PDA

Ver Versão Completa : Direção da Sportage

andersoncolares
01/11/2013, 17:41
Pessoal, como não encontrei nada relativo ao tema, tomei a liberdade de criar este post.

Seguinte: Minha VTR, Grand 2.0 TDI 2000 8V apresentou uma folga na direção e o cara do alinhamento me mpstrou o braço auxiliar da direção, lado direito, com uma certa folga. Venho a vocês, profundo conhecedores de nossas VTRs, saber se preciso trocar todo o braço ou apenas as buchas do mesmo.

Grande abraço a todos e aguardo orientações, inclusive sobre valores e locais de venda.

EDuarte
01/11/2013, 18:16
Esse assunto ja foi discutido em outros topicos, inclusive acompanhado por vc http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/51989-lift-de-suspensao-receita-completa-79.html#post1806816 , é só pesquisar que vc encontra em outros topicos tbm.
Mande fazer as buchas de nylon e coloque uma graxeta.

[]s
(DU)

CarlAlberto
05/11/2013, 12:38
Caro Anderson,

Troquei essas buchas semana passada (braço auxiliar superior) 40,00 reais o par e 70,00 de mão de obra, achei caro essa mão de obra, pois o mecânico as trocou em 30,00 minutos.

Abraço

Carlos

EDuarte
05/11/2013, 14:17
Caro Anderson,

Troquei essas buchas semana passada (braço auxiliar superior) 40,00 reais o par e 70,00 de mão de obra, achei caro essa mão de obra, pois o mecânico as trocou em 30,00 minutos.

Abraço

Carlos

Vc avalia a mão de obra pelo tempo ou pela competencia?

[]s
(DU)

CarlAlberto
05/11/2013, 16:29
Vc avalia a mão de obra pelo tempo ou pela competencia?

[]s
(DU)

Prezado Eduarte:

Respondendo a sua pergunta, a minha avaliação é tanto pela competência como pelo tempo. Comparando a competência x tempo no caso específico temos: 70,00 em 30 minutos, seriam 140,00 por hora x 8 horas diárias, seriam 1.120,00 x 22 dias, chegaríamos a uma remuneração mensal de 24.260,00. Levando-se em conta que um médico cirurgião, após árduos anos de especialização para poder executar diversos procedimentos cirúrgicos para salvar uma vida, gasta em média quatro a oito horas e não receber nem a metade desse valor da nossa comparação, eu diria que trocar uma simples bucha de balança por 70,00 que não teve nada de extraordinário em grau de dificuldade em 30 minutos está caro na minha avaliação. A questão meu caro é que neste país os valores estão invertidos, claro que não temos culpa se algumas categorias de trabalhadores ganham mais que outros sem o devido reconhecimento. Desculpa se interpretei a sua pergunta como de forma irônica, e agradeço por diversos conhecimentos de mecânica que tem passado a todos neste fórum, inclusive a mim mesmo.
Ah, eu não sou médico...

Att

Carlos

EDuarte
05/11/2013, 16:52
Não fui irônico, mas um mecânico tbm teve árduos anos de especialização pra chegar em um nivel satisfatorio.
Mas vamos levar em consideração o seu comparativo, um medico que trabalha em uma clinica ou em um hospital não precisa pagar aluguel, impostos, funcionários, comprar ferramental/equipamentos específicos pra cada paciente, luz, agua, etc...
Ja se vc for em uma clinica particular, uma "consulta" não sai por menos de 150,00, consulta essa que não leva mais de 15 min.
Mas esse assunto é perda de tempo, estou aqui pra ajudar no que puder, só não acho justo essa depreciação, até pq se fosse fácil não precisariam levar no mecânico.

[]s
(DU)

cegandrade
07/11/2013, 08:07
Levando em consideração que o amigo Eduarte já deu aqui no fórum inúmeras dicas, eu diria que eu estou falido e com um debito absurdo com ele. Brincadeira, rsrsrsrs.
Não fui irônico, mas um mecânico tbm teve árduos anos de especialização pra chegar em um nivel satisfatorio.
Mas vamos levar em consideração o seu comparativo, um medico que trabalha em uma clinica ou em um hospital não precisa pagar aluguel, impostos, funcionários, comprar ferramental/equipamentos específicos pra cada paciente, luz, agua, etc...
Ja se vc for em uma clinica particular, uma "consulta" não sai por menos de 150,00, consulta essa que não leva mais de 15 min.
Mas esse assunto é perda de tempo, estou aqui pra ajudar no que puder, só não acho justo essa depreciação, até pq se fosse fácil não precisariam levar no mecânico.

