Conectar

Ver Versão Completa : Arqueamento de molas, qual o problema?

Paulo Rodrigues de Souza
15/12/2003, 13:22
Olá pessoal,
...tenho visto nos tópicos que pesquisei, a maioria do pessoal desaconselhando o arqueamento de molas bem como o uso de jumelos mais altos. Quais o problemas de se arquear o feixe de molas e usar jumelos mais altos?

monge
15/12/2003, 13:30
Fala Gente... :D

Arquear molas não resolve o problema, pois elas arriam muito rápidamente. :x

As minhas ficaram arqueadas até a primeira trilha... depois arriaram e estão retas hoje.... só que meu jeep agora é SPOA. :D :D

Jumelo maiores segue a explicação de um amigo. :D

Muitos usam Jumelos Grandes sem saber qual(is) a(s) sua(s) desvantagens...

O problema é geométrico...

A função do jumelo é permitir que o feixe altere seu tamanho entre os pontos de fixação.
Com jumelo maior o feixe vai trabalhar na posição errada e com os pontos de fixação do feixe em alturas diferentes... ai o que acontece... para o mesmo deslocamento do feixe o curso vertical vai ser menor (e o horizontal maior)... tente imaginar ou desenhar uma suspensão com jumelo realmente grande... algo 50 a 100 cm (isso mesmo 1 metrinho...) fica mais fácil de entender...

Quer um exemplo radical... e se o jumelo for tão grande que o feixe fique em pé (90 graus da posição original)... o que acontece... o feixe pode trabalhar muito que praticamente a suspensão não trabalha na vertical... só na horizontal...

O problema é a torção...

Um Jumelo Grande pode permitir uma torção do feixe que um Jumelo menor não permite...com inúmeras conseqüências...
Isso deixa o eixo mais "bobo" lateralmente.
Força o pino ou parafuso de fixação da outra extremidade.
Quebra do feixe por torção... etc...

[]'s

Eugênio

Cícero Franco
15/12/2003, 14:18
SE quiser levantar o veículo, use pneus maiores e, se for o caso, SPOA

Paulo Rodrigues de Souza
15/12/2003, 15:01
essa quebra de feixe por torção ocorre com frequencia?...e pelo jeito eu vou perder bastante em estabilidade, certo?

efmir
30/12/2003, 08:48
O problema do jumelo, acho q já tá respondido, né? A solução neste caso é SPOA - esta solução é tão boa q todas Cherokee já são assim de fábrica (pode conferir).

Arqueamento de mola: o problema não é visível, o q acontece é q o material da mola perde completamente suas propriedades físicas (coeficiente de elasticidade, etc.). Eu tinha dois Willys, um arqueado e outro não. Andando em um e depois em outro dava para sentir nítidamente a diferença: arquear DESTRÓI as molas (pode-se dizer q viram pedaços de ferro comum...).

[]'s,
Eduardo Furlan
http://caminho4x4.com

Joselito
30/12/2003, 09:35
As molas do meu jeep estavam ariadas tambem.... primeiro sugeriram que eu mandasse rebate-las (arquer) mas ai meu mecanico recomendeu que eu adaptasse molas esperiais em cima do feixe de molas... fiz isto é ficou muito bom... as proprias molas arquearam o feixe, agora só vou ter que tirar algumas das molas do feixe para que ele não fique tão "saltador"... meu mecanico fez isto no jeep dele tambem das 10 laminhas trou 05 e ficou muito bom.. estabilidade exclente... :D

Sandro Tannuri
30/12/2003, 11:33
As molas do meu jeep estavam ariadas tambem.... primeiro sugeriram que eu mandasse rebate-las (arquer) mas ai meu mecanico recomendeu que eu adaptasse molas esperiais em cima do feixe de molas... fiz isto é ficou muito bom... as proprias molas arquearam o feixe, agora só vou ter que tirar algumas das molas do feixe para que ele não fique tão "saltador"... meu mecanico fez isto no jeep dele tambem das 10 laminhas tirou 05 e ficou muito bom.. estabilidade exclente...

Eu não faria isto de jeito nenhum.
Os feixes de mola tem duas funções, a primeira é obvia e todo mundo entende que é de suspender( por isso suspensão) o peso do Jeep, a segunda é a de "localizar" (manter em local determinado) o eixo do Jeep.
Num 4x4 com molas helicoidais existem links que fazem o serviço de localizar o eixo enquanto as molas somente suspendem o peso podendo então ser mais moles.
No caso de feixe podemos tirar laminas para deixar ele mais macio mas temos que colocar algo para manter o eixo no lugar e principalmente sem girar em torno de si mesmo, já que as molas com menos laminas não serão suficientes para a tarefa.
Ai é que entra as barras de tração ja discutidas aqui.

Abraços,

Joselito
30/12/2003, 12:34
Blz. Sandro...???? Valeu pelo conselho.... afinal de contas você que vive no meio Off Road com certeza sabe e conhece o que é bom ou não....

