Ver Versão Completa : Caixa de marcha toyota bandeirante 1999
LEONELO FORTINI
28/10/2013, 16:00
Boa tarde a todos da comunidade,
´´É a minha primeira inserção neste respeitável Forum 4x4. Muito bem. Em junho deste ano adquiri uma Bandeirante longa 1999. Em negociação com o antigo proprietário me informou que a caixa dela seria de 04 marchas alongada e que na estrada tinha um bom desempenho, chegando a 120 KM sem dificuldades. Fechei negócio com ele e mandei uma pessoa ir buscá-la. De posse do carro dei umas voltas na estrada e realmente o desempenho dela foi satisfatório. A partir de então, procurei investigar sobre a caixa de 04 e 05 marchas. Descobri que a minha de 04 marchas a ré é acionada no sentido do carona e abaixa que é igual a de 05 marchas. Muito estranho, tendo em vista que conversei com alguns mecânicos onde acharam tb estranho.
Em contato com o mecânico do antigo proprietário que desmontou a caixa, não me disse muito, somente que a carcaça é da moderna e que fez substituição de algumas peças.
Gostaria que os membro fizessem alguns comentários para eu depois fazer alguns complementos se for necessários.
Antecipadamente eu agradeço.
junior888
28/10/2013, 17:29
A partir de 94 (se não estou enganado) as bands vieram com caixa 5 marchas... To achando que o antigo proprietário quebrou a caixa e botou a de 4 marchas... O que ele pode ter feito foi alongar o diferencial, mas sairia mais caro do que botar outra 5 marchas... No mais a diferença entre as caixas é apenas a 5ª marcha, as relações são as mesmas...
LEONELO FORTINI
28/10/2013, 19:07
A partir de 94 (se não estou enganado) as bands vieram com caixa 5 marchas... To achando que o antigo proprietário quebrou a caixa e botou a de 4 marchas... O que ele pode ter feito foi alongar o diferencial, mas sairia mais caro do que botar outra 5 marchas... No mais a diferença entre as caixas é apenas a 5ª marcha, as relações são as mesmas...
OK Júnior. O que me intrigra é que o acionamento da marcha ré é acionada pela lado do carona que é o caso da cinco marchas sendo que o acionamento da caixa de quatro marchas é pelo lado do motorista. Eu sou o terceiro dono dela, sendo que o primeiro foi a empresa FURNAS. Diz o segundo dono que foi uma série para frotistas. Más aí eu não sei. Se alguém do grupo puder esclarecer ou informar alguém que trabalhou na montadora Toyota ficarei muito grato.
Sergioporto
28/10/2013, 19:57
OK Júnior. O que me intrigra é que o acionamento da marcha ré é acionada pela lado do carona que é o caso da cinco marchas sendo que o acionamento da caixa de quatro marchas é pelo lado do motorista. Eu sou o terceiro dono dela, sendo que o primeiro foi a empresa FURNAS. Diz o segundo dono que foi uma série para frotistas. Más aí eu não sei. Se alguém do grupo puder esclarecer ou informar alguém que trabalhou na montadora Toyota ficarei muito grato.
Tem o encaixe da 5ª marcha quando aciona a alvanca ,ou seja ,no canto superior direito ?Será que nao colocaram a engrenagemou acionamento da 5ª?
LEONELO FORTINI
28/10/2013, 20:32
Tem o encaixe da 5ª marcha quando aciona a alvanca ,ou seja ,no canto superior direito ?Será que nao colocaram a engrenagemou acionamento da 5ª?
Olá Sérgio- De quem eu comprei me relatou também que achou muito estranho. Tentou colocar a 5 marcha e não entrou na posição que vc mencionou. Um mecânico me informou que não tem como funcionar uma caixas de 5 marchas sem a quinta marcha. Voltou a frisar que o mecânico do segundo dono de quem eu comprei, me informou que a carcaça é da moderna como também volto a frisar que o acionamento da marcha ré é pelo lado do carona e inferior. Muito louco isso. Más eu sou teimoso e vou elucidar esta situação. Abraços.
hercilio.neto
28/10/2013, 22:15
Como o Junior falou no post anterior, a Band 1999 é de 5 marchas. Tem algo estranho aí.
Como a Band foi da empresa Furnas, podem ter trocado o cambio. Muitas empresas tiram peças de um carro para por em outro, ou simplesmente tiraram a 5 marcha.
Mas se tiver uma forma de reverter, terá um grande ganho. Até porque, uma Band 99 com 4 marchas é desvalorização na certa.
dalmo cruz torres
28/10/2013, 22:22
Se vc tirar uma foto do cambio dá para t falar se é carcaça de 4 ou 5 marchas.
leonelo,
nao existe band ano 99 com cambio original de fabrica 4marchas.
nao saiu serie para frotista com esta configuração.
voce esta sendo tapeado/enganado.
pode ter acontecido o seguinte:
quebrou a engrenagem/anel sincronizado da 4 marcha,fizeram algum trambique e eliminaram a 4 marcha original do seu cambio,ai quando era pra entrar a 4 esta entrando a 5 e o carro deslancha,sem mudar a posicao original da marcha a re.ou seja voce nao tem a quarta marcha mas seu cambio pula direto para a 5 marcha.
esta forçando o sistema podem ocorrer quebras em breve.
ou,
juntaram uns pedacos de varias band e montaram seu cambio,
solucao:
abrir o cambio/diferencial e exclarecer/concertar a .mda...digamos melhoria que foi feita,antes que ocorra alguma quebra.
possivelmente o dono anterior vai falar que ja esta assim a muito tempo,logico o sistema toy/band é bem resistente por isso esta durando tanto,mas a duvida é ate quando...
fica a seu criterio decidir.
abraço,boa sorte por ai.
leonelo,
por curiosidade:
qual motor esta em sua band.?
toyota ou mb.?
LEONELO FORTINI
28/10/2013, 23:33
leonelo,
por curiosidade:
qual motor esta em sua band.?
toyota ou mb.?
Obrigado a todos pelas suas intervenções. Más vamos lá. Como disse um mecânico me informou que o câmbio de 5 marchas não funciona sem a quinta marcha. As quatro marchas existentes para frente encaixam em suas devidas posições, portanto a quarta marcha é para baixo. Comprei este carro em São Bernardo do Campo a uns três meses. O motor é um 14b. Antes deu comprar o vendedor que é um cara sério me passou as numerações e foram conferidas, DOCUMENTO DA BIN. A da caixa não bateu, tendo em vista que o antigo dono comprou uma outras carcaça por ter um trincado, como me informou o seu mecânico de nome Sr. Firmino. Amanhã irei aperta-lo, vou ligar e pegar mais informações. Diz ele que a caixa é da moderna. Eu entendi que é a da 5 marchas. A ré é da 5 marchas, ou seja, para o lado direito e inferior. Agora conforme informam, passar da 3 marcha para 4 marcha com engrenagem da 5 marcha, acho estranho. Más tudo é possível, não sei. Digo a todos que o seu desempenho é muito bom. Segue o linlk quando ela estava anunciada. Mitula carros (http://carros.mitula.com.br/offer-detalle/10163/96973822365127421/25/1/bandeirante-longa/Emcarro)
guincho biseli, pode estar ai a explicaçao pra terem trocado a caixa, provavelmente a pto era pra 4 marchas e o sujeito preferiu trocar aa caixa pro uma de 4 marchas, tira uma foto da pto e do cambio de baixo pra cima que a gente ja confirma isso
LEONELO FORTINI
29/10/2013, 00:09
guincho biseli, pode estar ai a explicaçao pra terem trocado a caixa, provavelmente a pto era pra 4 marchas e o sujeito preferiu trocar aa caixa pro uma de 4 marchas, tira uma foto da pto e do cambio de baixo pra cima que a gente ja confirma isso
Olá Dudu. Veja bem. Vou tirar fotos. Más digo o seguinte: Na plaqueta do guincho é de 1999 e outros dados, conclui-se que é original de fábrica. A caixa é de cinco marchas e a ré é para o lado direito e inferior. Muito louca esta situação. Agora seu o mecânico que me deu informação incorreta de que a caixa de cinco marchas não funciona sem a 5 marcha? Será que pode tirar a 5 marcha do câmbio de 5 marchas? Se isso for possível a explicação tá aí. Quebro a 5 marcha e o câmbio de 5 marchas funciona com 4 marchas. Não sei.
junior888
29/10/2013, 00:38
mas e se vc tenta engatar a 5ª o que acontece?
LEONELO FORTINI
29/10/2013, 00:54
leonelo,
nao existe band ano 99 com cambio original de fabrica 4marchas.
nao saiu serie para frotista com esta configuração.
voce esta sendo tapeado/enganado.
pode ter acontecido o seguinte:
quebrou a engrenagem/anel sincronizado da 4 marcha,fizeram algum trambique e eliminaram a 4 marcha original do seu cambio,ai quando era pra entrar a 4 esta entrando a 5 e o carro deslancha,sem mudar a posicao original da marcha a re.ou seja voce nao tem a quarta marcha mas seu cambio pula direto para a 5 marcha.
esta forçando o sistema podem ocorrer quebras em breve.
ou,
juntaram uns pedacos de varias band e montaram seu cambio,
solucao:
abrir o cambio/diferencial e exclarecer/concertar a .mda...digamos melhoria que foi feita,antes que ocorra alguma quebra.
possivelmente o dono anterior vai falar que ja esta assim a muito tempo,logico o sistema toy/band é bem resistente por isso esta durando tanto,mas a duvida é ate quando...
fica a seu criterio decidir.
abraço,boa sorte por ai.
Muito isso tudo. Amanhã eu vou ligar para o Sr. Firmino que é o meca do antigo dono e que fez manutenção nesta caixa e perguntar se é possível isso ter acontecido, ou seja; se da terceira marcha é possível passar para a 5 marcha e é claro, com a retirada da engrenagem da 4 marcha no câmbio. Más tem um detalhe, como é possível se tiver passando da 3 marcha para quinta, a alavanca de cambio fica na posição da 4 marcha? Estranho. Ser for isso tá fácil de resolver, acredito. Valeu. Informo amanhã a resposta dele.
LEONELO FORTINI
29/10/2013, 00:56
mas e se vc tenta engatar a 5ª o que acontece?
Não acontece nada.
junior888
29/10/2013, 00:59
mas chega entrar a quinta ou é como se tivesse algo trancando?
LEONELO FORTINI
29/10/2013, 01:47
mas chega entrar a quinta ou é como se tivesse algo trancando?
É como eu disse. Não acontece nada e não tem algo trancando. Hoje vou apertar o mecânico do antigo dono a me dar mais informações. Valeu Júnior.
Pode ser que a engrenagem esteja com os dentes esmerilhados e simplesmente esta lá. sem engrenar em nada . Somente para completar a caixa.
Motivo: - Vender o carro sem gastar com reforma de câmbio.
Será possível ?
Glauco mendes
29/10/2013, 07:29
É como eu disse. Não acontece nada e não tem algo trancando. Hoje vou apertar o mecânico do antigo dono a me dar mais informações. Valeu Júnior.
Leonelo coloca umas fotos da caixa ai?
Pode ser que a engrenagem esteja com os dentes esmerilhados e simplesmente esta lá. sem engrenar em nada . Somente para completar a caixa.
Será possível ?
é a unica explicaçao plausivel
hercilio.neto
29/10/2013, 10:55
Será possível ?
É uma forma de isolar a 5ª marcha.
Mas é estranhíssimo alguém fazer isso num carro tão valioso, porque de cara, já restringe a venda somente a quem não conhece Toyota Bandeirante.
É fato que o cambio foi trocado, mas talvez a adaptação tenha sido feita apenas para a colocação do guincho (como o Dudu falou), que dependendo da utilização em Furnas, poderia ser mais útil do que a 5.ª marcha.
Essa Band estava anunciada aqui, aliás ainda está 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Toyota Bandeirantes Longa 99 (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/40959/3065-toyota-bandeirantes-longa-99/)
Cheguei a negociar e o pai e o filho são do bem. me enviaram fotos detalhadas e a carcaça da caixa é a de 5m. Não fechei negócio justamente pela dificuldade de alguem me dizer exatamente o que faltava e e o custo disso e nesse meio tempo aparecu a minha atual, curta, impecável, com turbo ( que não abro mão ), ar e outras cositas. Como diz o canzilão : Prontinha para diversão.
É uma excelente viatura e mesmo na pior hipótese. Ter que colocar outra caixa e vender as peças dessa, ainda vale a pena.
O que eu acho é que como essa Band foi de Furnas e eles tem mnt própria, houve algum problema com a 5a e eles simplesmente anularam ela já que não era essencial e as estatais frequentemente tem restrições orcamentárias e para comprar alguma coisa é uma burocracia, concorrência etc. Para não deixar a viatura parada, eles fizeram uma gambi.
Uma band com motor 14b anda tranquilamente a 120 Km/h em 4a com as relações originais. Se tivesse passando de 3a para 5a, a brochada ia ser grande. Há 80 a 3a já tá esguelando e a 5a xoxa.
