Ver Versão Completa : Diagnóstico da Amarok - Ferramentas Ross Tech VCDS
Pessoal, à partir do burburinho gerado no tópico oficial da Amarok em nosso fórum e com a chegada do usuário André que é especialista no software VCDS da Ross Tech vou apresentar esse produto a vocês, que creio ser fundamental aos proprietários de Amarok que ficarão sem garantia de fábrica à partir deste final de ano.
O VCDS é um conjunto de software+hardware feito para uso nos veículos VW, Audi, Seat e Skoda, ele é composto do cabo que se conecta a central do veículo mais um software que você roda via Windows. Com o VCDS é possível diagnosticar problemas mecânicos e eletrônicos, além da possibilidade de fazer diversas configurações nos equipamentos eletrônicos dos veículos.
Com a infinidade de sensores e dispositivos pendurados em nossas Amaroks acho fundamental essa ferramenta, mas para o mesmo funcionar é necessário a integração de nossa comunidade a fim de trocar informações sobre os procedimentos e paramentros de configuração para nossas viaturas, deixo abaixo o video de apresentação oficial da ferramenta e o link de compra do produto.
VCDS by Ross Tech - YouTube (http://youtu.be/9L-v31FEqoM)
Ross-Tech Store: VCDS (http://store.ross-tech.com/shop/cat/VCDS.html)
CLAUDIOFERREIRA
31/10/2013, 10:03
Ótima iniciativa. Vamos ver se conseguimos fazer alterações básicas que em outros carros podem ser feitas pelo proprietário, como bip para fechamento das portas, bip quando não se conecta o cinto, abrir e fechar os vidros comapenas 1 toque, etc. Parabéns.
Otimo. Assisti o video e gostei de ver que o sistema tem suporte e atualização livre. Bom, estou disposto a participar da compra e contribuir com este tópico...temos muito a aprender e nos divertir.
Agora é esperar adesão e sugestões de como colocaremos esta empreitada na pratica.
Edival
Pessoal, à partir do burburinho gerado no tópico oficial da Amarok em nosso fórum e com a chegada do usuário André que é especialista no software VCDS da Ross Tech vou apresentar esse produto a vocês, que creio ser fundamental aos proprietários de Amarok que ficarão sem garantia de fábrica à partir deste final de ano.
O VCDS é um conjunto de software+hardware feito para uso nos veículos VW, Audi, Seat e Skoda, ele é composto do cabo que se conecta a central do veículo mais um software que você roda via Windows. Com o VCDS é possível diagnosticar problemas mecânicos e eletrônicos, além da possibilidade de fazer diversas configurações nos equipamentos eletrônicos dos veículos.
Com a infinidade de sensores e dispositivos pendurados em nossas Amaroks acho fundamental essa ferramenta, mas para o mesmo funcionar é necessário a integração de nossa comunidade a fim de trocar informações sobre os procedimentos e paramentros de configuração para nossas viaturas, deixo abaixo o video de apresentação oficial da ferramenta e o link de compra do produto.
VCDS by Ross Tech - YouTube (http://youtu.be/9L-v31FEqoM)
Ross-Tech Store: VCDS (http://store.ross-tech.com/shop/cat/VCDS.html)
Estou copiando as idéias que o nosso amigo Claúdio Ferreira postou no tópico oficial da Amarok, coisas que com o kit VCDS é possível fazer, deem uma olhada:
Yeroe, já visitei o tópico e tentei listar algumas funções interessantes que podiam ser ativadas/alteradas.
Alguém lembra de mais alguma coisa além disso?
Bip quando trancar o carro - importantíssimo pois, já deixei o carro com a porta entre-aberta e a luz interna ficou acesa.
Fechamento dos vidros através do controle remoto por apenas 2 toques e não ficar segurando no dedo.
Bip e aviso no painel para cinto não afivelado.
IMPORTANTÍSSIMO: quando o a/c estiver desligado poder usar a função de recirculação. Tive um Civic 2010 com esse problema. Na CCS alteraram...
Desligamento total da parte elétrica depois de 30 min. Me aconteceu o seguinte: esqueci o celular com o bluetouch ligado dentro do carro por 2 dias. A bateria do carro descarregou...já viram isso???
Liberação para instalação de engate, pois tem um sensor que identifica o acoplamento e me parece que o mesmo atrapalha quando instalado o chicote na lâmpada traseira do carro.
Instalação de câmera de ré no rádio RCD ???? ( o que não tem GPS).
Já tive um Fusion 2012 que permitia habilitar várias funções pelo controle remoto da chave. E depois de fuçar, descobri que ele tinha controle remoto para abertura de portão eletrônico (433 mhz) que estava desabilitado. Um amigo tentou habilitá-lo, sem sucesso... Na CCS desconheciam o acessório, foi quando mostrei ao consultor que no vidro do Fuusion em exposição havia uma cópia da configuração do carro (vindo do México) com várias características e uma delas era exatamente o controle de abertura de portão (estava escrito em inglês e mesmo asimo consultor não acreditou!!!).
O dia está um pouco corrido para mim hoje, porém vou colocar um link com algumas alterações básicas, assim que possível, traduzirei para o PT/BR.
Coding: Comfort Electronics (http://thiel.org.za/myamarok/coding-comfort-electronics/)
Pequeno jr
31/10/2013, 18:21
Qto custa esse brinquedo???
Gostei
CLAUDIOFERREIRA
31/10/2013, 20:07
O dia está um pouco corrido para mim hoje, porém vou colocar um link com algumas alterações básicas, assim que possível, traduzirei para o PT/BR.
Coding: Comfort Electronics (http://thiel.org.za/myamarok/coding-comfort-electronics/)
É Blends, como eu imaginava dá pra fazer de tudo, inclusive coisas que eu nem pensei....Notei que há aquele sensor crepuscular no painel próximo ao parabrisas. Provavelmente dá para ativá-lo. O que acha?
Outra coisa: já notou um botão AIR BAG OFF na coluna do motorista (coluna B) que está desativado? (fica aceso em vermelho). Porém com certeza ali não deve haver a bolsa...
Pequeno Jr.
O Yeroe falou em torno de 1000 reais a versão básica do software porem tem que adquirir um cabo compatível que não sei o preço. A ideia que esta sendo ventilada é um tipo consorcio para adquirir o que for necessário. Eu tenho interesse em participar.
Alguem do fórum estava interessado na ativação da parte elétrica para reboque. No site, que o Yeroe, disponibilizou localizei o menu "Electrical Interface for external use”. Mostra os conectores e as identificações dos terminais (muito interessante) e provavelmente terá que ser ativado pelo software também. So um exemplo, da importância deste tópico aberto pelo Yeroe.
Em particular, vou pesquisar a instalação da câmera de ré no RNS 315.
Edival
Qto custa esse brinquedo???
Gostei
Pessoal.
Outra coisa que poderá ser feita é a correção da velocidade quando se utiliza pneus maiores.
E tem muito mais ainda.....
Qto custa esse brinquedo???
Gostei
Pequeno segue abaixo a lista de preços dos KITs da Ross Tech:
Professional Kits
Name Price Availability
VCDS Ultra Professional Kit $1,299.00 In Stock
VCDS 2-Tech Professional Kit $999.00 In Stock
VCDS Professional Kit $699.00 In Stock
Enthusiast Systems
Name Price Availability
VCDS License with HEX-USB+CAN (all VAG 1995 to current model year) $349.00 In Stock
VCDS License with Micro-CAN (most VW 2005.5 to current model year) $249.00 In Stock
VCDS License with KII-USB (VW '95 - '05;Audi '95 - '03) $249.00 In Stock
VCDS-Lite Software Registration $99.00 In Stock
O Viável para nós e que falei que custa em torno de mil reais aqui é o de US$ 349,00. Os demais kits "Pro"vem com cabos a mais e suporte telefonico o que não é interessante para os Brasucas.
É Blends, como eu imaginava dá pra fazer de tudo, inclusive coisas que eu nem pensei....Notei que há aquele sensor crepuscular no painel próximo ao parabrisas. Provavelmente dá para ativá-lo. O que acha?
Outra coisa: já notou um botão AIR BAG OFF na coluna do motorista (coluna B) que está desativado? (fica aceso em vermelho). Porém com certeza ali não deve haver a bolsa...
Se tiver o hardware presente, não vejo o pq não funcionar.
