Ver Versão Completa : Motor 912 turbinado na band
Caiogaucho
28/10/2013, 23:29
Pessoal, estou interessado numa Band que está equipada com o motor 912! Como não conheço este motor gostaria de obter mais informações dos especialistas em Band's!! Quais os anos que saiu? Quais as vantagens x desvantagens??
Desde já agradeço as informações,
Abraço,
Boa noite Caio, na verdade sairam 4 tipos de motor( a diesel) nas Bandeirantes, 524 (acho que é este + antigo), MB608 (314), MB708(314-S) e 709 (364). a partir do 710(364-S) só saiu no caminhão "mercedinho", mas muitas Bandeirantes foram adaptadas com ele, motores já turbinados e motores posteriores todos adaptados, se não me engano o motor 912 é o penúltimo motor que saiu nos "mercedinhos" deve ser muito bom e potente, sendo turbinado e interculado é muito motor.
Abraços,
José Maria.
junior888
29/10/2013, 00:29
O motor da 912 é o OM-364A, muito parecido com o OM-364 original da band, única coisa que muda é que este é turbinado de fábrica, então praticamente é só tirar um e botar outro, e fica muito bom...
Francisco Bicalho
29/10/2013, 07:37
Pessoal, estou interessado numa Band que está equipada com o motor 912! Como não conheço este motor gostaria de obter mais informações dos especialistas em Band's!! Quais os anos que saiu? Quais as vantagens x desvantagens??
Desde já agradeço as informações,
Abraço,
Se for o OM364-A do caminhão MB-912 é um excelente motor, tem 122HP, mais potência do que o 364-LA do MB-710, a diferença é que não tem intercooler, mas pode fácilmente receber a peça tanto a original Garrett, quanto a do VW-150
Você reconhece o motor pelo coletor de admissão que parece um salsichão. Se o motor estiver bom, e o carro inteiro é uma excelnte combinação. A caixa é de 5 marchas?
Francisco Bicalho
29/10/2013, 07:53
Boa noite Caio, na verdade sairam 4 tipos de motor( a diesel) nas Bandeirantes, 524 (acho que é este + antigo), MB608 (314), MB708(314-S) e 709 (364). a partir do 710(364-S) só saiu no caminhão "mercedinho", mas muitas Bandeirantes foram adaptadas com ele, motores já turbinados e motores posteriores todos adaptados, se não me engano o motor 912 é o penúltimo motor que saiu nos "mercedinhos" deve ser muito bom e potente, sendo turbinado e interculado é muito motor.
Abraços,
José Maria.
José Maria, o OM 314-S saiu de fábrica nos Bandeirante '88, '89, e primeira fornada dos '90 e não eram do MB-710 e sim do MB-708.
Caiogaucho
29/10/2013, 12:46
Francisco,
A cx é de cinco marchas e a turbina é a original que veio nele. Foi trocado o conjunto de embreagem completo por mais robusto (?!)
Pelo fato de não ter intercooler, como fica o rendimento em estradas? Muito amarrado? Dá pra uma velocidade de cruzeiro em torno de 100km/h?
Se for o OM364-A do caminhão MB-912 é um excelente motor, tem 122HP, mais potência do que o 364-LA do MB-710, a diferença é que não tem intercooler, mas pode fácilmente receber a peça tanto a original Garrett, quanto a do VW-150
Você reconhece o motor pelo coletor de admissão que parece um salsichão. Se o motor estiver bom, e o carro inteiro é uma excelnte combinação. A caixa é de 5 marchas?
Francisco Bicalho
29/10/2013, 13:29
Francisco,
A cx é de cinco marchas e a turbina é a original que veio nele. Foi trocado o conjunto de embreagem completo por mais robusto (?!)
Pelo fato de não ter intercooler, como fica o rendimento em estradas? Muito amarrado? Dá pra uma velocidade de cruzeiro em torno de 100km/h?
Se for a turbina original é uma Schwitzer .42/.63; um burro de carga práticamente indestrutível, não dá muita pressão, uns .5 kg, mas dura uma eternidade. Esse motor também tem o giro mais baixo, 2.600 rpm no máximo mas é tanto torque que você não precisa de muito giro. Para se ter uma idéia, alguns ônibus, e até uma retro-escavadeira foram equipados com esse motor OM 364-A que depois recebeu o intercooler e se chamou OM 364-LA com 144 hp para equipar os MB-914.