Abs
LEONELO FORTINI
29/10/2013, 11:12
Bom dia a todos. Conforme dito aqui no Fórum, eu iria entrar em contato hoje com o mecânico FIRMINO que é o mecânico do antigo dono da minha Band e que abriu e fez substituição de peças na caixa da Band. Em conversa com ele hoje pela manhã, disse que coloquei para discussão a situação da minha caixa de marchas aqui no PORTAL, ou seja, umacaixa de 5 marchas que só funciona 4 marchas. Uma pessoa muito atenciosa, onde me informou nesta segunda conversa que o Sr.Manuel que é o antigo dono da minha Band, é uma pessoa muito exigente e muitohonesta onde não é nenhuma novidade para mim, tendo em vista que eu comprei ocarro em São Bernardo do Campo após uns 90 dias de negociação e questionamentos e eu sou de Juiz de Fora-MG. O Firmino, me disse que o Sr. Manuel contratou os seus serviços de abertura dacaixa da Band e que substituísse o que fosse preciso. Trocou os macaquinhos, rolamentos, retentores e a carcaça, tendo em vista que a mesma tinha um pequeno trincado e que uma solda resolveria. O Sr. Manuel preferiu comprar uma outra carcaça. Coloquei para o Firmino as possibilidades do que poderia ter acontecido daquilo que foi postado aqui no Fórum pelos membros proprietários de Bands. Disse ao Firmino da possibilidade de terem tirado a 5 marcha (AFASTOU POR COMPLETO), outra possibilidade de que a 4 marcha teria quebrado e teriam tirado a engrenagem e quando a Band estaria de 3 marcha ao mudar de marcha cairia para a 5 marcha(AFASTOU POR COMPLETO), outra possibilidade é a 5 marcha estar esmerilhada (AFATOU POR COMPLETO).
Informa o Firmino que esta caixa foi uma SÉRIE ESPECIAL que saiu na Band, onde é umacaixa alongada de 4 marchas com um diferencial alongado (conjunto). Indaguei do Firmino da possibilidade em passar para 5 marchas a minha caixa e ele me informou que o problema seria o entalhado. Não sei o que é. Colocou também a disposição de seu telefone de que alguém quizer entrar em contato com ele, o Firmino prestará informações sobre esta caixa. Ele prefere esta caixa de4 marchas alongada com o diferencial alongado . É um fato curioso onde muitos desconhecem. Segue o telefone do FIRMINO.Tel- 0xx (11) 4127-7299. Eu ainda irei me informar com algum ex funcionário da montadora Toyota Bandeirante.
Desculpem-me eu ter me alongado. Um abraço a todos.
LEONELO FORTINI
29/10/2013, 11:37
É uma forma de isolar a 5ª marcha.
Mas é estranhíssimo alguém fazer isso num carro tão valioso, porque de cara, já restringe a venda somente a quem não conhece Toyota Bandeirante.
É fato que o cambio foi trocado, mas talvez a adaptação tenha sido feita apenas para a colocação do guincho (como o Dudu falou), que dependendo da utilização em Furnas, poderia ser mais útil do que a 5.ª marcha.
Ercílio- O guincho é original de fábrica. A plaqueta que contém no guincho é detalhado, inclusive o ano do guincho- 1999.
junior888
29/10/2013, 11:37
Ainda acho que essa história de série especial é história pra boi dormir... Ou esse mecânico não conhece bandeirante, ou está tentando te passar pra trás...
LEONELO FORTINI
29/10/2013, 12:07
Ainda acho que essa história de série especial é história pra boi dormir... Ou esse mecânico não conhece bandeirante, ou está tentando te passar pra trás...
Boa tarde Júnior- Pode até ser que este mecânico não conheça Bandeirante ou estar me passando para trás. Eu acho difícil isso tudo, tendo em vista que é um mecânico da cidade de São Bernardo do Campo, cidade esta que onde a montadora era instalada. Deve ter alguma experiência. Outro detalhe é que o antigo dono trata-se de uma pessoa muito séria e exigente e não iria colocar a Band nas mãos de qualquer um. Más é possível estar ocorrendo o que vc colocou. Quero achar um ex funcionário da montadora onde talvez esclareça isso. O mecânico Firmino disse que não há possibilidade desta caixa de cinco marchas funcionar com 4 marchas ou seja, retirar a 5 marcha. Forte abraço.
Glauco mendes
29/10/2013, 12:22
Leonelo ve se consegue mandar umas fotos que ai matamos a charada se é 4 ou 5 marchas, no caso do guincho a tomada de força é igual para ambos os câmbios então isso ta descartado, o que pode estar ocorrendo é a 5 marchas estar isolada ñ sei, quando comprei o meu cambio 5 marchas ele estava com engrenagem quebrada a marcha entrava mas fazia uma batucada loca, outra hipótese é que esse pessoal ter trocado o cambio por outro modelo? vc já conferiu a instalação por baixo, esta no padrão original?
LEONELO FORTINI
29/10/2013, 12:47
Leonelo ve se consegue mandar umas fotos que ai matamos a charada se é 4 ou 5 marchas, no caso do guincho a tomada de força é igual para ambos os câmbios então isso ta descartado, o que pode estar ocorrendo é a 5 marchas estar isolada ñ sei, quando comprei o meu cambio 5 marchas ele estava com engrenagem quebrada a marcha entrava mas fazia uma batucada loca, outra hipótese é que esse pessoal ter trocado o cambio por outro modelo? vc já conferiu a instalação por baixo, esta no padrão original?
Boa tarde Glauco- A carcaça é de cinco marchas e da Toyota. Acabei de conversar com um mecânico amigo meu que trabalha com motores Diesel. Coloquei a nossa discussão. Me informou que não tem como anular a quinta marcha, apesar da carcaça ser de 5 marchas. Da caixa alongada. Me disse que a caixa alongada é em função do eixo piloto ter mais dentes e o diferencial ter a coroa e peão mais elásticos. É por isso que ela estica muito. Volto a frisar que o meu câmbio ao ar ré, o seu deslocamento é para o carona e inferior. Tal qual a caixa de cinco marchas. A caixa é original da Toyota e não houve trocas. As informações do meu mecânico bateu com as informações do Firmino em São Bernardo do Campo. Que coisa louca. É isso. Abraços.
junior888
29/10/2013, 13:09
por que vc não deixa a band para outro mecanico revisar a caixa?
OliveiraDf
29/10/2013, 13:20
Leonelo, amanha estarei fazendo a troca do meu cambio seco pelo 4 sincronizado, meu mecânico trabalhou na montadora, veio para Brasília para dar manutenção na autorizada, ele tem um bom conhecimento, vou perguntar sobre esta suposta serie especial, e se ele chegou a trabalhar com este cambio. logo posto informacões.abraço
LEONELO FORTINI
29/10/2013, 14:14
Leonelo, amanha estarei fazendo a troca do meu cambio seco pelo 4 sincronizado, meu mecânico trabalhou na montadora, veio para Brasília para dar manutenção na autorizada, ele tem um bom conhecimento, vou perguntar sobre esta suposta serie especial, e se ele chegou a trabalhar com este câmbio. logo posto informacões.abraço
Boa tarde Oliveira- Que beleza voce estar com um profissional que trabalhou na montadora. Peço a vc a gentiliza em ler as informações aqui postadas por mim e dos demais membros e levar ao conhecimento dele. Ficarei muito grato. Forte abraço.
Também acho estranha esta história de série especial. Este caso somente ocorre com clientes muito especiais (militares),para uma frota significativamente grande.
LEONELO FORTINI
29/10/2013, 14:59
Também acho estranha esta história de série especial. Este caso somente ocorre com clientes muito especiais (militares),para uma frota significativamente grande.
Boa tarde Edemar- Realmente é muito estranho essa série especial. Será que por se tratar de FURNAS onde se adquiriu muitas unidades não seria um cliente especial?
muiiito improvavel que tenha saido essa "serie especial" as vezes a toyota modificava alguns itens de acabamento pra atender a algum edital, por exemplo, ja vi band militar com odometro parcial, com regulador de encosto com encosto de cabeça e com acabamento em veludo, com vidro verde tudo isso de fabrica, mecher no cambio nao faria o menor sentido, ja comprei 3 toyotas da eletrobras e todas com padrao de fabrica....
O ideal seria abrir esse cambio ja que a hipótese mais provável é que tenha sido feita uma gambiarra dentro dele, vai que quebra alguma coisa la dentro
LEONELO FORTINI
29/10/2013, 16:07
muiiito improvavel que tenha saido essa "serie especial" as vezes a toyota modificava alguns itens de acabamento pra atender a algum edital, por exemplo, ja vi band militar com odometro parcial, com regulador de encosto com encosto de cabeça e com acabamento em veludo, com vidro verde tudo isso de fabrica, mecher no cambio nao faria o menor sentido, ja comprei 3 toyotas da eletrobras e todas com padrao de fabrica....
O ideal seria abrir esse cambio ja que a hipótese mais provável é que tenha sido feita uma gambiarra dentro dele, vai que quebra alguma coisa la dentro
Boa tarde Dudu- Irei aguardar o Oliveira passar uma posição com mecânico dele que trabalhou na montadora. Eu vou jogá-la no chão e desmonta-la, comprar um kit de juntas e retentores para a caixa de 5 marchas que tem na Internet. Irei aproveitar para colocar um freio de mão a disco. Vou fotografar e ver se realmente foi feito alguma gambiarra nela. Acho difícil más é só abrindo para se ter a certeza e aproveita se faz a revisão de seus componentes. Valeu pela dica. Informo aqui no Fórum
Quem sabe já que vai abrir para desvendar este mistério não coloca a 5ª e fica com um foguete. Já que em teoría também está com diferencial alongado !
Leonelo,
Tenta um contado com o SAC da Toyota, passa os dados da Band para ver se eles tem alguma resposta, apesar deles ignorarem solelenemente o Bandeirante.
Acho muito improvável essa história de série especial. Pessoas que conhecem de band nunca ouviram falar. Então teria que ser uma série restritíssima de algumas dezenas. O que seria totalmente antieconômico e sem nenhuma vantagem aparente.
Ainda acho que os mecas de Furnas fizeram alguma gambi para ela continuar rodando.
Abs
Quem sabe já que vai abrir para desvendar este mistério não coloca a 5ª e fica com um foguete. Já que em teoría também está com diferencial alongado !
E uma turbina... :twisted:
a minha cd que é 2001 das ultimas fabricadas metade dos vidros é escrito TOYOTA BLINDEX e na outra TOYOTA PILKINGTON... acho que faltaram alguns vidros pra acabar os ultimos lotes e pediram outro lote de vidros...
leonelo,
me desculpe a franqueza,moro quase no quintal da fabrica da toyota de sbcampo,
de casa so atravesso a rua,e posso te falar que nao existe esta serie especial,bem como nao temos em sbcampo mecanico especializado em toyota bandeirante,temos curiosos especializados.
com certeza este mecanico pegou a band desse jeito e acredita que é original de fabrica,pois nao sabe de fato como é uma original de fabrica.
so mesmo quem ja esteve na linha de inspecao final para atestar que nao existe esta configuração da sua band.digo nao existe original de fabrica.
é como o snorkel do lado esquerdo/carona nao é original,o original é do lado direito/motorista.ok
tem coisa errada ai,pode ser ate que ficou bom,mas nao é original.ok
dudu,
quanto aos vidros,foi isso mesmo que aconteceu,estavam acabando com os estoques.
pouca gente percebe esta diferença,parabens pela observaçao
dudu,
quanto aos vidros,foi isso mesmo que aconteceu,estavam acabando com os estoques.
pouca gente percebe esta diferença,parabens pela observaçao
e aquele fundo veremelho abaixo do primer (zarcão?) so foi utilizado ate 97 correto?
LEONELO FORTINI
29/10/2013, 23:56
leonelo,
me desculpe a franqueza,moro quase no quintal da fabrica da toyota de sbcampo,
de casa so atravesso a rua,e posso te falar que nao existe esta serie especial,bem como nao temos em sbcampo mecanico especializado em toyota bandeirante,temos curiosos especializados.
com certeza este mecanico pegou a band desse jeito e acredita que é original de fabrica,pois nao sabe de fato como é uma original de fabrica.
so mesmo quem ja esteve na linha de inspecao final para atestar que nao existe esta configuração da sua band.digo nao existe original de fabrica.
é como o snorkel do lado esquerdo/carona nao é original,o original é do lado direito/motorista.ok
tem coisa errada ai,pode ser ate que ficou bom,mas nao é original.ok
Boa noite Félix- Veja bem amigo. Já vou conversar com um mecânico conhecido meu que meche em caminhões para abrir esta caixa. Farei a minha revisão, ou seja; troca de juntas, retentores, revisar rolamentos e etc. Já estou acreditando também que fizeram em FURNAS algumas manobras nesta caixa. Irei tirar fotos e posta-las aqui neste Fórum a caixa desmontada. Agora virou uma questão de honra elucidar este mistério. Félix, o mecânico de São Bernardo informar que não tem jeito desta caixa funcionar tirando a engrenagem da 5 marcha e o meu também confirma esta informação. Vamos ver em novembro, se consigo executar este serviço e vamos ver se consigo reverter este quadro, colocando a 5 marcha. Que loucura. Forte abraço AMIGÃO.
LEONELO FORTINI
30/10/2013, 00:03
Leonelo,
Tenta um contado com o SAC da Toyota, passa os dados da Band para ver se eles tem alguma resposta, apesar deles ignorarem solelenemente o Bandeirante.
Acho muito improvável essa história de série especial. Pessoas que conhecem de band nunca ouviram falar. Então teria que ser uma série restritíssima de algumas dezenas. O que seria totalmente antieconômico e sem nenhuma vantagem aparente.
Ainda acho que os mecas de Furnas fizeram alguma gambi para ela continuar rodando.
Abs
Valeu Dimasi. Hoje eu liguei e me mandaram procurar a concessionária Imperial em minha cidade. Todavia ocorre que, ninguém nas atuais concessionárias tem conhecimento da época quando se produzia Toyota Bandeirante.
LEONELO FORTINI
30/10/2013, 12:05
Bom dia a Todos, acabei de conversar com o Eduardo da MARQ-DIESEL em Santo André sobre a minha situação e parece que ele vai começar a elucidar o mistério da minha caixa. Me pediu para enviar fotos da mesma e estou mandando hoje. Parece que o cara manja muito. Reportarei a vcs as conclusões preliminares dele. Abraços.
