PDA

Ver Versão Completa : Trilha Sul da Bahia



cemaciel
11/11/2005, 14:38
Pessoal, estou querendo fazer a travessia Cumuruxatiba-Trancoso com meu Samurai em dezembro. Alguém poderia de dar informações ou de repente um arquivo GPS contendo a rota?

Abraços,
Carlos

mir000
28/11/2005, 12:55
Também gostaria de dicas de passeios e lugares legais no sul da Bahia...

No meu caso estou pensando em ficar uns dias em Itaúnas (norte do ES) e uns dias em Mucuri...

Alguma dica???

[s]

cemaciel
28/11/2005, 18:32
Rafael,
conheço bem a região por estradas normais. Só conheço as estradas de terra de Prado a Cumu, que no período de chuvas garantem uma diversão que só elas. Se quiser alguma dica, mande um post.

Abraços,
Carlos

wagnerf
28/11/2005, 21:39
Vou estar em arraial para virada do ano, se bater datas posso ir também, quem sabe sai uma turma para um passeio no sul da bahia, estarei la do dia 27/12 há 03/01.

wagnerf
28/11/2005, 21:44
Andei lendo algo arrespeito e me parece que num ta dando para passar no parque do descobrimento, la só de bike e moto, por motivos de permissão e de um rio que agora não me lembro o nome que num da para passar, sendo assim ele tem de ser contornado. mas tenho aqui uma revista falando a respeito vou procurar e passo a informação correta.

cemaciel
29/11/2005, 18:10
Wagner, te agradeceria muito se conseguisse essa informação. Estarei lá de 25/12 a 07/01. Como estarei sozinho com o meu filho, tenho que coletar a maior quantidade possível de informações pra passar o mínimo de aperto.
Com certeza estou disposto a fazer uma trilha juntos, se alguém mais animar. Essa região de Arraial dizem que tem umas muito boas. Ano passado estive em Trancoso e peguei algumas estradas de terra com o Pálio :lol: que estavam ótimas.

Abraços,
Carlos

wagnerf
30/11/2005, 16:47
Cemaciel
Achei a revista é uma 4R picape vou escanear e colocar aqui.

cemaciel
01/12/2005, 12:47
Valeu Wagner! Estou aguardando ansioso!
Abraços,
Carlos

wagnerf
01/12/2005, 20:56
Cemaciel, la vai as imagens espero que tenha ficado bom pois tive de abaixar muito a resolução, ABS

wagnerf
01/12/2005, 21:11
Continuação....

cemaciel
02/12/2005, 10:35
Wagner,

nem sei como te agradecer, cara. Valeu mesmo!

Grande abraço,
Carlos

wagnerf
02/12/2005, 12:18
Carlos, falou precisando tamos ai. depois posta qual vai ser sua programação de viagem, para ver se da para combinar algo.

cemaciel
04/12/2005, 17:09
Wagner,

saio no dia 25/12 e planejo chegar a Prado no final da tarde. Depois, devo ir a Barra do Cahy primeiro, pra sentir primeiro a estrada e as dificuldades. Depois volto a Prado e devo ir direto em outro dia direto pra Caraíva e Trancoso. Me dê um toque se estiver a fim.

Abraços,
Carlos

lg_gustavo
09/12/2005, 22:42
Passei o fim de ano lá... show de bola.
Se fosse voltar para lá levaria um GPS e iria de pneus AT. 8)


http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6327

cemaciel
12/12/2005, 09:43
Pois é ... é exatamente como estarei: de GPS na mão e AT nas quatro rodas. Se alguém quiser, nos encontramos lá.
Abraços,
Carlos

Oller
09/01/2006, 10:21
Pessoal, sou mais um pra engrossar a lista dos que vão para o litoral da Bahia !!! :D

Já peguei as dicas de vocês, o que ajudou pra traçar o roteiro inicialmente. :concordo: Agora, com as idéias um pouco mais amadurecidas, queria mais alguma ajuda...

Saio dia 04/02/2006 de SP/SP, voltando dia 26, fazendo o seguinte roteiro:
- Buzios
- Cumuruxatiba - Prado - Ponta do Corumbaú
- Praia do Espelho - Curuípe
- Itacaré
- Barra Grande - Península do Maraú - Ilha de Boipeba - Taipús de Fora
- Ilhéus
- Praia do Forte

Qq dica é valida. Acabei de comprar um GPS Garmin MAP60C. Ainda sou quase analfabeto em GPS. :oops: Instalei os programas básicos no micro e consegui fazer up/dowload de tracks.
Se alguém tiver tracklogs da região, agradeço muito !!!! :concordo: :concordo:

Estou levando PY também. Alguma frequencia em especial para contatar alguém pela região :?:

Reservei pousada só no primeiro e último destino: Buzios e Praia do Forte. O resto vamos vendo dependendo o quanto quisermos ficar em cada lugar.

Dicas do que levar, para o carro e para mim e minha namorada, cuidados, etc também são bem-vindas.

Cemaciel, acredito que a essa hora vc já deve ter voltado da sua viagem, não ? Ou decidiu ficar por lá mesmo (estou com medo que isso aconteça comigo) :mrgreen: 8) Vc tem tracklogs ?

Abraços a todos

cemaciel
09/01/2006, 10:39
Retornei de lá no sábado. Seguem minhas dicas:

1 - Cuidado com o trecho BH-Ipatinga. O asfalto está sendo reformado e há paradas ao longo de todo o caminho.
2 - Cuidado com o trecho Gov. Valadares-Teófilo Otoni. Esse trecho da 116 só tem buraco. O restante do trajeto BH-Prado tá até legal.

Eu fiquei em Prado e de lá fui até Barra do Cahi, Ponta Corumbau, Caraíva, Praia do Espelho, Curuípe e Trancoso.

Tenho todo esse trajeto em GPS, se você quiser. As estradas de terra de Prado até Ponta Corumbau estão ótimas, cheias de lama e buracos. Muitos carros 4X2 fazendo o percurso tb. Depois vou postar algumas fotos.

De Corumbau até Caraíva, não há como fazer o trajeto via off-road, pois vc teria que passar por dentro do Parque do Monte Pascoal, e os índios não permitem. Daí, o melhor trajeto é seguir de Prado até Itamaraju, pegar a 101 e entrar em Monte Pascoal. Dá uns 40 km em estrada de terra (muita lama) até Caraíva.

De Caraíva até Curuípe e Espelho, mais uns 20 km de estrada de lama (rsrsrs). Mas vale a pena demais. O trecho é até bem sinalizado, não tem erro. Levei o GPS por precaução, mas nem era preciso.

De Espelho até Trancoso, mais uns 15 km de muita lama, num trecho nem tão bem sinalizado. Tive que parar pra perguntar. Mas normalmente é só seguir o fluxo de veículos.

Se quiser mais detalhes, mande nova mensagem.

Abraços,
Carlos

Oller
09/01/2006, 11:00
E aí Carlos, curtiu muito a viagem ? O negócio por lá é bonito mesmo ??

Muito boas suas informações !! Obrigado :palmas:

Quanto a MG, na verdade não vou passar por lá (fico devendo uma visita pra tua terra :D ). Vou fazer SP/RJ/ES/BA.

Barra do Cahi, Caraíva e Trancoso, valem a pena ? Não estão no meu roteiro, mas se tiver algo muito legal lá, posso incluir. Só não sei quanto a Trancoso, pois estarei nessa região cerca de 1 semana antes do Carnaval, e tudo que não quero é pegar agitação, balada :roll: Mas de qq forma, gostaria de saber sobre estes lugares.

Monte Pascoal é onde fica o "Parque do Descobrimento" ? Vc foi, vale a pena ?

