PDA

Ver Versão Completa : Semi eixos flutuantes para Ranger, S10, Cherokee entre outros.



Renato Fraga
30/10/2013, 11:07
Olá amigos, estou tentando dar andamento em um projeto para instalar semieixos flutuantes em meu carro, que usa um eixo dana 44 e tem a furação 5x4,5.

Não encontrei ainda nenhum kit no mercado, entretanto estou com uma idéia e preciso de ajuda.

Quem souber de um cubo dianteiro da F4000 4x2, dessas mais modernas, com a cabine igual da F250, para vender, mesmo que seja usado, eu preciso para tirar medidas e criar uma flange.

A idéia consiste em adaptar uma flange entre o eixo e esse cubo, e por fora dele, prender a tulipa do semi eixo flutuante, que poderá ser usado o do Troller, haja vista que várias empresas comercializam semi eixos reforçados para ele, e todos 30 estrias.

O porque do cubo da f4000??? porque é parrudo. Minha idéia inicial era usar um cubo igual ao dianteiro da Ranger, mas temo que não suporte o serviço.

MAs da F4000 4x2??? sim, entendam que essa peça receberá algum trabalho de usinagem para poder ser adaptada ao kit.

Usando o mesmo princípio, poderemos aplicar a qualquer carro que tenha semi eixos semi flutuantes com furação de diâmetro pequeno.

Adiantando, um único inconveniente e que a bitola do eixo vai aumentar em cerda de 3 polegadas, o que é bem vindo para quem usa ou deseja usar alargadores, porém agora sem danificar o rolamento.


Abraços a todos e aguardo qualquer tipo de manifestação.

Casa da transmissão4x4
30/10/2013, 13:43
Renato, acho que o rolamento da ranger 4x4 2001... em diante aguenta bem o tranco, acho ele bem parrudo e ainda e duplo.

Renato Fraga
30/10/2013, 13:54
Só que ele depende do semi eixo para permanecer montado. Diante disso, seria necessário confeccionar um semi eixo exclusivo par ao kit o que na minha idéia dificulta e encarece o procedimento. Outro detalhe é que dependendo de onde o semi eixo quebrar, o cubo pode desmontar soltando a roda
Pensei em usar os cubos que vinham nas rangers que usavam rodas livres, mas tá difícil de encontrar e continuo achando fracos.

Entendamos que na dianteira, ele tem uma tarefa mais fácil, pois quando está "tracionando" está em 4x4 dividindo portanto a tarefa. Já receber a força no entalhado o tempo todo acredito que que é bem mais fácil de estourar !!!

xicoffck
30/10/2013, 18:51
Fala Renato!

cara não seria possivel adaptar os cubos e mangas reforçados fabricados para os d44 de jeep e rural?
só mudando a furação do cubo para a mesma furação da dakota? e para ajustar os semi eixos usar aqueles espaçadores que se usa entre a manga de eixo e o eixo?

ou até mesmo usar esse espaçador para adaptar a furação da manga que se usa nos d44 willys para a furação da dakota...


posso estar falando besteira, mas acho que seria viavel essa adaptação com um kit praticamente plug and play, o que precisaria adaptar seria "apenas" o espaçador entre eixo e manga, ou entre semi eixo e cubo...

abs

Renato Fraga
31/10/2013, 10:00
Impossível se desejar manter a mesma furação. O diâmetro do cubo é muito grande e não cabe entre os furos das rodas !!!!

xicoffck
04/11/2013, 15:12
ah entendi... boa sorte na empreitada...