Conectar

Ver Versão Completa : Vazamento Hélice da Ventoinha da Hilux srv 2002

jkdaniels
28/10/2013, 17:26
Esse find meti a hilux na água, após uma chuvarada (apenas água). Isso foi sábado, no domingo, notei que havia uma poça de óleo embaixo da dita cuja. Ao abrir o capô, observei que o óleo sai através do eixo da hélice da ventoinha (vide foto abaixo). Eu pergunto: ISSO PODE ARNALDO??? hehehe, brincadeiras a parte, gostaria de saber dos amigos se algum já passou por isso e se sabe me dizer o que é. Troquei o óleo dela não tem nem 300km, junto com os filtros. Ela nunca apresentou esse vazamento, começou domingo, pode ter alguma coisa a ver com a água? É grave? O motor é o 1kzt-e 3.0 turbo, ela é 4x4.
436934

HERICK
28/10/2013, 17:49
Esse find meti a hilux na água, após uma chuvarada (apenas água). Isso foi sábado, no domingo, notei que havia uma poça de óleo embaixo da dita cuja. Ao abrir o capô, observei que o óleo sai através do eixo da hélice da ventoinha (vide foto abaixo). Eu pergunto: ISSO PODE ARNALDO??? hehehe, brincadeiras a parte, gostaria de saber dos amigos se algum já passou por isso e se sabe me dizer o que é. Troquei o óleo dela não tem nem 300km, junto com os filtros. Ela nunca apresentou esse vazamento, começou domingo, pode ter alguma coisa a ver com a água? É grave? O motor é o 1kzt-e 3.0 turbo, ela é 4x4.
436934
Vazamento na Polia Viscosa!

jkdaniels
28/10/2013, 18:17
Jóia, faz sentido. Eu consigo trocar em casa ou preciso levar no meca?

HERICK
29/10/2013, 05:40

Acredito que não tenha mistério, o radiador vai ter que sair, já que está na frente, com paciência dá pra fazer maré in home, um forte abraço.

Glaicon
29/10/2013, 06:32
Ao comprar a peça, já deixa por aqui o código e o preço, pois penso em fazer uma troca preventiva.:concordo:

jkdaniels
29/10/2013, 10:51
Cotação das peças (polia e hélice)

Polia Ferraço Original: R$1186
Polia Ferraço paralela: R$390
Hélice Ferraço Original: R$ 520
Hélice Ferraço paralela: R$ 199

Polia America (Marca NPW Japonesa) R$ 290
Hélice ainda aguardo cotação da América.

E agora senhores???? Alguém aí já conhece essa marca NPW? Encontrei muitas peças dessa marca a venda no ebay. Senão vou morrer na original mesmo.

ThgVieceli
29/10/2013, 13:16
Mas a dúvida continua... Tem alguma coisa a ver com a água? Tipo ter forçado demais para girar dentro da água e quebrou... Ou não é possível ser a água? Seria importante sabermos para não cometermos o mesmo erro né!

sandro_ventania
29/10/2013, 16:25
Se o hélice não quebrou, vai trocar pra quê???
A polia viscosa não é item de segurança...eu não compraria original, compraria 1ª linha, japonesa de preferencia.

Resumindo...com 290 você resolve seu problema...ou se preferir paga 1.700...seu bolso é seu guia!

E pra trocar, acho que não precisa nem tirar o radiador...no máximo a proteção.

jkdaniels
29/10/2013, 16:51
Sandro, se fosse no face eu colocava "curtir" no teu comentário. Vou de 290 mesmo, estive olhando aqui e é tranquilo pra trocar. Mesmo que tenha de remover o radiador, ainda é relativamente fácil. Nada que um find de capô aberto não resolva.

dorderf
29/10/2013, 20:38
Cotação das peças (polia e hélice)

Polia Ferraço Original: R$1186
Polia Ferraço paralela: R$390
Hélice Ferraço Original: R$ 520
Hélice Ferraço paralela: R$ 199

Polia America (Marca NPW Japonesa) R$ 290
Hélice ainda aguardo cotação da América.

E agora senhores???? Alguém aí já conhece essa marca NPW? Encontrei muitas peças dessa marca a venda no ebay. Senão vou morrer na original mesmo.

Qual o código da peça? Fiz uma compra agora nos EUA e economizei quase 3 mil reais em relação às concessionárias.

O cilindro de freio na Ferraço estava por R$ 950,00 e eu comprei por 170 dólares.

HERICK
29/10/2013, 21:33
Sandro, se fosse no face eu colocava "curtir" no teu comentário. Vou de 290 mesmo, estive olhando aqui e é tranquilo pra trocar. Mesmo que tenha de remover o radiador, ainda é relativamente fácil. Nada que um find de capô aberto não resolva.
Daniel é isso aí! não tem mistério algum em trocar a polia viscosa, eu também já fiz uma vez "made in home" a limpeza do radiador, muito fácil soltar o radiador, são apenas quatro parafusos e as mangueiras, mole mole!:cool:

EduQxQ
29/10/2013, 21:40

É isso aí Daniel,
Manda bala na manut feita em casa.
Aproveita a oportunidade para registrar em vídeo e posta para a turma.
Um abraço
Edu

geovanih
29/10/2013, 22:25
O acoplamento viscoso tem óleo próprio?

