Ver Versão Completa : Bandeirante com chassi Defender
Rmturchiello
01/11/2013, 14:17
Pessoal adquiri uma Band curta aberta em um leilão (Xingú) estou trazendo o mesmo a vida novamente, e gostaria que pudesse ser um carro de uso diário porém sei que mesmo com toda qualidade que tem a band não é o melhor veiculo para isso, porém encontrei duas defender q vão a leilão como sucata, porém tem toda mecânica boa, então pensei como ficaria uma band encima de um chassi/suspensão/mecanica da defender? Penso em usar os eixos e cambio da defender só trocar o motor penso em usar um sprint 2.8, a documentação seria a da banda com remarcação do chassi.
Gostaria da opinião dos amigos mais experientes no mundo off road sobre essa adaptação, lembrando q os custos não serão tão altos pois o xingú já foi barato e a defender acredito q também não será muito alto e sou mecânico eu mesmo faria quase toda a adaptação.
Abraço a todos
OliveiraDf
01/11/2013, 14:43
Na minha opinião, o bom será a suspensão que deve ser bem mais macia que a da band.
Será que a abertura das caixas de roda vão casar igual?
Se é você que vai mexer, vai baratear bastante, de resto acho que vai virar um BANDFRANKENSTEIN, o que é muito comum no meio 4x4.
Posta fotos pra gente ver o que tem, e a evolução do projeto.
Boa sorte.
Rmturchiello
01/11/2013, 17:46
Quanto a distancia entre eixos a da defender 90 é praticamente a mesma pelo que eu medi rapidamente da uns 5cm de diferença, acho q a maior dificuldade esta na largura ja q a defender tem o chassi quase 10cm mais largo e também a largura do eixo é uns 10cm maior o que poderia ser resolvido com o uso de alargadores de paralamas .
Como citei no primeiro post são duas Defender uma 90 e outra 110, ja pensei em alongar a carroceria do Xingú pra usar o chassi da 110 mas não sei até que ponto isso é viável.
junior888
01/11/2013, 18:32
Será que não sairia mais barato ajeitar a Xingu e fazer as devidas adaptações para melhorar o conforto(bancos, amortecedores, etc...)?
hercilio.neto
01/11/2013, 20:24
huummm, sei não.
Sinceramente a ideia não me agrada, vai perder robustez.
No seu lugar, tentaria adaptar a suspensão 2 link com molas helicoidais.
Veja esse tópico aqui, tem muita informação:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/117117-suspensao-4link-na-bandeirante.html
Rmturchiello
02/11/2013, 00:41
Hercilio acho q não perderia em robustez pois o chassi da Defender me parece bem mais robusto q da band, minha duvida é em relação aos diferencias e cambio embora nunca tenha visto um diferencial de defender com problema, cambio da defender ronca temos 05 defender aqui no quartel ( sou militar do exército) e todas ronca o cambio, motor é muito problemático não tem como comparar com os 314S ou 14B que usamos nas nossas band.
Uma Defender com mecânica de Band 14b TDI seria mais interessante!!! hehehehe
No mundo da mecânica e adaptações tudo é possível.
Resta saber se o custo benefício, tempo e energia dedicados compensam.
Abs.
dalmo cruz torres
02/11/2013, 17:03
Já estive com uma defender nas mãos, que comprei num leilão com o motor estourado, pensando em fazer umas adaptações.
Depois de muito pesquisar acabei resolvendo apenas colocar outro motor e vende-la.
No meu entender a única vantagem das Defender sobre as bandeirantes é a suspensão, nada mais vale grande coisa. E tudo que vc precisar específico para defender é muito caro. POr fim, acho a ergonomia da posição do motorista muito ruim na defender.
Se vc quer um veículo para uso diário pense em um veículo mais comum, por causa das peças mais em conta. Um amigo instalou um 14b numa L200 quadradinha e ficou excelente! E com peças facilmente encontradas.