Se vc puder me passar seus tracklogs, meu e-mail é troller2005@yahoo.com.br

E posta tuas fotos hein ! 8)

Abraços

cemaciel
09/01/2006, 13:44
Marcelo,
esse trajeto vale muito a pena sim. Se pudesse te resumir os lugares que vc não poderia perder, te daria o seguinte roteiro: Corumbau, Caraíva, Curuípe, Praia do Espelho e Trancoso.

Curuípe e Espelho são bem próximas de Trancoso, portanto vale a pena visitar Trancoso nem que seja pra tirar uma foto no Quadrado. Essas 2 praias foram escolhidas pelo Guia 4 Rodas como 2 das 7 melhores do Brasil. E realmente são. As coisas são meio caras, mas o lugar compensa. Piscinas naturais e falésias. Não deixe de ir. São as melhores praias da Bahia, segundo o Guia.

Não se preocupe pq Trancoso só tem badalação se vc quiser. Eu fui lá com meu filho apenas e deu pra curtirmos bastante sem badalação. Caraíva é a mesma coisa. Lá é famoso pelo forró, mas eu nem cheguei perto das casas.

Quanto ao parque, não cheguei a ir, mas vc passará, via 101, em frente à entrada dele. Dizem que é muito bonito, mas não tem muita estrutura de turismo. São os próprios índios pataxós quem coordenam as visitas. Dizem que tem uma trilha muito bonita (a pé) que vc faz com os próprios guias.

Quando eu chegar em casa te mando o meu arquivo .gtm

Abraços,
Carlos

MarcioSantos
09/01/2006, 14:41
Marcelo,
esse trajeto vale muito a pena sim. Se pudesse te resumir os lugares que vc não poderia perder, te daria o seguinte roteiro: Corumbau, Caraíva, Curuípe, Praia do Espelho e Trancoso.

Curuípe e Espelho são bem próximas de Trancoso, portanto vale a pena visitar Trancoso nem que seja pra tirar uma foto no Quadrado. Essas 2 praias foram escolhidas pelo Guia 4 Rodas como 2 das 7 melhores do Brasil. E realmente são. As coisas são meio caras, mas o lugar compensa. Piscinas naturais e falésias. Não deixe de ir. São as melhores praias da Bahia, segundo o Guia.

Não se preocupe pq Trancoso só tem badalação se vc quiser. Eu fui lá com meu filho apenas e deu pra curtirmos bastante sem badalação. Caraíva é a mesma coisa. Lá é famoso pelo forró, mas eu nem cheguei perto das casas.

Quanto ao parque, não cheguei a ir, mas vc passará, via 101, em frente à entrada dele. Dizem que é muito bonito, mas não tem muita estrutura de turismo. São os próprios índios pataxós quem coordenam as visitas. Dizem que tem uma trilha muito bonita (a pé) que vc faz com os próprios guias.

Quando eu chegar em casa te mando o meu arquivo .gtm

Abraços,
Carlos


Aproveitando a ultima mensagem, fiz esse trajeto (Prado - Até Porto Seguro) pelas praias, subi nesse monte pascoal e sinceramente não achei nada de interessante, pois alem de pagar 5 por pessoa, paga-se mais 5 reais pelo guia que não é necessario, pois é uma trilha unica , e o pior, é que quando chega lá em cima, a visao não é boa, pois é meio "mata fechada", voce nao consegue ter uma visao geral (as arvores atrapalham muito), e mas um detalhe, a subida leva de 1 a 1:30, e a subida é fortissima, até hoje foi a pior subida que eu peguei, se chegasse lá em cima e tivesse uma visao legal, tudo bem, porem achei que nao valeu a pena.

Agora sobre Prado - Corumbau - Cumuruxatiba - Praia do Moreira - Trancoso - Arraial d' Ajuda - Praia do Espelho sao lugares muito bonito, pra quem tem 4x4 é uma maravilha. Quem quiser maiores informacoes é só mandar mensagem.


Detalhes da Viagem:

1 semana (só tinha esse tempo)
Saida SP - Destino - Prado (depois rodei mil kms lá na Bahia)
Veiculo: L200

Oller
09/01/2006, 15:11
Marcio, bom saber que esse Monte Pascoal não vale tanto a pena. Na verdade eu já não tava muito a fim de ir, por questão de prioridades, mas tava com medo de perder um lugar duka. Valeu :concordo:

Vc fez o mesmo trajeto que eu vou fazer, partindo de SP. Se vc souber as estradas/caminhos que vc fez para cada um desses lugares, agradeço. Se tiver tracklog então... :wink:

Carlos, bom saber sobre Trancoso :pensativo: Se é tão perto assim, e tranquilo, vou incluir no roteiro. Aguardo ansioso seu .gtm. Brigadão :concordo:

[]s em ritmo de viagem :dance:

cemaciel
09/01/2006, 15:51
Marcelo, vou colocar 2 fotos pra que vc tire suas próprias conclusões sobre a visita às cidades. Essas fotos foram tiradas ano passado. Hoje a noite descarrego as fotos desse ano e depois mando.

Abraços,
Carlos

MarcioSantos
10/01/2006, 09:23
Marcio, bom saber que esse Monte Pascoal não vale tanto a pena. Na verdade eu já não tava muito a fim de ir, por questão de prioridades, mas tava com medo de perder um lugar duka. Valeu :concordo:

Vc fez o mesmo trajeto que eu vou fazer, partindo de SP. Se vc souber as estradas/caminhos que vc fez para cada um desses lugares, agradeço. Se tiver tracklog então... :wink:

Carlos, bom saber sobre Trancoso :pensativo: Se é tão perto assim, e tranquilo, vou incluir no roteiro. Aguardo ansioso seu .gtm. Brigadão :concordo:

[]s em ritmo de viagem :dance:


Eu fiz o seguinte trajeto.

Inicio: Sabado 17/12/2005
Sabado: 6:00 posto em mairipora, depois parei em BH pra abastecer e almocar, depois fui tocando direto até nanuque (ultima cidade em MG), fiquei em um hotel legalzinho (50 R$ 3 pessoas).
Detalhe importantissimo: antes de chegar em Nanuque (acho que uns 200km 150km - nao lembro o lugar exato) tem um trecho HORRIVEL, mas digo horrivel mesmo, estava mantendo o ritmo de 110km/hora (porque quando chega a noite é impossivel andar mais que isso com seguranca, pois é pista unica e os caminhos passam muito perto) quando uma carreta no sentido contratio começou a piscar os farois sem parar, quando eu tirei o pé pra pode freiar, veio o pior, um PUTA buraco, nesse trecho, é uns 10 km com velocidade de 20 a 40 por hora, o caminhao estava avisando que teria muitos buracos, após passar esse primeiro buraco, vi mais ou menos 20 carros menores (vectra, golf, parati, gol) tudo parado, pois estavam danificados , e muitos com os dois pneus, pois os buracos sao enormes (eu só nao fiquei porque a L200 tem um pneu maior, mas tb deu uma boa batida no buraco). Mas o melhor é que é um trecho realmente pequeno (10km eu acho), depois é tranquilo até a Bahia

Domingo, rodei das 9:00 até 11:00, quando cheguei em alcobaça.

Durante essa semana eu rodei mais ou menos 1300 km por lá, eu levei um GPS, porem era de um amigo meu e o tracklog eu nao gravei, eu devo ter em casa um arquivo que eu baixei com os principais pontos de la, foi bem bacana mesmo, se puder, me manda uma mensagem (marcio_a_santos@yahoo.com) que eu mando pra voce.

Sobre a estrada, fui daqui até a Bahia sem pedagios, porem depois de Belo Horizonte tem duas praças que logo logo estarão funcionando, trecho ruim somente o que eu comentei acima, o resto esta, pra mim, muito bom (pois leva-se em conta que nao tem pedagio, uma boa economia) a pista depois de BH é sem divisao, ou seja, pista unica e divido por uma faixinha no meio, é só ter cuidado e sempre esperto pra ver se nenhum carro vai fazer uma ultrapassagem indevida.