Glaicon
30/10/2013, 07:58
:curtir::mrgreen:

jkdaniels
01/11/2013, 08:05
Tchê, continuando os estudos, pergunto se a hilux tem eletroventilador na frente do radiador, pois a minha tem um e não tem cara de que é original. Tudo leva a crer que essa polia já estava com os dias contados, minha incursão dentro d'água só finalizou o processo. Uma coisa que estranho é que ela nunca superaqueceu comigo (e olha que eu vivo com um olho na estrada e outro no termômetro, hábito dos tempos que eu tinha uma rural willys). Provavelmente o dono anterior colocou o eletroventilador como paliativo após ter tomado um susto com o preço da polia viscosa.

HERICK
01/11/2013, 08:59
Tchê, continuando os estudos, pergunto se a hilux tem eletroventilador na frente do radiador, pois a minha tem um e não tem cara de que é original. Tudo leva a crer que essa polia já estava com os dias contados, minha incursão dentro d'água só finalizou o processo. Uma coisa que estranho é que ela nunca superaqueceu comigo (e olha que eu vivo com um olho na estrada e outro no termômetro, hábito dos tempos que eu tinha uma rural willys). Provavelmente o dono anterior colocou o eletroventilador como paliativo após ter tomado um susto com o preço da polia viscosa.
O eletroventilador tá frente do radiador de água mesmo? É comum colocar na frente do radiador do ar condicionado, dá um confere, ok!

Emerson Höpner
01/11/2013, 12:42
Já pesquisei um pouco sobre isto, não que tenha precisado, mas tenho certeza que é um dos motivos para tantos sobreaquecimentos de motor que se lê e escuta por aí... O radiador sozinho funciona bem até uma certa temperatura, além disso é necessária a ventilação forçada da ventoinha para que o líquido permaneça em uma temperatura adequada sem riscos ao motor. Só trocar o radiador não adianta de nada, é preciso verificar a polia viscosa e a válvula termostática.
O funcionamento da polia depende diretamente do óleo (a base de silicone) que é específico e com altíssima viscosidade. O princípio é mais ou menos assim: conforme a temperatura do motor/líquido vai aumentando, existe na polia um bimetálico que vai regulando a passagem do óleo na parte interna, deixando ela "patinar" mais ou menos em relação à rotação do eixo onde está conectada.

Vejam estes posts no fórum dos nossos "hermanos Toyoteros". Imagens valem mais que 1000 palavras...

Reacondicionamiento del Acoplamiento Viscoso (http://www.toyoteros.com.ar/foro/showthread.php?tid=16003)
Reparación Ventilador VISCOSO (http://www.toyoteros.com.ar/foro/showthread.php?tid=50359)

jkdaniels
01/11/2013, 13:11
Bah show de bola esses tópicos castelhanos, vao cair como uma luva pra mim na hora de desmontar, nao precisa nem tirar o radiador.

HERICK
01/11/2013, 13:53
Já pesquisei um pouco sobre isto, não que tenha precisado, mas tenho certeza que é um dos motivos para tantos sobreaquecimentos de motor que se lê e escuta por aí... O radiador sozinho funciona bem até uma certa temperatura, além disso é necessária a ventilação forçada da ventoinha para que o líquido permaneça em uma temperatura adequada sem riscos ao motor. Só trocar o radiador não adianta de nada, é preciso verificar a polia viscosa e a válvula termostática.
O funcionamento da polia depende diretamente do óleo (a base de silicone) que é específico e com altíssima viscosidade. O princípio é mais ou menos assim: conforme a temperatura do motor/líquido vai aumentando, existe na polia um bimetálico que vai regulando a passagem do óleo na parte interna, deixando ela "patinar" mais ou menos em relação à rotação do eixo onde está conectada.

Vejam estes posts no fórum dos nossos "hermanos Toyoteros". Imagens valem mais que 1000 palavras...

Reacondicionamiento del Acoplamiento Viscoso (http://www.toyoteros.com.ar/foro/showthread.php?tid=16003)
Reparación Ventilador VISCOSO (http://www.toyoteros.com.ar/foro/showthread.php?tid=50359)
Muito Bom! explica tudo e ainda economiza $$$ e tempo, não precisa mesmo tirar o radiador, esse eu já salvei no meu PC, um forte abraço.:curtir:

Zani
01/11/2013, 17:07
Emerson, que aula maravilhosa, o cara ensina até a cortar o tubo de silicone, fantástico.Esse silicone acha fácil?Abraço.