Bom dia a Todos, acabei de conversar com o Eduardo da MARQ-DIESEL em Santo André sobre a minha situação e parece que ele vai começar a elucidar o mistério da minha caixa. Me pediu para enviar fotos da mesma e estou mandando hoje. Parece que o cara manja muito. Reportarei a vcs as conclusões preliminares dele. Abraços.
Leonelo,
Posta as fotos aqui também !!
Tem muita gente entendida do assunto aqui que coloca muitos "mecânicos" no chinelo !
Abs
LEONELO FORTINI
30/10/2013, 17:03
437347437348437349437350437351437357437358437359
Leonelo,
Posta as fotos aqui também !!
Tem muita gente entendida do assunto aqui que coloca muitos "mecânicos" no chinelo !
Abs
Acho que dá para fazer uma análise preliminar. Vou postar mais. Abraço a todos.
LEONELO FORTINI
30/10/2013, 17:19
437364437365437366437367437368437369437371
437347437348437349437350437351437357437358437359
Acho que dá para fazer uma análise preliminar. Vou postar mais. Abraço a todos.
Glauco mendes
30/10/2013, 17:25
437364437365437366437367437368437369437371
Realmente é o cambio original de 5 marchas, agora basta saber qual o segredo porque ñ esta entrando a 5 marcha, vai ter que desmontar para verificar! deve ter algo errado ali dentro do compartimento da 5 marcha?
LEONELO FORTINI
30/10/2013, 17:47
Olá Glauco,
Eu estou aguardando uma ligação do Eduardo da MARQ-DIESEL. Ele tb está verificando. O caminho acho que é mesmo esse que vc colocou. Expliquei a situação para ele e me disse que talvez seja possível terem retirado a 5 macha fazendo alguns travamentos. Ele me disse que a 5 marcha envolve 3 engrenagens. Vou abri-la este mês, pois tenho que combinar com o meu mecânico. Aproveitando a oportunidade, vc poderia me informar mais ou menos o preço médio da mão de obra para arrea-la abrir e voltar para o lugar?Forte abraço.
Sergioporto
30/10/2013, 17:53
Se ela anda muito bem com quatro marchas,imagina colocando a quinta !Vai ter carrinho de plástico vendo pelo retrovisor aquela monstra pedindo passagem hehehehehehe.
Aqui no Rio cobram entre R$ 500 e 1000.
LEONELO FORTINI
30/10/2013, 22:24
Aqui no Rio cobram entre R$ 500 e 1000.
Boa noite Dimasi- Até sexta-feira tenho o orçamento. No máximo eu pago quinhentos.kkkkkk
Glauco mendes
31/10/2013, 00:15
Boa noite Dimasi- Até sexta-feira tenho o orçamento. No máximo eu pago quinhentos.kkkkkk
Conforme o Dimasi falou mão de obra + peças fica nessa média, ja que vc esta no RJ , faz um orçamento com o Kauê lá na tração mania que eles tem estas peças e com valor bem bom.
hercilio.neto
31/10/2013, 10:16
Essa eu quer ver.
Tô cada vez mais curioso.
Sergioporto
31/10/2013, 12:34
Eu também!!!tenho toy a 16 anos,meu pai teve uma 64 e nunca vi ou soube de algo assim.pelas fotos e 5 marchas mas ter somente 4 ??E a re ser da 5 ??
LEONELO FORTINI
31/10/2013, 15:36
Eu também!!!tenho toy a 16 anos,meu pai teve uma 64 e nunca vi ou soube de algo assim.pelas fotos e 5 marchas mas ter somente 4 ??E a re ser da 5 ??
Boa tarde Sérgio. Eu também estou numa curiosidade louca. Para semana que vem estou abrindo a danada para me intererar da real situação. Acrescentando, hoje por meio de uma indicação, conversei com um mecânico especializado em Toyota Bandeirante em São Paulo conhecido por Sr. Carlos (Japonês) e foi muito atencioso comigo. Coloquei a situação, e me passou que pode ter ocorrido que a engrenagem da 5 marcha esteja virada, onde não engata. Deu quase que certeza. Tomara que seja, semana que vem dou notícias para todos do que se passando com esta bendita caixa. Abraços.
MarcioNatal
31/10/2013, 19:13
Boa tarde Sérgio. Eu também estou numa curiosidade louca. Para semana que vem estou abrindo a danada para me intererar da real situação. Acrescentando, hoje por meio de uma indicação, conversei com um mecânico especializado em Toyota Bandeirante em São Paulo conhecido por Sr. Carlos (Japonês) e foi muito atencioso comigo. Coloquei a situação, e me passou que pode ter ocorrido que a engrenagem da 5 marcha esteja virada, onde não engata. Deu quase que certeza. Tomara que seja, semana que vem dou notícias para todos do que se passando com esta bendita caixa. Abraços.
Leonelo, esse câmbio vai ficar famoso! Se estivessemos perto do carnaval iria dar "marchinha", sem trocadilho!!:violao: :bananadança:
Também estou curioso para saber o paradeiro da 5 marcha. O do Amarildo já estão descobrindo, agora falta desvendar "aonde está a 5 marcha"!!:pensativo:
Um abraço.
Márcio Humberto
HAHAHAHAHA !
Tb no aguardo...
LEONELO FORTINI
31/10/2013, 23:28
Leonelo, esse câmbio vai ficar famoso! Se estivessemos perto do carnaval iria dar "marchinha", sem trocadilho!!:violao: :bananadança:
Também estou curioso para saber o paradeiro da 5 marcha. O do Amarildo já estão descobrindo, agora falta desvendar "aonde está a 5 marcha"!!:pensativo:
Um abraço.
Márcio Humberto
Boa noite Márcio- Dependendo do resultado que vire marchinha de carnaval. Rsrsrsrsrs.... Estou resolvendo com o mecânico. Financeiramente estou pronto. Que ela venha pro chão. Cadê a quinta. Vamos acha-la. Que a quinta role. Abração amigo. Darei notícias em muito breve. Abraços a todos.
LEONELO FORTINI
03/11/2013, 14:20
Bom dia a todos, combinei com o mecânico que amanhã a caixa será aberta e saberei o que está se passando. Tenho um catálogo de peças com numeração e fotografias, onde irá nos ajudar em muito. Darei notícias. Abraço a todos.
MarcioNatal
03/11/2013, 14:26
Bom dia a todos, combinei com o mecânico que amanhã a caixa será aberta e saberei o que está se passando. Tenho um catálogo de peças com numeração e fotografias, onde irá nos ajudar em muito. Darei notícias. Abraço a todos.
Estamos aguardando!!:news-coffee:
Big abraço.
Márcio Humberto
LEONELO FORTINI
07/11/2013, 00:00
Estamos aguardando!!:news-coffee:
Big abraço.
Márcio Humberto
Boa noite a todos. A caixa foi aberta. Para minha surpresa, a 5 marcha está toda completa e no lugar. Comprarei os anéis sincronizadores da 3, 4 e 5 marchas e juntas e retentores. Qual foi o problema? O eixo do garfo da 5 marcha parece ter um empenho. A carcaça de extensão fora do lugar sem nenhum problema, porém quando encaixa a carcaça o eixo do garfo não corre de jeito nenhum. Este eixo ainda foi um pouco esmerilhado. tem que comprar outro. O meu mecânico acha difícil que a carcaça de extensão tenha o mínimo de empeno. Tenho que achar este eixo do garfo, t[á difícil. Alguma sugestão dos membros?
hercilio.neto
07/11/2013, 01:09
Caramba, então era isso.
Mas era para o mecânico que fazia a manutenção do jipe ter visto isso. Será que foi esmerilhado em Furnas ou pelo proprietário anterior?
Talvez essa manutenção não fosse tão rigorosa como fizeram acreditar.
Mas por outro lado, agora você terá um câmbio de 5 marchas que é tudo de bom.
LEONELO FORTINI
07/11/2013, 01:29
Caramba, então era isso.
Mas era para o mecânico que fazia a manutenção do jipe ter visto isso. Será que foi esmerilhado em Furnas ou pelo proprietário anterior?
Talvez essa manutenção não fosse tão rigorosa como fizeram acreditar.
Mas por outro lado, agora você terá um câmbio de 5 marchas que é tudo de bom.
Olá Hercílio. É isso aí amigo. Este eixo eu acho que será osso. Tudo indica que seja ele, más tb desconfio da carcaça de extensão. Está se tiver que comprar acredito que não seja difícil. Este eixo tem uns 5 ou 6 centímetros. Se não achar, recorrer a um torneiro. Abraços.
Glauco mendes
07/11/2013, 01:47
Olá Hercílio. É isso aí amigo. Este eixo eu acho que será osso. Tudo indica que seja ele, más tb desconfio da carcaça de extensão. Está se tiver que comprar acredito que não seja difícil. Este eixo tem uns 5 ou 6 centímetros. Se não achar, recorrer a um torneiro. Abraços.
Leonelo fala com o Ramon ou Kauê da tração mania que eles agitam este eixo para ti, ou o Rodrigo da Tor-Offroad.
MarcioNatal
07/11/2013, 12:17
Boa noite a todos. A caixa foi aberta. Para minha surpresa, a 5 marcha está toda completa e no lugar. Comprarei os anéis sincronizadores da 3, 4 e 5 marchas e juntas e retentores. Qual foi o problema? O eixo do garfo da 5 marcha parece ter um empenho. A carcaça de extensão fora do lugar sem nenhum problema, porém quando encaixa a carcaça o eixo do garfo não corre de jeito nenhum. Este eixo ainda foi um pouco esmerilhado. tem que comprar outro. O meu mecânico acha difícil que a carcaça de extensão tenha o mínimo de empeno. Tenho que achar este eixo do garfo, t[á difícil. Alguma sugestão dos membros?
Bom dia Leonelo.
Como eu digo sempre: pior seria se pior fosse!!
Ou seja, você já sabe que tem uma câmbio de 5 marchas, e como disse o Hercílio, é tudo de bom! O negócio agora e mandar corrigir o que tem de errado.
O Glauco já lhe mostrou o caminho das pedras.
O seu mistério está solucionado! Agora só fica faltando resolver o outro: "onde está o Amarildo?":pensativo: KKKKK.
Um abraço.
Márcio Humberto
Agora, o papo do Mecânico sobre série especial etc... tudo repimboca da parafuseta afff
Vendedor e mecânicos muito boms ! ..... - TUTE BONA GENTE...
junior888
07/11/2013, 18:05
Que bom que solucionou o problema da caixa... Se eu fosse vc, eu iria falar com aquele mecânico que te falou da "série especial" e repassava toda a situação para ele, só pra ver o que ele diz...
LEONELO FORTINI
07/11/2013, 19:38
Que bom que solucionou o problema da caixa... Se eu fosse vc, eu iria falar com aquele mecânico que te falou da "série especial" e repassava toda a situação para ele, só pra ver o que ele diz...
Boa noite a todos. A bomba estourou na minha mão. Por enquanto, mão de obra R$.800,00 e peças que estou pagando amanhã depositando na Toyomax ( melhores preços e mt . Jogo de anéis sincronizador 3,4 e 5 marcha, jogo de juntas e retentores, luva da 3 e 4 marcha, reparo do câmbio, carcaça de extensão e vai ser verificado ainda, rolamentos e roletes. Comprei tb na Casa da Transmissão um Kit freio de mão a disco para aproveitar a mão de obra O eixo do garfo que o mecânico falou que estava empenada foi engano. Pedi que rolasse em uma superfície plana ou seja, em uma chapa de vidro e estava normal. Esta peça custa R$. 200,00.e de tamanho de 6 centímetros. A carcaça de extensão já era, pois aonde corre o eixo do garfo parece que passara uma broca para escarear. Cagada mesmo. O jogo de embreagem é novo como disse o dono. Acredito que esta caixa não foi aberta, tendo em vista que retentores estão detonados e pagar uma mão de obra para não fazer nada, é jogar dinheiro fora e além do mais deixar a quinta marcha sem funcionar é foda. Depois de pronta vou ver o que farei com relação ao dono para informa-lo do ocorrido. NO MÍNIMO VOU GOZA-LO DESTA SÉRIE ESPECIAL. Fui tapeado. Mais efinm dor de barriga não dá uma só vez. Só tenho a agradecer muito aos membros desta comunidade pela imensa colaboração. Darei notícias do resultado. Abraços.
LEONELO FORTINI
09/11/2013, 03:21
Agora, o papo do Mecânico sobre série especial etc... tudo repimboca da parafuseta afff
Dimasi, estou cada vez mais convencido que esta caixa não foi desmontada. Acho o que aconteceu, foi que tiraram para trocar o Kit de embreagem que é novo e superficialmente viram que o acionamento da quinta estava travado e resolveram não mexer tendo em vista que a carcaça de extensão está detonada e retentores precisam de ser substituídos. Forte abraço.
Wanderband
09/11/2013, 09:03
Prezado colega Leonelo, que bom que resolveu seu problema!! Agora sim, com 5 marchas rsrsr. Aproveitando a oportunidade, esse seu catálogo está no formato PDF? Se estiver em pdf ou qualquer outro formato digital, posta aqui pra gente do fórum, estou precisando da visão explodida do cambio 5M.
Demais companheiros do fórum que tenham o a imagem da visão explodida do cambio 5M, se tiver, favor posta pra "nóis" rsrsrsr
Encontrei vários só que da 4 marchas, quem se interessar aqui vai o link
www.atinet.com.br - /manuais-toyota/ (http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/)
Valeu
LEONELO FORTINI
09/11/2013, 13:04
Prezado colega Leonelo, que bom que resolveu seu problema!! Agora sim, com 5 marchas rsrsr. Aproveitando a oportunidade, esse seu catálogo está no formato PDF? Se estiver em pdf ou qualquer outro formato digital, posta aqui pra gente do fórum, estou precisando da visão explodida do cambio 5M.