[]s
(DU)

CarlAlberto
07/11/2013, 14:48

[]s
(DU)

Um médico e demais trabalhadores pagam 27% de Imposto de Renda, bem como 11% de Contribuição para a Seguridade Social de sua remuneração. Caro Eduarte, não costumo depreciar preços de mão de obra dos mecânicos, apenas comparo em relação a outros serviços mecânicos que demandam mais tempo e mais mão de obra e por isso tem preços justos.
Essas nossa discussão é saudável pois estamos apenas expondo o nosso ponto de vista.
Aproveitando o ensejo quero te parabenizar, pois acompanho sempre as discussões que são postadas aqui, sendo que você contribui extraordinariamente com suas dicas e conhecimentos, e o melhor, sem cobrar nada, rss.. Sem maiores estremecimentos um grande abraço.

Carlos

EDuarte
07/11/2013, 15:03
Um médico e demais trabalhadores pagam 27% de Imposto de Renda, bem como 11% de Contribuição para a Seguridade Social de sua remuneração. Caro Eduarte, não costumo depreciar preços de mão de obra dos mecânicos, apenas comparo em relação a outros serviços mecânicos que demandam mais tempo e mais mão de obra e por isso tem preços justos.
Essas nossa discussão é saudável pois estamos apenas expondo o nosso ponto de vista.
Aproveitando o ensejo quero te parabenizar, pois acompanho sempre as discussões que são postadas aqui, sendo que você contribui extraordinariamente com suas dicas e conhecimentos, e o melhor, sem cobrar nada, rss.. Sem maiores estremecimentos um grande abraço.

Carlos

Como assim sem cobrar nada?
Qdo vier pra Sampa vai ter que comparecer no churrasco!!!!

[]s
(DU)

Luiz Gaucho
08/11/2013, 19:36
Embora o assunto abordado tenha dado uma baita guinada, não posso deixar de enaltecer o que aconteceu aqui, e por este motivo que me mantenho fiel ao forum. Tivemos dois pontos de vista, defendidos com base em argumentos reais e, sem ofensas, sem rancores, sem palavrões. Todos ganham quando temos estas discussões.
Obrigado Eduarte e CarlAlberto. Ah, e também estou neste churras aí.....

Luiz Carlos

EDuarte
08/11/2013, 20:22
Embora o assunto abordado tenha dado uma baita guinada, não posso deixar de enaltecer o que aconteceu aqui, e por este motivo que me mantenho fiel ao forum. Tivemos dois pontos de vista, defendidos com base em argumentos reais e, sem ofensas, sem rancores, sem palavrões. Todos ganham quando temos estas discussões.
Obrigado Eduarte e CarlAlberto. Ah, e também estou neste churras aí.....

Luiz Carlos

Não agradeça, retribua com um cadinho de carne pro churras... rss

[]s
(DU)

Djalma colombo
09/11/2013, 21:01
Pera aí! Qeuro ver se eu entendi: de "direção pra sportage" virou "churrrasco do Eduarte"? Caraca que evolução, pena que to longe e duro feito cabo de enxada! Forte abraço a todos!

serginho da bahia
21/12/2013, 20:28
Pera aí! Qeuro ver se eu entendi: de "direção pra sportage" virou "churrrasco do Eduarte"? Caraca que evolução, pena que to longe e duro feito cabo de enxada! Forte abraço a todos!
O mecânico Fala para o medico: Pronto Doutor, seu motor esta arrumadinho. Gostaria de saber porque vc ganha bem mais que eu?
O medico diz pra o mecânico: "Quero ver vc fazer isso igual a mim: Consertar com o motor ligado"

andersoncolares
23/12/2013, 13:48
Caro Anderson,

Abraço

Carlos

Alberto, onde comprou as buchas?

Ķkkkkk, o bate boca pré churrasco foi show. E como foi dito, em alto nível e sem nenhuma agressividade. Esse fórum é show.

Grande abraço a todos e boas festas.

Eduardo Fróes
22/01/2014, 11:42
Alberto, onde comprou as buchas?