O que você acha que seria a solução já que arquear as molas (ou rebater) não seria uma boa, e como coloquei as molas por cima do feixe de molas para deixar ele mais macio... :oops:

Outra coisa.... Você vai participar do Transparaná...??? :D

Valeu... obrigado...

Mauro B.
06/01/2004, 13:51
... meu mecanico fez isto no jeep dele tambem das 10 laminhas tirou 05 e ficou muito bom... :D
Olá Joselito !!! :D

De acordo com o que o Sandro falou, eu tbm acho que 05 lâminas é demais! Se vc quer retirar lâminas, retire apenas aquelas pequeninas, acho que são duas (ou no máximo três). Essas lâminas são aquelas que ficam antes da primeira lâmina que tem os grampinhos em "U" em suas pontas. Não retire esta que tem os grampinhos em "U"
Se vc quer deixar seu jipe mais macio mesmo, coloque tiras de radiografia (ou outro material resistente) entre cada lâmina do feixe, tudo com graxa em cada camada. Meu amigo, meu jipe ficou outra coisa. Não achei ainda outro cj com feixes originais mais macio que o meu!!! Éverdade. Vá ao tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=515 que lá se explica melhor!!! :wink:

Mesmo assim, caso vc queira retirar mais lâminas do feixe, vc deverá instalar uma ou duas barras anti-torção, para evitar que o eixo gire (assim como disse o Sandro), e tbm seria uma boa uma boa a instalação de uma barra panhard, para segurar o eixo lateralmemte, evitando que esse trabalho seja feito pelo feixe, que ficará fraco. :P

[]'s

Sandro Tannuri
06/01/2004, 15:03
Blz. Sandro...???? Valeu pelo conselho.... afinal de contas você que vive no meio Off Road com certeza sabe e conhece o que é bom ou não....

O que você acha que seria a solução já que arquear as molas (ou rebater) não seria uma boa, e como coloquei as molas por cima do feixe de molas para deixar ele mais macio...

Outra coisa.... Você vai participar do Transparaná...???

Desculpe a demora em responder, eu não arquearia as molas se fosse voce pois elas vão ceder rapidamente, é como fazer a barba, quanto mais voce corta mais ela cresce.
Não vou participar do Transparana, ja fiz alguns raids mas não tenho mais paciência.

...e tbm seria uma boa uma boa a instalação de uma barra panhard, para segurar o eixo lateralmemte, evitando que esse trabalho seja feito pelo feixe, que ficará fraco.

Valeu Mauro, esqueci de mencionar a panhard que sem duvida é muito importante para quem usa feixe macio demais.

Abraços,

Joselito
06/01/2004, 15:29
Valeu novamente pessoal pelas dicas.....

Como sou iniciante no ramo, as coisas as vezes são complicadas para mim, minha experiencia até agora se resumia a participar do 3º Transparaná/1997 como navegador (sem navegar direito) então já viu né.

Agora que adquiri o Bender é que comecei a me aventurar com o pessoal por ai... então qualquer dica é muito bem vinda.... valeu...

Encaminho fotos de uma trilha que fizemos com os jeep da forma que falei para vocês... o meu com as 10 molas do feixe e mais a mola em espeiral e o meu mecanico com o dele... sem 05 molas.... mas o dele é bruto.... esta com motor AP 2000, caixa C10 e Direção hidraulica... o dele esta com as luzes acessas

Sds a todos

Mauro B.
06/01/2004, 17:20
... o meu com as 10 molas do feixe e mais a mola em espeiral
Fala Joselito !!! :D

Cara, que mola espiral (helicoidal) vc colocou na sua suspensão??? As da frente e de trás são iguais??? Vc tem fotos???

[]'s curiosos...

Joselito
06/01/2004, 18:19
Coloquei as molas do Opala... conforme o jogo... dianteiras e traseiras.... vou provicenciar as fotos e ai encaminho para vocês.... só não sei que padrão sãs as fotos para colocar aqui.. tentei colocar as fotos da trilha e não deu certo... nem no album pessoal... sabe me dizer...

Sds... :D

Eduardo Chaves
06/01/2004, 19:29
Joselito,

O problema das fotos pode ser em função do tamanho, utilize o software IrfanView, disponível em Downloads para alterará-las... :wink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=164

[]'s...

Mauro B.
06/01/2004, 20:38
.... só não sei que padrão sãs as fotos para colocar aqui.. tentei colocar as fotos da trilha e não deu certo... nem no album pessoal... sabe me dizer...
Aee Joselito !!! :D

Coloque-as no formato ".jpg", e o tamanho não pode ultrapassar 640x480 pixels, senão a foto não é aceita. Tente colocar fotos com boa definição e que sejam grandes! :wink: Procure não colocar fotos de baboseiras!...e tbm não demora que eu quero ver logo!!! heheheh!!!! :lol:

[]'s

Joselito
07/01/2004, 06:55
:D

Ai valeu a dicas.. agora vou tentar incluir as fotos no meu album... ainda fico te devendo as fotos das molas... mas logo logo estará lá tambem... já tirei elas.. agora é só terminar o filme e revelar.. blz...