Demais companheiros do fórum que tenham o a imagem da visão explodida do cambio 5M, se tiver, favor posta pra "nóis" rsrsrsr
Encontrei vários só que da 4 marchas, quem se interessar aqui vai o link
www.atinet.com.br - /manuais-toyota/ (http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/)
Valeu
Boa tarde Wander. O catálogo que tenho é em papel impresso e que foi tirado uma cópia (xerox) e grosso com mais ou menos 4 cm de expessura. Tem muita informações com números da peças e figuras. Ele veio junto com a Band quando comprei.
Wanderband
11/11/2013, 00:11
Ok, pensei que fosse em pdf. Valeu...:-)
LEONELO FORTINI
11/11/2013, 00:48
Ok, pensei que fosse em pdf. Valeu...:-)
Boa noite Vander. Caso queira peço mandar orçar em quanto fica coipia-lo e te passo. E aí te falo e depois envio a vc.
LEONELO FORTINI
22/11/2013, 23:06
Boa noite a todos. Hoje a caixa voltou para seu lugar funcionando a 5 marcha (série especial) rsrsrsrs...
Tive um problema, aproveitando a caixa fora do lugar, comprei um KIT Freio de mão a disco. Foi instalado e quando o mecânico foi colocar o tanque de plástico que comprei, não foi possível, tendo em vista que o tanque é mais gordo e esbarrava no disco do freio de mão. Aí então, tive duas opções. Primeira era ficar com o freio de mão a tambor e colocando o tanque de plástico; a segunda opção seria manter o freio de mão a disco e voltar com o tanque de aço. É claro que fiquei com a segunda opção. O meu tanque de aço tem um pequeno amassado e gostaria de comprar um novo de aço. Alguém saberia informar quem está vendendo tanque de aço novo? Obrigado a todos. Leonelo
hercilio.neto
22/11/2013, 23:17
Boa noite a todos. Hoje a caixa vou para seu lugar funcionando a 5 marcha (série especial) rsrsrsrs...
Tive um problema, aproveitando a caixa fora do lugar, comprei um KIT Freio de mão a disco. Foi instalado e quando o mecânico foi colocar o taque de plástico que comprei, não foi possível, tendo em vista que o tanque de é mais gordo e esbarrava no disco do freio de mão. Aí então, tive duas opções. Primeira era ficar com o freio de mão a tambor e colocando o tanque de plástico; a segunda opção seria manter o freio de mão a disco e voltar com o tanque de aço. É claro que fiquei com a segunda opção. O meu tanque de aço tem um pequeno amassado e gostaria de comprar um novo de aço. Alguém saberia informar quem está vendendo tanque de aço novo? Obrigado a todos. Leonelo
O tanque de plástico não tem o mesmo formato do tanque de aço?
Eu troquei o tanque do meu jipe pelo de plástico. O de aço estava corroendo por dentro e soltando ferrugem no diesel.
Acho que a optaria por tanque de aço, só se fosse de inox.
LEONELO FORTINI
22/11/2013, 23:23
O tanque de plástico não tem o mesmo formato do tanque de aço?
Eu troquei o tanque do meu jipe pelo de plástico. O de aço estava corroendo por dentro e soltando ferrugem no diesel.
Acho que a optaria por tanque de aço, só se fosse de inox.
Boa noite Hercílio. Acompanho as suas manifestações onde são muito precisas. Gostaria mesmo que fosse o original de aço. Começou a dar problemas a solução é a troca. Digo que o de plástico é o ideal, más não é possível. Entendo que o freio de mão a disco é mais importante. Só me resta então ficar com o de aço original. Comprando um novo, que dure uns cinco anos, tá de bom tamanho e aí troco novamente. É o jeito.
Tem a mesma capacidade do original ?
Estranho ser mais gordo sendo igual ao de ferro original em teoria .
LEONELO FORTINI
23/11/2013, 07:49
Tem a mesma capacidade do original ?
Estranho ser mais gordo sendo igual ao de ferro original em teoria .
Bom dia Edemar. Deve ter uma capacidade um pouco maior por ser mais gordo. rsrsrs. Com o Kit que instalei, não se consegue colocar esse tanque de plástico. Uma pena, más não abro mão do freio de mão. Quero comprar um tanque de ferro original novo. Não achei ainda na Internet. Abraços. Leonelo.
titanium
23/11/2013, 08:04
Leonelo,
Calma que você ainda tem 2 opções! rsrs
Tem um Toyoteiro no facebook vendendo um tanque de inox de 92 litros! Bacana heim!?
;)
Uma outra opção (essa mais barata) é você trabalhar o disco num torneiro para comer o Diametro dele!
:D
Acredite: é bem melhor do que ter que colocar o tanque de ferro/aço original.
Uma terceira opção é você Fazer o freio a Tambor (original) funcionar!!!!
SIM isso é possível!
No meu caso o mecanico mandou fazer umas sapatas sob medida.
Não sei se eram maiores ou de outro material... ou era só o fato de os rebites estarem bem presos e pra dentro da lona...
Mas Sei que FUNCIONOU MUITO BEM!
Mesmo em situações bem inclinadas... (BEM MESMO).. o carro segurava!
Por segurança, claro, assim como se deve fazer para o conjunto de freio de mao a disco, sempre apoiava a roda do carro no meio fio.
Abraços desejando que você não coloque tanque de ferro....
:concordo:
LEONELO FORTINI
02/12/2013, 00:47
Boa noite a todos,
Fui experimentar a 5 marcha (série especial rsrsars) ontem na estrada. É outra coisa. Como desenvolve a 5 marcha. Estou satisfeito, porém, teve uns três pingos de óleo no chão. Acho que é junta do bojão, tendo em vista que as juntas e retentores foram trocados. Comunicarei ao mecânico. Quanto ao tanque de plástico, tive uma dica em usar soprador térmico na área que está esbarrando no disco do freio de mão, moldando. Tentar. É o jeito.
Abraços.
hercilio.neto
02/12/2013, 01:10
Quinta marcha é outra coisa, alivia o motor. Quanto ao tanque, se der certo o ajuste, é melhor.
LEONELO FORTINI
02/12/2013, 01:31
Quinta marcha é outra coisa, alivia o motor. Quanto ao tanque, se der certo o ajuste, é melhor.
Valeu Hercílio.
Wanderband
15/12/2013, 01:43
Boa noite a todos. A bomba estourou na minha mão. Por enquanto, mão de obra R$.800,00 e peças que estou pagando amanhã depositando na Toyomax ( melhores preços e mt . Jogo de anéis sincronizador 3,4 e 5 marcha, jogo de juntas e retentores, luva da 3 e 4 marcha, reparo do câmbio, carcaça de extensão e vai ser verificado ainda, rolamentos e roletes. Comprei tb na Casa da Transmissão um Kit freio de mão a disco para aproveitar a mão de obra O eixo do garfo que o mecânico falou que estava empenada foi engano. Pedi que rolasse em uma superfície plana ou seja, em uma chapa de vidro e estava normal. Esta peça custa R$. 200,00.e de tamanho de 6 centímetros. A carcaça de extensão já era, pois aonde corre o eixo do garfo parece que passara uma broca para escarear. Cagada mesmo. O jogo de embreagem é novo como disse o dono. Acredito que esta caixa não foi aberta, tendo em vista que retentores estão detonados e pagar uma mão de obra para não fazer nada, é jogar dinheiro fora e além do mais deixar a quinta marcha sem funcionar é foda. Depois de pronta vou ver o que farei com relação ao dono para informa-lo do ocorrido. NO MÍNIMO VOU GOZA-LO DESTA SÉRIE ESPECIAL. Fui tapeado. Mais efinm dor de barriga não dá uma só vez. Só tenho a agradecer muito aos membros desta comunidade pela imensa colaboração. Darei notícias do resultado. Abraços.
´Prezado companheiro Leonelo, estou em orçando a revisão do meu cambio 5M. Hoje tomei um susto! rsrsr No meu orçamento o meca pediu 4.350 (para revisar, isso mesmo, para REVISAR). Eu disse pra ele que com esse valor dava para comprar um cambio novo e tal, ele veio dizendo que tinha que trocar isso, aquilo... Fiquei desconfiado com o orçamento, fiz uma comparação de preços aleatória e vi que ele está cobrando o dobro do valor nas peças que é cobrado pela Traçãomania. Enfim, em média pela sua experiência, quanto fica uma revisão de cambio 5M?
cuidado com essas revisoes , alguns rolamentos sao caros e difies de encontrar e o sujeito as vezes por ma fe coloca um xing ling... um simples rolamentonpode destruir toda a caixa....
MarcioNatal
15/12/2013, 19:24
´Prezado companheiro Leonelo, estou em orçando a revisão do meu cambio 5M. Hoje tomei um susto! rsrsr No meu orçamento o meca pediu 4.350 (para revisar, isso mesmo, para REVISAR). Eu disse pra ele que com esse valor dava para comprar um cambio novo e tal, ele veio dizendo que tinha que trocar isso, aquilo... Fiquei desconfiado com o orçamento, fiz uma comparação de preços aleatória e vi que ele está cobrando o dobro do valor nas peças que é cobrado pela Traçãomania. Enfim, em média pela sua experiência, quanto fica uma revisão de cambio 5M?
Wanderband, qual o problema que a caixa está apresentando para se fazer uma revisão tão grande assim? Digo grande porque pelo valor orçado demonstra isso. Está roncando, raspando, saltando, pingando, acavalando, etc, etc., ou é somente uma revisão preventiva?
Um abraço.
Márcio Humberto
Wanderband
16/12/2013, 00:08
cuidado com essas revisoes , alguns rolamentos sao caros e difies de encontrar e o sujeito as vezes por ma fe coloca um xing ling... um simples rolamentonpode destruir toda a caixa....
Ok Dudu, não vou fazer mais nessa oficina (Foi aqui em PVH) vou fazer em outro local. Voce conhece um outro local aqui em PVH?
Wanderband
16/12/2013, 00:11
Wanderband, qual o problema que a caixa está apresentando para se fazer uma revisão tão grande assim? Digo grande porque pelo valor orçado demonstra isso. Está roncando, raspando, saltando, pingando, acavalando, etc, etc., ou é somente uma revisão preventiva?
Um abraço.
Márcio Humberto
Pois é Márcio, ela de fato está sem as engrenagens e garfo da 5ª marcha, algumas pecinhas pequenas e faltando um eixo da tração mas mesmo assim achei bem elevado. Vou trocar de meca e arrumar outro local para ver se baixa o preço.
Valeu..
MarcioNatal
16/12/2013, 02:37
Pois é Márcio, ela de fato está sem as engrenagens e garfo da 5ª marcha, algumas pecinhas pequenas e faltando um eixo da tração mas mesmo assim achei bem elevado. Vou trocar de meca e arrumar outro local para ver se baixa o preço.
Valeu..
Conhece o Jojó ai em Fortaleza? Ele tem um mecânico chapa quente, que é amigo do Valdeco e que manja de Cx. de Marcha. Se não o conhecer, lhe mando o contato dele via MP.
Um abraço.
Márcio Humberto
LEONELO FORTINI
21/12/2013, 12:29
Boa tarde Wander,
Desculpe a demora para responder. Veja bem. Em minha cidade de Juiz de Fora-MG o preço da mão de obra gira em torno de mil reais para desmontar a caixa toda 5M. Negociei e paguei oitocentos. Agora vai depender muito do que será substituído em sua caixa. De cara ao abri-la troque todos os anéis sincronizados, que não são caros. troque o reparo da alavanca de câmbio que tb é barato. Tive que trocar uma luva que não me lembro, que custou uns trezentos reais. Jogos de juntas e retentores tb é barato. troquei a caixa de extensão que custou uns trezentos. Os rolamentos da minha caixa estava mt bons. Obs. O que tiver que trocar, não faça econimia, pois se tiver que mexer novamente pq vc fez economia em não trocar, vai dançar em uma outra mão de obra. Comprei minhas peças na TOYOMAX. Peças de qualidade e muito atenciosos. Recomendo. Em tempo. Tem um cara em minha cidade vendendo uma caixa de cinco marchas por R$.3.000,00. Não sei do estado dela. Foi o meu mecânico que me disse e que ficou sabendo depois que desmontou a minha caixa. Ele sabe quem está vendendo. Se alguém quiser falar com ele segue o número de seu celular. Nome- Luciano - Cel. (32) 8826-6189- Podem usar o meu nome. O cara é gente boa. Abraços a todos.
Wanderband
22/12/2013, 10:44
Um abraço.
Márcio Humberto
Ok Marcio, desculpe a demora. Estava sem net esses dias. Olha so o problema era o preço das pecas (acima do valor de mercado). Troquei de oficina. Apesar da minha caixa faltar todas as pecas da 5a marcha, o orcamento foi muito alto. Essa cx veio junto com minha toy pk. Veio faltando pecas, nao sabia o estado dela... qualquer novidade posto aqui no forum.
Valeu..
Wanderband
22/12/2013, 10:49
Boa tarde Wander,
Desculpe a demora para responder. Veja bem. Em minha cidade de Juiz de Fora-MG o preço da mão de obra gira em torno de mil reais para desmontar a caixa toda 5M. Negociei e paguei oitocentos. Agora vai depender muito do que será substituído em sua caixa. De cara ao abri-la troque todos os anéis sincronizados, que não são caros. troque o reparo da alavanca de câmbio que tb é barato. Tive que trocar uma luva que não me lembro, que custou uns trezentos reais. Jogos de juntas e retentores tb é barato. troquei a caixa de extensão que custou uns trezentos. Os rolamentos da minha caixa estava mt bons. Obs. O que tiver que trocar, não faça econimia, pois se tiver que mexer novamente pq vc fez economia em não trocar, vai dançar em uma outra mão de obra. Comprei minhas peças na TOYOMAX. Peças de qualidade e muito atenciosos. Recomendo. Em tempo. Tem um cara em minha cidade vendendo uma caixa de cinco marchas por R$.3.000,00. Não sei do estado dela. Foi o meu mecânico que me disse e que ficou sabendo depois que desmontou a minha caixa. Ele sabe quem está vendendo. Se alguém quiser falar com ele segue o número de seu celular. Nome- Luciano - Cel. (32) 8826-6189- Podem usar o meu nome. O cara é gente boa. Abraços a todos.