Outro detalhe foi a qtd de caminhoes tombados que eu encontrei durante a viagem, sem brincadeira, uns 10 caminhos tombados, a maioria carreta grande. carros pequenos encontrei na volta tb, mas estavam caidos no "meio fio", se dirigir com cuidado nao tem perigo, fui com o meu pai e a minha namorada, quando dava eu andava a 130, quando eu percebia situacao de perigo reduzia pra 80 60 o que dava, porem posso dizer que 70% do trajeto de 3000 e poucos kms rodado entre sp e bh , foi a 130 por hora.

Qualquer coisa estamos ai... :concordo:

wagnerf
10/01/2006, 14:27
Boa tarde a todos, retornei também do sul da Bahia no final de semana, só que rodei pouco lá pois fui para ficar em Arraial D`Ajuda, mas rodei por Caraiva, Espelho, Trancoso, Cabralha, etc sempre que possivel tiro ferias naquela região, e para que esta querendo ir, com certeza vai conhecer prais fantasticas, Lembrando que a praia do Espelho fica mais bonita ainda nas noites de lua cheia aonde ela faz jus ao nome, e a praia de pitinga em Arraial também deve ser conhecida principalmente na enceado do rio, tenho algumas fotos vou postar depois

MarcioSantos
10/01/2006, 19:25
Marcio, bom saber que esse Monte Pascoal não vale tanto a pena. Na verdade eu já não tava muito a fim de ir, por questão de prioridades, mas tava com medo de perder um lugar duka. Valeu :concordo:

Vc fez o mesmo trajeto que eu vou fazer, partindo de SP. Se vc souber as estradas/caminhos que vc fez para cada um desses lugares, agradeço. Se tiver tracklog então... :wink:

Carlos, bom saber sobre Trancoso :pensativo: Se é tão perto assim, e tranquilo, vou incluir no roteiro. Aguardo ansioso seu .gtm. Brigadão :concordo:

[]s em ritmo de viagem :dance:

MarcioSantos
10/01/2006, 19:29
Marcio, bom saber que esse Monte Pascoal não vale tanto a pena. Na verdade eu já não tava muito a fim de ir, por questão de prioridades, mas tava com medo de perder um lugar duka. Valeu :concordo:

Vc fez o mesmo trajeto que eu vou fazer, partindo de SP. Se vc souber as estradas/caminhos que vc fez para cada um desses lugares, agradeço. Se tiver tracklog então... :wink:

Carlos, bom saber sobre Trancoso :pensativo: Se é tão perto assim, e tranquilo, vou incluir no roteiro. Aguardo ansioso seu .gtm. Brigadão :concordo:

[]s em ritmo de viagem :dance:

MarcioSantos
10/01/2006, 19:30
Espero que a galera goste.

Oller
11/01/2006, 10:08
Espero que a galera goste.

Gostar ??? :shock: :shock: :shock: :lol: :lol:

Praias paradisíacas, junto com uma trilhazinha básica... Que mais posso querer ??? :lol: :lol: :lol: 8)

[]s

MarcioSantos
11/01/2006, 13:01
Quando que voce vai pra lá Marcelo?

Oller
11/01/2006, 13:40
Quando que voce vai pra lá Marcelo?

Dia 04/02 parto de SP

Eriksom Teixeira Lima
12/01/2006, 16:02
Saio dia 04/02/2006 de SP/SP, voltando dia 26, fazendo o seguinte roteiro:
- Buzios
- Cumuruxatiba - Prado - Ponta do Corumbaú
- Praia do Espelho - Curuípe
- Itacaré
- Barra Grande - Península do Maraú - Ilha de Boipeba - Taipús de Fora
- Ilhéus
- Praia do Forte



Oller,

Eu acho que é muito roteiro para poucos dias. Com exceção de Ilhéus (que eu não gostei) todos os lugares valem a pena. Passo uma avaliação inicial, se quiser, escrevo mais depois

Sou de SP, mas moro no Rio há 21 anos. Buzios é lugar que se odeia em dois dias, ou se passa 1 semana. Está a 1 dia do Rio.

De Cumuruxatiba a Corumbau tem coisas interessantes, e você gastaria uns 3 dias para ver com calma. Se resolver incluir Prado, mais um dia. Mergulhar em Abrolhos, outro dia. Conte 1 dia de deslocamento de Buzios até Cumuru.

Sair de Corumbau e chegar a Caraíva é coisa que demanda umas 5 horas, 85% por estradas de terra. Caraíva está a cerca de 1 hora de Curuípe e Espelho, e a outra hora de Trancoso. Vale conhecer Arraial d' Ajuda. Acho o melhor trecho da Bahia. Você junta vida noturna com belas praias. Para aproveitar e conhecer tudo isso, pelo menos uns 4 dias.

De Trancoso ou Arraial a Ilhéus são ums 5 horas de boa pilotagem, via BR-101. Itacaré está 1 hora de Ilhéus. Itacaré é lugar para se gastar 2 dias, ou 3/4 dias se gostar de fazer canoagem e outras coisas.

Atravesse de balsa e se hospede na penísula de Maraú. É besteira tentar ir e voltar para Itacaré. Maraú tem coisas para se ficar uns 4 dias, incluido a travessia de balsa. Taipus de Fora é uma das praias de Maraú, que é uma península.

Para sair de Marau e chegar a Boipeba você gastará pelo menos 1 dia. Você tem de estacionar no continente, e pegar uma barco para ir para a Ilha. Iara, minha cadela maneira, adorou as praias locais :mrgreen: É lugar para você esquecer que existe barulho de carro, e andar, passear, navegar. O Centro da vila é agitadíssimo dia e noite. Se for para ficar menos de 3 dias, é muito esforço.

Praia do Forte é longe .... longe. Se você sair de Boipeba cedo, no estilo baiano, por volta das 10 da manhã o barco começa a navegar .... depois pegar o carro, estrada, pegar a Balsa para atravessar para Salvador, pegar a estrada .... você chegará a Praia do Forte por volta de 10 da noite. Quando estive lá, eu descansei, fiquei 3 dias descansando. Se for para conhecer 1 dia basta, com 2 noites de descanso. Já que está lá, poderias ir até Mangue Seco, mais uns 2 a 3 dias.

Para voltar para SP são pelo menos 2 dias com muita disposição, mais certo 3 para quem não está acostumado com estradas ruins e mais de 2 mil km.

Se somarmos tudo, passou de 26 dias no roteiro curto. Sugestão: corte Praia do Forte, e avalie seriamente voltar de Maraú.

Qualquer coisa, escreva

Eriksom

Oller
12/01/2006, 16:49
Eu acho que é muito roteiro para poucos dias. Com exceção de Ilhéus (que eu não gostei) todos os lugares valem a pena. Passo uma avaliação inicial, se quiser, escrevo mais depois

Sou de SP, mas moro no Rio há 21 anos. Buzios é lugar que se odeia em dois dias, ou se passa 1 semana. Está a 1 dia do Rio.


Uau ! Eriksom, vc conseguiu comentar cada etapa da minha viagem. Valeu mesmo :concordo: :concordo:

Tem muitas coisas interessantes que vc falou, mas pra começar, vou detalhar melhor minha viagem pra ficar mais fácil nossa conversa:
- Eu não vou voltar de carro. Vou despachar o Mussum de carreta de Salvador e voltar de avião, para economizar preciosos dias. Então essa é uma viagem "só de ida".
- Praia do Forte vou ter que ir, já até reservei hotel. Vou ficar lá 2 noites. A idéia é passar em Salvador pra despachar o carro. Pegar ônibus/canoa/cipó :mrgreen: pra chegar na Praia do Forte, ficar lá as 2 noites, voltar pra Salvador só pra pegar o avião (não ficaremos em Salvador, pois será no meio do Carnaval)
- Em Búzios vamos ficar só 2 noites, também já reservamos hotel. Como já conhecemos Búzios, vai ser uma rápida passagem também porque senão teriamos que viajar a noite para chegar em Cumuruxatiba, o que não é indicado.

