Conectar

Ver Versão Completa : Trailblazer x Dakar x SW4

André F
02/11/2013, 21:09
Estou buscando informações sobre estes veículos, que atualmente são os únicos SUV fabricados no Mercosul e vendidos no Brasil. Há muitas inverdades na imprensa sobre estes SUV, e comparações indevidas com modelos de outras categorias. Um dado que não há na imprensa e não é divulgado pela Chevrolet é sobre a tração da Trailblazer - no exterior, consta que o sistema é o mesmo da S10 - 4WD, que eu considero inadequado para um SUV.

O motivo é que um veículo grande e pesado sem diferencial central, mesmo contando com ESP, terá manobralidade reduzida na estrada de asfalto. Assim que conseguir confirmar esse dado, vou atualizar o tópico.

Na Dakar, os modelos HPE contam com diferencial central, podendo usar a tração 4x4 no asfalto, mas não possuem, no Brasil, sistema ESP ou controle de tração. O modelo Diesel AT da Dakar possui tração 4WD, o mesmo da Triton. A SW4 possui diferencial torsen (central), ESP e controle de tração, em todos os modelos atuais com exceção do Flex. Em termos gerais, em minha opinião, a Trailblazer acaba concorrendo diretamente é com a Dakar Diesel AT, e não com os demais modelos da categoria.

A tabela abaixo não traz todos os dados necessários para a escolha de um veículo, mas estou verificando alguns parâmetros que são importantes para meu uso, e acredito que sirva para outros futuros proprietários.

chassis com longarinas
diferencial central
4WD
ESP
TCS
EBD
HID

SW4 Diesel
sim
sim
-
sim
sim
sim
sim

SW4 Flex
sim
-
-
-
-
-
-

Dakar HPE
sim
sim
-
-
-
sim
-

Dakar Diesel AT
sim
-
sim
-
-
sim
-

Trailblazer (Diesel e V6)
sim
-
sim
sim
sim
sim
-

Agradeço qualquer informação que possa agregar conhecimento ao tópico.
Saudações.

André F
09/11/2013, 13:38
Conforme o manual da Trailblazer 2014:
"Quando a tração nas quatro rodas está ativa, somente as rodas traseiras podem ser gerenciadas pelo sistema de controle de tração."

chassis com longarinas
diferencial central
4WD
ESP
TCS
EBD
HID

SW4 Diesel
sim
sim
-
sim
sim
sim
sim

SW4 Flex
sim
-
-
-
-
-
-

Dakar HPE
sim
sim
-
-
-
sim
-

Dakar Diesel AT
sim
-
sim
-
-
sim
-

sim
-
sim
sim
4x2
sim
-

Essa característica, somando com a ausência de diferencial central, podem ocasionar dificuldades e perda de desempenho especialmente nas situações abaixo:

> Neve;

> Asfalto gelado ou com gelo;

> Areia;

> Estradas sinuosas de asfalto;

leao77
09/11/2013, 15:10
André
Excelente o tópico que criaste. Parabéns, pela importância do tema tenho certeza que será muito visitado e comentado. Eu mesmo que tenho a Trailblazer nas minhas cogitações estarei atento.

André F
09/11/2013, 17:46
André
Excelente o tópico que criaste. Parabéns, pela importância do tema tenho certeza que será muito visitado e comentado. Eu mesmo que tenho a Trailblazer nas minhas cogitações estarei atento.

Caro Leão77, a Trailblazer me interessou muito, mas fiquei um pouco decepcionado com a abordagem da Chevrolet com alguns aspectos técnicos e de acabamento. Já andei na Traiblazer, e usei as Dakar também - apenas as SW4 mais recentes, com ESP eu ainda não conheço. Mas pelo comportamento da Dakar no asfalto, notei diferença para a Trailblazer - a Dakar, com a tração 4x4H acionada "cola" no asfalto - é muito esportiva. Fui investigar melhor as diferenças entre os dois modelos, e descobri essas informações.

O ESP só serve em situações extremas - você não usa no dia-a-dia, e também não melhora o comportamento do veículo, por exemplo, na aceleração lateral.

Quanto ao acabamento, vou contar a experiência que tive com o Sorento novo - é um crossover, mas muito competente. Entre em um com teto-solar panorâmico, é fantástico. Fico me perguntando porque a Chevrolet não colocou as saídas de ar traseiras nas colunas e uma opção de teto-solar, em um veículo que é lançamento. Mais um ano, e teremos o modelo novo da Toyota, quem sabe com quais novidades, assim como o Ford Everest, e o modelo 2014 da Dakar ainda não chegou. Outro aspecto que me chamou a atenção é o acabamento na parte de trás dos bancos, que no Sorento é bem resistente - aquele bolso no acabamento em couro da Trailblazer é fonte de problemas para qualquer um que precise transportar crianças atrás.. o que provavelmente precisará ser resolvido com uma capa de banco, que a Chevrolet não vende.

Esses veículos deveriam ter o acabamento do porta-malas em material emborrachado, como havia no X-Trail, FJ Cruiser, etc. É muito melhor que o acabamento em feltro, muito mais de acordo com a proposta destes veículos SUV.

Tenho interesse na Trailblazer, mas ainda não decidi. Pretendo ter mais informações dos proprietários sobre a viatura antes.

Saudações.

leao77
09/11/2013, 19:32
André
Suas informações estão sendo valiosas.
Confesso que sequer entrei numa trailblazer. Ela só tem sido uma opção em razão de que não sei se terei paciência para esperar a nova SW4, que calculo só estará nas Ccs por volta de novembro de 2014 e creio que a Everest a partir daí.
Portanto cerca de um ano. Tinha esperanças na nova Dakar (2014), acontece que segundo a Noticias automotivas publicou nesta semana a MIT anunciou sua grade de lançamentos até 2016 e a Dakar também seria uma promessa para fins de 2014, a atual fica a desejar com seus 180 cv considerando a concorrência.
Por hora não levo em consideração a Sorento uma vez que minha preferência absoluta é por diesel que vem sendo minha motorização nestes últimos 20 anos. (D 20, Hiluz, Sw4, Mohave, Freelander). Numa eventualidade pelos motores a gasolina acho que hoje optaria pela Forester 2014 turbinada.
Tudo são cogitações, vou seguir te acompanhando.
abç

André F
09/11/2013, 21:17
Sobre as qualidades da Trailblazer,

Obviamente o motor Duramax 2, mas o espaço interno, achei melhor que Dakar e SW4 - especialmente a terceira fileira de bancos. Retirando a caixa organizadora do porta-malas, o espaço que sobra é praticamente o dobro do Sorento, por exemplo - é um espaço razoável, serve para bagagens pequenas. Para quem não gosta de viajar com muita bagagem, como eu, até serve.

Um detalhe interessante sobre esse motor: consta que o motor GM CTDi 2.8D2, fabricado pela MWM, seria na verdade o mesmo motor VM Motori (R428) ou uma variante deste. A VM Motori tinha participação de 50% GM e 50% Fiat - faz poucos dias, a Fiat adquiriu os 50% restantes da GM. É praticamente o mesmo que equipa o Wrangler Diesel (A428) na Europa.

Falando em Wrangler diesel - só a Fiat sabe porque não temos esse modelo no Brasil.

HERICK
11/11/2013, 06:54
André F. Bom Dia! A Hilux Sw4 Diesel 2014 tem 4x4 permanente com reduzida, diferencial central tipo torsen com bloqueio, VSC (controle eletrônico de estabilidade) e TRC (controle eletrônico de tração).
Fonte. Toyota - SW4 (http://www.toyota.com.br/cars/new_cars/sw4/index.aspx)

André F
11/11/2013, 07:34
André F. Bom Dia! A Hilux Sw4 Diesel 2014 tem 4x4 permanente com reduzida, diferencial central tipo torsen com bloqueio, VSC (controle eletrônico de estabilidade) e TRC (controle eletrônico de tração).
Fonte. Toyota - SW4 (http://www.toyota.com.br/cars/new_cars/sw4/index.aspx)

Você quer dizer que o sistema de tração com diferencial central bloqueado funciona como 4WD, certo?
Minha intenção com essa tabela é evidenciar as diferenças dos sistemas, sendo que alguns veículos possuem AWD, e outros somente 4WD, fica mais simples para quem não entende do assunto.

chassis com longarinas
diferencial central com bloqueio
4WD somente
ESP
TCS
EBD
HID

SW4 Diesel
sim
sim
-
sim
sim
sim
sim

SW4 Flex
sim
-
-
-
-
-
-

Dakar HPE
sim
sim
-
-
-
sim
-

Dakar Diesel AT
sim
-
sim
-
-
sim
-

sim
-
sim
sim
4x2
sim
-

As siglas têm significado universal, independente das abreviaturas específicas de cada marca:

> Chassis com longarinas: estrutura em chassis, própria de veículos utilitários, com carroçaria montada sobre este;
> Diferencial central: mecanismo que possibilita torques diferentes para os eixos dianteiro e traseiro - possibilita o uso da tração 4x4 no asfalto, e melhora o desempenho em algumas situações de piso escorregadio;
> 4WD: sistema de tração com torque permanente para ambos os eixos, ou em modo parcial, somente para um dos eixos (4x2);
> ESP: Programa eletrônico de estabilidade;
> TCS: Sistema de controle de tração;
> EBD: Distribuição eletrônica de força de frenagem;
> HID: Lâmpadas de alta intensidade de descarga, normalmente utilizando o gás Xenônio;

André F
11/11/2013, 08:40
Cabe uma pequena alteração para complementar a informação anterior:

> Diferencial central: mecanismo que possibilita torque variável para os eixos dianteiro e traseiro - possibilita o uso da tração 4x4 no asfalto, e melhora o desempenho em algumas situações de piso escorregadio;
> 4WD: sistema de tração 4x4 com torque permanente (não variável) para ambos os eixos, ou em modo parcial, somente para um dos eixos (4x2);

André F
11/11/2013, 20:29
Os dados abaixo, para mim, mostram o quanto a estratégia da Chevrolet está errada, com um produto novo concorrendo com outros que estão praticamente saindo do mercado, recebendo gerações novas em breve:

Thailand 7 months 2013 – models:

Pos
Model
7m 2013
%
5m
2012

11
Toyota Fortuner
18,471
2.2%
12
9

22
Mitsubishi Pajero Sport
10,375
1.2%
22
14

30
Chevrolet Trailblazer
4,407
0.5%
27
n/a

PY5KJ
12/11/2013, 06:56
Olá pessoal...

Saí de uma Amarok que tinha ESP, controle de tração, etc., e fui para uma Dakar hpe A/T 13/13. Apenas senti falta do computador de bordo e a eletrônica para assistência em subida e descida.

Quanto ao sistema 4AWD, sinceramente não sinto a necessidade de andar com um veículo 4x4 sem que a pista demande. Apesar do diferencial central que as 4AWD possuem, sempre haverá um desgaste dos pneus e maior consumo.

Esta opção me parece ser mais útil para regiões com neves e etc.

De resto, avalio a Dakar com uma ótima opção entre as SUV a diesel. Fiz teste drive com a GM e a Toyota, mas acabei ficando com a MIT, mesmo sendo a de valor intermediário.

Saudações

Marco

André F
12/11/2013, 07:21
Olá pessoal...

Saí de uma Amarok que tinha ESP, controle de tração, etc., e fui para uma Dakar hpe A/T 13/13. Apenas senti falta do computador de bordo e a eletrônica para assistência em subida e descida.

Quanto ao sistema 4AWD, sinceramente não sinto a necessidade de andar com um veículo 4x4 sem que a pista demande. Apesar do diferencial central que as 4AWD possuem, sempre haverá um desgaste dos pneus e maior consumo.

Esta opção me parece ser mais útil para regiões com neves e etc.

De resto, avalio a Dakar com uma ótima opção entre as SUV a diesel. Fiz teste drive com a GM e a Toyota, mas acabei ficando com a MIT, mesmo sendo a de valor intermediário.

Saudações

Marco

Obrigado Marco pelas informações, seu relato é importante para todos os interessados.

A Mit está com o site fora do ar desde ontem - deve vir novidades por aí.
Quem avalia a opção pode tentar as últimas unidades, se ainda houverem, do modelo 13/13, pois certamente terão benefício excelente - as concessionárias estavam com bons descontos, e o modelo não deve mudar significativamente.

leao77
12/11/2013, 16:09
André pelo que se tem ouvido falar sobre a Dakar 2014, não é nada de entusiasmar. Mas vamos aguardar...

André F
12/11/2013, 21:10
André pelo que se tem ouvido falar sobre a Dakar 2014, não é nada de entusiasmar. Mas vamos aguardar...

Falaram que vem câmbio auto de 5 velocidades e motor (?) de 180cv.
Mas é como você comentou antes, modelo novo somente para 2015.

Mesmo assim, perante as opções no mercado, as alterações são interessantes, tornam ambos Triton e Dakar mais competitivos. Falta saber o torque do motor.

André F
12/11/2013, 23:18
Mudando a tabela para simplificar e facilitar expôr as mudanças por vir nos veículos e lançamentos:

chassis com longarinas
diferencial central
4WD ou bloqueio do dif. central
bloqueio manual dif. traseiro
bloqueio manual dif. dianteiro
ESP
TCS
EBD
HID

SW4 Diesel
x
x
x
-
-
x
x
x
x

SW4 Flex
x
-
-
-
-
-
-
-
-

Dakar HPE
x
x
x
-
-
-
-
x
-

Dakar Diesel AT
x
-
x
-
-
-
-
x
-

x
-
x
-
-
x
x
x
-

O Pajero Sport, no exterior, tem opção de bloqueio no dif. traseiro.
Ambos bloqueios traseiro e dianteiro podem ser substituídos, em diversas situações, por competentes sistemas eletrônicos de controle de tração, como ocorre nos Land Rover. A exceção é o uso hard-core das viaturas, o que nenhum fabricante "convencional" oferece - por convencional podemos excluir Classe G, Unimog, Uaz, e alguns outros. Uma exceção poderia ser o JK, que no modelo Rubicon possui bloqueios de série (tração 4WD, sem diferencial central), mas nunca foi disponibilizado oficialmente no Brasil.

André F
13/11/2013, 07:40
Correção:

chassis com longarinas
diferencial central
ESP
TCS
EBD
HID

SW4 Diesel
x
x
x
-
-
x
x
x
x

SW4 Flex
x
-
-
-
-
-
-
-
-

Dakar HPE
x
x
x
-
-
-
-
x
-

Dakar Diesel AT
x
-
x
-
-
-
-
x
-

x
-
x
-
-
x
4x2
x
-

André F
16/11/2013, 07:07
chassis com longarinas
diferencial central
ESP
TCS
EBD
HID
peso eom
potência cv
torque Nm

Kg/torque
Kg/cv
computador de bordo
pneus
freio traseiro
tanque comb. litros
lugares
carga útil

SW4 Diesel AT 7
x
x
x
-
-
x
x
x
x
2020
171/3600
360/1400
5,61
11,81
x
265/65R17
tambor
80
7
580

SW4 Flex AT
x
-
-
-
-
-
-
-
-
1770
163/5000
245/3800
7,22
10,86
x
265/65R17
tambor
80
5
620

Dakar HPE Diesel
x
x
x
-
-
-
-
x
-
2095
170/3500
343/2000
6,11
12,32
-
265/65R17
disco
70
7
615

Dakar Diesel AT
x
-
x
-
-
-
-
x
-
2095
170/3500
343/2000
6,11
12,32
-
265/65R17
disco
70
5
615

x
-
x
-
-
x
4x2
x
-
2157
200/3600
500/2000
4,31
10,79
x
265/60R18
disco
76
7
593

leao77
16/11/2013, 07:55
Olá André
Somente como colaboração as suas boas e oportunas pesquisas: "Notícias automotivas" de ontem publicou longa e interessante reportagem da Trailblazar. Vale a pena dar uma olhada.
Não consegui visualizar a última coluna da tua tabela e creio que com relação a Dakar já merece atualização com relação a potência.
abç

André F
16/11/2013, 09:03
Olá André
Somente como colaboração as suas boas e oportunas pesquisas: "Notícias automotivas" de ontem publicou longa e interessante reportagem da Trailblazar. Vale a pena dar uma olhada.
Não consegui visualizar a última coluna da tua tabela e creio que com relação a Dakar já merece atualização com relação a potência.
abç

Obrigado Leao77, vou verificar. Os dados da tabela são os dos sites e informativos das montadoras - quando houver dados oficiais confirmando os modelos 2014 vou atualizar.

A tabela está com 20 colunas de dados, não cabe inteira no enquadramento do fórum, sendo necessário usar a barra de rolagem horizontal - as colunas são:

chassis com longarinas
diferencial central
ESP
TCS
EBD
HID
peso eom
potência cv
torque Nm
Kg/torque
Kg/cv
computador de bordo
pneus
freio traseiro
tanque comb. litros
lugares
carga útil

André F
16/11/2013, 10:15
"Notícias automotivas" de ontem publicou longa e interessante reportagem da Trailblazar.

Estive lendo o artigo indicado, gostaria de observar:
- Sobre o desempenho, alguns proprietários da S10 notaram, além do maior consumo comparando com Triton e Hilux, alguma fumaça preta no escape dos modelos diesel - algo que eu não havia ouvido falar na versão de 180cv. Somente com o tempo para saber se é algo relacionado com o novo motor - vou aguardar mais uns dois meses para saber;
- O artigo diz "lanternas ... que imitam leds" - não é verdade, as lanternas são de LED;
- A comparação com o Jeep GC nos preços deveria ser com a versão diesel, e não comparar diesel com gasolina como citado;
- Outra comparação, com o Ford Edge, que é um crossover - é interessante como a imprensa em geral não tem a mínima idéia do que é um SUV ou um crossover. Enquanto isso, as próprias montadoras chamam os veículos derivados de carros de passeio de "utilitários" - tenha paciência..
- O artigo menciona "certa hesitação inicial nas acelerações" - isso é comum em utilitários, é uma característica para poupar principalmente a transmissão, pois diferentemente dos crossovers mais esportivos, os utilitários são feitos preparados para levar carga;
- A atualização do motor não foi somente eletrônica, como citado - componentes fundamentais foram revistos;
- Em nenhum momento o artigo menciona as diferenças entre os SUV japas e o TB - sendo a principal o diferencial central e as respectivas características de condução e habilidades dos veículos. Para quem pretende viajar nos países vizinhos e passar em situações de neve, gelo e estradas sinuosas, essa diferença é fundamental. Seria interessante também notar que, em virtude da falta do diferencial central, o controle de tração só funciona no eixo traseiro - é 4x2;

Abraço.

André F
16/11/2013, 10:35
chassis com longarinas
transmissão 4x4
diferencial central
ESP
TCS
EBD
HID
peso eom
potência cv/rpm
torque Nm/rpm
Kg/torque
Kg/cv
computador de bordo
pneus
freio traseiro
tanque comb. litros
lugares
carga útil

SW4 Diesel AT 7
x
x
x
x
-
-
x
x
x
x
2020
171/3600
360/1400
5,61
11,81
x
265/65R17
tambor
80
7
580

SW4 Flex AT
x
-
-
-
-
-
-
-
-
-
1770
163/5000
245/3800
7,22
10,86
x
265/65R17
tambor
80
5
620

Dakar HPE Diesel
x
x
x
x
-
-
-
-
x
-
2095
170/3500
343/2000
6,11
12,32
-
265/65R17
disco
70
7
615

Dakar Diesel AT
x
x
-
x
-
-
-
-
x
-
2095
170/3500
343/2000
6,11
12,32
-
265/65R17
disco
70
5
615

x
x
-
x
-
-
x
4x2
x
-
2157
200/3600
500/2000
4,31
10,79
x
265/60R18
disco
76
7
593

legenda:
> Chassis com longarinas: estrutura em chassis, própria de veículos utilitários, com carroçaria montada sobre este;
> Diferencial central: mecanismo que possibilita torque variável para os eixos dianteiro e traseiro - possibilita o uso da tração 4x4no asfalto, e melhora o desempenho em algumas situações de piso escorregadio;
> 4WD: sistema de tração 4x4 com torque constante (não variável) para ambos os eixos, ou em modo parcial, somente para um dos eixos (4x2);
> HID: Lâmpadas de alta intensidade de descarga, normalmente utilizando o gás Xenônio;

André F
20/11/2013, 17:43
Chevrolet Colorado 2015 anunciada nos EUA. Usando a mesma plataforma da S10 e Trailblazer, a nova Colorado foi anunciada pela Chevrolet, e pode ser vista nas fotos abaixo. É bem provável que uma versão Trailblazer seja lançada no próximo ano.