Já sei, habilite a função e faça o teste, depois nos informe se o airbag abriu ou não... Brincadeira, rs.
Mas em resumo é isso, se o hardware estiver no carro e desabilitado pela VW, é somente habilitar a função pelo vcds.
FernandoCBS
01/11/2013, 02:35
Eu vi alguém vendendo um kit desses, não sei se foi aqui...
Ja procurei nos outros fóruns que participo mas não achei...
Alguém mais viu, foi aqui ?
Andrejurse
01/11/2013, 21:10
Colegas,
Desculpe o atraso, mas hoje não consegui cumprir minha promessa de postar as informações aqui.
Estou com meu computador em casa e amanha vou tratar disso, de ante mão segue o que vou colocar:
Instalação Física e Configuração - Camera de Ré, Modulo de Reboque, Reprodutor de MP3, Volante com Adição de Paddles Shifts
Configuração - Litros para completar o tanque, travamento das portas, destravamento das portas, unidade de consumo em Km/l, varredura dos ponteiros ao ligar o contato, aviso sonoro de confirmação ao travar e destravar as portas.
Vou indicar as peças necessárias e onde costumo comprar; tudo no exterior e qual o modelo do cabo Ross Tech para quem quiser se aventurar.
Abraços
Andrejurse
02/11/2013, 17:48
Instalação Câmera de Ré OEM
O principal pré requisito para a instalação da câmera de ré, é que a unidade de áudio (rádio) tenha a entrada para o conector da câmera de ré.
Antes de ter que desmontar o painel para verificar in loco se a unidade de áudio tem a entrada, a regra é basicamente essa:
Para os carros que possuem unidade com NAVEGAÇÃO (RNS-315), TODOS independente do ano de fabricação têm a entrada para a câmera de ré; para os carros SEM navegação (RCD-510) fabricados a partir de Janeiro 2013 NÃO tem entrada para a câmera de ré. No entanto é sempre bom conferir para ter certeza da possibilidade da instalação.
O Kit completo para a instalação pode ser encontrado no Ebay, porém como já compro coisas de um fornecedor da Polônia desde 2010 vou deixar a indicação da empresa dele para terem ideia de como é o kit e o custo VW Amarok 2H0 Rear HighLine Camera KIT (http://www.carsystems.pl/vw-amarok-2h0-rear-highline-camera-kit,id642.html)
Feita as considerações iniciais vamos à instalação:
I - Primeiro passo é passar o chicote na parte interna do carro; uma parte vai seguir até a unidade de áudio, uma parte fica embaixo do painel e segue até a soleira da porta traseira lado esquerdo onde depois vai descer para a longarina do carro e posteriormente para o para-choque traseiro.
Remova os acabamentos frontal e traseiro nas soleiras portas lado esquerdo, o acabamento lateral onde fica localizada a alavanca do capô do motor. Para remover a alavanca, existe uma trava "escondida", mantenha a alavanca puxada e coloque uma chave de fenda por trás, deslizando para o lado do passageiro, após removida a trava é só puxar a alavanca que sai.
Ao remover o acabamento na soleira da porta traseira, é possível ver um plug que é por onde o cabo será passado.
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II - Faça um pequeno furo no plug para passar odois conectores que vão para a parte traseira do carro para alimentar a câmera(energia e sinal), passe o cabo pelo chassi do carro seguindo o chicoteoriginal da luzes de placa. Hora de colocar a câmera de ré no lugar e paraisso, alguns componentes do para-choque traseiro deverão ser removidos;primeiro o apoio inferior e depois a cobertura do para-choque (algumasvariações podem ocorrer dependendo da versão de acabamento). Depois de removidaa cobertura do para-choque, você encontrará o lugar de instalação da câmera queestá na lataria. É preciso fazer um corte na cobertura do para-choque paraacomodar o suporte da câmera, não é preciso cortar como eu fiz, somente oquadrado do suporte é suficiente. Optei em fazer todo o contorno porque quandofiz a instalação, não havia fotos disponíveis para que eu tivesse ideia de comoé o original
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III - Conexões e ligações elétricas; na partetraseira são dois conectores que serão ligados, sinal de vídeo e energia,esqueci de tirar uma foto antes de proteger os dois conectores com fita detecido, os conectores estão 'guardados" um uma parte da carroceria ondeestá passando o fio das luzes de placa. Esta câmera de ré, possui um módulo decontrole que adiciona duas linhas funcionais na tela indicando a direção docarro, seja em vagas transversais ou paralelas, no módulo de controle, doisconectores fêmea serão ligados, um que vem da câmera na parte traseira e outroque será ligado no chicote principal. De acordo com o diagrama de instalação,este módulo é fixado na parte superior do pedal do freio, mas não encontrei osuporte à parte para vender, então fixei o módulo junto do chicote principalpróximo ao descansa pé. Última etapa das ligações elétricas, são quatro fiosque estão juntos com o chicote da câmera, +12V (vermelho), Negativo (preto),CAN+ (laranja) e CAN- (marrom). O chicote da unidade de áudio tem estes quatrofios que deverão ligados; como eu coloquei o MDI, fiz a ligação no chicote doMDI preservando o chicote do carro.
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IV - Configurações VAG/VCDS; acessando oprograma, vá para a tela "Select Control Module" e clique no botão doendereço 19-CAN Gateway e depois Installation List. Procure pela Central6C-Back-up Cam e marque a caixa do lado esquerdo e posteriormente clique nobotão Save Coding, a mensagem Coding Accept aparecerá e alguns segundos depoiso programa retornará automaticamente para a tela inicial do endereço 19-CANGateway. Clique no botão 02-Fault Codes e depois clique no botão Clear AllDTC´s e confirme. Com os erros corrigidos, clique no botão Controller GoBack-06 para retornar para a tela "Select Control Module".
Selecioneo endereço 6C-Back-up Cam depois clique no botão Coding-07, no campo SoftwareCoding troque o código que está indicado pelo código 0000017 e depois clique nobotão Do-It, em alguns segundos o programa retornará automaticamente para atela inicial do endereço 6C-Back-up Cam. Clique no botão 02-Fault Codes edepois clique no botão Clear All DTC´s e confirme.
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O resultado deve ser esse:
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A linha Amarela indica para onde o volante estáesterçado e qual será a direção do carro enquanto a linha Verde indica alargura do carro e a linha Vermelha o limite máximo de aproximação. Oscontroles do lado direito são para ajustar cor, contraste e brilho da câmera;para selecionar se a vaga é transversal ou paralela; para desligar o avisosonoro de aproximação; e para desligar a imagem e só manter o indicador do OPS.
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OBS: Um erro nessa central deve permanecer,porém não compromete a funcionalidade da câmera; vai informar que a câmera nãoestá calibrada, e para calibrar ela, é preciso uma ferramenta que até onde seisomente a fábrica tem à disposição dos concessionários que somente após aabertura de uma solicitação um técnico da fábrica faz essa calibração aferramenta é VAS6350. Isso é indispensável para carros com o Park Assist paramanter a profundidade e a distância 100% aferidas evitando um erro no sistema.
Outro detalhe,é que configurado da forma indicado acima, um botão RVC vai aparecer na tela daunidade de áudio após engatar a ré e para ligar a câmera é preciso pressionaresse botão. Para ter a imagem da câmera automaticamente na tela após engatar amarcha, é preciso configurar um outro endereço no sistema, o 10-Park/SteerAssist
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Na tela Select Control Module, clique no botão do endereço 10-Park/Steer Assist, depois clique no botão Coding-07 e depois no botão Long Coding.
No Byte 0 marque o BIT com a linha escrita "Rear View Camera Installed", depois clique na parte superior da tela "Exit" e depois no botão Do-It e está tudo pronto.
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Dúvidas estou a disposição.
Pequeno jr
04/11/2013, 11:24
Que show em Andre!???
Parabéns mermão.
Andrejurse
04/11/2013, 17:09
Instalação do Engate + Módulo do Reboque
Segue outro tutorial de instalação e configuração de outro item que coloquei na minha Amarok
Os componentes, eu comprei na Espanha neste distribuidor de peças VW Volkswagen Amarok 2H (2010+) - OEMVAG España SLU (http://www.oemvag.es/en/130-volkswagen-amarok-2h-2010) são dois itens separados, o Engate e o Conjunto Elétrico.