Então vamos ficar +/- assim:
- Buzios (2 dias)
- Cumuruxatiba - Prado - Ponta do Corumbaú (aprox. 5 dias)
- Praia do Espelho - Curuípe (aprox. 4 dias)
- Itacaré (4 a 5 dias)
- Barra Grande - Península do Maraú - Ilha de Boipeba - Taipús de Fora (aprox. 5 dias)
- Ilhéus (1 a 2 dias)
- Praia do Forte (2 dias)

Vamos fazer o deslocamento entre cada ponto sempre durante o dia, pra enfrentar melhor as estradas esburacadas.



De Cumuruxatiba a Corumbau tem coisas interessantes, e você gastaria uns 3 dias para ver com calma. Se resolver incluir Prado, mais um dia. Mergulhar em Abrolhos, outro dia. Conte 1 dia de deslocamento de Buzios até Cumuru.

Abrolhos não vamos, porque não está na época das baleias e não mergulhamos.
Corumbau e Prado, com certeza



Sair de Corumbau e chegar a Caraíva é coisa que demanda umas 5 horas, 85% por estradas de terra. Caraíva está a cerca de 1 hora de Curuípe e Espelho, e a outra hora de Trancoso. Vale conhecer Arraial d' Ajuda. Acho o melhor trecho da Bahia. Você junta vida noturna com belas praias. Para aproveitar e conhecer tudo isso, pelo menos uns 4 dias.

Trancoso/Arraial da Ajuda não está nos nossos planos por eu já conhecer, mas isso já faz tempo. Todos estão me falando que vale muito a pena. :pensativo: Talvez incluamos no roteiro, mas aí realmente tem que rever todos os tempos :pensativo: :pensativo:



De Trancoso ou Arraial a Ilhéus são ums 5 horas de boa pilotagem, via BR-101. Itacaré está 1 hora de Ilhéus. Itacaré é lugar para se gastar 2 dias, ou 3/4 dias se gostar de fazer canoagem e outras coisas.

Sim, pelo que vi Itacaré tem, além das praias, cachoeiras, rios para andar de canoas e outras atrações. Vamos ficar pelo menos 4 dias lá



Atravesse de balsa e se hospede na penísula de Maraú. É besteira tentar ir e voltar para Itacaré. Maraú tem coisas para se ficar uns 4 dias, incluido a travessia de balsa. Taipus de Fora é uma das praias de Maraú, que é uma península.

Beleza :concordo: isso tá dentro dos planos



Para sair de Marau e chegar a Boipeba você gastará pelo menos 1 dia. Você tem de estacionar no continente, e pegar uma barco para ir para a Ilha. Iara, minha cadela maneira, adorou as praias locais :mrgreen: É lugar para você esquecer que existe barulho de carro, e andar, passear, navegar. O Centro da vila é agitadíssimo dia e noite. Se for para ficar menos de 3 dias, é muito esforço.

1 dia entre Marau e Boipeba ??? :shock: Vix, preciso rever uns planos... :| É seguro deixar estacionado o carro no continente :?: Fico preocupado em largar o jipe lá tanto tempo, sendo que as pessoas saberão que estou inacessível, ele chama atenção :|

Brigadão pelos seus comentários :concordo: e agradeço se vc comentar os comentários que fiz dos seus comentários :mrgreen:

Abraço

Eriksom Teixeira Lima
13/01/2006, 16:40
- Praia do Forte vou ter que ir, já até reservei hotel. Vou ficar lá 2 noites. A idéia é passar em Salvador pra despachar o carro. Pegar ônibus/canoa/cipó :mrgreen: pra chegar na Praia do Forte, ficar lá as 2 noites, voltar pra Salvador só pra pegar o avião (não ficaremos em Salvador, pois será no meio do Carnaval)


Assim é melhor, sobram 3 dias, e você pode até pegar o carro uns dois dias depois de retornar a SP. Mas é bom combinar bem esse retorno por cegonha.



Vamos fazer o deslocamento entre cada ponto sempre durante o dia, pra enfrentar melhor as estradas esburacadas.


Essa preocupação é válida, mas ....... Eu fui até o extremo norte de RN no começo do 2005, fui pela BR-101 até Salvador, depois pelo sertão. Buracos há muito, por todos os lados. Se for para ter atenção, os próximos a Eunapólis são perigosos especialmente à noite (assaltos). Você literalmente pára o carro para passar. Depois, próximo a Itabuna, vale a mesma recomendação.

Eu costumo dizer para os amigos que apenas um trecho deve ser evitado à noite: o da serra que começa logo depois de Eunapólis, passa por Itabuna e segue na direção de Salvador. Muitas curvas, muitos caminhões, e no final da tarde/começo da noite, você tem de ter faróis muito potentes para não ficar ofuscado pelo trânsito no sentido contrário.

Depois de Itabuna/Ilhéus/Itacaré, depois do rio de Contas (que sai em Itacaré), e depois da estrada para Maraú, você pega um desvio e vai parar na BA-101 (estrada estadual ótima) para ir a Boipeba, a Morro de São Paulo, a + a + a +..... até a ilha de Itaparica, na balsa para Salvador. Seja o que for que você decidir, entre nessa estrada. De uma olhada em um mapa para entender melhor o que falo, pois está tudo ali, nas margens da BR-101. E olhe o mapa com as outras valiosas dicas que outros deram acima, todas perfeitas.




- Cumuruxatiba - Prado - Ponta do Corumbaú (aprox. 5 dias)


Na realidade, você sai da BR-101, e entra para Prado/Alcobaça (alguém deu o roteiro em msg anterior). Depois por lá mesmo, você vai para Cumuruxatiba. Na última vez que estive lá, de Cumuru para Corumbau era estrada de terra/areia pelo meio de fazendas, e no meio do caminho estava Barra do Cahy (bela praia). Não tem como errar.




Trancoso/Arraial da Ajuda não está nos nossos planos por eu já conhecer, mas isso já faz tempo. Todos estão me falando que vale muito a pena. :pensativo: Talvez incluamos no roteiro, mas aí realmente tem que rever todos os tempos :pensativo: :pensativo:


Você fala de Curuípe/Espelho. Elas são duas praias dentro de um condomínio chamado Outeiro das Brisas. Você pode entrar à vontade lá dentro. Mas a hospedagem era cara, não sei hoje. As alternativas de pousada estão em Trancoso. Boas pousadas, muitas pousadas, bons restaurantes, e uma vida noturna que vale a pena. Com base em Trancoso você conhece todo o resto.

Como eu escrevi, você pode sair de Corumbau, ir direto por terra para a BR-101, virar à direita (direção Salvador), assim que passar a entrada do Monte Paschoal a próxima estradinha a direita (começa dentro de um povoado bem urbanizado) é a entrada para Caraíva. Sei lá, deve dar uns 40 km pelo meio de fazendas, eucaliptais etc. A estrada deve estar bem arrumada pois serve a Veracel dona de uma fábrica próxima a Porto Seguro. Saindo cedo de Corumbau, você chega no meio da tarde em Caraíva,conhece e decide se volta ou não. Pode se hospedar lá também. Mas tem um rio para atravessar e carro não passa (dizem que já passa, se for é pena). Se ficar, escolha uma casa com quintal para estacionar seu carro.