O desenho da nova Colorado é tudo o que muitos de nós gostaríamos de ver na S10 e Trailblazer: interior de melhor qualidade, sem plásticos baratos de Celta no painel, caixas de roda e faróis de utilitário de verdade, não esse desenho de sedã familiar que temos aqui, e sem os cromados bregas no exterior - e vem preparada para ser usada do lado de fora do shopping! Atrás, deixou de ser uma mera cópia descarada da Hilux.

Sinceramente, o desgosto é tal que dá vontade de riscar a Chevrolet das opções no mercado, não fosse, justamente, a falta de opções melhores.

http://image.motortrend.com/f/roadtests/trucks/1311_2015_chevrolet_colorado_first_look/61965652/2015-Chevrolet-Colorado-Z71-front-three-quarters.jpg
440077440078440079

Para lembrar nossa versão de shopping, a qual alguns proprietários já perguntam se terá uma atualização para ficar como a Colorado americana... algo que obviamente não irá acontecer para um modelo recém lançado.

http://img207.imageshack.us/img207/1470/s10frente.jpg

Qual dessas versões vocês acham que será vendida no Chile e na Venezuela?
Acertou quem apostou na versão ianque...

F. Oliveira
21/11/2013, 21:13
Que painel da colorado, hein...tem cara de robusta a bichona..ela e a raptor da ford, somadas com as tacomas e tundras da Toyota...fora ainda as dodges, etc... Aiai(todas sonhos)
nosso mercado é fooooda!

André F
22/11/2013, 06:42
Que painel da colorado, hein...tem cara de robusta a bichona..ela e a raptor da ford, somadas com as tacomas e tundras da Toyota...fora ainda as dodges, etc... Aiai(todas sonhos)
nosso mercado é fooooda!

Enquanto que Raptor (F150), Tacoma e Tundra são modelos que não existem aqui, da RAM temos a 2500. Mas a Colorado e a S10 são basicamente o mesmo veículo, infelizmente ficamos com um desenho que eu considero de 5a categoria por motivos já mencionados. O que se comenta bastante é que o modelo americano está vindo com chassis reforçado, para aguentar melhor torção e reboque. Já vi comentários e tem até um vídeo mostrando torção da carroçaria da Trailblazer durante transposição de obstáculo em X - nesse caso, a tampa do porta-malas não abria - e se estivesse aberta, não fechava. Duvido que isso vá acontecer no modelo americano. Estou desconfiado que a Chevrolet irá perder substanciais vendas em países como a Austrália, onde a Holden Colorado é praticamente igual à S10 e o consumidor não é bobo.

http://www.youtube.com/watch?v=_pQXqu-BRgM

André F
22/11/2013, 08:18
...Numa eventualidade pelos motores a gasolina acho que hoje optaria pela Forester 2014 turbinada.

Olá Leão77, estou avaliando colocar outros modelos na tabela, como Forester, Durango Crew, Grand Cherokee, Sorento, Wrangler.
Muda o foco, já são modelos importados, com menos concessionárias disponíveis, mas com esses três daqui as opções são limitadas. A SW4 seria uma opção econômica, caso custasse entre 140k~150k - é um modelo que já mostra bastante idade, principalmente no interior, só justificaria se tivesse um preço mais realista.

http://www.youtube.com/watch?v=-AlU480nHHw

leao77
22/11/2013, 13:44
André
Brilhante ideia. Somente acho que deveria organizar duas tabelas: 1- uma somente SUV diesel (que basicamente é a que tens acrescentando talvez Gran Cherokee e a mercedes GLK 220, e a 2 somente movidos a gasolina RAV4, etc,
Aliás fiquei babando por esta Forester, se fosse diesel compraria hoje!

André F
22/11/2013, 14:14
André
Brilhante ideia. Somente acho que deveria organizar duas tabelas: 1- uma somente SUV diesel (que basicamente é a que tens acrescentando talvez Gran Cherokee e a mercedes GLK 220, e a 2 somente movidos a gasolina RAV4, etc,
Aliás fiquei babando por esta Forester, se fosse diesel compraria hoje!

Vou fazer essa diferenciação entre os SUV diesel e os demais modelos e crossovers. Opções diesel fazem falta aqui - não entendo porque não temos Forester, Wrangler, Sorento e outros com opção Diesel.

Policarpo
23/11/2013, 10:31
Enquanto que Raptor (F150), Tacoma e Tundra são modelos que não existem aqui, da RAM temos a 2500. Mas a Colorado e a S10 são basicamente o mesmo veículo, infelizmente ficamos com um desenho que eu considero de 5a categoria por motivos já mencionados. O que se comenta bastante é que o modelo americano está vindo com chassis reforçado, para aguentar melhor torção e reboque. Já vi comentários e tem até um vídeo mostrando torção da carroçaria da Trailblazer durante transposição de obstáculo em X - nesse caso, a tampa do porta-malas não abria - e se estivesse aberta, não fechava. Duvido que isso vá acontecer no modelo americano. Estou desconfiado que a Chevrolet irá perder substanciais vendas em países como a Austrália, onde a Holden Colorado é praticamente igual à S10 e o consumidor não é bobo.

http://www.youtube.com/watch?v=_pQXqu-BRgM

Puts!!!!

Se a GM vendesse essa colorado e não a S10 por aqui...caramba acho que as demais podiam fechar as portas. Pagamos mais caro e temos um produto muiiiitooo pior.

Palhaçada total!

André F
23/11/2013, 12:45
Puts!!!!

Se a GM vendesse essa colorado e não a S10 por aqui...caramba acho que as demais podiam fechar as portas. Pagamos mais caro e temos um produto muiiiitooo pior.

Palhaçada total!

Concordo com você Policarpo - enquanto a Toyota só vende aqui as picapes argentinas, não temos Prado, LC200, 4Runner, etc., e todas as outras marcas têm sérias restrições de modelos no nosso mercado, a Chevrolet consegue a proeza de fazer duas versões de um mesmo veículo e vender aqui a versão oriental de shopping - acho que é um tremendo balde de água fria na clientela da marca.

Abraço.

André F
17/12/2013, 08:19
Atualizando a tabela comparativa:

chassis com longarinas
transmissão4x4
diferencial central
ESP
TCS
EBD
HID
peso eom
potência cv/rpm
torque Nm/rpm
Kg/torque
Kg/cv
computador de bordo
pneus
freio traseiro
tanque comb. litros
lugares
carga útil

SW4 Diesel AT 7
x
x
x
x
-
-
x
x
x
x
2020
171/3600
360/1400
5,61
11,81
x
265/65R17
tambor
80
7
580
SW4 Diesel AT 7

SW4 Flex AT
x
-
-
-
-
-
-
-
-
-
1770
163/5000
245/3800
7,22
10,86
x
265/65R17
tambor
80
5
620
SW4 Flex AT

Dakar HPE Diesel 014
x
x
x
x
-
-
-
-
x
x
2130
180/3500
372/2000
5,72
11,83
-
265/65R17
disco
90
7
580
Dakar HPE Diesel 014

Dakar Diesel 5L 014
x
x
-
x
-
-
-
-
x
-
2070
180/3500
372/2000
5,56
11,50
-
265/65R17
disco
90
5
640
Dakar Diesel 5L 014

Trailblazer (Diesel)
x
x
-
x
-
-
x
4x2
x
-
2157
200/3600
500/2000
4,31
10,79
x
265/60R18
disco
76
7
593
Trailblazer (Diesel)

legenda:
> Diferencial central: mecanismo que possibilita torque variável para os eixos dianteiro e traseiro - possibilita o uso da tração4x4no asfalto, e melhora o desempenho em algumas situações de piso escorregadio;
> 4WD: sistema de tração 4x4 com torque constante (não variável) para ambos os eixos, ou em modo parcial, somente para um dos eixos (4x2);

ricardo arlen
18/12/2013, 23:45
Andre, vi que vc já viu os comentários do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/95351-pajero-dakar-impressoes-comentarios-23.html....esse tópico que vc criou foi bom, filtra um pouco as informações....

André F
20/12/2013, 21:53
Andre, vi que vc já viu os comentários do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/95351-pajero-dakar-impressoes-comentarios-23.html....esse tópico que vc criou foi bom, filtra um pouco as informações....

Olá Ricardo, a intenção é justamente facilitar para quem esteja interessado em algum desses veículos, pois como você falou, tem muita fumaça e barulho, e os fatos ficam escondidos em tabelas "técnicas".

Mesmo assim considero que no final, já se sabendo da real necessidade de uso do veículo, o que decide mesmo é o test drive e o fator "emoção", o conjunto de qualidade percebida e realização estética.

Já usei todos esses modelos, e achei a Trailblazer a mais espaçosa, especialmente se pretende usar a terceira fileira de assentos. Considero hoje, sem dúvida, a Trailblazer a melhor opção do mercado, mas gostaria muito de ver a Toyota trazendo novamente a Prado.

Quando decidir sobre a viatura, coloque suas impressões, será muito útil para todos os demais.
Saudações.

edubelem
20/05/2014, 18:02
Parabéns pelo tópico, gostaria da ajuda de vcs, sai de uma Hilux SRV At 10/10 para uma trailblazer diesel, e confesso que tenho apanhado um bocado da tração deste carro, quando entra na lama com 4x4 hi, ele simplesmente perde a força e descobri q era em relação ao controle de tração, dai desliguei o controle de tração e estabilidade e fica normal, mais não deve ser apenas isso, quando engato o 4x4low o controle de estabilidade se desliga e provavelmente o controle de tração continua funcionando, como é melhor assim ou desligando o controle de tração?

Pelo muito q apanhei acho q já descobri e gostaria que me corrigissem caso esteja errado:

4x2 asfalto ceco
4x4hi superfícies lisas como neve, barro coisa leve
4x4 low coisa pesa pois desliga o controle de estabilidade e o controle de tração funciona como bloqueio eletrônico, igual ao macaquinho da FIAT,

Isso é correto? Ou tem que desligar tudo?

O pior de tudo que os pneus não ajudam em nada são 100% streat

edubelem
20/05/2014, 18:13
Correção:

chassis com longarinas
diferencial central
ESP
TCS
EBD
HID

SW4 Diesel
x
x
x
-
-
x
x
x
x

SW4 Flex
x
-
-
-
-
-
-
-
-

Dakar HPE
x
x
x
-
-
-
-
x
-

Dakar Diesel AT
x
-
x
-
-
-
-
x
-

x
-
x
-
-
x
4x2
x
-

Andre, controle de tração não desliga não, só o de estabilidade no low

GLIDER
21/05/2014, 12:06
Andre, controle de tração não desliga não, só o de estabilidade no low

daqui mais um pouco voces terão que colocar nessa conta o Ford Everest que vai chegar...com esse nome até penso como será os comerciais...

Carter
23/05/2014, 20:20
O grande problema da Trailblazer é ter o mesmo sistema de tração da S10, ou seja ela é um veículo 4WD part time, tração nas quatro rodas só na terra ou piso de baixa aderência (asfalto molhado é discutível, mas geralmente não é recomendado pelos manuais). A SW4 tem tração permanente com diferencial central do tipo torsen, que distribui o torque entre os eixos de acordo com a aderencia do terreno, é um veículo 4WD full time. O pajero Dakar embora tenha diferencial central, não tem ESP e TCS, salvo engano o diferencial central não é tipo torsen. No quesito segurança, ainda acho a SW4 a melhor escolha. Eu particularmente não compraria a Trailblazer por causa da tração, entre os três, seria a SW4 ou Pajero.

Moacirdias
03/06/2014, 10:59
Vai de land rover discovery... Melhor sistema 4x4 que tem

rafaelmaciel
03/06/2014, 21:54
Boa noite,
Sei que são categorias diferentes mas pelo fato de ter experiência com uma das duas me permitiria ter uma idéia.
Tenho uma hilux 11/11 srv aut, ja fiz algumas viagens, inclusive uma de 2000km (ida e volta) tudo correu bem tranquilo e não corri muito (120/130 no máximo 160)
Pretendo trocar em breve inicio até março 2015
Pensei na RAM e desisti em virtude do pós-venda aqui em São Luís - MA
Me restaram então duas opções a SW4 (SRV) e TrailBlazer ambas diesel, aut, 7 lugares.
Meus questionamentos são os seguintes:
1º Quais seriam as diferenças entre a Trailblazer e a Hilux SRV (Não é a top) analisando a tração, segurança e outros quesitos afins?
2º Para um uso 80% urbano (Cidade e viagens) 20% Rural (Lama e areia razoaveis, nada de muito puxado) eu realmente usaria todos esses itens da SW4?

As questões se justificam em virtude do valor aqui na minha cidade.
Trailblazer (150.000) e SW4 (184.000)

Talvez esse questionamento pareça bobo, mas qualquer ajuda é de grande valia

Desde já agradeço.

Carter
06/06/2014, 19:32
Boa noite,
Sei que são categorias diferentes mas pelo fato de ter experiência com uma das duas me permitiria ter uma idéia.
Tenho uma hilux 11/11 srv aut, ja fiz algumas viagens, inclusive uma de 2000km (ida e volta) tudo correu bem tranquilo e não corri muito (120/130 no máximo 160)
Pretendo trocar em breve inicio até março 2015
Pensei na RAM e desisti em virtude do pós-venda aqui em São Luís - MA
Me restaram então duas opções a SW4 (SRV) e TrailBlazer ambas diesel, aut, 7 lugares.
Meus questionamentos são os seguintes:
1º Quais seriam as diferenças entre a Trailblazer e a Hilux SRV (Não é a top) analisando a tração, segurança e outros quesitos afins?
2º Para um uso 80% urbano (Cidade e viagens) 20% Rural (Lama e areia razoaveis, nada de muito puxado) eu realmente usaria todos esses itens da SW4?

As questões se justificam em virtude do valor aqui na minha cidade.
Trailblazer (150.000) e SW4 (184.000)

Talvez esse questionamento pareça bobo, mas qualquer ajuda é de grande valia

Desde já agradeço.

A Hilux e a Trailblazer tem basicamente o mesmo tipo de tração (as duas não tem diferencial central), diferentemente da SW4. A Trailblazer vai ser provavelmente mais confortável que a Hilux, assim como a SW4, pois as duas tem molas elicoidais na traseira e as pickups têm feixe de mola (muito mais duro). A trailblazer tem mais equipamentos de segurança que a Hilux SRV, já que a última não conta com controle de tração (TCS) e controle de estabilidade (ESP), nesse ponto Trailblazer e SW4 são iguais. A vantagem da SW4 sobre a Trailblazer é justamente no uso urbano, particularmente uso rodoviário por causa do sistema de tração. A Traiblazer parece ser mais espaçosa e tem um cambio com mais possibilidades.

Juvencio
30/07/2014, 16:24
Gostaria de expressar um opinião sobre o assunto e que muitas vezes gera dúvidas; TCS - controle de tração; e um sistema que controla a tração e responsável por manter a tração das rodas evitando patinar desnecessariamente podendo atuar das 2 ou 4 rodas conforme o veículo. Assim ele controla mais ou menos tração em cada roda. Já o ESP - controle de estabilidade- objetiva manter a direção do veículo na trajetória corrigindo desvios por perda de aderência; assim freiando a roda contra lateral para corrigir a trajetória, dessa forma o controle de estabilidade funcionando freiando e não acelerando a roda; desta forma veiculos 4x4 com sw4 , dakar e trailblazer tem funcionamento idêntico do controle de estabilidade independente do tipo de tração selecionada. Já o controle de tração esse sim pode atuar nas 4 rodas, mas vejamos que TCS e para baixa aderência de tração e quem vai correr com veículo desse em baixa aderência? Só louco! Então na prática se a sw4 e 4x4 continuo e trailblazer não, e o 4x4 da trailblazer e para terrenos de baixa aderência! Teremos uma finalidade prática e segurança idênticas! Ou estaria enganado qual situação seria mais interessante o 4x4 com diferencial em alta velocidade em um veículo deste?

André F
30/07/2014, 20:47
Gostaria de expressar um opinião sobre o assunto e que muitas vezes gera dúvidas; TCS - controle de tração; e um sistema que controla a tração e responsável por manter a tração das rodas evitando patinar desnecessariamente podendo atuar das 2 ou 4 rodas conforme o veículo. Assim ele controla mais ou menos tração em cada roda. Já o ESP - controle de estabilidade- objetiva manter a direção do veículo na trajetória corrigindo desvios por perda de aderência; assim freiando a roda contra lateral para corrigir a trajetória, dessa forma o controle de estabilidade funcionando freiando e não acelerando a roda; desta forma veiculos 4x4 com sw4 , dakar e trailblazer tem funcionamento idêntico do controle de estabilidade independente do tipo de tração selecionada. Já o controle de tração esse sim pode atuar nas 4 rodas, mas vejamos que TCS e para baixa aderência de tração e quem vai correr com veículo desse em baixa aderência? Só louco! Então na prática se a sw4 e 4x4 continuo e trailblazer não, e o 4x4 da trailblazer e para terrenos de baixa aderência! Teremos uma finalidade prática e segurança idênticas! Ou estaria enganado qual situação seria mais interessante o 4x4 com diferencial em alta velocidade em um veículo deste?

Olá Juvêncio - sobre os sistemas de tração, não há relação direta entre o sistema de tração e os sistemas que você citou. Para citar um exemplo, em vários países, começa a ser obrigatório controle de estabilidade inclusive para veículos de passeio, que via de regra possuem somente tração dianteira. Outro exemplo é que exitem muitos utilitários, incluindo picapes e caminhões, que possuem ambos ESP e TCS, mas possuem somente tração traseira.

A diferença entre os sistemas de tração da Trailblazer e da SW4 é que a SW4 possui diferencial central, possibilitando o uso da tração 4x4 em qualquer pavimento - isso é muito útil em situações diversas no asfalto com chuva, com gelo ou com neve, entre outras situações. Já a Trailblazer possui sistema de tração 4WD de tempo parcial, ou seja, o 4x4 somente pode ser acionado em pisos escorregadios, como areia e lama - nunca no asfalto, mesmo que esteja chovendo, porque não existe o diferencial central para compensar a diferença de rotação entre os eixos em curvas, entre outros aspectos. A diferença é bastante grande na dirigibilidade em velocidade em pistas bastantes sinuosas, em subidas e descidas de serra, aonde o 4x4 integral facilita a condução, pois os sistemas TCS e ESP entram em ação apenas em situações extremas.

Quanto ao funcionamento dos ESP e TCS, é mais ou menos como você comentou, somente com relação à velocidade é que o que vale é o contrário: o controle de tração funciona sempre, enquanto que o controle de estabilidade em geral só funciona após uma certa velocidade, em alguns veículos é entre 30~40Km/h - isso porque em velocidades baixas não há aceleração lateral suficiente para que o sistema possa atuar. Quanto ao auxílio de tração, os softwares (programas do computador que gerencia o sistema) são bem complexos, mas simplificadamente falando, eles tem operação para baixa e alta velocidade - em ambas as situações, o controle de tração é útil. Em alta velocidade, quando há diferença de tração entre rodas, por exemplo, quando as rodas de um lado sofrem aquaplanagem. O controle de tração em geral atua somente inibindo o torque e acionando o freio, mas o controle de estabilidade pode inclusive usar de aceleração, dependendo do veículo e da situação.

enasor
13/08/2014, 08:34
Muito boa a explanação do amigo André. Até eu que sou leigo no assunto consegui entender.

Li, em algum lugar, que a tração 4x4 permanente conduz a um desgaste maior de pneus e de combustível em situações idênticas de dirigibilidade.

