, mas nunca dirigiu um 4x4 e, não deseja mudar de hábito, aconselho pensar em outros veículos. A escolha por este tipo de veículo é quase que filosófica... deixar a pressa de lado, apreciar o tempo da viagem, não estressar com ultrapassagens arriscadas. Ele tem, mais ou menos o desempenho do gol mil, com a estabilidade de uma combi, ou seja é definitivamente ruim para ultrapassagens e velocidades altas. Pressa em rodovias e Jimny não combinam. Já na terra, ou na cidade (transito do dia-a-dia) o carro é dez.

sgrul1
02/05/2014, 22:30
Ola amigo. Corroborando os amigos acima, acabei de comprar o meu, ja fiz viagens nele e ate me surpreendi, achei ele mais estável do que imaginava. Agora um veículo bom em tudo é difícil, acaba custando mto mai$$$$. O jimny vai mto bem na cidade, vai mto bem nas trilhas, ...ja na estrada ... ele até é economico e confortavel, mas nao tem aerodinamica nenhuma. O motor é suficiente, não mais do que isso. Se vc não vai fazer trilhas, e o gol era um tormento para vc, talves um 4x4 mais urbano, com motor mais forte, mais estabilidade possa ser mais indicado. O jimny é JIPE.

GWC
03/05/2014, 18:23
Olá Nascimento. O jimny é um ótimo jipe, tenho um e adoro! Entretanto pelo que vc descreveu concordo com o Sgrul1, de repente um 4x4 como o gran vitara, ou mesmo uma caminhonete 4x2 já seriam melhores escolhas! Acho que a melhor coisa que vc pode fazer é andar no carro e ver se ele corresponde as suas expectativas.

Boliver
17/07/2014, 00:35
Puxa galera, este é meu primeiro post, mas acompanho o fórum a um tempo, desde que me apaixonei pelo jimny há 3 anos, mas no ano passado fiz a "burrada" de comprar um punto zero km, carro lindo impotente, mas que não me da as mesmas alegrias que um jimny me daria, não posso pegar estrada de chão (rodas17") subir morros de terra e etc... Prático MT bike, e vou a lugares lindos mas só de bike mesmo... Estou estudando a troca por um jimny até o final do ano, mas faço muito o trecho PR-SP e de sp para o Sul de MG, será que sentirei muita diferença ? Outra pergunta é, entre comprar um 2011 por 37 mil e pegar um zero o que é melhor.... Obrigado pelo relato de todos !!!

Boas aventuras...

R-Mendes
29/07/2014, 14:11
Pessoal, vou aproveitar o gancho do amigo aí pra não criar outro tópico.

Alguém aqui tem Jimny entre 2000 e 2002? Estou pensando em comprar um desses anos e... Queria informações.

8--)

Rapha Dias
02/08/2014, 15:05
Retirei o meu Jimny da loja esta semana, 2014/2015 já com ABS e airbags. Meus carros anteriores eram velozes, fiquei com muito receio ao comprar o Jimny e começar a ficar empacando as estradas. Mas vamos lá...
Fiz o percurso Santos X Campinas X Santos, com mais 2 pessoas no carro, subindo a Imigrantes, Rodoanel e Bandeirantes (todas as rodovias de velocidade rápida), considerando que havia acabado de tirar o carro da concessionária - estava ainda duro - ele foi muito bom. Subida da serra em 4a marcha, pelas faixas da esquerda e passando por vários veículos. No Rodoanel não pode passar de 100km, foi bem tranquilo. Chegando na Bandeirantes, aí sim botei ele pra correr. Fiz velocidade de cruzeiro, numa média de 120km com picos de 130km, trafegando pelas faixas da esquerda e sem problemas nenhum. Quase nem reduzi as marchas, fiquei na 5a até mesmo em alguns aclives. Foi show!!!!!!
O Jimny foi estável (sempre tive carros altos) e agora com os freios ABS as respostas foram rápidas. Digo com propriedade, pois houve um acidente na estrada e eu tive que usar os freios rapidamente no susto - sem problemas - nota 10.
O som agora está bacana, tem 4 autofalantes, curti a viagem toda.
Pra quem está com receio quanto a dinâmica do Jimny no asfalto, eu "pé-de-chumbo" fiquei até feliz com o desempenho. Lógico que não se comporta como os demais veículos de passeio, tem que ter prudência, principalmente para aqueles que não estão acostumados com veículos deste segmento.
Agora botar ele pra pegar um terrinha!!!!