A instalação é simples e rápida, levei uma hora para entender toda a instalação e executar o serviço; a versão Highline já tem o chicote de ligação do conector elétrico presa na parte inferior do assoalho da caçamba, é só remover a tampa da tomada para conectar o chicote, e na parte inferior do painel, existem os dois conectores que serão ligados no módulo do reboque, só tirar a espuma de proteção e fazer a ligação.
Este é o kit elétrico:
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Este é o conjunto do engate:
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A primeira etapa, é montar o conjunto do engate, são 6 parafusos, sendo 4 que fixam as metades do suporte do engate parafusadas na parte inferior da estrutura do para-choque e depois mais dois para fixar o engate propriamente.
O próximo passo é fazer a ligação elétrica do engate até o chicote do carro; primeiro passo é colocar a tomada no receptor; são conectores; o de 13 pinos que liga o reboque e mais uma tomada que liga um microswitch para indicar que existe algo conectado. Depois dos conectores presos no lugar, é fixar a tomada do reboque no suporte do engate.
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Tire a tomada de proteção do chicote localizada na parte inferior do assoalho da carroceria
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Passe o chicote da tomada até o conector, acomode o chicote e prenda com as cintas plásticas fornecidas
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Com a parte de trás concluída, a próxima etapa é ligar o módulo do reboque na parte interna do carro; DESLIGUE o pólo NEGATIVO da bateria para essa etapa.
Na parte inferior do painel, existe um suporte para o módulo, primeiro é preciso colocar as duas porcas específicas fornecidas no kit no suporte do módulo. Estão indicadas na foto com o círculo laranja, depois de colocadas as porcas, deslize o módulo no sentido indicado por dento do suporte, fixe o módulo com os dois parafusos fornecidos no kit.
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Estes são os dois conectores que estão na soltos para serem conectados no módulo:
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Depois de conectado:
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Concluída a instalação física, adicione os dois Fusíveis de 5A que são fornecidos no kit nas posições 60 e 61 da caixa de fusívies. Religue o pólo NEGATIVO da bateria.
O próximo passo é adicionar e configurar o módulo do reboque na Rede CAN do carro.
Primeira etapa, é adicionar o módulo no endereço 19-CAN Gateway, clicando na caixa do Endereço 69-Trailer e depois Save Coding
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Depois de adicionado o módulo do reboque na Rede CAN, é preciso configurar os endereços 01-Engine e 10-Park/Steer Assist.
Acesse o Endereço 01-Engine, clique no botão Coding-07, na tela seguinte Long Coding Helper. Com a tecla TAB siga até o Byte 5 e maque o BIT 4. Clique no Exit, depois Do-It e está configurado o endereço 01
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Acesse o Endereço 10-Park/Steer Assist, clique no botão Coding-07, na tela seguinte Long Coding Helper. No Byte 0, BIT 0-3, mude de 0-Trailer Not Installed para 1-Trailer Hitch Installed clicando no campo cinza. Clique no Exit, depois Do-It e está configurado o endereço 10.
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Agora é só desfrutar com toda a tranquilidade do reboque, que nenhuma luz indicadora de falha vai se acender no painel e o todo o gerenciamento eletrônico do motor e câmbio irão se ajustar automaticamente após a detecção do peso no eixo traseiro.
Dúvidas estou à disposição
CLAUDIOFERREIRA
04/11/2013, 19:04
Se tiver o hardware presente, não vejo o pq não funcionar.
Já sei, habilite a função e faça o teste, depois nos informe se o airbag abriu ou não... Brincadeira, rs.
Mas em resumo é isso, se o hardware estiver no carro e desabilitado pela VW, é somente habilitar a função pelo vcds.
Blends, acrediro que no caso dos air bags os mesmos não estejam ali, até porque se estivessem a VW os teria habilitado. No caso dosensor crepuscuar pode ser apenas uma questão de acabamento. Já notou no painel bem no centro próximo ao parabrisas? Vê se a sua tem. E penso ainda que, atravé do software, ele mesmo identificará ou não o hardware.
CLAUDIOFERREIRA
04/11/2013, 19:18
Andre, parabéns pelo tutorial. Gostei daquela função que informa a litragem do tanque. Dei uma olhada no site que vc indicou, mas achei muito caro o produto. Imagino que seja pela caixa de controle que traz, além da câmera o programa com as llinhas de indicação de vaga etc. Agora, na caixa notei o símbolo VW, me parece original mesmo. Só no 1º mundo...Aqui parece infelizmente mais viável trocar a central original por uma M1 ou Caska com GPS e câmera de ré. Mas vale cada centavo pra ficar realmente original.
Blends, acrediro que no caso dos air bags os mesmos não estejam ali, até porque se estivessem a VW os teria habilitado. No caso dosensor crepuscuar pode ser apenas uma questão de acabamento. Já notou no painel bem no centro próximo ao parabrisas? Vê se a sua tem. E penso ainda que, atravé do software, ele mesmo identificará ou não o hardware.
Não necessariamente, no outro carro que eu tinha, quando mandei colocar couro, o rapaz me informou que tinha airbag lateral, porém, na versão que eu havia comprado, nao era pra vir.
Resumindo, o airbag estava lá, porém no meu carro nao ele estava desativado e nao tinha o acabamento de abertura do mesmo.
Foi só comprar a moldura e acionar a função.
O software não reconhece se tem ou nao, ele ativa ou desativa a função somente, independente se o hardware esta presente ou nao.
Andre
Parabens pelos post. Informações realmente valiosas para quem deseja dar um "up" nas viaturas.
Como vc conseguir importar o kit para a camera de re? Pelo preço de aproximadamente 500 euros (kit + frete), ao chegar no Brasil, será taxado por volta de 80% e a brincadeirinha sairá salgada demais.....
Mas valeu mesmo....
Edival
Andrejurse
06/11/2013, 16:11
Andre
Parabens pelos post. Informações realmente valiosas para quem deseja dar um "up" nas viaturas.
Como vc conseguir importar o kit para a camera de re? Pelo preço de aproximadamente 500 euros (kit + frete), ao chegar no Brasil, será taxado por volta de 80% e a brincadeirinha sairá salgada demais.....
Mas valeu mesmo....
Edival
Edival,
Como já compro desde 2010 dessa empresa, para coisas de valor elevado, eu peço para que me envie uma invoice de 180 Euros. O envio é por UPS, em média 7 dias está em mãos e chegando aqui pago os impostos devidos.
Ele lançou uma versão sem o módulo VW Amarok 2H0 - Rear Low Line Camera - SET (http://www.carsystems.pl/vw-amarok-2h0-rear-low-line-camera-set,id771.html) se existisse quando comprei certamente optaria por ela, o resultado prático é o mesmo com a diferença de não ter somente as linhas direcionais, que no nosso caso não faz falta.
Andrejurse
06/11/2013, 16:49
Seguindo a promessa, agora vou disponibilizar algumas configurações possíveis para a Amarok.
Sempre dizendo que estou tomando como referência minha Amarok, modelo Highline AT 2013.
A primeira, é uma que a cada 10 proprietários, 11 reclamam
Modificação da Unidade de Consumo:
Pelo Endereço 17-Instruments, clique no botão Adaptation-10; clique na aba Channel e localize o campo (8)- Units adjusted.
O sistema indica a configuração atual, Milhas por Galão, no campo New Value, clique na aba e mude para Kilometers per Liter
Clique no Do-It e está feito!
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Litros para Completar o Tanque:
Pelo Endereço 17-Instruments, clique no botão Adaptation-10; clique na aba Channel e localize o campo Volume to be Replenished.
O sistema indica a configuração atual, "No", no campo New Value, clique na aba e mude para "Yes"
Clique no Do-It e está feito!
Acho essa função interessante para se ter uma noção quando está reabastecendo o carro e verificar se a bomba no posto não está adulterada e eventualmente quanto litros ainda tem no tanque durante uma viagem para saber se está no "osso" ou não. Lembrem-se que isso não possui precisão centesimal, é mais uma referência.
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Indicator Celebration:
Pelo Endereço 17-Instruments, clique no botão Adaptation-10; clique na aba Channel e localize o campo Indicator_Celebration.
O sistema indica a configuração atual, "No", no campo New Value, clique na aba e mude para "Yes"
Clique no Do-It e está feito!
Esta é uma modificação meramente cosmética, mas dá um visual legal que quando liga a ignição do carro, os ponteiros varrem até o limite e voltam. Acho que os carros da GM atualmente fazem isso.....