Muita coisa já foi explicada pelo André, mas, não querendo abusar, seria possível fazer um compêndio das vantagens e desvantagens da tração 4x4 permanente (caso da SW4) versus tração 4x4 seletiva (caso da Dakar e Trailblazer)? Pode ser que este assunto já tenha sido abordado neste tópico, porém, ainda não tive a oportunidade de lê-lo por inteiro. E caso isto já tenha sido abordado em outros tópicos, peço a gentileza de fornecer o "link". Obrigado. Abs.

enasor
18/08/2014, 09:31
Neste final de semana resolvi pesquisar mais sobre esse interessante assunto. Sistemas Full Time x Part Time.

Apurei que SW4 é Full Time, enquanto que a Dakar é Part Time. Vi isto no "link" abaixo:

Blog do Bassan: Tração 4x4 (http://blogdobassan.blogspot.com.br/2010/07/vai-vai-tr4.html)

Além dos ensinamentos muito interessantes que vi aqui mesmo neste bom tópico aberto pelo amigo André, também achei interessante o debate feito no tópico abaixo, aberto pelo amigo Marcelo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/6131-part-time-quando-usar-3.html

Abs

enasor
18/08/2014, 11:32
Desculpem: Acho que me expressei mal no meu post anterior, quando disse:

" SW4 é Full Time, enquanto que a Dakar é Part Time. Vi isto no "link" abaixo:

Blog do Bassan: Tração 4x4 (http://blogdobassan.blogspot.com.br/2010/07/vai-vai-tr4.html) "

Deixa eu colocar aqui a realidade do que vi naquele link:

"Tração Integral: diz respeito à integralidade de terrenos. Funciona em qualquer tipo de piso, não importando se muito ou pouco aderente. Pode ser permanente (full time) como, por exemplo, a Hylux SW4, entre outros; nunca se desconecta. Ou temporária (part time) é acionada segundo a vontade do motorista, como, por exemplo, a TR4, ou Pajero Full, ou Dakar (sistema Super Select da Mitsubishi), entre outros."

Abs.

agjfranco
15/11/2014, 23:54
Boa noite pessoal!
Aproveitando o assunto. O que acham melhor? Estou na dúvida entre essas citadas no tópico Dakar 3.2 / SW4 3.0 / Trailblazer 2.8 - Diesel.
Lembrando que tenho isenção de IPI. Sendo os preços 114k 5L - 134 HPE 7L / 147k SRV 5L - 138 SR 5L / 124k LTZ 7L.
Sei que o pós venda / revenda da toyota é excelente.
Tem idéia de consumo na estrada?

Abc

agjfranco
24/11/2014, 13:45
Boa tarde pessoal!
Aproveitando o assunto. O que acham melhor? Estou na dúvida entre essas citadas no tópico Dakar 3.2 / SW4 3.0 / Trailblazer 2.8 - Diesel.
Lembrando que tenho isenção de IPI. Sendo os preços Dakar(114.000 5L - 134.000 HPE 7L) / SW4(147.000 SRV 5L - 138.000 SR 5L) / Trail 124.000 LTZ 7L.
Sei que o pós venda / revenda da toyota é excelente.
Tem idéia de consumo de diesel na estrada?

Abc

Guasca de Fora/RS
11/12/2014, 05:52
A minha faz na estrada de 11,5 com ar condicionado e 12,5 sem, entre 110 e 120 kmh, ou 2100/2250 rpm.

fertag
13/12/2014, 19:39
Salve, Guasca !
Para um carro pesadão como a SW 4 ele esta fazendo boa media, ainda mais considerando que ele eh um 4x4 permanente...a proposito de comparação, em termos de suspensão, qual dos carros possui suspensão que filtra melhor a buraqueira de nossas ruas e estradas de chão, geralmente com pisos lunares aqui do RS, a SW 4 ou o Forester XT que tinhas ? Gratos pela atenção e Abraços.

Guasca de Fora/RS
21/12/2014, 07:36
Opa Fertag. Ta aí um ponto que muito fiquei admirado comparando os diis veículos. A SW4 é parruda, tem muito mais pneu que a Forester, as duas tem aro 17, mas to pra dizer que às vezes, a sensação é que a Forester filtrava melhor. A suspensão dela, sem dúvida, tem a experiência da Subaru no Rally. Por isso que digo que a Forester é excepcional. A dirigibilidade é fora de série. Só sai da Subaru para a Toyota porque, no Brasil, não há uma política segura de pós venda da Subaru, enquanto que a Toyota é uma das melhores nesse ponto, junto com a Honda. Aliás, hj temos uma Toyota e um Honda por esse motivo. Não temos paciência pra ficar garimpando serviços e peças por aí, é uma questão de perfil.

enasor
21/12/2014, 12:20
... a Forester é excepcional. A dirigibilidade é fora de série. Só sai da Subaru para a Toyota porque, no Brasil, não há uma política segura de pós venda da Subaru, ...

2X

Pois é ... Realmente, ninguém fala mal da viatura ... mas, da tal da CAOA, que representa a marca aqui no país!!!!! ... Se fores lá no tópico da Subaru, irás ver que alguém noticiou que acaba de fechar mais uma concessionária no Brasil ... desta feita em Belo Horizonte ... e que a concessionária mais próxima fica no Rio de Janeiro ... PQP, assim, não dá pé!!!!!!! Será que o pessoal da Subaru é tão burro assim, que não vê o que está acontecendo com a marca, já de longa data, aqui no Brasil? Pois, se fossem realmente espertos, cuidariam melhor do pós-venda aqui no Brasil, e venderiam este veículo "que nem água" por aqui ...

neilsonhenriques
22/12/2014, 11:12
Realmente, ninguém fala mal da viatura ... mas, da tal da CAOA, que representa a marca aqui no país!!!!!

Mesmo morando no Rio, jamais compraria um Subaru no Brasil ! Subaru é CAOA e CAOA não dá.

O carro é excelente mesmo. Um conhecido tem um Forester 1998 (usado sovieticamente pra ir pro sítio que tem uma estrada horrorosa) e um 2010, disse que se pudesse só compraria Subaru. Robusto, sem dúvida e uma senhora máquina na estrada. Peca no conforto, mas isso é filosofia japonesa. Comprei um Pajero Full novo e o nível do acabamento está muito longe de ser condizente de um carro top de linha de uma marca, mas, por outro lado, não dá defeito. Penso que Subaru deva ser da mesma forma, tal qual é a Honda, Toyota e Nissan.

Agora, esse negócio de pós-venda da Honda que o Guasca de Fora falou é balela. Honda já foi boa. Agora é tão porcaria quanto Volkswagen, FIAT e GM. Tivemos um Fit aqui que a concessionária teve a pachorra de cobrar R$ 6.400 pra trocar os amortecedores, batentes, coxins e balanças, isso em 2011. Com R$ 5.000, mais ou menos, eu troquei TODAS as buchas (são muitas) do Discovery 3. Foi o último Honda que entrou na nossa garagem. Nunca mais.

Cunha03
22/12/2014, 12:24
Complicado hoje a qualidade de serviço esta cada dia pior, os japoneses já se nacionalizaram.
Estou programando para Março fazer a compra de um desses modelos, mais a duvida esta grande, infelizmente a SW4 esta fora pela diferença de preço entre as outras e tbém não vai dar para esperar final do ano para ver o modelo novo da SW4 e novidade para mim não é bom negócio. Ai estreita um pouco mais a escolha: Dakar ou Trailblazer.
Gosto muito da Mit, estamos na 5 caminhonete e por isso acabo quase pendendo para a Dakar.
Não sou conhecedor dos dados técnicos para fazer comparações mais técnicas entres elas, mais a primeira consulta que fiz foi quanto a revenda, liguei numas 4 revendas de auto usados na capital para ver como é o mercado de revenda e nas 4 não opinarão, aumentado ainda mais minha dúvida.
Vou partir para o custo de manutenção e seguro para critério de desempate.
Aos amigos que tem ambas o que dizem?
Olhe que gosto de coisa complicada
Abraço
Cunha

Cunha03
22/12/2014, 12:28
Aos proprietários da Dakar e Trailblazer; o que levou vcs a escolha?
Abraço

neilsonhenriques
22/12/2014, 13:44
Aos proprietários da Dakar e Trailblazer; o que levou vcs a escolha?

Rapaz, em 2015 e você ainda cogita em comprar um SUV sem controle de tração e estabilidade ? Isso que é coragem ! :mrgreen:

Eu gosto dos carros da Mitsubishi, aqui em casa são 2 TR4 e mais um Pajero Full chegando na semana que vem, mas sinceramente, a Dakar é a pior escolha da categoria e ainda custa R$ 30.000 a mais do que a Trailblazer.

Fora os controles eletrônicos de segurança que só por si já deixam a escolha mais fácil de ser feita, ainda tem o nível do acabamento interno e o conforto dos 7 lugares do carro da GM, todos bem superiores a Dakar.

Na lógica, não tem como escolher o carro da Mitsubishi.

Miranda_MG
22/12/2014, 14:06
Rapaz, em 2015 e você ainda cogita em comprar um SUV sem controle de tração e estabilidade ? Isso que é coragem ! :mrgreen:

Eu gosto dos carros da Mitsubishi, aqui em casa são 2 TR4 e mais um Pajero Full chegando na semana que vem, mas sinceramente, a Dakar é a pior escolha da categoria e ainda custa R$ 30.000 a mais do que a Trailblazer.

Fora os controles eletrônicos de segurança que só por si já deixam a escolha mais fácil de ser feita, ainda tem o nível do acabamento interno e o conforto dos 7 lugares do carro da GM, todos bem superiores a Dakar.

Na lógica, não tem como escolher o carro da Mitsubishi.

x 2...

Abraço,

Miranda

Cunha03
22/12/2014, 16:10
Fale Nelson, quase fiz o cheque já para comprar a Trailblazer. kkkkk<br>o legal desse tópico é poder contar com a opinião e experiencia dos amigos, pois como havia dito no meu relato, não tenho conhecimento técnico e como nesses anos os meus carros não tiveram e nem tem esse dispositivo que controle a estabilidade, nem me dei conta desse item.<br>O atual carro da esposa (cruze) tem o controle, mais como só anda na cidade e muito pouco não vi diferença, mais em uma estrada com um carro alto com certeza tem que fazer a diferença.<br>Essa semana fui buscar o carro da patroa na css e dei uma olhada na Trailblazer e fiquei de olhar a Dakar pra depois fazer um teste drive e sentir as 2.<br>Gosto de novidade e pelo menos a trail tem mais.&nbsp;<br>Vamos ver.<br>Abraço

neilsonhenriques
22/12/2014, 16:29
Fale Nelson, quase fiz o cheque já para comprar a Trailblazer. kkkkk

Seria o SUV que eu escolheria nessa faixa de preço. Andei nele de carona numa estrada de chão bem difícil e fiquei impressionado com a qualidade da suspensão. Achava que seria uma S10 pula-pula com capota, mas não é, longe disso, é bem acertada.

Dependi do controle de tração por 2 vezes na vida. A 90 km/h, de noite e com chuva, chegando em Bonito no MS, quase atropelei um tamanduá bandeira que veio correndo pra pista. Outra vez na Rodovia Presidente Dutra (RJ). Esse foi mais sério porque estava com o piloto automático ligado e o caminhoneiro não me viu (ou é um grande filho da puta) e jogou na minha pista pra cortar, soltando um puta toco quadrado de madeira...

Como você pode ver, são situações que podem acontecer com qualquer um e em ambas, caso estivesse num SUV sem controles eletrônicos de segurança, posso afirmar categoricamente sem medo de errar: - Ia dar merda !

Boa sorte na sua escolha ! :concordo:

dojao campeao
22/12/2014, 16:31
Fale Nelson, quase fiz o cheque já para comprar a Trailblazer. kkkkk<br>o legal desse tópico é poder contar com a opinião e experiencia dos amigos, pois como havia dito no meu relato, não tenho conhecimento técnico e como nesses anos os meus carros não tiveram e nem tem esse dispositivo que controle a estabilidade, nem me dei conta desse item.<br>O atual carro da esposa (cruze) tem o controle, mais como só anda na cidade e muito pouco não vi diferença, mais em uma estrada com um carro alto com certeza tem que fazer a diferença.<br>Essa semana fui buscar o carro da patroa na css e dei uma olhada na Trailblazer e fiquei de olhar a Dakar pra depois fazer um teste drive e sentir as 2.<br>Gosto de novidade e pelo menos a trail tem mais.&nbsp;<br>Vamos ver.<br>Abraço

Trailblazer, salvo melhor juízo, tem controle de estabilidade!

enasor
22/12/2014, 17:02
... Eu gosto dos carros da Mitsubishi, aqui em casa são 2 TR4 e mais um Pajero Full chegando na semana que vem, mas sinceramente, a Dakar é a pior escolha da categoria e ainda custa R$ 30.000 a mais do que a Trailblazer ...

Concordo ...

E parabéns ao colega Neilson ... apesar de ser cliente da marca ... de estar contente com seus veículos da marca ... poderia muito bem se omitir ... comentários dessa natureza é que dignificam o fórum ... pode até não estar com a razão (afinal, a razão é subjetiva, e só Deus a conhece) ... mas usou de franqueza ...

Reforço a opinião dos colegas. No confronto entre as duas, eu, particularmente, também iria de Trail ... apesar de ficar com um único receio: A viatura ainda não “pegou” no mercado ... parece que os consumidores ainda estão “com um pé atrás” com a viatura ... se estiver comprando para utilizar a viatura por um longo prazo, não há nem o que pensar (entre Trail e Dakar, é Trail, “na cabeça”) ... agora, se estiver comprando a viatura para revendê-la a curto prazo, há que se pensar na baixa liquidez na hora da revenda ... tenho um amigo que está com a sua Trail 2012 à venda ... e está há um bom tempo tentando vendê-la a um preço justo ... e ainda tem que estar com seu humor sempre alerta e bem estruturado, pois, na maioria das vezes, recebe ofertas, simplesmente, “pornográficas” ... mas vai acabar vendendo bem, se tiver paciência ... relativamente à utilização do modo 4x4, há ainda aqueles que criticam a viatura por não ter o diferencial central (A SW4 e a Dakar tem), mas, sabendo usar o modo 4x4 nas situações em que o mesmo realmente se faça necessário, então não há o que temer quanto à longevidade do sistema de transmissão ... além do mais, o acionamento do modo 4x4 é mais moderno na Trail do que na Dakar (através de botão, enquanto que na Dakar é através de uma alavanca ... sistema já ultrapassado) ...

Por outro lado, em que pese a Dakar ter fama de “pau pra toda obra” quando o assunto é o “off-road” (lembrando que a Trail também não “afina” neste segmento), também acho que ela perde para a Trail por não ter controles eletrônicos de tração e estabilidade, eletrônica para assistência em subida e descida de rampas, não tem computador de bordo (por incrível que pareça), seu ar condicionado ainda do tipo analógico, não tem encosto de cabeça e cinto de segurança de 3 pontos para o 5º ocupante; ... em resumo, é um carro bastante “espartano”, se compararmos seus quesitos de conforto e segurança com a Trailblazer ... não tem, sequer, um relógio digital no painel ...

Abs.

Troller-a-vista
22/12/2014, 17:05
a trail ganhou um up de motor na linha gasolina...

Guasca de Fora/RS
22/12/2014, 22:54
A Forester é muito confortável. Não tem mimos, botões e eteceteras, mas fiz mil km direto nela e cheguei inteiro.
Honda estamos no segundo aqui em casa e nunca tivemos problemas. Vendemos fácil e compramos outro. Na família, há um terceiro há dez anos e segue firme. Experiência boa, Vamos ficando.
Não comprei Mitsubishi, embora tenha um olho espichado para a full, justo porque a fama da Souza Ramos é parelha com a da CAOA. Varios posts aqui falam disso.
Tenho esperança de que um dia a Subaru fará aqui o que já faz no Chile. Aí, voltarei!

Guasca de Fora/RS
23/12/2014, 07:16
A SW 4 é muito boa para viajar também, mas, por ser pesadona, não tem uma pegada como a da Forester. São bem diferentes nesse ponto. A Trailblazer eu não gostei do sistema de tração, sem diferencial central. A Dakar acho inadmissível faltar controle de tração e estabilidade. A Full é mais cara ainda do que a caríssima SW 4, e eu não tenho muita paciência pra procurar peças e mecânicos fora da rede. As notícias relacionadas à manutenção nas concessionárias da Mitsubishi são tão desanimadoras quanto às da CAOA e foi só por isso que eu saí da Subaru. Por isso fui conservador na minha escolha, meti uma SW 4 e estou feliz.

neilsonhenriques
23/12/2014, 11:46
E parabéns ao colega Neilson ... apesar de ser cliente da marca ... de estar contente com seus veículos da marca ... poderia muito bem se omitir ... comentários dessa natureza é que dignificam o fórum ... pode até não estar com a razão (afinal, a razão é subjetiva, e só Deus a conhece) ... mas usou de franqueza ...

Agradeço o elogio, mas normalmente aqui no fórum, discutimos carros, sem ressentimentos e amores.

Mesmo assim, não vou dizer que não existam tópicos no fórum em que não se possa falar o que se pensa ou perguntar o que se queira como é o caso do tópico da Amarok em picapes em que normalmente o pessoal está lá pra brincar de Super Trunfo (quem tem mais de 35 anos com certeza sabe o que é).

Nesse tópico a discussão ainda é saudável. Vamos torcer pra que dure. :concordo:

Miranda_MG
23/12/2014, 16:08
...
Mesmo assim, não vou dizer que não existam tópicos no fórum em que não se possa falar o que se pensa ou perguntar o que se queira como é o caso do tópico da Amarok em picapes em que normalmente o pessoal está lá pra brincar de Super Trunfo (quem tem mais de 35 anos com certeza sabe o que é)... :concordo:

Ah, convenhamos, lá é divertidíssimo... hahaha... :parede:

Abraço,

Miranda

Guasca de Fora/RS
23/12/2014, 22:55
Agora vou ter que olhar esse tópico da Amarok...

fertag
24/12/2014, 17:55
Olá, Guasca de Fora !
Gratos pelas infos. Ser-me-ão bem úteis para o futuro...tenho perfil parecido ao teu, não tendo paciência de ficar esperando/correndo atrás de mecânico/peças para os carros... Aproveito para deixar um Feliz Natal a ti e aos demais foristas ! Abçs.

Opa Fertag. Ta aí um ponto que muito fiquei admirado comparando os diis veículos. A SW4 é parruda, tem muito mais pneu que a Forester, as duas tem aro 17, mas to pra dizer que às vezes, a sensação é que a Forester filtrava melhor. A suspensão dela, sem dúvida, tem a experiência da Subaru no Rally. Por isso que digo que a Forester é excepcional. A dirigibilidade é fora de série. Só sai da Subaru para a Toyota porque, no Brasil, não há uma política segura de pós venda da Subaru, enquanto que a Toyota é uma das melhores nesse ponto, junto com a Honda. Aliás, hj temos uma Toyota e um Honda por esse motivo. Não temos paciência pra ficar garimpando serviços e peças por aí, é uma questão de perfil.

Guasca de Fora/RS
11/01/2015, 04:49
Atualizando: estou em longa viagem de férias e agora pude analisar melhor o comportamento da suspensão da SW4 em comparação com a Forester. Sem dúvida a Forester filtrava melhor as imperfeições das estradas de terra. Por outro lado, a SW4 tem sido ótima tanto em viagem longa como em alguns percursos off road, como já esperavacpelos relatos de outros proprietários aqui do fórum. Fiz Poa/Curitiba em uma tacada só, peguei uma puta chuva, cheguei inteiro e com média de 12,1 km/l diesel. Autonomia passa de 800 km, o que era o ponto fraco da Forester, nunca fiz mais de 450 km sem encher o tanque.

fertag
11/01/2015, 19:41
Ola, Guasca de Fora!
Muito boa a km/l de tua SW 4, pesadona e com 4x4 permanente, e ainda sob chuva ! O diesel, S-10 ou S-500 ? Gratos pela atenção. Abçs e Boas Ferias !