Preti
07/10/2014, 15:33
Já fiz algumas viagens com o Jimny e me surpreende bastante.
Consegui um comportamento melhor com a calibragem mais alto, em torno de 30psi.
Posso afirmar que é um carro bem gostoso entre 110 130 km, sabendo usar o motor o carro não deixa na mão, a recomendação da fábrica é sempre utilizar ele em uma faixa acima de 3mil rpm.

Em relação a velocidade final
479783

edusao
07/10/2014, 18:21
Nascimento, acho que todas as colocações estão mais ou menos alinhadas. Minha opinião é que como jipinho de uso geral é ótimo. Mas, para rodovias, depende de habilidade do motorista para aproveitar bem o motor (que não é super potente mas estica bem as marchas por ser multivalvulas) e a suspensão, pois é alto, leve, curto e com eixos rígidos, o que faz com que ele tenha um balanço lateral também. Perto de um carro como um golf você vai estranhar bastante, principalmente na estrada. Terá que aprender a andar respeitando o carro entende...o meu é um HR 2011 e uso pneus um pouquinho maiores que os originais - 225/70r15 contra os 215/75r15. Acho que isso melhorou ainda um pouquinho a rodagem dele no asfalto, mas nunca andei com os originais que vem atualmente no 4ALL por exemplo, que usa pneus 205/70r15.

Um jipe que não lhe traria muito contraste com o golf seria uma tracker ou gran vitara, mas daí já é outro caso...(tenho uma tracker também que uso atualmente para viagens por isso lhe falo)

Scarabelli
08/10/2014, 09:28
Nascimento, acho que todas as colocações estão mais ou menos alinhadas. Minha opinião é que como jipinho de uso geral é ótimo. Mas, para rodovias, depende de habilidade do motorista para aproveitar bem o motor (que não é super potente mas estica bem as marchas por ser multivalvulas) e a suspensão, pois é alto, leve, curto e com eixos rígidos, o que faz com que ele tenha um balanço lateral também. Perto de um carro como um golf você vai estranhar bastante, principalmente na estrada. Terá que aprender a andar respeitando o carro entende...o meu é um HR 2011 e uso pneus um pouquinho maiores que os originais - 225/70r15 contra os 215/75r15. Acho que isso melhorou ainda um pouquinho a rodagem dele no asfalto, mas nunca andei com os originais que vem atualmente no 4ALL por exemplo, que usa pneus 205/70r15.

Um jipe que não lhe traria muito contraste com o golf seria uma tracker ou gran vitara, mas daí já é outro caso...(tenho uma tracker também que uso atualmente para viagens por isso lhe falo)


Tenho experiências com o Jimny e com a Tracker. A Tracker, apesar de ser um 4x4 offroad, tem um ótimo comportamento no asfalto. Claro que não possui a estabilidade de um carro de passeio mas você consegue ter uma velocidade de cruzeiro de 140 km/h sem grandes sustos. Já o Jimny 100, 110 km/h me parece ser o máximo para uma viagem com segurança. Outro dia a 110 km/h com o Jimny passei por uma sequência de irregularidades no asfalto, como se fossem costelas de vaca, perdi completamente o controle, saí literalmente quicando para o acostamento, sorte que no local tinha uma boa área de escape. Toquei levemente no freio e assim que saí das depressões e atingi o acostamento, onde o asfalto estava regular, consegui controlá-lo. Foi um baita susto, ainda bem que era uma reta, se fosse em uma curva certamente teria passado direto. A partir daí decidi não passar mais de 100 km/h com o Jimny.

edusao
08/10/2014, 09:51
Scarabeli, POSITIVO! Penso que é muito bom relatar essas histórias aqui no fórum para que todos nós tenhamos prudência e saibamos utilizar qualquer veículo, especialmente os 4x4 e aqui neste tópico os nossos queridos jipinhos jimny!