Ok Leonelo estou com outro meca agora, vou ver o que vai dar. Qualquer coisa ligo para esse seu amigo que tem uma cx pra venda. Obrigado pela informação.
CAPT GOTTLIEB
28/12/2013, 22:29
Como o Junior falou no post anterior, a Band 1999 é de 5 marchas. Tem algo estranho aí.
Como a Band foi da empresa Furnas, podem ter trocado o cambio. Muitas empresas tiram peças de um carro para por em outro, ou simplesmente tiraram a 5 marcha.
Mas se tiver uma forma de reverter, terá um grande ganho. Até porque, uma Band 99 com 4 marchas é desvalorização na certa.
Poderiam me dizer a partir de que ano a Band começou a ser fabricada com câmbio de 4 marchas, TODAS SINCRONIZADAS?
hercilio.neto
29/12/2013, 01:30
Poderiam me dizer a partir de que ano a Band começou a ser fabricada com câmbio de 4 marchas, TODAS SINCRONIZADAS?
A partir de 1982.
Antes disso, era cambio de 4 marchas, 1.ª e 2.ª seca e caixa de transferência sem reduzida.
É facilmente identificável porque o eixo traseiro tem a bola do diferencial centralizada.
LEONELO FORTINI
29/12/2013, 15:03
A partir de 1982.
Antes disso, era cambio de 4 marchas, 1.ª e 2.ª seca e caixa de transferência sem reduzida.
É facilmente identificável porque o eixo traseiro tem a bola do diferencial centralizada.
Boa tarde Hercílio. Em comentários anteriores informei que a minha caixa de marchas foi desmontada onde foi feito os reparos necessários, com a substituição de algumas peças e a 5a marcha restabelecida. Comprei um Kit de freio de mão a disco que foi instalado e um tanque de plástico. O meca quando foi instalar o tanque me informou que o mesmo esbarrava no disco. Depois de uns quinze dias combinei valores com ele e que fosse tentado com calma instala-lo utilizando o soprador térmico para ir moldando o lugar que estava esbarrando. Não precisou utilizar o soprador, somente cortou um pouco a fita se segura o tanque e ficou uma maravilha. Resumindo, falei no ouvido que ele escuta (dindim) e aproveitei para trocar os cilindros de roda traseiros.
udo é possível quando se molha a mão do vivente com fáz-me rir.....
LEONELO FORTINI
29/12/2013, 16:39
udo é possível quando se molha a mão do vivente com fáz-me rir.....
É isso aí Edmar. O meca tocou terror, dizendo que o tanque era maior e tinha que trocar a mangueira de abastecimento de combustível e o pior não aconteceu, eu cheguei a colocar a venda o tanque num desmanche de autos de um amigo. É mole.
hercilio.neto
29/12/2013, 16:46
Os profissionais de hoje não querem ter trabalho. Qualquer coisa diferente que você quer fazer no jipe eles dizem que não dá.
Aí entra o poder da persuasão ($$$). kkk
so por curiosidade quanto mais ou menos o pessoal cobra por um servico desse?
LEONELO FORTINI
29/12/2013, 20:19
so por curiosidade quanto mais ou menos o pessoal cobra por um servico desse?
Para colocar o tanque de plástico, cortar e soldar a fita que segura o tanque, 2 abraçadeiras mais largas, trocar os 4 cilindros de roda traseira, óleo e regular as sapatas, o meca me cobrou R$.250,00. Meio caro, más resolveu.
Para colocar o tanque de plástico, cortar e soldar a fita que segura o tanque, 2 abraçadeiras mais largas, trocar os 4 cilindros de roda traseira, óleo e regular as sapatas, o meca me cobrou R$.250,00. Meio caro, más resolveu.
Caro?
Tem que ver por aqui: goiânia/brasília. Ficaria fácil R$ 500,00 reais.
hercilio.neto
30/12/2013, 20:48
Caro?
Aqui em Campinas, também.
LEONELO FORTINI
31/12/2013, 00:31
Caro?
Hééé meu amigo. Essa turma quer ganhar demais. Salve quem puder. Parece até que ter uma Band ou qualquer outro 4x4 é sinônimo de riqueza. Coitado deles.
Gostaria de complementar, com meus 15 anos de idade, o meu falecido pai me deu um Jeep 1954 Willys e fiquei uns 6 meses com ele. Após, tive uma Kombi e por aí foi embora. O meu pai, dava o carro e pouca grana para manutenção. Então para esticar a semanada, tive que ir me virando com os problemas dos carros. Aprendi muita coisa, para o final de semana curtir com o carro que eu dispunha. Naquela época, qualquer carro fazia sucesso perante as moças. A vida foi passando e a gente foi melhorando, más ficar longe da graxa é difícil. Tenho identidade com a história. Gosto de autos antigos. Tenho hoje restaurado um DKW Vemag Fissore e faço parte do Clube do DKW. Eu tenho uma imensa identificação. O meca do meu Fissore, pago a ele R$.100,00 por dia, tendo em vista que ele é aposentado. Bem pago. Com relação a Band que adquiri este ano, estou muito feliz, e olha que quando ela dá problemas, me gera um mau estar.KKKKKK. Não corrigi a redação, desculpe os erros e concordâncias, Forte abraço
R$250,00 reais e justo mas R$500 pila? pra ter carro velho tem que botar a mao na massa mesmo, fiquei com preguica de revisar o motor de partida e o alternador da picape que estou montando... ambos estavam funcionando.. quando fui pegar r$200 pila... fico imaginando reformar um jipe todo pagando mao de obra...
CAPT GOTTLIEB
31/12/2013, 14:56
A partir de 1982.
Hercílio, muito obrigado pela informação. Comprei uma Band 1978, mas veio com câmbio por 4 marchas, todas sincronizadas e reduzida. Mudei meu e-mail para: captgottlieb@gmail.com
Aproveito para desejar Feliz Ano Novo
hercilio.neto
01/01/2014, 21:34
Hercílio, muito obrigado pela informação. Comprei uma Band 1978, mas veio com câmbio por 4 marchas, todas sincronizadas e reduzida. Mudei meu e-mail para: captgottlieb@gmail.com
Aproveito para desejar Feliz Ano Novo
CAPT GOTTLIEB,
Considero o cambio sincronizado com reduzida um divisor de águas para a Band. Isso porque quem tem Band com câmbio antigo tem que trocar muita coisa para atualizar a viatura.
Meu pensamento é que todos os upgrades que se queira fazer na Band devem partir de um motor OM314 e câmbio de 4 marchas sincronizadas com reduzida. Compensa todos os outros investimentos.
Segue aqui uma lista pra voce ir pensando (hehe):
- Freios a disco
- Eixo flutuante
- Direção hidráulica
- Turbina
- Intercooler
- Ar condicionado
- Portas modernas
Podes crer: Não compensa fazer nenhum desses ups se tiver o câmbio antigo.
Se você já tem cambio sincronizado, é só partir para o abraço.
Feliz 2014
LEONELO FORTINI
02/01/2014, 23:05
Boa noite a todos,
Pediria ajuda dos membros deste Fórum a um problema que está acontecendo com a minha Band 1999 motor 14b. Por 4 a 5 vezes, ao desligar o Jeep ele se manteve ligado e depois fazendo o movimento liga e desliga na ignição ele desligava. Tenho que substituir a eletroválvula solenoide corta combustível rápido, antes que me crie uma enorme dor de cabeça. Porém eu não estou achando a original na Internet. Alguém poderia me indicar onde comprar. Antecipadamente agradeço.
Em tempo. segue o link para consulta de todos sobre a manutenção dos motores 14b. http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/Manual%20de%20Repara%C3%A7%C3%B5es%20Toyota%20-%20Pag%201%20a%20134.pdf
Sergioporto
03/01/2014, 08:38
Boa noite a todos,
Pediria ajuda dos membros deste Fórum a um problema que está acontecendo com a minha Band 1999 motor 14b. Por 4 a 5 vezes, ao desligar o Jeep ele se manteve ligado e depois fazendo o movimento liga e desliga na ignição ele desligava. Tenho que substituir a eletroválvula solenoide corta combustível rápido, antes que me crie uma enorme dor de cabeça. Porém eu não estou achando a original na Internet. Alguém poderia me indicar onde comprar. Antecipadamente agradeço.
Em tempo. segue o link para consulta de todos sobre a manutenção dos motores 14b. http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/Manual%20de%20Repara%C3%A7%C3%B5es%20Toyota%20-%20Pag%201%20a%20134.pdf
Nao poderá ser tambem o contato da chave de igniçao ??A minha ás vezes dava partida outras vezes nao.Ia até verificar automático do motor de partida mas no final era o bloco de contato da chave !!!
Isso, antes de condenar a solenoide, verifica se a corrente está sendo cortada corretamente.
LEONELO FORTINI
04/01/2014, 02:11
Isso, antes de condenar a solenoide, verifica se a corrente está sendo cortada corretamente.
Boa noite Dimasi,
Eu não tinha pensado nesta possibilidade. " Data vênia" vou comprar junto com a válvula solenoide que não é cara, o miolo de ignição que tb não é. Entendo que o carro tem que lhe proporcionar segurança. Estou comprando tb a chave de seta, tendo em vista que um dia atrás ela fez gracinhas e parece que se comportou como deve, após e até hj continua comportada, ou seja, não perturbou mais. Depois vou exporr um outro probleminha que está ocorrendo com a pressão de óleo. Vou começar a substituir o que é mais barato, como também vou medir a pressão da bomba. Espero que não seja outra bomba a estourar na minha mão como foi a caixa de marcha SÉRIE ESPECIAL (4 marchas alongada) conforme informação que me passaram (do vendedor do carro como tb do meca dele). Que mico eu paguei perante a comunidade. Valeu pela dica DIMASI. ABRAÇOS - LEONELO
hercilio.neto
04/01/2014, 20:11
Boa noite Dimasi,
Eu não tinha pensado nesta possibilidade. " Data vênia" vou comprar junto com a válvula solenoide que não é cara, o miolo de ignição que tb não é.
Leonelo,
Antes de trocar o miolo, verifique se o problema será resolvido somente com a troca do solenoide.
Se trocar o miolo as chaves ficam desparceradas.
LEONELO FORTINI
04/01/2014, 20:59
Leonelo,
Antes de trocar o miolo, verifique se o problema será resolvido somente com a troca do solenoide.
Se trocar o miolo as chaves ficam desparceradas.
Hercílio, realmente, vou trocar a válvula solenoide primeiro. Valeu pelo toque. Abraços- Leonelo
Um item legal de ter reserva é a solenoide. Vai que ela dá pau e resolve não abrir no meio do nada hahahaha.
Já me falaram que tem como abrir na mão, mas eu não sei como faz.
hercilio.neto
05/01/2014, 21:30
Um item legal de ter reserva é a solenoide. Vai que ela dá pau e resolve não abrir no meio do nada hahahaha.
Já me falaram que tem como abrir na mão, mas eu não sei como faz.
Não dá pra substituir o solenoide por um estrangulador igual aos dos motores Mercedes?
Creio que não. O sistema é completamente diferente. Mas o sistema com solenóide é muito melhor. Não tem regulagem mola etc...
Se esta coisa pifa no ráio que o parta virando a esquerda mais 500 metros e você não tem a péça .
Fáz o que ?
Senta no para-choque e chora se perguntando porque não é um bom e simples motor Mercedes ?
Acho que este para mim é um divisor de águas entre OM e 14b e, seguramente opto pelos boms e velhos Om da vida.
Não me agrada a idéia de ter um troço entupindo(fechando), o combustível que não possa ser By-Passado(eliminado).em uma situção de pane..
mecamaniaco
06/01/2014, 14:27
Se esta coisa pifa no ráio que o parta virando a esquerda mais 500 metros e você não tem a péça .
Fáz o que ?
Senta no para-choque e chora se perguntando porque não é um bom e simples motor Mercedes ?
Acho que este para mim é um divisor de águas entre OM e 14b e, seguramente opto pelos boms e velhos Om da vida.
Não me agrada a idéia de ter um troço entupindo(fechando), o combustível que não possa ser By-Passado(eliminado).em uma situção de pane..
Se esta peça pifar, vc arranca fora, tira a borracha e aperta novamente! Outra vantagem é q, ao contrário do MB, seu motor não vai disparar, apenas não desligará, assim é só vc fazer morrer no cambio, simples assim!
Já tive band com OM-314 que a porcaria da mola da BI se soltou e o motor ficou disparado a 3000RPM e só parou depois q eu consegui parar a band, abrir o capô e puxar a merda da alavanca na mão... NÃO FALE SEM CONHECIMENTO DE CAUSA!!!!
-> PONTO pro 14B :odedo:
Tenho um amigo que trabalhou na Embratel quando ainda era estatal e andou muito por sertões e brejos com bands 78....79....e as 2001 até sair da empresa em 2004. A única reclamação que tem das antigas era o câmbio seco e a falta de reduzida.
Também tenho outro amigo aposentado do Incra que tem muta saudade das TOYOTINHAS. Vou perguntar-lhes sobre disparos de motores Mercedes. - Realmente é uma situção preocupante e perigosa.