Glaicon
07/12/2013, 08:58
Senhores, essa semana o Rodrigo (Toyoteiro) esteve aqui em casa para fazermos algumas medições de temperatura.
Enquanto olhava o motor da SW4 dele (1997) pude perceber a maior quantidade de vento e barulho característico da ventoinha e polia viscosa, em relação à minha.
Ou seja, a minha faz menos vento. Já o barulho elevado quando acelera nem faz.:pensativo:
Tendo já visto este tópico, acabei por solicitar ao Ricardo (da América Peças) a cotação da peça, bem como se vendiam só o gel, inclusive fornecendo o número do chassis da minha SW, para não ter falhas.
Ele disse que que a polia não tem gel, pois ela é "eletromagnética".
Está certo isso?
Segue a troca de mensagens:
Para ver mensagens relacionadas a esta, agrupar mensagens por conversa (https://blu173.mail.live.com/mail/#).

Ricardo (ricardo.america@hotmail.com)
Adicionar aos contatos (https://blu173.mail.live.com/mail/#)
04/12/2013

https://blu173.mail.live.com/mail/clear.gif

Para: 'Glaicon Inappólito Matos'

BOM DIA!!
NÃO VEM ESSE GEL!
SO A POLIA!
OBRIGADO!
De: Glaicon Inappólito Matos [mailto:oab7797@hotmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 11:33
Para: Ricardo
Assunto: RE: RES: Cotação

Bom dia.
É a peça correta que você cotou?

A minha não tem nada de eletromagnético. É só o gel viscoso.

Estou errado?

From: ricardo.america@hotmail.com
To: oab7797@hotmail.com
Subject: RES: Cotação
Date: Wed, 4 Dec 2013 08:46:34 -0200
BOM DIA!!
POLIA ELETROMAGNETICA_____R$ 1.030,00

PEÇAS ORIGINAIS TOYOTA!!

OBS: FRETE SO POSSO OBTER VALOR ASSIM Q FIZERMOS O PEDIDO DAS PEÇAS!!

OBRIGADO!!

De: Glaicon Inappólito Matos [mailto:oab7797@hotmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 06:25
Para: ricardo.america@hotmail.com
Assunto: Cotação

Ricardo, bom dia.
Possuo uma Toyota SW4 1998/1998 3.0 diesel - motor 1KZT

Gostaria de saber o preço da polia viscosa do ventilador.

Ou você vende também só a bisnaga com o gel para substituição?

Preço somente de peça original.

Segue o número do chassis, caso precise:

JTA11GNJ5W0050554

Calcular frete via PAC para CEP 88010-320.

Obrigado.

Glaicon.

48 9982-2025 - Florianópolis

Glaicon
11/12/2013, 08:54
Ninguém para informar se a polia da SW4 98 tem gel?:pipoca:

Emerson Höpner
12/12/2013, 12:28
Tem com certeza. O funcionamento não é "eletromagnético", pois não tem ligação elétrica nenhuma! O acoplamento é viscoso e funciona com óleo a base de silicone, de altíssima viscosidade, conforme explicado nos links que postei a uns dias atrás. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/129854-vazamento-helice-da-ventoinha-da-hilux-srv-2002-a-2.html#post2033467)

Segundo ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_G_1998_TOYOTA_4RUNNER_KZN185L-GKMSX_1601.html) o código original da polia é o 16210-67030. Dá uma pesquisada.

Glaicon
13/12/2013, 06:49
Bah show de bola esses tópicos castelhanos, vao cair como uma luva pra mim na hora de desmontar, nao precisa nem tirar o radiador.
E você, Daniel, comprou a paralela japonesa?
Já instalou?:pipoca:

Jsantos
22/05/2014, 20:16
Ninguém para informar se a polia da SW4 98 tem gel?:pipoca:

Tem sim o óleo é o mesmo usado em diferenciais e amortecedores de automodelos.
a viscosidade para o acoplamento pode variar de 5.000 a 10.000 cst.
no miolo do acoplamento entram 50 ml (se não me engano), no mercado livre 60ml de óleo de silicone 10.000 cst custam a bagatela deR$ 16,00 óleos nacionais e R$ 30,00 óleos importados

463994R$ 30,00

463995R$ 16,00

só buscar no ml por oleo de silicone para diferenciais 10.000 cst
ou óleo de silicone pro br 10.000 cst

Glaicon
23/05/2014, 07:06
Tem sim o óleo é o mesmo usado em diferenciais e amortecedores de automodelos.
a viscosidade para o acoplamento pode variar de 5.000 a 10.000 cst.
no miolo do acoplamento entram 50 ml (se não me engano), no mercado livre 60ml de óleo de silicone 10.000 cst custam a bagatela deR$ 16,00 óleos nacionais e R$ 30,00 óleos importados.
só buscar no ml por oleo de silicone para diferenciais 10.000 cst
ou óleo de silicone pro br 10.000 cst
Pretendes comprar e fazer a troca?
Fiquei curioso pelo resultado, mas não corajoso para arriscar.:mrgreen:

Jsantos
23/05/2014, 07:12
Pretendes comprar e fazer a troca?
Fiquei curioso pelo resultado, mas não corajoso para arriscar.:mrgreen:

a minha começou a vazar, vou testar nela rsrs, mas meu meca falou que vaza novamente pois o problema e no retentor da peça.