Nascimento, ta aí a dica que você esperava ouvir!!

Tendo paciência e respeitando os limites o jimny é um belo carro para uso geral, dia a dia! Mas é diferente de um automóvel normal!!

ESTEBAN
08/10/2014, 10:27
Para tua proposta SX4

guimajc
08/10/2014, 11:21
Tenho experiências com o Jimny e com a Tracker. A Tracker, apesar de ser um 4x4 offroad, tem um ótimo comportamento no asfalto. Claro que não possui a estabilidade de um carro de passeio mas você consegue ter uma velocidade de cruzeiro de 140 km/h sem grandes sustos. Já o Jimny 100, 110 km/h me parece ser o máximo para uma viagem com segurança. Outro dia a 110 km/h com o Jimny passei por uma sequência de irregularidades no asfalto, como se fossem costelas de vaca, perdi completamente o controle, saí literalmente quicando para o acostamento, sorte que no local tinha uma boa área de escape. Toquei levemente no freio e assim que saí das depressões e atingi o acostamento, onde o asfalto estava regular, consegui controlá-lo. Foi um baita susto, ainda bem que era uma reta, se fosse em uma curva certamente teria passado direto. A partir daí decidi não passar mais de 100 km/h com o Jimny.

Esse é ponto crítico no asfalto: trafegar por piso bom com velocidade acima dos 110 km/h, quando se depara com alguma irregularidade o jipinho tira o camarada pra dançar. Também já passei por isso na Fernão Dias. O negócio é maneirar!

Barros
08/10/2014, 21:03
O seu Jimny é o 4Sport, Rapha Dias? Quais são os pneus dele? Se forem Mud, são muito barulhentos no asfalto?

Barros
08/10/2014, 21:13
Outro dia a 110 km/h com o Jimny passei por uma sequência de irregularidades no asfalto, como se fossem costelas de vaca, perdi completamente o controle, saí literalmente quicando para o acostamento, sorte que no local tinha uma boa área de escape. Toquei levemente no freio e assim que saí das depressões e atingi o acostamento, onde o asfalto estava regular, consegui controlá-lo. Foi um baita susto, ainda bem que era uma reta, se fosse em uma curva certamente teria passado direto. A partir daí decidi não passar mais de 100 km/h com o Jimny.
O seu Jimny tem freios ABS, Scarabelli? Isso costuma mesmo acontecer com esse tipo de freio; veja:


Quem teve que dar uma freada de emergência na terra, sobre costelas de vaca, em um carro com ABS, já sentiu o drama: o cérebro do sistema não sabe o que fazer e a sensação é de que o automóvel não vai parar nunca.
Por isso, comerciais leves, como a nova Chevrolet S10, já adotam o sistema conhecido como “ABS off-road”. Na verdade, nada mais é que uma variação do próprio ABS com calibrações específicas que detectam pisos irregulares e de baixa aderência. Nestes casos, o sistema retarda a atuação do dispositivo antiblocante em alguns segundos para forçar um escorregamento e afundamento do pneu na terra e na areia. Assim, forma uma espécie de “barreira natural”.

Leia mais: Mitos e verdades sobre os (agora obrigatórios) airbags e ABS (http://extra.globo.com/noticias/carros-e-motos/mitos-verdades-sobre-os-agora-obrigatorios-airbags-abs-11202673.html#ixzz3FbNUVlzw)

jorgeffn
08/10/2014, 21:23
Povo...
bacana os relatos do desempenho do Jimny na estrada.... eu apesar de achar que o motor poderia ser melhor, já fiz algumas viagens com o Jimny e foi totalmente aceitável...