De Caraíva para Espelho e Curuípe deve dar meia-hora de carro ou podes ir andando pela praia (leve água, muita água). Com mais outra meia-hora ou uma hora, depende da estrada, você estará em Trancoso (como disse, o melhor centro urbano da Bahia .... ainda)

De Trancoso para Ilhéus, você pega uma estrada em Trancoso e vai direto para Eunapólis. Uma superestrada, direta, só com um entroncamento para Porto Seguro. Sei lá quando você foi, mas não passa mais pela balsa, saí quase em Eunapólis.




1 dia entre Marau e Boipeba ??? :shock: Vix, preciso rever uns planos... :| É seguro deixar estacionado o carro no continente :?: Fico preocupado em largar o jipe lá tanto tempo, sendo que as pessoas saberão que estou inacessível, ele chama atenção :|


Fique tranquilo, eu deixei minha Ram lá por uma semana sem problemas. Há grandes estacionamentos. O melhor é uma casa na rua principal, com um gramado imenso. Ela fica na última "esquina" à esquerda antes da balsa. Minha Ram ficou cheia de coisas dentro da cabine (tirei da caçamba só por causa da chuva), sem problemas.

Se quiser mais dicas para hospedagem, diga, eu pesquiso em casa os nomes e posto aqui.

Em Trancoso tem uma pousada ótima, em cima da falésia, com vista maravilhosa, silenciosa .... e a dois passos do quadrado, onde há excelentes restaurantes. Sempre ficamos lá.

Para Maraú, fomos numa turma e alugamos uma casa. Na pousada Lagoa do Cassange, o cara te dá mil dicas de passeios. É uma boa pousada, mas longe do centro. No centro tem dezenas delas e bons restaurantes.

Em Boipeba ficamos numa praia longe. praia de Moreré, afinal Iara, a cadela, adora correr, nadar, e as pessoas ficam com medo dela. É uma American Staffordshire, mas todo mundo pergunta "é pitbull, moço!" Veja uma página na Internet da ilha, www.amabo.org.br. Vale a pena uma ida ao Ponto dos Meros, excelente lugar para comer. Vá andando pela praia. O único problema é a passagem dos rios se a maré estiver alta, mas sempre tem uma voltinha para dar

Como você pode perceber, nós adoramos comer bem e dormir melhor ainda. Todas as dicas são de orçamento razoável, nada caro, nem baratinho, apenas razoável.

Quando forem a Búzios, avisem, quem sabe a gente se encontra. Lá na assinatura tem uma Camper QUASE reformada .... a oficina é em Cabo Frio. Quem sabe a gente não toma um chopp.

Eriksom

wagnerf
13/01/2006, 17:17
Graças a Deus ainda não tem como entrar de carro em Caraiva, e provavelmente não vai ter por muito tempo, em caraiva, fique numa pousada chamada Varanda que fica do lada da estrada, como estava com o p machucado sem poder andar muito foi legal pois tem uma vista fantastica e o carro fica la também, agora se for para rodar em Caraiva o melhor e pegar uma pousada em CAraiva mesmo para não ter de ficar atravessando o rio, e pagando 2,5 por pessoa para cada travessia, outra sujestão e não deichar de passar em Arraial, pois tem como Trancoso, uma execelente vida noturna, muito bons restaurantes, e um clima muito legal dor morados e turistas.

Oller
16/01/2006, 11:19
Eriksom, ainda estou "deglutindo" todas suas informações. Com esse nível de detalhe, vou pegar o mapa da região, ver os dias que tenho disponível, aonde vale a pena dormir, etc e refazer uma parte do roteiro. Vai ficar mais detalhado que roteiro da CVC 8) :lol: :lol: Depois posto aqui.


Quando forem a Búzios, avisem, quem sabe a gente se encontra. Lá na assinatura tem uma Camper QUASE reformada .... a oficina é em Cabo Frio. Quem sabe a gente não toma um chopp.


Búzios já temos reserva no hotel pras noites de 4 e 5 de fevereiro. Vamos nos encontrar lá sim, que o chopp é por minha conta ! :concordo:

[]s

Eriksom Teixeira Lima
18/01/2006, 12:39
Já que você está deglutindo, seguem dicas culinárias :lol:

Em Curuípe, há um excelente botequim na praia, pertencente a um local, acho que é o Bar do Boinha. É o único que havia, fica na extrema direita, exatamente embaixo do estacionamento para visitantes.

Em Trancoso, há um excelente pizzaria (olhe que sou paulistano, apesar dos 21 anos de Rio, só como na Speranza e no Jardim de Napoli) próximo ao quadrado. No próprio Quadrado há bons lugares para se comer, escolha pela simpatia. Na praia, o melhor bar era o ginecologista da cidade. Exatamente isso, do ginecologista: siga para a direita na praia, e pergunte.

Em Barra Grande/Maraú as opções na vila são excelentes para a noite. Excelnte pizzaria, excelente Boa Lembrança. Todas elas marcadas no Guia 4 Rodas. O que você não deve perder é de comer a MELHOR batata frita do Brasil no Bar das Meninas em Taipus de Fora. Normalmente em frente ao bar, você pode comer tapiocas de sobremesa. Cerveja gelada, MELHOR batata frita e tapioca são o melhor alimento na beira daquela praia.

Em Boipeba, eu não sei se é na praia de Tassimirim, questão de perguntar, havia um restaurante italiano dentro de uma fazenda na beira da praia pertencente a um italiano que é dono de 1/3 da ilha e outro 1/3 da de Morro de São Paulo. Enfim, nesse restaurante serve-se o MELHOR aipim frito do Brasil (pra você mandioca :mrgreen: ). Imperdível. Se você andar mais até o Ponto dos Meros, terás um excelente peixe.

Praia do Forte, não lembro o nome, mas havia dois excelentes restaurantes no centro da vila, que merecem uma dedicação gastronômica.

Boa deglutição 8)

Eriksom

Oller
18/01/2006, 17:13
É... :pensativo: acho que de fome não morro por lá né ? :lol: :lol: :lol: :lol:

Pizza boa em Trancoso ? :shock: Só vou acreditar porque vc é/foi de SP :mrgreen:

Bom, vou atualizar meu compêndio, digo, meu diário de bordo da viagem. E vai se programando pro primeiro fds de fevereiro em Buzios :concordo:

Brigadão

Francisco Alves
20/01/2006, 11:18
' Para sair de Marau e chegar a Boipeba você gastará pelo menos 1 dia. Você tem de estacionar no continente, e pegar uma barco para ir para a Ilha '

Eriksom, qual o melhor trajeto de Marau (Barra Grande) até Boipeba ?

abraços,
Francisco

Eriksom Teixeira Lima
20/01/2006, 11:47
Francisco,

Voltar pela estrada BR-030 até Ubaitaba na BR-101, virar em direção a Salvador (para a direita, para o norte), andar até Travessão (uns 20km acima, mais ou menos) e pegar a estrada para Camamu, que começa em um posto esquisito na própria BR-101.

De Camamu nós pegamos a BA-001 (que começa ali e vai até Itaparica) e fomos em direção a Cairu, mas ficamos num distrito antes, cujo nome esqueci agora (seria Torrinhas?)

É fácil, tem uma bifurcação a direita toda feita em concreto, com blocos de concreto (coisa de enriquecer políticos) . É uma estrada de terra de uns 10 km, que termina em um porto na beira do rio do Inferno. É o caminho mais curto. POr lá que eu deixei o carro, e peguei o barco. Como eu escrevi, tem uma casa em um terreno imenso (uns 10mil quadrados) a esquerda, com dezenas de carros estacionados. Pode deixar lá sem medo)

Eriksom

Francisco Alves
20/01/2006, 14:53
Eriksom , janeiro passado cheguei em Barra Grande via Itacaré pela balsa. Em Itacaré cheguei por uma estrada de uns 80 km que sai de Aurelino Leal. Foi a pior estrada que andei durante minha estada no nordeste, muita pedra e erosões que não deixava o ponteiro do velocimentro sair dos 20km, mas vale pelo visual das fazendas de cacau que tem pelo caminho. Será que a estrada de barra grande à 101 é tão ruim quanto esta?

abraços,

Eriksom Teixeira Lima
20/01/2006, 19:03
Você foi para Itacaré pelo "pior" caminho :twisted:

Como saio do Rio,vou até Itabuna, desço para Ilhéus, depois por uma estrada asfaltada perfeita, com redes por cima para passagem de macacos, e vou para Itacaré. A paisagem também é belíssima.