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Vídeo do funcionamento
http://youtu.be/NvXTkB6fTmI
Travamento Automático das Portas e Destravamento das portas removendo a chave do contato:
Pelo Endereço 09-Cent. Elect., clique no botão Coding-07; uma segunda tela vai abrir, clique no botão Long Coding Helper, que abrirá a tela dos códigos binários.
No Byte 0, marque o BIT 3 e o BIT 4,, clique na palavra Exit que o sistema retornará para a tela do Long Coding, com um novo New Coding, Clique no Do-It e está feito!
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No decorrer da semana eu coloco mais alterações possíveis.
Abraços
Flavio Nilo
07/11/2013, 01:08
Eu não possuo o VCDS. Então nem adianta eu comprar esse módulo para o engate. Pensei que fosse só comprar o módulo e instalar. Poderia desabilitar essa função do módulo, mas precisa do VCDS para fazer. Tem outra solução mais simples?
CLAUDIOFERREIRA
07/11/2013, 18:44
Não necessariamente, no outro carro que eu tinha, quando mandei colocar couro, o rapaz me informou que tinha airbag lateral, porém, na versão que eu havia comprado, nao era pra vir.
Resumindo, o airbag estava lá, porém no meu carro nao ele estava desativado e nao tinha o acabamento de abertura do mesmo.
Foi só comprar a moldura e acionar a função.
O software não reconhece se tem ou nao, ele ativa ou desativa a função somente, independente se o hardware esta presente ou nao.
Interessante essa situação dos air bags. Vamos ver se avançamos nas alterações das configurações das caminhonetes. Abraço.
CLAUDIOFERREIRA
07/11/2013, 18:47
André, muito bom o novo post. Essa função dos litros remanescentes é muito bacana e útil. À propósito, como está a situação do consórcio de utilização do sistema? Vamos botar pra frente. Peço a todos que se pronunciemm quanto a isso.
Andrejurse
07/11/2013, 22:07
Cláudio,
Amanhã eu vou postar mais algumas configurações possíveis que já tenho salvas.
Quanto ao cabo, como disse anteriormente, posso disponibilizar para os colegas foristas, é só baixar o software no site da Ross-Tech e usar o cabo.
Vou deixar o link de qual software deve ser baixado para facilitar as coisas.
Abraços
CLAUDIOFERREIRA
14/11/2013, 09:31
Cláudio,
Amanhã eu vou postar mais algumas configurações possíveis que já tenho salvas.
Quanto ao cabo, como disse anteriormente, posso disponibilizar para os colegas foristas, é só baixar o software no site da Ross-Tech e usar o cabo.
Vou deixar o link de qual software deve ser baixado para facilitar as coisas.
Abraços
O André, vou baixar o programa e vemos como fca. À propósit, um dos amigos do fórum pediu à CCS para configurar alguns ítens, dentre eles o bip do cinto. Foi dito que na vtr dele não há o dispositivo! Tems que ver onde há o botão que faz o contato na fivela do cinto...
Andrejurse
14/11/2013, 09:47
Claudio,
Segue link para o download do programa, o cabo que serve para a Amarok é o HEX+Micro-CAN Ross-Tech: VCDS: Downloads: Current Release and Manual (http://www.ross-tech.com/vcds/download/current.html)
As Amaroks para o mercado Brasileiro não dispõe do aviso sonoro para o cinto de segurança; somente agora no modelo 2014 é que este recurso foi disponibilizado. Não é possível também adicionar esta função porque tem que trocar o trinco do cinto de segurança, colocar o sensor de presença no banco e levar toda essa fiação para a central eletrônica e depois para a central do painel do carro.
Infelizmente as coisas não são tão simples como parecem ser
CLAUDIOFERREIRA
20/11/2013, 10:30
Claudio,
Segue link para o download do programa, o cabo que serve para a Amarok é o HEX+Micro-CAN Ross-Tech: VCDS: Downloads: Current Release and Manual (http://www.ross-tech.com/vcds/download/current.html)
As Amaroks para o mercado Brasileiro não dispõe do aviso sonoro para o cinto de segurança; somente agora no modelo 2014 é que este recurso foi disponibilizado. Não é possível também adicionar esta função porque tem que trocar o trinco do cinto de segurança, colocar o sensor de presença no banco e levar toda essa fiação para a central eletrônica e depois para a central do painel do carro.
Infelizmente as coisas não são tão simples como parecem ser
Olá André, obrigado pela dica. Vou baixar o programa e dar uma espiada. Quanto ao bip de fechamento, esse sim, me parece muito importante.
SAPO-BOMBA
20/11/2013, 10:57
Que mal lhes pergunte: Pq ainda ninguém foi atrás dos scanners da Autel que servem especificamente pra carros da Volks, incluindo a Amarok?
Tem scanners baratíssimos no Ebay e no DX.com, basta procurar...
Até no Mercado Livre tinha um cara vendendo, esse funciona na Amarok e é específico apenas pra carros da Volks:
Scanner Automotivo Autel Vag405 Ecu /air Bag / Abs / At - Vw - R$ 259,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508442220-scanner-automotivo-autel-vag405-ecu-air-bag-abs-at-vw-_JM)
SAPO-BOMBA
20/11/2013, 10:59
Outro modelo, mas pelo DX.com:
MaxScan VAG405 2.9" LCD VW/Audi Car Diagnostic Auto Scanner - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/maxscan-vag405-2-9-lcd-vw-audi-car-diagnostic-auto-scanner-24366)
SAPO-BOMBA
20/11/2013, 11:02
Mais outro, mas com interface Bluetooth:
Cheap VAS5054 Car Vehicle VW AUDI Diagnostic Tool (http://dx.com/p/vas5054-car-vehicle-vw-audi-diagnostic-tool-114088)
Andrejurse
20/11/2013, 11:38
Cabos OBD genéricos não funcionam para reprogramação, somente para leitura de erros.
SAPO-BOMBA
20/11/2013, 11:53
Cabos OBD genéricos não funcionam para reprogramação, somente para leitura de erros.
Leia as especificações dos produtos dos links, não são CABOS....
Andrejurse
20/11/2013, 12:01
Já li, conheço esse produto e volto a afirmar que não serve para reprogramação. Na própria descrição informa que é para apagar avarias e fazer leituras.
SAPO-BOMBA
20/11/2013, 12:25
Já li, conheço esse produto e volto a afirmar que não serve para reprogramação. Na própria descrição informa que é para apagar avarias e fazer leituras.
Mas em momento algum eu falei que servia pra reprogramação. Tipo configurar bipes, travas, sistema de navegação, park assist e etc... Pra isso, tem esse daqui:
Professional OBD 2 Car Diagnostic Scan Tool Fault Reader VAG Audi VW Seat Skoda | eBay (http://www.ebay.com/itm/Professional-OBD-2-Car-Diagnostic-Scan-Tool-Fault-Reader-VAG-Audi-VW-Seat-Skoda-/271320614589?pt=Motors_Automotive_Tools&hash=item3f2bf806bd&vxp=mtr)
Andrejurse
20/11/2013, 12:35
É que se este tópico foi criado com o objetivo de modificações via VCDS com cabo Ross Tec, não entendo para que ficar poluindo o tópico com itens que não vão cumprir a função.
SAPO-BOMBA
20/11/2013, 12:58
Ninguém está poluindo, estamos sugerindo opções...
A não ser que vc seja vendedor desse produto e esteja se sentindo incomodado, aí recomendo vc criar um tópico lá nos Classificados do fórum, beleza?
:concordo:
Andrejurse
20/11/2013, 13:27
Não, esse não é o meu ganha pão, só hobby mesmo. Minha opinião é que quando sugerimos algo, ao menos devemos previamente conhecer o produto para evitar que alguém posteriormente seja prejudicado.
Há quatro anos eu estudo o sistema e as programações dos carros do grupo VW, comecei justamente com a negativa de um consultor quando tinha uma Jetta Variant.
Entao neste ínterim tive a oportunidade de torrar muito dinheiro com todas as alternativas, baratas e caras que estão à venda na internet, até comprar o produto da empresa que justamente desenvolveu o software para o grupo VW , que é a Ross Tech.
Se você já conhece estes produtos e já atestou a funcionalidade, peço minha desculpas e agradeço pelas indicações.