Mas lembrem-se sempre que é um 4x4 com eixo rígido e aerodinâmica de um tijolo.. então, um pouco de cautela na velocidade é sempre bom... andar o jipinho anda.. a questão é em situações de emergência, em algum tópico alguém postou um susto que passou com o Jimny após passar por uma irregularidade no asfalto.. e nessas situações o bichinho é difícil de segurar! Claro que muitos já conhecem os trajetos e as pistas nas quais aceleram mais, de qualquer forma a prudência deve falar mais alto. A proposta do carro não é desenvolver tanto em velocidade... é sempre bom não esquecer isso! melhor curtir mais a paisagem!

quando fui comprar o meu, conversei com o gerente da Css no sábado cedo, na madrugada do mesmo dia ele sofreu um acidente com o Jimny na BR040 aqui próximo a BH (saída para o RJ), ele estava sentido BH, me parece que era a esposa que estava na direção e chovia bastante no momento, e como é uma estrada muito usada pelos caminhões carregados de minério ferro, ela costuma ter irregularidades.. não sei se foi isso a causa e nem a velocidade em que estavam... de qualquer forma colidiram com uma árvore fora da estrada e infelizmente ele não resistiu.... Não sei se o fato de estarem no Jimny influenciou em alguma coisa no acidente, de qualquer forma devemos sempre pensar no tipo de carro que estamos conduzindo e as possíveis imperfeições no piso que podemos atravessar nas estradas junto com as característica do carro..... agora com freio ABS e o Airbag a segurança melhorou bastante... mas eles não fazem milagres

abs!

Biaaa
08/10/2014, 22:01
Aqui em Brasília um rapaz faleceu num acidente com o jimny, capotou o carro, se não me engano estava com a namorada e ela ficou com ferimentos bem graves... estava correndo, o carro ficou um bagaço. Qualquer carro pode virar uma arma ou armadilha né, e observando as peculiaridades do jimny é bom não dar mole mesmo... a proposta do carro é outra.

Scarabelli
09/10/2014, 12:27
O seu Jimny tem freios ABS, Scarabelli? Isso costuma mesmo acontecer com esse tipo de freio; veja:



Leia mais: Mitos e verdades sobre os (agora obrigatórios) airbags e ABS (http://extra.globo.com/noticias/carros-e-motos/mitos-verdades-sobre-os-agora-obrigatorios-airbags-abs-11202673.html#ixzz3FbNUVlzw)


Não Barros, não tem. O fato que descrevi foi no asfalto e não na terra. E na hora do ocorrido não estava usando freio e sim acelerando !!! :shock:

Barros
09/10/2014, 21:53
Seja no asfalto ou na terra, esse tipo de ondulação ("costela de vaca") dificulta a frenagem do veículo, com ou sem freios ABS. O negócio, realmente, é maneirar na velocidade, usar freio-motor... o bom seria poder desligar o ABS nessas situações.

Scarabelli
10/10/2014, 08:54
Seja no asfalto ou na terra, esse tipo de ondulação ("costela de vaca") dificulta a frenagem do veículo, com ou sem freios ABS. O negócio, realmente, é maneirar na velocidade, usar freio-motor... o bom seria poder desligar o ABS nessas situações.


Com certeza ! Jipe não foi feito pra correr. O negócio é relaxar e aproveitar a viagem !

Rapha Dias
10/10/2014, 21:41
Barros, meu Jimny é For All e está com pneus de fábrica (205/70R15 Pirelli).
Agora que está com mais rodagem, o carro está voando. Mesmo que este não seja o propósito dele, nas rodovias "freeway" de São Paulo não tem como ficar sem dar uma esticada, então ele está bem macio. Faço 130 km/h (média) sem problemas e com giro regular.
Barulho é razoável, instabilidade nenhuma... pelo menos estou acostumado com carros assim.
Mas o melhor é quando chove muito. Por algumas vezes quando pego o carro no estacionamento da empresa que é de terra, sou o único que consegue ir pra casa, já que os demais veículos estão sem condições de sair :D.
Fiz algumas trilhas, até bem radicais. Foi bem divertido!