Um amigo meu aí de BSB foi para Taipus de Fora no ano passado, e fez esse caminho de Ubaitaba: gastou 3 horas. Lá em Taipus a pousada em que ele estava foi assaltada e roubaram a Camper dele. Entre se soltarem - estavam todos amarrados - religarem a luz, e passarem uma rádio para Ubaitaba, gastaram mais de uma hora. A polícia prendeu os ladrões ja quase em Ubaitaba, e eles fizeram o caminho em 4x2 em apenas duas horas. Como a gente diz pra esse amigo, "tú és ruim de roda, peça umas aulas pros ladrões" :mrgreen:

A estrada é ruim mesmo, mas se estiver seco, até caminhão passa: molhado, dizem que só de trator.

Na dúvida, calcule 3 horas para o percurso.

PS: fiquem tranquilos com o assalto em Barra Grande, dizem ter sido o primeiro em muitos anos, embora haja ladrões de varal por lá como em todo lugar.

Eu só não recomendo ir a Itacaré, pois há uma delgada lá maluca, que bebe como um peru na véspera, e é metida a mandona. Até confundir labrador com pitbull ela fez com uma amiga, e nós (em mais de 10 auxiliados por outros mais de 100 transeuntes no meio da praça principal) quase entramos embatalha campal contra a louca bebada com insígnia e o macaco investigador que ela carrega a tiracolo.

Eriksom

Oller
01/02/2006, 09:03
Pronto :concordo:
Após estudos exaustivos e a fundamental ajuda dos colegas, fechei meu roteiro.

Essas são as cidades que vamos dormir, a partir de tal dia (fevereiro). Não quer dizer que ficaremos só na cidade, vamos conhecer as cidades/praias perto:
Dia - Cidade
4 - Búzios
8 - Cumuruxatiba
11 - Espelho
13 - Trancoso
15 - Itacaré
20 - Barra Grande
24 - Praia do Forte
26 - Salvador (e fim de nossos serviços...)

Continuo aceitando opiniões

Eriksom, rola aquela breja esse fds em Buzios ??? 8)

[]s mais aliviados :D

Eriksom Teixeira Lima
01/02/2006, 10:36
Pronto :concordo:
Eriksom, rola aquela breja esse fds em Buzios ??? 8)

[]s mais aliviados :D


Putz, breja é coisa de paulista, coisa que fui há 21 anos atrás. Aqui é chopp ou cerveja. Eu devo ir até Cabo Frio, vizinha de Búzios, no sábado visitar minha Camper internada no estaleiro. Aproveitarei para trazer um M38A1, outro veículo da família.

A gente pode se ver de dia, pois à noite tenho coisas aqui no Rio. Dê uma ligada (21) 9255.5320 para a gente combinar

Eriksom

Oller
01/02/2006, 12:08
Putz, breja é coisa de paulista, coisa que fui há 21 anos atrás. Aqui é chopp ou cerveja

Beleza Eriksom, então ligo no teu celular pra tomarmos aquela bebida alcoolica a base de cevada e lúpulo :lol: :lol: :concordo:

Já fechei com algumas pousadas, agora o que tá enrolado é uma pousada em Espelho. Desde domingo to tentando fechar com a pousada "Pura Vida" com quem já combinei por telefone mas os caras não atendem mais telefone lá nem respondem e-mail :evil: :evil: Alguém conhece alguma outra pousada em Espelho por menos de 200 conto a diaria ?

[]s

Oller
03/02/2006, 11:45
Após dezenas de tentativas de contato e ter falado com 2 agências de viagem :evil: , consegui reservar a pousada "Pura Vida" em Espelho. Espero que o atendimento lá seja muito melhor que fazer a reserva :roll:

Agora só falta reservar pousada em Cumuruxatiba, Trancoso, Itacaré e Barra Grande. Vou reservando durante a viagem mesmo. Se alguém tiver dica de umas pousadas BB (boa e barata) por lá, por favor me avise

No mais, agradeço muito a ajuda de todos :palmas: :palmas: Na volta posto as fotos e conto as aventuras :concordo:

[]s quase baianos

danielgab
17/02/2006, 11:13
Mais um indo pra lá...
Previsão de partida em 25/mar e 20 dias de viagem.
Tô trabalhando pra kct e ainda não planejei p... nenhuma, só sei q vou!
A idéia é sair de SP, passar por Búzios ou Cabo Frio, Espírito Santo e Bahia, procurando por um pouco de trilha, surfe, breja, peixe frito e hospedagem "pé na areia" (que mais posso querer?!?!?!...).
Nesse tópico e nos dois abaixo já vi que tem bastante informação, mas novas dicas e relatos serão muito bem vindos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=976&highlight=cumuruxatiba
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6327&highlight=cumuruxatiba

Valeu!
Abraços,

Oller
28/02/2006, 18:42
Fala Galera, tô de volta ! :D

A viagem foi realmente dukar@lho !!! Segui a risca as datas/lugares citados, com exceção de Barra Grande, que eliminei um dia, trocando por um dia a mais em Praia do Forte, o que nos possibilitou passar 1 dia em Salvador, na sexta, vendo o comecinho do carnaval :dance:

Tirei mais de 500 fotos :oops: então vou postar uma ou outra. Se alguém quiser ver algum lugar em específico é só pedir, assim como dicas em geral. Levei um caderno e anotei todas pousadas, restaurantes, lugares que fomos. Tenho também tracklogs de alguns trechos.

Em geral digo que Espelho, Trancoso, Itacaré e Peninsula do Maraú, sáo imperdíveis. Só não vale a pena ficar hospedado em Espelho (como eu fiz) pelos preços abusivos de tudo por lá :evil:

Foram 3.200Km em estradas de asfalto ótimo, ruim, terra, areia fofa. Consegui até usar o guincho :mrgreen: O GPS foi fundamental, principalmente em Maraú, onde não existe uma única placa de nada. Itacaré tem muuuita coisa pra fazer. O passeio pelas 6 ilhas, feito de barco em Maraú, é excelente.

Valeu pelas dicas galera, foram bem aproveitadas.

[]s

rafaelgdl
06/05/2006, 16:22
Opa...
mes q vem tou fazendo essa viagem sozinho, saindo de curitiba e indo ateh morro de são paulo, um pouco mais alem, em 20 dias, creio q seja um tempo razoável....

tou a espera de fotos do pessoal agora, e vamos em frente...

Oller
08/05/2006, 11:10
Rafael, dez que lugares que vc pretende ficar, aí fica mais fácil te dar umas dicas e fotos.

[]s

rafaelgdl
08/05/2006, 11:20
Oller
seguinte: meu roteiro tah mais em cima mesmo da bahia..
sendo q passarei por trindade, angra e rio, vou pela rio-santos mesmo, creio q seja maias demorada porem mais bonita...
e na bahia a intenção seria seguir pelo litoral de cumuruxatiba ateh trancoso, e depois chegando finalmente em morro de são paulo....
por enquanto saio sozinho mes q vem, tou pesquisando sobre cumuru e as praias vizinhas, q dizem ser muito lindas....
no mais eh isso...
no aguardo de noticias :concordo:

Oller
08/05/2006, 13:44
De Cumuru até Trancoso tem muita coisa legal: Cumuruxatiba / Barra do Cahi / Moreira / Imbassaúba / Ponta do Corumbau / Espelho/Curuípe / etc. Como todos esses lugares não tem muita infra-estrutura (exceto Cumuruxatiba), vc pode fazer várias delas no mesmo dia, dando uma caminhada nelas. Em geral são praias desertas.