De fato.... - Ainda não tenho Band. As conclusões que tiro são pelo que ouço, vejo e leio principalmente aqui no Forum.
E continua não me atraindo o 14b
Sergioporto
06/01/2014, 18:00
Tenho um amigo que trabalhou na Embratel quando ainda era estatal e andou muito por sertões e brejos com bands 78....79....e as 2001 até sair da empresa em 2004. A única reclamação que tem das antigas era o câmbio seco e a falta de reduzida.
Também tenho outro amigo aposentado do Incra que tem muta saudade das TOYOTINHAS. Vou perguntar-lhes sobre disparos de motores Mercedes. - Realmente é uma situção preocupante e perigosa.
De fato.... - Ainda não tenho Band. As conclusões que tiro são pelo que ouço, vejo e leio principalmente aqui no Forum.
O que o amigo comentou antes ,é a mola que faz retornar o cabo do acelerador .já aconteceu comigo desta mola escapar e sumir.Tirei a mola do pedal da embreagem,coloquei no lugar da que sumiu e tchau.Para quem tem 14 b é bom ter uma certa noçao sobre principais problemas que possam ocorrer e modo de soluciona-los .Ninguem nasce sabendo!!
Continuo com meu mercedao sem desmerecer os outros motores.
Abs
LEONELO FORTINI
06/01/2014, 18:34
Se esta peça pifar, vc arranca fora, tira a borracha e aperta novamente! Outra vantagem é q, ao contrário do MB, seu motor não vai disparar, apenas não desligará, assim é só vc fazer morrer no cambio, simples assim!
Já tive band com OM-314 que a porcaria da mola da BI se soltou e o motor ficou disparado a 3000RPM e só parou depois q eu consegui parar a band, abrir o capô e puxar a merda da alavanca na mão... NÃO FALE SEM CONHECIMENTO DE CAUSA!!!!
-> PONTO pro 14B :odedo:
Boa noite Mecamaniaco,
Se vc é proprietário de um 14b vc poderá me ajudar em um problema que estou tendo com a minha band 1999. Eu adquiri em junho do ano passado e estou familiarizando com os problemas que estou detectando. Vamos lá. O relógio de óleo do painel está marcando no vermelho mesmo acelarando. Fui ao meca para medir a pressão más não foi possível, tendo em vista que eu tenho que comprar uma conexão para nós medir-mos com o manômetro a pressão. Então estou comprando um novo sensor de pressão de óleo que é barato que pode ser que esteja com problemas. Outro ponto é a válvula de alívio que fica no suporte que recebe o filtro de óleo do motor. Esta válvula é pressionada por uma mola, onde o meca pediu que eu comprasse outra, tendo em vista que pode ser ela causando o problema. Falou para eu tirar a mola e dar uma pequena esticada. É paliativo. Semana que vem vamos medir a real pressão da bomba de óleo, se tive peque é ferro mesmo. trocar a bomba de óleo. Gostaria que vc comentasse o relato. Antecipadamente agradeço. Leonelo.
Em tempo. a solenoide da minha 14b irei tb trocar. custa R$. 75,00
mecamaniaco
06/01/2014, 21:53
Boa noite Mecamaniaco,
Se vc é proprietário de um 14b vc poderá me ajudar em um problema que estou tendo com a minha band 1999. Eu adquiri em junho do ano passado e estou familiarizando com os problemas que estou detectando. Vamos lá. O relógio de óleo do painel está marcando no vermelho mesmo acelarando. Fui ao meca para medir a pressão más não foi possível, tendo em vista que eu tenho que comprar uma conexão para nós medir-mos com o manômetro a pressão. Então estou comprando um novo sensor de pressão de óleo que é barato que pode ser que esteja com problemas. Outro ponto é a válvula de alívio que fica no suporte que recebe o filtro de óleo do motor. Esta válvula é pressionada por uma mola, onde o meca pediu que eu comprasse outra, tendo em vista que pode ser ela causando o problema. Falou para eu tirar a mola e dar uma pequena esticada. É paliativo. Semana que vem vamos medir a real pressão da bomba de óleo, se tive peque é ferro mesmo. trocar a bomba de óleo. Gostaria que vc comentasse o relato. Antecipadamente agradeço. Leonelo.
Em tempo. a solenoide da minha 14b irei tb trocar. custa R$. 75,00
Boa noite Leonelo,
A primeira coisa que o seu mecânico deveria ter feito é verificar a continuidade do fio que vai até o painel, vc mesmo pode fazer isso, basta desconectar o fio do sensor e aterrá-lo (encostar em algum ponto da lataria). Ao fazer isso o marcador deverá ir até a marcação máxima de pressão, qlqr coisa diferente disso é sinal de problema no cabo!
A segunda coisa seria verificar se a carcaça do sensor está aterrada, pode-se usar um multímetro para verificar continuidade entre a lataria e a carcaça do sensor.
Se nenhum desses funcionar, o jeito é aferir a pressão de óleo, isso pode ser feito MESMO SEM A CONEXÃO DO TIPO T. Para fazer isso basta remover um pequeno parafuso da carcaça do radiador de óleo, ao lado do sensor, se não me engano é um parafuso sextavado de 8mm.
A válvula que tem na carcaça do radiador é apenas um "by pass" do sistema, que evita que a pressão fique alta demais. Ela tem uma constante específica e não se deve "esticar" a fim de dar jeitinho, ela dificilmente dará problema.
mecamaniaco
06/01/2014, 22:05
O que o amigo comentou antes ,é a mola que faz retornar o cabo do acelerador .já aconteceu comigo desta mola escapar e sumir.Tirei a mola do pedal da embreagem,coloquei no lugar da que sumiu e tchau.Para quem tem 14 b é bom ter uma certa noçao sobre principais problemas que possam ocorrer e modo de soluciona-los .Ninguem nasce sabendo!!
Continuo com meu mercedao sem desmerecer os outros motores.
Abs
Amigos, não estou dizendo que os motores MB são ruins, só estou defendendo o coitado do 14B, que só leva ferro de gente que nunca ao menos viu um funcionando!!!!
Parem com este fanatismo insensato, ao menos respeitem os outro motores que nada fizeram à vocês!!! Se continuarem assim, não vai demorar muito para dizerem que os trens a vapor (Maria fumaça) eram melhores que os atuais trens magnéticos (Maglev). Aprendam, cada um teve sua época, seus defeitos e suas vantagens. :freaking:
LEONELO FORTINI
07/01/2014, 01:09
Boa noite Leonelo,
A primeira coisa que o seu mecânico deveria ter feito é verificar a continuidade do fio que vai até o painel, vc mesmo pode fazer isso, basta desconectar o fio do sensor e aterrá-lo (encostar em algum ponto da lataria). Ao fazer isso o marcador deverá ir até a marcação máxima de pressão, qlqr coisa diferente disso é sinal de problema no cabo!
A segunda coisa seria verificar se a carcaça do sensor está aterrada, pode-se usar um multímetro para verificar continuidade entre a lataria e a carcaça do sensor.
Se nenhum desses funcionar, o jeito é aferir a pressão de óleo, isso pode ser feito MESMO SEM A CONEXÃO DO TIPO T. Para fazer isso basta remover um pequeno parafuso da carcaça do radiador de óleo, ao lado do sensor, se não me engano é um parafuso sextavado de 8mm.
A válvula que tem na carcaça do radiador é apenas um "by pass" do sistema, que evita que a pressão fique alta demais. Ela tem uma constante específica e não se deve "esticar" a fim de dar jeitinho, ela dificilmente dará problema.
Boa noite Mecamaníaco,
A primeira orientação eu mesmo vou fazer. A segunda, o sensor de pressão de óleo está no bloco do motor. onde acredito que esteja aterrada . A terceira, digo que é a válvula que tem uma mola que se localiza no suporte que recebe o filtro de óleo lubrificante do motor e que fica por cima do próprio suporte. Obrigado.
o sensor de oleo e o mesmo da s10 se for da vdo custa uns r$200,00 tem da 3rio de quinta linha tbm...
bomba de oleo do 14b so se troca o reparo mas e muiiiito dificil dar defeito
LEONELO FORTINI
11/01/2014, 11:35
Boa noite Leonelo,
Bom dia Mecamaníaco,
Eu ontem fiz o primeiro teste seguindo sua orientação. Soltei o fio do sensor de pressão de óleo. Ocorreu o seguinte: Ao soltar o fio do sensor, o ponteiro do marcador de pressão de óleo foi ao máximo e depois peguei um fio longo, liguei no fio do sensor e fiz o aterramento, sendo que o ponteiro do marcador caiu totalmente. É assim mesmo ou o fio do sensor está com problema. Peço a gentileza que vc faça comentários do ocorrido, pois o carro funcionando o marcador quase que sai um pouquinho da escala em vermelho para entrar na escala em branco. Obrigado
LEONELO FORTINI
13/01/2014, 19:49
Bom dia Mecamaníaco,
Eu ontem fiz o primeiro teste seguindo sua orientação. Soltei o fio do sensor de pressão de óleo. Ocorreu o seguinte: Ao soltar o fio do sensor, o ponteiro do marcador de pressão de óleo foi ao máximo e depois peguei um fio longo, liguei no fio do sensor e fiz o aterramento, sendo que o ponteiro do marcador caiu totalmente. É assim mesmo ou o fio do sensor está com problema. Peço a gentileza que vc faça comentários do ocorrido, pois o carro funcionando o marcador quase que sai um pouquinho da escala em vermelho para entrar na escala em branco. Obrigado
Boa noite Mecamaníaco.
Gostaria que vc fizesse por gentileza comentários do teste do fio do sensor de pressão de óleo. Obrigado.
Leonelo
Não entendo muito dessa parte, mas quando vc desconectou a indicação deveria ir a zero e quando aterrasse a indicação tinha que ir no fim da escala. Pode ser problema no fio.
Para mo motor 14b com óleo 15/40 pressão normal para o motor frio fica em 5 bar na marcha lenta e 6 com rotação. Para o motor quente o normal é 1,5 em marcha lenta e 3 com rotação. Pelo manual de serviço do 14b a pressão mínima de trabalho é 0,3 bar e a máxima 6. Para motores turbinados a pressão mínima tem que ficar acima de 1 bar
abs
LEONELO FORTINI
13/01/2014, 21:54
Leonelo
Não entendo muito dessa parte, mas quando vc desconectou a indicação deveria ir a zero e quando aterrasse a indicação tinha que ir no fim da escala. Pode ser problema no fio.
Para mo motor 14b com óleo 15/40 pressão normal para o motor frio fica em 5 bar na marcha lenta e 6 com rotação. Para o motor quente o normal é 1,5 em marcha lenta e 3 com rotação. Pelo manual de serviço do 14b a pressão mínima de trabalho é 0,3 bar e a máxima 6. Para motores turbinados a pressão mínima tem que ficar acima de 1 bar
abs
Boa noite Dimasi,
Pois é meu caro. Ao desconectar o fio amarelo que vai na válvula, o ponteiro marca o máximo na escala do relógio e quando faço aterramento o ponteiro marca o mínimo (como estivesse o carro desligado). Muito louco. totalmente o oposto. Outra coisa é quanto a chave de ignição na posição ON, aparece somente a luz de bateria e a do óleo não acende. A lâmpada eu testei e não está queimada. Esse meu carro 14b, está aparecendo umas surpresas meio ilógicas. Por isso conto com a colaboração de todos. Muito obrigado. Abç.
mecamaniaco
14/01/2014, 09:06
Boa noite Dimasi,
Pois é meu caro. Ao desconectar o fio amarelo que vai na válvula, o ponteiro marca o máximo na escala do relógio e quando faço aterramento o ponteiro marca o mínimo (como estivesse o carro desligado). Muito louco. totalmente o oposto. Outra coisa é quanto a chave de ignição na posição ON, aparece somente a luz de bateria e a do óleo não acende. A lâmpada eu testei e não está queimada. Esse meu carro 14b, está aparecendo umas surpresas meio ilógicas. Por isso conto com a colaboração de todos. Muito obrigado. Abç.
Bom dia Leonelo,
Desculpe a demora na resposta, mas não é sempre que consigo entrar aqui. O mais certo no seu caso é verificar o painel, ver se há algo diferente na fiação ou algo assim, pois a lógica está invertida, e tenho quase certeza de que não fui eu que me enganei.
Lembro que na primeira band que tive, eu mesmo fiz toda a elétrica dela de cabo a rabo, até prq não tem dificuldade alguma nisso. E lembro-me que o painel acende a luz e marca zero quando o circuito está aberto ou em positivo (ele tem um pull-up no painel).
Só mais uma pergunta, quando você acelera a band o ponteiro sobe ou abaixa?
Leonelo,
Esse painel não tem luz alerta de óleo. Aquelas quatro são: freio de mão, bateria, 4x4 e água no diesel.
Abs
LEONELO FORTINI
14/01/2014, 17:54
Leonelo,
Esse painel não tem luz alerta de óleo. Aquelas quatro são: freio de mão, bateria, 4x4 e água no diesel.
Abs
Boa tarde Dimasi,
Valeu pelo esclarecimento. eu não sabia. Obrigado.
LEONELO FORTINI
14/01/2014, 18:03
Bom dia Leonelo,
Desculpe a demora na resposta, mas não é sempre que consigo entrar aqui. O mais certo no seu caso é verificar o painel, ver se há algo diferente na fiação ou algo assim, pois a lógica está invertida, e tenho quase certeza de que não fui eu que me enganei.
Lembro que na primeira band que tive, eu mesmo fiz toda a elétrica dela de cabo a rabo, até prq não tem dificuldade alguma nisso. E lembro-me que o painel acende a luz e marca zero quando o circuito está aberto ou em positivo (ele tem um pull-up no painel).
Só mais uma pergunta, quando você acelera a band o ponteiro sobe ou abaixa?