Guasca de Fora/RS
12/01/2015, 09:40
Diesel 10 sempre!

enasor
12/01/2015, 11:19
Cheguei a pouco de um passeio pelo interior de Goiás. Numa de nossas andanças por lá, eu e a família viajamos numa SW4 de um desses amigos, à noite e sob chuva. Deparamo-nos com um Tamanduá bandeira no caminho. O bicho é enorme, de pelagem escura e na mesma toada que saí do mato, entra na pista, sem sequer parar ou olhar para os lados!!! Quando o motorista dá conta, está em cima dele!!! Ao desviar do perigo, é impressionante a sensação de segurança que este veículo transmite!!! O veículo é alto e, além de estar constantemente “grudado” ao chão (tração 4x4 permanente) ainda tem controle eletrônico de estabilidade e também de tração ... Nesta hora é que a gente valoriza o investimento em segurança, num veículo desses ... a vida da gente é uma só ... o que, no meu entendimento, também não justifica o alto preço cobrado aqui no Brasil por estes veículos ...

E o consumo é esse aí mesmo que o Guasca mencionou ... um pouquinho mais ... um pouquinho menos ... de acordo com as condições de dirigibilidade, pista, tráfego, regulagem do veículo, pé do motorista, etc ... Para um veículo traçado permanentemente é um ótimo consumo ...

joaoslf
18/02/2015, 22:53
bom, tá difícil mesmo de escolher, tô pensando no segundo suv aqui em casa, mas o que tem em uma falta na outra e assim vai a dança maluca dos Suvs,
vamos lá, vejamos se alguém ajuda ou complica mais aí,
1- sw4, tração direta legal, motor, consumo e parece que pós venda bons, mas não dá não tem freio a disco traseiro e um simples sensor de chuva, e aquele computador de bordo, valha-me deus, é horrível e pode ser até preciso, mas não acredito,
2- trailblaser, 200cv, economica, tem freio a disco, sensor de chuva, mas falta xenon, diferencial central para 4x4 direto,
3-dakar, falta computador de bordo (tem um consumo médio no GPS, mas é só e não sei se funciona), falta controle de tração e estabilidade, este último é meio imprescindível (e pelo menos ela tem opção de 4x4direto pelo diferencial central),
4-freelander 2, tem tudo, 4x4direto, freios, controles, cambio, consumo bom, só que já tenho uma e queria outra com os únicos pontos fracos dela, que são porta-malas maior e mais porta-trecos, e tá saindo de linha,
5-grand cherokee, muito legal, v6, cambio 8 marchas zf, tem tudo, só preço muito alto para categoria, apesar de acabamento exemplar, mas pagar pelo menos R$ 3.400 na primeira revisão de só óleo e filtros não dá, e ainda tá muito nova no mercado, as 2013 a diesel (mesmo motor só que 5 marchas) tem uma grande desvalorização, e no test drive não achei tão bruta,

bom tirando a cherokee (era 240mil a 2 meses atras e agora 260mil e aumentado) as outras tão no patamar de 160 a 180mil, o que acho um absurdo, a disco 4 é em torno de 300mil, boa opção, mas muito cara e parece que tá saindo de linha tbém,
aí só ganhando na mega acumulada para range rover sport (400 a 450mil) e rr vogue( 600mil pra cima) e aí tem tudo, mas preço proibitivo,

de todas tô me inclinando pra trailblaser, mas 170mil tbém é muto caro pra uma "S10 cabinada", o revolta cruel,
brasilzinho ruim este nosso, tem opções mas as indústrias insistem em nos fazer de bobos,
sds,
joao.

enasor
19/02/2015, 08:54
Meu caro João,

Acho que se você for por eliminação fica mais fácil de tomar a sua decisão:

Olha ... existem coisas que a gente tolera ... e existem coisas que a gente não abre mão ...

- Você já disse que é “meio imprescindível” o controle de estabilidade ... então, de cara, já poderíamos eliminar a Dakar ... entretanto, em razão do termo “meio” revelando uma certa tolerância de sua parte, vamos deixá-la no páreo, por enquanto ...;

- Considerando o alto preço acima da média, revisões e manutenção caras, alta depreciação, espaço em porta malas pequeno, saindo de linha ... as Land/Range Rover “dançaram”, por uma, ou outra dessas razões ...

- Se você faz questão de diferencial central e, na revenda, no curto prazo, não abre mão de boa liquidez e baixa depreciação ... você já eliminaria a Trailblazer ... entretanto, em razão de você ter revelado estar “inclinado” por ela, deixando a entender ser a menos pior das opções, vamos deixá-la no páreo, por enquanto ...

- A SW4 atual, conforme todos já sabemos sofrerá mudanças radicais em algumas coisas (quem sabe freios, tomada de ar do intercooler sobre o capô, bancos da terceira fileira, design, espaço interno, quem sabe substituição da alavanca do 4x4 por botão, etc.) ... em razão disso, seria mais uma a ser eliminada ... mas, como você sinalizou alguma simpatia no tocante a pós-venda, tração, consumo, etc., vamos deixá-la no páreo, por enquanto ...

Portanto, sobraram a SW4, a Dakar e a Trailblazer ...

Vamos lá:

- Se você não se sente tranquilo com a falta de controle de estabilidade, isto, psicologicamente, pode lhe causar certa insegurança nas viagens ... o que não é bom, nem para você, tampouco, para os que estiverem com você a bordo do veículo ... e qualquer acidente você atribuiria a isso e, fatalmente, você se sentiria culpado ... portanto, neste caso, não seria recomendável escolher a Dakar.

- A SW4 atual, conforme já dissemos, vai sofrer algumas mudanças ... e o preço dela atualmente está mais alto que a Trailblazer. São fortes fatores a serem considerados ... porém, das três alternativas é o veículo que tem maior demanda no mercado, por vários motivos, que não vamos discorrer aqui ... consequentemente, na revenda no curto prazo (digamos, 3 anos) este custo a mais que foi dispendido, poderá ser recuperado em parte em razão da menor depreciação.

- Se você consegue conviver bem com a falta de diferencial central a Trailblazer seria uma excelente opção. Diria até que é a que oferece o melhor custo-benefício da atualidade ... porém ... se você pensa em vendê-la a curto prazo (digamos, até 3 anos), você vai sofrer na hora da revenda um pouco mais do que sofreria se estivesse com uma Dakar ou uma SW4, eis que o universo de pretendentes será muito mais restrito ... consequentemente, você vai perder dinheiro em razão da alta desvalorização (depreciação). Mas, se você é daqueles que ficam com o veículo por longo prazo ... então, já podemos ficar por aqui mesmo ... é Trailblazer “na cabeça” ... não precisaria nem perder tempo analisando as outras duas opções.

Então, agora ficou fácil de escolher.

Considerando que você queira se sentir plenamente seguro em suas viagens (estou me referindo ao tal controle de estabilidade, cuja ausência o deixa um pouco apreensivo):
- Se você quer um veículo para revenda no longo prazo ... Trailblazer;
- Se você quer um veículo para revenda no curto prazo ... SW4. Mesmo com a perspectiva de sofrer mudanças brevemente, a projeção é de que não sofra desvalorização radical em razão disso (basta você analisar a tabela FIPE em anos anteriores e comprovarás o que digo).

Agora, veja bem ... Se você é daqueles motoristas que não fazem lá muita questão de computador de bordo e conseguem dirigir tranquilos e com segurança sem os controles de estabilidade e de tração (considera-os importantes, porém, não imprescindíveis), então, considere a Dakar a melhor das três opções, tanto no curto, quanto no longo prazo, pois é um veículo de design moderno, robusto, confortável, de mecânica confiável, boa demanda e baixa depreciação, universo grande de usuários, muito bem servido de peças e mecânicos entendedores no mercado e o pós-venda não está sendo dos piores ...

Abs.

enasor
19/02/2015, 11:17
Um adendo ...

Eu considerei na minha análise, veículos diesel, 7 lugares, zerados, com preços diferenciados na seguinte ordem de grandeza: Trail, Dakar e SW4 ...

Relativamente à aquisição de veículo zerado, se você tiver a sorte de conseguir uma SW4 atual por um preço próximo ao da Dakar, não tenha dúvidas ... feche logo com a concessionária, pois a SW4, a menos do design moderno, oferece tudo aquilo que citei que a Dakar oferece, com o plus do computador de bordo, e controles de estabilidade e de tração ... neste caso, ela passa a ser a melhor opção das três, em termos de custo-benefício e retorno do capital na revenda, tanto no curto, quanto no longo prazo ... esta é a minha opinião ...

joaoslf
20/02/2015, 17:41
Um adendo ...

Eu considerei na minha análise, veículos diesel, 7 lugares, zerados, com preços diferenciados na seguinte ordem de grandeza: Trail, Dakar e SW4 ...

Relativamente à aquisição de veículo zerado, se você tiver a sorte de conseguir uma SW4 atual por um preço próximo ao da Dakar, não tenha dúvidas ... feche logo com a concessionária, pois a SW4, a menos do design moderno, oferece tudo aquilo que citei que a Dakar oferece, com o plus do computador de bordo, e controles de estabilidade e de tração ... neste caso, ela passa a ser a melhor opção das três, em termos de custo-benefício e retorno do capital na revenda, tanto no curto, quanto no longo prazo ... esta é a minha opinião ...

obrigado enasor, gostei do seu raciocínio, vamos a luta agora nas css, a trail tá difícil de achar, só encomenda, assim o seu valor no mercado cai ainda mais, se ninguém vê, ninguém compra, ninguém quer e entra ciclo vicioso; a sw4 7L achei por 180 a um chorinho a menos, a dakar 14/14 achei a 157 (fiquei tentado, pode ter chorinho a menos) e a trail 14/15 só a 170 sob encomenda,
o que acham??
sds,
joao.

André 1943
20/02/2015, 20:18
Posso estar enganado mais acho que a dakar é no mínimo 20000 mais barata e um detalhe na minha opinião acho a sw4 pior das três em dirigibilidade.Minha opinião se vc irá fazer algum tipo de offroad vai de dakar caso contrário vai de trailblazer.Sw4 não vale o que cobram

enasor
21/02/2015, 11:33
... a sw4 7L achei por 180 a um chorinho a menos ...

Olha ... se você ligar nas grandes concessionárias de São Paulo, você vai conseguir faturar uma SW4 Diesel 7 lugares 2015/2015 (modelo atual) por R$ 173.900,00 (com um aperto, mostrando que está com o "dim-dim", acredito que você tira até por menos ainda). Acredito que daqui pra frente vão se manifestar os reflexos da vinda da nova SW4, pois, não há dúvidas de que muitos potenciais interessados (novos clientes e até mesmo alguns daqueles clientes compradores habituais da marca), estão aguardando pelo novo modelo, de forma que as vendas da modelo atual acabam ficando retraídas (pelo menos, podemos garantir que não estão com todo aquele ímpeto que era há tempos atrás). E com a proximidade da chegada do novo modelo, a tendência é cair ainda mais o volume de vendas, por motivos óbvios (a não ser que façam uma bela promoção ... coisa que até eu estou de olho ... rsrsrsrs). Vá nas css mais para o final do mês, que é o período em que os vendedores estão "arrochados" precisando vender para cumprir suas metas, pois acredito que você consiga fazer um bom negócio, caso sua opção seja mesmo pela SW4 e você não esteja ligando em ficar com um veículo que vai sofrer brevemente mudanças estéticas e de mecânica ... Abs, seja feliz na sua escolha e bons negócios.

solimar
21/02/2015, 14:49
Boa tarde, aproveitei a folga desta semana, na quarta feira peguei a PATROA e fomos dar uma conhecida mais de perto e fazer um teste na SW4 E DAKAR, confesso que e difícil de escolher entre as duas, pelos carros, agora pelos vendedores posso dizer que eu conheço os carros mais que os eles, fui na CarHouse zona sul a vendedora teimou comigo que o único computador de bordo da SW4 erra o do painel de instrumentos, tive que mostrar pra ela onde erra realmente o computador de bordo fiquei de cara nem pedi mais detalhes, mas disse pra ela acho que conheço mais do carro que vc, sabe o que ela me respondeu, pode se. O da ramada entendia um pouco mais da DAKAR mas nem anotou meu telefone, e que sou bem simples não deve ter levado fé que vou comprar uma, mas o que interessa, achei a DAKAR muito boa de guiar, fácil de fazer manobras, a patroa andou no banco de traz erra acostumada andar numa FRONTIER SEL no banco de traz com o BÉBE adorou, mas na SW4 parece ter um charme a mais acho que deve ser o tom azulado do painel de instrumento, não entrei muito em detalhe de preço porque pretendo comprar daqui uns dois messes, mas os dois mandaram fazer proposta, quer dizer que estão abertos a negociação.
Minha escolha c fosse comprar hoje seria a SW4 claro c conseguisse ela em torno de uns 170.000, por ela ter controle de estabilidade e tração e ter tração integral e manutenção mais barata, mas quero a de 5 lugar não gosto daqueles bancos pendurados nas laterais, quero este modelo atual tenho medo de esperar a nova, pelo preço subir muito. Quanto a DAKAR seria um bom negocio mas acho que falta alguns mimos. A TRAILBLEIZER nem cogito não tem muita procura seria um carro bem completo e moderno mas c perde muito dinheiro na hora de vender, eu particularmente tenho suado muito pra conseguis estes trocados dou muito valor a eles.

Abraço a todos.

enasor
21/02/2015, 20:27
... pretendo comprar daqui uns dois messes ... Minha escolha c fosse comprar hoje seria a SW4 claro c conseguisse ela em torno de uns 170.000, por ela ter controle de estabilidade e tração e ter tração integral e manutenção mais barata, mas quero a de 5 lugar ...

Nas grandes lojas de São Paulo é possível faturar uma SW4 diesel 5 lugares 2015/2015 por 170.000, ou até menos, se chegar com o "dim-dim" na mão e apertar o vendedor ... como suas pretensões é para daqui a dois meses, até lá acho que as coisas não vão mudar muito de figura ... mas, "muita água vai rolar por baixo da ponte" ... estão chegando novas alternativas no nosso mercado e outras perspectivas poderão surgir ... e você terá tempo para pensar melhor ... e enquanto isso, seu dinheirinho vai ficando quietinho aí, rendendo juros ... é isso aí mesmo amigo ... vá com calma e valorize seus trocados que você suou muito pra ganhá-los ... e quem quiser pegá-los vai ter que lhe oferecer a um bom preço o produto que melhor vá ao encontro das suas necessidades ... Abs.

Ah sim ... Achei bacana quando você disse que é simples ... continue assim ... simples e prudente ... pois estas são as grandes virtudes dos grandes homens ...

GiovanniP
22/02/2015, 14:35
Discordo em dois pontos sobre o que se discute aqui no tópico. Primeiro quanto ao pôs venda e depreciação da dakar com relação a trailblazer. A dakar vende tão pouco e perde mais em desvalorização em minha região que a trailblazer.
Prefiro infinitamente o controle de estabilidade e tração que o diferencial central para uso do 4x4 constante.
Viajei várias vezes com a dakar assim como tenho amigos com a mesma e posso dizer que apesar a suspensão acertada o TCS e muito mais importante. Tenho pouca experiência com as outras mas pelo que vejo em minha picape em uma situação de emergência em que um obstáculo aparece em sua frente o TCS seria muito mais útil que o 4x4 integral.
Hoje não compraria uma carroça sem o TCS e acho que a dakar estaria em um patamar abaixo das outras por isso!

neilsonhenriques
23/02/2015, 20:17
A TRAILBLEIZER nem cogito não tem muita procura seria um carro bem completo e moderno mas c perde muito dinheiro na hora de vender, eu particularmente tenho suado muito pra conseguis estes trocados dou muito valor a eles.

Que pena, porque por R$ 150 mil (diesel) é de longe o melhor custo x benefício da categoria.

Agora, SUV, sem controle de estabilidade como a Dakar, deveria ser proibido. Aliás, no Mundo Desenvolvido é.

Sua escolha ficou fácil então: SW4. Vai fundo !

André 1943
23/02/2015, 20:39
Com toda certeza já tive dakar e depois tive sw4 é sem comparação a superioridade da dakar em estabilidade e também no freio o resto são muito semelhantes. Após surgir a necessidade de caçamba troquei a sw4 na triton pois apesar de gostar mais da estética dá TOYOTA prefiro à dirigibilidade da Mitsubishi.resumindo em ambas tara bem servido pois são muito semelhantes e se vc for como eu e não se preocupar com desvalorização vai em frente e não espere seja feliz numa dakar ou numa sw4 2015. Quanto a trailblazer não posso opinar apesar de ter amigos que teem e São so elogios

neilsonhenriques
23/02/2015, 21:09
Com toda certeza já tive dakar e depois tive sw4 é sem comparação a superioridade da dakar em estabilidade e também no freio o resto são muito semelhantes.

Agora experimenta fazer o teste do alce na Dakar e na SW4 e contar quantas vezes a Dakar vai capotar. :concordo:

SUV, sem controle de estabilidade, é risco iminente de morte. O governo deveria copiar o Mundo Desenvolvido e obrigar os fabricantes a instalar mecanismos eletrônicos de segurança (controle de estabilidade/tração/rolagem) em carros com mais de 2 toneladas.

Já precisei desviar de um tamanduá bandeira a 100 km/h, chovendo e de noite, se o Discovery não tivesse os mecanismos que tem, teria sido um acidente horroroso.

Gente, por favor, quem está falando em comprar um carro que custa acima de R$ 150 mil não é classe média. Subentende-se que a pessoa é esclarecida. Como é que em pleno 2015 ainda estamos cogitando comprar o ÚNICO modelo da categoria que não possui o mais básico e essencial dispositivo de segurança ? É sério isso ?

André 1943
23/02/2015, 22:04
Agora experimenta fazer o teste do alce na Dakar e na SW4 e contar quantas vezes a Dakar vai capotar. :concordo:

SUV, sem controle de estabilidade, é risco iminente de morte. O governo deveria copiar o Mundo Desenvolvido e obrigar os fabricantes a instalar mecanismos eletrônicos de segurança (controle de estabilidade/tração/rolagem) em carros com mais de 2 toneladas.

Já precisei desviar de um tamanduá bandeira a 100 km/h, chovendo e de noite, se o Discovery não tivesse os mecanismos que tem, teria sido um acidente horroroso.

Gente, por favor, quem está falando em comprar um carro que custa acima de R$ 150 mil não é classe méd
ia. Subentende-se que a pessoa é esclarecida. Como é que em pleno 2015 ainda estamos cogitando comprar o ÚNICO modelo da categoria que não possui o mais básico e essencial dispositivo de segurança ? É sério isso ?

Entendo sua revolta,só expus minha experiência e talvez um pouco da decepção que tive. Quanto ai fato de sermos esclarecidos discordo um pouco, já que aceitamos pagar fortunas por carros devassados. No meu modo de pensar ( mesmo não conseguindo agir de acordo com o que penso) deveríamos fazer um boicote e brigarmos por qualidade e preço. Pagamos pick up a preços que deveríamos pagar full d4...
Vamos refletir sobre isso e sermos mais racional em nossas paixões.

VOVÔ DO TROLLER
23/02/2015, 22:19

Gente, por favor, quem está falando em comprar um carro que custa acima de R$ 150 mil não é classe média. Subentende-se que a pessoa é esclarecida. Como é que em pleno 2015 ainda estamos cogitando comprar o ÚNICO modelo da categoria que não possui o mais básico e essencial dispositivo de segurança ? É sério isso ?
Concordo plenamente Neilson. Até o novo Ka 1.0 "popular" tem controle eletrônico de tração e estabilidade, o que não justifica um carro de R$ 150 mil não ter. Êta economia besta e porca. É simplesmente um baita desrespeito ao consumidor. É fazer o consumidor de otário.

solimar
23/02/2015, 22:21
Este fórum e muito bom os parceiros expressam suas experiências e dão suas opiniões isto e muito útil pra quem esta sondando uma compra como eu, sobre controle de estabilidade e tração eu prometi pra mim mesmo que não compraria outro carro sem eles, tive olhando a DAKAR porque acho bonita mas acho que deveria oferecer mais pelo o que pedem, confesso a um tempo a traz já tive olhando a TRAILBLAZER logo que lançaram, mas com o passar do tempo foi me desinteressando por ela, mas por 150.000 uma ltz diesel 0km da pra repensa, mas não vi este preço por aqui! criei uma paixão pela SW4 que quando encontro uma pela rua falo pra mim mesmo c deus quiser vou ter uma dessas. A TRAI. e difícil de encontrar uma em POA.
Valeu pessoal, não deixem de postar suas opiniões

neilsonhenriques
23/02/2015, 22:45
Entendo sua revolta,só expus minha experiência e talvez um pouco da decepção que tive. Quanto ai fato de sermos esclarecidos discordo um pouco, já que aceitamos pagar fortunas por carros devassados. No meu modo de pensar ( mesmo não conseguindo agir de acordo com o que penso) deveríamos fazer um boicote e brigarmos por qualidade e preço. Pagamos pick up a preços que deveríamos pagar full d4...

