Ver Versão Completa : Vazamento Hélice da Ventoinha da Hilux srv 2002
jkdaniels
28/10/2013, 17:26
Esse find meti a hilux na água, após uma chuvarada (apenas água). Isso foi sábado, no domingo, notei que havia uma poça de óleo embaixo da dita cuja. Ao abrir o capô, observei que o óleo sai através do eixo da hélice da ventoinha (vide foto abaixo). Eu pergunto: ISSO PODE ARNALDO??? hehehe, brincadeiras a parte, gostaria de saber dos amigos se algum já passou por isso e se sabe me dizer o que é. Troquei o óleo dela não tem nem 300km, junto com os filtros. Ela nunca apresentou esse vazamento, começou domingo, pode ter alguma coisa a ver com a água? É grave? O motor é o 1kzt-e 3.0 turbo, ela é 4x4.
436934
Esse find meti a hilux na água, após uma chuvarada (apenas água). Isso foi sábado, no domingo, notei que havia uma poça de óleo embaixo da dita cuja. Ao abrir o capô, observei que o óleo sai através do eixo da hélice da ventoinha (vide foto abaixo). Eu pergunto: ISSO PODE ARNALDO??? hehehe, brincadeiras a parte, gostaria de saber dos amigos se algum já passou por isso e se sabe me dizer o que é. Troquei o óleo dela não tem nem 300km, junto com os filtros. Ela nunca apresentou esse vazamento, começou domingo, pode ter alguma coisa a ver com a água? É grave? O motor é o 1kzt-e 3.0 turbo, ela é 4x4.
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Vazamento na Polia Viscosa!
jkdaniels
28/10/2013, 18:17
Jóia, faz sentido. Eu consigo trocar em casa ou preciso levar no meca?
Jóia, faz sentido. Eu consigo trocar em casa ou preciso levar no meca?
Acredito que não tenha mistério, o radiador vai ter que sair, já que está na frente, com paciência dá pra fazer maré in home, um forte abraço.
Jóia, faz sentido. Eu consigo trocar em casa ou preciso levar no meca?
Ao comprar a peça, já deixa por aqui o código e o preço, pois penso em fazer uma troca preventiva.:concordo:
jkdaniels
29/10/2013, 10:51
Cotação das peças (polia e hélice)
Polia Ferraço Original: R$1186
Polia Ferraço paralela: R$390
Hélice Ferraço Original: R$ 520
Hélice Ferraço paralela: R$ 199
Polia America (Marca NPW Japonesa) R$ 290
Hélice ainda aguardo cotação da América.
E agora senhores???? Alguém aí já conhece essa marca NPW? Encontrei muitas peças dessa marca a venda no ebay. Senão vou morrer na original mesmo.
ThgVieceli
29/10/2013, 13:16
Mas a dúvida continua... Tem alguma coisa a ver com a água? Tipo ter forçado demais para girar dentro da água e quebrou... Ou não é possível ser a água? Seria importante sabermos para não cometermos o mesmo erro né!
sandro_ventania
29/10/2013, 16:25
Se o hélice não quebrou, vai trocar pra quê???
A polia viscosa não é item de segurança...eu não compraria original, compraria 1ª linha, japonesa de preferencia.
Resumindo...com 290 você resolve seu problema...ou se preferir paga 1.700...seu bolso é seu guia!
E pra trocar, acho que não precisa nem tirar o radiador...no máximo a proteção.
jkdaniels
29/10/2013, 16:51
Sandro, se fosse no face eu colocava "curtir" no teu comentário. Vou de 290 mesmo, estive olhando aqui e é tranquilo pra trocar. Mesmo que tenha de remover o radiador, ainda é relativamente fácil. Nada que um find de capô aberto não resolva.
Cotação das peças (polia e hélice)
Polia Ferraço Original: R$1186
Polia Ferraço paralela: R$390
Hélice Ferraço Original: R$ 520
Hélice Ferraço paralela: R$ 199
Polia America (Marca NPW Japonesa) R$ 290
Hélice ainda aguardo cotação da América.
E agora senhores???? Alguém aí já conhece essa marca NPW? Encontrei muitas peças dessa marca a venda no ebay. Senão vou morrer na original mesmo.
Qual o código da peça? Fiz uma compra agora nos EUA e economizei quase 3 mil reais em relação às concessionárias.
O cilindro de freio na Ferraço estava por R$ 950,00 e eu comprei por 170 dólares.
Sandro, se fosse no face eu colocava "curtir" no teu comentário. Vou de 290 mesmo, estive olhando aqui e é tranquilo pra trocar. Mesmo que tenha de remover o radiador, ainda é relativamente fácil. Nada que um find de capô aberto não resolva.
Daniel é isso aí! não tem mistério algum em trocar a polia viscosa, eu também já fiz uma vez "made in home" a limpeza do radiador, muito fácil soltar o radiador, são apenas quatro parafusos e as mangueiras, mole mole!:cool:
Sandro, se fosse no face eu colocava "curtir" no teu comentário. Vou de 290 mesmo, estive olhando aqui e é tranquilo pra trocar. Mesmo que tenha de remover o radiador, ainda é relativamente fácil. Nada que um find de capô aberto não resolva.