O rendimento na estrada é ótimo, mesmo sem intercooler, imagine que o caminhão 912 é feito para carregar 9 toneladas (9 para o peso em T e 12 para a potência de 122 hp), o que pode e vai amarrar o Bandeirante é a relação coroa/pinhão original de 10x37
Glauco mendes
29/10/2013, 13:41
Se for a turbina original é uma Schwitzer .42/.63; um burro de carga práticamente indestrutível, não dá muita pressão, uns .5 kg, mas dura uma eternidade. Esse motor também tem o giro mais baixo, 2.600 rpm no máximo mas é tanto torque que você não precisa de muito giro. Para se ter uma idéia, alguns ônibus, e até uma retro-escavadeira foram equipados com esse motor OM 364-A que depois recebeu o intercooler e se chamou OM 364-LA com 144 hp para equipar os MB-914.
O rendimento na estrada é ótimo, mesmo sem intercooler, imagine que o caminhão 912 é feito para carregar 9 toneladas (9 para o peso em T e 12 para a potência de 122 hp), o que pode e vai amarrar o Bandeirante é a relação coroa/pinhão original de 10x37
Se for com a turbina 42/63 tem a opção de trocar o caracol quente por um .48 ou 36 ai o brinquedo muda, carregando bem rápido se for com cambio 5 marchas e relação 10x37 pode colocar uns pneus maiores 33 ou 35" que fica bem bom.
Caiogaucho
29/10/2013, 23:01
Eis a turbina que está nele:
Se for a turbina original é uma Schwitzer .42/.63; um burro de carga práticamente indestrutível, não dá muita pressão, uns .5 kg, mas dura uma eternidade. Esse motor também tem o giro mais baixo, 2.600 rpm no máximo mas é tanto torque que você não precisa de muito giro. Para se ter uma idéia, alguns ônibus, e até uma retro-escavadeira foram equipados com esse motor OM 364-A que depois recebeu o intercooler e se chamou OM 364-LA com 144 hp para equipar os MB-914.
O rendimento na estrada é ótimo, mesmo sem intercooler, imagine que o caminhão 912 é feito para carregar 9 toneladas (9 para o peso em T e 12 para a potência de 122 hp), o que pode e vai amarrar o Bandeirante é a relação coroa/pinhão original de 10x37
Caiogaucho
29/10/2013, 23:04
Este é o motor:
Caiogaucho
29/10/2013, 23:06
Então...o que acham?
Aguardando opiniões dos especialistas8---)
bandeirante 93, nao entendo de band com motor 364, mas me parece estar sem a plaqueta de identificaçao do numero de serie isso pode lhe trazer problemas
junior888
29/10/2013, 23:41
sei não, posso estar enganado, mas pelo coletor de escape ta parecendo mais um OM-364 original da band com kit turbo...
existem 3 modelos de motor 364, o 364 que saiu nas band e nos mb 709, o 364A que saiu no caminhao 912 e depois no 710 e o motor 364 LA que saiu 914.. mas como o pessoal adora misturar modelo de motor com modelo de caminhao gera uma confusao danada, como esse coletor esta de outra cor acho bem possivel que seje de um kit... posta fotos do coletor de admissao que a charada ta resolvida
Glauco mendes
30/10/2013, 09:57
existem 3 modelos de motor 364, o 364 que saiu nas band e nos mb 709, o 364A que saiu no caminhao 912 e depois no 710 e o motor 364 LA que saiu 914.. mas como o pessoal adora misturar modelo de motor com modelo de caminhao gera uma confusao danada, como esse coletor esta de outra cor acho bem possivel que seje de um kit... posta fotos do coletor de admissao que a charada ta resolvida
Garela este motor parece estar em muito bom estado, mas com certeza é um 364 que já é usado nas bandeirantes o 364 que equipa os caminhões MB, difere um pouco a tampa de valvulas ñ tem a tampa óleo o sistema muda para o lado devido a falta de espaço e o suspiro é é diferente!
junior888
30/10/2013, 10:58
Mesmo sendo um OM-364 original da band, este motor é muito bom, ainda mais com turbo... se estiver tudo ok, pode comprar sem medo... Mas antes fala pro vendedor que vc tem conhecimento que não é um OM-364A da MB 912 :concordo:
Francisco Bicalho
30/10/2013, 11:31
Este é o motor:
Posso garantir que não é um 364-A, é um 364 comum turbinado. Tem muita diferença entre os dois.