Ķkkkkk, o bate boca pré churrasco foi show. E como foi dito, em alto nível e sem nenhuma agressividade. Esse fórum é show.

Grande abraço a todos e boas festas.

Pessoal bom dia.

Estou com o problema que originou este tópico e não consegui resolve-lo ainda. É uma pena a perda de foco que ocorreu neste tópico.
Estou com uma folga na direção que chega a estar perigoso para dirigir. Levei no meu mecânico, revisamos todas as cruzetas e conexões da coluna de direção e está tudo ok. As buchas da suspensão também estão ok. O diagnóstico foi: "setor de direção". Levei numa casa especializada aqui de PoA, gastei uma grana para trocar os kits de reparos internos e não resolveu NADA! A folga continua. Esta casa disse que a causa seria o "parafuso sem fim+esferas" desgastados e que não teriam as peças para substituir, ou seja, me ferrei!
Peço ajuda do grupo e pergunto:
- alguém já passou por esta dificuldade?
- alguma dica para verificar a origem da folga? Ainda desconfio que não seja o setor de direção pois não encontrei histórico sobre este desgaste.
- alguém ja mexeu, consertou, trocou o setor de direção?
- alguem ja trocou o conjunto "parafuso sem fim e esfereras"?
- como se faz para remover a direção da Sptg? Não conseguimos!!!!! rsrsrsrssss...

Me ajudem por favor!

Eduardo

rDuran
22/01/2014, 13:38
Eduardo,

Desde que comprei a minha 2001 TDI também tenho problema com folga, e direcao muito mole
eu tinha uma 1997 gasolina e era perfeita.

Todos lugares que eu vou dizem que é assim mesmo, e condenam que esse mole mole é as esferas. Resolvi um pouco naquele parafuso que tem na caixa deixa um pouco mais firme. Eu sinceramente desisti.

Na casa de direções fizeram a cagada de limitar o angulo de rotacao da direcao, e parou um pouco com o barulho da bomba que está bem ruim

andersoncolares
23/01/2014, 02:42
Pessoal bom dia.

Estou com o problema que originou este tópico e não consegui resolve-lo ainda. É uma pena a perda de foco que ocorreu neste tópico.
Estou com uma folga na direção que chega a estar perigoso para dirigir. Levei no meu mecânico, revisamos todas as cruzetas e conexões da coluna de direção e está tudo ok. As buchas da suspensão também estão ok. O diagnóstico foi: "setor de direção". Levei numa casa especializada aqui de PoA, gastei uma grana para trocar os kits de reparos internos e não resolveu NADA! A folga continua. Esta casa disse que a causa seria o "parafuso sem fim+esferas" desgastados e que não teriam as peças para substituir, ou seja, me ferrei!
- alguma dica para verificar a origem da folga? Ainda desconfio que não seja o setor de direção pois não encontrei histórico sobre este desgaste.
- como se faz para remover a direção da Sptg? Não conseguimos!!!!! rsrsrsrssss...

Me ajudem por favor!

Eduardo

Eduardo, já conferiu o braço auxiliar de direção que fica do lado direito e os rolamentos das rodas? Tenho certeza de que encontraremos uma solução. Esse caras aqui são show de bola. Abraços e dê notícias.

Alexandre B.
06/08/2014, 18:50
Folga na coluna de direção

Pessoal, minha Sportage está com uma folga na coluna de direção. Se segurar a coluna bem próximo da parede corta fogo e girar o volante é possível identificar que a folga está entre esses dois pontos. Caso alguém já tenha resolvido este tipo de problema, favor informar como consertar. Pesquisei no forum, mas só achei soluções do setor para baixo.
Abraço.
Alexandre B.

rDuran
07/08/2014, 08:43
Folga na coluna de direção

Pessoal, minha Sportage está com uma folga na coluna de direção. Se segurar a coluna bem próximo da parede corta fogo e girar o volante é possível identificar que a folga está entre esses dois pontos. Caso alguém já tenha resolvido este tipo de problema, favor informar como consertar. Pesquisei no forum, mas só achei soluções do setor para baixo.
Abraço.
Alexandre B.