sds... :P

Joselito
07/01/2004, 07:07
Vejam ai as fotos da trilha feita dia 04/01 com as maquinas nas configurações ja citadas.... o de luz acessa inclusive como disse sem parte do feixe de molas e com molas helicoidais...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=686

marcelo nunes
15/01/2004, 00:36
Aí pessoal, sou novo aqui. Meu CJ-5 79 está comigo a 11 anos e os feixes cansaram e "encostaram". quero dar uma levantada no bicho e reduzir a dureza ao rodar na cidade (costela de vaca no barro é diversão, no asfalto é duro demais). Estive na ABC OffRoad em São Caetano, falando em fazer SPOA e o pessoal de lá disse que é fria, que aderna muito, perde estabilidade e tal. Me aconselharam a arquear, se for o caso trocar as molas e colocar jumelos pouca coisa maiores, daqueles reguláveis, ou seja, exatamente o contrário de tudo que vcs disseram aqui. O que é que faço agora?? :roll:

monge
15/01/2004, 01:02
Fala Gente.... :D

NÃO ARQUEIA... vai gastar dinheiro a toa... :? :cry: :oops: :(

o máximo que vc pode fazer sem alterar muito é colocar feixes NOVOS, buchas e TALVEZ os jumelos UM pouco maiores.... e OLHE LÁ :shock: :D :D :D :D :D

Qualquer tentativa de melhorar seus feixes arqueando, vai ser apenas dinheiro jogado fora...

Agora se está sobrando.... aqui na minha região os moleiros cobram em torno de 40 reais por feixe... isso sem contar com trocas de laminas quebradas, buchas, e eu levando os feixes DESMONTADOS.... :shock: :x :D

[]'s
Eugênio

Pedro Bachir
15/01/2004, 01:36
E ae Monge??? :)

Pô, ai ta caro mesmo em?!?!? :shock:

Aqui em Lavras tão cobrando 25, 30 lts por feixe!!!

flw :)

monge
15/01/2004, 02:22
Isso pq o moleiro que faz estes serviços aqui, de tanto ver jeep da gente indo lá na mecanica dele, resolveu comprar um pra ele... aliás... 2 :D

Quando ele comprou os jeeps, achei que ele ia aderir ao nosso estilo... :)

há... só serviu pra ele triplicar os preços... :x

Ele é torneiro também, hoje eu estive lá e ele estava fazendo espaçadores de roda pra ele. Sabe quanto ele me pediu nos espaçadores?

500 reais... e a cara dele nem ficou vermelha... :shock: :D

O cara é muito gente boa, tá empolgado com o jeep, não com trilhas... ele fez uma trilha comigo uma vez e sujou a capota do jeep dele.. ele simplesmente disse que nunca mais entra no barro... dá trabalho pra lavar depois... :roll: :roll: :roll:

Olha o que eu tenho que escutar.... :roll: :roll: :roll:

[]'s

Eugênio

marcelo nunes
19/01/2004, 22:00
Seguindo os conselhos dos mestres, optei pela colocação de 4 feixes zero bala, com amortecedores de Toyota. Fica pronto amanhã. Se eu ainda achar baixo, vai tomar um SPOA...

monge
20/01/2004, 00:16
Fala Gente.... :D

Marcelo, coloca amortecedores do 608. :D Ou os traseiros da Ranger 4x2 :D

Os da toyota ficam muito duros. :shock: :( :D

[]'s

Eugênio

Alemão
20/01/2004, 08:44
Fala ae pessoal..... blz....

Eu to querendo colocar o feixe de molas da toyota.... fica muito melhor..... na Molas FF eles vendem o kit completo para adaptar no Jeep... e coloca tb os amortecedores da Ranger antiga...... fica muito bom.....

[]'s.....

marcelo nunes
20/01/2004, 15:31
Olha que até que ficou bom!!
Não ficou duro e, apesar de ser um feixe original com jumelos originais, só amortecedor de Toyota, ficou com uma altura até que razoável porque meus pneus são 750x16 e na buraqueira daqui de Santo André o carro não está judiando da hérnia de disco e nem a patroa veio batendo manteiga.
Quanto a dureza, num carro com o peso de um Jeep, os amortecedores não seriam tão determinantes (até certo limite, é claro, se forem duros DEMAIS começam a influir), o principal é a constante equivalente dos feixes mesmo.
Os amortecedores mais robustos me pareceram ajudar um pouco no conforto no asfalto irregular, o jipe não ficou balançando, nem pulando
Na terra deve ficar melhor (buracos são mais macios na terra do que no asfalto...).

David Nobre
15/04/2019, 16:38
SE quiser levantar o veículo, use pneus maiores e, se for o caso, SPOA

O que seria SPOA?

Sydney66
15/04/2019, 19:01
David;
É montar o feixe de molas acima do eixo do diferencial e não abaixo como é convencional, mas deve-se fazer os assentos no eixo para que as molas não "corram" sobre ele.
É um termo em inglês, SPOA (SPRING OVER AXLE), montar sobre o eixo, ok?
Abraços.