Rmturchiello
02/11/2013, 22:43
Pois é pessoal minha ideia inicial ao adquirir o Xingú, era de instalar uma suspensão com molas aspirais na frente, freio a ar com disco nas 4 embreagem pneumática, motor seria o 314S turbinado e interculado, direção hidráulica, guincho mecânico original, rodas Daytona ou seja coisa básicas, mas ai surgiu as duas Defender e minha mente ja começou a ter ideias hehehehehhe.
Carlo Pecca
03/11/2013, 07:46
Pois é pessoal minha ideia inicial ao adquirir o Xingú, era de instalar uma suspensão com molas aspirais na frente, freio a ar com disco nas 4 embreagem pneumática, motor seria o 314S turbinado e interculado, direção hidráulica, guincho mecânico original, rodas Daytona ou seja coisa básicas, mas ai surgiu as duas Defender e minha mente ja começou a ter ideias hehehehehhe.
Blz de pensamento, mas uma pergunta: a ideia original não era para ser utilizada no dia-a-dia?
Agora..., pegar duas sucatas de Defender (tem todas peças caras), TRANSFORME com uma Band e no final TERAS o que?
Mais conforto de suspensão?
Olha, parabéns pela empreitada, afinal já saquei que "grana" não é problema.
Sabe to com inveja de ôce!
Marcos_sc
03/11/2013, 10:52
Cara, estou seguindo a mesma trilha, porém mantendo a marca. O projeto bandlux vai indo bem, dá uma olhada nos meus tópicos....
Rmturchiello
03/11/2013, 12:35
Carlos dinheiro é problema sim heheheh a questão é que trabalho com essas viaturas como falei antes sou mecânico do EB então tenho um certo conhecimento de fornecedores e eu mesmo faço todo trabalho de mecanica, outra isso não é projeto pra se fazer em um mês, as duas Defender estão completas inclusive motor e cambio elas só capotaram, e acredito que não saíram por mais q uns 3 conto de Dilmas cada, ou seja eu gastaria praticamente isso só para fazer uma nova suspensão na dianteira do Xingú.
Acho que a mecânica Xingú mais robusta q a da defender porem eu teria um custo elevado para adaptar os eixos do Xingú na suspensão da Defender, e acredito não haver roda livre compatível com o eixo dianteiro da defender para que eu pudesse usar eixos defender e cambio tayota, então pelo que estou vendo o mais barato nessa adaptação será usar toda mecânica Defender, veja bem não sou nenhum magnata querendo inventar coisa sou apenas um mecânico fardado sonhando em meio a selva amazônica.
Abraço a todos
Turchiello, em que cidade você está?
Considerando tudo que falou, o caminho menos díficil e menos caro seria adaptar a carroceria da Xingu no chassis com mecânica da Defender. É perfeitamente possível.
De qualquer forma, o importante é ter FOCO. Definir o projeto e seguir até o final. Serão inúmeras tentações no meio do caminho.
Se o preço da Def. sucata é esse mesmo, também tenho interesse.
Abs.
Rmturchiello
03/11/2013, 17:20
Loras
estou em uma cidade no interior do Pará, o preço das defender não tem como saber ao certo mas creio que não será maior q isso q falei pois aqui ninguém gosta de carro velho o pessoal aqui só anda de caminhonetão e carro zero acho q é a frota mais nova do pais então não há muito interresse nesse tipo de material, essas duas eu e um colega estamos querendo compra mas sei de outra que deve ir a leilão logo também e que esta na mesma situação, e sei de 08 xingú que também vão a leilão logo o EB esta renovando toda sua frota.
Marcos_sc
03/11/2013, 17:51
Ai vai o link do trampo que estou a desenvolver...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/126827-projeto-bandlux.html
Rmturchiello
04/11/2013, 01:38
Excelente seu projeto Marcos quero fazer algo semelhante mas bem mais simples, seu projeto é muito top mesmo esta de parabéns.
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