Caiogaucho
30/10/2013, 13:35
Valeu Junior. Vou retornar ao vendedor e, após, posto aqui!
abs
Mesmo sendo um OM-364 original da band, este motor é muito bom, ainda mais com turbo... se estiver tudo ok, pode comprar sem medo... Mas antes fala pro vendedor que vc tem conhecimento que não é um OM-364A da MB 912 :concordo:
Francisco Bicalho
30/10/2013, 16:05
Eu só ficaria com um pé atrás porque o vendedor quis empurrar o carro com um motor que não corresponde a realidade do que ele tem. Só por isso eu já desconfio do vendedor. Li de passagem que o motor não tem plaqueta de identicação, e verdade? Se for isso mesmo, não compre o carro, é roubada (literalmente) na certa. E não deixe o vendedor vir com conversa que 'turbinando o 364 ele fica o mesmo que o 364-A' porque isso não é verdade, o 364-A é muito diferente do 364 por dentro.
Carlo Pecca
30/10/2013, 16:46
Cara to com o Chico, é um 364 puro, igual ao meu e, sem plaqueta, é problema futuro!
Sai dessa! Tem outras Band no mercado.
Boa sorte.
Caiogaucho
30/10/2013, 20:53
Chico, meus "tico e teco" estão em pane!!
Eu tive uma Band 91 cujo motor era o 709. É o mesmo 364? Se é, porque o chamam de 709? É porque equipavam os Mercedinhos mod. 709?? O 709 é diferente deste que enviaram-me foto!
Já estou quase entregando minha Disco e ainda não encontrei minha Band!!!
abs
lcdalzoc
30/10/2013, 22:06
Caio,Já usei muuuuito Mercedes 912, andando direto com 6,5 a 8T no lombo, e o motor era a única coisa que nunca dava problema. Mas esse aí da foto não parece ser o OM 364A, esse aí parece um 364 normal com um kit turbo instalado posteriormente.Por aqui já vi Band com todo tipo de motor, incluíndo 364A, 364LA, MWM Sprint, Q20B, MWM 229, 1KZTE da Prado, etc...
Glauco mendes
31/10/2013, 00:23
Chico, meus "tico e teco" estão em pane!!
Eu tive uma Band 91 cujo motor era o 709. É o mesmo 364? Se é, porque o chamam de 709? É porque equipavam os Mercedinhos mod. 709?? O 709 é diferente deste que enviaram-me foto!
Já estou quase entregando minha Disco e ainda não encontrei minha Band!!!
abs
Blz Caio 709 é somente um apelido do motor, eles são todos 364 variando entre A e o LA, esse me parece bem bacana, a unica coisa que vc terá que ver é a numeração dele para ver se bate para ñ ter problemas, veja se ele tem alguma documentação vc pode remarcar ele junto ao Detran.
hercilio.neto
31/10/2013, 08:40
Este é o motor:
437434
Caio,
Olhe a foto do motor do meu jipe.
A plaqueta com a numeração do motor fica em cima do motor e tem outra embaixo.
Na sua foto, parece que não tem a plaqueta.
Cuidado!!!
437433
Caiogaucho
31/10/2013, 12:51
Hercílio, este teu é o 912 (OM 364A)?? Parece igual à foto do que postei!!
Abs
Sergioporto
31/10/2013, 13:04
Hercílio, este teu é o 912 (OM 364A)?? Parece igual à foto do que postei!!
Abs
Nota-se uma diferença na lateral da tampa de válvulas .
hercilio ,teu suspiro está posicionado para o lado da tampa de válvulas! Deve ta fazendo a maior bagunça!!
Francisco Bicalho
31/10/2013, 14:24
[QUOTE=hercilio.neto;2032667]Caio,
Olhe a foto do motor do meu jipe.
A plaqueta com a numeração do motor fica em cima do motor e tem outra embaixo.
Na sua foto, parece que não tem a plaqueta.
Cuidado!!!]
Existe outro lugar no bloco do motor com plaqueta também, e é o lugar 'oficial' da plaqueta. Fica no lado esquerdo do motor, de quem olha da cabine para fernte, próximo ao alternador.
