Ver Versão Completa : Adaptação do freio de mão para quem troca caixa seca por sincronizada.
fabiano r
30/10/2013, 13:18
Boa tarde! Recentemente troquei meu cambio seco por um sincronizado e aproveitei para adaptar um freio de mão, após testes o freio ficou bem funcional e confiável, posto aqui as fotos para quem tiver interesse.
Peças usadas:
Alavanca e aste do freio original (antigo)
Panela de freio do Fiat uno (quase de graça no ferro velho).
fabiano r
30/10/2013, 13:26
437306 437307 437308
437309 437310 437311 437312 437313
fabiano r
30/10/2013, 13:34
Tive dois problemas após a instalação:
Primeiro: a aste da panela onde puxa para acionar o freio era muito fraca e entortava com facilidade e para solucionar foi cortado um pedaço de chapa grossa e substituido a original (aparece na penultima foto lá no fundo)
Segundo: os patins atravessavam dai foi fixado com um parafuso dentro da panela (não tenho fotos mas é simples de resolver basta abrir a panela e verificar se os patins não estão firmes no lugar e caso necessite colocar um parafuso para limitar o movimento lateral).
Já testei o freio em descidas muito íngremes e segura mesmo só desce arrastado.
o custo total foi de R$ 90,00 o mais caro foi o serviço de torno o qual foi necessário para abrir a panela e fazer a furação ondem vai o cardá fixado.
Carlo Pecca
30/10/2013, 17:05
Rapas, ta melhor que a encomenda!
Parabéns pela ideia e montagem do sistema, ficou DEZ!
Glauco mendes
30/10/2013, 17:28
Bem bolado parabéns....
Sergioporto
30/10/2013, 17:50
Bem bolado parabéns....
Um amigo meu colocou freio de mão do caminhão Ford 46 ,com cinta por fora do tambor,idêntico ao freio de mão da caixa seca.
O bicho segura mesmo ,mandou colocar um lona especial na cinta e não tem incomodarão. Tour procurando em ferro velho,a hora que achar faço igual.
fabiano r
31/10/2013, 07:30
Obrigado Carlo e Glauco, Sergio tem várias maneiras de adaptar eu fui pela mais simples e barata e funcional, eu não tinha freio de mão para paradas rápidas tinha aquele freio que usa um registro no cano do liquido de freio dai pisa no freio e fecha mas ele segurava por algumas horas e ia perdendo a pressão, agora posso deixar na maior ladeira puxo o freio de mão e deixo em ponto morto para ver e a band nem se mexe.
hercilio.neto
31/10/2013, 08:28
Bacana, heim Fabiano.
A gente vai pensando e as ideias vão surgindo.
Parabéns.
fabiano r
31/10/2013, 08:58
Bacana, heim Fabiano.
A gente vai pensando e as ideias vão surgindo.
Parabéns.
Obrigado Hercilio! O que falta é grana para tanta idéia rsrsr hoje ou amanhã vou adaptar uma barra estabilizadora na traseira pois dianteira não encontrei nada que poderia dar certo lá no ferro velho, vou usar a barra do del rey pois ela tem um formato de "U" no meio e como uso o eixo com diferencial centralizado vai dar certinho, assim que estiver pronto posto fotos e os detalhes naquele tópico sobre barra estabilizadora.
Abraço!