É isso aí Daniel,
Manda bala na manut feita em casa.
Aproveita a oportunidade para registrar em vídeo e posta para a turma.
Um abraço
Edu
geovanih
29/10/2013, 22:25
O acoplamento viscoso tem óleo próprio?
Sandro, se fosse no face eu colocava "curtir" no teu comentário. Vou de 290 mesmo, estive olhando aqui e é tranquilo pra trocar. Mesmo que tenha de remover o radiador, ainda é relativamente fácil. Nada que um find de capô aberto não resolva.
:curtir::mrgreen:
jkdaniels
01/11/2013, 08:05
Tchê, continuando os estudos, pergunto se a hilux tem eletroventilador na frente do radiador, pois a minha tem um e não tem cara de que é original. Tudo leva a crer que essa polia já estava com os dias contados, minha incursão dentro d'água só finalizou o processo. Uma coisa que estranho é que ela nunca superaqueceu comigo (e olha que eu vivo com um olho na estrada e outro no termômetro, hábito dos tempos que eu tinha uma rural willys). Provavelmente o dono anterior colocou o eletroventilador como paliativo após ter tomado um susto com o preço da polia viscosa.
Tchê, continuando os estudos, pergunto se a hilux tem eletroventilador na frente do radiador, pois a minha tem um e não tem cara de que é original. Tudo leva a crer que essa polia já estava com os dias contados, minha incursão dentro d'água só finalizou o processo. Uma coisa que estranho é que ela nunca superaqueceu comigo (e olha que eu vivo com um olho na estrada e outro no termômetro, hábito dos tempos que eu tinha uma rural willys). Provavelmente o dono anterior colocou o eletroventilador como paliativo após ter tomado um susto com o preço da polia viscosa.
O eletroventilador tá frente do radiador de água mesmo? É comum colocar na frente do radiador do ar condicionado, dá um confere, ok!
Emerson Höpner
01/11/2013, 12:42
Já pesquisei um pouco sobre isto, não que tenha precisado, mas tenho certeza que é um dos motivos para tantos sobreaquecimentos de motor que se lê e escuta por aí... O radiador sozinho funciona bem até uma certa temperatura, além disso é necessária a ventilação forçada da ventoinha para que o líquido permaneça em uma temperatura adequada sem riscos ao motor. Só trocar o radiador não adianta de nada, é preciso verificar a polia viscosa e a válvula termostática.
O funcionamento da polia depende diretamente do óleo (a base de silicone) que é específico e com altíssima viscosidade. O princípio é mais ou menos assim: conforme a temperatura do motor/líquido vai aumentando, existe na polia um bimetálico que vai regulando a passagem do óleo na parte interna, deixando ela "patinar" mais ou menos em relação à rotação do eixo onde está conectada.
Vejam estes posts no fórum dos nossos "hermanos Toyoteros". Imagens valem mais que 1000 palavras...
Reacondicionamiento del Acoplamiento Viscoso (http://www.toyoteros.com.ar/foro/showthread.php?tid=16003)
Reparación Ventilador VISCOSO (http://www.toyoteros.com.ar/foro/showthread.php?tid=50359)
jkdaniels
01/11/2013, 13:11
Bah show de bola esses tópicos castelhanos, vao cair como uma luva pra mim na hora de desmontar, nao precisa nem tirar o radiador.
Já pesquisei um pouco sobre isto, não que tenha precisado, mas tenho certeza que é um dos motivos para tantos sobreaquecimentos de motor que se lê e escuta por aí... O radiador sozinho funciona bem até uma certa temperatura, além disso é necessária a ventilação forçada da ventoinha para que o líquido permaneça em uma temperatura adequada sem riscos ao motor. Só trocar o radiador não adianta de nada, é preciso verificar a polia viscosa e a válvula termostática.
O funcionamento da polia depende diretamente do óleo (a base de silicone) que é específico e com altíssima viscosidade. O princípio é mais ou menos assim: conforme a temperatura do motor/líquido vai aumentando, existe na polia um bimetálico que vai regulando a passagem do óleo na parte interna, deixando ela "patinar" mais ou menos em relação à rotação do eixo onde está conectada.
Vejam estes posts no fórum dos nossos "hermanos Toyoteros". Imagens valem mais que 1000 palavras...
Reacondicionamiento del Acoplamiento Viscoso (http://www.toyoteros.com.ar/foro/showthread.php?tid=16003)
Reparación Ventilador VISCOSO (http://www.toyoteros.com.ar/foro/showthread.php?tid=50359)
Muito Bom! explica tudo e ainda economiza $$$ e tempo, não precisa mesmo tirar o radiador, esse eu já salvei no meu PC, um forte abraço.:curtir:
Emerson, que aula maravilhosa, o cara ensina até a cortar o tubo de silicone, fantástico.Esse silicone acha fácil?Abraço.