André,

Por favor, me desculpe se minha postagem pareceu grosseira. Minha intenção não foi desmerecer sua experiência e opiniões. Me retrato se soou desse jeito.

Só não gostaria de ver um colega passar pelo que passei sem a assistência eletrônica. Por isso fui mais enfático e reconheço que posso ter faltado com educação.

De resto, concordo totalmente com você. Também não consigo agir da forma que penso. O preço que pagamos nos carros é surreal. Caríssimos.

Comprei agora uma Pajero Full 3 portas pra substituir uma TR4, mas não sem reclamar o tanto que pude do valor. É muito alto. Com R$ 160 mil dá pra comprar uma Discovery 4 topo de linha nos EUA e, sinceramente, não tem a menor comparação. Muito cruel a gente ter que se resignar e aceitar essa realidade.

Um abraço, :concordo:
Neilson

neilsonhenriques
23/02/2015, 22:49
Concordo plenamente Neilson. Até o novo Ka 1.0 "popular" tem controle eletrônico de tração e estabilidade, o que não justifica um carro de R$ 150 mil não ter. Êta economia besta e porca. É simplesmente um baita desrespeito ao consumidor. É fazer o consumidor de otário.

Valter,

Rapaz, não sabia disso. Achei que você estava exagerando, mas não ! O carrinho tem mesmo o controle de estabilidade !! :shock:

O pior é que a Mitsubishi detém o raio da tecnologia ! Ela sabe fazer ! O Pajero Full é recheado de assistência (estabilidade, tração, frenagem, etc). Ou seja, não custava nada botar o raio do sensor na Dakar, nem que fosse opcional !

Mas é como você bem disse: é fazer o consumidor de otário.

neilsonhenriques
23/02/2015, 23:09
Este fórum e muito bom os parceiros expressam suas experiências e dão suas opiniões isto e muito útil pra quem esta sondando uma compra como eu, sobre controle de estabilidade e tração eu prometi pra mim mesmo que não compraria outro carro sem eles, tive olhando a DAKAR porque acho bonita mas acho que deveria oferecer mais pelo o que pedem, confesso a um tempo a traz já tive olhando a TRAILBLAZER logo que lançaram, mas com o passar do tempo foi me desinteressando por ela, mas por 150.000 uma ltz diesel 0km da pra repensa, mas não vi este preço por aqui! criei uma paixão pela SW4 que quando encontro uma pela rua falo pra mim mesmo c deus quiser vou ter uma dessas.

Dá uma olhada no Webmotors que certamente você vai encontrar alguma Trailblazer mais ou menos por esse valor.
Eu nunca dirigi uma, mas já andei de carona e gostei bastante do acabamento e da suspensão. Me surpreendeu positivamente.
Mas esqueça a Trailblazer.

Você está apaixonado pela SW4, vai fundo, rapaz ! Só se vive uma vez.
O primeiro passo pra ter o carro você já deu. Só o fato de desejá-lo já faz os bons ventos conspirarem a seu favor.

enasor
24/02/2015, 08:37
... O pior é que a Mitsubishi detém o raio da tecnologia ! Ela sabe fazer ! O Pajero Full é recheado de assistência (estabilidade, tração, frenagem, etc). Ou seja, não custava nada botar o raio do sensor na Dakar, nem que fosse opcional !

Falou pouco e disse tudo!!!!!!

Estive numa concessionária da Mitsubishi e perguntei ao vendedor porque a Mitsubishi não colocava computador de bordo e controles eletrônicos de tração e de estabilidade na Dakar ... ele respondeu simplesmente assim: “para não agregar custo ao produto, pois isto iria encarecer o preço de venda do produto final ... mas, se você faz questão desses controles eletrônicos, temos aquela ali” ... e me apontou uma Full.

Melhor negócio fez a Toyota para ela própria ... quando nosso mercado começou a reclamar muito que a SW4 não tinha controles eletrônicos de tração e de estabilidade, poucas marchas, etc., ao invés de agregar mais tecnologia na Prado (que era o top da marca na categoria aqui no Brasil) e remeter o consumidor mais exigente para ela, preferiu agregar isso à SW4 e retirar a Prado do nosso mercado. Pode não ter sido a melhor solução (os apaixonados pela Prado que o diga), mas foi um golpe de mestre contra a Mitsubishi, pois a SW4 ficou sem concorrência na sua categoria, eis que a Dakar não lhe faz concorrência (esta, infelizmente, no meu entendimento, está num patamar abaixo, eis que não oferece computador de bordo e controles de tração e de estabilidade) ... agora, quanto à Full, também ficou sem concorrência, mas, pelo preço ficou destinada a outro público, mais restrito ...

E, agora, parece que ficou assim ... o público que compra uma SW4, mais exigente com relação a tais controles eletrônicos, e disposto a pagar um pouco mais que na Dakar para ter isso, não está pensando lá muito em trilhas, mas, sim, em longas expedições, usufruindo de tais tecnologias em suas viagens ... já o público que compra uma Dakar é menos exigente com relação a tais controles eletrônicos, porém, sabe também que o veículo encara muito bem longas expedições ... o veículo é mais destinado àquele público aventureiro, que gosta da vida no campo, que gosta de trilhas e que não está fazendo lá muita questão de mimos tecnológicos (alguns estão se “lixando” se tem, ou não, relógio no painel, por exemplo ... afinal, a vida no campo é regida pelo sol - vi isso numa reportagem ... e até mesmo a Mitsubishi promove eventos para demonstrar a bravura e a robustez do veículo nas trilhas e no campo ... e o danado do veículo se sai muito bem nestas aventuras, diga-se de passagem ... é um "trator", muitíssimo confortável).

Agora, na hora de revender o veículo, vou abordar um fator interessante que vale a pena ressaltar ... o comprador que procura um SUV grande, sabe que o perfil do público que comprou a SW4 é aquele que coloca a mesma numa ou noutra trilhazinha, mas, essencialmente utiliza o veículo mais em longas viagens, ou seja, na mente do comprador esse público é mais conservador, no que diz respeito a aventuras mais radicais ... e associa o público que compra a Dakar à imagem que a própria Mitsubishi faz questão de divulgar, ou seja, um público mais voltado para aventuras mais radicais ... e isso, quer queiramos, quer não, influencia no preço de revenda do veículo ... o comprador que procura um SUV de grande porte desta categoria, evidentemente, vai querer um veículo que ele pensa que foi judiado o mínimo possível ... e adivinha nas mãos de qual público ele vai querer adquirir o veículo?

Por isso, eu acho que a Mitsubishi está “dormindo no ponto” ... deveria logo colocar computador de bordo e controles eletrônicos de tração e de estabilidade na Dakar no sentido de atrair também outros públicos, porque senão, com esta “onda” aí do assunto estar virando uma “bola de neve” e cada vez mais pessoas fazendo questão de tais requisitos tecnológicos, a Dakar estará fadada a ser cada vez menos procurada, principalmente, na revenda ... o que implica em alta desvalorização, ou seja, péssimo retorno do capital investido na compra (e ninguém gosta de perder dinheiro, não é verdade?) ... e reitero o que já comentei em algum tópico ... se a Dakar tivesse estes quesitos, “mataria a pau” a concorrência ... essa é minha opinião ...

Agora, quanto a Trailblazer, tirando o fato de não ter diferencial central (o que, para mim, não seria problema) seria, realmente a melhor opção, não só pelo preço, como também pela tecnologia que oferece ... mas, meu amigo ... na hora de revender ... ai, ai, ai ... agora, se for para ficar com o veículo por longo prazo, na minha opinião, é o melhor custo-benefício da atualidade em termos de SUVs grandes dentre as três opções ... e, neste caso, não é nem pra pensar ... é Trail "na cabeça" ...

Abs.

neilsonhenriques
24/02/2015, 21:56
Por isso, eu acho que a Mitsubishi está “dormindo no ponto” ... deveria logo colocar computador de bordo e controles eletrônicos de tração e de estabilidade na Dakar no sentido de atrair também outros públicos, porque senão, com esta “onda” aí do assunto estar virando uma “bola de neve” e cada vez mais pessoas fazendo questão de tais requisitos tecnológicos, a Dakar estará fadada a ser cada vez menos procurada, principalmente, na revenda ... o que implica em alta desvalorização, ou seja, péssimo retorno do capital investido na compra (e ninguém gosta de perder dinheiro, não é verdade?) ... e reitero o que já comentei em algum tópico ... se a Dakar tivesse estes quesitos, “mataria a pau” a concorrência ... essa é minha opinião ...

enasor,

Concordo com tudo que você disse.

A Mitsubishi é a montadora mais letárgica que já vi. Uma verdadeira tartaruga baleada. Os carros são totalmente defasados. Mesmo a Pajero Full, nem de longe, poderia ser chamada de topo de linha. O acabamento é muito (muitoooo) pobre. De resto, ok. Ainda assim acho caríssimo. Os olhos da cara. Preço ridículo. Compramos o Fullzinho porque não tem concorrentes aqui no Brasil.

Recentemente, coroando a burrice extrema no movimento mais tosco que eu já vi uma empresa fazer, deu um tiro de bala de prata no próprio pé: tirou o TR4 de linha, responsável por 60% das vendas das concessionárias.

Vai colocar o que no lugar do TR4 ? Um ASX Cross ? Um Lancer Cross ? Perdeu um grande mercado, fiel a marca e ao modelo.

Tive a curiosidade de ver o preço das Trailblazer usadas no Webmotors e não vi nada de desvalorização absurda. Excelente opção, mesmo pra quem pensa em trocar de carro a médio prazo.

Abraço, :concordo:
Neilson

joaoslf
24/02/2015, 23:27
enasor,

Concordo com tudo que você disse.

A Mitsubishi é a montadora mais letárgica que já vi. Uma verdadeira tartaruga baleada. Os carros são totalmente defasados. Mesmo a Pajero Full, nem de longe, poderia ser chamada de topo de linha. O acabamento é muito (muitoooo) pobre. De resto, ok. Ainda assim acho caríssimo. Os olhos da cara. Preço ridículo. Compramos o Fullzinho porque não tem concorrentes aqui no Brasil.

Recentemente, coroando a burrice extrema no movimento mais tosco que eu já vi uma empresa fazer, deu um tiro de bala de prata no próprio pé: tirou o TR4 de linha, responsável por 60% das vendas das concessionárias.

Vai colocar o que no lugar do TR4 ? Um ASX Cross ? Um Lancer Cross ? Perdeu um grande mercado, fiel a marca e ao modelo.

Tive a curiosidade de ver o preço das Trailblazer usadas no Webmotors e não vi nada de desvalorização absurda. Excelente opção, mesmo pra quem pensa em trocar de carro a médio prazo.

Abraço, :concordo:
Neilson

enasor e neilson, tbém concordo,

esta semana fui com a patroa e o filho ver as opções, resumindo, dakar primeiro não gostou," assoalho alto, difícil entrar, muito mole, motor mais ou menos"; SW4 tbém não gostou, "assoalho alto, posição de dirigir esquisita, bancos 6 e 7 horríveis, não tem sensor de chuva e freio disco atrás, etc"; trail, não conseguimos ver nenhuma com test-drive; aí caí na besteira de parar na Jeep e ver grand cherokee, imagina só a empolgação da galera, "bancos perfeitos, painel lindo, completa em tudo, chave, tela, dvd e blue-ray com telinhas atrás, entradas de todo jeito, porta malas elétrico e grande, estepe dentro, cobertura do porta malas, motor sensacional, cambio ótimo, 8marchas trocas tipo joysticks da bmw,além do volante (bem melhor que o da dakar) sensor de tudo, controle tração, 4x4direto, sensores estacionamento frente e atrás, etc"; eu nunca achei que a patroa e o moleque dessem bola para estas coisas, achei que estavam desatualizados, mas não, engano meu, parece que todo mundo sabe o que é bom, mas...
para meu desespero a dakar de 157 já tinha ido, 165 na 14/15, sw4 7L ainda batendo entre 170 e 175, e o pior, a "megapromoção" de 255 a 257 na grand cherokee, é mole!!!!
tudo bem que é categoria superior, mas realmente tudo esta caro, e o pessoal da jeep me falou em cerca de 57% e alguma coisa só em impostos no preço, que é importada, com pesado IPI, e agora imagina o que as outras estão ganhando, nacionais (argentina é brasil!!) e sem o grandioso IPI,
agora aguenta, meu conselho, não levem familiares para ver carros, será mais um grande pesadelo.....kkkk,
hã, tbém a grande maioria dos vendedores não pega nem o telefone meu, devo ser muito simples mesmo, mas por incrível que pareça o da jeep pegou e já ligou....
sds,
joao.

enasor
25/02/2015, 08:03
Meu caro Neilson,

Ano que vem (quando me aposento) já estou determinado a pegar minha SUV Diesel 7 lugares, zerada, pois já tenho planos de viagens. Já estou até com o dinheiro reservado (graças a Deus, depois de anos juntando meus “caraminguás”) ... só não pego agora porque a viatura iria ficar ociosa na garagem este ano, pois, ainda estou em atividade e, no momento, não tenho planos para viagens longas, com muitas pessoas a bordo e bagagens.

Acho que minhas pretensões vai dar certo com a vinda da nova SW4. Estou mais inclinado para ela, mas, vou aguardar e analisar o desenrolar das coisas ...

... Tive a curiosidade de ver o preço das Trailblazer usadas no Webmotors e não vi nada de desvalorização absurda. Excelente opção, mesmo pra quem pensa em trocar de carro a médio prazo.

Vejo que a GM está muito “quietinha” com relação à Trailblazer (não faz propagandas ... sequer deixa o veículo em estoque nas concessionárias ... não tem nem pra teste-drive ... nas promoções não inclui este veículo ... não tá “nem aí” para os compradores ... ) ... quanto a tirar o veículo de linha por causa das baixas vendas, acho muito improvável ... Pode ser que, mais pra frente, esteja planejando “aprontar alguma” pra cima da concorrência ... pode ser até que esteja aguardando a concorrência se manifestar com novidades para aplicar um contra-golpe ... é aguardar pra ver.

Mas, se estas viaturas (SW4, Dakar e Trailblazer) continuarem neste padrão, ou seja, preço alto e incompatível com o que oferecem, sei não ... acho que vou fazer que nem o João ... vou “crescer os olhos” pra cima de alguma coisa do nível “premium”, por exemplo, a Grand Cherokee (se é pra pagar preço de importado, então, vamos comprar importado de uma vez, ora essa!!!!, pois, são veículos caros sim, mas com alguma justificativa e, além do mais, oferecem muito mais tecnologia embarcada em termos de segurança e conforto) ... mas ... voltemos à “terra” ... essa aí, por enquanto, é “muita areia pro meu caminhãozinho” ... quem sabe até lá ...

Por enquanto, o melhor mesmo é ir acompanhando o desenrolar das coisas, trocando idéias e aprendendo com a moçada aqui do fórum ...

Abs.

dea_arendt
26/02/2015, 11:20
E a Pajero Full, já consideraram a hipótese??
Uma com um ano de uso a diesel está dentro do valor pretendido pelos senhores!

Miranda_MG
01/03/2015, 21:51
Teste da Trail. Bem mais ou menos, mas vale por algumas imagens e/ou informações.

http://youtu.be/_6qzPjGvKzA

Abraço,

Miranda

enasor
05/03/2015, 17:22
Amigos, boa tarde ...

Tenho uma proposta numa SW4 2015/2015 Diesel 5 lugares zerada por R$ 165.000,00 e uma Pajero Full 3.2 HPE Diesel 5 portas 2013/2014 por R$ 165.000,00. Eu tenho inclinação pela SW4, mas, seguindo a idéia do colega acima, estou optando pela Pajero Full, pois, diante das circunstâncias, no momento parecer ser a melhor relação custo/benefício ... (a Pajero Full vai me oferecer mais tecnologia embarcada pelo mesmo preço, além do que, não tem perspectivas de mudanças breve em design ou mecânica).

A Pajero Full está com 38.000 kms e pertenceu a uma mulher, porém, estou obtendo o veículo diretamente nas mãos da concessionária, a qual irá me entregar um atestado certificando:

- que a quilometragem indicada no velocímetro é original, ou seja, que não foi adulterada;
- que os pneus e vidros do veículo são os originais de fábrica;
- que o veículo não sofreu quaisquer colisões, arranhados ou atos de vandalismo que tenham implicado em serviços de correções de funilaria, troca de vidros ou danos de quaisquer natureza na estrutura/suspensão do veículo;
- que o veículo está com todas as revisões rigorosamente em dia, feitas na própria concessionária;
- que o veículo não tem quaisquer defeitos crônicos e nada por fazer em termos de manutenção preventiva ou corretiva (motor, câmbio, suspensão, freios, bicos, bomba, ar condicionado, pneus, etc.);
- que a transferência do veículo será feita para mim sem restrições ou débitos atrasados de quaisquer natureza, quanto a IPVA, taxa de licenciamento, DPVAT, multas, etc. (Ficará a meu encargo as parcelas ainda não vencidas do IPVA).

Se quiserem dar uma olha no veículo, acessem o “link”:

http://www.webmotors.com.br/comprar/mitsubishi/pajero-full/3-2-hpe-4x4-16v-turbo-intercooler-diesel-4p-automatico/4-portas/2013-2014/13264513

Já pedi para um amigo meu dar uma olhada no veículo e ele me disse que o mesmo aparentemente está impecável. O negócio está praticamente fechado com a concessionária e o veículo já está reservado para mim (só depende de eu dar uma olhada final no veículo, coisa que pretendo fazer neste final de semana).

Apreciaria, de bom grado, as opiniões dos amigos ...

Abs.

André 1943
05/03/2015, 18:58
Vai de olho fechado na full pois não tem comparação com sw4

enasor
06/03/2015, 11:56

Valeu André ... Já fechei o negócio com a full ... Abs.

E.T.:

Vejo que não tem um tópico específico para comentários gerais a respeito da Full (como tem, por exemplo, para a Land Cruiser Prado). Penso em criar um tópico ... o que você acha da ideia?

frankhpc
06/03/2015, 13:40
Valeu André ... Já fechei o negócio com a full ... Abs.

E.T.:

Vejo que não tem um tópico específico para comentários gerais a respeito da Full (como tem, por exemplo, para a Land Cruiser Prado). Penso em criar um tópico ... o que você acha da ideia?

Acho que esse tópico é o que mais tem informações da full: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/36023-pajero-full-duvidas-89.html

enasor
06/03/2015, 14:55
Acho que esse tópico é o que mais tem informações da full: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/36023-pajero-full-duvidas-89.html

Muito obrigado pela dica, meu caro frankhpc ... sua contribuição evitou que eu criasse um tópico desnecessariamente.

Abs.

neilsonhenriques
06/03/2015, 15:52

Totalmente de acordo.

dea_arendt
10/03/2015, 09:46
show!!! parabéns bicho!

enasor
10/03/2015, 11:39
E a Pajero Full, já consideraram a hipótese??

Uma com um ano de uso a diesel está dentro do valor pretendido pelos senhores!

show!!! parabéns bicho!

Valeu!!!! Meu caro "dea". Sua ideia foi muito boa ... e como achei uma jóia rara, por um preço imperdível ... não deu outra ... acabei pegando.