SAPO-BOMBA
20/11/2013, 13:35
Só acho que vc se confundiu em três coisas, a primeira foi que eu não quis "poluir", e sim agregar... a segunda foi que em momento eu perguntei da sua vida pessoal, o que faz ou deixou de fazer com seu dinheiro.
A terceira é que vc disse "até comprar o produto da empresa que justamente desenvolveu o software para o grupo VW , que é a Ross Tech" ....
Ela não desenvolveu o software pra o grupo VW, ela desenvolveu um software pra TRABALHAR com a eletrônica dos carros da VW, é bem diferente.
E não é só ela quem faz isso neste mundo, acredite... Por isso estou sugerindo opções!
Se vc achou ruim alguém chegar e trazer opções que podem ser úteis e acha que polui seu tópico, então eu é que peço desculpas...
Flavio Nilo
21/11/2013, 23:57
Não, esse não é o meu ganha pão, só hobby mesmo. Minha opinião é que quando sugerimos algo, ao menos devemos previamente conhecer o produto para evitar que alguém posteriormente seja prejudicado.
Há quatro anos eu estudo o sistema e as programações dos carros do grupo VW, comecei justamente com a negativa de um consultor quando tinha uma Jetta Variant.
Entao neste ínterim tive a oportunidade de torrar muito dinheiro com todas as alternativas, baratas e caras que estão à venda na internet, até comprar o produto da empresa que justamente desenvolveu o software para o grupo VW , que é a Ross Tech.
Se você já conhece estes produtos e já atestou a funcionalidade, peço minha desculpas e agradeço pelas indicações.
Legal da sua parte, em compartilhar suas experiências com os demais foristas, principalmente na questão de tentar evitar gastos desnecessários.
Beto Rangel
24/11/2013, 13:04
André,
Valeu pelas dicas postadas.
Realizei meu recall neste sábado (23/11/13) na Recreio Veículos de Vitória ES sem problemas.
Na oportunidade, pedi que habilitasse a varredura dos ponteiros ao ligar a ignição e a quantidade de combustível no tanque.
Agora ficou muito legal, pois o computador informa a quantidade de combustível logo após a informação dos KMS que poderão ser rodados com o combustível existente no tanque.
Quanto a varredura, somente os ponteiros vão até o fim de curso e voltam. Os mostradores digitais não executam a varredura.
Escrevi para a Volkswagen reclamando sobre a lista de opções do computador de bordo e estou aguardando resposta. Espero que disponibilizem aos proprietários a escolha da configuração de seu veículo.
Conversando com o mecânico na CS, o mesmo relatou que muitos proprietários do Jetta o procuram para configuração de seus veículos com informações obtidas via internet. Porém, o mesmo relatou que um desses proprietários comprou um aparelho de configuração e após procurou a CS para configurar novamente o seu carro porque o sistema pirou.
O mecânico disse que precisou logar com a fábrica pedir autorização e formatar toda a configuração do veículo que estava em pane.
Diante do acima, fica esperto e abraços.
Amarok 13/13 MT Highline - Preciosa
EX S10 CD Colina 10/10 4x4 - Inesquecível
Andrejurse
25/11/2013, 08:16
André,
Valeu pelas dicas postadas.
Realizei meu recall neste sábado (23/11/13) na Recreio Veículos de Vitória ES sem problemas.
Na oportunidade, pedi que habilitasse a varredura dos ponteiros ao ligar a ignição e a quantidade de combustível no tanque.
Agora ficou muito legal, pois o computador informa a quantidade de combustível logo após a informação dos KMS que poderão ser rodados com o combustível existente no tanque.
Quanto a varredura, somente os ponteiros vão até o fim de curso e voltam. Os mostradores digitais não executam a varredura.
Escrevi para a Volkswagen reclamando sobre a lista de opções do computador de bordo e estou aguardando resposta. Espero que disponibilizem aos proprietários a escolha da configuração de seu veículo.
Conversando com o mecânico na CS, o mesmo relatou que muitos proprietários do Jetta o procuram para configuração de seus veículos com informações obtidas via internet. Porém, o mesmo relatou que um desses proprietários comprou um aparelho de configuração e após procurou a CS para configurar novamente o seu carro porque o sistema pirou.
O mecânico disse que precisou logar com a fábrica pedir autorização e formatar toda a configuração do veículo que estava em pane.
Diante do acima, fica esperto e abraços.
Amarok 13/13 MT Highline - Preciosa
EX S10 CD Colina 10/10 4x4 - Inesquecível
Beto,
A varredura é feita somente nos ponteiros e não na parte digital, quanto à opção das configurações do veículo pelo CB, a linha 2014 da Amarok está com isso solucionado, pois agora ela usa a mesma base do painel do Jetta/Tiguan, cluster com temperatura e combustível indicados por ponteiros, visor central do CB na cor Branca, Menu de Navegação (quando o carro equipado), Menu de Configuração do Veículo, Menu de Informações do Veículo, Menu de Informações de Áudio, Menu de Informações do Telefone e o controle no volante do lado direito também.
Sou administrador em outro fórum e ajudo muita gente que por descuido, afobação ou empolgação compra uma ferramenta para mexer nos carros VW e não se preocupam em saber o que realmente o produto faz, e a origem dele e na maioria das vezes o resultado é péssimo; desconfiguração de centrais elétricas e até alguns casos de danos nas centrais.
Andre,
Boa noite. Excelente contribuição!!!
Você poderia me enviar um email? Não consigo lhe enviar MP ainda.
japadoidao uol com br
Agradeço.
Att.
André
Realmente, sua contribuição esta sendo muito útil. Vou fazer a revisão dos 10000 km e solicitar os recursos que me interessam. Também estou esperando uma oportunidade de adquirir a câmera de re original para instalar conforme suas orientações.
Parabéns pelo tópico e obrigado pela disponibilização das informações.
Edival
CLAUDIOFERREIRA
27/11/2013, 20:17
Olá André e pessoal. Fiz hoje o recall. A CCS estava cheia e o atendimento foi péssimo. No tópico da Amarok relatei o que aconteceu. Quanto a alteração que pedi (bip do fechamento das portas) disseram que tentaram e não conseguiram. Como não pude acompanhar o serviço não sei se ´sequer tentaram... Como aqui em Petrópolis/RJ só há 1 CCS não posso criar muito caso.
ricardocampos
01/12/2013, 17:12
Andrejurse,
Primeiramente parabéns pela ajuda aqui feita sobre uma grande quantidade de informações compartilhadas, acho que tem ajudado muita gente assim como eu mais leigo sobre o assunto. Quero aproveitar a oportunidade para dizer que também tiver problemas em pedir na CSS para acionar o bip do alarme e a varredura dos ponteiros no qual o responsável pela mecânica da CSS disse que era impóssivel. Estarei levando a viatura na quarta pra fazer o recall e aproveitarei pra levar as informações sobre o seu post sobre como ativar "Indicator Celebration" para que seja feito, e é possível acionar o bip do alarme? E a minha é versão S 11/12 não possui CB, tem alguma sugestão que eu posso pedir para ser feita nela ? Agradeço desde já.
FUKETEIRO
02/12/2013, 12:07
Só acompanhando hehe
Helder Braga
04/12/2013, 23:24
Seguindo a promessa, agora vou disponibilizar algumas configurações possíveis para a Amarok.
Sempre dizendo que estou tomando como referência minha Amarok, modelo Highline AT 2013.
A primeira, é uma que a cada 10 proprietários, 11 reclamam
Modificação da Unidade de Consumo:
Pelo Endereço 17-Instruments, clique no botão Adaptation-10; clique na aba Channel e localize o campo (8)- Units adjusted.
O sistema indica a configuração atual, Milhas por Galão, no campo New Value, clique na aba e mude para Kilometers per Liter
Clique no Do-It e está feito!
438288
Litros para Completar o Tanque:
Pelo Endereço 17-Instruments, clique no botão Adaptation-10; clique na aba Channel e localize o campo Volume to be Replenished.
O sistema indica a configuração atual, "No", no campo New Value, clique na aba e mude para "Yes"
Clique no Do-It e está feito!
Acho essa função interessante para se ter uma noção quando está reabastecendo o carro e verificar se a bomba no posto não está adulterada e eventualmente quanto litros ainda tem no tanque durante uma viagem para saber se está no "osso" ou não. Lembrem-se que isso não possui precisão centesimal, é mais uma referência.