Caio, o Hercilio nunca alegou que o motor dele é um 364-A. Eu estou num iPad e conexão discada no meu sítio e amanhã desço a serra e vou postar algumas imagens do OM 364-A, inclusive vou postar ele original e a evolução que transformou ele no 364-LA do MB-914 com a instalação do intercooler Garrett.
Chico
Caiogaucho
31/10/2013, 19:43
Mas que Inveja Tchê!!! Num sítio, na serra...não me importaria se a conexão fosse discada, por sinal de fumaça, tambor etc....KKKKK
abs
[QUOTE=hercilio.neto;2032667]Caio,
Olhe a foto do motor do meu jipe.
A plaqueta com a numeração do motor fica em cima do motor e tem outra embaixo.
Na sua foto, parece que não tem a plaqueta.
Cuidado!!!]
Existe outro lugar no bloco do motor com plaqueta também, e é o lugar 'oficial' da plaqueta. Fica no lado esquerdo do motor, de quem olha da cabine para fernte, próximo ao alternador.
Caio, o Hercilio nunca alegou que o motor dele é um 364-A. Eu estou num iPad e conexão discada no meu sítio e amanhã desço a serra e vou postar algumas imagens do OM 364-A, inclusive vou postar ele original e a evolução que transformou ele no 364-LA do MB-914 com a instalação do intercooler Garrett.
Chico
hercilio.neto
01/11/2013, 01:18
Hercílio, este teu é o 912 (OM 364A)?? Parece igual à foto do que postei!!
Abs
Não, não. O meu motor é um OM364 normal com turbina Garret APL.
hercilio ,teu suspiro está posicionado para o lado da tampa de válvulas! Deve ta fazendo a maior bagunça!!
Sergio, essa foto é meio antiga (note que ainda não tinha a bateria no cofre), hoje está bem pior, rs.
Eu cheguei a colocar 2 cotovelos com mangueira pra jogar o vapor com o excesso para o chão do lado contrario da tampa de válvulas, mas depois tirei, ficou com cara de gambiarra.
O problema é que não consigo desapertar o danado do suspiro pra virar. Tá uma melação só. Por enquanto vai ficar assim.
Francisco Bicalho
01/11/2013, 07:44
Mas que Inveja Tchê!!! Num sítio, na serra...não me importaria se a conexão fosse discada, por sinal de fumaça, tambor etc....KKKKK
abs
Eu trabalho aqui durante a semana.
Carlo Pecca
01/11/2013, 13:08
[QUOTE=Caiogaucho;2033105]Mas que Inveja Tchê!!! Num sítio, na serra...não me importaria se a conexão fosse discada, por sinal de fumaça, tambor etc....KKKKK
abs
Eu trabalho aqui durante a semana.
TA PRECISANDO DE AUXILIAR? Não precisa de salário me contento com CERVEJA, banho de cachoeira, Churrasco e passeio na mata!
Francisco Bicalho
01/11/2013, 14:37
Esse é o OM 364-A adaptado no Bandeirante.
renatomachion
01/11/2013, 23:58
Olá a todos, aproveitando o assunto, esse meu também é um 364A, correto?
437673
Só completando, esse motor estava sem a plaquetinha também, foi o maior problema isso, tinha apenas a plaqueta em cima e embaixo não tinha (tinha nota do motor, foi comprado a base de troca pelo dono anterior em uma retífica idônea de nossa região), aí o cara da perícia disse que se a plaqueta estivesse embaixo ele aprovava o carro, aí eu coloquei a dita embaixo e o cara reprovou o veículo na perícia. O que ele queria era outra coisa ($$$$). Só consegui regularizar depois de conversar com alguns amigos e aí o motor foi remarcado e consta no documento. Por isso se não tem as DUAS plaquinhas ou o motor com a numeração no documento vais ter trabalho pra acertar isso.
Caiogaucho
02/11/2013, 00:28
TÔ Confuso!! As fotos que postei não é o 364A (912)??
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/437434d1383095065t-motor-912-turbinado-na-band-437228d1383095065-motor-912-turbinado-na-band-dsc02314.jpg
Francisco Bicalho
02/11/2013, 07:58
Olá a todos, aproveitando o assunto, esse meu também é um 364A, correto?