Machado
11/10/2014, 13:01
Fala Galera.
Que relato foi esse hein jorgeffn?! infelizmente nossas estradas em minas são compicadas tem muito problemas na pista e nós com o Jimny temos que ter muito cuidado com isso. Meu relato quando ao Jimny são bons dentro dos 5 meses de uso e 16 mil km rodados. Já rodei em tudo quanto é piso com chuva,lama alagado e tudo mais e o bichinho sempre valente porém o Pneu e uma questão fundamental que comprovei no último passei que fiz. Se estivesse com o Mud teria subido o morro como estava com o original fiquei junto com um TR4 hehe :pensativo:. Mas estou agilizando o Mud já. Tive um problema com o carro o Amortecedor traseiro direito vazou liguei para a concessionária e não queriam trocar ai disse que estava na garantia e tal depois de muita briga essa semana vou levar o carro na CCS ver se dão a garantia mesmo, se não vou ter que comprar o danado muito puto.
Uma pergunta que queria fazer quando passam em região alagada o que vocês fazem de manutenção (troca de óleo diferenciais)? Digo região alagadas poças beirando altura inferior da porta.

Andre_Aur
21/11/2014, 11:41
Excelente tópico! Muito útil e com recomendações muito pertinentes quanto a segurança, dicas de condução e direção defensiva.
Quanto aos 4sport novos, estão "empurrando" nas css esses MTR 215/75R15 Pirelli Scorpion. Alguém tem alguma informação ou experiência a relatar sobre estes? Vale a pena pagar mais e insistir nos MUD BF Goodrich?

celso lopes
06/05/2016, 21:05
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527967&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527967&stc=1tenho http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527967&stc=1esee pneu mud e não passo de 100 km

celso lopes
06/05/2016, 21:14
vai ai um poste di jimny http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527968&stc=1

rvidaurre
30/05/2016, 20:57
Boa noite, pessoal,

Pretendo trocar meu fox por um Jimny em breve. Muito bom os relatos pra quem for começar a andar no jipinho.

Ainda tenho uma dúvida sobre o desempenho dele em serra. Sou de Niterói, no Rio, e frequentemente estou indo pra Nova Friburgo. É uma serra longa, com muitas curvas fechadas. O pessoal aqui que já passou por subidas em serra, como foi a experiência? Tem que reduzir muito? O jipe sobe bem ou se arrasta? Se puderem compartilhar essa experiência vai ajudar bastante.

Abraços

rvidaurre
30/05/2016, 21:00
Boa noite, pessoal,

Pretendo trocar meu fox por um Jimny em breve. Muito bom os relatos pra quem for começar a andar no jipinho.

Ainda tenho uma dúvida sobre o desempenho dele em serra. Sou de Niterói, no Rio, e frequentemente estou indo pra Nova Friburgo. É uma serra longa, com muitas curvas fechadas. O pessoal aqui que já passou por subidas em serra, como foi a experiência? Tem que reduzir muito? O jipe sobe bem ou se arrasta? Se puderem compartilhar essa experiência vai ajudar bastante.

Abraços

Leo BA
30/05/2016, 21:08
Sobe de terceira.....apreciando o panorama..!
Boa sorte e aproveite o Jym

mariop
31/05/2016, 12:46
Boa noite, pessoal,

Pretendo trocar meu fox por um Jimny em breve. Muito bom os relatos pra quem for começar a andar no jipinho.

Ainda tenho uma dúvida sobre o desempenho dele em serra. Sou de Niterói, no Rio, e frequentemente estou indo pra Nova Friburgo. É uma serra longa, com muitas curvas fechadas. O pessoal aqui que já passou por subidas em serra, como foi a experiência? Tem que reduzir muito? O jipe sobe bem ou se arrasta? Se puderem compartilhar essa experiência vai ajudar bastante.

Abraços

Boa tarde camarada. Vou te passar a minha (pouca) experiência.

Venho de um nissan sentra automático (140cv) e comprei o meu jimny 4sport 14/15 a duas semanas, peguei um usado em juiz de fora/MG. Nesse meio tempo já subi a serra de petrópolis e a de teresópolis (essa última com o carro cheio).

O que senti foi o seguinte: O carro anda muito bem na serra seja em 2a ou 3a marcha dependendo do aclive, permitindo rodar com segurança e torque suficiente para ultrapassar caminhões e veículos mais lentos e sem ficar se esguelando com giro alto demais. Achei muito bom e não passei problema algum.