438289
Indicator Celebration:
Pelo Endereço 17-Instruments, clique no botão Adaptation-10; clique na aba Channel e localize o campo Indicator_Celebration.
O sistema indica a configuração atual, "No", no campo New Value, clique na aba e mude para "Yes"
Clique no Do-It e está feito!
Esta é uma modificação meramente cosmética, mas dá um visual legal que quando liga a ignição do carro, os ponteiros varrem até o limite e voltam. Acho que os carros da GM atualmente fazem isso.....
438290
Vídeo do funcionamento
http://youtu.be/NvXTkB6fTmI
Travamento Automático das Portas e Destravamento das portas removendo a chave do contato:
Pelo Endereço 09-Cent. Elect., clique no botão Coding-07; uma segunda tela vai abrir, clique no botão Long Coding Helper, que abrirá a tela dos códigos binários.
No Byte 0, marque o BIT 3 e o BIT 4,, clique na palavra Exit que o sistema retornará para a tela do Long Coding, com um novo New Coding, Clique no Do-It e está feito!
438291
No decorrer da semana eu coloco mais alterações possíveis.
Abraços
Não consegui fazer na trendline
agustini
10/12/2013, 11:23
Ontem na concessionária durante o recall da mangueira do combustível (a minha era só colocar um grampo na manguaira, 5 minutos de serviço). Pedi para configurar o Indicator Celebration, Litros que faltam para completar o tanque e o Sinal sonoro quando fecha o carro. Tudo funcionando. Só a configuração dos litros que demorou pra começar a funcionar, a opção apareceu no computador de bordo na hora, mas só funcionou no dia seguinte. E o bip do sinal sonoro para fechar o carro é bem discreto.
Fala galera!
Gostaria que se possível, postarem o procedimento de como colocar o aviso sonoro de confirmação ao travar e destravar as portas, pois comprei uma amarok modelo 2014 e nela não tem o bip de fechamento, ja na minha ex amarok 10/11 ja veio habilitado, amanha vou estar indo na css para ver conseguem habilitar.
ricardocampos
16/12/2013, 06:59
Ontem na concessionária durante o recall da mangueira do combustível (a minha era só colocar um grampo na manguaira, 5 minutos de serviço). Pedi para configurar o Indicator Celebration, Litros que faltam para completar o tanque e o Sinal sonoro quando fecha o carro. Tudo funcionando. Só a configuração dos litros que demorou pra começar a funcionar, a opção apareceu no computador de bordo na hora, mas só funcionou no dia seguinte. E o bip do sinal sonoro para fechar o carro é bem discreto.
Amigo sobre o bip de fechamento eu não encontrei nas postagens anteriores voce pode me passar qual o precedimento? obrigado
ricardocampos
16/12/2013, 12:26
E não consegui fazer nenhuma alteração, na minha CSS so usam o VAS...
CLAUDIOFERREIRA
17/12/2013, 19:04
Olá Pessoal, só para dar um alô. Enqyuanto isso fico no aguardo do procedimento para o bip de fechamento das portas. Ligaram essa semana da CCS perguntando sore o serviço executado (recall). Essa coisa de controle de qualidade....não tive nem coragem de reclamar com a mocinha do telefone pois com certeza não está nem aí. Vou encher o saco deles um pouquinho quando for ver o chamado da poeira.
agustini
20/12/2013, 09:16
Amigo sobre o bip de fechamento eu não encontrei nas postagens anteriores voce pode me passar qual o precedimento? obrigado
Olá Ricardo
Eu também não sabia como fazer, comentei com o mecânico enquanto ele fazia as outras configurações e ele encontrou. Precisa configurar para abrir (1 bip) e para fechar (2 bips). Se precisar de informações, a concessionária é a Corujão em Curitiba, e o mecânico é o Luiz (41)3240-4824 e (41)3240-4800. Ele entende bastante de Amarok, foi ele que resolveu pra mim o problema da luz amarela do óleo que acendia enquando eu viajava. Fui em 5 concessionárias e nenhuma conseguia resolver.
Abraço.
CLAUDIOFERREIRA
24/12/2013, 11:02
Olá Ricardo
Eu também não sabia como fazer, comentei com o mecânico enquanto ele fazia as outras configurações e ele encontrou. Precisa configurar para abrir (1 bip) e para fechar (2 bips). Se precisar de informações, a concessionária é a Corujão em Curitiba, e o mecânico é o Luiz (41)3240-4824 e (41)3240-4800. Ele entende bastante de Amarok, foi ele que resolveu pra mim o problema da luz amarela do óleo que acendia enquando eu viajava. Fui em 5 concessionárias e nenhuma conseguia resolver.
Abraço.
Olá Agustini. No intuito de colaborar conosco seria viável vc contatar esse meca e pedir a ele em linguagem da VW qual o procedimento para essa operação? Digo sobre qual o sistema (VAS ou o outro que a VW tem) e/ou como lá no sistema se apresenta. Seria interessante para quem for na CCS já chegar com o caminho das pedras pronto, pois aí não vão poder refugar. No meu caso disseram que tentam mas sei que nem se mexeram. Desculpe o abuso e obrigado.
Guilherme.luisdg
21/04/2014, 12:33
Comprei minha Amarok SE 163cv, 2011/12 manual, o volante é o pelado, sem nada, sabe me informar o procedimento para a troca pelo volante multifuncional? No meu ex-Jetta, fiz a troca, e tive que trocar o módulo que fica atrás do volante, mas funcionou perfeitamente, inclusive as "borboletas", no caso quero utilizar o mesmo volante, pois retirei do carro, é o Volante R-Line, sei que as "borboletas" serão inúteis, mas só de funcionar a parte do som já tá de bom tamanho.
Preciso dos Caminhos, e do código do módulo multifuncional (as vezes é o mesmo do jetta, e aproveito tb). Um lado do volante tb será inútil pois minha Amarok, tb não tem computador de bordo!
E aí alguém sabe fazer a troca e a ativação do volante?
DinoGuimaraes
23/04/2014, 22:41
ja ate tenho instalado o volante em couro com som, mais sem o hard disk ainda da highline, vou comprar ele e tentar fazer funcionar o som.
tbm tenho interesse em converter o ar condicionado manual pra digital da minha trendline....
Comprei minha Amarok SE 163cv, 2011/12 manual, o volante é o pelado, sem nada, sabe me informar o procedimento para a troca pelo volante multifuncional? No meu ex-Jetta, fiz a troca, e tive que trocar o módulo que fica atrás do volante, mas funcionou perfeitamente, inclusive as "borboletas", no caso quero utilizar o mesmo volante, pois retirei do carro, é o Volante R-Line, sei que as "borboletas" serão inúteis, mas só de funcionar a parte do som já tá de bom tamanho.
Preciso dos Caminhos, e do código do módulo multifuncional (as vezes é o mesmo do jetta, e aproveito tb). Um lado do volante tb será inútil pois minha Amarok, tb não tem computador de bordo!
E aí alguém sabe fazer a troca e a ativação do volante?
mrjunqueira
15/05/2014, 15:16
Caro André boa tarde!
Antes de mais nada é preciso agradecer pela sua paciência e cuidado, as dicas são ótimas e gostaria de implementa-las em minha Amarok Highline 12/12 Automática e pelo que pude ler será necessário um cabo que você teria, estou correto? Como compra-lo?
Mais uma vez obrigado pelas dicas.
lucasgissi
11/06/2014, 11:34
Olá Ricardo
Eu também não sabia como fazer, comentei com o mecânico enquanto ele fazia as outras configurações e ele encontrou. Precisa configurar para abrir (1 bip) e para fechar (2 bips). Se precisar de informações, a concessionária é a Corujão em Curitiba, e o mecânico é o Luiz (41)3240-4824 e (41)3240-4800. Ele entende bastante de Amarok, foi ele que resolveu pra mim o problema da luz amarela do óleo que acendia enquanto eu viajava. Fui em 5 concessionárias e nenhuma conseguia resolver.
Abraço.
Augustini, caindo de para-quedas aqui vi que você teve o mesmo problema que eu estou tendo quando viajo, a luz amarela do óleo que acende....o que eles disseram? Por que isso acontece?