Morro de SP eu não fui porque tinha que sacrificar alguma coisa do roteiro :( Mas pelo que pesquisei, é muito legal.

Vc vai e volta de carro ? :shock: Se for isso, reserve 6 dias só de deslocamento. Existe a opção de despachar o carro de Camaçari, pra economizar até 3 dias de viagem.

Estou tentando postar as fotos, mas dá erro no fórum. Vamos ver se consigo...

[]s

rafaelgdl
08/05/2006, 14:02
6 dias de viagem de são paulo ateh o morro de sp???
caramba, mas pelo menos eu vou parando muito e observando todos os lugares, ateh mesmo opq naum terei quem dirija o carro junto e naum quero dirigir sozinho a noite tbm....
mas creio q naum seja uma viagem muito cansativa naum....

e tou no aguardo das fotos ainda, e temos q ter paciencia com o site, pois vc loga nele e escreve um monte e naum atualiza, pena....

Oller
08/05/2006, 14:29
6 dias de viagem de são paulo ateh o morro de sp???

6 dias de ida E volta...

Seguem as fotos de Cumuru...

Oller
08/05/2006, 14:33
+ fotos

Oller
08/05/2006, 14:50
últimas fotos (desta leva)

rafaelgdl
11/06/2006, 14:09
Marcelo...
Qtos km deu no total de sp ateh a praia do forte???
e vc tentou passar pelo estrada q liga corumbau ateh Caraíva?? por dentro do parque monte pascoal??
eh possivel atravessar o parque de carro jah???
e de caraíva ateh onde se pode ir pelo litoral, evitando a BR???

eh isso, semana q vem eu parto, sem lenço sem documento...
pra onde o nariz apontar, destino morro de são paulo, heheh

rafaelgdl
11/06/2006, 17:23
O Galera, e de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, ninguem comenta sobre essas cidades, saum taum desprezíveis assim???
pretendia conhece-las tbm, mas agora tou pensando melhor...

mandem noticias ou fotos sobre elas tbm... :roll:

Oller
11/06/2006, 22:05
Rafael,

foram 3.200Km até Praia do Forte. Isso parando em alguns lugares "mais ou menos" no caminho, claro. Não fui por dentro do parque, passei em volta dele. Aliás uma puuuut@ volta. O que em linha reta daria uma meia hora leva mais de 2 contornando ele :roll: :roll: Mas eu não tinha informações sobre como passar pelo parque.

Pode-se ir praticamente pra qq lugar evitando a BR. Mas as estradinhas de terra enchem bem o saco. Acredito que vc tá indo de jipe, pois outro carro ia chegar em pedaços no fim da viagem. Mas prepare-se pra sacudir muito durante várias horas a uma média de 30Km/h.

Qq outra coisa pergunta aí :concordo:

[]s

rafaelgdl
12/06/2006, 08:47
Marcelo..
valeu tah ajudando bastante esse viajante aqui..
agora me diz sobre Porto Seguro Marcelo....
e sobre santa cruz cabralia, pois pretendo ir por dentro ateh onde conseguir, pelo litoral...

valeuuuuuuu :concordo:

axil2410
15/06/2006, 03:48
rafaelgdl , sou do rio de janeiro e trabalho 1/3 do mês em porto seguro , quando vc fou fazer a viagem me fale que eu talvez esteja lá e te dou apoio logistico, conheço bem a região , a praia do espelho é linda mas não vale a pena dormir lá é caro pra caramba , um roubo.ande mais um pouco e durma em porto ou trancoso
cumuruxatiba é dez , tente conhecer mais para cima ilha de boipeba e morro de são paulo, muito bom, itacaré é bom tb , porto seguro é ond etem a melhor estrutura no sul da bahia ,tem até mac donald´s :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ,lá tenho como te ajudar se precisar.
no espirito santo é muito legal a praia de UBU :concordo: ,do lado de anchieta , fora esse lugar tem itaúnas muito bom , bem mais dúvida sé só falar , um grande abraço e boa sorte na sua aventura

abraços
alexandre
NJC-165

"VASCO POR AMOR , FORÇA JOVEM POR IDEAL !!!! " :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

rafaelgdl
15/06/2006, 04:13
O Alex...
entaum, dia 25 tou passando pelo rio, fico uns 2 dias aih e sigo direto, pretendo passar mesmo por Regencia e Itaunas no ES, e seguir direto pra Prado depois, Cumuruxatiba tbm, daih eh fazendo tour pelo litoral em todas as praias, ateh chegar em Morro de são paulo, agora naum sei como tah o trecho q liga corumbau a canaiva, atravessando o monte pascoal, creio q esteja proibido atravessar o parque de carro naum???
e nem de porto seguro a Canavieiras, eh possivel ir pelo litoral sem pegar a BR???
Grato pela ajuda Alexandre!!!!
Abraços

axil2410
15/06/2006, 16:38
amigo , a estrada vai até belmonte ,tenho que ver se dá para ir até canavieiras pela praia do atalaia , caso não dê , vc vai ter que voltar e pegar a br
olha no monte pascoal é sorte eperigoso , aqueles índios são estranhos , rola muita viol~encia , cuidado!!!!!!! tenho vários relatos de problemas lá , eu tive um sério.
bem boa sorte , lá é lindo, sul da bahia é muito legal, qualquer coisa me pergunte !

em arraial d'ajuda vá na praia da pitinga -barraca maré-
o dono eduardo é gente fina e conhece todos na região, é diretor do moto club de lá, recebe muito bem , é um paulista .

Oller
16/06/2006, 19:27
Marcelo..
valeu tah ajudando bastante esse viajante aqui..
agora me diz sobre Porto Seguro Marcelo....
e sobre santa cruz cabralia, pois pretendo ir por dentro ateh onde conseguir, pelo litoral...


Rafael, não passei por Porto Seguro nem Cabrália. Porto Seguro não curto muito por causa da badalação. Mas fiquei em Trancoso, qu faz parte de Porto Seguro mas parece estar se emancipando :pensativo: . Lá vale a muito a pena, praias maravilhosas e a cidade em si bem legal.

[]s

renato cassius
21/11/2006, 02:45
se tiver o track de ilheus a barra grande, agradeço.
abs

renato

renato cassius
21/11/2006, 02:48
Fala Galera, tô de volta ! :D

A viagem foi realmente dukar@lho !!! Segui a risca as datas/lugares citados, com exceção de Barra Grande, que eliminei um dia, trocando por um dia a mais em Praia do Forte, o que nos possibilitou passar 1 dia em Salvador, na sexta, vendo o comecinho do carnaval :dance:

Tirei mais de 500 fotos :oops: então vou postar uma ou outra. Se alguém quiser ver algum lugar em específico é só pedir, assim como dicas em geral. Levei um caderno e anotei todas pousadas, restaurantes, lugares que fomos. Tenho também tracklogs de alguns trechos.

Em geral digo que Espelho, Trancoso, Itacaré e Peninsula do Maraú, sáo imperdíveis. Só não vale a pena ficar hospedado em Espelho (como eu fiz) pelos preços abusivos de tudo por lá :evil:

Foram 3.200Km em estradas de asfalto ótimo, ruim, terra, areia fofa. Consegui até usar o guincho :mrgreen: O GPS foi fundamental, principalmente em Maraú, onde não existe uma única placa de nada. Itacaré tem muuuita coisa pra fazer. O passeio pelas 6 ilhas, feito de barco em Maraú, é excelente.