A minha tinha folga, so que era na cruzeta ali, fui em um verro velho tinha uma sportage com a lateral batida, verifiquei se havia folga na direção dela, como não havia comprei a cruzeta em boas condições, foi R$80,00

Alexandre B.
09/08/2014, 18:21
rDuran, valeu pela dica, mas a minha realmente está com uma folga na coluna de direção, entre o volante e a primeira cruzeta. Verifiquei as cruzetas e elas estão justas. O mecânico comentou que existem dois tubos na coluna de direção (um interno e um externo) e que a folga está entre estes dois tubos. Para tirar a folga seria necessário desmontar a coluna de direção e colocar o tubo externo numa prensa para deformar ele um pouco e eliminar a folga. Gostaria de saber se alguém já teve este tipo de problema e como foi resolvido.
Abraço.
Alexandre B.

andersoncolares
10/08/2014, 01:25
rDuran, valeu pela dica, mas a minha realmente está com uma folga na coluna de direção, entre o volante e a primeira cruzeta. Verifiquei as cruzetas e elas estão justas. O mecânico comentou que existem dois tubos na coluna de direção (um interno e um externo) e que a folga está entre estes dois tubos. Para tirar a folga seria necessário desmontar a coluna de direção e colocar o tubo externo numa prensa para deformar ele um pouco e eliminar a folga. Gostaria de saber se alguém já teve este tipo de problema e como foi resolvido.
Abraço.
Alexandre B.

Alexandre, não sei s e afolga que você descreve é como a que eu tinha. A famosa folga na direção, que foi resolvida em uma casa especializada em direção hiudráulica, onde trocaram um reparo específico, fizeram uns ajustes e tudo ficou zerado.

João Cristiano Rodrigues
10/08/2014, 07:08
Alexandre, não sei s e afolga que você descreve é como a que eu tinha. A famosa folga na direção, que foi resolvida em uma casa especializada em direção hiudráulica, onde trocaram um reparo específico, fizeram uns ajustes e tudo ficou zerado.

Na minha ocorre o seguinte: Quando estou dirigindo e puxo sem querer o volante na direção do meu peito, ou seja para trás, ele desloca um ou dois centímetros. Não sei isso é normal ou se um dia o volante vai sair na minha mão. Por que ocorre isso?

Alexandre B.
10/08/2014, 20:47
A folga da direção da minha é no sentido do giro da direção. É em alguma parte que fica dentro do painel, as cruzetas estão justas.
Abraço.
Alexandre B.

Roh Vieira
22/01/2015, 18:53
Boa tarde pessoal, tenho uma GSTD 2.0 99/00, e estou tendo problemas na polia da direção hidraulica, que esta travada. Segundo um mecanico é só trocar a correia e a polia, mas não estou encontrando. Sera que seria ´so isso mesmo? Existe alguma substituta? Abraço a todos

rDuran
23/01/2015, 08:27
Boa tarde pessoal, tenho uma GSTD 2.0 99/00, e estou tendo problemas na polia da direção hidraulica, que esta travada. Segundo um mecanico é só trocar a correia e a polia, mas não estou encontrando. Sera que seria ´so isso mesmo? Existe alguma substituta? Abraço a todos

Poxa essa é fácil
a correia é so tirar e levar em qualquer auto peças, elas tem um código que é a medida é padrão,
quanto a polia tem que tira-lá e tirar o rolamento e ir em casa de rolamentos e pegar um igual e trocar
essa é a opção mais barata

e talvez a poli completa vocÊ ache na cic peças
cicpecas.com.br

Doginho
24/01/2015, 02:08
A correia eu troquei da minha, mas a polia que no meu spt é formada por duas peças rebitadas, assim sendo levei a um amigo torneiro e ele tirou os rebites e trocou o rolamento por uns R$15,00. Ficou ótimo!

Doginho
25/01/2015, 19:09
Eduardo, eu passei por isso há um tempo atrás. Quem recuperou a caixa de direção falou para mim que trocar só o reparo não ia dar certo, pois a medida não seria suficiente, então mandei recuperar a caixa toda. Gastei por volta de R$1.000,00 reais e mais a mão-de-obra que não me lembro agora.

bruno4d
20/02/2015, 12:10
Amigos troquem o oleo da direção hidraulica pois oque ferra nosssas caixas de direção é oleos velhos que nunca trocarão , a minha lembro logo que adquiri a mesma troquei tudo conté oleo lembro que gastei uma graninha boa na revisão mas estou com ela a 10 anos e não tive problema algum kkk

j andré
05/01/2021, 20:31
Pessoal bom dia.

Me ajudem por favor!

Eduardo

Conseguiu resolver a folga?