437673
Só completando, esse motor estava sem a plaquetinha também, foi o maior problema isso, tinha apenas a plaqueta em cima e embaixo não tinha (tinha nota do motor, foi comprado a base de troca pelo dono anterior em uma retífica idônea de nossa região), aí o cara da perícia disse que se a plaqueta estivesse embaixo ele aprovava o carro, aí eu coloquei a dita embaixo e o cara reprovou o veículo na perícia. O que ele queria era outra coisa ($$$$). Só consegui regularizar depois de conversar com alguns amigos e aí o motor foi remarcado e consta no documento. Por isso se não tem as DUAS plaquinhas ou o motor com a numeração no documento vais ter trabalho pra acertar isso.
esse também é o 364-A, agora o meu havia sido modificado para a entrada do coletor de admissão ser na lateral. o seu está original. é um motorzão. Não troco pelo 364-LA do 710.
Francisco Bicalho
02/11/2013, 08:01
TÔ Confuso!! As fotos que postei não é o 364A (912)??
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/437434d1383095065t-motor-912-turbinado-na-band-437228d1383095065-motor-912-turbinado-na-band-dsc02314.jpg
Caio, de novo, o motor da foto é um 364 aspirado que foi turbinado. Mesmo sem o coletor de admissão dá para ver pelos componentes. veja o respiro em cima do cabeçote, é igual ao do Hercilio. Compare os respiros do motor na minha postagem e o do Renato, e os coletores de admissão que tem a forma de 'salsichão' que eu havia mencionado acima.
Francisco Bicalho
02/11/2013, 09:47
Aliás… foi turbinado? não vejo turbina, nem coletor de admissão, nem coletor de descarga. Pra mim isso é 80% de um 364
Zé Luis da Jurema
02/11/2013, 13:55
Caro companheiro Francisco, desculpe me intrometer, mas estou com um pequeno problema, troquei meu motor (OM314) por um OM 364A turbo, mas no meu só tem a tampa para colocar óleo, e me lembro que quando ele chegou no mecânico tinha uma tampa com respiro parecida com a do Hercilio, bem o meu problema é o seguinte este motor solta óleo pelo respiro que tem na parte debaixo do lado direito do motor, e agora começou a vazar pelo retentor da polia de baixo, um amigo meu disse que este motor esta sofrendo com pressão demasiada dentro dele forçando esse vazamento, pergunto poderia ser por ele não ter nenhum respiro na parte de cima do motor?
Desde já agradeço aos companheiros o auxilio
José Luis
Glauco mendes
02/11/2013, 15:07
Caro companheiro Francisco, desculpe me intrometer, mas estou com um pequeno problema, troquei meu motor (OM314) por um OM 364A turbo, mas no meu só tem a tampa para colocar óleo, e me lembro que quando ele chegou no mecânico tinha uma tampa com respiro parecida com a do Hercilio, bem o meu problema é o seguinte este motor solta óleo pelo respiro que tem na parte debaixo do lado direito do motor, e agora começou a vazar pelo retentor da polia de baixo, um amigo meu disse que este motor esta sofrendo com pressão demasiada dentro dele forçando esse vazamento, pergunto poderia ser por ele não ter nenhum respiro na parte de cima do motor?
Desde já agradeço aos companheiros o auxilio
José Luis
Blz José o suspiro do lado direito que vc fala é um logo a frente da Bomba injetora, se sim isso ñ é suspiro e sim o local onde vc vai colocar o óleo lubrificante, e lá na tampa de válvulas onde vc acha que é a tampa é o suspiro, meu motor que comprei é assim, vou tentar ir lá na oficina ver se tiro umas fotos para tirar as duvidas, quanto a soltar óleo pode varias coisas como ele esta de compressão?
Glauco mendes
02/11/2013, 20:43
José da uma olhada no bruto que vai equipar a minha band, nota a ultima foto seria o suspiro que vc fala?
Zé Luis da Jurema
02/11/2013, 21:42
José da uma olhada no bruto que vai equipar a minha band, nota a ultima foto seria o suspiro que vc fala?