Valeu pelas dicas galera, foram bem aproveitadas.

[]s

opa se tiver uns tracks e comentarios de itacaré a barra grande te agradeço
to indo em 16/12/2007 l200 e carreta com moto

abs

renato (marc4_760@hotmail.com)

Oto Maia
06/12/2006, 20:24
Aí Oller
Seu roteiro esta um pouco embaralhado. Esta todo fora de ordem.
Dicas:
1 - Compre o guia 4 rodas estradas;
2 - Compre o guia 4 rodas praias. Todo o litoral em fotos de satélite.
R$ 29,99
3 - Dê uma olhada no Guia do Litoral Brasileiro www.revistaonline.com.br (http://www.revistaonline.com.br)
Custa R$ 24,90. Um exagero que vale a pena.
De tras para frente, vc esta pulando muita coisa boa ate chegar a praia do forte. Perca tempo pegando todas as entradas da linha verde.

Se vc chegar tarde em Salvador verifique o Hotel Patamares, na Praia de Patamares. Entrada pelo Posto de Gasolina Tel 71 3363-5801. Excelente localização e bom custo benefício a Gerente era Marcia Aquino.
As dicas do forum estão muito boas. Mas de posse dos guias, reportagens, Rotas de GPS e dicas, estude-as. É sempre bom ter um plano B para emergências.
VIAJAR À NOITE, NEM PENSAR. É SUICÍDIO
Projete sua rota com bastante elasticidade. Procure ir parando por volta das 17 horas. Dependendo do lugar, veja hotel pela manha e saia explorando as redondezas. Procure ter em mãos telefone de pousadas da ultima cidade q vc passou. se a coisa ficar preta na proxima cidade, voce pode voltar para nao ter q dormir na praça. Fique de olho nos socorros mecanicos pelo caminho. anote alguns telefones. se pifar, vc saberá como encontrá-los.
boa viagem

Oto Maia
06/12/2006, 20:28
Aí Oller.
Não reparei a data da sua msg. Vc já foi e voltou.
Então inverta e mande todas as dicas q vc anotou. Pousadas boas e baratas, rotas gps, tudo q tiver.
otomaia.df@globo.com

joão k. chikui
15/05/2007, 16:46
opa se tiver uns tracks e comentarios de itacaré a barra grande te agradeço
to indo em 16/12/2007 l200 e carreta com moto

abs

renato (marc4_760@hotmail.com)

Renato, vc vai levar moto, cuidado que tem uns mata burros que as vigas de madeira são longitudinais , e a abertura cabe o pneu com sobra!
passei de moto por umas entre Cumuru e ponta do Corumbau.

cemaciel
01/09/2009, 14:17
Pessoal,
desculpem-me por esse off topic, mas acabei de arrendar uma pousada em Arraial e, se alguém resolver aparecer por lá a partir do dia 01/10/09, estarei por lá, na pousada Pimenta Malagueta. É claro que o pessoal do Fórum vai ter um desconto especial.

Abraços,
Carlos

Lothar
04/09/2009, 19:47
[QUOTE=cemaciel;972544]Pessoal,
desculpem-me por esse off topic, mas acabei de arrendar uma pousada em Arraial e, se alguém resolver aparecer por lá a partir do dia 01/10/09, estarei por lá, na pousada Pimenta Malagueta. É claro que o pessoal do Fórum vai ter um desconto especial.

Abraços,
Carlos[/QUOTE

Devo aparecer até o final do ano. Estou planejando uma fuga de uns poucos dias até o sul da Bahia, e passarei por Arraial.

ABraço

andre veiga
04/09/2009, 20:18
Carlos estou indo para lá no fim do mês, ia mesmo dar uma 'dica' de que para quem tiver que optar entre porto e arraial, opte por arraial sem nem pensar...

Passe um link ou qq dado sobre a pousada que devo estar por lá ao menos até 08 a 10 de outubro.
Forista e dono de pousada tem mais desconto ainda? hehe

cemaciel
22/09/2009, 11:22
Pessoal,

reforço o desejo de recebê-los em Arraial.
Segue o link da minha pousada: www.pousadapimentamalagueta.com.br

Abraços,
Carlos

Renato Franco
21/09/2010, 21:46
Olá amigos,

Estou indo na semana que vem para o Sul da Bahia, vou ficar uns dias no Arraial (pena que não vi antes o post de sua pousada, já fechei no baixu village, que fico já há alguns anos) e depois subo para Itacaré, que não conheço.

Pretendo também atravessar o rio e conhecer a Península de Maraú.

Alguém teria tracklogs da região?

Abraços.

guilhermeabreu
04/10/2010, 01:08
Olá amigos,

Estou indo na semana que vem para o Sul da Bahia, vou ficar uns dias no Arraial (pena que não vi antes o post de sua pousada, já fechei no baixu village, que fico já há alguns anos) e depois subo para Itacaré, que não conheço.

Pretendo também atravessar o rio e conhecer a Península de Maraú.

Alguém teria tracklogs da região?

Abraços.

RENATO FRANCO

ARRAIAL D'AJUDA da de 10x0 em PORTO SEGURO .

Agora ITACARÉ é minha paixão , lindo demais , ao conhecer a península de MARAÚ não deixe de ír a TAIPUS DE FORA .

Não deixe de conhecer as praias de ITACARÉ como ITACAREZINHO , HAVAÍ , HAVAIZINHO , JERIBUCAÇÚ e PÉ DA SERRA que é a 1ª praia antes de subir a serrinha que vai dar em ITACARÉ , saindo de ILHÉUS a praia do PÉ DA SERRA é a 1ª que encontramos , depois desta praia , vc vai subir uma serrinha com mata atlantica exuberante até chegar em ITACARÉ .

VALE A PENA VC FICAR PELO MENOS 5 DIAS EM ITACARÉ , menos do que ísto não da para conhecer estes lugares paradisíacos acima citados , um dia só para ír a península de MARAÚ conhecer TAIPUS DE FORA , LAGOA AZUL , ESTRADA DO COCO , sem falar de BARRA GRANDE que não tive tempo de conhecer ainda , por 4 x que estive por lá , não deu tempo de conhecer BARRA GRANDE que fica no lado de dentro da península .


BOA VIAGEM e aproveite cada segundo que estiver por lá .

mfonseca1
09/11/2010, 22:52
Boa Noite Pessoal,

A minha viagem ao sul da Bahia já está programada ha mais de um ano, mas devido a problemas com o meu trabalho não deu para ir neste ano.
Nova programação é em abril de 2011, eu dona patroa e duas yorkshires, o que me dá um pouco mais de trabalho para achar pousadas, onde elas sejam bemvindas.
Minha rota seia a seguite:
saída do RJ dia 09/04 direto para Piuma, que tem um hotelzinho bem barato lá - Hotel Solar de Barsília;
dia 02 - Puima direto para Mucuri;
dia 03 e 04 - passeio pela redondeza (Nova Viçosa);
dia 05 e 06 - Alcobaça e Caravelas;
dia 07 e 08 - Prado;
dia 09 e 10- Olivença e Ilheus (que não tem muita coisa para se ver)
dia 11 e 13 - Itaparica e Salvador;
dia 14 e 15 -preparar o retorno - Itacaré;
dia 16 e 17 - Arraial e Porto Seguro;
dia 18 - Guarapari
dia 19 - de volta para casa - RJ;

Sei que a minha viagem não deve ser tão interesante como a de vocês por não ainda ter conseguido ter uma viatura 4x4, mas estradas de terra leves até encaro, só as enlamaçadas que tento evitar.

Espero que minha programação sirva para vocês para um possível planejamento para viajarem ao sul da Bahia, terra que adoro muito, muitas praias paradisíacas, cerveja gelada e ninguem aporrinado.

Abraços
Marcos Fonseca