Obrigado a todos. Abs.

dea_arendt
10/03/2015, 18:15
Valeu!!!! Meu caro "dea". Sua ideia foi muito boa ... e como achei uma jóia rara, por um preço imperdível ... não deu outra ... acabei pegando.

Obrigado a todos. Abs.

Meus parabéns pela ótima aquisição! Foi na mosca essa!
Uma lenda!
A minha família já teve todos veículos que estavam sendo "testados" no tópico...a Pajero Full SEMPRE foi incomparável! A dodge ram dos SUV!
Bem, agora o esquema é pegar uma estrada e curtir!
Abraço!

Marrapa
18/03/2015, 10:09
Bom dia galera, Sou Marcelo de Fortaleza, CE. Acabo de adquirir meu primeiro 4x4, pajero dakar hpe 11/12. Ela tem 60 mil km rodados. Alguem indica um tópico sobre ela ? Ela Saiu por 104 mil reais. sem muitas caracteristicas de uso de praia (ferrugem , oxidação)

Jacques Campos Fernandes
19/03/2015, 21:27
Eu estava na dúvida entre Dakar e SW4 e optei pela última. Não só por ser cliente Toyota há mais de uma década mas também pela questão da segurança, pois a SW4 além de controles de tração e estabilidade tem tração integral.

Jacques Campos Fernandes
19/03/2015, 22:31
Aliás, falando em tração, gostaria que os amigos mais entendidos me tirassem uma dúvida no tocante à tração da Hilux SW4 e a da Dakar. O vendedor me explicou que a tração da Dakar em uso normal, quando não acionado o 4x4 se dá em 4x2. já a tração da SW4 usualmente é integral, a 60% traseira e 40% dianteira. Procede essa informação?

solimar
20/03/2015, 10:34
Caro Jacques.
E isso mesmo na SW4 o sistema e automático podendo inverter c as rodas traseiras perderem aderência passa mais força para as dianteiras so não sei qual e o mínimo de tração que chega cada eixo ou roda so sei que ela não fica 4x2.
Parabéns pela viatura, um dia chega minha vez.

enasor
20/03/2015, 11:52
Bom dia galera, Sou Marcelo de Fortaleza, CE. Acabo de adquirir meu primeiro 4x4, pajero dakar hpe 11/12. Ela tem 60 mil km rodados. Alguem indica um tópico sobre ela ? Ela Saiu por 104 mil reais. sem muitas caracteristicas de uso de praia (ferrugem , oxidação)

Sejas bem vindo ao tópico, meu caro "Marrapa". Parabéns pela aquisição de sua bela "máquina" e espero que sejas muito feliz com ela.

Abs.

Vai aqui o "link" do tópico sobre ela:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/95351-pajero-dakar-impressoes-comentarios.html

GLIDER
22/03/2015, 09:22
https://www.youtube.com/watch?v=HycED_XLUx8

https://www.youtube.com/watch?v=wgDMPROTYqU

https://www.youtube.com/watch?v=_ZyB8vPvpWI

HR_suv
09/04/2015, 11:10
Postei uma msg em outro fórum sobre aquisição de Trailblazer q pode ser de grande ajuda aos interessados. Vou reproduzir aqui pra aumentar as chances de atingir mais pessoas.

Caros amigos, pra quem está pensando em comprar uma Trailblazer, trago uma informação mto boa.
Encontrei uma concessionária em Joinville onde a Trailblazer LTZ 2.8 diesel, está com um preço bem mais barato que os preços praticados aqui em BH e pelo q eu vi em outros estados tb.

O preço está por 149.900,00 e ainda pode dar 60% de entrada e pagar o restante em até 18 x sem juros. Na minha opinião, um excelente negócio e oportunidade tb ótima. Apesar q não irei mais comprar o carro pq acabei encontrando uma Pajero Full em ótima condição, quis apresentar a opção aos colegas do fórum.

O nome da Concessionária é a Metronorte de Joinville, SC e o nome do vendedor q me atendeu é Deivid, q me ligou hj de manhã com essa nova opção de parcelamento sem juros, que fica com uma entrada de R$ 90.400,00 mais 18 parcelas de 3 mil e alguma coisa, q não me lembro agora pq não anotei na hora. Sei q acrescenta cerca de 3 mil e poucos reais no custo final, devido a IOF e TAC, ficando por 153.300,00, se não me engano. De qualquer forma os telefones q ele me ligou são: (43) 9163-5444 e (43) 9157-1123.

Abs!

HR_suv
09/04/2015, 18:17
Postei uma msg em outro fórum sobre aquisição de Trailblazer q pode ser de grande ajuda aos interessados. Vou reproduzir aqui pra aumentar as chances de atingir mais pessoas.

Caros amigos, pra quem está pensando em comprar uma Trailblazer, trago uma informação mto boa.
Encontrei uma concessionária em Joinville onde a Trailblazer LTZ 2.8 diesel, está com um preço bem mais barato que os preços praticados aqui em BH e pelo q eu vi em outros estados tb.

O preço está por 149.900,00 e ainda pode dar 60% de entrada e pagar o restante em até 18 x sem juros. Na minha opinião, um excelente negócio e oportunidade tb ótima. Apesar q não irei mais comprar o carro pq acabei encontrando uma Pajero Full em ótima condição, quis apresentar a opção aos colegas do fórum.

O nome da Concessionária é a Metronorte de Joinville, SC e o nome do vendedor q me atendeu é Deivid, q me ligou hj de manhã com essa nova opção de parcelamento sem juros, que fica com uma entrada de R$ 90.400,00 mais 18 parcelas de 3 mil e alguma coisa, q não me lembro agora pq não anotei na hora. Sei q acrescenta cerca de 3 mil e poucos reais no custo final, devido a IOF e TAC, ficando por 153.300,00, se não me engano. De qualquer forma os telefones q ele me ligou são: (43) 9163-5444 e (43) 9157-1123.

Abs!

Pessoal, corrigindo a informação aqui pq um amigo quis comprar a Trailblazer e não conseguiu falar lá direito. Então refiz o contato e ele comprou uma. Aproveito pra passar o telefone direto do vendedor, q é Deivid de Souza- (47)88150444 e da concessionária: (47) 2105-4500 e ainda, o site deles: http://www.metronortejoinville.com.br/

Informo que não estou ganhando nada com isso. Apenas repasso a informação pq gosto mto de carros e de negociar. Corri bastante atrás de opção de uma SUV e, como encontrei esta boa oportunidade, compartilho com prazer.

Abs!

Cunha03
05/06/2015, 12:06
Pessoal, decidi pela Trailblazer mesmo, agora estou na duvida entre a diesel ou gasolina.
Não estou fazendo conta pela diferença de preço entre o modelo Diesel e Gas, rodo em torno de 4 a 5 mil km mês, e na minha região, o diesel e a gasolina estão quase o mesmo preço. Agora não sei qual é o consumo real dos modelos e tenho duvidas quanto ao pós venda
Abraço

ANTONIO GABRIEL COSTA
07/06/2015, 20:27
Pessoal, decidi pela Trailblazer mesmo, agora estou na duvida entre a diesel ou gasolina.
Não estou fazendo conta pela diferença de preço entre o modelo Diesel e Gas, rodo em torno de 4 a 5 mil km mês, e na minha região, o diesel e a gasolina estão quase o mesmo preço. Agora não sei qual é o consumo real dos modelos e tenho duvidas quanto ao pós venda
Abraço

Cunha a diferença de preço é pequena não é? Eu iria de Diesel. Tenho uma hilux. Dirigi uma S10 200 cv hoje e achei bem melhor em torque e maciez. Direção mais leve. Mas apesar de tudo ainda me sinto melhor na hilux. Com a chegada da nova Sw4 ja ouvi gente dizendo que vao entregar a atual ate por 170k. Uma prima pegou uma 5 lugares agora por 174k.

Boa sorte

EduardoMello
12/07/2015, 09:45
Prezados, à partir de qual ano a SW4 ganhou controle de estabilidade?

Cunha03
22/07/2015, 09:22
alguem aqui no grupo tem a trail 6cc dessas novas para passar como esta o consumo, pois estão falando que esse novo motor SIDI o consumo melhorou muito, esta bem proximo do modelo a diesel.
Abraço

Sivirino
22/10/2015, 00:00
Prezados, à partir de qual ano a SW4 ganhou controle de estabilidade?

Veja essa reportagem da 4Rodas http://quatrorodas.abril.com.br/carros/lancamentos/toyota-hilux-sw4-2012-645288.shtml
Me parece que esses ítens estão relacionados ao modelo da viatura e não ao ano.

Abs,

Cunha03
22/10/2015, 11:13
alguem aqui no grupo tem a trail 6cc dessas novas para passar como esta o consumo, pois estão falando que esse novo motor SIDI o consumo melhorou muito, esta bem proximo do modelo a diesel.
Abraço

Consegui um bom negocio na modelo diesel no Rio de Janeiro, valeu a pena.
Não tive SW4 ainda, mas estou bem satisfeito com a Trailblazer.
Abraço

enasor
22/10/2015, 11:19
Consegui um bom negocio na modelo diesel no Rio de Janeiro, valeu a pena.
Não tive SW4 ainda, mas estou bem satisfeito com a Trailblazer.
Abraço

Prezado Cunha ...

Primeiramente, meus parabéns pela bela aquisição ... meus votos é de que sejas muito feliz com seu novo e lindo SUV ...

Fiquei curioso com seu comentário de que conseguiu "um bom negócio" ... haveria possibilidade de você nos relatar em que bases conseguiu este bom negócio?

Forte abraço.

Cunha03
22/10/2015, 12:02
Prezado Cunha ...

Primeiramente, meus parabéns pela bela aquisição ... meus votos é de que sejas muito feliz com seu novo e lindo SUV ...

Fiquei curioso com seu comentário de que conseguiu "um bom negócio" ... haveria possibilidade de você nos relatar em que bases conseguiu este bom negócio?

Forte abraço.

Enasor,
Foi pela net achei uma promoção de uma css (Viamar) onde estava a modelo 14/15 por 135.000,00 na minha região estava em torno de 178.000 a diesel e a Gas por 148.000
No começo até desconfiei de golpe na net, liguei, pedi referencia, pesquisei em grupo de amigos jipeiro para saber quem era da região, até que consegui um contato próximo da css que foi la e verificou pra mim.
Fechei e fui buscar e vim rodando com ela, 2100 km
Abraço

enasor
22/10/2015, 14:06
... promoção ... modelo 14/15 por 135.000,00 ...

Maravilha!!!!! ... Mais uma vez, parabéns ... foi um "achado" ... Forte abraço e obrigado pelo "feedback" ...

Cunha03
22/10/2015, 14:15
Maravilha!!!!! ... Mais uma vez, parabéns ... foi um "achado" ... Forte abraço e obrigado pelo "feedback" ...

Obrigado
Mas te confesso que foi uma semana de pouco sono, até fechar e sair com o carro, até então ainda estava duvidando da veracidade da promoção.
Abraço

enasor
22/10/2015, 14:32
Prezado Cunha ...

Quanto ao veículo estás de parabéns ... mas, quanto à empresa com quem você negociou, não poderia deixar de lhe passar essa informação, deixando-lhe um alerta. Não quero assustá-lo, e longe de mim querer desmerecer a empresa com quem você negociou, mas, veja o que achei de reclamações com esse nome na internet:

http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?screen=0&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22&id=5455

Em particular, dê uma olhada neste “link”:

http://www.reclameaqui.com.br/14023171/viamar-veiculo/servico-ruim-e-isencao-de-responsabilidade/

É sempre bom a gente estar alerta ... afinal de contas "caldo de galinha e precaução não fazem mal a ninguém", não é mesmo????!!!!! Rsrsrs ... Portanto, seria de bom alvitre você ficar com “um pé atrás” quanto ao atendimento pós-venda ... OK? ... ou seja, quando precisar de atendimento técnico para o seu veículo em garantia, procure uma CSS que não tenha tantas reclamações na internet, para que você não seja mais uma vítima de descaso ou mau atendimento ... há boas CSS da GM ... quem sabe até essa aí mesmo que você comprou seu veículo seja uma delas e, apesar do nome, não esteja neste contexto de reclamações que "linkei" ... dê uma pesquisada, depois, com calma ...

Forte abraço.

Cunha03
23/10/2015, 09:34
Prezado Cunha ...

Quanto ao veículo estás de parabéns ... mas, quanto à empresa com quem você negociou, não poderia deixar de lhe passar essa informação, deixando-lhe um alerta. Não quero assustá-lo, e longe de mim querer desmerecer a empresa com quem você negociou, mas, veja o que achei de reclamações com esse nome na internet:

http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?screen=0&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22&id=5455

Em particular, dê uma olhada neste “link”:

http://www.reclameaqui.com.br/14023171/viamar-veiculo/servico-ruim-e-isencao-de-responsabilidade/

É sempre bom a gente estar alerta ... afinal de contas "caldo de galinha e precaução não fazem mal a ninguém", não é mesmo????!!!!! Rsrsrs ... Portanto, seria de bom alvitre você ficar com “um pé atrás” quanto ao atendimento pós-venda ... OK? ... ou seja, quando precisar de atendimento técnico para o seu veículo em garantia, procure uma CSS que não tenha tantas reclamações na internet, para que você não seja mais uma vítima de descaso ou mau atendimento ... há boas CSS da GM ... quem sabe até essa aí mesmo que você comprou seu veículo seja uma delas e, apesar do nome, não esteja neste contexto de reclamações que "linkei" ... dê uma pesquisada, depois, com calma ...

Forte abraço.

Enasor, porque acha que fiquei uma semana sem dormir. kkkkk
O bom que na minha região temos uma css da GM em Tangara da Serra que tem um bom atendimento em oficina, cidade pequena sabe como é, a família é grande e muitos são clientes dessa css. Não tive problemas com garantia e oficina com eles, para ter uma ideia, ano passado acabou a bateria do carro da minha esposa (cruze) liguei para eles e me mandaram outra bateria pela transportadora até eu poder levar o carro lá para eles providenciarem os testes de garantia e após os teste me trocaram sem problemas.
Mas fico puto com o descaso com o consumidor das css e isso é com todas as marcas.
No dia que fui buscar o carro na Viamar (Niterói) o combinado era para chegar lá as 10:00, só que as 7:30 já estava na porta kkkk
Comigo o que foi combinado eles executaram
Abraço

enasor
23/10/2015, 11:42
... na minha região temos uma css da GM em Tangara da Serra que tem um bom atendimento em oficina, cidade pequena sabe como é, a família é grande e muitos são clientes dessa css. ...

Aí sim ... você está no melhor dos mundos ... carro novo e bom pra rodar, e css de confiança na retaguarda ... agora é só felicidades!!!! ... forte abraço e sejas muito feliz com seu belo e confortável SUV ...

neilsonhenriques
23/10/2015, 12:55
Foi pela net achei uma promoção de uma css (Viamar) onde estava a modelo 14/15 por 135.000,00 na minha região estava em torno de 178.000 a diesel e a Gas por 148.000

Acho que estavam liquidando estoque porque parece que a Viamar fechou. Não vejo mais os carros expostos como ficavam.

Foi um puta negócio !!! :palmas:

Parabéns pela aquisição. Já andei de carona numa Trailblazer e é, de muito longe, o melhor custo x benefício. Já falei isso várias vezes aqui no fórum. Qualidade de acabamento (BEM) melhor que o Pajero Full e a SW4 que estão custando acima de R$ 200 mil. Só não tem 4x4 full-time, algo desejável, mas se convive perfeitamente sem isso bastando aumentar a prudência que é sempre o melhor item de segurança.

Parabéns pela escolha.

Sivirino
23/10/2015, 15:36
Enasor,
No começo até desconfiei de golpe na net, liguei, pedi referencia, pesquisei em grupo de amigos jipeiro para saber quem era da região, até que consegui um contato próximo da css que foi la e verificou pra mim.
Fechei e fui buscar e vim rodando com ela, 2100 km
Abraço

Cunha, boa tarde.

Foi um achado mesmo, pois moro em Itaipu (Niterói - RJ), perto dessa Css da Viamar (Francisco da Cruz Nunes) e estou pesquisando esse carro a Diesel e não vi essa promoção.

Mas, tem como contar mais um pouco sobre essa aventura, pois você é de Cuiabá/MT, por exemplo: Seguro, emplacamento, fez reserva, como foi o pagamento, etc. Pois, só estou achando promoção em São Paulo (só 500 km), você rodou 2.100 km. Fico preocupado.

Você está mesmo de parabéns.

Abs,

Marcelo Palmieri
12/03/2016, 18:12
Boa noite, amigos.
Ressuscitando o topico,gostaria de saber a opinião de voces,agora que a nova SW4,não tem mais o diferencial central,entre a Trailblazer e a nova SW4,na suas versoes a diesel e gasolina ,de ambas,qual vale mais a pena hoje?
Obrigado.

Miranda_MG
12/03/2016, 18:58
Boa noite, amigos.
Ressuscitando o topico,gostaria de saber a opinião de voces,agora que a nova SW4,não tem mais o diferencial central,entre a Trailblazer e a nova SW4,na suas versoes a diesel e gasolina ,de ambas,qual vale mais a pena hoje?
Obrigado.

Marcelo,

Comsiderando as versões atuais (logo, considerando-se um veículo 0 km), a Trail é a melhor opção em minha opinião; sem muita discussão.

Abraço,

Miranda

André F
13/03/2016, 09:03
Marcelo,

Comsiderando as versões atuais (logo, considerando-se um veículo 0 km), a Trail é a melhor opção em minha opinião; sem muita discussão.

Abraço,

Miranda

Veja que a Toyota parece perdida com os preços - já teve que baixar da Hilux, tenho a impressão que essa nova SW4 vai tropeçar no preço e quebrar o nariz..

Abraço.

Marcelo Palmieri
14/03/2016, 08:38
Bom dia,amigos.
Obrigado Miranda e AndreF. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos,e a nova reestilizaçao da Trailblazer,que deve estar por vir.

enasor
14/03/2016, 10:15
... Vamos aguardar ... a nova reestilizaçao da Trailblazer ...

A versão 2016 já está na "área" ... no "link" abaixo, dá para saber até o preço ...

Trailblazer 2016: SUV 7 Lugares da Chevrolet (http://www.chevrolet.com.br/suvs/trailblazer.html)

Abs.

E.T.:

...
a Trail é a melhor opção em minha opinião ...

Entre as 2 opções, também vejo pela mesma ótica ...

Para quem pretende ficar com o veículo por longo prazo (acima de 5 anos) também vejo com uma alternativa melhor ... a diferença de preços é muito grande (em torno de R$ 30 mil, ou mais, dependendo da negociação que se fizer com a Trail) e, agora, não consigo vislumbrar em quê a nova SW4 está melhor que a Trailblazer ... essa diferença de preços, se aplicada no mercado financeiro a longo prazo, acho que cobre, com sobras, a depreciação que vier a sofrer a mais que a concorrente de "griffe" ... e para viajar por este "Brasilzão afora" esse veículo torna-se uma opção bastante interessante, eis que compartilha peças com a S10, que é uma das picapes mais vendidas no país (se não a mais vendida) ... dessa forma, os fatores "confiabilidade" e "custo de manutenção" ficam bem majorados em prol da Trail ... mesmo com o veículo fora do período de garantia ... quanto ao "pós-venda", se não me engano, parece que a GM está dando 6 anos de garantia (a confirmar) ... se isso estiver correto, então, mais um fator favorável à Trail, eis que, para veículo dentro do período de garantia de fábrica, a gente não vê muita reclamação quanto ao atendimento de GM, Mit, Toy ... todas elas atendem muito bem ... agora, depois da garantia de fábrica, não é prudente procurar nenhuma delas para manutenção ou compra de peças, pois, todas, indistintamente, "enfiam a faca" no consumidor ... quanto aos fatores "economia e segurança", com essa "involução" da SW4, "aliviada" do diferencial central, agora as duas viaturas se equivaleram, eis que a SW4 anterior (4x4 permanente e com tal dispositivo atuante) tinha um aditivo à mais em termos de estabilidade do veículo em situações especiais em viagens (tempo chuvoso, estrada sinuosa, descida de serra) ... quanto aos fatores "conforto e mimos", sei não ... sou mais a Trail, a qual, na minha opinião, por exemplo, tem um porta-malas/bancos da 3.ª fileira mais aprazível ... quanto aos fatores "depreciação e liquidez na revenda", já comentei ... há que se ficar com o veículo por longo tempo, porque o mercado consumidor ainda está demandando mais a SW4, e bem menos a Trail ... tenho um amigo que tem uma Trail, e já há longa data está "penando" para vendê-la por um preço justo ... ouve cada proposta "absurda" que nem vou contar aqui ... rsrsrs.