Boa noite, primeiramente obrigado pela atenção, sim o respiro que falo é esse mesmo que fica na frente da BI, o mecanico que colocou o motor chegou a colocar uma mangueira na saida ligada no filtro de ar, conclusão tive que tirar pois o óleo chegava a melar a turbina quando puxava, perdi até um filtro, liguei uma mangueira direta para o chão, quanto a compressão vou falar com um amigo mecânico (mas ele não é de diesel), gostaria de uma opinão do que devo fazer, vou tirar umas fotos de como ficou depois posto (não gostei muito do serviço vou refazer boa parte, principalmente as tubulações do intercooler)
Glauco mendes
02/11/2013, 21:59
Boa noite, primeiramente obrigado pela atenção, sim o respiro que falo é esse mesmo que fica na frente da BI, o mecanico que colocou o motor chegou a colocar uma mangueira na saida ligada no filtro de ar, conclusão tive que tirar pois o óleo chegava a melar a turbina quando puxava, perdi até um filtro, liguei uma mangueira direta para o chão, quanto a compressão vou falar com um amigo mecânico (mas ele não é de diesel), gostaria de uma opinão do que devo fazer, vou tirar umas fotos de como ficou depois posto (não gostei muito do serviço vou refazer boa parte, principalmente as tubulações do intercooler)
Blz José é só vc prestar atenção nas fotos aquilo que vc chama de suspiro ñ é, no caminhão devido a falta de espaço o oleo é colocado por ai, eu até tenho a peça que vai ali com tampa, nota que na tampa de valvulas onde seria a tampa do óleo é fechada e no outro lado é suspiro onde vc colocou uma tampa, basta inverter como esta esse da foto é boa, ou vc pode tampar o buraco de baixo e abrir um furo novo na tampa de valvulas se olhar ppr dentro verás que tem a marca para cortar e colocar a tampo do óleo normal!
Zé Luis da Jurema
02/11/2013, 22:15
Blz José é só vc prestar atenção nas fotos aquilo que vc chama de suspiro ñ é, no caminhão devido a falta de espaço o oleo é colocado por ai, eu até tenho a peça que vai ali com tampa, nota que na tampa de valvulas onde seria a tampa do óleo é fechada e no outro lado é suspiro onde vc colocou uma tampa, basta inverter como esta esse da foto é boa, ou vc pode tampar o buraco de baixo e abrir um furo novo na tampa de valvulas se olhar ppr dentro verás que tem a marca para cortar e colocar a tampo do óleo normal!
Glauco vc tem uma foto desta peça?
Glauco mendes
02/11/2013, 22:19
Glauco vc tem uma foto desta peça?
Posso ver para vc mas só na segunda, ela é um bocal com tampa que liga naquele cano curvo com mangueira e 2 abraçadeira, mas te digo ñ pretendo usar ela no bandeirante vou fazer a tampa normal lá em cima na tampa de valvulas!!
Zé Luis da Jurema
02/11/2013, 22:36
Posso ver para vc mas só na segunda, mas te digo ñ pretendo usar ela no bandeirante vou fazer a tampa normal lá em cima na tampa de valvulas!!
é mais fácil colocar essa peça do que desmontar a tampa do cabeçote e recortar
Glauco mendes
03/11/2013, 09:45
é mais fácil colocar essa peça do que desmontar a tampa do cabeçote e recortar
Blz José ve se posta umas fotos do seu já instalado?
Zé Luis da Jurema
03/11/2013, 13:32
fotos 1, 2 e 3 coletor e turbina, foto 4 tampa do motor sem respiro, foto 5 instalação completa com as tubulações que quero trocar, e foto 6 detalhe onde o Glauco disse que é a entrada de óleo no motor, esta com o respiro do motor antigo OM 314, desculpe a sujeira do motor, prometo que vou lavar essa semana
437813437815437818437819437820437817
Glauco mendes
03/11/2013, 20:33
fotos 1, 2 e 3 coletor e turbina, foto 4 tampa do motor sem respiro, foto 5 instalação completa com as tubulações que quero trocar, e foto 6 detalhe onde o Glauco disse que é a entrada de óleo no motor, esta com o respiro do motor antigo OM 314, desculpe a sujeira do motor, prometo que vou lavar essa semana
437813437815437818437819437820437817
Blz José ta facil de arrumar, eu acredito que esta vazando ali encima devido a tampa estar mal encaixada, coloca o suspiro ali novamente e coloca a a tampa do óleo mais a frente como original, o tal suspiro lá embaixo vc pode deixar como esta ou tampar como esta o meu olha a ultima foto?
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