Boa tarde Mecamaníaco,
Respondendo a sua pergunta. Quando eu ligo a Band e acelero, o ponteiro do marcador sai do início da escala em vermelho e fica querendo esbarrar na escala em branco. Não passa disso. mesmo afundando o pé. Irei trocar esta semana, a válvula de pressão de óleo que comprei e já chegou. Dou notícias se vai alterar alguma coisa. Abraços muito obrigado pela atenção.Leonelo
LEONELO FORTINI
21/01/2014, 21:25
[QUOTE=LEONELO FORTINI;2071180]
Boa Mecamaníaco,
Troquei a válvula de pressão de óleo e continua na mesma. Agora vou medir a pressão no manômetro. Abraços
LEONELO FORTINI
28/01/2014, 22:54
Boa noite Pessoal,
Pediria aos entendidos um esclarecimento. Minha Band é com motor 14b. Semana passada o meu mecânico trocou os coxins ou calços do motor. Comprei os refis como é também chamado e sem aquela capa protetora de aço quadrada do mesmo. Muito bem. Ao chegar na oficina para buscar o carro ele me mostrou os calços substituídos juntamente com as capas. Achei estranho ter substituído sem acoplar as capas e o meca me disse que não era necessário. Guardei e vou manda-lo coloca-las em seu devido lugar. Eu pergunto se essas duas capas é realmente desnecessário ou tem que estar mesmo em seu lugar. Peço desculpas a todos pelas situações inusitadas que vem acontecendo com o meu carro. Antecipadamente agradeço.
Eu colocaria com as capas. Elas vão distribuir a pressão por igual pelo calço. E a pressão do óleo resolveu ?
troque de mecanico, ele nao quis colocar pq simplesmente e muito mais facil montar sem... sem eles o cambio vai ficar empinado vai forcar o coxim do cambio e mais um monte de coisas...
LEONELO FORTINI
30/01/2014, 02:12
Eu colocaria com as capas. Elas vão distribuir a pressão por igual pelo calço. E a pressão do óleo resolveu ?
Boa noite Dimasi,
irei mandar colocar as capas em seus devidos locais. Quanto a pressão de óleo eu ainda não mandei medir com o manômetro. Semana que vem, vou providenciar a medição. Valeu amigo. Darei notícias. Forte abraço.
LEONELO FORTINI
30/01/2014, 02:17
troque de mecanico, ele nao quis colocar pq simplesmente e muito mais facil montar sem... sem eles o cambio vai ficar empinado vai forcar o coxim do cambio e mais um monte de coisas...
Boa noite Dudu,
Irei providenciar o retorno das capas do coxim. Também acho que foi lambança. As consequências tb acho que serão grandes os prejuízos. Darei notícias. Abraços e mt obrigado.
Aproveitando o tópico, minha band é 4 marchas ano 88, gostaria de saber se é possivel deixar a caixa de marchas e reduzida sem vazamentos de oleo??? a patroa ta brava :freaking: :freaking:
Ja troquei os retentores mas continua vazando, no jeep ja desisti...
LEONELO FORTINI
23/03/2014, 02:42
Abri a minha caixa para restabelecer a 5a marcha e ao fica pronta suriu uns 3 vazamentos. O mecqa que abriu a caixa, ficou de saco torrado. Daqui a uns dez dias vou fazer uma tentativa com outro. A minha está vazando na união da carcaça. Vamos ver em que vai dar. Dou notícias.
Aproveitando o tópico, minha band é 4 marchas ano 88, gostaria de saber se é possivel deixar a caixa de marchas e reduzida sem vazamentos de oleo??? a patroa ta brava :freaking: :freaking:
o unico jeito de acabar com vazamentos è deixar sem oleo :cool:
LEONELO FORTINI
23/03/2014, 11:03
Bom dia Edwint,
Teve um camarada que usou este produto. De uma pesquisada. Farei o mesmo.
Experimente um manual transmission stop leak que vc acha no Ebay. Usei no cambio do meu ex niva e no motor ex-Cherokee. O vazamento não era grande....alguns pingos durante a noite, depois de uns 200 km´s que estava usando o produto sumiram por completo. Cuidado há produtos para cambio manual e automatico.
http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/images/statusicon/user_offline.gif
http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/images/buttons/quote.gif (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/newreply.php?do=newreply&p=66089)
KKKK. Mesmo problema aqui. Fiz outra garagem fora dos domínios da patroa.
Carlo Pecca
24/03/2014, 10:36
KKKK! Solução final para vazamentos: jornalzinho embaixo da Band. é igual fralda de criança, mixou... troca!
mecamaniaco
24/03/2014, 13:52
Não precisa drenar o óleo da caixa não, o segredo é usar boas juntas e retentores, tacar selante semi-seco em tudo q for possível, ficar atento ao nível de óleo e o principal, MANTER O RESPIRO DA CAIXA E DA CT SEMPRE LIMPOS!!!!
Minha band pingava um pouco quando comprei, quando fiz a caixa ela parou completamente, ficou sequinha como carro zero. Ai tive que abrir novamente prq a porcaria da trava do garvo da 2º quebrou, logo comecei a ter vazamentos como se fosse uma peneira, isso prq provavelmente tentaram reaproveitar as juntas. Pouco tempo depois, quando coloquei o guincho mecânico, pedi para q fosse colocado um respiro novo na CT, na carcaça da tomada de força, e trocar as juntas, ficou 100%, pelo menos enquanto estava comigo.
Outra coisa importante é usar óleo bom e com a viscosidade correta!
Ahhh, já ia esquecendo, o câmbio quando usado em motores turbinado esquenta BEMMM mais, claro que quando mais exigido, mais um motivo para cuidar bem do óleo!
fabiano r
24/03/2014, 14:23
A minha quando adaptei a caixa sincronizada troquei todas as juntas e retentores e não tenho problemas de vazamentos nenhuma gota no máximo as vezes nota-se uma "umidade" mas nada que pingue.
É bom verificar se o respiro na está trancado pois quando o óleo esquenta faz pressão e se estiver tudo lacrado vai vazar por algum lugar.
Aproveitando,
Gostaria de saber onde fica o bujão para conferir o nível do óleo da reduzida e do câmbio 4 marchas sincro. ?
E os respiros, onde ficam ?
Obrigado !!
kakakaka Graxa não vaza!!!:parede:
fabiano r
25/03/2014, 08:55
Aproveitando,
Gostaria de saber onde fica o bujão para conferir o nível do óleo da reduzida e do câmbio 4 marchas sincro. ?
E os respiros, onde ficam ?
Obrigado !!
Fband tudo bem amigo! Aqui só tenho essa foto onde aparece o respiro da cx de tração, quanto ao nível o óleo é sempre meu mecânico quem verifica então não sei lhe dizer exatamente, no cambio também tem um respiro igual a esse mas não tenho foto.
456278
mecamaniaco
25/03/2014, 09:21
Fband tudo bem amigo! Aqui só tenho essa foto onde aparece o respiro da cx de tração, quanto ao nível o óleo é sempre meu mecânico quem verifica então não sei lhe dizer exatamente, no cambio também tem um respiro igual a esse mas não tenho foto.
456278
Segue as fotos do parafuso para "leitura" de nível da CT e do respiro da caixa...
456282
456283
Tem um detalhe muito importante, é comum a passagem de óleo da caixa de cambio para a CT, mas não o inverso, então se vc tirar este parafuso e começar a sair óleo, deixe escorrer, pois é excesso e só vai aumentar as chances de vazamento! Não esqueça de conferir o óleo do cambio!
Segue as fotos do parafuso para "leitura" de nível da CT e do respiro da caixa...
456282
456283
Tem um detalhe muito importante, é comum a passagem de óleo da caixa de cambio para a CT, mas não o inverso, então se vc tirar este parafuso e começar a sair óleo, deixe escorrer, pois é excesso e só vai aumentar as chances de vazamento! Não esqueça de conferir o óleo do cambio!
Obrigado pela ajuda pessoal !
Agora só preciso saber onde verifico o nível de óleo do câmbio 4 marchas...
Mecamaniaco, se existe a passagem do óleo do câmbio para a CT, o câmbio não vai ficar seco ?
Essa passagem de óleo serve também como respiro para o câmbio ? Ou câmbio tem um respiro independente ?
Abraço !
mecamaniaco
25/03/2014, 11:14
Obrigado pela ajuda pessoal !
Agora só preciso saber onde verifico o nível de óleo do câmbio 4 marchas...
Mecamaniaco, se existe a passagem do óleo do câmbio para a CT, o câmbio não vai ficar seco ?
Essa passagem de óleo serve também como respiro para o câmbio ? Ou câmbio tem um respiro independente ?
Abraço !
Segue marcação do parafuso de leitura do nível de óleo do câmbio....
456320
Ficar seco ele não fica não, até prq só passa o excesso também.... Cada um tem seu respiro, até prq cada peça é totalmente independente.
LEONELO FORTINI
25/03/2014, 11:39
456282
456283
Então abastecer de óleo pelo bujão da caixa até transbordar não seria o nível correto?
Sergioporto
25/03/2014, 11:58
Então abastecer de óleo pelo bujão da caixa até transbordar não seria o nível correto?
É o correto mas acho que faltou explicaçao sobre passar óleo da caixa de cambio para ct :Existe um retentor de lábios duplos entre as caixas e se este retentor estragar deixa passar óleo da caixa para a CT ,ficando a caixa com pouco óleo podendo fundir.
Na minha,uma vez estragou ,em 250 kms coloquei 3 lts na caixa sem poder esgotar até o nível da ct.Fez uma lambança de óleo que manchou até o bagageiro de óleo .
LEONELO FORTINI
25/03/2014, 12:47
Boa tarde Sérgio,
Entendo que devemos debater bem este assunto, por está tendo divergências no nível de óleo. O Mecamaníaco fez uma circunferência em vemelho na figura de uma caixa que seria um parafuso indicando que ali é o nível de óleo da caixa.
Vamos debater, pois é um assunto que não está bem definido de como se comportar com estes vazamentos, ora provocados por excesso de óleo, pelo suspiro e por aí afora.
Abraços
Sergioporto
25/03/2014, 13:06
Boa tarde Sérgio,
Entendo que devemos debater bem este assunto, por está tendo divergências no nível de óleo. O Mecamaníaco fez uma circunferência em vemelho na figura de uma caixa que seria um parafuso indicando que ali é o nível de óleo da caixa.
Vamos debater, pois é um assunto que não está bem definido de como se comportar com estes vazamentos, ora provocados por excesso de óleo, pelo suspiro e por aí afora.
Abraços
Leonelo ,entendi perfeitamente ,na foto aparece tampao de nível da ct com o devido respiro ,o nível da caixa de marcha é num tampao situado do lado da caixa.Este tampao aparece na foto ,só nao está detalhado.Antes da extensao pois caixa fotografada é cinco marchas.Sao dois n´veis diferentes.
O retentor que mencionei ,com o tempo,temperatura do óleo ,costuma ressecar onde "passa" óleo da caixa para ct ou quando há manutençao na ct pois ao acoplar ct na caixa de marcha todo cuidado é pouco pois costuma deslocar "lábio do retentor e ai danou!Dificuldade é quando acopla ct e mais ainda quando tem a engrenagem da PTo para encaixar junto ,ai é um parto rsrsr.
Quando é substituida caixa de quatro marchas para cinco o trabalho dobra pois existe uma travessa atrás da ct ,unindo os dois lados do chassis que é um problema para colocar cambio no lugar !Estou revisando meu cambio e vou cortar esta travessa fazendo ela aparafusada pois cambio tem que subir inclinido e depois nivelar para encaixar no rolamento e disco de embreagem.Pode ser colocada sem a CT mas haverá o problema de danificar referido retentor.
Espero que tenha conseguido explicar ,mas mais colegas poderao reforçar o que quis explicar.
LEONELO FORTINI
25/03/2014, 18:36
Leonelo ,entendi perfeitamente ,na foto aparece tampao de nível da ct com o devido respiro ,o nível da caixa de marcha é num tampao situado do lado da caixa.Este tampao aparece na foto ,só nao está detalhado.Antes da extensao pois caixa fotografada é cinco marchas.Sao dois n´veis diferentes.
O retentor que mencionei ,com o tempo,temperatura do óleo ,costuma ressecar onde "passa" óleo da caixa para ct ou quando há manutençao na ct pois ao acoplar ct na caixa de marcha todo cuidado é pouco pois costuma deslocar "lábio do retentor e ai danou!Dificuldade é quando acopla ct e mais ainda quando tem a engrenagem da PTo para encaixar junto ,ai é um parto rsrsr.
Quando é substituida caixa de quatro marchas para cinco o trabalho dobra pois existe uma travessa atrás da ct ,unindo os dois lados do chassis que é um problema para colocar cambio no lugar !Estou revisando meu cambio e vou cortar esta travessa fazendo ela aparafusada pois cambio tem que subir inclinido e depois nivelar para encaixar no rolamento e disco de embreagem.Pode ser colocada sem a CT mas haverá o problema de danificar referido retentor.
Espero que tenha conseguido explicar ,mas mais colegas poderao reforçar o que quis explicar.
Então Sérgio, este tampão é do lado da caixa de marcha e não da CT, é a circunferência maior, que é o nível correto de óleo da caixa de marcha?
Amanhã talvez irei no Meca combinar com ele o serviço e mandarei tirar a CT para trocar o retentor, retirar vazamento da tomada de força e mais um ou dois vazamentos, ´pois o meca anterior não trocou o retentor, pois o óleo da caixa está indo para a CT. Digo isto pois, fui trocar o anel de vedação da CT pq estava merejando e desceu quase um litro de óleo para o chão e me disseram que era excesso. Excesso de um litro acho difícil. O bujão de abastecimento da caixa de marcha é superior ao da CT e cabe mais óleo e tem níveis diferentes.