DinoGuimaraes
11/06/2014, 11:42
luz amarela do oleo ja tive esse problema tbm....
era excesso de oleo, e tem uma correcao a ser feita na CCS......
zechaves
22/07/2014, 23:35
Sapo queria saber qual desses vc indica?
ja usou algum deles?
e a garantia?
Outro modelo, mas pelo DX.com:
MaxScan VAG405 2.9" LCD VW/Audi Car Diagnostic Auto Scanner - Free Shipping - DealExtreme (http://dx.com/p/maxscan-vag405-2-9-lcd-vw-audi-car-diagnostic-auto-scanner-24366)
Rafael Barreto
14/05/2015, 21:40
Adquiri uma Amarok 12/12 e tenho interesse em fazer essas melhorias. André pode me ajudar? Abraço
jaimevargas
15/06/2015, 19:53
Boa Noite Srs.
Muito interessante este forum, estou para adquirir esta ferramenta , ja possuo a interface Vag 3112 que muito boa e tem me ajudado muito neste ultimos ano nos VW não tenho nenhum problema ela encontra todos os defeitos com rapidez, porem na Amarok tenho tido dificuldades , com a retirada de ar do sistema de injeção apos a troca dos filtros de Diesel, a minha pergunta a rotina para retirada do ar do sistema de injeção esta implementada nesta versão
Agradeço a todos pela atenção
Achei caro o valor da camera... tens outra opção de fornecedor? sydinei@bfadv.com
Instalação Câmera de Ré OEM
O principal pré requisito para a instalação da câmera de ré, é que a unidade de áudio (rádio) tenha a entrada para o conector da câmera de ré.
Antes de ter que desmontar o painel para verificar in loco se a unidade de áudio tem a entrada, a regra é basicamente essa:
Para os carros que possuem unidade com NAVEGAÇÃO (RNS-315), TODOS independente do ano de fabricação têm a entrada para a câmera de ré; para os carros SEM navegação (RCD-510) fabricados a partir de Janeiro 2013 NÃO tem entrada para a câmera de ré. No entanto é sempre bom conferir para ter certeza da possibilidade da instalação.
O Kit completo para a instalação pode ser encontrado no Ebay, porém como já compro coisas de um fornecedor da Polônia desde 2010 vou deixar a indicação da empresa dele para terem ideia de como é o kit e o custo VW Amarok 2H0 Rear HighLine Camera KIT (http://www.carsystems.pl/vw-amarok-2h0-rear-highline-camera-kit,id642.html)
Feita as considerações iniciais vamos à instalação:
I - Primeiro passo é passar o chicote na parte interna do carro; uma parte vai seguir até a unidade de áudio, uma parte fica embaixo do painel e segue até a soleira da porta traseira lado esquerdo onde depois vai descer para a longarina do carro e posteriormente para o para-choque traseiro.
Remova os acabamentos frontal e traseiro nas soleiras portas lado esquerdo, o acabamento lateral onde fica localizada a alavanca do capô do motor. Para remover a alavanca, existe uma trava "escondida", mantenha a alavanca puxada e coloque uma chave de fenda por trás, deslizando para o lado do passageiro, após removida a trava é só puxar a alavanca que sai.
Ao remover o acabamento na soleira da porta traseira, é possível ver um plug que é por onde o cabo será passado.
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II - Faça um pequeno furo no plug para passar odois conectores que vão para a parte traseira do carro para alimentar a câmera(energia e sinal), passe o cabo pelo chassi do carro seguindo o chicoteoriginal da luzes de placa. Hora de colocar a câmera de ré no lugar e paraisso, alguns componentes do para-choque traseiro deverão ser removidos;primeiro o apoio inferior e depois a cobertura do para-choque (algumasvariações podem ocorrer dependendo da versão de acabamento). Depois de removidaa cobertura do para-choque, você encontrará o lugar de instalação da câmera queestá na lataria. É preciso fazer um corte na cobertura do para-choque paraacomodar o suporte da câmera, não é preciso cortar como eu fiz, somente oquadrado do suporte é suficiente. Optei em fazer todo o contorno porque quandofiz a instalação, não havia fotos disponíveis para que eu tivesse ideia de comoé o original
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III - Conexões e ligações elétricas; na partetraseira são dois conectores que serão ligados, sinal de vídeo e energia,esqueci de tirar uma foto antes de proteger os dois conectores com fita detecido, os conectores estão 'guardados" um uma parte da carroceria ondeestá passando o fio das luzes de placa. Esta câmera de ré, possui um módulo decontrole que adiciona duas linhas funcionais na tela indicando a direção docarro, seja em vagas transversais ou paralelas, no módulo de controle, doisconectores fêmea serão ligados, um que vem da câmera na parte traseira e outroque será ligado no chicote principal. De acordo com o diagrama de instalação,este módulo é fixado na parte superior do pedal do freio, mas não encontrei osuporte à parte para vender, então fixei o módulo junto do chicote principalpróximo ao descansa pé. Última etapa das ligações elétricas, são quatro fiosque estão juntos com o chicote da câmera, +12V (vermelho), Negativo (preto),CAN+ (laranja) e CAN- (marrom). O chicote da unidade de áudio tem estes quatrofios que deverão ligados; como eu coloquei o MDI, fiz a ligação no chicote doMDI preservando o chicote do carro.
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IV - Configurações VAG/VCDS; acessando oprograma, vá para a tela "Select Control Module" e clique no botão doendereço 19-CAN Gateway e depois Installation List. Procure pela Central6C-Back-up Cam e marque a caixa do lado esquerdo e posteriormente clique nobotão Save Coding, a mensagem Coding Accept aparecerá e alguns segundos depoiso programa retornará automaticamente para a tela inicial do endereço 19-CANGateway. Clique no botão 02-Fault Codes e depois clique no botão Clear AllDTC´s e confirme. Com os erros corrigidos, clique no botão Controller GoBack-06 para retornar para a tela "Select Control Module".
Selecioneo endereço 6C-Back-up Cam depois clique no botão Coding-07, no campo SoftwareCoding troque o código que está indicado pelo código 0000017 e depois clique nobotão Do-It, em alguns segundos o programa retornará automaticamente para atela inicial do endereço 6C-Back-up Cam. Clique no botão 02-Fault Codes edepois clique no botão Clear All DTC´s e confirme.
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O resultado deve ser esse:
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A linha Amarela indica para onde o volante estáesterçado e qual será a direção do carro enquanto a linha Verde indica alargura do carro e a linha Vermelha o limite máximo de aproximação. Oscontroles do lado direito são para ajustar cor, contraste e brilho da câmera;para selecionar se a vaga é transversal ou paralela; para desligar o avisosonoro de aproximação; e para desligar a imagem e só manter o indicador do OPS.
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OBS: Um erro nessa central deve permanecer,porém não compromete a funcionalidade da câmera; vai informar que a câmera nãoestá calibrada, e para calibrar ela, é preciso uma ferramenta que até onde seisomente a fábrica tem à disposição dos concessionários que somente após aabertura de uma solicitação um técnico da fábrica faz essa calibração aferramenta é VAS6350. Isso é indispensável para carros com o Park Assist paramanter a profundidade e a distância 100% aferidas evitando um erro no sistema.
Outro detalhe,é que configurado da forma indicado acima, um botão RVC vai aparecer na tela daunidade de áudio após engatar a ré e para ligar a câmera é preciso pressionaresse botão. Para ter a imagem da câmera automaticamente na tela após engatar amarcha, é preciso configurar um outro endereço no sistema, o 10-Park/SteerAssist
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Na tela Select Control Module, clique no botão do endereço 10-Park/Steer Assist, depois clique no botão Coding-07 e depois no botão Long Coding.
No Byte 0 marque o BIT com a linha escrita "Rear View Camera Installed", depois clique na parte superior da tela "Exit" e depois no botão Do-It e está tudo pronto.
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Dúvidas estou a disposição.
Alguém tem o link para a compra do da vcds?
Que cabo voce utiliza na amarok? sabe onde posso comprar?
AlexRaupp
16/01/2016, 08:12
Bom dia Pessoal. Primeiramente quero agradecer o empenho e a iniciativa do Yeroe e do Andrejurse nesse topico que é de grande valia e interesse de todos. Sempre fui um fã da familia Audi e agora estou entrando no mundo 4x4 com a Amarok Highline 2016.