Senhores, essa semana o Rodrigo (Toyoteiro) esteve aqui em casa para fazermos algumas medições de temperatura.
Enquanto olhava o motor da SW4 dele (1997) pude perceber a maior quantidade de vento e barulho característico da ventoinha e polia viscosa, em relação à minha.
Ou seja, a minha faz menos vento. Já o barulho elevado quando acelera nem faz.:pensativo:
Tendo já visto este tópico, acabei por solicitar ao Ricardo (da América Peças) a cotação da peça, bem como se vendiam só o gel, inclusive fornecendo o número do chassis da minha SW, para não ter falhas.
Ele disse que que a polia não tem gel, pois ela é "eletromagnética".
Está certo isso?
Segue a troca de mensagens:
Para ver mensagens relacionadas a esta, agrupar mensagens por conversa (https://blu173.mail.live.com/mail/#).
Ricardo (ricardo.america@hotmail.com)
Adicionar aos contatos (https://blu173.mail.live.com/mail/#)
04/12/2013
https://blu173.mail.live.com/mail/clear.gif
Para: 'Glaicon Inappólito Matos'
BOM DIA!!
NÃO VEM ESSE GEL!
SO A POLIA!
OBRIGADO!
De: Glaicon Inappólito Matos [mailto:oab7797@hotmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 11:33
Para: Ricardo
Assunto: RE: RES: Cotação
Bom dia.
É a peça correta que você cotou?
A minha não tem nada de eletromagnético. É só o gel viscoso.
Estou errado?
From: ricardo.america@hotmail.com
To: oab7797@hotmail.com
Subject: RES: Cotação
Date: Wed, 4 Dec 2013 08:46:34 -0200
BOM DIA!!
POLIA ELETROMAGNETICA_____R$ 1.030,00
PEÇAS ORIGINAIS TOYOTA!!
OBS: FRETE SO POSSO OBTER VALOR ASSIM Q FIZERMOS O PEDIDO DAS PEÇAS!!
OBRIGADO!!
De: Glaicon Inappólito Matos [mailto:oab7797@hotmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 06:25
Para: ricardo.america@hotmail.com
Assunto: Cotação
Ricardo, bom dia.
Possuo uma Toyota SW4 1998/1998 3.0 diesel - motor 1KZT
Gostaria de saber o preço da polia viscosa do ventilador.
Ou você vende também só a bisnaga com o gel para substituição?
Preço somente de peça original.
Segue o número do chassis, caso precise:
JTA11GNJ5W0050554
Calcular frete via PAC para CEP 88010-320.
Obrigado.
Glaicon.
48 9982-2025 - Florianópolis
Ninguém para informar se a polia da SW4 98 tem gel?:pipoca:
Emerson Höpner
12/12/2013, 12:28
Tem com certeza. O funcionamento não é "eletromagnético", pois não tem ligação elétrica nenhuma! O acoplamento é viscoso e funciona com óleo a base de silicone, de altíssima viscosidade, conforme explicado nos links que postei a uns dias atrás. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/129854-vazamento-helice-da-ventoinha-da-hilux-srv-2002-a-2.html#post2033467)
Segundo ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_G_1998_TOYOTA_4RUNNER_KZN185L-GKMSX_1601.html) o código original da polia é o 16210-67030. Dá uma pesquisada.
Bah show de bola esses tópicos castelhanos, vao cair como uma luva pra mim na hora de desmontar, nao precisa nem tirar o radiador.
E você, Daniel, comprou a paralela japonesa?
Já instalou?:pipoca:
Ninguém para informar se a polia da SW4 98 tem gel?:pipoca:
Tem sim o óleo é o mesmo usado em diferenciais e amortecedores de automodelos.
a viscosidade para o acoplamento pode variar de 5.000 a 10.000 cst.
no miolo do acoplamento entram 50 ml (se não me engano), no mercado livre 60ml de óleo de silicone 10.000 cst custam a bagatela deR$ 16,00 óleos nacionais e R$ 30,00 óleos importados
463994R$ 30,00
463995R$ 16,00
só buscar no ml por oleo de silicone para diferenciais 10.000 cst
ou óleo de silicone pro br 10.000 cst
Tem sim o óleo é o mesmo usado em diferenciais e amortecedores de automodelos.
a viscosidade para o acoplamento pode variar de 5.000 a 10.000 cst.
no miolo do acoplamento entram 50 ml (se não me engano), no mercado livre 60ml de óleo de silicone 10.000 cst custam a bagatela deR$ 16,00 óleos nacionais e R$ 30,00 óleos importados.
só buscar no ml por oleo de silicone para diferenciais 10.000 cst
ou óleo de silicone pro br 10.000 cst
Pretendes comprar e fazer a troca?
Fiquei curioso pelo resultado, mas não corajoso para arriscar.:mrgreen:
Pretendes comprar e fazer a troca?
Fiquei curioso pelo resultado, mas não corajoso para arriscar.:mrgreen:
a minha começou a vazar, vou testar nela rsrs, mas meu meca falou que vaza novamente pois o problema e no retentor da peça.
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