Isto tudo que está acontecendo comigo, é devido a lambança minha, pois um MECA especializado em caixa de marcha me pediu R$.1.000.00 e, o que fez o serviço restabelecendo a 5a marcha me pediu R$.800,00. Economia porca. É apanhando que se aprende. É desse jeito.Rsrs....
mecamaniaco
25/03/2014, 23:40
Pessoal, o ideal é colocar a quantidade de óleo indicada no manual, no caso dos 5M é só ver o manual abaixo.
456436
Lembrem-se de que cada um tem o seu volume de óleo independente e que óleo em excesso também faz mal. A questão da passagem do óleo da Caixa para CT é exatamente oq foi dito pelo Sérgio, há quem elimine o retentor e o respiro da CT, mas ai é assunto pra outro tópico.
Reparem que o respiro da CT fica relativamente perto do "tampão" de abastecimento, assim sendo não precisa de muito mais para q comece a vazar. Por isso fiz o respiro da CT no corpo da tomada de força qando instalei. Quando ao câmbio, posso afirmar com certeza de que o nível de óleo quando abastecido conforme indicação de fábrica fica cerca de 1 ou 2 dedos abaixo do parafuso (tampão) de abastecimento, ou seja, encher até vazar funciona, mas não é o ideal.
Assim como acontece no motor, as engrenagens não precisam em nem devem ficar submersas, a lubrificação é passada de engrenagem para engrenagem e espalhando-se pelo resto da caixa quando em movimento.
Resumindo, 90% dos casos de vazamento são descuidos ou falta de informação dos proprietários e "mexânicos" (que costumo chamar de meros trocadores de peça, pois mecânico mesmo está em falta!)
LEONELO FORTINI
26/03/2014, 00:52
Pessoal, o ideal é colocar a quantidade de óleo indicada no manual, no caso dos 5M é só ver o manual abaixo.
456436
Lembrem-se de que cada um tem o seu volume de óleo independente e que óleo em excesso também faz mal. A questão da passagem do óleo da Caixa para CT é exatamente oq foi dito pelo Sérgio, há quem elimine o retentor e o respiro da CT, mas ai é assunto pra outro tópico.
Reparem que o respiro da CT fica relativamente perto do "tampão" de abastecimento, assim sendo não precisa de muito mais para q comece a vazar. Por isso fiz o respiro da CT no corpo da tomada de força qando instalei. Quando ao câmbio, posso afirmar com certeza de que o nível de óleo quando abastecido conforme indicação de fábrica fica cerca de 1 ou 2 dedos abaixo do parafuso (tampão) de abastecimento, ou seja, encher até vazar funciona, mas não é o ideal.
Assim como acontece no motor, as engrenagens não precisam em nem devem ficar submersas, a lubrificação é passada de engrenagem para engrenagem e espalhando-se pelo resto da caixa quando em movimento.
Resumindo, 90% dos casos de vazamento são descuidos ou falta de informação dos proprietários e "mexânicos" (que costumo chamar de meros trocadores de peça, pois mecânico mesmo está em falta!)
Boa noite Mecamaníaco,
Como o Sérgio, vc foi muito esclarecedor. Valeu. Abraços- Leonelo
LEONELO FORTINI
26/03/2014, 11:13
456436
Bom dia Mecamaníaco e Sérgio,
Volto a dizer que os esclarecimentos de vcs foram muito úteis, porém gostaria se possível de mais um esclarecimento.
Então vejamos. O retentor interno que fica na CT, tem a função de impedir que o óleo da caixa passe para a CT causando excesso, uma vez que o volume de óleo da caixa de marcha é bem maior do que a da CT. Uma vez comprometido o retentor e a CT com excesso de óleo, a caixa de marcha ficaria com o seu volume de óleo abaixo do indicado pelo manual podendo acarretar danos para a mesma, tendo em vista que o manual indica que a caixa deve ter seu volume de óleo na ordem de 4.1 litros e a CT 1.5 litro de óleo.
Pergunto: Tal colocação acima estaria correta?
Abraços- Leonelo
Sergioporto
26/03/2014, 11:36
Bom dia Mecamaníaco e Sérgio,
Volto a dizer que os esclarecimentos de vcs foram muito úteis, porém gostaria se possível de mais um esclarecimento.
Então vejamos. O retentor interno que fica na CT, tem a função de impedir que o óleo da caixa passe para a CT causando excesso, uma vez que o volume de óleo da caixa de marcha é bem maior do que a da CT. Uma vez comprometido o retentor e a CT com excesso de óleo, a caixa de marcha ficaria com o seu volume de óleo abaixo do indicado pelo manual podendo acarretar danos para a mesma, tendo em vista que o manual indica que a caixa deve ter seu volume de óleo na ordem de 4.1 litros e a CT 1.5 litro de óleo.
Pergunto: Tal colocação acima estaria correta?
Abraços- Leonelo
Ok Leonelo ,voce compreendeu perfeitamente !!No meu caso eu reviso níveis toda vez que saio para passeio ou trilha pois geralmente o retentor do tambor de freio de mao costuma vazar.Como estou revisando cambio ,vou ver se consigo colocar outro modelo de retentor ,pois o original é muito ruim.
Outro detalhe:Colquei respiros na PTO ,na Ct e na caixa de marchas ,todos com mangueiras que vao até o compartimento do motor,bem altos.
Outro motivo para estourar retentores sao respiros entupidos .Nao recordo direito ,se é na caixa sem sincronizados ou na caixa quatro marchas sincronizados que pode ser feito passagem de óleo entre as duas caixas .(ct e cambio)mas na cinco NAO pode ser feito devido aos níveis serem diferentes(um mais alto que o outro).
Abs
LEONELO FORTINI
26/03/2014, 11:47
Ok Leonelo ,voce compreendeu perfeitamente !!No meu caso eu reviso níveis toda vez que saio para passeio ou trilha pois geralmente o retentor do tambor de freio de mao costuma vazar.Como estou revisando cambio ,vou ver se consigo colocar outro modelo de retentor ,pois o original é muito ruim.
Outro detalhe:Colquei respiros na PTO ,na Ct e na caixa de marchas ,todos com mangueiras que vao até o compartimento do motor,bem altos.
Outro motivo para estourar retentores sao respiros entupidos .Nao recordo direito ,se é na caixa sem sincronizados ou na caixa quatro marchas sincronizados que pode ser feito passagem de óleo entre as duas caixas .(ct e cambio)mas na cinco NAO pode ser feito devido aos níveis serem diferentes(um mais alto que o outro).
Abs
Beleza Sérgio. Outra coisa, desculpe a minha ignorância, vc colocou respiro na PTO, o que seria isto? Os respiro da caixa e CT teria como revisa-los sem tirar a caixa? Teria algum outro que substituísse para receber mangueira?
Abraços- Leonelo
Sergioporto
26/03/2014, 12:42
Beleza Sérgio. Outra coisa, desculpe a minha ignorância, vc colocou respiro na PTO, o que seria isto? Os respiro da caixa e CT teria como revisa-los sem tirar a caixa? Teria algum outro que substituísse para receber mangueira?
Abraços- Leonelo
Respiro ,assim chamado ,serve para "tirar" a pressao de dentro da caixa,pto ,ct,diferenciais etc...Se voce olhar na carcaça do diferencial dianteiro ou traseiro verá um espécie de copinho ,bem pequeno.Pois com movimento de componentes começa à exercer pressao dentro,entao para nao danificar retentores é necessário um modo de retirar estas pressoes,entao o respiro.
Normalmente em carros que fazem trilhas,que andam na água,é aconselhável colocar extensao nos respiros para que fiquem num nível bem mais alto ,evitando entrada de água nos locais descritos.
Fique à vontade para perguntar pois nada melhor que aconselhar os amigos com sugestoes positivas.
Abs
Sergioporto
26/03/2014, 13:08
Abraços- Leonelo
Na ct já tem respiro original ,será trabalhoso colocar extensao nele devido ao pouco espaço pois terá que retirar respiro original,colocar um cotovelo e neste cotovelo colocar um espigao para conectar a mangueira e na ponta desta mangueira colocar o respiro retirado (original).
No cambio nao tem respiro original,poderá ser colocado ,furando e abrindo rosca na carcaça mas nao aconselho pois ao furar e abrir rosca cairá limalhas dentro do cambio,e tambem é necessário retirar o tampao do assoalho .No cambio coloca na tampa ou bem na frente ,encima do cambio mas nao pode ficar alto senao tampao esbarra nele.Na minha tive que fazer um encaixe para ele,rebatendo o tampao até fazer um calombo.
Existe um kit semelhante ao usado no Troller que é fixado no compartimento do motor ,onde chegam todas mangueiras dos respiros.Se nao me engano vi isto no site da Donatti.
LEONELO FORTINI
27/03/2014, 00:53
Respiro ,assim chamado ,serve para "tirar" a pressao de dentro da caixa,pto ,ct,diferenciais etc...Se voce olhar na carcaça do diferencial dianteiro ou traseiro verá um espécie de copinho ,bem pequeno.Pois com movimento de componentes começa à exercer pressao dentro,entao para nao danificar retentores é necessário um modo de retirar estas pressoes,entao o respiro.
Normalmente em carros que fazem trilhas,que andam na água,é aconselhável colocar extensao nos respiros para que fiquem num nível bem mais alto ,evitando entrada de água nos locais descritos.
Fique à vontade para perguntar pois nada melhor que aconselhar os amigos com sugestoes positivas.
Abs
Obrigado Sérgio e a todos do Fórum. Compartilhar conhecimentos é uma atitude NOBRE.
Forte abraço- Leonelo
LEONELO FORTINI
18/06/2014, 11:57
Boa tarde a todos,
Ressuscitando o tópico, fiz uma experiência onde eu gostaria de passar para frente. Bem. Não sei o nome da peça, então eu vou tratar aqui de capa de lata que fica no interior do carro e fica sobre o câmbio. Notei que quando o motor fica em sua temperatura normal de trabalho, esta capa esquenta e erradia calor para o interior do veículo. Retirei esta capa e após algumas pesquisas, conclui em comprar alguns materiais para isolamento. Utilizei uma folha de cortiça onde colei na capa com cola AM2 Amazonas e sobre a cortiça colei o EVA. Estes isolamentos ficaram para baixo. Testei, e o resultado foi bastante satisfatório, acredito que houve uma redução na caloria em uns 95%. Taí a dica. A minha mulher é quem reclamou, pois no frio, colocava os pés na capa para aquece-los e eu a sugeri que existem outras formas de se aquecer. Rsrs..........
Sergio c
18/06/2014, 13:50
Boa tarde a todos,
Ressuscitando o tópico, fiz uma experiência onde eu gostaria de passar para frente. Bem. Não sei o nome da peça, então eu vou tratar aqui de capa de lata que fica no interior do carro e fica sobre o câmbio. Notei que quando o motor fica em sua temperatura normal de trabalho, esta capa esquenta e erradia calor para o interior do veículo. Retirei esta capa e após algumas pesquisas, conclui em comprar alguns materiais para isolamento. Utilizei uma folha de cortiça onde colei na capa com cola AM2 Amazonas e sobre a cortiça colei o EVA. Estes isolamentos ficaram para baixo. Testei, e o resultado foi bastante satisfatório, acredito que houve uma redução na caloria em uns 95%. Taí a dica. A minha mulher é quem reclamou, pois no frio, colocava os pés na capa para aquece-los e eu a sugeri que existem outras formas de se aquecer. Rsrs..........
Aqui no sul, nessa época do ano, vai bem esse aquecimento da band, mais uma boa cachaça com uva na trilhas, espantamos o frio p longe rsrsrsrsr
LEONELO FORTINI
18/06/2014, 14:33
Aqui no sul, nessa época do ano, vai bem esse aquecimento da band, mais uma boa cachaça com uva na trilhas, espantamos o frio p longe rsrsrsrsr
Eu tb curto muito uma boa cachaça. Ontem mesmo no jogo do brasil, fizemos um belo de um churrasco regado com muita cachaça. Bebi muito da cajibrina. Rsrsrs
[ATTACH=CONFIG]456436[/ATTACH
U
UAI coloquei mais de 3 litros na reduzida e não chegou nem perto de vazar no bujão superior da tampa onde vai a tomada de forca.... Conforme tabela vai 1,5 lts.... A reduzida da 5 marchas e da 4 marchas são iguais?
Emerson Macedo Rocha
24/01/2022, 10:51
Companheiro bom dia! Tenho uma bandeirante 82. Sou novo no ramo... o câmbio localizei o bujÃo e quando abro sae bastante óleo indicando o nivel correto certo? Sobre a CT gostaria de saber se devo abastecer pelo parafuso que vê o nível de óleo outro ( por cima?)? E outra dúvida , quando abro o bujão que indicou ser da CT escoaa só um pouco de óleo ( mereja pouco). Nesse caso devo colocar mais para sair igual sai quando abro o bujão do câmbio?
Sergio c
24/01/2022, 12:56
Bem vindo ao fórum Emerson. Se sair óleo quando tira o parafuso na lateral esquerda do câmbio ele está no nível correto. Na CT tem aquele parafuso "24" na parte traseiro, quase ao lado do pino chorão, e se sair um pouco de óleo, tb está no nível correto.
Companheiro bom dia! Tenho uma bandeirante 82. Sou novo no ramo... o câmbio localizei o bujÃo e quando abro sae bastante óleo indicando o nivel correto certo? Sobre a CT gostaria de saber se devo abastecer pelo parafuso que vê o nível de óleo outro ( por cima?)? E outra dúvida , quando abro o bujão que indicou ser da CT escoaa só um pouco de óleo ( mereja pouco). Nesse caso devo colocar mais para sair igual sai quando abro o bujão do câmbio?