Onde ele se sai pior é em longas retas com pequenas inclinações (por ex. o trecho petrópolis / itaipava) pois aí os carrões vão a 150 km/h e vc tem que ficar na direita nos seus 100/110/120 km/h. Na hora que vc precisa ultrapassar caminhões que estão a +- 90 km/h e está numa leve subida, o carro demora consideravelmente para conseguir fazê-lo. Em uma estrada de mão dupla e pista única, acho que eu não conseguiria fazer tais ultrapassagens com segurança em 80% dos casos.

Resumo: O carro se sai muito bem na serra, afinal, ninguém corre tanto. Porém não tão bem em estradas mais suaves onde o motorista tem que relaxar e ir pela direita curtindo a paisagem. Não senti MUITA segurança a 120 km/h (mesmo em retas) porém pode ser questão de acostumar, mas em curvas, nem pensar. O carro é um jipe e temos que respeitar isso. Estou muito feliz com a minha escolha e não me arrependi nem um pouco.

Boa sorte na escolha!

Abs.,

Mario.

rvidaurre
31/05/2016, 20:45
Boa tarde camarada. Vou te passar a minha (pouca) experiência.

Venho de um nissan sentra automático (140cv) e comprei o meu jimny 4sport 14/15 a duas semanas, peguei um usado em juiz de fora/MG. Nesse meio tempo já subi a serra de petrópolis e a de teresópolis (essa última com o carro cheio).

O que senti foi o seguinte: O carro anda muito bem na serra seja em 2a ou 3a marcha dependendo do aclive, permitindo rodar com segurança e torque suficiente para ultrapassar caminhões e veículos mais lentos e sem ficar se esguelando com giro alto demais. Achei muito bom e não passei problema algum.

Onde ele se sai pior é em longas retas com pequenas inclinações (por ex. o trecho petrópolis / itaipava) pois aí os carrões vão a 150 km/h e vc tem que ficar na direita nos seus 100/110/120 km/h. Na hora que vc precisa ultrapassar caminhões que estão a +- 90 km/h e está numa leve subida, o carro demora consideravelmente para conseguir fazê-lo. Em uma estrada de mão dupla e pista única, acho que eu não conseguiria fazer tais ultrapassagens com segurança em 80% dos casos.

Resumo: O carro se sai muito bem na serra, afinal, ninguém corre tanto. Porém não tão bem em estradas mais suaves onde o motorista tem que relaxar e ir pela direita curtindo a paisagem. Não senti MUITA segurança a 120 km/h (mesmo em retas) porém pode ser questão de acostumar, mas em curvas, nem pensar. O carro é um jipe e temos que respeitar isso. Estou muito feliz com a minha escolha e não me arrependi nem um pouco.

Boa sorte na escolha!

Abs.,

Mario.

Boa noite, mariop,

Valeu pelo relato! Pelo que tenho lido e pesquisado sobre o Jimny, a regra de ouro é essa mesmo. Ficar nos 100/110 km/h em reta e respeitar as curvas. Acho a serra de Petrópolis pior que a de Friburgo, então acho que não ficarei decepcionado. Meu único receio era mesmo nas serras, mas pelo seu relato já deu uma animada.

Valeu mais uma vez!


Aproveitando o tópico, alguém já usou aqueles bagageiros estilo baú no Jimny? Devido ao porta malas pequeno pensei nessa possível solução caso viaje com passageiros atrás. Compromete muito na performance?


Abraços,

Renato

Fantinha
01/06/2016, 11:18
Olha Niterói, era exatamente esta a pergunta que eu ia fazer. Sofrir para ir com meu carango 1.0 para Nova Friburgo ano passado e não quero passar esta raiva de subir tendo que desligar o ar condicionado e encostando o tempo todo. Então reforço sua pergunta: o Jimny dá conta de subir a serra?

scampos
01/06/2016, 13:41
Olha Niterói, era exatamente esta a pergunta que eu ia fazer. Sofrir para ir com meu carango 1.0 para Nova Friburgo ano passado e não quero passar esta raiva de subir tendo que desligar o ar condicionado e encostando o tempo todo. Então reforço sua pergunta: o Jimny dá conta de subir a serra?