Abs.

André F
14/03/2016, 12:23
Entre as 2 opções, também vejo pela mesma ótica ...

Comparando as versões à gasolina, a diferença supera R$40 mil - a Trail tem motor mais potente, enquanto a "nova" SW4 aparentemente - não posso afirmar com certeza - mudou só a casca, pois as dimensões internas, principalmente 2a e 3a fileiras, continuam iguais, se for esse o caso, a Trail continua com projeto mais moderno e 3a fileira muito melhor resolvida.

enasor
14/03/2016, 13:50
Comparando as versões à gasolina, a diferença supera R$40 mil - a Trail tem motor mais potente, enquanto a "nova" SW4 aparentemente - não posso afirmar com certeza - mudou só a casca, pois as dimensões internas, principalmente 2a e 3a fileiras, continuam iguais, se for esse o caso, a Trail continua com projeto mais moderno e 3a fileira muito melhor resolvida.

Pois é, meu caro André ... Plagiando o título de um tópico muito movimentado aqui deste site, a respeito de um veículo de outra marca, parece que até agora, “a Trail ainda não pegou” ... mas, será que a “Trailblazer vai pegar???” ... rsrsrs ... olha que a concorrência está querendo dar uma “forcinha” para que isso aconteça, não é mesmo????? Rsrsrsrs ... preço “lá nas alturas”, retirada de dispositivo importante, ... hoje mesmo já troquei umas ideias com um vendedor de Trail ... comentei sobre essa tal "garantia de 6 anos" que estão divulgado ... ele me disse que não é extensiva para a Trail, porém, pode-se conversar sobre isso, e sobre o preço também ... por outro lado, está vindo aí a nova Trail 2017 reestilizada com algumas modificações (só faltava vir com diferencial central ... rsrs ... mas, aí já é ter expectativas demais, abusando do "feeling" daqueles que controlam a marca) ... de qualquer forma, vamos aguardar ... vai ser interessante vermos o desenrolar das coisas nesse nosso mercado ... Abs.

Cunha03
14/03/2016, 15:37
Comprei no começo de 2015 a TrailBlazer e estava com essas duvidas tbém, como não sirvo de base para carro de mercado fácil de revenda, arrisquei e comprei a Trail a diesel. Não me arrependo, estou gostando muito do carro e não esta deixando nada a desejar das outras marcas.
Só não estendo o porque dela não decolar, já que a S10 é lider em venda (pelo seu custo/beneficio).
Grande Abraço

enasor
14/03/2016, 20:16
... TrailBlazer ... não estendo o porque dela não decolar, já que a S10 é lider em venda ...

Prezado amigo Cunha ...

O mercado é assim mesmo ... tem muita coisa que a gente tem dificuldade de entender ... Mas, a concorrente SW4 goza de bom prestígio porque a Toyota soube trabalhar bem o veículo, dando boa atenção aos pretendentes e usuários no período ante e pós-venda ... diferentemente da GM que não dá tanta atenção assim para o veículo e seus pretendentes ... veja que, se você quiser apreciar uma Trail, dificilmente você encontrará uma disponível na css ... se quiser fazer um “test-drive”, então, esqueça!!!!! ... isso é só uma variante, dentre muitas que dificultam a alavancagem de vendas do veículo ... mas, o que funciona mesmo é o "boca-a-boca" ... e o resultado disso, só com o tempo mesmo ... são usuários como você que vão fazer o sucesso do veículo, ou não ... o mercado fica "de olho" ... portanto, fica a recomendação ... falem bem, ou mal, mas falem do veículo ... veja que o tópico da Trailblazer ( "Nova GM Trailblazer, sucessora da Blazer") vive "às moscas" ... poucos comentam alguma coisa ... e assim, a gente fica sabendo muito pouco à respeito do veículo ... comentários dos proprietários são extremamente importantes para as nossas decisões de compra ... acredite que deixei um comentário meu naquele tópico em 31/12/2015 sobre "Carbonização", e até hoje (decorridos 2 meses e meio) ninguém se manifestou dando um "feedback" ...

Abs.

Marcelo Palmieri
14/03/2016, 20:36
Boa noite,amigos.
Cunha,aproveitando que você é proprietario de uma Trailblazer á diesel,quando possível,coloque suas impressões,por favor.
E,aproveitando,caso algum forista for proprietario da versão á gasolina,que,também coloque suas impressoes.
Abraços.

enasor
14/03/2016, 20:41
Boa noite,amigos.
Cunha,aproveitando que você é proprietario de uma Trailblazer á diesel,quando possível,coloque suas impressões,por favor.
E,aproveitando,caso algum forista for proprietario da versão á gasolina,que,também coloque suas impressoes.
Abraços.

Boa caro Marcelo ... fica a sugestão para que você replique seu comentário lá no tópico específico da Trailblazer:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/97953-nova-gm-trailblazer-sucessora-da-blazer-14.html

Forte abraço.

Marcelo Palmieri
14/03/2016, 20:44
Obrigado Enasor.
Desculpe,como este topico é um comparativo,entre os tres modelos,acreditei que seria aqui o local ideal.
Desculpe mais uma vez e obrigado.

enasor
14/03/2016, 20:48
Obrigado Enasor.
Desculpe,como este topico é um comparativo,entre os tres modelos,acreditei que seria aqui o local ideal.
Desculpe mais uma vez e obrigado.

Caro amigo Marcelo ... eu é que lhe peço desculpas ... acho que meu comentário, ao invés de uma sugestão, pareceu uma crítica ... mas acho que seu comentário ficou bom aqui também ... apenas sugeri para replicar lá no outro tópico, para cercarmos as possibilidades de respostas, eis que ambos os tópicos são frequentados por proprietários de Trail ...

Grande abraço.

Marcelo Palmieri
14/03/2016, 21:11
Sem problemas,Enasor.
Abraços.

Cunha03
14/03/2016, 21:13
Boa caro Marcelo ... fica a sugestão para que você replique seu comentário lá no tópico específico da Trailblazer:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/97953-nova-gm-trailblazer-sucessora-da-blazer-14.html

Forte abraço.

Ok
Valeu pela dica do topico
Vou me cadastra lá
Abraço

enasor
22/03/2016, 10:59
GM revela o Trailblazer renovado Notícias Pré-estreia (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/pre-estreia/gm-revela-o-trailblazer-renovado/11938)

M a r c u s
22/03/2016, 13:37
GM revela o Trailblazer renovado Notícias Pré-estreia (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/pre-estreia/gm-revela-o-trailblazer-renovado/11938)

Caraca, que roda é essa! (Não sou muito fã de rodas grandes, prefiro pneus grandes..hehehe...mas que essa roda na Trailblazer ficou show, isso ficou!)

M a r c u s
22/03/2016, 13:39
Caraca, que roda é essa! (Não sou muito fã de rodas grandes, prefiro pneus grandes..hehehe...mas que essa roda na Trailblazer ficou show, isso ficou!)

E a cor? Será que até que enfim alguém vai seguir a Ford e disponibilizar o maravilhoso AZUL na paleta de cores do veículo?

Marcelo Palmieri
22/03/2016, 21:29
Nossa,que espetaculo a Blazer!
Sera que essa roda É original? A SW4 que se cuide! Rsrs..

Waldir Carlos
12/05/2016, 16:53
Olá!

Reabrindo o tópico, para lhes contar a minha saga. Primeiro, quero manifestar a minha satisfação [em tempos, onde o fórum perdeu parte relevante do conteúdo técnico], ao ser contemplado com informações valiosas. Elas, junto a outras "ferramentas", possibilitaram-me alcançar e materializar o quê vou chamar da "nossa" escolha.

Antes de entrar no "mérito", para nortear a percepção frente à intenção dos meus relatos, devo acrescentar que entrei [como proprietário] no mundo 4x4, a partir do ano 2001. Tive Mitsubishi L200 2000, Toyota Hilux SRV AT 2007, Mitsubishi Pajero V6 1999, Mitsubishi Pajero Full DI-D 3P, Ford F-1000 1998, Troller T4 2012 [esse último, ainda comigo] e, dessa vez, um SUV.

Dito isto, vamos aos [bem recentes] fatos:

Desde o ano passado, que vinha me planejando para adquirir um SUV. Para tal, antes precisava vender uma "velhota" [relíquia], afinal o "novo projeto" envolvia considerável valor. Em fevereiro, desse ano, a camioneta trocou de dono. Foi para o RS. Acrescente-se que antes dessa venda, eu já tinha focado o objetivo principal: adquirir um veículo seminovo [preferencialmente, ainda sob a garantia].

Escolha não tão simples, dada à variedade de modelos. Entretanto, "escolado" nesse tipo de situação, priorizei a metodologia "racional"; em detrimento da emocional. Para minimizar as chances de um possível [futuro] arrependimento, busquei a prática "por eliminação".

Foi aí que esse tópico potencializou o alvo. Li, inteiramente, todas os relatos, inclusive também detive atenção ao tópico intitulado "INVOLUÇÃO da nova SW4". Aqui, cabe um justo reconhecimento: nominar pessoas, poderia levar-me a cometer injustiças, mas a partir dessa louvável iniciativa do "André F", ancorado por não menos importantes relatos, por parte de outros colegas, a minha decisão foi um tanto "facilitada".

Continua no próximo post.

Atualizando a tabela comparativa:

chassis com longarinas
transmissão4x4
diferencial central
ESP
TCS
EBD
HID
peso eom
potência cv/rpm
torque Nm/rpm
Kg/torque
Kg/cv
computador de bordo
pneus
freio traseiro
tanque comb. litros
lugares
carga útil

SW4 Diesel AT 7
x
x
x
x
-
-
x
x
x
x
2020
171/3600
360/1400
5,61
11,81
x
265/65R17
tambor
80
7
580
SW4 Diesel AT 7

SW4 Flex AT
x
-
-
-
-
-
-
-
-
-
1770
163/5000
245/3800
7,22
10,86
x
265/65R17
tambor
80
5
620
SW4 Flex AT

Dakar HPE Diesel 014
x
x
x
x
-
-
-
-
x
x
2130
180/3500
372/2000
5,72
11,83
-
265/65R17
disco
90
7
580
Dakar HPE Diesel 014

Dakar Diesel 5L 014
x
x
-
x
-
-
-
-
x
-
2070
180/3500
372/2000
5,56
11,50
-
265/65R17
disco
90
5
640
Dakar Diesel 5L 014

Trailblazer (Diesel)
x
x
-
x
-
-
x
4x2
x
-
2157
200/3600
500/2000
4,31
10,79
x
265/60R18
disco
76
7
593
Trailblazer (Diesel)

legenda:
> Diferencial central: mecanismo que possibilita torque variável para os eixos dianteiro e traseiro - possibilita o uso da tração4x4no asfalto, e melhora o desempenho em algumas situações de piso escorregadio;

[]s

Waldir Carlos
12/05/2016, 17:11
Antes de lhes dizer qual foi o veículo escolhido, eis, objetivamente, por ordem de importância [notem que escrevi "1" e "1a"], as minhas "exigências":

1. Veículo seminovo [rigorosamente "documentado" com as revisões de garantia], ano/modelo 2015/15 [no máximo, um 2014/15].
1a. Quilometragem de cerca de 25.000 [no máximo 35.000 quilômetros] e "único dono". Valorização futura [depreciação].
2. Combustível: Diesel.
3. Cor: Branca.
4. Assentos: 5L.

Meu perfil: Viagens longas, passeios off road [para trilhas, possuo um T4] e, no futuro, talvez alguma "expedição" tipo América do Sul.

Some-se a isso, um outro ponto fundamental: conforto para os meus pais [mamãe, 78 anos e papai, rumo aos 83 aninhos].

[]s

Waldir Carlos
12/05/2016, 18:43
Antes de lhes dizer qual foi o veículo escolhido, eis, objetivamente, por ordem de importância [notem que escrevi "1" e "1a"], as minhas "exigências":

1. Veículo seminovo [rigorosamente "documentado" com as revisões de garantia], ano/modelo 2015/15 [no máximo, um 2014/15].
1a. Quilometragem de cerca de 25.000 [no máximo 35.000 quilômetros] e "único dono". Valorização futura [depreciação]. "Padrão de atendimento Concessionárias e o quesito SEGURANÇA".
2. Combustível: Diesel.
3. Cor: Branca.
4. Assentos: 5L.

Antes de continuar, permitam-me corrigir um lapso! Editei a grade de exigências. Onde escrevi "1a. Quilometragem de cerca de 25.000 [no máximo 35.000 quilômetros] e "único dono". Valorização futura [depreciação]", inclua-se "Padrão de atendimento Concessionárias e o quesito SEGURANÇA".

Aproveito para realçar que, propositalmente, não escrevi a palavra desvalorização! No decorrer das "minhas" percepções, tentarei "justificar".

[]s

Waldir Carlos
12/05/2016, 19:39
Adicionalmente às [minhas] razões apresentadas, informo-lhes:

a] Por limitação da minha disponibilidade financeira, não coloquei em foco nenhum desses veículos, novos.
b] Mas, por curiosidade fui "olhar" a Trail Blazer 2016/16.
c] Não me animei para realizar o famoso test drive. Por duas razões: não me ofereceram e eu não podia comprar [R$ 197 mil!].
d] Concordo com as pessoas que afirmaram: "se for comprar novo, o C&B mais "interessante" é a TB".

Finalmente, vamos aos fatos, concretamente:

Depois de uma cuidadosa e minuciosa "avaliação", escolhi a opção "TCD". Explico, com uma quase [saudável] provocação: "Comprei um Torsen Center Differential" e "ganhei" um SW4 .

Dados do veículo:

1. Ano/modelo: 2015/15 SRV AT 4x4 3.0 D-4D Turbo Euro V Diesel 4P/5L.
2. NFF [Nota Fiscal de Fatura]: JUN-2015.
3. Quilometragem [à época do início da negociação_MAR-16]: 17.500 KM.
4. Quilometragem na data de recebimento [6/MAI-16]: 20.585 KM.
5. Cor: Branco Polar [interior bege].
6. Revisões de GARANTIA: NOV-2015 [10K ou 6 meses] e [antes da entrega] ABR-16 [19.734 KM].

[]s

Waldir Carlos
12/05/2016, 19:57
Foram semanas de muita pesquisa. Abrangência: todo o território brasileiro. Nesse ponto, o quê para algumas pessoas torna-se quase um "impeditivo", no meu caso é uma terapia. Sou estradeiro.

Senão vejamos:

1. Origem do carro: Porto Alegre-RS [Desde novo].
2. Literalmente, "voei" [na quinta-feira, 5 de maio] até a capital porto-alegrense.
3. "Conhecer" o carro [e o ex-dono], pagamento e cartório.

E, o test drive de "longo distância":

Porto Alegre/Floripa/Curitiba/São Paulo [desviei por Valinhos, para fugir de uma baita congestionamento]/Rio de Janeiro/Minas Gerais/Bahia/Sergipe.

Exatos 3.475 quilômetros. Abastecimentos:

D0: KM 20.585

D1: 10,943
D2: 11,488
D3: 12,535
D4: ND
D5: 10,814
D6: 11,449
D7: 11,693
D8: 12,226

Média: 11,592.

Rodovias:

* BR-290 RS [Free Way].
* BR-101/BR-376 [PR].
* BR-116 PR e SP[Régis Bittencourt].
* Rodoanel/Bandeirantes, Anchieta e Dom Pedro I_SP.
* Dutra [SP e RJ].
* BR-393 [RJ].
* BR-116 [Rio/Bahia].
* BR-101 [BA e SE].

[]s

Waldir Carlos
14/05/2016, 14:24
Embora ainda seja muito cedo, estou satisfeito, com a escolha. Mas, claro, como não existe "o carro perfeito", nos próximos dias, vou relatar os PRÓS [80%] e os CONTRAS [20%], na minha opinião.

[]s

ANTONIO GABRIEL COSTA
03/06/2016, 22:11
Reativando o tópico:
A nova Trail está bem bonita e cerca de 40k mais barata que a Sw4.
Alguém conhece bem a Trail para nos dizer os pontos positivos e negativos!

Waldir Carlos
05/06/2016, 19:05
Embora ainda seja muito cedo, estou satisfeito, com a escolha. Mas, claro, como não existe "o carro perfeito", nos próximos dias, vou relatar os PRÓS [80%] e os CONTRAS [20%], na minha opinião.

[]s

Conforme escrevi antes, passado o primeiro mês [e os "primeiros" cinco mil quilômetros], a título de contribuição, posso afirmar:

Antes porém, acredito ser oportuno dizer que não é tarefa simples "avaliar" um veículo. Ainda mais, se considerarmos que apenas dei os "primeiros passos". No Brasil, sabemos que devido a nossa "paixão" por carros, muitas vezes somos [procurarei ser imparcial] levados a preterir o lado racional. Então, torna-se importante considerar que buscarei palavras que tornem as minhas "impressões" em afirmações concretas, responsáveis e verdadeiras.

Vamos lá:

No geral, o carro vem atendendo - satisfatoriamente - às minhas expectativas. [Algumas delas, já conhecidas, pois fui dono de uma Hilux SRV AT 2007. Embora sejam veículos diferentes, o SW4 traz itens "similares"]. Ressalte-se, que o uso desse carro será, predominantemente, viagens. E, o meu carro para o dia-a-dia.

Por partes, agora:

Começando pelos "contras" [até agora, considero em cerca de 20%]:

1. PREÇO: Não vale o quê pagamos. Aliás, nesse quesito, considerando que estamos tratando de veículos com a "linhagem" focada desde a abertura do citado tópico, nenhum deles vale os preços praticados. Na minha honesta e sincera opinião, nenhuma versão diesel [mesmo, sendo 4x4] deveria custar mais do que R$ 150 mil!

2. FREIOS [rodas traseiras]: o SW4 freia bem [tanto é, que esse será um dos pontos positivos, que abordarei nos posts seguintes], mas custo a admitir que a Toyota ainda utilize freios a tambor no eixo traseiro! Entretanto esclareço que não detenho expertise [conhecimento técnico] suficiente que possibilite questionar a eficácia de frenagem. Apenas, numa "análise" pontual, não considero correto manter lonas, em detrimento de discos ventilados, num carro que custa cerca de R$ 200 mil. [Vale lembrar, que o meu é um 2015/15].

3. VOLANTE ["posição" da buzina]. Importante dizer que o volante do SW4 é bem construído, acabamento bom e tal. Mas, não gostei da "sensibilidade". Talvez eu acostume, mas é muito chato ter que cumprimentar alguém no trânsito [tipo: agradecer uma sinalização de carreteiro, em rodovias pista simples] e ser "forçado" a, involuntariamente, causar uma poluição sonora desagradável.

Continua... [preferi iniciar pelos pontos negativos, mas virão muitos positivos, à medida que eu for relatando].

[]s

Waldir Carlos
05/06/2016, 19:27
3.1 VOLANTE: Reafirmando, o volante do SW4 [2015/15] é bem construído e "bonito", mas deveria trazer, além da possibilidade de ajuste de "altura", a opção para ajustar também a "profundidade".

4. Pneu ESTEPE: Aqui, cabe uma ressalva. Não sei se é devido ao uso de veículos [tive Pajero Full], onde o pneu estepe fica localizado na "porta" traseira, mas não é possível que a engenharia de desenvolvimento não implemente um sistema que facilite o acesso! Alguns poderão fazer um contraponto, do tipo: "Pneu furou, aciona o seguro, ou o guincho das autovias". Mas, não é todos os dias, que viajamos em rodovias tipo o Complexo Imigrantes/Anchieta, Bandeirantes/Anhanguera, só para citar algumas.