Por ter Audis e vw a muito tempo, desde que conheci a ferramenta VCDS nao paro mais de pesquisar e fuçar no carro habilitando novas funcoes. Nao quero fazer apologia a produtos de ma qualidade ou pirataria, porem encontrei no ML cabos VCDS chineses que funcionam perfeitamente dentro daquilo que queremos alterar. Esses cabos custam bem menos que o Rosstech e nao podem ser atualizados, pois deixam de funcionar. Eu tenho esse cabo generico e pra mimesta atendendo muito bem, porem irei comprar o original assim q for aos EUA.
Segue abaixo o link de algumas mofificacoes que podemos fazer na nossa caranga. Abraco a todos e mais uma vez obrigado a Yeroe e Andrejurse.
http://www.vcdscoding.com/#!amarok/c1oeb
Sergio Nunes da Rocha Jun
11/05/2016, 23:56
Andre boa noite me chamo Sergio e gostaria muito de falar com vc sobre seu kit de reboque para amarok que vc comprou, por favor vc poderia me passar seu telefone eu se preferir me mande um watzap que eu te respondo. 19-981703038
Sergio Nunes da Rocha Jun
12/05/2016, 00:01
Andre Jurse boa noite me chamo Sergio e gostaria muito de falar com vc sobre seu kit de reboque para amarok que vc comprou, por favor vc poderia me passar seu telefone eu se preferir me mande um watzap que eu te respondo. 19-981703038
Edinilson Linhares
31/05/2017, 10:43
bom dia a todos gostaria de perguntar a vocês sobre o vcds, com ele é possível reprogramar a central de injeção ?, pois gostaria de apagar os sensores do escapamento para poder eliminar de vez o catalizador, pois seu custo é muito auto,
e também gostaria de colocar o escape dela direto gosto mais do estilo barulhão grosso, do que do comportado.
Giu Bernardon
31/05/2017, 10:47
Não, essas mudanças são feitas apenas via reprogramação da central, para qual o VCDS não serve.
O VCDS é muito útil para identificar e apagar falhas, e alterar várias configurações eletrônicas, assim como ações do tipo primar o sistema de combustivel, e tal.
bom dia a todos gostaria de perguntar a vocês sobre o vcds, com ele é possível reprogramar a central de injeção ?, pois gostaria de apagar os sensores do escapamento para poder eliminar de vez o catalizador, pois seu custo é muito auto,
e também gostaria de colocar o escape dela direto gosto mais do estilo barulhão grosso, do que do comportado.
ConradoM
31/07/2017, 17:44
Seguindo a promessa, agora vou disponibilizar algumas configurações possíveis para a Amarok.
Sempre dizendo que estou tomando como referência minha Amarok, modelo Highline AT 2013.
A primeira, é uma que a cada 10 proprietários, 11 reclamam
Modificação da Unidade de Consumo:
Pelo Endereço 17-Instruments, clique no botão Adaptation-10; clique na aba Channel e localize o campo (8)- Units adjusted.
O sistema indica a configuração atual, Milhas por Galão, no campo New Value, clique na aba e mude para Kilometers per Liter
Clique no Do-It e está feito!
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Litros para Completar o Tanque:
Pelo Endereço 17-Instruments, clique no botão Adaptation-10; clique na aba Channel e localize o campo Volume to be Replenished.
O sistema indica a configuração atual, "No", no campo New Value, clique na aba e mude para "Yes"
Clique no Do-It e está feito!
Acho essa função interessante para se ter uma noção quando está reabastecendo o carro e verificar se a bomba no posto não está adulterada e eventualmente quanto litros ainda tem no tanque durante uma viagem para saber se está no "osso" ou não. Lembrem-se que isso não possui precisão centesimal, é mais uma referência.
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Indicator Celebration:
Pelo Endereço 17-Instruments, clique no botão Adaptation-10; clique na aba Channel e localize o campo Indicator_Celebration.
O sistema indica a configuração atual, "No", no campo New Value, clique na aba e mude para "Yes"
Clique no Do-It e está feito!
Esta é uma modificação meramente cosmética, mas dá um visual legal que quando liga a ignição do carro, os ponteiros varrem até o limite e voltam. Acho que os carros da GM atualmente fazem isso.....
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Vídeo do funcionamento
http://youtu.be/NvXTkB6fTmI
Travamento Automático das Portas e Destravamento das portas removendo a chave do contato:
Pelo Endereço 09-Cent. Elect., clique no botão Coding-07; uma segunda tela vai abrir, clique no botão Long Coding Helper, que abrirá a tela dos códigos binários.
No Byte 0, marque o BIT 3 e o BIT 4,, clique na palavra Exit que o sistema retornará para a tela do Long Coding, com um novo New Coding, Clique no Do-It e está feito!
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No decorrer da semana eu coloco mais alterações possíveis.
Abraços
Comprei o VCDS e não consigo desabilitar eletronicamente o EGR pois na aba ENGINE, a LOGIN-11 (CODING) fica inabilitado para clicar. sabe me dizer o porque? todos os tutoriais tem a disponibilidade dessa função e não meu não está funcionando
Reinaldo Jr
08/08/2017, 13:54
André é o cara. Manja demais de VCDS e VW.
Me ajudou muito desde a época do Jetta Clube.
Agora cá estamos de VW novamente.
paulodionisio
07/06/2018, 08:27
Bom dia, alguém sabe como corrigir a troca do pneu original para um mais largo, pois o velocímetro está marcando km a menor, no caso é uma Trendline 2014 os pneus eram 245/65/17R e agora 265/65/17R
serginhoarnoud
07/06/2018, 10:36
Tenho uma 2016 e queria fazer algumas modificações nela que eu não vi ninguém comentar: configurar pra desligar o farol enquanto dá a partida (ela fica piscando o farol e isso diminui bem a vida útil da lâmpada), habilitar pra ligar os neblinas junto com o farol no modo Auto (pelo menos a minha não dá pra puxar quando tá no Auto).
Alguém saberia indicar algum cabo? Existem diversos anúncios no ML, fico com receio de comprar gato por lebre.
fernandovieira
11/09/2018, 16:38
Boa tarde, retornando ao tópico, alguém sabe das configurações possíveis na HL 2017?
Não sei se o André ainda faz parte do grupo, mas o cara manja muito, o conheço desde a época do JettaClub.
André, vc ainda está neste grupo?
Abraços
serginhoarnoud
19/11/2018, 12:28
Também tenho procurado alguns tutoriais, mas nada que tenha dado muito certo. Mexi um pouco com o Ross Tech que eu comprei, mas só consegui mesmo foi ativar no CB pra aparecer quantos litros cabem no tanque (que não me pareceu nada preciso) e a varredura dos ponteiros quando liga a chave. De resto, não consegui fazer mais quase nada.
ligerinho
03/08/2019, 21:37
Alguém de vocês sabe indicar um cabo e versão de VCDS que funcione nas Amarok 2018/2019 2.0? Preciso resetar os códigos de erro e fazer as programações opcionais no veiculo. Obrigado.
ligerinho
03/08/2019, 21:40
https://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/130016-diagnostico-da-amarok-ferramentas-ross-tech-vcds-2.html#post2034083
Andre, qual versão do VCDS consegue apagar os erros e configurar as opções acessórias na amarok 2.0 2018/2019. Desde já obrigado pelo apoio.
ThelmoFHG
24/08/2019, 07:40
Bom dia. Possuo uma Amarok SE 2017. Gostaria de saber se consigo habilitar a função de subir automaticamente os vidros sem precisar ficar segurando o botão do controle. Além disso, é possível habilitar algumas outras funções nela, tendo em vista que ela "não possui" computador de bordo? Obrigado
AndersonBG
21/11/2020, 16:17
Boa tarde galera, estou precisando de uma ajuda! Alguém sabe me dizer a onde fica o gateway da amarok?
Igual a esse
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQIFO45Y-PWfcgQ46xVdtpupFpQtDecrLAt3A&usqp=CAU
Levi Macruz
13/01/2022, 13:08
óla, tenho uma amarok 2012 turbo, o carro apresentara um defeito de fora de sincronismo, apor fazer o reparo e troca do sensor de rotação o carro funcionou sem potencia e sem o sensor de rotação, verifiquei que o sensor de rotação novo estava com problema então fiz a troca novamente do sensor e passei o scanner para verificar a presenta de algum erro, após o scanner não acusar nenhum erro tentei da a partida no carro e ele não funciona, quando eu coloco wd na entra de ar o carro da partida mas não tem força.
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