Dá, dá conta sim. Não precisa desligar o ar condicionado. Tem que subir de terceira, caindo para segunda às vezes, mas ele sobe. O truque com o Jimny é manter a rotação alta, deixar em uma marcha mais forte do que em outros carros, daí ele vai muito bem. Pegou aquela subidona que o carro pede primeira no meio dela ? Deixa de primeira desde o início, que não tem problema.

Se comprar o módulo 4x2 reduzida do Sassagudo então ai sobe de quarta ou quinta.

mariop
01/06/2016, 21:10
Dá, dá conta sim. Não precisa desligar o ar condicionado. Tem que subir de terceira, caindo para segunda às vezes, mas ele sobe. O truque com o Jimny é manter a rotação alta, deixar em uma marcha mais forte do que em outros carros, daí ele vai muito bem. Pegou aquela subidona que o carro pede primeira no meio dela ? Deixa de primeira desde o início, que não tem problema.

Se comprar o módulo 4x2 reduzida do Sassagudo então ai sobe de quarta ou quinta.

Exatamente. Subo a serra variando entre 2a e 3a, tentando manter na casa dos 3000 giros. O carro fica sob total controle e com resposta muito boa.

Esse modulo 4x2 é muito maneiro e com certeza vai ser o primeiro up a ser feito no carro. Estou ansioso pra colocar.

guimajc
01/06/2016, 22:02
Em janeiro rodei mais de 5.000 km com o jimny e foi show de bola! Fora que dá pra sair do asfalto e cair na terra, ou na praia, como fiz nos mais de 200 km entre Chuí e Rio Grande.

guimajc
01/06/2016, 22:05
Boa noite, pessoal,

Pretendo trocar meu fox por um Jimny em breve. Muito bom os relatos pra quem for começar a andar no jipinho.

Ainda tenho uma dúvida sobre o desempenho dele em serra. Sou de Niterói, no Rio, e frequentemente estou indo pra Nova Friburgo. É uma serra longa, com muitas curvas fechadas. O pessoal aqui que já passou por subidas em serra, como foi a experiência? Tem que reduzir muito? O jipe sobe bem ou se arrasta? Se puderem compartilhar essa experiência vai ajudar bastante.

Abraços

Sobe de boa! É claro que não se compara a carros com projetados exclusivamente para asfalto, mas não deixa a desejar...

SERGIO PERI
17/12/2016, 18:33
Começar a questionar o desempenho do Jimny nas estradas é ir no ponto ainda não aperfeiçoado desse projeto. o Jimny conciliou Off road e CIDADE! E diga-se, de forma magnífica. Agora querer que um autêntico jipe Off road, que deita e rola na lama, tira onda na cidade com agilidade, economia, design e conforto de air bags e ABS ainda consiga performances na ESTRADA!??? Aí, nem a tecnologia japonesa conseguiu até agora. Mas calma porque é só a Suzuki equipá-los com os novos conceitos de motores de baixa cilindrada, três cilindros, turbo flex que conseguem facilmente disponibilizar 115HPs com bom torque.

BrunoSX4
04/04/2018, 21:53
olhem isso galera

Jimny - The legend. Compilation Tribute - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=NvHhNzpdF4A)

Lucas Costa
08/04/2018, 03:36
Apresentação do novo Suzuki Jimny


https://www.youtube.com/watch?v=0FXBQlS2eQc

Monay
16/10/2019, 10:30
Bom dia... gostei do artigo, pensando seriamente em trocar meu Kwid por um Jimny 2012 ...

bvnogueira
25/08/2022, 10:38
Bom dia pessoal!

Sou iniciante no assunto, acabei de adquirir um Jimny 2020 4All e tenho uma dúvida:

Já sei que a velocidade máxima com o 4x4 ativado é 100KM/H.

Meu Jimny tem o roda livre manual, AVM, então quero saber se eu precisar andar com o rada livre no 4x4, porém, rodando 4x2, ainda tem essa limitação de até 100KM/H.

Talvez você possa perguntar o motivo disso e é simples: Trechos com estrada de terra, onde vou precisar de 4x4, intercalados com trechos pavimentado. Ficar descendo do carro toda hora para colocar 4x2 não será legal.