Observação: No MEU caso, que optei pelo modelo "5L" [espaço de sobra], ficaria mais feliz se o estepe estivesse "alojado" no interior do carro. Mas, claro, a Toyota não projetou [e construiu] o carro, somente para me atender.

5. BANCOS [padrão da costura]: Atenção! Ainda não estou "avaliando" a qualidade geral dos bancos. Apenas, quero afirmar que poderia ser melhor. De novo: não estamos tratando de um carro popular [longe de querer desmerecer, quem o tem. Minha esposa usa um Celtinha 1.0L. Rs]. Sobre a qualidade do couro utilizado, tudo bem, mas o padrão da "linha" [e dos "pontos"], poderia ser melhor.

[]s

Waldir Carlos
05/06/2016, 19:41
Por enquanto, é isso. Certamente, à medida que for utilizando o carro, identificarei mais alguns pontos negativos. Não medirei esforços para relatá-los, com isenção e imparcialidade. Mas, fiquem certos, o veículo tem muitas qualidades. No momento, poderia, tranquilamente, listar e comentar vários, mas prefiro "dar tempo", para que o público do Fórum 4x4Brasil possa ir tomando conhecimento e alcancem as próprias conclusões.

Embora ainda considere prematuro [relembrando: "rodei" apenas cinco mil quilômetros], tenho absoluta convicção que a MINHA escolha foi "acertada". Muito satisfeito.

Para finalizar, por hoje, adianto uma "pista": Nível de ruídos interno, muito "confortável". Longe de querer "cuspir no prato que comi", mas aqueles "grilos" [chatos e estressantes] típicos de veículos utilitários [no meu Pajero Full 3D 2008, tinha alguns poucos], pelo menos até o momento, é o ponto de destaque do SW4. Nenhum ruído.

[]s

Waldir Carlos
20/06/2016, 20:35
Uma pena, que ainda não contarmos com relatos de proprietários dos veículos "concorrentes" [Pajero Dakar e TrailBlazer] e de outros usuários do SW4! Mas, vamos prosseguir os relatos, uma vez que a intenção não é competir e sim, disseminar informações que possibilitem cada um fazer as escolhas que melhor lhes convier:

PONTOS PRÓS

1. CUSTOS de MANUTENÇÃO [PREVENTIVA]:

1. 1 Revisão dos 10000 KM_6M:

Serviços [Mão-de-obra] I
Item Tipo OS Código de Operação Descrição do Serviço Valor
1 CSR ALH ALINHAMENTO SW4 R$ 75,00
2 CSR BALH BALANCEAMENTO SW4 R$ 38,00
Total de Serviços: R$ 113,00.

Serviços [Mão-de-obra] II
Item Tipo OS Código de Operação Descrição do Serviço Valor
1 CSG KUN51 50B1A63 REVISÃO DOS 10.000 KM R$ 91,31
Total de Serviços: R$ 91,31.

Peças e Lubrificantes I
Item Tipo OS Código do Produto Descrição da Peça e Lubrificante Qtde Valor Unitário Valor
1 CSP 0888083510 OLEO MOTOR SN/CF 5W30 SEM 6,90 R$ 36,10 R$ 249,09
2 CSP 1215710010 JUNTA, ACO, DRENO C 2,00 R$ 3,23 R$ 6,46
3 CSP 2330030450 CONJUNTO FILTRO COMB 1,00 R$ 95,95 R$ 95,95
4 CSP 233900L050 CONJUNTO ELEMENTO FI 1,00 R$ 95,95 R$ 95,95
5 CSP 9043012031 JUNTA, ALUMINIO, BUJ 1,00 R$ 3,42 R$ 3,42
6 CSP 9091520003 FILTRO OLEO MOTOR 1,00 R$ 51,06 R$ 51,06
7 CSR KIT-0513BR KIT REVISÂO (LUB+DES+GRAX 1,00 R$ 39,00 R$ 39,00
Total de Peças e Lubrificantes: R$ 540,93.

Peças e Lubrificantes II
Item Tipo OS Código do Produto Descrição da Peça e Lubrificante Qtde Valor Unitário Valor
1 CSR ST-0916BR LIMPA FREIOS 1,00 R$ 48,00 R$ 48,00
2 CSR ST-3330BR LIMPEZA BICO DIESEL 1,00 R$ 98,00 R$ 98,00
Total de Peças e Lubrificantes: R$ 146,00.

VALOR TOTAL: R$ 891,24.

1.2 Revisão dos 20000 KM_12M:

Solicitações do Cliente [Customer Voice]
Item Tipo de OS Descrição da Solicitação
1 CSP REVISÃO DOS 20.000 KM.
2 CSR CLIENTE SOLICITA GEO/BAL/ROD.

Serviços [Mão-de-obra]
Item - Tipo OS Código de Operação Descrição do Serviço Valor
1 CSP KUN51 50B1B23 REVISÃO DOS 20.000 KM R$ 276,35
2 CSR ALH ALINHAMENTO SW4 R$ 72,86
3 CSR BALH BALANCEAMENTO SW4 R$ 40,20
Total de Serviços: R$ 389,41.

Peças e Lubrificantes
1 CSP 0888083510 OLEO MOTOR SN/CF 5W30 SEM 6,90 R$ 38,63 R$ 266,58
2 CSP 1215710010 JUNTA, ACO, DRENO C 2,00 R$ 3,39 R$ 6,78
3 CSP 2330030450 CONJUNTO FILTRO COMB 1,00 R$ 106,51 R$ 106,51
4 CSP 233900L050 CONJUNTO ELEMENTO FI 1,00 R$ 106,51 R$ 106,51
5 CSP 9043012031 JUNTA, ALUMINIO, BUJ 1,00 R$ 4,16 R$ 4,16
6 CSP 9091520003 FILTRO OLEO MOTOR 1,00 R$ 52,05 R$ 52,05
Total de Peças e Lubrificantes: R$ 542,59
VALOR TOTAL: R$ 932,00.

Observação: Considerando que um SW4 2015 [novo] custava cerca de R$ 200 mil, acredito que os valores praticados pela Toyota estão "compatíveis".

2. "TECNOLOGIA" [TCS/ESP/EBD/HID]:

Ainda não foi possível testar "isso tudo", mesmo porque sou o tipo de usuário que pratica direção defensiva. Entretanto tenho absoluta clareza que o melhor "equipamento" é o nosso cérebro. Some-se a isso o fato de estarmos tratando de um veículo "utilitário": centro de gravidade, peso e outras características, exigem responsabilidade e prudência.

De qualquer forma, até o momento tive pontuais oportunidades de constatar, por exemplo: ao dirigir o SW4 em rodovias sinuosas e com o solo molhado, é perceptível constatar os "controles" entrarem em ação. A propósito, arriscaria afirmar que possivelmente muitos usuários "são salvos" [de um grave acidente, por exemplo] sem "perceberem"!

Um parêntese para o sistema de iluminação "HID": Defendo que bons faróis, não necessariamente são os "mais fortes", afinal não devemos ofuscar quem trafega no sentido contrário! Nesse detalhe, permitam-me incluir os faróis com a tecnologia "HID", dentre os "equipamentos" de segurança.

Freios: Embora eu tenha [e continuo] "criticado" o fato de a Toyota manter o sistema "a tambor e lonas", no eixo traseiro, em detrimento dos discos ventilados [como é na dianteira], posso afirmar: essa versão de SW4 freia bem. Aqui, obviamente que refiro-me "ao todo"; ao conjunto [ABS] e tal.

3. SUSPENSÃO: Embora ainda não tenha tido a oportunidade de utilizar a capacidade de "carga" plena [pessoas + bagagem] do veículo, igualmente arrisco afirmar: desde que sejam respeitados os limites do carro [no meu caso, quase novo], o conjunto trabalha satisfatoriamente. Ressalte-se que o meu uso é predominantemente em rodovias pavimentadas.

4. CONFORTO [e ESPAÇO INTERNO]: Aqui eu devo relevar que a [minha] opção pelo modelo/versão "5L" deveu-se, principalmente, a dois fatores: i] Não precisar dos sexto e sétimo assentos e ii] Por entender que é uma "fonte" para futuros ruídos [ninguém me convence que aqueles bancos "pendurados" no porta-malas, não irão incomodar, no futuro, no tocante a barulho].

O SW4 versão "5L" oferece uma baita "bagageiro". Tem bastante espaço. E, com um detalhe: até as bagagens manter-se-ão "fresquinhas"; mesmo lá no fundo. Rs. Ponto positivo também para a ergonomia - e espaço para os ocupantes - dos bancos. Aqui, uma outra crítica: Excetua-se dessa característica [conforto] o quinto passageiro. Refiro-me ao sujeito [ou sujeita], que ocupará o banco "do meio" da segunda fila de assentos!

5. AT: Embora eu prefira o câmbio que equipa os Pajero Full [tive um 2008], não posso "desmerecer" [leio críticas e tal] esse que equipa o SW4 2015. Mas, reconheço "não é um primor". A propósito, EU "acho" meio lerdo, em algumas situações. Principalmente em ultrapassagens. Na "saída", também acredito que poderia ser um sistema "mais inteligente". Se fosse atribuir uma nota arriscaria cravar um "7" [no Pajero, eu mando "9"].

Mas é preciso também afirmar: o SW4 é um veículo "muito bom" de dirigir. Eu, particularmente o prefiro em rodovias, mas em trânsito urbano eu também gosto. Bom, mas uma coisa é gostar, outra - bem diferente - é ter parâmetro técnico. Isso, falta-me! Aliás, esclareça-se a propósito, que essas minhas "avaliações" são apenas opiniões de quem "pilota" esses brinquedos há muitos anos. [Minha primeira "partida" foi numa Rural Willys, nos tempos da adolescência].

6. MOTOR: Aqui, mais uma vez, o "D-4D" não é o "estado da arte", mas eu considero um bom motor. Desejaria que disponibilizasse um pouco mais de torque e que a potência "desse" SW4 tivesse 200 cv, para fazer "páreo" às recentes "camionetas". Quando eu afirmo que considero um bom motor, obviamente que estou levando em conta o MEU perfil. Geralmente, minhas viagens são "em dupla" com a esposa e bagagens moderadas.

Alguém poderia questionar: Sim, mas e "no mato"? As minhas ponderações têm como premissas básicas: i] Viagens em rodovias pavimentadas, em primeiro lugar. ii] Em segundo, algumas "Expedições" [futuras] e iii] Passeios - [I]lights - off road. Mas, obviamente que quero ter disponível: tração 4x4L e o "famoso" [I]Torsen Center Differentia.

7. CONSUMO de COMBUSTÍVEL: eis um ponto um tanto polêmico! Sou "defensor" do diesel. Meu "padrão": média entre 8 a 9 [urbano] e 10 a 11 [rodoviário]. Isso, o SW4 "faz". Claro, que depende de muitos fatores. Exemplos: trafegar em rodovias tipo Bandeirantes/Anhanguera, Imigrantes/Anchieta, Washington Luiz, Régis Bittencourt e outras "maravilhas", é muito diferente de encarar as famosas BR-101 e BR-116, nos - vários e vários - trechos pista simples; "cortando grande parte do Brasil"!

[Aguardem os próximos relatos. Conforme escrevi no início do "post", desejaria ler também as "impressões" de outros colegas. Donos de Pajero Dakar e Trailblazer. É desejável - e necessário - também, saber a opinião de outros proprietários do SW4].

[]s

Leonardo Dic
20/06/2016, 21:41
Nossa só de limpa freios e limpa bicos R$ 146,00, com 10.0000. Q necessidade isso.

Guasca de Fora/RS
24/06/2016, 22:55
Opa... acabei de fazer mais uma viagem de pouco mais de mil quilômetros e fiz média de 13,1 km/l, três pessoas (eu e meus dois países idosos), sem ar condicionado (friozão aqui no RS) e bagagens. Faixa de 105 a 120 por hora. Uma beleza. A minha tem pouco mais de 21 mil quilômetros. Muito satisfeito.

BRTerra
02/08/2016, 22:56
Por enquanto, é isso. Certamente, à medida que for utilizando o carro, identificarei mais alguns pontos negativos. Não medirei esforços para relatá-los, com isenção e imparcialidade. Mas, fiquem certos, o veículo tem muitas qualidades. No momento, poderia, tranquilamente, listar e comentar vários, mas prefiro "dar tempo", para que o público do Fórum 4x4Brasil possa ir tomando conhecimento e alcancem as próprias conclusões.

Embora ainda considere prematuro [relembrando: "rodei" apenas cinco mil quilômetros], tenho absoluta convicção que a MINHA escolha foi "acertada". Muito satisfeito.

Para finalizar, por hoje, adianto uma "pista": Nível de ruídos interno, muito "confortável". Longe de querer "cuspir no prato que comi", mas aqueles "grilos" [chatos e estressantes] típicos de veículos utilitários [no meu Pajero Full 3D 2008, tinha alguns poucos], pelo menos até o momento, é o ponto de destaque do SW4. Nenhum ruído.

[]s

Excelentes suas considerações, Waldir.

Tenho um perfil similar em alguns aspectos (segurança, economia, viagens longas, preocupação com depreciação etc.).

Já fui proprietário de uma X-Terra, que me atendeu por três anos. Troquei apenas pela necessidade de câmbio automático.

Depois comprei uma S-10 LTZ, mas agora, próximo de três anos de uso, pretendo trocá-la. Na verdade pretendia ficar com ela mais anos, mas quero voltar a veículos sem carroceria (não tenho necessidade).

Estou tendente para a SW4, mas estou com dúvidas, pois as que encontrei até agora (2014 em diante) estão acima da minha meta de gastos.

Agora também estou pensando na Pajero Full... mas as dúvidas continuam.

LEO MAESTRO
06/12/2016, 12:02
aquiri um nova trail blazer v6 de 279 hp ha 30 dias
o carro simplesmente coloca a sw4 no bolso em comforto e potencia e custa exatos 60 mil reais a menos
sendo muito mais completo .e ter revisoes mais baratas que a sw4 ,em relacao a pajero acredito nao esta no mesmo nivel ,um carro que nao tem nem controle de estabilidade ,computador de bordo se resume a um misero odometro,retrovisor fotocromico,... Bem poderia inumerar mais de 100 itens que a tralblazer que o pajero nao tem , assim como o pajero tem um v6 beberrao de 200 hp com cambio de 5 velocidades e a trail tem 279 hp injecao direta com cambio de 6 velocidades.
meu consumo em vix-es
com pneu na funcao eco
cidade faz no max -8,3 km/l
e na estrada 12,5 km/l a 100km/h
qualquer duvida veja o video.

LEO MAESTRO
06/12/2016, 12:03
Nova chevrolet trailblazer v6-2017 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ZWXJrNUB0L4)

Cunha03
06/12/2016, 14:08
Nova chevrolet trailblazer v6-2017 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ZWXJrNUB0L4)

Realmente vale o custo/beneficio da trailblazer.
Estou bem satisfeito com a minha 2015.
De problemas a relatar;
1) Barulho na coluna do lado do motorista, plastico rangendo, nessa revisão vou deixar mais tempo para solucionar esse barulho;
2) Barulho que rangido na base do amortecedor, a bucha gastou com 23.000 km e fica um barulho chato, fiz um troca das buchas por uma paralela, mais com menos de 1500 km já começou o barulho novamente. Agendado troca por original

No restante, carro vai bem e sem outras reclamações

Abraço

Cunha03
24/01/2017, 10:17
Final de semana a Trail foi para um offroad, já que estava sem o troller, tem o ditado, "quem não tem cão caça com gato" e assim foi...
Foram 230 km de puro barro e atoleiros, bom trecho só no 4x2 pra fazer os pneus trabalhar um pouco.
Fora que o visual da Trail ficou animal.
Grande abraço
542373

542374

bthor
01/02/2017, 11:11
Trailblazer bom custo beneficio, Dakar excelente suspensão bom equilíbrio no on e no off road, SW4 maior confiabilidade mecânica e no geral melhor rede de assistência técnica.

guilhermejcp
12/02/2017, 18:24
Final de semana a Trail foi para um offroad, já que estava sem o troller, tem o ditado, "quem não tem cão caça com gato" e assim foi...
Foram 230 km de puro barro e atoleiros, bom trecho só no 4x2 pra fazer os pneus trabalhar um pouco.
Fora que o visual da Trail ficou animal.
Grande abraço
542373

542374

Qual a medida destes pneus?

Cunha03
22/02/2017, 15:21
Guilherme, desculpa a demora em responder.
A roda de ferro é a mesma da L200 triton de ferro aro 16, o pneu foi um 265\75\16 com banda de rodagem da Vipal vj 910
Não pegou em nada, mais por prudência retirei os parabarros. Ficou show, pegamos um barro bom e com muito chuva, passou na manha, só liguei a tração umas 3 vezes o resto só na lenta e rompendo tudo.
Grande abraço

leandromanolio
22/02/2023, 22:47
Peço licença aos colegas para ressuscitar um tópico de 10 anos atrás que continua super atual e com algumas considerações:

A pergunta e dúvida de milhões:
Analisando o mercado atual e valores praticados nos seminovos em busca de um SUV de verdade (carroceria sobre chassis) para Expedições a Diesel, temos atualmente as seguintes opções na mesma faixa de preço, porém com ano e diferenças significativas, conforme abaixo:

Pajero Dakar HPE 2015 (na faixa de 130k): na minha opinião o mais bonito da lista, possui diferencial e possibilidade de rodar em 4x2 e 4x4H, porém infelizmente não possui controle de estabilidade e de tração, itens de segurança importantíssimos que devem ser considerados para expedições.

SW4 SRV 3.0 D 2013 (na faixa de 140k): continua sempre cara, mas não podemos tirar o mérito de ter 4x4 integral, diferencial central Torsen, controle de tração e de estabilidade, perde em ano na comparação e tem freio a tambor. Em 2016 perdeu o diferencial Torsen.

Trailblazer 2.8 LTZ 2016 (na faixa de 135k): o carro mais tecnológico da lista, ganha em ano, super confiável (S10), porém péssima revenda, somente 4x2 para as rodovias e 4x4 partial time (somente para superficies com pouca aderência), ou seja, não é para rodar 4x4 no asfalto molhado. Possui controle de tração e de estabilidade.

Pajero Full 13/14 (na faixa de 145k): não é chassis e sim monobloco, porém testado e aprovado nas mais diversas situações, possui as mesmas possibilidades de tração que a Dakar + os itens de segurança, porém na minha opinião um design ultrapassado e um projeto com 12 anos sem mudanças, além do tamanho, peso, etc…

Quais as considerações de vocês e indicações?

Pelo design e aptidão offroad eu iria de Dakar, mas em pleno 2023 não ter controle de estabilidade é um ponto a ser considerado. Se a SW4 não perdesse tanto em ano, seria uma excelente escolha (mas fica a dúvida na mesma faixa de preço entre uma SW4 2013 e uma Trail 2016).

Obs: Se quisermos deixar mais interessante ainda, temos Disco4 e Grand Cherokee na mesma faixa de preço (com a necessidade de um caixa bem gordo para as manutenções). Temos também a Prado, mas cada vez mais raro achar uma boa e se achar vai estar próximo a 110/120k em um carro 2007.

Qual a opinião e sugestão de vocês? Qual seria a sua escolha de um seminovo nessa faixa se preço em 2023?

Glaicon
23/02/2023, 06:17
Analisando o mercado atual e valores praticados nos seminovos em busca de um SUV de verdade (carroceria sobre chassis) para Expedições a Diesel.
Pajero Full 13/14 (na faixa de 145k): não é chassis e sim monobloco, porém testado e aprovado nas mais diversas situações, possui as mesmas possibilidades de tração que a Dakar + os itens de segurança, porém na minha opinião um design ultrapassado e um projeto com 12 anos sem mudanças, além do tamanho, peso, etc…

Se as viaturas são para expedições, e aqui se entende como viagens de longa distância, qual o problema com tamanho e peso?:pipoca:

leandromanolio
23/02/2023, 18:04
Talvez não tenha explicado direito, mas enquanto elas (expedições) não acontecem, usaria no dia a dia e viagens de final de semana…